carta marcha 0

4
Vê mais além! Talvez já tenhas ouvido dizer que o nosso lema deste ano é “Vê mais além!”. Mais além de quê? Pode haver muitas respostas: mais além das aparências, dos preconceitos, dos problemas do dia-a-dia,... a pergunta fica em aberto para ! E... mais além de todas essas coisas o que é que podemos ver? Outra pergunta em aberto! Ao longo deste ano levo tentaremos encontrar juntos as respostas a estas e a outras perguntas que irão surgindo. Para animar este nosso caminho de busca connuaremos a ter a ajuda das cartas da Marcha, que este ano chegarão com um formato renovado! Com esta carta nº 0 queremos-te abrir o apete para esta surpresa que chegará em breve e também explicar como serão as novas cartas. Para isso seguiremos a nova estrutura das cartas, só que em lugar dos conteúdos colocaremos a explicação do que depois aparecerá aí. Na primeira página de cada carta vais encontrar sempre um texto com uma reflexão. Esse pequeno texto introduz o tema de cada carta e deixa no ar uma série de perguntas e ideias que as páginas seguintes irão aprofundando. Como bem sabes as cartas da Marcha não são para ler e deixar esquecidas num canto, mas sim para entrar em cheio na tua vida diária e lembrar-te cada mês que fazes parte desta grande família e que isso tem umas consequências. Em cada carta haverá várias propostas, perguntas e desafios. Espalhados pela carta vais encontrar três destes símbolos que formam o nosso cartaz deste ano e cada um terá o respecvo número. Para escrever a tua “carta resposta” deves encontrar os três símbolos e responder à pergunta ou proposta que o símbolo assinala. Baseando-te nesses três pontos em concreto podes escrever o que quiseres e enviar a tua carta ao e-mail da Marcha (marchavouzela@ hotmail.com). É muito importante que possas responder a todas as cartas porque assim crescerá a parlha e a confiança entre nós. Além disso, as vossas respostas são sempre um esmulo para quem dedica parte do seu tempo a preparar as cartas todos os meses. Outra novidade é que haverá sempre resposta à tua “carta resposta”. É mesmo isso! Portanto, sabes que podes parlhar as tuas dúvidas, inquietudes e problemas, porque ao outro lado haverá uma pessoa de confiança que de algum modo tentará ajudar-te e, sobretudo, ser companheir@ de caminho. Bom, recorda o lema do ano e não fiques pela primeira página!!! Vê mais além e dá uma vista de olhos às outras três que te aguardam com muitas surpresas. 1

Upload: marcha-portugal

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Carta MarCha Vouzela nº0 Setembro

TRANSCRIPT

Page 1: Carta MarCha 0

Vê mais além!Talvez já tenhas ouvido dizer que o nosso lema deste ano é “Vê mais além!”.

Mais além de quê? Pode haver muitas respostas: mais além das aparências, dos preconceitos, dos problemas do dia-a-dia,... a pergunta fica em aberto para ti! E... mais além de todas essas coisas o que é que podemos ver? Outra pergunta em aberto!

Ao longo deste ano letivo tentaremos encontrar juntos as respostas a estas e a outras perguntas que irão surgindo. Para animar este nosso caminho de busca continuaremos a ter a ajuda das cartas da Marcha, que este ano chegarão com um formato renovado!

Com esta carta nº 0 queremos-te abrir o apetite para esta surpresa que chegará em breve e também explicar como serão as novas cartas. Para isso seguiremos a nova estrutura das cartas, só que em lugar dos conteúdos colocaremos a explicação do que depois aparecerá aí.

Na primeira página de cada carta vais encontrar sempre um texto com uma reflexão. Esse pequeno texto introduz o tema de cada carta e deixa no ar uma série de perguntas e ideias que as páginas seguintes irão aprofundando.

Como bem sabes as cartas da Marcha não são para ler e deixar esquecidas num canto, mas sim para entrar em cheio na tua vida diária e lembrar-te cada mês que fazes parte desta

grande família e que isso tem umas consequências.Em cada carta haverá várias propostas, perguntas e desafios. Espalhados pela carta vais

encontrar três destes símbolos que formam o nosso cartaz deste ano e cada um terá o respectivo número. Para escrever a tua “carta resposta” deves encontrar os três símbolos e responder à pergunta ou proposta que o símbolo assinala. Baseando-te nesses três pontos em

concreto podes escrever o que quiseres e enviar a tua carta ao e-mail da Marcha ([email protected]). É muito importante que possas responder a todas as cartas porque assim crescerá

a partilha e a confiança entre nós. Além disso, as vossas respostas são sempre um estímulo para quem dedica parte do seu tempo a preparar as cartas todos os meses.Outra novidade é que haverá sempre resposta à tua “carta resposta”. É mesmo isso! Portanto,

sabes que podes partilhar as tuas dúvidas, inquietudes e problemas, porque ao outro lado haverá uma pessoa de confiança que de algum modo tentará ajudar-te e, sobretudo, ser companheir@ de caminho.Bom, recorda o lema do ano e não fiques pela primeira página!!! Vê mais além e dá uma vista de

olhos às outras três que te aguardam com muitas surpresas.

1

Page 2: Carta MarCha 0

Quase sempre a música tem o poder de nos levar mais longe, de fazer-nos viajar a lugares mágicos, dar-nos a provar novas sensações. Depois de falar ao teu coração através das imagens, queremos fazê-lo através da música. Em cada carta sugerimos uma canção cuja mensagem acrescente outro ponto de vista (ou melhor, de ouvido) ao tema que tratemos. Normalmente escreveremos na carta a letra da canção e colocaremos um link para que possas ouvi-la e nalguns casos ver o vídeo clip online.

“Uma imagem vale mais que mil palavras” – diz a expressão. E todos temos a experiência de que isso é uma grande verdade! Uma imagem pode-nos transmitir emoções, sentimentos, ideais,... há imagens que ficam gravadas nos nossos olhos e no nosso coração! Por isso em cada carta vamos oferecer uma imagem relacionada com o tema de cada mês. Estás convidad@ a olhar para ela com muita atenção, contemplá-la e deixar-te tocar. Vais ver como muitas vezes representará para ti muito mais que mil palavras.

Palavras para quê?

Ouve isto / ou visto!

2

Page 3: Carta MarCha 0

3

Se já estiveste nalgum encontro da Marcha, de certeza que te lembras dos chamados “momentos de ser”, esses tempos de silêncio, tranquilidade e reflexão que vivemos pessoalmente ao final de cada dia. Quem é que não gostaria de ter alguns desses momentos ao longo do ano quando os estudos, o trabalho e outras muitas ocupações acabam por comer todo o nosso tempo e energias? Pensando nisso em cada carta faremos três propostas concretas de “momentos de ser”, momentos de reflexão e oração e animamos-te a que as ponhas em prática durante esse mês. Serão grandes oportunidades para te encontrares contigo mesm@ e com Deus, para ver como te sentes e decidir por onde caminhar.

É importante que não te esqueças que às vezes é preciso parar para ver e parar p’ra (vi)ver!

Lembras-te da canção “Tu serás Champagnat”? A letra começa com a frase que dá nome a esta secção e fala da história de S. Marcelino Champagnat e dos Irmãozinhos de Maria (Irmãos Maristas) que ele fundou. É uma história apaixonante da qual todos nós fazemos parte, portanto é bom que possamos saber mais coisas sobre ela. Com esse objetivo, cada mês, vamos vasculhar a prateleira e partilhar na carta algum elemento da história ou da atualidade marista.

Nesta secção poderás encontrar curiosidades, acontecimentos

importantes, pessoas significativas,...

Esta história que todos amamos...

Parar p’ra (vi)ver!

Page 4: Carta MarCha 0

Desafio para todos

Todos assistimos a vários desses momentos de “nem és homem nem és nada...”. É uma expressão muito usada para provocar uma reação ou lançar algum desafio arriscado. Ora aqui teremos a versão Marcha desta expressão: “nem és da Marcha nem és nada!” Como sabemos que a malta da Marcha é toda aventureira e amiga de novas propostas e desafios, cada mês haverá nesta secção alguns de diferentes tipos.

Telescópio: É um instrumento muito útil para ver mais além e desfrutar das maravilhas da natureza! Explorar, conhecer, investigar, aventurar-se,... Usaremos este símbolo para os desafios dirigidos às etapas Amanhecer e Aventura.

Microscópio: Este símbolo indicará os desafios para os mais velhotes da Marcha: Caminho, Fonte e Horizonte. Tal como o próprio instrumento indica, serão propostas que ajudem a ver as coisas pequeninas que há na vida, a olhar com atenção, a encontrar toda a vida que há dentro de cada pessoa, cada encontro, cada circunstância.

Já sabes que o F5 é aquela tecla fantástica que faz com que o computador se atualize, leia as novas informações e funcione como é devido. Algo muito parecido fará o F5 Marcha: atualizar a malta, dar as últimas novidades e informar sobre os próximos acontecimentos importantes da nossa família. Já sabes, não te esqueças de passar com atenção pelo F5 Marcha uma vez por mês. Ah, e se vires que os companheiros da Marcha andam com falta de informação grita-lhes bem alto: “Atualiza-te!”.

A primeira “atualização” que te fazemos é que dentro de muito pouco tempo receberás a carta nº 1 deste ano.

Atento!Até lá desejamos-te um bom começo e de ano...e já sabes: toca a

MARCHAR!

Não és da MarCha nem és nada!

F5 MarCha - Atualiza-te!

Para mostrar que não há desafio que te meta medo podes começar pelo primeiro! Como é que vais receber as cartas da Marcha se não tens uma boa caixa do correio?!? Propomos que uses os teus dotes manuais e a tua originalidade para criar uma caixa de correio. Quando a tiveres preparada tira-lhe uma foto e publica-a no nosso grupo no Facebook (ou então manda-a por email para: [email protected]). Mas rápido, porque a carta nº 1 está já aí...

4