capital industrial

18
INDUSTRIALIZAÇÃO CAPITALISMO E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL-URBANA

Upload: amadeu-zoe

Post on 30-Jul-2015

150 views

Category:

Economy & Finance


0 download

TRANSCRIPT

INDUSTRIALIZAÇÃOCAPITALISMO E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -URBANA

CAPITALISMO INDUSTRIALMarx, em O Capital, afirma que o capitalismo comercial se caracterizava por ser exterior àprodução - o lucro advinha do transporte e comercialização das mercadorias produzidas deforma pré-capitalista (os trabalhadores ainda não eram separados da propriedade dos meios deprodução e eles vendiam ao capitalista comercial apenas o excedente de sua produção). Emcontraposição, o capitalismo industrial adentrou na produção de mercadorias, formatou aprodução de modo que o lucro é o objetivo direto das coisas produzidas, e, para tal, separou apopulação de seus meios de produção e formou uma classe que, sem ter meios de vida, vê-senecessitada de vender sua capacidade de trabalhar (força de trabalho) como uma mercadoria afim de conseguir um salário que lhe permita sobreviver. Essa classe é o proletariado. Comprandoa capacidade de agir e atuar da população, os capitalistas agora possuem o poder de tornar todaa produção em produção para o capital. O trabalho assalariado é, pois, a relação socialfundamental do capitalismo industrial.

Manchester, England ("Cottonopolis"), pictured in 1840, showing the mass of factory chimneys.

A Bethlehem Steel, fundada em 1857 em Bethlehem, Pensilvânia, nos Estados Unidos, chegou a ser a segunda maior siderúrgica do mundo.

Desenvolvimento técnico e científico

# “casamento” entre ciência e o capital.

# Inovações ligadas a ganhos de produtividade, sistemas produtivos

# Primeira e segunda revolução Industrial (carvão – petróleo –eletricidade)

# Força Mecânica e Fontes de Energia

# Telecomunicações (telégrafo)

# Invenções e patentes Industriais

Sächsische Maschinenfabrik in Chemnitz, Germany, 1868

MODERNIDADE / CONTEMPORÂNEO

Cidade ou Urbe como localde acontecimento – centropolítico, econômico e cultural

Fábrica, moradias, o cortiço,a classe trabalhadora(proletariado), a burguesia (ocapitalista)

Processo contínuo de êxodorural – expansão das infraestruturas urbanas –modernização

EXPOSIÇÃO UNIVERSAL PARIS 1889

Modernidade é definida como sendo um termo utilizado para articular um senso de diferenciação com relação ao passado, e descrever uma identidade peculiarmente moderna.Baudelaire define-a como sendo o transitório, o fugidio, o contingente, a metade da arte, cuja outra metade é o eterno e o imutável.

ILUMINISMO E DEMOCRACIA

O Iluminismo exerceu vasta influência sobre avida política e intelectual da maior parte dospaíses ocidentais. A época do Iluminismo foimarcada por transformações políticas tais como acriação e consolidação de estados-nação, aexpansão de direitos civis e a redução dainfluência de instituições hierárquicas comoa nobreza e a igreja.

o ideário iluminista é associado ao surgimentodas principais correntes de pensamento quecaracterizariam o século XIX, o liberalismo, osocialismo, e as repúblicas democráticas. Bemcomo a inúmeras revoluções políticas, levantes einsurgências que ocorreram nesse período.

ESTADOS NAÇÕES E NEOCOLONIALISMO

A ideia de nação está geralmente associada ao

sentimento e a consciência coletiva de valores e

de tradições históricas e culturais, bem como a um

destino comum que confere a um grupo de

pessoas um sentimento de identidade nacional,

tendo, nesse caso, o mesmo significado da palavra

povo.

Os Estados que se formavam estavam vinculados

a um poder, a um povo, a um território e as suas

fronteiras, que no período moderno emolduravam

o Estado Nação.

Na realidade, estes estados não eram homogêneos,pois formavam-se com a unificação de diversasnações, que possuíam diferenças linguísticas eétnicas a partir de um projeto de identificaçãonacional empreendido nas instituições de educaçãoe cultura.

Thomas Hobbes, em seu livro o Leviatã, justificoua necessidade do Estado despótico. ParaHobbes, na sociedade primitiva ninguém estavasujeito às leis, todos estando em guerra entresi (bellum omnia omnes) – o homem era comoum lobo para o próprio homem (homo hominilupus). Posteriormente, o homem dotado darazão e do sentimento de autoconservaçãobuscou unir-se em uma sociedade civil,mediante um contrato segundo o qual cada umcede seus direitos ao soberano.

Maquiavel, no livro O Príncipe, aconselhao soberano florentino a que fique acima dasconsiderações morais, mantendo a autonomiapolítica. Para ele, “os fins justificam os meios” ea razão de Estado deve sobrepor-se a tudo, ouseja, o soberano tudo pode fazer pelo bem-estardo país.

Neocolonialismo é o processo de dominação políticae econômica estabelecido pelas potênciascapitalistas emergentes ao longo do século XIX einício do século XX, que culmina com a Partilha daÁfrica e da Ásia, (colonização da África e da Ásia). Adisputa por novas terras envolve Reino Unido,França e Bélgica, primeiras potênciasindustrializadas; Alemanha e Estados Unidos, queconhecem o apogeu industrial e econômico a partirde 1870; e Itália, Rússia e Japão, que ingressavam navia da industrialização.