capef celebra conquistas com aÇÕes entre … · mos, portabilidade, opções previdenciárias e...

7
CAPEF CELEBRA CONQUISTAS COM AÇÕES ENTRE PARTICIPANTES VOCÊ EM FOCO Responda nossa Pesquisa de Comportamento e concorra a prêmio PORTAS ABERTAS Participantes estreiam novo programa e conhecem estrutura da Capef CONHEÇA SEU PLANO Entenda as duas fases de Aposentadoria Programada do Plano CV I edição Nº 1 - ANO 2018 INFORMATIVO DO SEU PLANO DE PREVIDÊNCIA | N o 137

Upload: vodat

Post on 17-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CAPEF CELEBRA CONQUISTAS COM

AÇÕES ENTRE PARTICIPANTES

VOCÊ EM FOCO Responda nossa Pesquisa de Comportamento e concorra

a prêmio

PORTAS ABERTAS Participantes estreiam novo

programa e conhecem estrutura da Capef

CONHEÇA SEU PLANO Entenda as duas fases de

Aposentadoria Programada do Plano CV I

edição Nº 1 - ANO 2018

INFORMATIVO DO SEU PLANO DE PREVIDÊNCIA | No 137

2 3Acontece ed. Jan-Fev/2018

www.capef.com.br

DESTAQUE

A CAPEF QUER SABER MAIS SOBRE VOCÊ. RESPONDA NOSSA PESQUISA DE COMPORTAMENTO!

RESPONDA E CONCORRA A PRÊMIO!Aqueles que responderem a pesquisa até o dia 30 de

abril concorrerão ao sorteio de uma Caixa de Som

Bluetooth!

CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO!

A PALAVRA DA DIRETORIA

Nós todos temos muito o que agradecer à Di-retoria e aos colegas do Banco que nos idos de 1967, quando as questões de previdên-cia não eram tão palpitantes como nos dias atuais, criaram a Capef. Ao completar seus 51 anos de existência no dia 08 de março e passar por muitos desafios, a Entidade é hoje uma instituição sólida, que administra dois Planos previdenciários - BD e CV I -, sendo reconhecida exemplarmente pelos seus par-ticipantes, patrocinadores, colegiados e pelo próprio mercado.

Nesses 51 anos, as mudanças e os desafios têm sido uma constante. Com o advento das redes sociais, dos aplicativos, enfim, das no-vas tecnologias, nossos relacionamentos estão passando por mudanças comporta-mentais, assim como nossa interação com empresas, produtos e serviços. Nesse con-texto, gostaríamos de conhecer, por meio de uma pesquisa lançada no nosso site, o perfil comportamental dos nossos participantes. Participe.

E por falar em aplicativos, o do Plano CV I está de cara nova e com quatro novos menus disponíveis, prontinhos para você utilizá-los

de maneira rápida, fácil e amigável: emprésti-mos, portabilidade, opções previdenciárias e cadastro da aposentadoria no INSS.

Mas toda essa tecnologia à nossa disposição continua sendo complementar aos relaciona-mentos presenciais. Sabendo disso, desde o ano passado que a atual Diretoria da Caixa tem buscado uma maior aproximação com seus participantes. Estamos fazendo isso por meio de visitas aos locais de trabalho nas di-versas unidades do Banco, prestando contas dos resultados e levando informações aos nossos participantes. Mas, também, temos in-centivado os nossos participantes a visitarem a Capef.

Criamos, então, o Programa Capef de Portas Abertas para que nossos participantes conhe-çam nossa estrutura organizacional, nossas gerências e suas equipes, troquem ideias com a Diretoria, enfim, possam ter uma visão am-pliada sobre a entidade e as pessoas que estão cuidando do seu futuro.

Parabéns, Capef! Continue cumprindo sua missão, com tecnologia, credibilidade e relacionamentos fortalecidos.

SUMÁRIODESTAQUECapef celebra conquistas com ações entre Participantes

NOTÍCIASParticipantes estreiam novo programa e conhecem estrutura da Capef

PORTASABERTAS

4 6 10CULTIVE SEU DINHEIRO

8

EXPEDIENTECaixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil - CAPEF

Diretor-Presidente: José Jurandir Bastos Mesquita; Diretor de Administração e Investimentos: Marcos José Rodrigues Miranda; Diretor de Previdência: Francisco José Araújo Bezerra; Coordenação: Raquel Ribeiro; Redação: Fábio de Oliveira e Juliana Cavalcante; Projeto Gráfico e Diagramação: GO! Branding + Design.

GESTÃOTRANSPARENTE

11

Fran BezerraDiretor de Previdência

Jurandir MesquitaDiretor-Presidente

Marcos MirandaDiretor de Adm. e Investimentos

Um dos principais objetivos buscados com a atualização de nossa marca é colocar em prática uma nova forma de comunicar e se relacionar, mais próxima de você, Participante.

Mas para que consigamos alcançar esse propósito, tornando nossas ações mais assertivas, é importante conhecermos melhor sobre os seus gostos, hábitos e costumes.

Para isso, lançamos no início do mês de março uma Pesquisa de Comportamento, com apenas 12 perguntas, cujas respostas nos ajudarão a entender um pouco mais sobre aquele que é a razão de existir da Capef: você!

São questões simples, como por exemplo: o que você costuma fazer no tempo livre? Quais jornais, revistas e sites você mais gosta de ler e acessar? Quais seus objetivos para os próximos cinco anos?

COMO PARTICIPAR?Acesse a pesquisa por meio do banner da página inicial do site www.capef.com.br

CAPEF CELEBRA CONQUISTAS COM AÇÕES

ENTRE PARTICIPANTES

4 5Acontece ed. Jan-Fev/2018

www.capef.com.br

51 ANOS

O dia 8 de março foi de celebração em dose dupla. Além de comemorarmos o Dia Internacional da

Mulher, a Capef completou 51 anos de existência.

8 D E M A R Ç O

Dia Internacional da Mulher

P A R A B É N S   A T O D A S A S M U L H E R E S Q U E F A Z E M

P A R T E D E S S E S 5 1 A N O S D E   H I S T Ó R I A !

Graças à sua confiança, chegamos a esta data de maneira  renovada e consolidada. Com uma gestão transparente - focada em resultados -, profissionais qualificados e comprometidos, construímos posição de destaque no segmento de Previdência Complementar.

Atualmente, somos a 32ª maior Entidade do Brasil e a 2ª maior do Norte/Nordes-te.   Nossos planos previdenciários reúnem

“Ser mulher é ver o infinito, ouvir o silêncio, cheirar a ausência, tocar as nuvens e pos-suir o sexto sentido de amar sem limites”.

mais de 12 mil Participantes e já somam mais de R$ 4 bilhões em patrimônio.

Como forma de lhe agradecer por fazer parte desta história, preparamos algumas ações para oferecer mais comodidade aos nossos Participantes e estar mais perto de você.

APP PLANO CV I DE CARA NOVA E COM NOVOS MENUS

PROMOÇÃO: BAIXE O APP E CONCORRA A PRÊMIOS!

COMO BAIXAR O APP PLANO CV I?

A fim de oferecer mais praticidade aos usuários do Aplicativo Plano CV I, também no mês de aniversário da Capef foram disponibilizados novos menus no APP.

A partir de então, os Participantes do Plano CV I podem acessar do smartphone informações sobre: Empréstimos, Portabilidade, Opções Previdenciárias e Cadastro INSS (mais detalhes das funcionalidades na imagem ao lado).

Além disso, visando tornar todos os nossos canais adequados à nova marca, o App ganhou novo visual, com a atualização do logotipo, cores e fontes.

Mesmo que já tenha o APP instalado em seu smartphone, você também pode participar, enviando um print dos novos menus para o mesmo e-mail.

A promoção é válida até 30 de abril.

1. Faça o download do APP Plano CV I;2. Envie um print da tela do seu Smartphone com o APP aberto para o e-mail [email protected]; 3. Concorra ao sorteio de três conjuntos de brindes institucionais!

Acesse as lojas da Apple Store (iOS) ou da Google Play (Android) e digite no campo de busca: “Plano CV I”.

Durante a semana do aniversário da Capef, entre os dias 7 e 9 de março, realizamos a ação promocional Capef no Passaré.

Na oportunidade, profissionais da Enti-dade estiveram em estande na Direção Geral para realizar atendimento aos funcionários do Banco sobre assuntos relacionados aos Planos BD e CV I.

Ainda, aqueles que não são Partici-pantes do Plano CV I tiveram a opor-

tunidade de efetuar uma simulação de adesão e esclarecer eventuais dú-vidas sobre o Plano.

Além disso, aqueles que marcaram presença em nosso estande e mostra-ram que já estavam usando o Aplica-tivo Plano CV I, ou que levaram algum colega não aderente para realizar uma simulação, concorreram ao sorteio de brindes institucionais participando da Roleta Premiada.

ESTANDE CAPEF NO PASSARÉ

PARTICIPANTES ATENDIDOS

126

FUNCIONÁRIOS ADERIRAM AO

PLANO CV I

4

FUNCIONÁRIOS CONCORRERAM A BRINDES NA

ROLETA PREMIADA

113

Agir com clareza e inspirar confiança são atitudes fundamentais que a gestão da Capef deve ter para que a Entidade cumpra sua missão e atinja os obje-tivos de sua visão.

Não é à toa que transparência e credibilidade estão entre os valores listados no propósito de existir da nossa Caixa de Previdência. Afinal, quem vai aplicar seu suado dinheiro durante tantos anos em uma empresa que não confia?

Visando reforçar esses princípios, lançamos em 2018 o programa “Capef De Portas Abertas”. O ob-jetivo da ação é estimular a visita dos Participantes à nossa sede, em Fortaleza, para conhecer como funciona a administração dos seus recursos e a es-trutura física da Entidade.

As visitas, previamente agendadas, acontecem to-das as últimas sextas de cada mês. E nos dias 23 de fevereiro e 23 de março 14 Associados, entre ativos e assistidos, estrearam a ação.

Na oportunidade, os Participantes foram recepcio-nados pela Diretoria da Capef, assistiram a uma breve apresentação dos diretores sobre a atual si-tuação dos nossos Planos, percorreram todas as áreas da sede para conhecer como funciona cada uma delas e ainda receberam um conjunto de brin-des institucionais de boas-vindas.

Participantes estreiam novo programa e conhecem estrutura da Capef

AGUARDAMOS POR VOCÊ!Se você mora em Fortaleza, ou estiver na cidade em algumas das datas previstas, venha conhecer pessoalmente como a Capef administra o seu Plano de Previdência!

As próximas visitas estão agendadas para os dias 27/04, 25/05 e 29/06, às 15h. Para participar, acesse o banner da página inicial do nosso site e preencha o formulário com seus dados e data desejada.

Eu achei o nível muito elevado, vi pessoas com excepcional qualidade de atendimento. Eu acredito que a Capef mostrou para nós, com muita transparência, cada setor, cada função, o que cada um faz dentro do seu mister (ofício).

Tarcísio José da Silva, aposentado

Adeilton Arcanjo de Moura, aposentado

Evangelina Aragão Matos, ganhadora do sorteio da Capef no EA 2018.

Nós estávamos precisando de um

programa deste nível. Os participantes

necessitam conhecer a Capef, a sua

finalidade, a sua estrutura, o que

estão fazendo hoje para nos proteger

e nos assegurar os benefícios que temos

direito.

7ed. Jan-Fev/2018

www.capef.com.br

6 Acontece

Durante o evento, além de esclarecer dúvidas sobre os Planos BD e CV I, nossos profissionais realizaram ações interativas com os Participantes, que puderam concorrer a prêmios.

Assim como ocorreu na ação Capef no Passaré, aqueles que visitaram nosso estande e mostraram que tinham o APP Plano CV I no smartphone jogaram a Roleta Premia-da e concorreram a brindes institucionais. Já aqueles que responderam à Pesquisa de Comportamento (mais na pá-gina 3) concorreram a uma Caixa de Som Bluetooth ao fim do evento. A vencedora foi a Participante Ativa de Fortale-za Evangelina Aragão Matos!

CAPEF NO ENCONTRO DE ADMINISTRADORES 2018

Visitantes da edição de março assistem

apresentação da Diretoria.

Visitantes da edição de fevereiro

conhecem a área de Investimentos

Mobiliários.

Alinhada com a nossa proposta de estar cada vez mais perto de você, a Capef marcou presença no Encontro de Administradores (EA) do Banco do Nordeste, realizado nos dias 1º e 2 de março em Camaçari/BA.

O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – ano base 2017 - teve início no dia 1º de março e se estende até 30 de abril. A multa para quem não fizer a declaração ou entregá--la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

Desde o fim de fevereiro, o documento contendo as informações da Capef ne-cessárias para que você possa efetuar o procedimento encontra-se disponível em nosso site. Caso ainda não tenha acessa-do, veja abaixo como proceder:

PARTICIPANTES ASSISTIDOSPara ter acesso, os aposentados e be-neficiários de pensão deverão realizar o login na área interna do site, clicar em Menu “Demonstrativo” e, em seguida, “Comprovante de Rendimentos”.

Destaca-se que também enviamos aos Participantes Assistidos e Beneficiários de Pensão o documento impresso para suas residências.

PARTICIPANTES ATIVOSJá os Participantes Ativos devem realizar o login na área interna do site, acessar o menu “Outros Serviços”, “Informações de IRPF”.

Ressalta-se que no documento direcio-nado para esse público constam infor-mações sobre empréstimos e contribui-ções extra folha, já que as contribuições ordinárias descontadas em folha de pa-gamento constam no Comprovante de Rendimentos disponibilizado pelo Banco do Nordeste.

IR 2018: Prazo para entrega da declaração vai até final de abril

* A rentabilidade é calculada com base na fórmula a seguir: [(1+Taxa de Juros) x (1 + x% do IPCA) – 1] x 100%

1ª FASE

Benefício recebido durante os primeiros 22 anos de aposentadoria programada.

QUANDO?Como em um Plano de Contribuição Definida (CD), o benefício é calculado com base no saldo total da conta individual do Participante, após serem descontadas:

COMO É CALCULADO O VALOR DO BENEFÍCIO?

As despesas administrativas durante a fase de benefício (taxa única de 2,7%); 1

A parcela destinada ao custeio de benefícios na fase de renda vitalícia e do pecúlio de aposentado

2

(esse percentual varia de acordo com o perfil do Participante, tendo como variável principal a idade de aposentadoria do Participante);

Seu Napoleão se aposentou em dezembro de 2017 aos 60 anos

Durante a fase ativa, ele acumulou R$ 500 mil no Plano CV I em sua conta individual

EXEMPLO

* Pecúlio é um valor assegurado aos beneficiários ou designados do Participante na ocasião do seu falecimento, pago em parcela única,

que pode ser rateado caso haja mais de um beneficiário ou designado.

** Lembre-se: conforme mencionado anteriormente, esse percentual se aplica exclusivamente para o caso do Seu Napoleão, pois varia de acordo com o perfil do Participante, tendo como variável principal

sua idade na aposentadoria.

SALDO CONTA INDIVIDUALR$ 500.000,00

Taxa para Despesas Administrativas 2,7% = R$ 13.500,00

Parcela destinada ao custeio de benefícios na fase de RendaVitalícia e do Pecúlio de Aposentado*

15%** = R$ 75.000,00

2,70%R$ 13.500DESPESAS ADMINISTRATIVAS

15%R$ 75.000RENDA VITALÍCIAE PECÚLIO

82,30%R$ 411.500

CONTA INDIVIDUAL

Pronto, já temos o valor base! Para chegar ao valor do benefício nessa fase é realizadoum cálculo financeiro com base:

No saldo remanescente na conta individual do participante (R$ 411.500,00);

Na taxa de juros do plano na data da aposentadoria;

No prazo de recebimento de benefício (22 anos).

Nesse caso, o Benefício seria de aproximadamente

R$ 2.602,81Em função da variação da Cota no ano, descontada da taxa de juros do Plano na data da concessão, que atualmente é de 5,25%.

ATUALIZAÇÃO ANUAL DO BENEFÍCIO NESTA FASE

Moeda instrumental do plano que permite mensurar o direito previdenciário do Participante, por meio da apuração da sua participação individual no patrimônio total do plano de benefícios.

A cota é atualizada pela rentabilidade dos investimentos.

Isso significa que o reajuste anual será de acordo com o retorno das aplicações dos recursos!

MAS O QUE É ESSA COTA MESMO?Ao avaliarmos os cenários,

podemos concluir que a atualização anual dos

benefícios da fase Renda Certa a Prazo Certo está diretamente vinculada ao

desempenho dos investimentos!

Após 22 anos de aposentadoria, Dona Laura passou para a fase de Renda Vitalícia.

No último mês em que recebeu o benefício na fase de Renda Certa a Prazo Certo, Dona Laura recebeu um valor de R$ 4.000,00.

Assim, o valor do seu benefício vitalício será de R$ 4.000,00.

EXEMPLO

De acordo com a rentabilidade dos investimentos, não podendo o índice da atualização ser superior a 100% nem inferior a 30% da variação do IPCA!

ATUALIZAÇÃO ANUAL DO BENEFÍCIO NESTA FASE

META ALCANÇADA

Rentabilidade

9,46%*(5,25% + 100%do IPCA)

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (100% do IPCA)

Atualização do Benefício

4,0%

META SUPERADA

Rentabilidade

11,57%*(5,25% + 150% do IPCA)

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (100% do IPCA)

Atualização do Benefício

4,0%

MUITO ABAIXO DA META

3,15%*(5,25% -50% do IPCA)

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (30% do IPCA)

Atualização do Benefício

1,20%Rentabilidade

ABAIXO DA META

7,36%*(5,25% +50%do IPCA)

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (50% do IPCA)

Atualização do Benefício

2,0%Rentabilidade

Como podemos ver, a atualização anual dos benefícios da fase de Renda Vitalícia também está diretamente vinculada ao

desempenho dos investimentos.

No entanto, a atualização nesta fase não pode ser maior do que 100% nem menor do que 30% da variação do IPCA!

Benefício vitalício recebido após os primeiros 22 anos de Aposentadoria Programada.

QUANDO?2ª FASE

RENDA VITALÍCIA

O valor será igual ao último benefício recebido na fase de Renda Certa a Prazo Certo.

Esta fase apresenta características de um plano de Benefício Definido (BD).

COMO É CALCULADO O VALOR DO BENEFÍCIO?

DESTINAÇÃO DO SALDO DA CONTA INDIVIDUAL NA DATA DA APOSENTADORIA

PREMISSA UTILIZADA: IPCA = 4,0%.LISTAMOS ABAIXO POSSÍVEIS 4 CENÁRIOS

PREMISSA UTILIZADA: IPCA = 4,0%.LISTAMOS ABAIXO POSSÍVEIS 4 CENÁRIOS

META ALCANÇADAVariação da Cota

9,46%*(5,25% + 100%do IPCA)

decorrente da rentabilidadedos investimentos

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (100% do IPCA)

Atualização do Benefício

4,0%

META SUPERADAVariação da Cota

11,57%*(5,25% + 150% do IPCA)

decorrente da rentabilidadedos investimentos

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (150% do IPCA)

Atualização do Benefício

6,0%

MUITO ABAIXO DA METAVariação da Cota

3,15%*(5,25% -50% do IPCA)

decorrente da rentabilidadedos investimentos

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (-50% do IPCA)

Atualização do Benefício

-2,0%

ABAIXO DA METAVariação da Cota

7,36%*(5,25% +50%do IPCA)

decorrente da rentabilidadedos investimentos

Meta deRentabilidade

9,46%*(5,25% + IPCA) (50% do IPCA)

Atualização do Benefício

2,0%

Você sabia que, ao se aposentar pelo Plano CV I, o seu Benefício de Aposentadoria Programada é dividido em duas fases?

Que fases são essas? Como é calculado o valor do meu benefício em cada uma delas? Quais os critérios para atualização anual do meu benefício? Para responder a essas e outras questões, elabo-ramos dois infográficos que lhe ajudarão a enten-der melhor sobre a etapa mais prazerosa do Plano CV I: a de colher os frutos!

8 9Acontece ed. Jan-Fev/2018

www.capef.com.br

APOSENTADORIA PROGRAMADA

10 11Acontece ed. Jan-Fev/2018

www.capef.com.br

PARTICIPANTE QUE INSPIRA

ELE MERECE OS PARABÉNS– DE NOVO!José Amâncio, que foi destaque no Acontece há seis anos por ter trocado o álcool pela corrida, conta sobre sua nova batalha, agora contra o câncer de boca.

A edição nº 105 do Acontece, publicada em junho de 2012, trouxe a história do aposentado de Salva-dor/BA, José Amâncio Neto. Intitulada “Ele merece os parabéns”, a reportagem mostrou a garra do nos-so Participante que conseguiu trocar os bares da capital baiana pela corrida de rua.

Seis anos após aquela publicação, trazemos mais uma história de superação de José Amâncio, conta-da pelo próprio Participante, que certamente inspi-rará muita gente: a batalha travada contra o câncer de boca descoberto há quase um ano. Confira!

A DESCOBERTA DO PROBLEMANo dia 28 de abril de 2017, dia do meu aniversário de 73 anos, infelizmente tive que conviver com dois fatos extremamente contraditórios. De um lado, recebi cen-tenas de mensagens me parabenizando, elogiando mi-nha saúde, me enaltecendo pela excelente decisão que tomei de abandonar o vício do álcool e me tornar um corredor. De outro lado, tive a confirmação dos médicos de que portava um câncer de boca, localizado na base da língua, causado sem sobra de dúvidas pelo uso do cigarro, hábito que cultivei por mais de 40 anos.

COMO ENCAREI A NOTÍCIAAssim como na prática de atividades físicas, que se a pessoa não quiser, realmente não consegue fazer, as-sim também é o tratamento que ia me submeter nos próximos dias: se eu não me esforçasse, não aguen-tasse o sofrimento, não adiantaria o esforço da família, dos amigos, dos médicos! Enfim, dependeria muito de mim e eu ali decidi que iria lutar. Seria minha primeira maratona. Cada dia de tratamento seria como um km percorrido. Seriam 33 dias úteis que teria de superar para atingir e cruzar a linha de chegada.

O TRATAMENTOForam 33 sessões de radioterapia e cinco de quimiote-rapia, que duraram 46 dias corridos. Depois vieram os 60 dias de espera para fazer o exame (PET/CT) apro-priado para saber se o tratamento surtiu efeito.

QUER SABER MAIS SOBRE ESSA HISTÓRIA? Acesse www.joseamancioneto.blogspot.com.br!

José AmâncioParticipante do Plano CV I

Lute com todas as forças e, sobretudo, confie em Deus e Todas as Nossas Senhoras!

O MAIOR DESAFIO DURANTE O TRATAMENTOO maior desafio foi conseguir me alimentar. Na fase crítica do tratamento de radioterapia e quimioterapia, fiquei com a boca totalmente ferida e, além disso, sen-tia enjoos, falta de paladar e saliva, como também boca seca e amarga. Um horror! Mas em nenhum momento eu pensei em desistir! Para me alimentar, eu mandava bater a comida no liquidificador, botava xilocaína na boca e “engolia” a comida. Fiz isso durante vários dias.

A SUPERAÇÃOCom muita fé em Deus e em Todas as Nossas Senho-ras, consegui atravessar o período crítico sem muito me abater e, após 60 dias do término da aplicação dos medi-camentos, o exame constatou que o tumor foi debelado!

O alívio foi grande, mas os problemas de falta de apetite, paladar e saliva, boca seca e amarga continuaram. Pre-cisei de muita resignação para suportar.

Depois surgiu uma inflamação na boca que não sarava de jeito nenhum. Só depois que fiz uma nova Ressonân-cia, que constatou não haver recidiva do tumor, foi que me conformei e passei a tentar levar uma vida normal, mesmo com o desconforto que ainda sinto.

LIÇÕES QUE INSPIRAMO câncer é uma enfermidade que a gente não pode dizer que está curado! Há um período de espera de no míni-mo cinco anos para tal. Se a pessoa ficar com medo, não consegue viver.

Durante o período mais crítico do tratamento fiquei bas-tante debilitado e perdi quase dez quilos, mas logo que re-cuperei um pouco minhas forças, voltei a fazer atividades físicas, começando com caminhadas leves, evoluindo paulatinamente até voltar a correr em ritmo moderado! Assim, estou treinando quase regularmente. Já participei de três corridas oficiais e ainda faço musculação na aca-demia e hidroginástica duas vezes por semana.

Assim, o que posso dizer é que câncer é sofrimento, mas não é sentença de morte. Quem tiver o infortúnio de ser acometido, lute com todas as forças e, sobretu-do, confie em Deus e Todas as Nossas Senhoras!

PANORAMA DOS PLANOS BD E CV IJANEIRO E FEVEREIRO / 2018

GESTÃO TRANSPARENTE

1.252Beneficiários de Pensão

36Beneficiários de Pensão

Total: 6.566

Total: 5.617

3.792Participantes

Assistidos (Aposentados)

190Participantes Assistidos (Aposentados)

Meta atuarial (IPCA + 5,25% a.a.)

Meta atuarial (INPC +5,5%a.a.)

1.522Ativos

DISTRIBUIÇÃO DOS INVESTIMENTOS

DISTRIBUIÇÃO DOS INVESTIMENTOS

0,48% Estruturados

3,02% Estruturados

0,31% Renda Variável

5,08% Renda Variável

89,28% Renda

Fixa

83,98% Renda

Fixa

7,38% Imóveis

2,12% Investimentos no Exterior

2,55% Operações com Participantes

5,80% Operações com Participantes

DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS (%)

DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS (%)

RESULTADO ATUARIAL valores em R$ mil

RESULTADO ATUARIAL valores em R$ mil

DISCRIMINAÇÃO JAN/18 FEV/18 ACUM/18Renda Fixa 1,11 0,69 1,81Renda Variável 0,81 8,55 9,43Investimentos Estruturados 0,06 1,52 1,58Imóveis 0,31 0,24 0,55Operações com Participantes 0,41 0,75 1,17Total dos Investimentos 1,03 0,68 1,72Meta Atuarial 0,72 0,56 1,29

DISCRIMINAÇÃO JAN/18 FEV/18 ACUM/18Renda Fixa 1,06 0,65 1,72Renda Variável -0,60 -0,06 -0,66Investimentos Estruturados 0,68 -0,32 0,36Investimentos no Exterior -0,58 -2,25 -2,81Operações com Participantes 0,97 0,77 1,75Total dos Investimentos 0,99 0,56 1,55Variação da Cota Previdenciária 0,98 0,56 1,54Meta Atuarial 0,76 0,69 1,45

DEMONSTRAÇÃO JAN/18 FEV/18Patrimônio Líquido garantidor dasProvisões Matemáticas (A) 3.370.025 3.370.844

Provisões Matemáticas (B) 3.342.868 3.342.092Situação Atuarial (A-B) (-) déficit (+) superávit 27.157 28.752

(B) Valor presente dos compromissos previdenciais futuros (passivo atuarial).

DEMONSTRAÇÃO JAN/18 FEV/18Patrimônio Líquido garantidor dasProvisões Matemáticas (A) 726.724 738.567

Provisões Matemáticas (B) 726.655 738.521Situação Atuarial (A-B) (-) déficit (+) superávit 69 46

(B) Valor presente dos compromissos previdenciais futuros (passivo atuarial).

QUANTIDADE DE PARTICIPANTES

QUANTIDADE DE PARTICIPANTES

COMPARATIVO DO DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS (% ACUMULADO/2018)

COMPARATIVO DO DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS (% ACUMULADO/2018)

1,29

1,45

1,72

1,55

0,41

0,61

1,05

1,05

12,19

12,19

11,72

11,72

3,82

3,82

PLANO BD

5.391Ativos

PLANO CV I

Rentabilidade CV I

Rentabilidade BD

IPCA

INPC

CDI

CDI

IBRX-50

IBRX-50

IBOVESPA

IBOVESPA

IFIX11

IFIX11

José Amâncio, Aposentado de Salvador/BA

www.capef.com.br

A CAPEF QUER SABER MAIS SOBRE VOCÊ. RESPONDA NOSSA PESQUISA DE COMPORTAMENTO!

COMO PARTICIPAR?

Acesse a pesquisa por meio do banner da página inicial do site www.capef.com.br

Responda até 30 de abril e concorra ao

sorteio de uma Caixa de Som

Bluetooth!