carta distrito 1960 - julho de 2010 - nº1

8
DISTRITO 1960 PORTUGAL www.rotary.pt JULHO 2010 O Ano Rotário 2010-2011 inicia-se agora sob o Lema “Fortalecer Comunidades – Unir Continentes”, tendo cada um de nós, como Líderes, a responsabilidade primeira de colocar o serviço às nossas comunidades como impressão digital mais significativa da nossa Acção em Rotary. Neste ano, deixo-vos o desafio sereno de encontrarem caminhos, de conquistarem Parceiros para o nosso Ideal de serviço e de entrega dedicada ao próximo, de terem a coragem de escolher um rumo em parceria com todos(as) os Companheiros(as) do vosso Clube, de estabelecerem metas realistas e profundamente actuantes, de desenharem um Plano de Acção, de estruturarem uma visão estratégica de um Rotary maior, de um Rotary robusto nos seus valores e na sua Prova Quádrupla. O nosso Presidente Ray Klinginsmith transmite-nos a bússola para a nossa Acção através das nossas Ênfases Presidenciais: a Erradicação da Pólio e os Programas Pró-Juventude, paralelamente, a Paz, Prevenção e Resolução de Conflitos, Prevenção e Tratamento de Doenças, Recursos Hídricos, Saúde Materno-Infantil, Educação e Alfabetização e o Desenvolvimento Comunitário e Social, serão rotas que por nós devem ser consideradas no fortalecimento das nossas comunidades e nele encontrarmos a sustentabilidade do nosso Distrito. As acções simples são executáveis, os projectos sustentados devem comprometer todos(as) os(as) Sócios(as), as ideias seguras e próprias dos Líderes em Rotary, são a primeira pedra para fazer nascer Rotary numa comunidade, para dignificar Rotary através do exemplo ético dos seus Rotários(as) e para construir o Futuro dos nossos Clubes, do nosso Distrito e do nosso Movimento. Eu acredito na capacidade de Acção da nossa Família Rotária, eu acredito nos Jovens do nosso Distrito, eu acredito que, Juntos, fortaleceremos as nossas Comunidades, estabelecendo pontes de união entre todos! O Distrito conta convosco, os nossos Clubes esperam por todos nós, o nosso Movimento anseia pela força da nossa acção! Sejamos felizes, em Rotary! Sejamos Sonhadores, em Rotary! Sejamos fazedores, em Rotary! Aceitem um Abraço Amigo do vosso Governador, Presidente RI RAY KLINGINSMITH Governador JOAQUIM ESPERANÇA Estimados(as) Companheiros(as) Rotários Joaquim Esperança Governador do D1960 2010-11

Upload: teresa-mayer-pdg

Post on 24-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Ano Rotário 2010-2011 inicia-se agora sob o Lema “Fortalecer Comunidades – Unir Continentes”, tendo cada um de nós, como Líderes, a responsabilidade primeira de colocar o serviço às nossas comunidades como impressão digital mais significativa da nossa Acção em Rotary.

TRANSCRIPT

DISTRITO 1960PORTUGAL

www.rotary.pt

juLho2010

O Ano Rotário 2010-2011 inicia-se agora sob o Lema “Fortalecer Comunidades – Unir Continentes”, tendo cada um de nós, como Líderes, a responsabilidade primeira de colocar o serviço às nossas comunidades como impressão digital mais significativa da nossa Acção em Rotary.

Neste ano, deixo-vos o desafio sereno de encontrarem caminhos, de conquistarem Parceiros para o nosso Ideal de serviço e de entrega dedicada ao próximo, de terem a coragem de escolher um rumo em parceria com todos(as) os Companheiros(as) do vosso Clube, de estabelecerem metas realistas e profundamente actuantes, de desenharem um Plano de Acção, de estruturarem uma visão estratégica de um Rotary maior, de um Rotary robusto nos seus valores e na sua Prova Quádrupla.

O nosso Presidente Ray Klinginsmith transmite-nos a bússola para a nossa Acção através das nossas Ênfases Presidenciais: a Erradicação da Pólio e os Programas Pró-Juventude, paralelamente, a Paz, Prevenção e Resolução de Conflitos, Prevenção e Tratamento de Doenças, Recursos Hídricos, Saúde Materno-Infantil, Educação e Alfabetização e o Desenvolvimento Comunitário e Social, serão rotas que por nós devem ser consideradas no fortalecimento das nossas comunidades e nele encontrarmos a sustentabilidade do nosso Distrito.

As acções simples são executáveis, os projectos sustentados devem comprometer todos(as) os(as) Sócios(as), as ideias seguras e próprias dos Líderes em Rotary, são a primeira pedra para fazer nascer Rotary numa comunidade, para dignificar Rotary através do exemplo ético dos seus Rotários(as) e para construir o Futuro dos nossos Clubes, do nosso Distrito e do nosso Movimento.

Eu acredito na capacidade de Acção da nossa Família Rotária, eu acredito nos Jovens do nosso Distrito, eu acredito que, Juntos, fortaleceremos as nossas Comunidades, estabelecendo pontes de união entre todos!

O Distrito conta convosco, os nossos Clubes esperam por todos nós, o nosso Movimento anseia pela força da nossa acção!

Sejamos felizes, em Rotary! Sejamos Sonhadores, em Rotary! Sejamos fazedores, em Rotary!

Aceitem um Abraço Amigo do vosso Governador,

Presidente RI RAY KLINGINSMITH

Governador JOAQUIM ESPERANÇA

Estimados(as)Companheiros(as)

Rotários

joaquim EsperançaGovernador do D1960 2010-11

rotary intErnacionaL2

O que é o Rotary? O que é que o Rotary faz? Não só quem pretende entrar em Rotary, mas também os que desconhecem o que é o Rotary, fazem normalmente estas perguntas aos Rotários, a que nem sempre é fácil responder em poucos momentos.Embora a máxima do Rotary, “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, dê ênfase a nossa natureza altruísta, ela não responde a essas duas perguntas. Logo, resolvi escolher um lema breve, que atendesse a dois objectivos: explicar o propósito do Rotary a não-rotários e reafirmar aos rotários, a importância dos nossos princípios.Procurando pelas palavras correctas, analisei as Quatro Avenidas de Serviços e notei que os Servi-ços Internos e os Serviços Profissionais nos ajudam a apreciar a vida e a ser bons cidadãos. Os Ser-viços à Comunidade e os Serviços Profissionais fazem das nossas comunidades lugares melhores para vivermos e trabalharmos. E os Serviços Internacionais, por sua vez, permitem-nos estabele-cer parcerias com clubes de outros países e continentes, para fazer do mundo um lugar melhor, com mais oportunidades para a promoção da boa vontade, da paz e da compreensão mundial.É importante lembrarmo-nos que o Rotary é movido pelo espírito de servir, e formado por Clubes Rotários, e que precisamos compartilhar os nossos valores e serviços humanitários, companhei-rismo, diversidade, integridade e liderança com outras pessoas e organizações. Pensei em várias palavras e frases para expressar a essência do Rotary, e o que finalmente escolhi para descrever a nossa missão actual e dar ênfase ás nossas conquistas é o que fazemos de melhor:Fortalecer Comunidades – Unir ContinentesEspero que todos concordem que estas quatro palavras reflectem verdadeiramente quem somos e o que realizamos como rotários.Somos uma organização ímpar e de destaque, certamente uma das melhores do mundo. Fortale-cemos o espírito e os recursos das nossas comunidades locais de maneira importante, e somos os melhores em unir pessoas de boa vontade ao redor do mundo, e com a ajuda e o suporte destas pessoas, fazemos do mundo um lugar muito melhor para se viver e trabalhar. Nas palavras de Ed Cadman: “O Rotary é uma unidade sem uniformidade”. Somos sem dúvida afortunados por sermos rotários!Segui a mesma filosofia para criar a Menção Presidencial de 2010-11. Considero cada uma das Quatro Avenidas de Serviços igualmente importantes. Criamos um novo programa de menção em formato de questionário, para ajudar os clubes a avaliar a sua eficácia nas quatro avenidas. Tam-bém elaboramos um nível mais alto de menção com honras, como um desafio aos clubes que geralmente recebem a Menção Presidencial.Esperamos que o novo questionário seja uma ferramenta útil para os clubes e governadores do distrito, na busca para ampliar os nossos passos e aprimorar os nossos níveis de companheirismo e voluntarismo, rumo ao que para o Rotary International representa o segundo século de humani-tários, iniciados com a primeira convenção de Clubes Rotários em 1910.

GoVErnaDoria Praceta Maestro Ivo Cruz, Lt. 22, R/C Frente – 1500-401 Lisboa | T 217 163 368 | F 217 168 081 | [email protected] Joaquim Esperança (RC Lisboa-Norte) coLaBoraÇÃo EDitoriaL José Monteiro Martins (RC Sintra) | Maria de Lurdes Paiva (RC Carnaxide)ProjEcto GrÁFico Jorge Ferreira (RC Palmela) iMPrESSÃo E acaBaMEnto Papel de Relevo DiStriBuiÇÃo Gratuita www.rotary.pt

ray KlinginsmithPresidente do Rotary Internacional, 2010-11

MEN

SAGE

M D

O pR

ESID

ENTE

DE R

I

Estimados Rotários

ray Klinginsmith, Kirksville, Missouri, EUA• Presidente Eleito do Rotary International, 2009-10• Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, 2005-06• Curador da Fundação Rotária, 2002-06• Diretor do Rotary International, 1985-87• Governador de Distrito, 1975-76Ray Klinginsmith é advogado em Kirksville, EUA, especialista nas áreas de direito comer-cial e empresarial, bens imóveis e doações testamentárias. Aposentou-se em Agosto de 1995 como assessor jurídico, professor de administração e reitor da Truman State Uni-versity (antiga Northeast Missouri State Uni-versity) em Kirksville depois de 22 anos de serviço, e ocupou o cargo de comissário do Condado de Adair entre 2001 e 2004.Assumiu o cargo de director do banco Macon Atlanta State Bank em Missouri em 1971 e foi um dos primeiros curadores do Missouri Family Trust, criado em 1989 pela legislatura de Missouri. Presidiu á Associação para Cida-dãos Deficientes de Chariton Valley desde a sua fundação em 1982 e recebeu o Prémio Parent/Caretaker do Conselho de Planeamen-to para Deficiências de Missouri em1988. Fez parte do conselho executivo do Great Rivers Council of the Boy Scouts of America, recebeu o Prémio Silver Beaver para adultos voluntá-rios e foi palestrante leigo da Igreja First United Methodist em Kirksville, da qual actualmente é membro.Rotário desde 1961, foi governador do dis-trito e presidente do conselho de legislação de Nova Délhi, em 1998, e da comissão da convenção de Los Angeles em 2008. Serviu o mandato como membro do conselho director do RI entre 1985-87 e presidiu a comissão executiva em 1986-87. Klinginsmith passou a fazer parte do conselho de curadores da Fun-dação Rotária em 2002, tendo servido como vice-presidente em 2005-06. Foi membro da Comissão Visão de Futuro de 2005 a 2008. Como Doador Extraordinário, recebeu a Men-ção por Serviços Meritórios e o Prémio por Serviços Eminentes.A esposa de Ray, Judie, foi professora da esco-la primária em Macon e Kirksville e consultora do programa de Assistência ao Desenvolvi-mento Infantil no centro vocacional de Kirks-ville. Ray e Judie têm dois filhos, Leigh e Kurt, e três netos, Morgan, Grant e Sydney Perkins.

intErnacionaL 3

ASSEMblEIA INTERNAcIONAl EM San DiEGo

SEMINáRIO DE GOvERNADORES ElEITOS 2010-11 GEtS PARIS - FRANÇA 1 E 2 DE DEZEMBRO DE 2009

17 A 24 DE JANEIRO DE 2010

Nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2009 realizou-se em

Paris o Seminário dos Governadores Eleitos da Zona

13 B. Aqui os Governadores Eleitos da sua zona de

acção e ainda antes da magna Assembleia Interna-

cional de San Diego reúnem-se para receber forma-

ção e efectuarem uma profunda partilha de ideias e

de objectivos para o ano em que irão servir Rotary

International como Governadores. Fica o registo que

este Seminário foi convocado pela Directora de Rota-

ry International 2008-2010, Compª Catherine Noyer-

Riveu ,primeira Mulher rotária no Mundo a exercer este

A Assembleia Internacional de San Diego, decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América nos dias 18 a 25 de Janeiro 2010, na presença de 532 Governadores do mundo inteiro, entre os quais 2 Portugueses, preci-samente os Governadores Eleitos do Distrito 1960 e do Distrito 1970, Joaquim Esperança e Armindo Carolino.Esta foi uma experiência única, de tal forma tocante que ouso deixar-vos alguns aponta-mentos mais pessoais: estou em Rotary há

cargo na nossa estrutura internacional.

Paralelamente, nos dias 4,5 e 6 de Dezembro de 2009

realizou-se o Seminário da Rotary Foundation onde se

aprofundou o Plano de Visão de Futuro da mesma,

bem como se assistiu ao Instituto Rotário de Paris,

onde estiveram presentes companheiros do Distrito

1960 e do Distrito 1970, representando Portugal e

dando testemunho da sua vivência rotária, parti-

lhando-a com todos aqueles que estiveram presen-

tes nos Eventos acima descritos.

27 anos, já assisti a 2 Convenções, mas nada se parece com o que vivemos na Assembleia International de San Diego.Ali, vive-se amizade, disciplina, convívio são, pontualidade, companheirismo, vontade de aprender cada vez mais, como fazer o bem, humanidade, lealdade, enfim, vivemos naque-la Assembleia, tudo o que de melhor e mais humano existe na nossa vida de cidadão e de Rotário.Deixo-vos com a certeza que vim com o cora-

ção cheio de Rotary para partilhar a grande máxima “Dar de Si Antes de Pensar em Si” com todos os(as) Companheiros(as) do meu Dis-trito, o nosso Distrito 1960.

DiStrito 19604

SEMINáRIO DOSGoVErnaDorES aSSiStEntES

SEMINáRIO DE fORMAçãO DA EquIpA DISTRITAl SFEDO Seminário organizado eficientemente, como é seu timbre, pelo RC Lisboa-Belém, ocorrido em 27 de Fevereiro, constituiu a 2ª acção ro-tária realizada pelo Gov. Eleito Compº Joaquim Esperança, acabado de regressar da Assem-bleia Internacional de San Diego.O evento, cujo objectivo central foi o de treinar, preparar e formar os participantes – Gover-nadores Assistentes, Presidentes e membros das Comissões Distritais e equipa do Governa-

O seminário de Governadores Assistentes que se realizou no passado dia 6 de Fevereiro de 2010, no Hotel Roma em Lisboa, inaugurou as várias reuniões de trabalho destinadas á formação da Equipa Distrital do Ano Rotário 2010-2011, liderada pelo Governador Eleito, Companheiro Joaquim Esperança.Abriu a sessão o Governador do Distrito 1960 do Ano Rotário 2009-2010, Companheiro Mário Rebelo, que depois de dar as boas vindas aos presentes deu a palavra ao Governador Eleito, Companheiro Joaquim Esperança.Este, depois de cumprimentar e dar as boas vindas a todos os presentes e de lhes agra-decer terem vindo á 1ª reunião de trabalho para o Ano Rotário 2010-2011, deu a palavra

ao seu PGD José Maria Gonçalves Pereira, que na qualidade de Conselheiro do Governador Eleito Joaquim Esperança, cumprimentou os presentes desejando-lhes uma boa reunião de trabalho.De seguida, tomou a palavra o nosso Com-panheiro PGD e Training Leader do RI, José Carlos Estorninho, que na qualidade de Ins-trutor Distrital do Governador Eleito Joaquim Esperança, iniciou a formação dos Gover-nadores Assistentes, que com o saber que lhe é apanágio, nos envolveu a todos numa interacção interessantíssima, dando origem a vários debates, prontamente respondidos pelo Training Leader e pelo Governador Eleito.Dado tratar-se de uma reunião de trabalho

destinada a Rotários com cargos de alta responsabilidade dentro da Equipa tornou--se um tanto ou quanto extensa, começando às 10.00 horas, com intervalo para almoço e terminou cerca das 18.00 horas, mas o seu conteúdo foi tão rico, digno e interessante que quase não se deu pelo passar do tempo, tendo ainda, depois de encerrada a Sessão, ficado Companheiros a debater os vários assuntos tratados.Estiveram presentes, além dos já mencio-nados, quase todos Governadores Assisten-tes, faltando somente os dos Grupos 1, 2 e 3 (Ilhas), o Secretário da Governadoria, Compa-nheiro Paulo Taveira de Sousa e o Assessor do Governador, Companheiro Carlos Coimbra.

dor – dotando-os de conhecimentos rotários relevantes e procurando harmonizar e sin-tonizar os procedimentos a seguir na forma de incentivar, estimular e ajudar os clubes na prestação de serviços às comunidades ou internacionais.Após palavras introdutórias alusivas a esta sessão de formação proferidas pelo Compº Gov Mário Rebelo, pelo presidente do clube organizador Manuel Queirós e pelo Conselheiro

Distrital Gonçalves Pereira, o Compº Gov Eleito abordou de forma sucinta o conteúdo do lema rotário, as mensagens e as ênfases presiden-ciais, apelando para a necessidade, imperiosi-dade de divulgar para o exterior – para os não Rotários – os valores, princípios e objectivos do Rotary e as principais campanhas reali-zadas, tais como, Polio Plus e Programas Pró--Juventude. Enalteceu ainda a importância da ocupação de todos os sócios dos clubes nas

DiStrito 1960 5

SEMINáRIO DE fORMAçãO DE pRESIDENTES ElEITOS PEtSEm 20 de Março de 2010, em Setúbal, decor-reu o Seminário de Formação de Presidentes Eleitos para o Ano Rotário 2010-2011. A organi-zação logística coube ao Rotary Club Setúbal--Sado, tarefa que desempenhou com a eficácia habitual.No evento estiveram presentes cerca de uma centena de rotários, dos quais 49 eram Presi-dentes Eleitos, os restantes distribuíam-se por Governadores Assistentes, Presidentes das Comissões Distitais e membros da Equipa do Governador e alguns cônjuges.No início dos trabalhos, o Governador Mário Rebelo, mostrou o seu contentamento pela presença de 2/3 dos Presidentes eleitos do Distrito, lembrando a importância e o significa-

tarefas e projectos a concretizar como forma da sua retenção e manutenção no Quadro Social, realçando por outro lado, a aposta que os clubes terão de efectuar no âmbito das Novas Gerações, como sustentáculo e pereni-dade do Rotary.O instrutor distrital Compº José Carlos Estor-ninho, teceu considerações sobre os parâ-metros gerais que uma equipa distrital eficaz deve possuir, tais como: humildade, solidarie-dade, coesão, actuação, comunicação, respei-to, apoio aos clubes e ajuda ao Governador.O Compº José Manuel Cordeiro, após apresen-tar os principias valores arrecadados e gastos pela Rotary Foundation (RF) no apoio aos diversos programas que patrocina para o “es-batimento” das principais carências e deficiên-cias que o Mundo comporta (Educação baixa, Prevenção e Tratamento de doenças, Recursos

do que preside à formação de Líderes. Deixou uma palavra de alento aos novos Presidentes para continuarem a desenvolver os trabalhos com dedicação e responsabilidade.O Governador Eleito, Joaquim Esperança, Fez algumas considerações sobre o conteúdo que a mensagem do Presidente Ray Klinginsmith e sobre as ênfases presidenciais que vigorarão no Ano Rotário 2010-2011. Posteriormente apresentou o lema rotário “Fortalecer Comu-nidades, Unir Continentes” solicitando que os clubes executem acções concretas, de forma a fortalecer e apoiar as suas comunidades. Ao finalizar a sua intervenção, incentivou os Presidentes Eleitos e demais rotários presen-tes a trabalharem e a desenvolverem as suas

tarefas com sentido inovador, ético e com lide-rança forte, tentando atenuar ou minimizar as dificuldades e carências dos mais desprote-gidos.O instrutor distrital Compº José Carlos Estorni-nho, fez algumas considerações sobre a pos-tura que um Presidente de Clube, líder eficaz, deve possuir, deu como exemplos: humildade, solidariedade, actuação, comunicação, respei-to e sobretudo estarem em estreita colabora-ção com o Governador.No final todas os Presidentes Eleitos presen-tes, apresentaram, de forma simplificada e esquemática, os projectos e actividades que têm programado para o ano 2010-2011.

Hídricos e Saneamento, Desenvolvimento Eco-nómico-Social), incentivou os participantes a dinamizarem os Clubes por forma a prossegui-rem as suas contribuições para a RF.

No final todas as Comissões Distritais apre-sentaram, de forma simplificada e esquemá-tica, os projectos e actividades que têm pro-gramado para ajuda aos Clubes.

DiStrito 19606

aSSEMBLEia DiStritaL

A Assembleia Distrital teve lugar a 24 de Abril no Évora Hotel, com organização do RC Évora, tarefa que desempenhou com elevado espí-rito rotário. O evento que congregou elevada participação, foi presidida pelo Compº Gov. Mário Rebelo tendo, na sessão de abertura, estado presente o Gov. Eleito do D1970, Compº Armindo Carolino, bem como o Vice-Presidente da Câmara Municipal local Engº Manuel Mel-gão, facto este que releva do interesse, a nível Autárquico, pelas actividades desenvolvidas pelo Movimento Rotário.A Assembleia teve como objectivo nuclear ins-truir, preparar e motivar os Presidentes Eleitos e rotários designados para ocupar funções de liderança no ano rotário, visando “manter está-vel ou aumentar o quadro social, implementar com sucesso projectos que atendam neces-sidades em comunidades locais e de outros países e apoiar a Rotary Foundation através da participação em programas da entidade e de contribuições financeiras”.No início da sessão plenária o Instrutor Distri-tal Compº José Carlos Estorninho, referiu-se ao

significado da 65ª Assembleia, vocacionando--a para a promoção e desenvolvimento de capacidades de liderança e para o incremento de conhecimentos já detidos ou para a aqui-

Unir Continentes”, apelidando-o conter uma enorme abrangência porquanto está destina-do, não só ao interior do Movimento Rotário, como igualmente a pessoas não rotárias. Referiu a necessidade de manter o lema em todas as actividades dos clubes, solicitando o envolvimento e a participação de todos neste desiderato. Mencionou ainda as 6 áreas de enfoque, às quais a RI dedica, de momento, a especial atenção: Irradicação da Polio; Paz, Prevenção e Resolução de Conflitos, Educação Básica e Alfabetização; Recursos Hídricos e de Saneamento; Prevenção e Tratamento de doenças; Desenvolvimento Económico-Social, como forma de atenuar insuficiências e carên-cias dos mais desprotegidos e necessitados.Temas como: Ênfase Presidências, Rotary Foundation, Quadro Social, Universidades Seniores e Juventude/Novas Gerações foram expostos e analisados.

sição de novos saberes, destinados a valori-zar a eficácia dos clubes, motivando os seus líderes e membros das comissões distritais a executarem um trabalho profícuo em prol da materialização do ideal rotário. Lembrou ainda que se o futuro da Humanidade está na Escola, também o Rotary persegue objectivos parcelares de semelhante índole. Seminários, Conferências ou Assembleias são igualmente acções promovidas pela Escola Rotária, des-tinadas à aprendizagem, aprofundamento e consolidação dos conhecimentos rotários.De seguida, o Governador Eleito Compº Joa-quim Esperança, teceu alguns comentários ao lema Rotário do Ano “Fortalecer Comunidades.

Os 6 grupos de trabalho abordaram nas suas sessões específicas, assuntos relacionados com o PLC, as 4 Avenidas de Serviço e Fun-dação Rotária Portuguesa, discutindo-os por forma a proporcionar aos participantes novos conhecimentos e dados destinados a motivar e a estimular, com redobrado empenho e dedi-cação, os Clubes no planeamento de novas e inovadoras tarefas ou na execução de activida-des já programadas.Vontade, talento e disponibilidade são atri-butos permanentes que, todos nós rotários, devemos canalizar para concretizar acções e projectos que as oportunidades criarão em cada momento.

7rotaract

No passado dia 10 de Maio, Portugal, por inicia-tiva do Distrito 1960, teve o privilégio de rece-ber o Presidente Eleito de Rotary International para o Ano Rotário 2010-2011, Ray Klinginsmi-th e a sua esposa Judie.Ao longo da nossa já longa história de Rotary em Portugal, tivemos a oportunidade de rece-ber sempre de braços abertos os nossos Líderes a nível internacional e esta vez tam-bém não constituiu excepção.Durante a sua visita a Portugal, Ray Klingins-mith, visitou um exemplo de acção social e de apoio dos Rotários portugueses, a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos. Tendo em conta a importância de Portugal no panorama mundial de Rotary através da Con-venção Mundial de 2013, esta foi também o momento para o Presidente Eleito de Rotary International se reunir com a Comissão Local da Convenção (HOC) liderada pelo seu Chair-man, Compº Luís Miguel Duarte, Governador Indicado 2012-2013. Nesta reunião tivemos um Presidente de Rotary International a afir-mar a excelência da nossa organização e a dar conta do seu empenho pessoal para o êxito da mesma. À noite num agradável jantar de companheiris-mo e de homenagem ao Presidente Eleito de

pRESIDENTE ElEITO DE RI vISITA pORTuGAlray KLinGinSMith

e do Distrito 1970, entre Clubes de Rotary e de Rotaract, uma verdadeira festa da Família Rotária portuguesa.Por fim, deixo-vos o meu testemunho pessoal, tive a felicidade de com ele privar e ficar a saber e a reconhecer, tratar-se de um Homem bom, um Homem que faz Rotary, um Homem que vive Rotary, um Homem que dá ao Rotary tudo o que está ao alcance do seu coração e trans-mite-nos a partilha do seu tempo e o seu tes-temunho de Acção em prol das comunidades.

Rotary International estiveram mais de uma centena de companheiros do Distrito 1960

Rotários Portugueses,O sabor do Verão faz-se sentir por dias incons-tantes de temperatura, assim como o clima económico e político. Se individualmente não podemos ficar indiferentes aos desafios do quotidiano, em Rotary, os compromissos de serviço ao próximo são pilares que mostram a diferença desta nossa instituição secular.Os jovens, em Rotaract e Interact, também não são indiferentes a um mundo que cada vez mais necessita de solidariedade, ética, respeito e consciência. Daí que um dos nossos compromissos seja unir continentes, forta-

lecendo comunidades, e traba-lhando para a compreensão dos povos.Assim surge o Rotaract Portugal Trip 2010, uma iniciativa de inter-câmbio juvenil que vamos receber de 31 de Julho a 7 de Agosto, com participantes de vários cantos do mundo. E todos estamos convidados, para no dia 6 de Agosto de 2010 estar-mos juntos no “Jantar de Rotary” / “Ro-tary Dinner” a decorrer em Sintra, pelas 20h (Restaurante Sebe Saloia, em Galamares). Vamos conhecer e saudar os nossos visitantes internacionais nesta noite fantás tica...Informação em:http://www.rotaract1960.org/rptrip/ O ano é de Esperança, e os objectivos ambicio-

sos para Rotary, Rota-ract e Interact, mas o entusiasmo muito. As equipas estão uni-das e no dia 26 de Junho, juntamos todas as gerações na Transmissão de Tarefas do Dis-trito 1960, dando

o “pontapé de saída” para um ano de muito trabalho, dedicação aos clubes e ao crescimento de Rotary – com 3 “S”: sabor, saúde e sensibilidade!Ao vosso dispor,Saudações rotaractistas,

David BarataRepresentante Distrital

notíciaS8

ORGANIZAÇÃO

ROTARY CLUB DE ALCOBAÇA

65ª Conferência

do Distrito 1960

Governador 2010-11JOAQUIM ESPERANÇADistrito 1960 | Portugal

Alcobaça6, 7 e 8 de Maio de 2011

«DesenvolverComunidades pela Paz

e Compreensão Mundial»

calEndário dE visitas ofiCiais

aniVErSárioS

juLho 2010

13 RC Santarém 16 RC Ponta Delgada 19 RC Praia da Vitória 20 RC Angra do Heroísmo 22 RC Horta 24 RC São Jorge 26 RC Pico 29 RC Amadora

23 RC Costa da Caparica

é iM

Port

antE

À aTenção doS ComPanheiRoS SeCReTá-

RioS doS ClubeS

Deverão registar-se, se o não fizeram já, no

sítio de Rotary International (www.rotary.org)

para aceder à área reservada (Acesso ao

Portal), onde poderão partilhar a informação

sobre o Clube constante dos dados de Rotary

International. Deverão verificar se os dados do

Clube constantes de tal ficheiro estão correc-

tos ou carecem de actualização.

Deverão receber os Relatórios Semestrais SAR

no início de Julho, para fazer os pagamentos

devidos e, eventualmente, actualizar os dados

dos sócios. Caso não os recebam até finais de

Julho, deverão contactar de imediato o Depar-

tamento Financeiro de Rotary International.

Não esquecer enviar à Governadoria, até 15 de

Agosto, os Mapas de Frequência relativos ao

mês de Julho. Para o efeito, poderão utilizar o

e-mail - [email protected].

TeSouRaRia

“Saudamos todos os Companheiros Tesou-

reiros dos Clubes Rotários do Distrito 1960,

solicitando a vossa melhor atenção para o

pagamento do 1º trimestre do ano rotário

2010-2011, através do Aviso de Cobrança

remetido pela F.R.P.”