capacitaÇÃo em espaÇos lÚdicos risélia pinheiro iraci saviani

59
CAPACITAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS Risélia Pinheiro Iraci Saviani

Upload: ian-sintra-garrido

Post on 07-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

CAPACITAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS

Risélia PinheiroIraci Saviani

Espaço Lúdico A palavra lúdico vem do latim ludus e significa

brincar.

O lúdico é essencial para o ser humano, onde o processo de aprendizado criativo desenvolve os sentimentos de liberdade e espontaneidade.

O lúdico está no lazer, entretenimento, recreação, jogos, brincadeiras, artes, esporte e cultura, onde o adulto e a criança se colocam de forma descontraída.

 

Espaço Lúdico é o lugar onde o brincar pode existir com ou sem brinquedos, proporcionando diferentes estímulos, como brincadeiras, jogos e expressões corporal, sonora, verbal e plástica, em ambientes diversos como parques, praças, playground, salas, quadras e oficinas.

O Espaço Lúdico configura-se pelo espaço e tempo do brincar, do jogo e da diversão.

História do brincarNa Pré-história o brincar era algo natural para o ser humano, acontece nas atividades de dança, caça, pesca, lutas.

No Egito e na Grécia, até mesmo os adultos brincavam, pois toda a família fazia parte desse ato de brincar.Platão, é o primeiro que aponta a importância dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, principalmente nas áreas exatas.

Na Idade Média, a igreja considerava o jogo como algo profano, acontecendo um retrocesso.

Com os jesuítas, o lúdico volta a ter um destaque importante.

Por volta dos séculos XVII e XVIII se fez uma diferenciação entre a fase adulta e a fase da infância e apareceram novos conceitos a respeito do crescimento da criança, e assim, do brincar.

O BRINCAR PENSADORES E TEÓRICOS

Visão histórico-cultural por HuizingaWalter Benjamin, visão histórico-socialTizuko M.Kichimoto, em Jogos InfantisGilles Brugère, em Jogos e educaçãoWinnincott, em objetos transicionaisFreud com as funções terapêuticas compreendeu o

brincar como caminho real para o inconsciente, processos emocionais, numa reconstrução da experiência.

Piaget com as funções educativas estudou os aspectos cognitivos, afetivos e morais, para a construção dos conhecimentos e da afetividade

HISTÓRIA DOS ESPAÇOS LÚDICOS1934- Los Angeles- Serviço Toy Loan1963- Suécia- 1° Ludoteca (lekotec ) –atendem os

excepcionais, pais e empréstimos de brinquedos1967-Inglaterra, surgiram Toys Libraries -

bibliotecas de brinquedos para empréstimos.1976-1° Congresso /Londres –Empréstimos de

Brinquedos1987- Congresso Internacional das Toys

libraries/Toronto, Canadá-apoio à família,orientação educacional,auxilio à saúde mental , estímulo à socialização e resgate da cultura.

Criadas associações e ampliados os espaços na África do Sul, Austrália, Bélgica, França, Portugal

BRASIL1971- Exposição de brinquedos APAE1973 – Ludoteca da APAE – Rodízio de brinquedos

entre criança1981 – Brinquedoteca na Escola

Indianópolis/mantendo o setor de empréstimo e atendimento / criança

1984 – ABB (Associação Brasileira de Brinquedotecas 1985 - LABRIMP –Laboratório Brinquedos e Materiais

Pedagógicos /Brinquedoteca Faculdade Educação Usp1995 – Apoio Fundação ABRINQ “ O Direito de

Brincar” 1° Brinquedoteca pública – São Bernardo do Campo

ESPAÇO LÚDICO BRINQUEDOTECA Brinquedoteca é um espaço lúdico

criado e preparado para estimular as crianças para brincar, possibilitando o acesso a uma variedade de brinquedos, brincadeiras e expressões artísticas, dentro de um ambiente lúdico, onde se trabalha o físico, o emocional, o intelectual e o social.

ESPAÇO LÚDICO BRINQUEDOTECA

Enriquece o relacionamento entre as crianças e seus familiaresProporciona um espaço onde a criança brinca sem cobranças Estimula o desenvolvimento da concentração e atençãoDesenvolve a inteligência ,criatividade e sociabilidadeFavorece o equilíbrio emocionalProporciona acesso a um número maior de brinquedos , de

experiências e de descobertasIncentiva a valorização do brinquedo como atividade geradora

do desenvolvimento intelectual, emocional e social. ( Nilse Cunha – primeira presidente da Associação Brasileira

de Brinquedotecas)

ESPAÇO LÚDICO BRINQUEDOTECA CANTOS• Canto da Leitura • Canto Fofo• Canto do Faz de conta• Canto das Invenções• Canto das Brincadeiras• Canto das Artes/sucatoteca• Canto dos Jogos• Canto do Teatro/Música• Estantes com brinquedos• Acervo

ESPAÇOS LÚDICOS possibilidades

Família Saúde Educação Cultura,Esporte e Lazer Outros

Espaço lúdico na família

Os pais devem ser ensinados e estimulados a brincar com as crianças , de forma que adquiram conhecimentos sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Além das necessidades básicas de alimentação e cuidados de higiene, o brincar e o conversar com a criança favorece o vínculo familiar que se fortalece diante dessa vivência.

O município pode criar oportunidades para que a brincadeira em família aconteça nos finais de semana, como por exemplo, criar no coreto da praça um espaço lúdico para os bebês e seus pais.

ESPAÇO LÚDICO NA SAÚDE

O espaço lúdico terapêutico proporciona o resgate edesenvolvimento de aspectos biopsicossociais no

processohospitalar. Num primeiro momento as ações acontecem no espaçopediátrico, podendo aos poucos estender-se para todo

o hospital.O lúdico promove momentos de distração que

amenizam o sofrimento do tratamento e a interação entre a família, a criança e o cuidador e ressalta o seu valor na recuperação da criança.

Ayrton Senna - Hospital BoldriniParcerias com os outros setores do hospital e com a comunidade.Oferece aos seus pacientes: passeios, exposições de artes e comemoração dos aniversários e datas especiais, participação em campanhas educativas. Contribui, assim, para a humanização do atendimento hospitalar e para a melhoria da qualidade de vida.

Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Instituição Saúde -Graac Unifesp

ESPAÇO LÚDICO NA EDUCAÇÃO O lúdico no ambiente da

educação contempla todos os espaços e momentos, como um local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.

No processo da aprendizagem, o brincar, como linguagem da criança é uma forma de comunicação não consciente e não verbal,através da qual ela expõe o que sente, como percebe e vê o mundo e os expressa em atividades e brincadeiras, fundamentais na primeira infância.

Instituto de Educação Larabrinq BRINQUEDOTECA LARAMARA

Brincartecom - circulante J. Brasilândia

Instituição Esporte, Cultura e Lazer Ubatuba lúdico na praia

Instituição Esporte,Cultura e Lazer

Brinquedoteca ônibus Brincalhão

Clube Hebraica

SESC OSASCO

Instituição de Esporte,Cultura e Lazer

Postura da equipe em Espaço Lúdico• Gostar de trabalhar com crianças• Ser paciente, determinado, comunicativo, criativo• Estar preparado para reagir diante de uma situação inesperada• Respeitar a escolha da criança,pois aprendendo a escolher , ela se desenvolve,evolui e cresce• Enriquecer os conhecimentos e dispor para formação na área• Curiosidade e disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras• Respeitar a opinião dos adultos e/ou crianças (Andrade,1998)