carta distrito 1960 - outubro de 2002 - nº4

8
“A profissão é a espinha dorsal da vida” Nietzsche Rotary foi constituído com fundamento na liderança e na ética profissional de seus membros. Desde sua génese, em 1905, nosso Movimento está orientado para o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e para a difusão das normas da Ética Profissional. Paul Harris, para fundar o primeiro Clube Rotário, em Chicago, teve que ultrapassar os fortes preconceitos que à época existiam entre profissionais liberais e comerciantes. E ainda hoje constatamos que, em alguns lugares, não se valorizam as profissões de menos destaque, mesmo que úteis e necessárias à sociedade, facto que limita o universo rotário. Em Outubro, mês que Rotary dedica aos Serviços Profissionais, os Clubes estarão a promover várias acções nesta importante Avenida. Reconhecimento de um Profissional de relevo na comunidade, palestras em escolas sobre profissões, visitas de estudantes a empresas e fábricas são as acções mais frequentes. E as mais apreciadas, também. Penso, contudo, que é importante dar mais ênfase ao tema: Ética no plano profissional. Ética que foi, e ainda é, uma constante nas publicações, palestras e seminários que o Rotary International tem promovido, desde o início de sua existência. “A Ética é um princípio que não pode ter fim”, como costuma afirmar o Comp. Roberto Petis Fernandes, editor da revista Brasil Rotário. Em 1932, Herbert Taylor formulou a Prova Quádrupla, um método simples de 4 perguntas, que permitia analisar a equidade das transacções comerciais. É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados? Apenas algum tempo depois ela passou a ser usada por Rotary como escala de valores éticos. Quando assumiu a Presidência, em 1954-55, Herbert Taylor legou os seus direitos autorais sobre a Prova Quádrupla para o Rotary International. Por tudo o que foi dito, Outubro é o mês propício para Plantar Sementes do Amor no campo profissional. Isto significa: Construir um ambiente de sadia convivência entre colegas; Estimular o comportamento ético; Premiar o talento, a dedicação e o desenvolvimento pessoal no trabalho; Divulgar os bons exemplos; Está ao nosso alcance! Um fraternal abraço do outubro 2002 nº 4 Henrique Gomes de Almeida

Upload: teresa-mayer-pdg

Post on 31-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Rotary foi constituído com fundamento na liderança e na ética profissionalde seus membros.Desde sua génese, em 1905, nosso Movimento está orientado para oreconhecimento do mérito de toda ocupação útil e para a difusão dasnormas da Ética Profissional.

TRANSCRIPT

Page 1: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

“A profissão é a espinha dorsal da vida”Nietzsche

Rotary foi constituído com fundamento na liderança e na ética profissionalde seus membros.Desde sua génese, em 1905, nosso Movimento está orientado para oreconhecimento do mérito de toda ocupação útil e para a difusão dasnormas da Ética Profissional.Paul Harris, para fundar o primeiro Clube Rotário, em Chicago, teve queultrapassar os fortes preconceitos que à época existiam entre profissionaisliberais e comerciantes.E ainda hoje constatamos que, em alguns lugares, não se valorizam asprofissões de menos destaque, mesmo que úteis e necessárias à sociedade,facto que limita o universo rotário.Em Outubro, mês que Rotary dedica aos Serviços Profissionais, os Clubesestarão a promover várias acções nesta importante Avenida.Reconhecimento de um Profissional de relevo na comunidade, palestras emescolas sobre profissões, visitas de estudantes a empresas e fábricas são asacções mais frequentes.E as mais apreciadas, também.Penso, contudo, que é importante dar mais ênfase ao tema: Ética no planoprofissional.Ética que foi, e ainda é, uma constante nas publicações, palestras eseminários que o Rotary International tem promovido, desde o início de suaexistência.“A Ética é um princípio que não pode ter fim”, como costuma afirmaro Comp. Roberto Petis Fernandes, editor da revista Brasil Rotário.Em 1932, Herbert Taylor formulou a Prova Quádrupla, um método simplesde 4 perguntas, que permitia analisar a equidade das transacções comerciais.

É a verdade?É justo para todos os interessados?Criará boa vontade e melhores amizades?Será benéfico para todos os interessados?

Apenas algum tempo depois ela passou a ser usada por Rotary como escalade valores éticos.Quando assumiu a Presidência, em 1954-55, Herbert Taylor legou os seusdireitos autorais sobre a Prova Quádrupla para o Rotary International.Por tudo o que foi dito, Outubro é o mês propício para Plantar Sementesdo Amor no campo profissional. Isto significa:Construir um ambiente de sadia convivência entre colegas;Estimular o comportamento ético;Premiar o talento, a dedicação e o desenvolvimento pessoal no trabalho;Divulgar os bons exemplos;Está ao nosso alcance!Um fraternal abraço do

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

Henrique Gomes de Almeida

Page 2: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

20056

22 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

n

GOVERNADORIAGOVERNADORIA

Governador 1997-1998 FRANCISCO MENDES FERNANDES - Presidente

Governador 1998-1999 RICARDO ALMEIDA JUNIOR

Governador 1999-2000 LUÍS CARLOS DELGADO

Governador 2000-2001 LUÍS FELIPE CASTELA

Governador 2001-2002 CARLOS CARMONA

Candidaturasa Governador 2005-2006

Comissão de Indicação2 0 0 2 - 2 0 0 3

Por lapso, não foi incluída no GuiaDistrital, a constituição da Comissão deIndicação 2002-2003, que terá a árduamissão de indicar o Governador 2005-2006.Aos ilustres e dignos Companheirosintegrantes, as nossa sinceras desculpas:

os termos do Artigo XIII, secção13.020.3 do Regimento Interno do RotaryInternational, o Governador do Distrito1960 fixa os prazos e condições para aindicação de nomes de candidatos aocargo de Governador do Distrito para oAno Rotário 2005-2006.

I A indicação deverá ser formali-zada pelo Clube e a qualificaçãodo candidato deverá respeitar asdeterminações estatutárias previs-tas no Artigo XV, secção 15.070 e15.080 do Regimento Interno doRotary International.

II O Clube deverá enviar para oPresidente da Comissão de Indi-cação:

a - Resolução aprovada em reunião ordi-nária do clube, certificada pelo Secre-tário, indicando o nome do Compa-nheiro.

b - Declaração assinada pelo candidato,atestando que compreende perfeita-mente as qualificações, atribuições eresponsabilidades do cargo de Gover-nador e que está qualificado para ocargo e com disposição e capacidade

para assumir as responsabilidades edesempenhar as funções com compe-tência e dedicação.

c - Currículo Profissional e Rotário docandidato.

d - Fotografia 12 x 9, preto e branco.

III O prazo para envio da docu-mentação encerra no dia 15 deNovembro de 2002.

IV As correspondência deverão serenviadas para:

Governador 97-98

FRANCISCO MENDES FERNANDES

Rua Frei António das Chagas 2 – 6º Dto.

2900 Setúbal

V A Comissão de Indicação infor-mará o Governador do Distrito,até o dia 30 de Novembro de 2002,o nome do candidato seleccio-nado.

VI O Governador do Distrito infor-mará aos Clubes, até 15 deDezembro de 2002, a resoluçãotomada pela Comissão de Indi-cação.

VII Se até 31 de Dezembro o Gover-nador do Distrito não houverrecebido nenhuma indicação opo-sitora, declarará o candidato indi-cado pela Comissão de Indicaçãocomo Governador Indicado 2005-2006.

VIII Eventuais candidaturas de oposi-ção deverão ser apresentadas entre16 e 31 de Dezembro de 2002 eatender ao disposto no ArtigoXIII, secção 13.020.7 e seguintes,no que forem aplicáveis. Nestahipótese, o Governador do Dis-trito informará a todos os Clubes,os nomes dos opositores.

IX As candidaturas de oposição sóserão válidas se forem ratificadaspor pelo menos 6 (seis) outrosClubes, todos na forma estabele-cida no Item II - a , até 15 deFevereiro de 2003.

X O Governador informará osClubes, até 15 de Março de 2003,os nomes e qualificações dos can-didatos.

Page 3: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

39º39º

ste ano, apesar de algumas dificul-dades anteriores que existiram, ainda nosfoi possível facultar a quase 40 jovens por-tugueses, as suas participações em dife-rentes Campos Internacionais de Férias.Assim, rapazes e raparigas (mais estas doque aqueles) do nosso país, saíram dePortugal para tomar parte nos Campos deFéria realizados na Áustria, na Croácia, naHolanda, na Turquia, na Alemanha, naBélgica, na Noruega, na Suíça, na Finlân-dia, na Dinamarca, na Itália, na França ena República Checa.Felizmente todos decorreram da melhormaneira, pois permitiram aos jovens par-ticipantes regressar a Portugal cheios dealegria e de novas experiências, que lhes

Juventude

E

em acção graças a Rotary

facultarão um crescimento interior, o qualmuito irá contribuir para a formação desuas personalidades e dos seus caracteres.Houve Campos dedicados à Natureza, àsArtes a aos Desportos. Sendo de destacarem alguns destes, vários cruzeiros reali-zados em veleiros, onde os jovens toma-ram parte activa nas suas variadas tarefasnáuticas.A foto mostra o Campo “Sailing in Croa-tia”, onde 2 jovens portugueses estiverampresentes.No final destes Campos, quando chega omomento dos jovens se despedirem, ochoro é um acontecimento de difícilexplicação. Parece impossível, que nodecorrer de duas semanas a amizade entre

todos se tenha desenvolvido dessa formainacreditável.Esta é, na verdade, a missão do nossoMovimento em prol da Juventude.É que Rotary sabe, que para SEMEAR OAMOR é preciso primeiro SEMEAR AAMIZADE.

Gov. 82-83 António Guimarães FerreiraPresidente da Comissão Distrital da Juventude

De 1 a 5 de Julho de 2002, o Estoril foi acapital mundial do Golfe para Rotários.Cerca de 400 Companheiros de todas aspartes do mundo percorreram os melho-res “greens” de nossa privilegiada Região,em busca de lazer e Companheirismo, queo Campeonato de certo proporcionou.

Campeonato Mundialde Golf para Rotários

33c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

JUVENTUDEJUVENTUDE

O Hotel Palácio, o Centro de Congressose o Casino do Estoril foram os magníficoslocais onde os golfistas se hospedaram,fizeram sessões de Abertura e Premiaçãoe tiveram excelentes jantares.O Presidente da International GolfingFellowship of Rotarians, PDG Graham

Money, agradeceu ao Governador Hen-rique Gomes de Almeida e ao Presidentedo RC de Cascais Estoril, Américo Este-vens, a calorosa recepção que tiveramtodos os Companheiros. E elogiou amagnífica organização, que teve à frenteo Companheiro Eckhard Bothman, do RCPorto-Foz.

Page 4: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

44 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

VISITASVISITAS

o passado dia 27 de Agosto, o Presidente de RI 97-98, LuisVicente Giay, esteve em Portugal.A caminho de Angola, onde presidiria o Dia Nacional de Imu-nização contra a Pólio, o principal projecto de Rotary Internati-onal até a erradicação total da doença no mundo, em 2005.Embora rápida, a visita se revelou extremamente proveitosa parao Movimento Rotário em Portugal.

n

Foi uma honra e um privilégio conviver com a experiência e oconhecimento do Companheiro Giay, acumulados ao longo demais de 40 anos de vida rotária e que o elevaram à Presidênciado nosso Movimento em 97-98 e ao topo daRotary Foundation, como Chairman, em1999-2002.Uma representativa comissão de Com-panheiros do Distrito foi o receber noaeroporto.Lá estiveram os Governadores Joa-quim Gonçalves (1986-87), JoséCarlos Estorninho (1990-91), LuísCastela (2000-01), HenriqueGomes de Almeida (2002-03),Frederico Nascimento (2003-04) eAntónio Conde (2004-05), osGovernadores Assistentes 2002-03,

Arnaldo Nunes e Maria Fernanda Rodrigues, o actual Presiden-te do RC Odivelas, Manuel Rodrigues e o Past Presidente doRC Lisboa Sul, Domingos Araújo.Embora extenuado pelas 36 horas de viagem, o Comp. Giaynão perdeu a alegria e a habitual boa disposição, tendo ficadopor largo tempo em convívio com os Companheiros.Diga-se, a bem da verdade, que muitos outros não estiverampresentes porque não foram avisados atempadamente, uma vezque só às vésperas soube-se da visita. Por eventuais falhas decomunicação, as nossas desculpas.À tarde, acompanhado pelos Governadores Henrique Gomesde Almeida e Luís Castela, o Comp. Giay percorreu a Baixa deLisboa, a zona de Belém (com a paragem obrigatória nos Pastéisde Belém) e a Linha do Estoril, pela Marginal, até Cascais, até acasa do Governador Henrique Gomes de Almeida, onde oPresidente do RC de Cascais Estoril, Américo Estevens, estavaà espera.O Comp. Giay emocionou-se diante da placa na Rotunda PauloViriato Correia da Costa (eram grandes amigos) e, a seguir, visi-tou o Centro Cultural Rotário do RC de Cascais Estoril.Seguiu-se um jantar no Hotel Cidadela, do qual participaram

também outros Companheiros do Dis-trito 1960, como os Governadores

1987-88 Alberto Maia e Costa, 1999-2000 Luís Delgado, o Coordenador Na-

cional da Pólio Felizardo Cota, Jacinto

emPortugal

Presidente GIAY

Page 5: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

55c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

VISITASVISITAS

Baeta, Horácio Brito, Lélio Ribeiro, AntónioDomingos, Vitor Brito, José Varela (todos PastPresidentes), João de Souza e Arlindo Freire.E do D. 1970, veio o Governador 2002-03, Com-panheiro Henrique Pinto.Terminado o jantar, foram todos para a reuniãona sede do RC de Cascais Estoril, onde ainda mais

O Presidente do CentenárioGLENN E. ESTESS, do Rotary Clube de Shades Valley, Birmingham, Alabama, EUA, foiescolhido pela Comissão de Indicação para ser o Presidente do Rotary International no AnoRotário 2004-2005. Sua oficialização se dará a 1º de Dezembro.Ele liderará a Convenção do RI em 2005, quando a nossa organização estará comemorando seuCentenário.Nasceu em Pike County, Mississipi e é químico formado pela Universidade de Tulane, NovaOrleans.Entrou para o Rotary em 1960, e actualmente preside a Comissão de Desenvolvimento e Esta-bilidade do Quadro Social de Rotary International.Ao Companheiro Glenn desejamos as maiores felicidades no ano emblemático do Centenário.

Companheiros estavam à espera de cumprimentar oPresidente Giay.Os sinceros parabéns ao Companheiro Américo, queapesar das férias de Verão, teve uma reunião muito con-corrida e com um orador do mais alto nível rotário: LuisVicente Giay.Ele fez uma breve retrospectiva do Rotary que viveu e aseguir discorreu sobre os desafios e as estratégias para ofuturo do Movimento Rotário, no qual deposita imensaconfiança.

Contagiou a todos com o seu entusiasmo e sua vibrante inter-venção rotária.As fotos (algumas delas, apenas) mostram as diversas etapas davisita.O Presidente Giay declarou-se encantado com nosso País eprometeu voltar, com sua esposa Célia e com mais tempo.Estaremos à espera!

Page 6: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

VISITASVISITAS

66 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

ecomeçam as actividades do AnoRotário, depois das inevitáveis férias deAgosto.E já no dia 3 de Setembro, tivemos a visitaao RC de Abrantes.No dia 9, foi a vez do RC de Alcobaça.E no dia 13, o RC de Setúbal Sado.As férias fizeram bem a todos, que volta-ram com mais alegria e entusiasmo, mos-trando que estão preparados para um AnoRotário com muito Companheirismo eServiço Rotário.

RSetembro

Primeiras Visitasde

RC Alcobaça

RC Abrantes

Parabéns aos Presidentes, Júlio Miguel,Atalívio Bernardes e Adriano Tiago, erespectivas esposas pelas calorosas recep-ções ao Governador e esposa, que, muitosensibilizados, agradecem.As fotos, mostram alguns momentos dasreferidas visitas.Os destaques das visitas:1 - Para a notável e benemérita obra

apoiada pelo RC de Abrantes, ProjectoHomem – de Recuperação e ReinserçãoSocial de jovens toxicodependentes, idea-

lizada e conduzida pelo cônego José daGraça.Foi visível a emoção de todos na visita aesta obra, pelo facto de um jovem inter-no, em franco processo de recuperação,ter sido nosso guia na visita dando todosos esclarecimentos sobre o Projecto.2 - Para o alto nível dos projectos do RC

de Alcobaça para este Ano Rotário,descritos na Reunião com os membrosdo Conselho Director e Avenidas deServiço.

Page 7: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

VISITASVISITAS

77c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

PlanteSementesdo Amor

stamos em Outubro, mês dos Servi-ços Profissionais.Com ele, as homenagens ao Profissionaldo Ano.Seria desejável que a escolha incidissesobre alguém ligado à área da Educação,o tema da Governadoria para este AnoRotário.Excelente seria se, na cerimónia, houves-se presença da comunidade onde o dis-tinguido se insira.Esse facto permitiria dar maior ênfase àdistinção: ao homenageado e ao Rotary.A este por ter reconhecido valores dereferência e por divulgar o Movimentonum sector tão importante e cheio derecursos humanos.

Poesia de MARIA LÚCIA ALVESEsposa do Comp. Fernando Alves

do RC de FaroArmando Barata

Presidente da Comissão Distritaldos Serviços Profissionais

E Vamos a isso, Companheiros!Antes de terminar, gostaria de relembraro Prémio “Aluno melhor companheiro”,a realizar-se no Período Fevereiro – Março,a Bolsa de estágios Profissionais e deNegócios e outros projectos preconizadosno Programa enviado a todos vós, nodevido tempo.Estamos à disposição para esclarecer qual-quer dúvida ou para aperfeiçoar os mes-mos.Na verdade, é tempo de os colocar emexecução!

RC Setúbal-Sado

Serviços ProfissionaisServiços Profissionais

3 - Para a magnífica reunião com o Con-selho Director e Avenidas de Serviço doRC de Setúbal Sado, com a participaçãodas Presidentes do Rotaract e do Interacte a presença do Governador AssistenteJosé Coelho, numa demonstração deplaneamento, liderança e entrosamento,

que entusiasma e serve de alento a todos.4 - Para o brilhante e bem sucedido

esforço de captação de recursos para aErradicação da Pólio, levado a efeito porestes 3 Clubes.

Recomeçamos muito bem!

Plante Sementes do Amor!Plante-as em cada olhar,Em cada palavra doceQue, a alguém,Carinhosamente, dispensar.

Plante-as num sorriso,Numa mão estendida,Pronta a acariciarUm rosto carente de criançaOu a mão encarquilhada,De quem trabalhou,Sem cessar,A sua vida inteiraE que apenas mereceu,Do mundoOu daqueles que o rodeiam,Um bocado de pão secoPara seu jantarE um tecto esburacadoPor onde pode contar,À noite, as estrelasQue, mudas, espreitamSem poder ajudar.

Continue plantandoSempreSem pararPorque a vidaA nossa vidaSó valeráPela soma de todasTodas as Sementes de AmorQue conseguirmos, até o fim,Plantar

Page 8: CARTA Distrito 1960 - OUTUBRO de 2002 - nº4

NOTÍCIAS ROTÁRIASNOTÍCIAS ROTÁRIAS

88 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

o u t u b r o 2 0 0 2 • n º 4

• Que de acordo com os últimosdados de Agosto de 2002 deRotary International, somos, agora,1 243 463 rotários, reunidos em31 257 clubes distribuídos por164 países? Sendo o mais recentoo Rotary Club de Dili – TimorLoro Sae.

• Que contamos com 169 119rotaractistas, reunidos em 7353clubes distribuídos por 153 países?

• Que contamos com 198 191interactistas , reunidos em 8617clubes, distribuídos por 110 países?

• Que na Reunião de Junho de2002, o “Board” aprovou oOrçamento 2002-2003 de RotaryInternational? Com Receitas deUS$ 63 306 600,00 e Despesasde US$ 62 876 800,00.

• Que o Companheiro Director91-93 de RI, Marcelino Chaves, foiorador no Instituto Rotário doBrasil que se realizou de 19 a 21de Setembro, em Foz do Iguaçú?

• Que no dia 12 de Outubro, vaiter lugar na Praia da Rocha a2ª Reunião da Comissão Executivada 57ª Conferência do Distrito1960?

• Que no dia 9 de Novembro(Sábado), se realiza a Festa doMagusto de S. Martinho, noRC de Palmela, em colaboraçãocom a Governadoria?

Visitas do GovernadorVisitas do Governador emem OutubroOutubro

Alberto Lopes Praça - Com muita tristeza, registamos o falecimento deste querido Com-panheiro do RC de Cascais Estoril. Um Companheiro que se destacou pela permanentedisponibilidade, pelo carinhoso tratamento que a todos dispensava e por uma modéstia ediscrição que ocultavam o grande carácter e profundo espírito rotário que sempredemonstrou. A Maria Helena e familiares, nossos sentidos pêsames.

Edward (Ed) Cadman - Presidente RI em 1985-86, ano que teve como lema:Você é a chave.

O Companheiro Ed Cadman recebeu o Prémio Polio Plus Pioneer por sua notável con-tribuição ao Programa Polio Plus. É uma imensa perda, no momento em que a Campa-nha de erradicação da Pólio entra na recta final e decisiva.

Dia 1 LisboaDia 3 Lisboa-BelémDia 5 SetúbalDia 6 Lisboa-OesteDia 9 Lisboa-Univ. ModernaDia 11 EntroncamentoDia 12 Castelo BrancoDia 19 Setúbal-SadoDia 20 Lisboa-Norte

Terça-Feira Dia 1 R. C. PalmelaQuinta-Feira Dia 3 R. C. Lisboa-OesteSexta-Feira Dia 4 R. C. MafraSegunda-Feira Dia 7 R. C. SintraTerça-Feira Dia 8 R. C. Torres VedrasQuarta-Feira Dia 9 R. C. Lisboa-NorteQuinta-Feira Dia 10 R. C. SetúbalSexta-Feira Dia 11 R. C. TomarSegunda-Feira Dia 14 R. C. LouresTerça-Feira Dia 15 R. C. Castelo BrancoSegunda-Feira Dia 21 R. C. BarreiroTerça-Feira Dia 22 R. C. AlgésQuarta-Feira Dia 23 R. C. PortelaQuinta-Feira Dia 24 R. C. CarnaxideTerça-Feira Dia 29 R. C. FundalQuarta-Feira Dia 30 R. C. Machico - Santa CruzQuinta-Feira Dia 31 R. C. Porto Santo

Visitas doRepresentante

Distrital doRotaract

OutubroEm Outubro o Comp. Gonçalo An-drade, do RTC Lisboa-Norte, Repre-sentante Distrital do Rotaract farávisitas oficiais ao seguintes clubes:

Aniversários do Mês Dia 10 – R.C. Torres VedrasDia 20 – R.C. AlmadaDia 27 – R.C. Praia da VitóriaO u t u b r oO u t u b r o

S a u d a d e