caro (a) servidor, - pgp · segurança e confidencialidade dos dados de todos os servidores e...

12
Caro (a) Servidor, O Governo Federal, por meio de seu Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vem desenvolvendo o sistema SIGEPE, em substituição ao antigo Siapenet. Através dele, é possível a retirada de segundas vias de contracheques, comprovantes de rendimentos para fins de declaração do imposto de renda e mesmo a emissão de senhas de consignação. O novo sistema garante mais segurança e confidencialidade dos dados de todos os servidores e pensionistas do Governo Federal. O acesso ao mesmo é pessoal e intransferível, portanto, guarde seus dados de forma segura e não peça a ajuda de estranhos para realizar qualquer operação envolvendo o mesmo. Para iniciar o processo de cadastro, é preciso ter um endereço eletrônico (e-mail) válido cadastrado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Aqueles que não tem um e-mail cadastrado no sistema, devem entrar em contato com este órgão para que o mesmo possa efetuar o referido cadastro. Faremos aqui um breve manual no sentido de instruir o primeiro acesso e, ainda, orientar aqueles que já conhecem e/ou já acessaram o antigo sistema Siapenet. 1. Para quem já tem senha de acesso ao Siapenet: Deve-se acessar servicosdoservidor.planejamento.gov.br. Na seção de serviços, encontre a opção “SIGEPE SERVIDOR”. Clica-se na mesma para se ter acesso a uma segunda tela.

Upload: vuongkhuong

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Caro (a) Servidor,

O Governo Federal, por meio de seu Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vemdesenvolvendo o sistema SIGEPE, em substituição ao antigo Siapenet. Através dele, é possível aretirada de segundas vias de contracheques, comprovantes de rendimentos para fins de declaraçãodo imposto de renda e mesmo a emissão de senhas de consignação. O novo sistema garante maissegurança e confidencialidade dos dados de todos os servidores e pensionistas do Governo Federal.O acesso ao mesmo é pessoal e intransferível, portanto, guarde seus dados de forma segura e nãopeça a ajuda de estranhos para realizar qualquer operação envolvendo o mesmo.

Para iniciar o processo de cadastro, é preciso ter um endereço eletrônico (e-mail) válido cadastradopela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Aqueles que não tem um e-mail cadastrado no sistema,devem entrar em contato com este órgão para que o mesmo possa efetuar o referido cadastro.

Faremos aqui um breve manual no sentido de instruir o primeiro acesso e, ainda, orientar aquelesque já conhecem e/ou já acessaram o antigo sistema Siapenet.

1. Para quem já tem senha de acesso ao Siapenet:

Deve-se acessar servicosdoservidor.planejamento.gov.br. Na seção de serviços, encontre a opção“SIGEPE SERVIDOR”. Clica-se na mesma para se ter acesso a uma segunda tela.

Nesta segunda tela, deve-se selecionar de qual perfil de usuário se trata. Selecione a opção “SouServidor ou Pensionista e li as Instruções de Acesso”.

Neste momento, basta inserir o CPF e utilizar a mesma senha utilizada anteriormente no Siapenet.Clique em “Acessar”. Pronto!

2. Para os que acessam pela primeira vez ou se esqueceram da senha:

Aqueles que se esqueceram da senha ou acessam pela primeira vez devem realizar os primeirospassos demonstrados nas telas anteriores. Acessar servicosdoservidor.planejamento.gov.br, clicarem “Sigepe Servidor” e marcar “Sou Servidor ou Pensionista e li as instruções de acesso”. Emseguida clique no ícone “Precisa de Ajuda?”

Em seguida, existe a opção para esquecimento de senha ou primeiro acesso. O procedimento paraos dois casos é exatamente o mesmo. Marque a opção que esteja em acordo com a sua situação e,em seguida, clique em “Avançar”.

O sistema pedirá alguns dados cadastrados para confirmação de identidade. Preencha todos oscampos corretamente. Caso não possua o código de segurança (penúltimo campo), há apossibilidade de recuperar o mesmo. Basta preencher os demais campos e clicar na opção“Recuperar Código” posicionada ao lado do respectivo campo.

O código de segurança será enviado ao e-mail cadastrado e poderá ser recuperado para acontinuidade do processo.

Uma vez recuperado o código de segurança, pode-se continuar a recuperação de senha de acesso.Preenchendo, portanto, todos os campos e clicando em “Recuperar Senha”, o sistema enviará umamensagem novamente para o e-mail cadastrado com a senha de acesso provisória.

Esta será útil para um primeiro acesso. De posse da mesma, deve-se retomar o acesso do início e, nomomento da inserção do CPF e Senha, utilizá-la. Ao clicar em acessar, o sistema informará que asenha atual está expirada e que é necessária a criação de uma nova senha. Clique “Ok”.

Insira a senha atual (provisória enviada por e-mail) e a nova senha (8 a 10 caracteresalfanuméricos). Lembre-se: esta nova senha será definitiva, portanto, escolha algo que irá selembrar depois. No entanto, evite informações conhecidas como telefone e data de nascimento, porexemplo. Clique em “Alterar Senha”.

Pronto! O sistema informará que a senha foi alterada com sucesso. Clique “Ok”.

3. Utilizando o SIGEPE

Uma vez dentro do sistema, é simples ter acesso aos serviços desejados. Vamos aos mais comuns:

a) Emissão do Contracheque.

Para emissão do contracheque, o usuário tem duas opções, conforme tela abaixo: clicar diretamenteno ícone “Último Contracheque” ou então entrar em “Dados Financeiros”. Clicando no primeiro, onavegador abrirá imediatamente a opção de download do contracheque mais recente do usuário. Nasegunda opção, o sistema abrirá um novo menu.

Esse novo menu apresenta algumas opções em relação à vida financeira. Clique em “Consulta doContracheque”. Um terceiro menu se abrirá.

Nesse novo menu, basta selecionar o mês do contracheque que se deseja consultar e clicar em“Consultar”. A janela para download do contracheque se abrirá. Lembrando que é possível consultarcontracheques dos últimos 12 meses.

b) Comprovantes de Rendimentos

Acessando o mesmo menu do item anterior, “Dados Financeiros”, tem-se também a opção deemissão do Comprovante de Rendimentos. Clique na opção mencionada.

Selecione o “Ano Base” e clique em “Comprovante de Rendimentos”. A janela para download domesmo se abrirá. Lembrando que é possível adquirir os comprovantes dos últimos 5 anos.

c) Senha de Consignação

Para emissão da senha de consignação, deve-se acessar o menu principal do Sigepe e então clicarem “Consignações”. Será aberto o respectivo menu. Procure a opção “Gerar Código de Autorizaçãode Consignações”.

O sistema solicitará uma confirmação antes de gerar o código. Clique “Gerar Código”. Pronto! OCódigo de Autorização de Consignações será enviado para o e-mail cadastrado.

Basta ir à caixa de entrada do e-mail e imprimir o código para levar à instituição financeira.

*Os procedimentos apresentados são o padrão de acesso ao sistema SIGEPE. Caso haja algumasituação excepcional como bloqueio de acesso, favor entrar em contato com a Pró-Reitoria deGestão de Pessoas.