carta de serviços · contrato para a construção de um navio-patrulha e quatro lanchas- ......

48
Carta de Serviços | 1 www.EMGEPRON.gov.br Carta de Serviços

Upload: nguyenhuong

Post on 24-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Carta de Serviços | 1

www.EMGEPRON.gov.br

Carta de Serviços

Mensagem da DiretoriaApresentamos a Carta de Serviços da EMGEPRON, empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Marinha do Brasil, que tem por propósito informar os serviços por ela prestados, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público, conforme dispõe o Art. 11 do Decreto nº 6.932 de 11 de agosto de 2009.

Sumário6

7

10

11

12

14

15

15

17

32

33

34

36

38

39

39

39

41

42

43

1 Apresentação

Nossa História

Missão, Visão e Valores

Estrutura Organizacional

Organograma

2 Áreas de Atuação

Gerência de Projetos

Comercialização de Produtos

Sumário de Serviços

3 Padrão de Qualidade

Certificação ISO 9001

4 Planejamento Estratégico

5 Pesquisa de Satisfação

6 Canais de Informação

Publicações

Fonoclama

Endomarketing

7 Canais de Atendimento

Ouvidoria

Serviço de Informação ao Cidadão – SIC

Carta de Serviços | 6

Apresentação1

Carta de Serviços | 7

Nossa História

No final da década de 70, a Marinha do Brasil – MB iniciou estudos visando projetar e construir no Brasil uma nova classe de corvetas, posteriormente batizada de “Inhaúma”. Essa iniciativa pioneira exigia a captação de elevados recursos financeiros para a sua execução. Por outro lado, a MB estava construindo as Fragatas Classe “Niterói”, despertando o interesse de marinhas amigas em adquirir meios similares aos produzidos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ. Logo, com o intuito de viabilizar o aporte de tais recursos e possibilitar a venda de meios navais, entre outras finalidades, a MB idealizou a criação de uma empresa pública, a fim de proporcionar maior flexibilidade à Marinha no trato das atividades comerciais.

Assim, em 9 de junho de 1982, o então Presidente da República, João Figueiredo, tendo como Ministro da Marinha o Almirante-de-Esquadra Maximiano da Fonseca, autorizou, através da Lei no 7.000, a criação da Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON.

Durante algum tempo, o foco da EMGEPRON concentrou-se no apoio a projetos de construção de meios navais da MB. Posteriormente, a Marinha incluiu no rol de suas atribuições uma variada e ampla gama de atividades, a comercialização de material de defesa e o gerenciamento de projetos referentes à produção de munição, construção, modernização, revitalização e manutenção de navios de guerra, estudos do mar, entre outros.

Dessa forma, em 1985, três anos após sua fundação, a EMGEPRON já realizava sua primeira exportação: o Navio-Patrulha “Itaipu”, construído no AMRJ, para a Marinha do Paraguai.

Anos depois, em outubro de 1993, a MB contratou a EMGEPRON para o gerenciamento do importante projeto da Modernização das Fragatas

Carta de Serviços | 8

Classe “Niterói”.

Em 1996, a EMGEPRON foi contratada pela Marinha para gerenciar outro grande projeto: a produção de munição da Fábrica Almirante Jurandyr da Costa Müller de Campos – FAJCMC, subordinada à Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha. Além de gerenciar todas as operações da FAJCMC, a EMGEPRON também deu início à comercialização da munição produzida, contribuindo, assim, para a manutenção da capacitação e para o crescimento daquela planta, tendo sido a primeira exportação realizada para a Marinha do Chile, em 1997.

Expandindo seus serviços a outras áreas, a Empresa exportou, em 2001, sistemas táticos para a Marinha do Uruguai e, em 2002, iniciou o Levantamento da Plataforma Continental da Namíbia.

No mesmo ano, a Empresa iniciou, em parceria com a Petrobras, o gerenciamento de um projeto pioneiro: a criação de recife artificial marinho, por meio do afundamento controlado do ex-Navio Oceanográfico “Orion”, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Já em 2003, a EMGEPRON, em parceria com a Diretoria de Obras Civis da Marinha – DOCM, participou dos estudos visando o projeto da Base Naval do Cerro, no Uruguai.

O conhecimento adquirido na área de construção naval gerou importantes frutos à Empresa. Em 2004, a EMGEPRON assinou contrato para a construção de um navio-patrulha e quatro lanchas- patrulha para a Marinha da Namíbia.

Além disso, a Empresa também gerenciou a construção de lanchas de transporte escolar para o Ministério da Educação – MEC, o Levantamento da Plataforma Continental de Angola e o Período de Manutenção Geral – PMG do NT “Marajó”, concluído em 2011.

A partir de 2016, a Empresa procurou expandir ainda mais seus serviços no

Carta de Serviços | 9

mercado interno extra-MB, incrementando o volume de serviços de apoio à construção e reparo naval, de fornecimento de facilidades de atracação e docagem, de treinamento de pessoal e de projetos ligados a estudos do mar e meio ambiente.

Assim, foram comercializadas várias lanchas-patrulha para forças policiais, lanchas para controle de poluição hídrica e ministrados diversos cursos de treinamento aeronáutico, sempre com a participação das Organizações Militares Prestadoras de Serviços – OMPS da MB.

Recentemente, a Empresa tem atuado no gerenciamento de projetos diversos, como a construção do Barco Hospital Papa Francisco, Lanchas Sociais Oceânicas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário para o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, PMG do NDCC “Mattoso Maia”, incrementado a venda interna e exportação de munição, em função da modernização da Fábrica Almirante Jurandir da Costa Muller de Campos – FAJCMC e a promoção e organização de uma feira Internacional de Defesa, Segurança e Offshore – Rio International Defense Exhibition – RIDEX, que teve a sua primeira edição em junho de 2018, já estando sendo planejada a edição de 2020.

• Nosso Norte é a Marinha

• Nosso rumo é a Qualidade

• Nossa aliada é a Indústria de Defesa Nacional

Carta de Serviços | 10

Missão Gerenciar projetos de interesse da Marinha do Brasil e da Administração Pública, executar atividades vinculadas à prestação de serviços, obtenção e manutenção do material militar naval, assim como de outras atividades correlatas, a fim de contribuir direta ou indiretamente para o fortalecimento da Indústria Militar de Defesa, com qualidade e ética.

VisãoSer reconhecida, nacional e internacionalmente, por seus clientes e demais stakeholders, como referência no gerenciamento de projetos, diferenciando-se por reunir as melhores competências na área Militar de Defesa.

ValoresQualidade – gerenciar projetos com qualidade, superando as expectativas dos clientes;

Transparência – disponibilizar informações claras, objetivas e francas aos stakeholders;

Inovação – buscar um ambiente de inovação que possa estimular e assegurar o crescimento sustentável da Empresa;

Valorização Humana – ser uma empresa alicerçada no reconhecimento das pessoas, no trabalho em equipe, na segurança, promoção da saúde e qualidade de vida;

Integridade – cumprir as leis e assegurar uma atuação ética, pautada nas melhores práticas de negócios; e

Ética – tratar todas as atividades com ética e responsabilidade socioambiental.

Carta de Serviços | 11

Estrutura OrganizacionalA EMGEPRON tem sua estrutura dividida em órgãos de Administração Superior e Fiscalização; e Administração Executiva.

Os órgãos que compõem o nível da Administração Superior e Fiscalização, definidos no Estatuto, são o Conselho de Administração, a Diretoria e o Conselho Fiscal. A Diretoria é composta pelo Diretor-Presidente, Diretor Administrativo-Financeiro e Diretor Técnico-Comercial, nomeados pelo Presidente da República.

A Administração Executiva é formada pelos Assessores, Adjuntos, Departamentos e Unidades de Negócios.

Dentre as competências da Diretoria, destaca-se a de gerir e planejar os negócios da EMGEPRON.

O Conselho de Administração tem como atribuições tratar de assuntos relacionados à Empresa e à Diretoria, dentre eles a apreciação de seu Regimento Interno e suas alterações.

O Conselho Fiscal tem como atribuições examinar os balanços, balancetes, relatórios financeiros e prestações de contas; acompanhar a gestão financeira e patrimonial; fiscalizar a execução orçamentária e dar parecer conclusivo sobre as propostas de aumento de capital e de alienação de bens imóveis de propriedade da Empresa.

Assessores e Adjuntos tem como atribuição assessorar, orientar, tratar e conduzir assuntos pertencentes ao seu âmbito de responsabilidade.

Os Departamentos têm como atribuições orientar e conduzir trabalhos pertinentes à sua esfera de responsabilidade.

As Unidades de Negócios são elementos organizacionais específicos, criadas para gerenciar as atividades referentes à produção de materiais, sistemas ou serviços comercializados pela Empresa e considerados de interesse da Marinha.

ORGANOGRAMA

Carta de Serviços | 14

Áreas de Atuação2

Carta de Serviços | 15

Gerência de ProjetosA EMGEPRON atua no gerenciamento de projetos de interesse da Marinha, empregando, para isso, equipes multidisciplinares, compostas de gerentes de projetos, engenheiros de diversas áreas e assistentes técnicos qualificados e com larga experiência.

Construção e reparação navais, desenvolvimento e integração de sistemas de combate, produção e comercialização de munição e componentes, assim como projetos de hidrografia e oceanografia, apoio logístico e projetos correlatos são as principais áreas de gerenciamento da Empresa.

Dentre os projetos com participação da EMGEPRON, destacam-se a produção de munição de artilharia na Fábrica de Munição da Marinha, a revitalização de navios da Marinha do Brasil, a gerência do Programa das Corvetas Classe “Tamandaré”, a assessoria no desenvolvimento do novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil – NPa 500-BR, a construção e entrega do Barco-Hospital Papa Francisco, assessoria técnica para a construção e entrega de embarcações de apoio fluvial para a Agência Nacional de Águas – ANA e a comercialização de Cartas e Publicações Náuticas incluindo as Cartas de Navegação Eletrônica – ENC. A EMGEPRON é ainda responsável pelos leilões de navios, embarcações, viaturas e outros materiais e pela organização da Rio Internacional Defense Exhibition – RIDEX.

Comercialização de ProdutosA EMGEPRON também atua na comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria de defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos, apoio logístico e treinamento de pessoal, entre outros, destinados aos mercados interno e externo.

Carta de Serviços | 16 Unidade de Negócios de Sistemas Navais (UN-31)

Carta de Serviços | 17Unidade de Negócios de Sistemas Navais (UN-31)

Sumário de ServiçosUnidade de Negócios de Sistemas Navais (UN-31)

Dedicada ao gerenciamento de projetos nas áreas de sistema de detecção, de informações táticas, de controle de armas, de comunicação, de guerra eletrônica, monitoramento de máquinas, de governo e similares.

Os seguintes sistemas compõem a linha comercializada pela EMGEPRON na área de Sistemas Navais:

• Sistema de Controle Tático – SICONTA: possui elevado grau de modularidade, sendo configurável para instalação em praticamente qualquer tipo de navio ou submarino.

• Sistema de Controle e Monitoramento – SCM: Sistema em rede que monitora sensores e aciona equipamentos remotamente. Possui módulo de apoio à decisão e pode efetuar o cálculo da estabilidade dos navios.

• Sistema de Máquinas – SIMMAQ: simulador de máquinas Full-Mission nacional, que tem por objetivo simular a operação de um navio mercante, com o intuito de treinar e capacitar futuras tripulações.

• Sistema de Controle de Avarias – SCAV: permite monitorar, visualizar e atuar, em situações de avarias, nos diversos compartimentos do navio. Fornece apoio para uma rápida tomada de decisão do Comando.

• Simulador de Passadiço – SIMPASS: incorpora alta fidelidade dinâmica na simulação de movimentos de navios, geração de ondas e de todos os estados do mar. Permite criar cenários de vários portos e terminais e diferentes tipos de operação.

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1835 / (21) 3907-1846

• https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/areas/sistemas-navais

Carta de Serviços | 18Unidade de Negócios de Armas e Munições (UN-32)

Carta de Serviços | 19

Unidade de Negócios de Armas e Munição (UN-32)

Realiza o gerenciamento de projetos de munição de artilharia naval e terrestre e de armas de emprego naval e terrestre, entre outros, atuando no gerenciamento da Fábrica Alte. Jurandyr da Costa Müller de Campos – FAJCMC.

Munição de Artilharia produzida na FAJCMC

Os seguintes tipos de munição são fabricados e comercializados pela EMGEPRON:

• 4.5” MK-8 (114,3mm)

• 105mm M57

• 105mm M1

• 105mm Light Gun

• 105mm “Leopard”

• 57mm L/70

• 40mm L/70

• 40mm L/60

• Salva de 47mm

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1832

• https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/areas/municao-naval

Unidade de Negócios de Construção e Reparos Navais (UN-33)

Carta de Serviços | 21

Unidade de Negócios de Construção e Reparos Navais (UN-33)

A Unidade de Negócios de Construção e Reparos Navais é composta por três coordenadorias, cujas tarefas são:

1. Coordenadoria de Projetos de Apoio à Reparação Naval

Responsável pela coordenação de Projetos de Prestação de Serviço em Apoio à Reparação Naval, tendo como Interveniente Técnico as Organizações Militares Prestadoras de Serviços – OMPS, representadas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ, pelas Bases Naval do Rio de Janeiro – BNRJ, Almirante Castro e Silva – BACS, de Hidrografia da Marinha em Niterói – BHMN, Naval de Val de Cães – BNVC - PA, Naval de Natal – BNN - RN, Naval de Aratu – BNA - BA, Fluvial de Ladário – BFLa - MS e pelas Estações Navais do Rio Negro – ENRN - AM e do Rio Grande – ENRG - RS. As OMPS estão capacitadas a prestar serviços de apoio à reparação naval, por meio do emprego das respectivas facilidades industriais e portuárias disponíveis para a atracação de qualquer tipo de embarcação e da capacidade de docagem e/ou encalhe das BFLa, BNA, BNRJ, BNVC e ENRN.

Carta de Serviços | 22

2. Coordenadoria de Projetos de Construção Naval

Atua no gerenciamento de projetos de construção de navios e embarcações em geral por meio de:

a) Elaboração de projetos de construção de navios e embarcações em geral, até o nível de Projeto Básico de Engenharia para a Construção (Projeto de Contrato);

b) Elaboração de especificações técnicas, projetos básicos e termos de referência, de acordo com os requisitos técnicos do cliente, realizando inclusive o processo licitatório;

c) Gerenciamento do processo de construção, fiscalização e garantia da qualidade, de acordo com os requisitos técnicos do cliente e as normas vigentes;

d) Elaboração,análise e validação de projetos de sistemas navais; e

e) Assessoria técnica e especializada nas áreas da engenharia naval.

Dentre os serviços prestados, a Coordenadoria realizou o gerenciamento executivo da construção e entrega de 674 Lanchas Escolares para o Ministério da Educação e Cultura, de 123 Lanchas Sociais e 15 Lanchas Sociais Oceânicas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de 2 Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 2 Embarcações de Apoio Fluvial para a Agência Nacional de Águas e de um Barco Hospital para a Associação Fraternidade de São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Carta de Serviços | 23

3. Coordenadoria de Projetos de Reparação Naval

Atua no gerenciamento e apoio técnicos especializados aos projetos executivos inerentes ao ciclo de vida de navios e embarcações e na fiscalização e garantia da qualidade dos serviços, coordenando a gestão de contratos para o desenvolvimento das atividades pertinentes às diversas áreas de engenharia envolvidas.

A Coordenadoria, nos últimos anos, tem atuado na prestação dos serviços de assistência e apoio técnicos especializados na aquisição de navios para a Marinha do Brasil e no gerenciamento de projetos de manutenção das embarcações da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e dos projetos executivos inerentes aos ciclos de vida do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” e dos Navios Hidroceanográficos da Marinha do Brasil.

A EMGEPRON comercializa Navios-patrulha, Navios-patrulha Fluvial; Lanchas Patrulha, Lanchas de Ação Rápida – LAR, Lanchas de Apoio Médico – LAM, Lanchas de Transporte Escolar – LTE, Lanchas Sociais Oceânicas – LSO, Lanchas Sociais Fluviais – LS, Lanchas de Apoio ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – LADA, cujos projetos básicos de construção foram elaborados pelas Bases Navais e Navios Fluviais Multitarefa, todos com qualidade garantida pela Marinha do Brasil.

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1836

• https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/areas/reparos-navais

Carta de Serviços | 24 Unidade de Negócios de Estudos do Mar (UN-34)

Carta de Serviços | 25

Unidade de Negócios de Estudos do Mar (UN-34)

Está capacitada a desenvolver e gerenciar estudos e projetos relacionados ao meio ambiente marinho, segundo padrão de qualidade que atende aos requisitos e especificações internacionais. A Unidade de Negócios de Estudos do Mar dedica-se:

a) ao gerenciamento de projetos e assessoria nas áreas de:

• Oceanografia (Levantamentos Hidrográficos e Batimétricos);

• Geologia e Geofísica Marinha (Levantamento da Plataforma Continental);

• Meteorologia (Previsões customizadas); e

• Engenharia Civil costeira.

b) a comercialização de:

• Cartas Náuticas (em papel);

• Cartas de Navegação Eletrônica – ENC; e

• Publicações de auxílio aos navegantes.

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1835/3907-1846

• E-mail: [email protected]

• https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/areas/estudos-do-mar

• https://cartasnauticasbrasil.com.br/

Unidade de Negócios de Apoio Especializado (UN-41)

Carta de Serviços | 27

Unidade de Negócios de Apoio Especializado (UN-41)

Na área de Apoio Especializado, a EMGEPRON gerencia vários projetos de relevância para a Marinha do Brasil. Constituídos basicamente de ativos humanos e de infraestrutura somados ao expressivo know-how adquirido nos vários anos de atuação nos projetos de natureza militar naval.

Nesses projetos estão incluídos: apoio ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos; suporte às atividades do Sistema de Inspetoria e Vistoria Naval;serviços de média e alta complexidade de manutenção e reparo dos diversos equipamentos de sistemas de armas, de detecção e de comunicação; e, serviços de apoio para a fabricação, construção e entrega de quatro Submarinos S-BR, com vistas à consecução e fixação de Transferência de Tecnologia, dentre outros.

Dedicada ao gerenciamento e coordenação de contratos de prestação de serviços de apoio técnico especializado.

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1856

• https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/areas/apoio-especializado

Carta de Serviços | 28 Unidade de Negócios de Apoio Logístico (UN-42)

Carta de Serviços | 29

Unidade de Negócios de Apoio Logístico (UN-42)

Dedica-se a executar atividades vinculadas à obtenção, manutenção de material militar naval e projetos integrantes de programas aprovados pelo Comando da Marinha e a promover a indústria brasileira obtendo, quando demandada, produtos de produção nacional.

Dentre os itens oferecidos, encontram-se:

• Treinamento Aeronáutico – utilizando as instalações e pessoal especializado de Organizações Militares da Marinha nas áreas de combate a incêndio em aeronaves, sobrevivência no mar e resgate de aeronaves;

• Sobressalentes – venda de sobressalentes de máquinas e motores para Países Amigos;

• Cursos Técnico – formação técnica em cursos de pneumática, hidráulica e eletricista;

• Destinação de Excessos – venda de materiais sem aplicação ou que já encerraram o seu período de utilização como, por exemplo, embarcações, por intermédio de leilões públicos com observância das legislações ambientais;

• Rações Militares – fornecimento de rações militares para uso de Países Amigos;

• Medicamentos – fornecimento de medicamentos produzidos pelo Laboratório Farmacêutico da Marinha para atendimento a Países Amigos, Órgãos Federais, Estatuais e Municipais; e

• Material de uso militar – fornecimento de materiais de uso miliar com destaque para fardamento e material de campanha.

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1845

• http://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/areas/apoio-logistico

Carta de Serviços | 30 Rio International Defense Exhibition – RIDEX

Carta de Serviços | 31

Rio International Defense Exhibition – RIDEX

A EMGEPRON, observou a possibilidade de desenvolver uma nova atividade a ser inserida em seu portfólio: promoção e organização de evento mercadológico, uma feira de produtos de Defesa, Segurança e Offshore. Assim, foi criado o projeto Rio International Defense Exhibition – RIDEX.

A execução da RIDEX busca:

• Ser um evento de visibilidade internacional;

• Desenvolver uma cultura de empreendedorismo e de capacitação empresarial;

• Disseminar a marca EMGEPRON;

• Estimular a geração de emprego e renda;

• Fixar a expertise da EMGEPRON em gerenciar projetos alta complexidade;

• Fomentar as indústrias de pequeno e médio porte;

• Fomentar negócios para a Base Industrial de Defesa no Segmento de Segurança Pública;

• Fomentar negócios para a Base Industrial de Defesa;

• Fomentar negócios para a Base Industrial Offshore; e

• Propiciar para a cidade do Rio de Janeiro um evento de características singulares.

Na primeira edição a RIDEX contou com 89 expositores, mais de 30 delegações e aproximadamente treze mil visitantes. Contou também com as presenças do Ministro da Defesa do Brasil – General Silva e Luna, do Ministro da Segurança Pública – Raul Jugmann, e dos Comandantes das Forças Armadas do Brasil e/ou seus representantes.

Carta de Serviços | 32

Padrão de Qualidade 3

Carta de Serviços | 33

Certificação ISO 9001Desde agosto de 2007, a EMGEPRON é certificada pela Norma ISO 9001. Esta certificação confere padrões de qualidade cujos procedimentos escritos padronizados influenciam diretamente nas atividades, tais como:

• Análise de contrato;

• Controle de documentos;

• Controle de produto não conforme;

• Ação corretiva;

• Registro de qualidade; e

• Treinamento.

Com essa certificação, a EMGEPRON tem mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes. Com a adoção da Norma ISO 9001 a EMGEPRON garante e demonstra que utiliza os mais altos padrões de qualidade, satisfazendo seus clientes por meio da confiança dos produtos e serviços da Empresa.

Em 2017, a Empresa foi recertificada à luz da nova ISO 9001/2015 e, em 2018, obteve, mais uma vez, com sucesso, o seu certificado de manutenção.

As vantagens das empresas que têm o certificado ISO 9001:

• É sólida;

• Tem reputação;

• Evita perda de mercado;

• Tem responsabilidade civil;

• Sua margem de queixas e reclamações é pequena; e

• Tem relações comerciais facilitadas.

Contatos e informações:

• https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/certificado-iso

Carta de Serviços | 34

Planejamento Estratégico4

Carta de Serviços | 35

Em um momento em que o mundo vive sob um cenário econômico desafiante é premente que as empresas busquem, com um olhar diferente e inovador, a manutenção do seu crescimento, a longo prazo, de forma sustentável.

Com a certeza que é extremamente importante possuir um instrumento que sirva de rumo não só para os Administradores, mas também a todos seus empregados, a EMGEPRON elabora seu Planejamento Estratégico – PE, desde 2012, buscando constantemente o que há de mais atual dentre as ferramentas disponíveis no mercado, a fim de que a Empresa mantenha-se preparada para enfrentar as adversidades que porventura se apresentem.

É imprescindível pensar, constantemente, em novas maneiras de fazer algo que já é feito; em fazer algo que ainda não é feito; em potenciais novos clientes; em expandir o mercado; enfim, pensar em como podemos contribuir para que a EMGEPRON cresça, constante e sustentavelmente.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta dinâmica de gestão, que mantém todos focados nos mesmos objetivos e convergindo esforços para seu alcance.

No processo de elaboração do documento, são utilizadas ferramentas de gestão, tais como Balanced Scorecard, Canvas e Design Thinking, sempre com o foco de manter a EMGEPRON alinhada ao que há de mais atual.

O desafio é estabelecer um processo contínuo, claro e participativo, dentro da cultura estratégica da Empresa, e que possa ser entendido por todos que dela fazem parte.

A Diretoria Executiva e o Conselho de Administração estão comprometidos em alinhar as perspectivas corporativas a estes novos cenários, corrigindo o rumo sempre que necessário, com o propósito de atingir seus Objetivos Estratégicos, com sucesso.

Carta de Serviços | 36

Pesquisa de Satisfação5

Carta de Serviços | 37

A Pesquisa de Satisfação permite gerar um levantamento qualitativo dos serviços prestados, para melhorar a performance e o relacionamento da EMGEPRON com seus Clientes. Isto se dá por meio de questionários preenchidos pelos Clientes, via formulário próprio ou pela Internet na URL: http://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/pesquisa-de-satisfacao-do-cliente

Canais de Informação6

Carta de Serviços | 39

A EMGEPRON possui canais contendo informações específicas sobre uma grande gama de assuntos.

São esses canais:

PublicaçõesEncontram-se disponíveis na página da Empresa: Planejamento Estratégico; Código de Ética; Melhores Práticas para a Segurança do Trabalho; e Manuais de Compliance, de Boas Práticas de Fiscalização de Contratos, de Governança Corporativa, de Gestão de Riscos e de Gestão de Gastos. Todas estas publicações poderão ser acessadas na URL: http://www. emgepron.mar.mil.br/acessoainformacao/acoes_e_programas.html

FonoclamaÉ uma ferramenta que atua na divulgação de notícias da Empresa, com o propósito de integrar os empregados à organização na qual trabalham. Ela busca abordar assuntos, de forma clara e objetiva, contribuindo sinergicamente para a disseminação do espírito de equipe. Esta publicação poderá ser acessada na URL: http://www. marinha.mil.br/emgepron/pt-br/fonoclama

EndomarketingComo ação de endormarketing e no intuito de difundir informações, promover o relacionamento e o alinhamento entre a Empresa e o público interno para alcançar os objetivos e metas da organização, a EMGEPRON possui as seguintes ferramentas para comunicação com os usuários:

Carta de Serviços | 40

Intranet – Veículo de comunicação no qual os empregados da EMGEPRON podem visualizar matérias, documentos, atividades da Empresa, acompanhar contracheque, dentre outros serviços. Poderá se acessada na URL: http://www.emgepron.mb/

TV EMGEPRON – Apresenta as principais informações da EMGEPRON, além de dar dicas de saúde e bem-estar e manter o empregado atualizado com notícias locais e mundiais.

Murais e Cartazes – Tem o propósito de manter o empregado atualizado, como por exemplo, as campanhas de conscientização.

Spark – Esta ferramenta atua de forma instantânea na estação de trabalho. Transmite de forma rápida e clara o que o empregador necessita passar para seus empregados. Esta ferramenta ainda não está disponível para todos os projetos.

Central de Notícias – É o veículo de comunicação voltado para os empregados da sede. Nele são colocadas informações como avisos, notas, novas Normas de Procedimento – NP, dentre outros.

CONTRACHEQUE – Informa aos empregados o principal conteúdo do mês referente a assuntos internos e também como forma de conscientização para assuntos diversos.

Enquetes e Campanhas de Endomarketing – Visa estimular os empregados a participarem de campanhas e concursos, aproximando-os da Empresa e melhorando o entendimento da sua cultura. Todos podem sugerir temas a serem abordados.

Contatos e informações:

• Telefone: (21) 3907-1794

Carta de Serviços | 41

Canais de Atendimento7

Carta de Serviços | 42

Ouvidoria

O Decreto nº 9.094 da Presidência da República, de 17 de julho de 2017, estabelece que os canais de ouvidoria e as pesquisas de satisfação objetivam assegurar a efetiva participação dos usuários dos serviços públicos na avaliação e identificar lacunas e deficiências na prestação dos serviços.

Para tal, a EMGEPRON possui os seguintes canais de atendimento da Ouvidoria, permitindo aos dirigentes públicos realizar o cadastro de reclamações, denúncias, elogios e sugestões, como também solicitar informações, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados por esta Empresa, e ainda, um canal para atendimento aos nossos empregados, específico para tratar de assuntos afetos ao PAMSE:

Ouvidoria-Chefe

Atendimento pelo telefone: (21) 3907-1809

Atendimento via email: [email protected]

Atendimento presencial/via correspondência: Divisão de Secretaria e Comunicações – Ilha das Cobras, Edifício Almirante Raphael de Azevedo Branco, Centro, Rio de Janeiro – CEP 20180-001

Ouvidoria PAMSE

Atendimento pelo telefone: (21) 3907-1888 / (21) 3907-1782

Atendimento via email: [email protected]

Atendimento presencial/via correspondência: EMGEPRON/PAMSE Ilha das Cobras, Edifício Almirante Raphael de Azevedo Branco, andar térreo, Centro, Rio de Janeiro – CEP 20180-001

Carta de Serviços | 43

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

O Serviço de Informação ao Cidadão, em cumprimento a Lei nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, possa requerer informações junto aos órgãos públicos.

A partir de 16 de maio de 2012, a EMGEPRON disponibilizou esse serviço, seja na forma presencial, via internet ou correios.

Essas demandas poderão ser realizadas conforme abaixo:

Atendimento presencial no SIC:

Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON Edifício Almirante Raphael de Azevedo Branco, térreo

Ilha das Cobras – Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20.180-001 De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: (21) 3907-1809

Neste telefone o cidadão poderá obter orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre como acessar o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – e-SIC.

Atendimento pela internet:

O atendimento pela internet poderá ser realizado diretamente no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – e-SIC, que pode ser acessada pela URL:

http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html

Carta de Serviços | 44

Atendimento pelos Correios:

Os formulários padronizados, pessoa física e jurídica, contendo pedido de acesso à informação poderão ser encaminhados via correios para o endereço abaixo e serão registrados pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC da EMGEPRON no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – e-SIC.

Os formulários estão disponíveis em: http://www1.emgepron.mar.mil. br/acessoainformacao/sic.html

Edifício Almirante Raphael de Azevedo Branco, térreo

Ilha das Cobras – Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20.180-001

Equipe de Elaboração

Ingrid Medeiros Chefe do Departamento de Marketing

Marcos Paulo Santana Diagramação

Coordenadora

Equipe Técnica

3ª Edição

JANEIRO 2019

TRANSFORMANDO PROJETOS EM REALIDADE.

Ilha das CobrasEdifício Almirante Raphael de Azevedo Branco

Centro - Rio de Janeiro - RJ - BrasilCEP: 20180-001

Tel: +55 21 3907-1800 / Fax: +55 21 [email protected]

www.emgepron.gov.br