carta marcha 3

4
1 1 É incrível, mas é verdade: a única forma que Deus tem para atuar no mundo somos nós. Sim, ouviste bem... Deus não pode fazer nada sem a nossa ajuda. É por isso que se queremos um mundo melhor, um mundo mais justo e fraterno cheio de paz e alegria temos que colaborar! Como? A melhor forma é deixar que Deus transforme os nossos corações. Se vermos corações novos, transformados pelo amor de Deus será mais fácil tornar realidade os sonhos que Ele tem para o mundo e para cada um de nós. Então... e como deixar que ele transforme o nosso coração? Vamos comparar isto com a renovação de uma casa... “Não mereço que entres em minha casa”- disse um homem a Jesus. Mas ele, com essa rebeldia fecunda que mudou o mundo, decidiu entrar. Entrou para ficar (“Quero ficar em tua casa”- disse-lhe também a Zaqueu). Naquela casa, em todas as casas, na tua casa, na casa que somos e no mundo que é casa de todos. Talvez não sejamos dignos, talvez não mereçamos essa visita tão especial, mas Ele – esse ocupa atrevido – já entrou e quer ficar. Nós, atrapalhados, escondemos a vergonha do desastre caseiro e afanamo-nos a tentar arrumar a casa para o convidado que já chegou. Para nosso maior espanto, ele não tarda em empunhar a vassoura para se juntar à labor domésca. Mas vai mais longe. Convida-te a sentar-te ao seu lado no teu velho sofá, desembrulha uma folha em branco que levava no bolso e, entregando-te um lápis de muitas cores, pergunta-te com um olhar desafiante: “como é que queres que seja a tua casa?”. Como é que queres que seja a tua casa? Ao começar o Advento, é esta a pergunta que te fazemos. Tens mais uma oportunidade para escutar o teu coração, abrir os olhos para ver a realidade do mundo e sonhar o futuro. Um tempo especial para conhecer melhor a casa de dentro, deitar fora tudo o que sobra, dar espaço àquilo que é realmente importante,... Para te ajudar a viver este Advento com intensidade, enviamos-te junto com esta carta um Catálogo de Advento, onde poderás encontrar várias propostas para a renovação do teu lar. Mantém o catálogo por perto, porque poderá ser muito úl. Acolhe esse eterno companheiro de casa e sonhem juntos a nova decoração. Bom Advento!

Upload: marcha-portugal

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Carta MarCha Vouzela 3

TRANSCRIPT

1

1

É incrível, mas é verdade: a única forma que Deus tem para atuar no mundo somos nós. Sim, ouviste bem... Deus não pode fazer nada sem a nossa ajuda. É por isso que se queremos um mundo melhor, um mundo mais justo e fraterno cheio de paz e alegria temos que colaborar! Como? A melhor forma é deixar que Deus transforme os nossos corações. Se tivermos corações novos, transformados pelo amor de Deus será mais fácil tornar realidade os sonhos que Ele tem para o mundo e para cada um de nós. Então... e como deixar que ele transforme o nosso coração? Vamos comparar isto com a renovação de uma casa...

“Não mereço que entres em minha casa”- disse um homem a Jesus. Mas ele, com essa rebeldia fecunda que mudou o mundo, decidiu entrar. Entrou para ficar (“Quero ficar em tua casa”- disse-lhe também a Zaqueu). Naquela casa, em todas as casas, na tua casa, na casa que somos e no mundo que é casa de todos.

Talvez não sejamos dignos, talvez não mereçamos essa visita tão especial, mas Ele – esse ocupa atrevido – já entrou e quer ficar. Nós, atrapalhados, escondemos a vergonha do desastre caseiro e afanamo-nos a tentar arrumar a casa para o convidado que já chegou. Para nosso maior espanto, ele não tarda em empunhar a vassoura para se juntar à labor doméstica. Mas vai mais longe.

Convida-te a sentar-te ao seu lado no teu velho sofá, desembrulha uma folha em branco que levava no bolso e, entregando-te um lápis de muitas cores, pergunta-te com um olhar desafiante: “como é que queres que seja a tua casa?”.

Como é que queres que seja a tua casa? Ao começar o Advento, é esta a pergunta que te fazemos. Tens mais uma oportunidade para escutar o teu coração, abrir os olhos para ver a realidade do mundo e sonhar o futuro. Um tempo especial para conhecer melhor a casa de dentro, deitar fora tudo o que sobra, dar espaço àquilo que é realmente importante,...

Para te ajudar a viver este Advento com intensidade, enviamos-te junto com esta carta um Catálogo de Advento, onde poderás encontrar várias propostas para a renovação do teu lar. Mantém o catálogo por perto, porque poderá ser muito útil.

Acolhe esse eterno companheiro de casa e sonhem juntos a nova decoração.Bom Advento!

2

Palavras para quê?

Mesa feita por Marcelino Champagnat para a primeira comunidade

Marista

2

Dar... dar muito ou apenas um pouco... Quando entregamos algo de nós, algo genuinamente nosso, não importa tanto a quantidade, mas sim o seu significado. Por isso, convidamos-te a DAR... um gesto, um carinho, uma prece ou uma mão forte que ajuda a levantar. Dá um pouco de amor e dá nova vida à tua vida e àqueles que te acompanham, porque “O que partilhares com o mundo é o que ele guarda de ti”.(Clica no rádio para veres o belíssimo videoclip)

Ouve isto / ou visto!

Give a Little Love (Dá um pouco de Amor)

(Noah and the Whale)

(Bem,) eu sei que a minha morte não viráAté que eu expire todo o ar dos meus pulmõesAté que a minha última melodia seja cantadaTudo isto é passageiro(Sim,) mas está tudo bemE o meu amor é todo o meu serE eu partilhei o que podiaMas, se deres um pouco de amor, podes conseguir um pouco de amor para tiNão quebres o seu coraçãoSe deres um pouco de amor, podes conseguir um pouco de amor para tiNão quebres o seu coração

(Bem,) o meu coração é maior do que a TerraE embora a vida te tenha dado o seu amor primeiro,A vida não é a única coisa que vale a penaPorque a vida é passageira(Sim,) mas eu amo-teE o meu amor envolve-te numa atmosferaEm tudo que fazesMas, se deres um pouco de amor, podes conseguir um pouco de amor para tiNão quebres o seu coração(É,) se deres um pouco de amor, podes conseguir um pouco de amor para tiNão quebres o seu coração...

Bem, se tu fores (o que amas)E fizeres (o que amas)Eu serei sempre o sol e a lua para tiE se partilhares (com o teu coração)(Sim,) E deres (com o teu coração)O que partilhares com o mundo é o que ele guarda de ti.

http://youtu.be/ID0kgP9IVhs

Mesa --> Família --> Natal... E a ti, o que te sugere esta imagem?

33

“Gostaria que vocês, os pequenos irmãos de Maria (Maristas), fossem os primeiros a estar presentes junto ao presépio, junto à cruz e ao altar.

Renovem a vossa casa e dêem espaço àquilo que é realmente importante. Para isso vivam segundo os três princípios que vos deixei: sejam humildes, simples e modestos.”

Como vos foi prometido na carta anterior vou deixar-vos alguns testemunhos de pessoas que estiveram este ano na nossa casa mãe em França.

“Percebemos melhor os sacrifícios que os primeiros Irmãos passaram, no início, numa casa muito pequena e com poucas condições. Percebemos melhor a persistência ao destruírem a rocha e fazerem

a sua casa.”Marta Correia

“Pudemos não só ouvir, ler, ver, mas também tocar, cheirar e sentir a mesa, a rocha, o rio, a casa, o quarto, as montanhas, o sorriso de Champagnat!”

Pedro Coelho“Pude acalmar uma ansia que existía em mim. O tempo, o local e as

pessoas, possiblilitaram-me reviver e arrumar a minha vida pessoal, e sobretudo projetá-la para um futuro Marista.”

Guilherme Santos

Esta semana preparamos-te três momentos de ser bem diferentes mas todos com o mesmo objetivo: ajudar-te a arrumar, a limpar e a renovar a tua casa.

Momento 1: “Não mereço que entres em minha casa”

Vai até ao teu quarto, isola-te do mundo e tenta ver como está a tua casa interior.• Vê o que está mal na tua vida. O que não gostas em ti? O que não gostas, mas acabas por fazer aos

outros?…Vê o que podes fazer para tornar a tua casa mais limpa e arrumada. O que podes e deves colocar ao lixo?

• Dá importância às tuas qualidades, enumera-as. Tu és único e só depende de ti tornares a tua casa mais bonita.

Depois de estares 10 minutos contigo mesmo escreve o que queres mudar a partir de hoje na tua vida: atitudes, comportamentos, formas de agir, interesses, distribuição do teu tempo (guardas um tempo para ti e agradeces a Deus o teu dia?).

Momento 2: Como é que queres que seja a tua casa?

Como está a tua sala dos afetos? E o teu quarto do acolhimento? Já tomaste um banho na banheira de água viva? Olha para a tua casa e vê o que ainda está por mudar e chama o arquiteto de interiores do amor para te dar uma ajuda. Acende uma vela e, em silêncio, faz um pequeno momento de oração, pedindo ao Pai para que te ajude a preparar a tua casa para a receção do seu filho.

Momento 3: “Quero ficar em tua casa”

Algo começa a mudar em ti, sentes que o teu coração está mais vazio de coisas e mais cheio de vida. Mas já estarás preparado para receber uma visita? Apercebe-te do amor que Deus tem por ti e do que terás de fazer para que ele se sinta bem no teu coração. Convido-te a ouvires de novo a música da secção “ouve isto/ ou visto” assim como de prestares atenção ao vídeo. Repete as vezes que quiseres e, depois, pára por instantes e reflete um pouco no que te transmitiu o vídeo. Escreve num papel algum verso da música que te tenha marcado. Guarda-o neste período do Advento nalgum local mais pessoal e lembra-te dessa frase a cada dia.

Esta história que todos amamos...

Parar p’ra (vi)ver!

4

Não és da MarCha nem és nada!É agora altura de saber se és da Marcha ou não, por isso mesmo aceita o desafio que te colocamos e partilha

connosco, seja no grupo da MarCha Vouzela no facebook ou pelo e-mail [email protected]...

Como já deves ter “ouvisto”, tens de dar um pouco de Amor. Deus faz-se presente no mundo através de nós... Como tal, nesta carta, desafiamos-te a ter com os outros pequenos gestos. Vamos a eles:

Dezembro é sempre um mês muito ativo em MarCha. O mês começa logo com a Vigília da Imaculada, dia 7 pelas 21h, estão todos convidados para este encontro de reflexão, adoração e oração. Segue-se a última caminhada do ano 2012, desta vez na Serra da Freita, dia 9 de Dezembro.

Dias 15 e 16, vai ocorrer um encontro de formação de animadores, para ele estão convidados todos os Marchantes das etapas Caminho, Fonte e Horizonte. O encontro começa pelas 10 horas do dia 15 e termina com o acolhimento das raparigas na tarde de domingo. Dia 16 (às 17 horas) tem início o encontro da Natal das raparigas, que termina dia 19 com o almoço. Todas as raparigas que queiram participar devem enviar a sua inscrição até 10 de Dezembro, não se atrasem!

Recorda que tens que procurar os 3 números e

responder às perguntas...

Esperamos a tua carta resposta!

Desafiamos-te a pensar em que é tu que já fizeste ao longo dos últimos dias, que gestos simples de carinho levaste a cabo. O desafio, para além de refletires sobre isso, é partilhar connosco um desses gestos.

É altura de passar das palavras aos actos! Aqui o desafio é complexo e deve ser realizado via facebook (caso não tenhas, não há problema, faz o desafio Telescópio). Vai ao perfil de facebook de um amigo teu e coloca lá o inicio de uma frase ou de um texto. O objetivo é que a pessoa que o

receber o complete de alguma forma e, se considerar pertinente, continue o processo com outro amigo, de forma a conseguir que o desafio ganhe uma forma de cadeia.

F5 MarCha - Atualiza-te!