caderno quest enfermagem 2011

15
 Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista Caderno de Questões – Página 1 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO À SAÚDE UNIFESP – CAMPUS BAIXADA SANTISTA PROCESSO SELETIVO 2011 ÁREA PROFISSIONAL: ENFERMAGEM 1. Questão - A Atenção Básica caracteriza-se por: A. Utilizar tecnologia de baixa complexidade. B. Por ser a retaguarda dos pronto-socorros no que diz respeito ao contato dos usuários do sistema de saúde. C. Ações de saúde no âmbito individual e coletivo. D. Por trabalhar segundo o principio da universalidade descartando, portanto, a singularidade dos usuários. E. Por sua eficácia em virtude da centralização de protocolos e condutas.  2. Questão: Sobre as desigualdades sociais e em saúde, segundo a autora Rita Barradas Barata (2009:13-15) A. As desigualdades sociais em saúde são explicadas predominantemente pela incapacidade dos indivíduos em utilizarem os serviços de saúde existentes. B. Comparando países, as desigualdades sociais em saúde são atribuídas a graus diferenciados de assistência médica. C. O estilo de vida é o p rincipal responsável pelas desigualdades sociais em saúde. D. Os fatores de risco explicam todas as ocorrencias de problemas crônicos de saúde E. Na atualidade, praticamente, não existem questionamentos sobre a existência de desigualdades sociais em saúde. 3. Questão: Na Unidade Básica de Saúde discutem-se a gravidade do quadro de ocorrência da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus em usuários do serviço, em sua maioria integrantes de grupos sociais de baixa renda, e as dificuldades em obter adesão dos portadores desses agravos ao tratamento. Hipóteses são levantadas. Apoiados no texto de autoria de Rita Barradas Barata (2009) algumas das explicações possíveis seriam: A. A concepção linear da causalidade dá conta de explicar a persistência dos padrões de comportamento que provocam essas doenças. B. A ocorrência dessas doenças está invariavelmente ligada a uma herança genética. C. As pessoas escolhem esti los de vida que as expõem a riscos e isto provoca essas doenças. D. Os comportamentos individuais são apenas evidencias mais imediatas de todo o processo de determinação da saúde e da doença. E. Não há evi dencias empíricas que indiquem que a situação de saúde seja afetada pela posição social dos indivíduos. 4. Questão: Sobre a relação de etnia e saúde: A. O efeito de viv er em uma sociedade percebida como racista não se destaca entre os aspectos geralmente subavaliados nas pesquisas epidemiológicas sobre desigualdades sociais em saúde. B. No Brasil a probabilidade de ter recém nascidos de baixo peso ou prematuros é

Upload: edson-santos

Post on 07-Apr-2018

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 1/15

Page 2: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 2/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 2 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

significativamente maior entre mães pretas quando comparadas às mães brancas.C. Em estudos epidemiológicos, o controle dos efeitos das variáveis sócio-econômicas ou relativas

a valores culturais faz com desapareçam as desigualdades sociais em saúde atribuíveis ao

pertencimento a um determinado grupo étnico.D. O efeito das desigualdades étnicas sobre a saúde não pode ser modificado pela inserção

ocupacional, como demonstrado em investigação sobre tabagismo na população norte-americana.

E. Apesar de complexas, as questões etnia e saúde são sempre passiveis de tratamentoestatístico.

5. Questão: A integralidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde. Assinale oconceito abaixo que mais se distancia deste princípio:

A. Saber-fazer ético no campo do trabalho em equipe na saúde.B. Práticas de atenção e gestão que emergem em movimento formado por trabalhadores da saúde,

usuários e gestores numa realidade sócio-histórica singular.C. Superação das fragmentações e cisões presentes no cotidiano dos serviços que compõem o

SUS.D. Exercício cotidiano de produção de novas e mais potentes práticas de atenção à saúde.E. Desenvolvimento de técnicas diagnósticas e tratamento que prescindem do conhecimento da

história de vida do paciente.

6. Questão: Sobre a relação de gênero e saúde:

A. Pode-se considerar a variável sexo como sinônimo de gênero, uma vez que a variável sexo dáconta dos processos ligados aos papéis masculinos e femininos.

B. O poder explicativo da categoria gênero secundariza a importância da estrutura social naexplicação dos fenômenos da saúde e da doença.

C. A prevalência de transtornos mentais é sempre maior para as mulheres quando comparadas aoshomens de mesma posição no mercado de trabalho.

D. No que concerne às mortes violentas, os diferenciais entre homens e mulheres são explicáveispredominantemente por razões biológicas.

E. Na maioria das populações estudadas as mulheres tem maior expectativa de vida que oshomens e referem melhor avaliação do próprio estado de saúde e menor morbidade do que oshomens.

7. Questão: Sobre o papel do Estado na Saúde:

A. A classificação dos sistemas de saúde em público, privado, hospitalocêntrico, focalizado, integralé irrelevante para a compreensão do papel do Estado no setor Saúde.

B. A polêmica gasto em saúde x investimento em saúde não diz respeito ao papel do Estado nosetor saúde, mas aos contribuintes.

C. Se o Estado exerce o papel de provedor de ações de saúde isto significa que pode prescindir deregular os prestadores privados.

D. O co-pagamento das ações de saúde pelo usuário aumenta o grau de controle do Estado sobreos prestadores privados.

E. As reformas de Estado na América Latina tem aprofundado ou introduzido segmentação dapopulação no acesso aos serviços de saúde.

8. Questão- O Sr. João teve uma dor forte no peito e foi levado ao pronto socorro de um hospital dobairro em que mora. Chegando ao hospital, em função da sua dor, passou na frente de outras

pessoas e foi atendido pelo médico. Após exame físico e um eletrocardiograma este chegou aconclusão que o Sr. João estava somente com a pressão mais alta. Após medicá-lo e aguardar ocontrole da pressão, lhe foi dada alta e orientação para que fizesse seguimento de saúde na Unidade

Page 3: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 3/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 3 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

Básica perto de sua casa, sendo dado encaminhamento para isto. Em relação ao que conhecemos  do SUS podemos dizer que:

A. O encaminhamento dado foi errado, pois como o Sr. João já tinha uma doença estabelecidadeveria ser tratado no ambulatório de especialidades da região, pois nesse serviço haveria maiscondições devido à complexidade dos equipamentos existentes.

B. A forma como atenderam o Sr. João não foi adequada. Ele passou na frente de outras pessoasdesconsiderando o principio de igualdade do SUS.

C. O Sr. João foi orientado adequadamente, pois o seguimento da hipertensão deve ser feito naUnidade Básica mais próxima de sua residência.

D. Como o Sr. João teve o diagnóstico de pressão alta durante esta ida ao hospital, mesmo tendomelhorado e não havendo alterações no ECG, deveria ter ficado internado, pois o melhor lugarpara tratar hipertensão é o hospital, onde outros exames poderiam ter sido realizados.

E. O encaminhamento foi totalmente errado, a unidade básica de saúde, com a equipe de saúde dafamília, é um local onde se deve prevenir as doenças, fazer a promoção da saúde, porém nãotem condições de tratamento das pessoas doentes.

9. Questão: Qual conceito melhor definiria ações de promoção de saúde em seus intentos dedemocratização, pluralização e diversificação de meios e fins:

A. Responsabilidade individual sobre a própria saúde.B. Auto-monitoramento da situação de saúde pelos indivíduos.C. Promoção de justiça social.D. Auto-financiamento de determinados serviços de saúde de natureza preventiva.E. Mudanças no comportamento individual evitando fatores de risco.

10. Questão: Sobre os modelos de proteção social: 

A. No modelo brasileiro de proteção social o acesso à aposentadoria e pensões é universal, aexemplo do acesso ao SUS.

B. O modelo meritocrático-corporativista não gera segmentação da população.C. O modelo brasileiro de proteção social é denominado meritocrático-corporativista.D. No modelo de proteção social vigente nos Estados Unidos não há presença do Estado.E. No modelo de proteção social universal redistributivista o acesso à assistência depende da

situação que os indivíduos ocupam no mercado.

11. Questão: Sobre a situação de saúde da população no Brasil:

A. É tal que o direito a saúde supõe definir “quem tem direito a quê e em que circunstâncias”.B. Torna necessário pensar políticas de saúde diferenciadas para áreas ricas e para áreas pobres.C. Apresenta-se de tal forma que basta estender a cobertura da Atenção Básica.D. Ainda se apresenta relação entre condições de vida precárias e mortalidade infantil mais

elevada.E. Pode ser melhor descrita como “doenças de ricos x doenças de pobres”.

12. Questão: Sobre a trajetória e histórico do sistema público nacional de saúde no Brasil:

A. O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro herdou distribuição regional de serviços de saúdealtamente desigual.

B. Antes do advento do SUS uma das vantagens do sistema público de saúde era o comandoúnico na esfera federal.C. Antes de 1990, o Ministério da Saúde era prioritário para o governo federal e implementava

Page 4: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 4/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 4 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação.D. Devido à expansão dos serviços próprios dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões –

IAP, depois INPS e depois INAMPS afirmou-se a preponderância do setor estatal no sistema

público de saúde.E. Antes da organização do SUS não havia segmentação do sistema público de saúde entre os

assalariados e os não assalariados.

13. Questão: Milton Santos (1985), ao se referir à dinâmica das cidades afirma que o dia a dia dassociedades gira em torno dos objetos fixos e dos fluxos. Qual desses significados não tem relaçãocom os dois conceitos abordados pelo autor.

A. Os fixos públicos são localizados segundo a lei da oferta e procura, que regula também ospreços a cobrar.

B. Como a maior parte dos fixos públicos se concentra na parte central das cidades resta àsperiferias, escolas e casas de saúde privadas.

C. Os fixos podem também ser públicos e privados.D. A grande cidade é um fixo enorme que são econômicos, sociais, culturais, religiosos, cruzado

por fluxos enormes, que são os homens, mercadorias, ordens e idéias.E. Fixos e fluxos influem-se mutuamente.

14. Questão: Sobre a estrutura demográfica da população:

A. As pirâmides populacionais do Brasil, nos últimos 25 anos, apresentam tendência de baseprogressivamente mais larga.

B. No Brasil, segundo dados do DATASUS no período de 1890 a 2005, constatam-seenvelhecimento da população e aumento do número de homens.

C. Os países ricos como a Suécia, por apresentarem melhores condições de vida e baixamortalidade infantil, têm uma proporção de crianças maior que países pobres.

D. No Brasil, as taxas de urbanização são iguais em todas as regiões. E. De forma geral, os coeficientes de mortalidade masculinos são maiores que os femininos.

15. Questão: Deve-se evitar uma postura ingênua em relação à interdisciplinaridade. Há determinanteshistóricos, institucionais e pessoais que podem levar a uma maior ou menor colaboração entre áreas.Nesse sentido, são fatores favoráveis à lógica da colaboração interprofissional e interdisciplinar emsaúde todos os listados abaixo com exceção de:

A. Modelo de atenção centrado nos usuários.B. Compromisso com a resolutividade e integralidade.C. A complexidade e imprevisibilidade da atenção em saúde.D. Busca da abordagem global, do todo, pela soma de aspectos abordados em separado.E. O percurso pessoal e individual de cada profissional e sua experiência de vida.

16. Questão: A relação entre áreas profissionais e do saber podem se estabelecer de distintas maneiras.Nesse sentido, a idéia de interdisciplinaridade como “mediação” significa: 

A. Que a área mais próxima do objeto abordado assuma a coordenação e articulação entre asdemais 

B. A existência de pessoas ou órgãos institucionais que viabilizem e monitorem a relação entresaberes, profissões e disciplinas. 

C. A exploração das potencialidades de cada área em torno de um objeto prático ou teórico

comum. D. O estabelecimento de unificação do discurso e das práticas entre as áreas envolvidas. E. A abordagem de uma questão ou problema por cada área visando posterior articulação do que

Page 5: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 5/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 5 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

foi realizado. 

17. Questão: Para efetuar mudanças no agir dos profissionais de saúde e favorecer a abertura emdireção aos que demandam atenção, apenas um dos pontos elencados abaixo não é consideradocomo fundamental:

A. Uso dinâmico dos conhecimentos já acumulados e que se tornam necessários diante do casoconcreto.

B. Produção de saberes nas atividades cotidianas dos serviços de saúde.C. Compartilhamento dos saberes emergentes no interior da equipe de saúde e com os usuários.D. Observação estrita, rigorosa e inflexível de normas, prescrições, regras formais e saberes

disciplinares que constituem-se como garantia do não prejuízo do paciente.E. Percepção da fragilidade dos espaços de previsibilidade e segurança que se ancoram nos

pressupostos científicos.

18. Questão: Coeficientes de incidência são freqüentemente confundidos com coeficientes deprevalência. Qual das seguintes afirmações não é correta?

A. Ambos são tipos de coeficientes de morbidade.B. O coeficiente de prevalência não inclui casos que tiveram início anteriormente ao específico

intervalo ou ponto estudado.C. Um coeficiente de incidência é a medida de frequência da ocorrência de novos casos da doença

numa população definida durante um intervalo específico.D. Coeficientes de prevalência e incidência são utilizados como auxiliares no conhecimento da

ocorrência de determinada doença em uma população.E. O numerador do coeficiente de prevalência inclui todas as pessoas doentes por uma causa

específica, durante um intervalo específico ou num particular ponto do tempo.

19. Questão: Tendo em vista ser a saúde um fenômeno complexo, aponte qual alternativa não secoaduna com o trabalho em equipe:

A. Mobilização de cada trabalhador com crenças, valores e histórias singulares.B. Invenção de formas de trabalhar capazes de responder ao imprevisível.C. Restrição à execução de uma determinada tarefa, para evitar erros.D. Negociação com os usuários sobre a criação de novas normas, quando couber.E. Convocação dos trabalhadores para gerir suas próprias atividades. 

20.

 Questão: No cotidiano da gestão de uma unidade básica de saúde: 

A. A contratualidade entre os diferentes profissionais de saúde interfere na gestão institucionalB. A gestão pode ser melhor definida como organograma explicativo do sistema de direçãoC. A garantia da funcionalidade do serviço é possível pela implantação de normas que inibam os

fatores imprevisíveisD. Os serviços devem ser considerados predominantemente como lugar de produção de

bens/produtosE. A ocorrência de situações singulares na assistência constitui um óbice para a gestão

Page 6: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 6/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 6 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

21. Questão – Considere as afirmativas abaixo e aponte a seqüência correta:

I- As equipes “Saúde da Família” têm como atribuições incentivar a intersetorialidade e atender ademanda programada ou espontânea promovendo educação em saúde.

II- A finalidade da estratégia da família é a de reorganizar a atenção à saúde, aproximando os

serviços de saúde das famílias e melhorando a qualidade de vida da população brasileira.

III- A estratégia “Saúde da Família” elege a família como núcleo social alvo das ações de saúde em

um território amplo e pouco definido.

IV- O conceito de território no âmbito da estratégia saúde da família é visto como um espaço social,

definido pelo conjunto social em seu interior e não pela área física que ocupa.

Estão corretas as afirmativas:A- Nenhuma está correta.

B- III.

C- II e IV.

D- I; II; III e IV.

E- I; II; IV.

22. Questão - As enchentes que ocorreram recentemente no Rio de Janeiro causaram centenas de

mortes e desestruturação de inúmeras famílias que se viram afetadas em suas atividades cotidianas.

Passados os primeiros dias da catástrofe, começaram a aparecer os primeiros casos de leptospirose.

Em relação a esta doença pode-se afirmar:

A- Constitui-se em uma zoonose causada por esperoqueta que pode penetrar na pele íntegra

imersas na água, mucosa ou ferimentos.

B- Constitui-se em uma doença transmitida por vetores em locais com altos índices de chuva e

instalação de pessoas próximas às matas e rios e a invasão da floresta para diferentes atividades

econômicas.

C- É uma doença causada por um flavovírus e a vacinação é fundamental para o controle da

doença, cujo quadro clínico se caracteriza por comprometimento hepatorrenal.

D- É uma doença de determinação social, vinculada à má qualidade de vida, à pobreza e a

situações de altos índices pluviométricos e instalação de pessoas próximas às encostas.

E- Todas as alternativas estão corretas.

23. Questão - Constituem-se ações da vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental respectivamente:

I- Notificar os agravos de notificação compulsória.

Page 7: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 7/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 7 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

II- Vigiar e controlar o sangue e hemoderivados.

III- Construir medidas de controle para as várias patologias.

IV- Observar o saneamento básico: destino do esgoto e do lixo, acesso à água potável.V- Vigiar e controlar os animais peçonhentos.

VI- Controle de comunicantes.

Estão corretas:

A- II; III, VI.

B- IV; V; VI.

C- II; IV; V.

D- I; II; IV.

E- I; II; III; IV; V.

24. Questão - As doenças de notificação compulsória devem ser notificadas por todos os profissionais

de saúde com o objetivo de evitar sua propagação. São, TODAS, doenças de notificação

compulsória, no território nacional, casos suspeitos ou confirmados de:

I- Meningite meningocóccica, Doença de Creutzfeld-Jacob, Hantaviroses.

II- Sarampo, AIDS, Cólera, Caxumba.

III- Febre amarela, Botulismo, Tétano, Raiva.

IV- Raiva, difteria, Meningite Meningocóccica.

IV- Botulismo, Cólera, Tuberculose, Hepatites virais.

Estão corretas:

A- I e IV.

B- I, III, IV e V.

C- III e V .

D- II, III e IV.

E- II e III.

25. Questão - A idéia de que todos devem ter acesso e utilizar os serviços indispensáveis para resolver

as suas demandas de saúde, independentemente do grupo social, sendo que os mais vulneráveis

devam ser tratados de maneira diferente para que a desvantagem inicial seja superada, traduz o

conceito de:

A- Integralidade

B- Equidade

C- Hierarquização e regionalização

D- Universalidade

Page 8: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 8/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 8 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

E- Nenhuma das alternativas

26. Questão - A leucemia é um termo amplo que se refere a um grupo de doenças malignas da medulaóssea sendo a neoplasia maligna mais comum da infância, correspondendo cerca de 25% a 30% dos

casos. Caracteriza-se por proliferação irrestrita de leucócitos imaturos o que acarreta uma série de

consequências no tecido hematopoiético e órgãos altamente vascularizados como baço e fígado.

Sendo assim, é possível afirmar que crianças com diagnóstico de leucemia apresentam:

A- Leucopenia, trombocitopenia, policitemia e hepatoesplenomegalia

B- Leucopenia, trombocitopenia, anemia e hepatoesplenomegalia.

C- Leucopenia, trombocitose, policitemia e hepatomegalia.

D- Leucose, trombocitose, policitemia e esplenomegalia.

E- Leucose, trombocitopenia, anemia e hepatoesplenomegalia.

27. Questão - Assinale a alternativa correta:

A- Em crianças sadias as linhas de sutura do crânio não são mais palpáveis a partir dos 12 meses

de idade.

B- A respiração abdominal ou diafragmática é identificada em recém-nascidos e crianças até 3 anos

de idade.

C- A partir dos 12 meses de idade o tórax da criança começa a apresentar um formato cilíndrico, ou

seja, o diâmetro ântero-posterior se iguala ao diâmetro transversal.

D- O bordo inferior do fígado pode ser palpável em escolares sadios, como uma massa superficial

situada 2 a 3 cm abaixo do rebordo costal direito.

E- A cessação do Reflexo de Moro acontece por volta dos 18 meses de idade.

28. Questão - Segundo a Organização Mundial da Saúde, o recém-nascido é considerado prematuroabaixo de:

A- 35 semanas de idade gestacional

B- 37 semanas de idade gestacional

C- 36 semanas de idade gestacional

D- 38 semanas de idade gestacional

E- 39 semanas de idade gestacional

29. Questão - Em 2001 foi instituído no Brasil, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), cuja

estrutura está baseada no credenciamento de Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN),

Page 9: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 9/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 9 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

em pelo menos um em cada estado brasileiro e tem a responsabilidade de: (marque V para

verdadeiro ou F para falso):

( ) Organizar a rede estadual de coleta vinculada a um laboratório específico de Triagem

Neonatal, junto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde;

( ) Utilizar um laboratório para análise clinicas e implantar o ambulatório multidisciplinar para

atendimento e seguimento dos pacientes triados;

( ) Estabelecer vínculo com a rede de assistência hospitalar;

( ) Utilizar um sistema informatizado que gerencie todo o Programa e gere os relatórios que irão

alimentar o Banco de Dados do PNTN;

( ) Dispor de informações que serão utilizadas na realização de estudos epidemiológicos e

projeções estatísticas.

A sequência correta é:

A- V, F, V, V, V.

B- F, V, V, F, V.

C- F, V, V, F, V.

D- V, V, F, V, F.

E- F, F, F, V, V

30. Questão - O exame de triagem neonatal (teste do pezinho ou PKU) preconiza que a colheita de

sangue seja realizada nas:

A- Laterais da região plantar ou mediana do calcanhar com auxílio de agulha

B- Laterais da região plantar do calcanhar com auxílio de lanceta

C- Laterais da região plantar do calcanhar com auxílio de lanceta e também de agulha

D- nas laterais da região palmar e laterais das polpas digitais com auxilio apenas da lanceta.

E- Nenhuma das anteriores

31. Questão - Em função da possibilidade de transmissão da hepatite B ao neonato durante o processo

de nascimento, alguns cuidados devem ser adotados após o parto. Esses cuidados incluem:

A- Lavar o recém-nascido com água e sabão.

B- Separar mãe e filho.

C- Alimentar precocemente o recém-nascido com leite materno ordenhado.

D- Iniciar a vacina de hepatite B após a primeira semana de vida.

E- Colher sangue do cordão para testes virológicos.

Page 10: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 10/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 10 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

32. Questão - As medidas e precauções por contato como manutenção do recém-nascido em

incubadora, uso de luvas e de capote de mangas compridas sempre que houver contato direto com o

paciente, devem ser obrigatoriamente adotadas e mantidas até a alta para os recém-nascidos comdiagnóstico de:

A- Prematuridade.

B- Enterocolite necrosante.

C- Infecção por citomegalovírus.

D- Hepatite B.

E- Sífilis congênita.

33. Questão - No período neonatal apresentam maior risco para o aparecimento de hipoglicemia os

recém-nascidos:

A- Cardiopatas, nefropatas e com malformações congênitas.

B- Portadores de distúrbios da homeostase do cálcio, potássioe magnésio.

C- Prematuros, pequenos para a idade gestacional, filhos de mãe diabética.

D- Filhos de mães portadoras de HIV, prematuros, grandes para a idade gestacional.

E- Filhos de mães diabéticas, cardiopatas, com distúrbios de homeostase do potássio.

34. Questão - É definido como amniorrexe prematura a ruptura da bolsa amniótica antes da instalação

do trabalho de parto. No caso de optar pela conduta expectante, a enfermeira deve tomar osseguintes cuidados: 

A- Realizar leucograma duas vezes por semana e toque vaginal semanal.

B- Controle de pulso e temperatura, evitando toque vaginal.

C- Administração de corticóide e uterolíticos.

D- Toque vaginal diário e abstinência sexual.

E- Todas as alternativas estão corretas.

35. Questão - Uma mulher de 62 anos chega ao AMA com fala empastada e fraqueza em seu braço eperna direita. Quais das seguintes condições descritas podem mimetizar um AVC agudo.

A- Hipoglicemia aguda induzida por insulina. 

B- Hipotensão vaso vagal e postural.

C- Hipóxia aguda.

D- Desidratação isotônica e hipovolêmica.

E- Todas as alternativas corretas.

Page 11: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 11/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 11 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

36. Questão - Sobre as possibilidades de utilização da taxonomia proposta pela NANDA para

instrumentalização e viabilização da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), é

CORRETO afirmar:A- É passível de ser utilizado na saúde pública e nos programas de saúde coletiva por possuir

eixos que definem situações de bem estar (saúde), e unidade de cuidado (indivíduo, família,

comunidade).

B- Dentro da atuação em atenção básica, é viável/útil somente nos Centros de Saúde para detectar

as alterações/problemas de enfermagem que necessitem de intervenção específica.

C- É impossível de ser utilizado em programas de saúde da família, pois trata basicamente de

diagnósticos de doença sendo, portanto, útil somente para situações de recuperação da saúde.

D- O uso de uma taxonomia como esta garante a implantação da SAE, por si só, autenticando o

serviço e garantindo respaldo legal para as ações desempenhadas pelo enfermeiro.

E- Nenhuma das alternativas está correta.

37. Questão - “O trabalho de denominação e classificação das intervenções de enfermagem (NIC) que

se iniciou no fim da década de 80, nos EUA, se caracteriza pela continuidade. Teve como impulso o

trabalho da NANDA, porque, quando é formulado um diagnóstico de enfermagem, o enfermeiro tem

o dever de fazer algo sobre ele” (DOCHTERMAN, BULECHEK). Sobre a classificação das

intervenções de enfermagem (NIC), é CORRETO afirmar:

A- Visa patentear as intervenções de enfermagem, garantindo legalmente ao enfermeiro a execuçãodas mesmas.

B- Pode ser considerada como um conjunto de respostas do indivíduo, da família ou da comunidade

aos processos vitais, problemas reais ou potenciais de saúde.

C- A intervenção pode ser definida como qualquer tratamento, baseado no julgamento e no

conhecimento clínico, que o enfermeiro realiza para melhorar os resultados do paciente/cliente.

D- O foco de preocupação das intervenções não é o mesmo do diagnóstico de enfermagem, ou

seja, o paciente.

E- Nenhuma das alternativas está correta.

38. Questão - Foram prescritos 150 mg de ampicilina EV a um lactente. Só existem no Posto

multiprofissional, frascos de 500 mg. Ao diluir o conteúdo do frasco em 5 ml de água destilada,

quantos ml devemos aplicar?

A- 0,5 ml

B- 1,0 ml

C- 1,5 ml

D- 2,0 mlE- 2,8 ml

Page 12: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 12/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 12 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

39. Questão - Uma idosa de 82 anos, chega a AMA com história de vômitos e diarréia há 2 dias. No

momento se encontra com sinais de desidratação importante. Foi prescrito 300 ml de SF 0,9% eeletrólitos em 1 hora. Na unidade só há equipo de macrogotas. Quantas gotas devem correr por

minuto :

A- 90 gts/min

B- 80 gts/min

C- 100 gts/min

D- 70 gts/min

E- 60 gts/min.

40. Questão - Marque V ou F, conforme as sentenças sejam verdadeiras ou falsas:

I. ( ) O uso da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association ), NIC (Nursing 

Intervention Classification) e NOC (Nursing Outcome Classification ) juntas representa o domínio

da enfermagem em todos os ambientes e especialidades.

II. ( ) Os resultados do paciente servem como critério para avaliar/julgar o sucesso de uma

intervenção de enfermagem e descrevem o estado, os comportamentos, as reações e os

sentimentos do cliente em resposta ao cuidado proporcionado.

III. ( ) Diferentemente do diagnóstico de enfermagem e do resultado em que o foco de

preocupação é o paciente, as intervenções têm como foco o comportamento do enfermeiro, o

que ele faz para auxiliar o paciente a atingir o resultado esperado.

A seqüência CORRETA, de I a III, é:

A- F – F – F

B- V – V – V.

C- F – V – F.

D- V – V – F.

E- F- F – V

41. Questão - Na Unidade Básica de Saúde, onde você atua como residente de Enfermagem,

comparece uma mulher para a realização de Citologia Oncótica, relatando amenorréia há 2 meses.

Durante a Consulta de Enfermagem ginecológica, os dados obtidos na anamnese são: 17 anos de

idade, trabalha distribuindo panfletos na rua, não concluiu a 6ª série, solteira, sem companheiro fixo,

menarca aos 12 e coitarca aos 15 anos, com história de sete parceiros sexuais. Quanto ao

conhecimento de métodos anticoncepcionais, refere não conhecer nenhum, porém relata utilizar a

anticoncepção oral de emergência quando necessário.

Page 13: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 13/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 13 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

Assinale a alternativa CORRETA que representa a conduta adequada nesta situação.

A- Encaminhar de imediato para a consulta de enfermagem no pré-natal, realizar cadastro no

SISPRENATAL e apresentar -se no Programa Mãe Paulistana.

B- Agendar a consulta de enfermagem no pré-natal e solicitar os exames de rotina como: grupo

sangüíneo e fator Rh, VDRL, Urina tipo I, Hemoglobina e Hematócrito, Glicemia de jejum, HIV,

Toxoplasmose, Hepatite B, Rubéola, Urocultura e Protoparasitológico.

C- Solicitar a realização de teste imunológico de gravidez antes de iniciar a coleta de citologia

oncótica.

D- Dar seguimento na consulta de Enfermagem com prioridade na coleta de citologia oncótica e

encaminhar para o grupo de planejamento familiar.

E- Encaminhar para o serviço especializado em pré-natal de alto risco.

42. Questão - Na primeira consulta de puericultura na UBS, a mãe relata que tem tido dificuldade em

amamentar o bebê, pois o “seu bico está muito machucado”. Com relação às intercorrências

mamárias no período puerperal, assinale a alternativa correta:

A- O trauma mamilar é decorrente de pega inadequada da região mamilo-areolar.

B- O ingurgitamento mamário é a estase láctea na mama, sem presença de dor.C- A mastite é uma infecção da mama causada geralmente por estreptococus.

D- O tratamento para ingurgitamento mamário é o uso de compressas quentes na mama.

E- O tratamento para traumas mamilares é o uso de pomadas cicatrizantes nas lesões.

43. Questão - A gestante Fabiana comparece à Unidade Básica de Saúde em 01/12/2010 para agendar

consulta pré-natal. Refere data da última menstruação (DUM) em 31/10/2010. Caso a gravidez seja

confirmada, qual é a data provável do parto (DPP)? 

A- 31/07/2011

B- 07/07/2011

C- 03/08/2011

D- 03/07/2011

E- 07/08/2011

44. Questão - Em relação ao exame do aparelho respiratório, a ausculta é um instrumento propedêutico

importante, devendo ser realizado por enfermeiros na avaliação clínica. Os ruídos anormais, com

características de bolhas grossas, que podem ser auscultados com clareza, na região dos brônquiose que se modificam com a tosse podem ser chamados de:

Page 14: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 14/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 14 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

A- Ruídos adventícios – SIBILOS

B- Murmúrios vesiculares- RONCOS

C- Murmúrios Vesiculares- SIBILOSD- Ruídos adventícios – RONCOS

E- Ruídos adventícios – SOPROS

45. Questão - Considerando o Calendário Básico de Vacinação da Criança, preconizado pelo Ministério

da Saúde, que vacinas uma criança saudável, nascida a termo e atualmente com três meses de vida

 já deveria ter recebido?

A- BCG e 1ª dose da vacina de Hepatite B; 1ª dose da Sabin; 1ª dose da Rotavirus; e 1ª dose daDPT.

B- BCG; 1ª e 2ª dose da vacina de Hepatite B; 1ª dose da Tetravalente; 1ª dose da Sabin; e 1ª dose

da Rotavirus.

C- BCG; 1ª e 2ª dose da vacina de Hepatite B; 1ª dose da DPT; e 1ª dose da Rotavirus.

D- BCG; 1ª dose da vacina de Hepatite B; 1ª dose da Tetravalente; e 1ª dose DPT.

E- BCG; 1ª e 2ª dose da Tríplice Viral e 1ª dose da vacina de Hepatite B e 1ª dose da Sabin.

46. Questão - Infecção é um estado de doença que resulta da presença de patógenos (microorganismos

produtores de doenças) no interior e exterior do organismo. Em relação aos estágios da infecção

podemos afirmar a evolução ao longo das seguintes fases:

A- Estágio prodrômico, estágio completo da doença, período de convalescença, período da

incubação.

B- Período da incubação, estágio completo da doença, período de convalescença, estágio

prodrômico.

C- Período da incubação, estágio prodrômico, estágio completo da doença, período de

convalescença.

D- Estágio completo da doença, período de convalescença, estágio prodrômico, período da

incubação.

E- Estágio prodrômico, período da incubação, estágio completo da doença, período de

convalescença.

47. Questão - A Sra Joana é portadora de Trombose Venosa Profunda. Na prescrição médica o item 4 é:

Clexane ®  60 mg 1x ao dia por via subcutânea. Em relação a administração da heparina de baixo

peso molecular por via subcutânea, qual a técnica correta para este procedimento?

A- Não aspirar após a punção e nem massagear após a injeção.B- Aspirar antes de dar o medicamento e, delicadamente, massagear após a injeção.

Page 15: Caderno Quest Enfermagem 2011

8/4/2019 Caderno Quest Enfermagem 2011

http://slidepdf.com/reader/full/caderno-quest-enfermagem-2011 15/15

 

Universidade Federal de São Paulo 

Campus Baixada Santista

Caderno de Questões – Página 15 – Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde 

C- Não aspirar, mas logo após a injeção, massagear.

D- Massagear após a injeção e não há necessidade de aspirar, pois não trará prejuízo.

E- Aspire após a punção e massageie por 2 minutos.

48. Questão - Você está realizando o exame do abdome. Logo após a inspeção, qual a próxima técnica

deve-se utilizar?

A- Palpação.

B- Percussão.

C- Mensuração da temperatura da pele.

D- Ausculta.

E- Não há necessidade de seguir ordem.

49. Questão - Sr João, 81 anos, foi encaminhado ao PA da AMA por impactação fecal. O diagnóstico de

Enfermagem foi CONSTIPAÇÂO. Após a realização do item 8 da prescrição médica, que constava

de Fleet Enema não houve sucesso. Foi sugerido a realização da remoção das fezes manualmente.

Durante este procedimento, qual das condições clínicas relacionada à estimulação vagal pode

ocorrer?

A- Bradicardia.

B- Taquicardia.

C- AtelectasiaD- Tamponamento cardíaco.

E- Broncoespasmo.

50. Questão - Assinale a alternativa correta em relação a pequena circulação.

A- Sangue venoso no átrio direito – valva mitral – ventrículo esquerdo – valva pulmonar – artéria

pulmonar – pulmão.

B- Sangue venoso no átrio direito – valva tricúspide – ventrículo direito – valva pulmonar – artéria

pulmonar – pulmão.

C- Sangue venoso no átrio esquerdo – valva mitral – ventrículo esquerdo – valva aórtica – aorta –

órgãos e tecidos.

D- Sangue venoso no átrio esquerdo – valva tricúspide – ventrículo esquerdo – valva aórtica –

artéria pulmonar – órgãos e tecidos.

E- Nenhuma das alternativas está correta.