carta de reconhecimento - bra

3
8/7/2019 Carta de Reconhecimento - BRA http://slidepdf.com/reader/full/carta-de-reconhecimento-bra 1/3  REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES ota nº 708 Cartas dos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Abbas a respeito do Reconhecimento pelo Governo Brasileiro do Estado Palestino nas Fronteiras de 1967 Carta do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “À Sua Excelência Mahmoud Abbas Presidente da Autoridade Nacional Palestina Senhor Presidente, Li com atenção a carta de 24 de novembro, por meio da qual Vossa Excelência solicita que o Brasil reconheça o Estado palestino nas fronteiras de 1967. Como sabe Vossa Excelência, o Brasil tem defendido historicamente, e em particular durante meu Governo, a concretização da legítima aspiração do povo palestino a um Estado coeso, seguro, democrático e economicamente viável, coexistindo em paz com Israel. Temos nos empenhado em favorecer as negociações de paz, buscar a estabilidade na região e aliviar a crise humanitária por que passa boa parte do povo palestino. Condenamos quaisquer atos terroristas, praticados sob qualquer pretexto. Nos últimos anos, o Brasil intensificou suas relações diplomáticas com todos os países da região, seja pela abertura de novos postos, inclusive um Escritório de Representação em Ramalá; por uma maior freqüência de visitas de alto nível, de que é exemplo minha visita a Israel, Palestina e Jordânia em março último; ou pelo aprofundamento das relações comerciais, como mostra a série de acordos de livre comércio assinados ou em negociação. Nos contatos bilaterais, o Governo brasileiro notou os esforços bem sucedidos da Autoridade Nacional Palestina para dinamizar a economia da Cisjordânia, prestar 

Upload: textos-islamicos-marcelo-salahuddin

Post on 08-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carta de Reconhecimento - BRA

8/7/2019 Carta de Reconhecimento - BRA

http://slidepdf.com/reader/full/carta-de-reconhecimento-bra 1/3

 

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILMINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

ota nº 708

Cartas dos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva eMahmoud Abbas a respeito do Reconhecimento peloGoverno Brasileiro do Estado Palestino nas Fronteiras de1967

Carta do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 

“À Sua ExcelênciaMahmoud AbbasPresidente da Autoridade Nacional Palestina

Senhor Presidente,

Li com atenção a carta de 24 de novembro, por meio da qual Vossa Excelênciasolicita que o Brasil reconheça o Estado palestino nas fronteiras de 1967.

Como sabe Vossa Excelência, o Brasil tem defendido historicamente, e emparticular durante meu Governo, a concretização da legítima aspiração do povopalestino a um Estado coeso, seguro, democrático e economicamente viável,coexistindo em paz com Israel.

Temos nos empenhado em favorecer as negociações de paz, buscar aestabilidade na região e aliviar a crise humanitária por que passa boa parte do povopalestino. Condenamos quaisquer atos terroristas, praticados sob qualquer pretexto.

Nos últimos anos, o Brasil intensificou suas relações diplomáticas com todos ospaíses da região, seja pela abertura de novos postos, inclusive um Escritório deRepresentação em Ramalá; por uma maior freqüência de visitas de alto nível, de que éexemplo minha visita a Israel, Palestina e Jordânia em março último; ou peloaprofundamento das relações comerciais, como mostra a série de acordos de livrecomércio assinados ou em negociação.

Nos contatos bilaterais, o Governo brasileiro notou os esforços bem sucedidos

da Autoridade Nacional Palestina para dinamizar a economia da Cisjordânia, prestar 

Page 2: Carta de Reconhecimento - BRA

8/7/2019 Carta de Reconhecimento - BRA

http://slidepdf.com/reader/full/carta-de-reconhecimento-bra 2/3

serviços à sua população e melhorar as condições de segurança nos TerritóriosOcupados.

Por considerar que a solicitação apresentada por Vossa Excelência é justa ecoerente com os princípios defendidos pelo Brasil para a Questão Palestina, o Brasil,

por meio desta carta, reconhece o Estado palestino nas fronteiras de 1967.

Ao fazê-lo, quero reiterar o entendimento do Governo brasileiro de que somenteo diálogo e a convivência pacífica com os vizinhos farão avançar verdadeiramente acausa palestina. Estou seguro de que este é também o pensamento de Vossa Excelência

O reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que umprocesso negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e emsegurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio, objetivo que interessa atoda a humanidade. O Brasil estará sempre pronto a ajudar no que for necessário.

Desejo a Vossa Excelência e à Autoridade Nacional Palestina êxito na conduçãode um processo que leve à construção do Estado palestino democrático, próspero epacífico a que todos aspiramos.

Aproveito a ocasião para reiterar a Vossa Excelência a minha mais alta estima econsideração.

Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil”

Page 3: Carta de Reconhecimento - BRA

8/7/2019 Carta de Reconhecimento - BRA

http://slidepdf.com/reader/full/carta-de-reconhecimento-bra 3/3

Carta do Presidente Mahmoud Abbas ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 

(Tradução não-oficial)

“Sua Excelência

Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil

Saudações,

Inicialmente, gostaríamos de estender a Vossa Excelência nossas felicitaçõespelo sucesso das eleições gerais no Brasil, louváveis por sua elevada transparência epelo alto nível do processo democrático, que levaram à vitória a candidata de seupartido como nova Presidente da República Federativa do Brasil. É com satisfação quetambém saudamos entusiasticamente o seu Governo, testemunha de um período deprosperidade econômica e mudança política qualitativa, que inscreve Vossa Excelência

na história política moderna do Brasil.

Senhor Presidente,

A atual situação nos territórios palestinos evidencia uma grande escalada dasações israelenses. O Governo de Israel recusa-se a interromper suas atividades emassentamentos. Isso paralisou o lançamento de negociações diretas, apesar das posiçõese dos pedidos de países de todo o mundo para que Israel ponha fim aos assentamentos,e, dessa forma, não apenas torne possíveis as negociações, como também dê umachance à paz. No entanto, Israel ainda desafia o mundo inteiro e insiste em suasatividades colonizadoras. Tal posição dificulta qualquer possibilidade de se alcançar umacordo por meio de negociações e cria também uma nova realidade no terreno, queinviabiliza a solução de dois Estados.

Enquanto expressamos a Vossa Excelência o nosso orgulho das valorosas ehistóricas relações brasileiro-palestinas, que refletem suas posições firmes em relaçãoao nosso povo ao longo dos anos e em nossos recentes encontros, esperamos, nosso caroamigo, que Vossa Excelência decida tomar a iniciativa de reconhecer o Estado daPalestina nas fronteiras de 1967. Essa será uma decisão importante e histórica, porqueencorajará outros países em seu continente e em outras regiões do mundo a seguir a suaposição de reconhecer o Estado palestino. Essa decisão levará também ao avanço do

processo de paz e à promoção da posição palestina, que busca o reconhecimentointernacional do Estado da Palestina. Esperamos que o nosso pedido possa receber suabondosa aceitação e esperamos também que essa iniciativa possa ser tomada antes dofim de seu mandato presidencial.

Queira aceitar os protestos de nossa mais alta estima e consideração.

Mahmoud AbbasPresidente do Estado da Palestina

Presidente do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da PalestinaPresidente da Autoridade Nacional Palestina”