carta david

3

Click here to load reader

Upload: cristina-felicio

Post on 12-Aug-2015

131 views

Category:

Travel


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carta David

Aït Oudinar, 8 de Novembro de 2009

Boa noite querida Mada,

Eu sei que estás preocupada comigo, mas escrever para mim nunca foi tão fácil como o é para ti. Se quisesses ter um telemóvel, tudo seria bem mais fácil!

Espero que te encontres de boa saúde e com menos dores .

Chegamos há quatro dias e parece que já estamos aqui há quinze. As horas passam a correr e há tanto para ver.

Chegar a Tanger foi uma grande decepção para todos. Depois de ter viajado tantas horas, descobrimos uma cidade ocidentalizada demais, decadente demais, suja demais e cheia de pessoas irritadas demais.

Demos um passeio pela Medina, subimos Ateh o forte para apreciar a vista do Estreito de Gibraltar. A Medina e o castelo foram estrategicamente construídos no alto da baía de Tanger e aí, sim, a visão do mar é magnífica.

Na primeira noite, fomos acordados às 5 da manha por alti- falantes a chamar para a primeira oração do dia. É impressionante a importância da religião no dia-a-dia. O nosso guia falou durante mais de uma hora sobre as Medinas e as orações.

No segundo e terceiro dia passámos por Fez e Marrakesh . Na área de Marrakesh o deserto do Sahara não se assemelha à imagem de deserto que guardamos , com dunas de areia e camelos a deslizar pelas vastas extensões. É , na verdade, mais uma paisagem lunar…terra seca, areia, pedras e muitos cactos por todos os lados.

Chegámos, hoje, a Boulmane. Não tem, aparentemente, muito para oferecer…mas descemos até ao vale do Dadés, com paragens ocasionais nos imensos pontos que oferecem notáveis perspectivas sobre o vale e os oásis.

Acabámos por pernoitar em Aït Oudinar no Hotel La Kasbah de la Vallé de onde te escrevo.

Amanhã, decidimos visitar a povoação que fica a uns dois quilómetros do hotel e seguimos, depois, em todo-o-terreno em direcção às entranhas da cadeia montanhosa.

Estou ansioso para fazer o nosso trabalho fotográfico nas Gargantas do Todra!

O Peter está sempre a dizer que é um dos espaços naturais grandiosos do interior marroquinos com imponentes paredes verticais dos rochedos, para além do rio majestosos.

Page 2: Carta David

Revejo, aqui, muitas das paisagens, das cores, das vozes do teu segundo filme com a Agnés…só que é muito mais grandioso… Faltavam os cheiros, fragrâncias, perfumes, sabores, calor e calor humano que encontramos no verdadeiro Marrocos.

Como sempre, tinhas razão, esta é das melhores épocas para visitar estas paragens.

Espero que gostes das fotos que te mando. Na primeira, são babuchas, numa loja em Fez. Podes ver o nosso passeio em Boulmane e … eu a comer e descansar!

Provavelmente, quando receberes esta carta já vou estar contigo, mas, mesmo assim, eu sei que tu vais gostar.

Quero muito estar perto de ti no teu aniversário. Tenho uma pequena surpresa para ti!

Beijos com muitas saudades

David

Ps: Tinhas razão, o clima aqui é tão seco que não precisei, ainda, de usar a minha bomba para a asma, nem os comprimidos sub-linguais.