caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a...

7
Caminhar para uma maior igualdade entre os Caminhar para uma maior igualdade entre os povos povos e as pessoas é a mensagem da conversão. e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade É a utopia cristã da fraternidade universal! universal! Somos utópicos? Somos utópicos? Sim, somos! Sim, somos! São as utopias que nos permitem viver São as utopias que nos permitem viver e podem transformar o deserto em terra e podem transformar o deserto em terra fértil. fértil. Leonardo Boff Leonardo Boff Texto: Lucas, 3,1-6 // 2 Advento –C-/ Texto: Lucas, 3,1-6 // 2 Advento –C-/ 6-12-15 6-12-15 Comentários e apresentação: M. Asun Comentários e apresentação: M. Asun Gutiérrez Gutiérrez

Upload: danilo-victor-marreiro-canedo

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

Caminhar para uma maior igualdade entre os Caminhar para uma maior igualdade entre os povospovos

e as pessoas é a mensagem da conversão.e as pessoas é a mensagem da conversão.É a utopia cristã da fraternidade universal!É a utopia cristã da fraternidade universal!

Somos utópicos?Somos utópicos?Sim, somos!Sim, somos!

São as utopias que nos permitem viverSão as utopias que nos permitem vivere podem transformar o deserto em terra fértil.e podem transformar o deserto em terra fértil.

Leonardo BoffLeonardo Boff

Texto: Lucas, 3,1-6 // 2 Advento –C-/ 6-12-15 Texto: Lucas, 3,1-6 // 2 Advento –C-/ 6-12-15 Comentários e apresentação: M. Asun Comentários e apresentação: M. Asun Gutiérrez Gutiérrez Música: Albinoni. Concerto nº 6 . Larguetto.Música: Albinoni. Concerto nº 6 . Larguetto.

Page 2: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene,

O ano quinze do reinado de Tibério..., para nós é hoje, com as circunstâncias históricas que vivemos cada um de nós e o nosso mundo.A salvação de Deus não é algo que sucede à margem da história, da vida de cada dia, dos problemas, preocupações, esperanças e alegrias das pessoas.Para o Deus que chega com o dom da salvação devemos preparar o caminho no hoje da nossa história.A Palavra de Deus dirige-se a todos. Os Tibérios, Pilatos, Herodes, de então e de sempre, não quieren escutá-la.

Page 3: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

No pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a No pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.João, filho de Zacarias, no deserto.

A Palavra de Deus tão pouco a escutam os homens que vivem no Templo, A Palavra de Deus tão pouco a escutam os homens que vivem no Templo, que não vivem para Deus, mas que vivem de Deus. São comerciantes que não vivem para Deus, mas que vivem de Deus. São comerciantes religiosos. Falam de Deus mas não O escutam.religiosos. Falam de Deus mas não O escutam.A Palavra, destinada a todos, vem sobre quem não pertence a nenhuma A Palavra, destinada a todos, vem sobre quem não pertence a nenhuma instituição nem a nenhuma hierarquia. Vem no deserto, lugar de silêncio, de instituição nem a nenhuma hierarquia. Vem no deserto, lugar de silêncio, de reflexão, de encontro profundo, pessoal e amoroso com Deus.reflexão, de encontro profundo, pessoal e amoroso com Deus.A Palavra vem donde não há palavras. A Palavra vem donde não há palavras.

Page 4: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos um baptismo de penitência para a remissão dos pecados,pecados,

Quem escuta a Palavra sente-se impulsionado a proclamar a Boa Notícia. Quem escuta a Palavra sente-se impulsionado a proclamar a Boa Notícia. Não a pode guardar para si mesmo. Não a pode guardar para si mesmo.

As palavras de João convidam-nos à conversão, a uma mudança de As palavras de João convidam-nos à conversão, a uma mudança de mentalidade mentalidade

e de rumo, a renovar a fé, a alargar o coração, dilatar a esperança e de rumo, a renovar a fé, a alargar o coração, dilatar a esperança e ao compromisso de construir um mundo mais solidário e mais justo para e ao compromisso de construir um mundo mais solidário e mais justo para

todos. todos. Anuncia um baptismo de conversão, que não consiste num simples rito mas Anuncia um baptismo de conversão, que não consiste num simples rito mas

numa profunda mudança de vida.numa profunda mudança de vida.

JordãoJordão

Page 5: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

como está escrito no livro do profeta Isaías:como está escrito no livro do profeta Isaías:Uma voz clama no deserto:Uma voz clama no deserto:

preparai o caminho do Senhor;preparai o caminho do Senhor;endireitai as suas veredas;endireitai as suas veredas;

Preparar o caminho é um programa para nós.Preparar o caminho é um programa para nós.Para preparar o caminho temos de nos perguntar que coisas Para preparar o caminho temos de nos perguntar que coisas podemos“aplanar”, “encher”, “rebaixar”, “endireitar”, “nivelar”... no nosso podemos“aplanar”, “encher”, “rebaixar”, “endireitar”, “nivelar”... no nosso caminho pessoal e social. caminho pessoal e social. Jesus traz-me o amor, a paz, a liberdade. Enche-me de libertação, sinto-me Jesus traz-me o amor, a paz, a liberdade. Enche-me de libertação, sinto-me salvo. salvo. E agora, que tenho que fazer? Converter-me em libertação para os outros. E agora, que tenho que fazer? Converter-me em libertação para os outros. Para que todos sintam e vejam a salvação de Deus. Para que todos sintam e vejam a salvação de Deus. Aplanar, endireitarAplanar, endireitar… as escandalosas atitudes prepotentes e injustas que … as escandalosas atitudes prepotentes e injustas que empobrecem a tantas pessoas, para que possam recobrar a sua dignidade empobrecem a tantas pessoas, para que possam recobrar a sua dignidade roubada.roubada.

Page 6: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas.as veredas escarpadas.E toda a criatura verá a salvação de Deus.E toda a criatura verá a salvação de Deus.

A salvação que Jesus traz é universal, para todos.A salvação que Jesus traz é universal, para todos.A nossa tarefa e missão consiste em igualar as relações humanas, que têm A nossa tarefa e missão consiste em igualar as relações humanas, que têm de passar da desigualdade à igualdade, da injustiça à justiça.de passar da desigualdade à igualdade, da injustiça à justiça.Onde houver montes de soberba, egoísmo e injustiça…, ponhamos Onde houver montes de soberba, egoísmo e injustiça…, ponhamos humildade, solidariedade e caridade. humildade, solidariedade e caridade. Onde há colinas de vaidade, ambição e inveja…, ponhamos bondade, Onde há colinas de vaidade, ambição e inveja…, ponhamos bondade, sinceridadesinceridade e compaixão. e compaixão. Torno possível a passagem de Deus pela minha vida pessoal, familiar, Torno possível a passagem de Deus pela minha vida pessoal, familiar, laboral, social..?laboral, social..?

Page 7: Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

Que sejamos ousados, Senhor!Sim, ousados! e permite que tenhamos eempre:

.... nos olhoscapacidade para descobrir e ver a tua presença na

realidade;.... nos ouvidos

a escuta respeitosa e atenta às súplicas e gritos dos que não têm voz;

....nos lábiosuma palavra terna e boa para os que buscam e perguntam;

....no rostoas alegrias e esperanças

para os que andam tristes e perdidos;.... nos braços

a resistência e a lutapelo teu Reino aqui e agora;

....nas mãosa disponibilidade solidária

e um manancial de carícias;.... nos ombros

a fortaleza necessária para carregar os débeis, cansados e feridos.

Senhor, não me quero acostumar; faz-me ousado, Senhor!Florentino Ulibarri