caderno de questões - centrodeestudosevolucao.com.brº simulado... · cicerone: pessoa que mostra...

24
CENTRO DE ESTUDOS CENTRO DE ESTUDOS CENTRO DE ESTUDOS CENTRO DE ESTUDOS Leia as Instruções com Atenção: Os Fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar a questão e decidir sobre a alternativa correta. Transcreva a resposta para o CARTÃO-RESPOSTA preenchendo todo o círculo. Após o preenchimento não será possí- vel fazer qualquer alteração no CARTÃO-RESPOSTA, pois, se assim fizer, a questão será considerada nula. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Caderno de Questões contendo (setenta e duas) questões objetivas, sendo 08 (oito) de Língua Portuguesa, 08 (oito) de Literatura, 08 (oito) de Matemática, 08 (oito) de Química, 08 (oito) de História, 08 (oito) de Filosofia, 08 (oito) de Geografia, 08 (oito) de Física e 08 (oito) de Biologia . Caso apresente alguma incorreção, comunique imediatamente aos Fiscal, para que seja feita a troca do Caderno de Questões. 72 questões + Proposta de Redação Não rasure, não amasse, não dobre e/ou rasgue o CARTÃO-RESPOSTA. Utilize apenas , fabricada em material transparente para a marcação do CARTÃO-RESPOSTA. caneta esferográfica na cor preta Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no Caderno de Questões, se a numeração das questões e a paginação estão corretas. O candidato da e os das para fazerem as provas. Faça com tranquilidade e controle o seu tempo, o fiscal irá marcar no quadro, o tempo de prova a cada hora. Esse tempo inclui a marcação do CARTÃO-RESPOSTA. 1ª Etapa dispõe de 4 horas 2ª e 3ª Etapas terão 5 horas A desobediência a qualquer determinação contida nestas instruções e o desrespeito à equipe da coordenação e fis- calização podem eliminar o candidato. Será eliminado da prova o candidato cujo celular, que estiver ligado, tocar durante a realização do exame. O candidato que possuir cabelos compridos deve mantê-los presos, deixando as orelhas descobertas. O candidato não poderá usar boné, capacete, chapéu, chaveiro de qualquer tipo, óculos escuros, relógios e similares. Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao Fiscal o CARTÃO-RESPOSTA, devidamente assinado. 9. 10. 11. 12. 13. Caderno de Questões Simulado SIS/PSC 2ª Etapa 14h15 às 19h15 Tempo de realização da prova: 5 (cinco) horas 25.JULHO.2018

Upload: vucong

Post on 11-Nov-2018

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

CENTRO DE ESTUDOSCENTRO DE ESTUDOSCENTRO DE ESTUDOSCENTRO DE ESTUDOS

Leia as Instruções com Atenção:

Os Fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas.Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar a questão e decidir sobre a alternativa correta.

Transcreva a resposta para o CARTÃO-RESPOSTA preenchendo todo o círculo. Após o preenchimento não será possí-vel fazer qualquer alteração no CARTÃO-RESPOSTA, pois, se assim fizer, a questão será considerada nula.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Caderno de Questões contendo (setenta e duas) questões objetivas, sendo 08 (oito) de Língua Portuguesa,08 (oito) de Literatura, 08 (oito) de Matemática, 08 (oito) de Química, 08 (oito) de História, 08 (oito) de Filosofia, 08 (oito)de Geografia, 08 (oito) de Física e 08 (oito) de Biologia . Caso apresente alguma incorreção, comuniqueimediatamente aos Fiscal, para que seja feita a troca do Caderno de Questões.

72 questões

+ Proposta de Redação

Não rasure, não amasse, não dobre e/ou rasgue o CARTÃO-RESPOSTA.

Utilize apenas , fabricada em material transparente para a marcação doCARTÃO-RESPOSTA.

caneta esferográfica na cor preta

Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no Caderno de Questões, se a numeração das questões e a paginaçãoestão corretas.

O candidato da e os das para fazerem as provas.Faça com tranquilidade e controle o seu tempo, o fiscal irá marcar no quadro, o tempo de prova a cada hora.Esse tempo inclui a marcação do CARTÃO-RESPOSTA.

1ª Etapa dispõe de 4 horas 2ª e 3ª Etapas terão 5 horas

A desobediência a qualquer determinação contida nestas instruções e o desrespeito à equipe da coordenação e fis-calização podem eliminar o candidato.

Será eliminado da prova o candidato cujo celular, que estiver ligado, tocar durante a realização do exame.

O candidato que possuir cabelos compridos deve mantê-los presos, deixando as orelhas descobertas.

O candidato não poderá usar boné, capacete, chapéu, chaveiro de qualquer tipo, óculos escuros, relógios e similares.

Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao Fiscal o CARTÃO-RESPOSTA, devidamente assinado.

9.

10.

11.

12.

13.

Caderno de

Questões

Simulado

SIS/PSC2ª Etapa

14h15 às 19h15

Tempo de realização da prova:5 (cinco) horas

25.JULHO.2018

Page 2: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

28

Page 3: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

1 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

REDAÇÃO Texto 1

A Lei de Cotas para Deficientes (Lei nº 8.213/91) determina um percentual (de 2% a 5% das vagas no quadro de efetivos) para empresas, a partir de 100 funcionários, contratarem pessoas com deficiência. Apesar de ter completado 25 anos de vigência, a Lei não alcança nem a metade da meta estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Isso gera questionamentos sobre quais são as dificuldades para que sejam feitas as contratações, uma vez que há vagas disponíveis.

Uma das barreiras a ser ultrapassada é a forma como as companhias entendem a contratação de pessoas com deficiência. A principal desculpa para não empregar é a de que não são encontrados profissionais qualificados para as oportunidades oferecidas. Entretanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem quase três milhões de pessoas com deficiência no país com ensino superior, sendo que muitos possuem mestrado e doutorado. Outro ponto em discussão é a maneira pela qual as empresas estabelecem os parâmetros de contratação. Muitas, inclusive, exigem qualificações que não condizem com a realidade salarial.

É claro que a admissão da pessoa com deficiência exige adaptações para cada caso. “Cabe às empresas encontrar a forma mais adequada de incluir o funcionário no quadro de empregados”, diz Mizael Conrado de Oliveira, medalhista paralímpico na categoria futebol de cinco, para cegos, e presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB SP).

Parte significativa das companhias acredita que a contratação de colaboradores com deficiência implica gastos exorbitantes em acessibilidade física e tecnologia assistiva, fato que pode ser rebatido com exemplos de companhias que conseguiram adequar instalações sem comprometer seu orçamento, conforme informação do secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Cid Torquato Júnior. De acordo com o secretário, o Brasil conta cada vez mais com ampla diversidade de recursos, inclusive tecnológicos, que auxiliam as pessoas com deficiência em suas atividades. “Muitos deles são gratuitos ou de baixo custo, caso de alguns softwares leitores de tela”, pondera.

(Jornal do Advogado. “Lei de Cotas para Deficientes está longe de atingir metas”. www.oabsp.org.br, 12.04.2017. Adaptado.)

Texto 2

Passados 25 anos de vigência da Lei de Cotas para

Deficientes, o que temos para festejar é o nosso sonho de que um dia a realidade social possa ser perfeita. As pessoas com deficiência não devem ser destinatárias de

atos de caridade, mas de políticas públicas e privadas que lhes garantam a dignidade humana.

O não cumprimento das cotas definidas pela Lei tem acarretado a aplicação de multas injustas às empresas, mas não é fácil cumprir a lei por conta da ineficiência das ações estatais. Um exemplo: é comum que uma empresa, depois de enfrentar todas as dificuldades para selecionar um empregado com deficiência, ainda assim não possa contratá-lo pelo fato de não existir um serviço de transporte público nas imediações da empresa que seja adaptado às necessidades da pessoa com deficiência. E a multa sancionada pelo não cumprimento da cota é fixada contra o empresário.

As empresas enfrentam muita burocracia: provar, por laudo, a deficiência do empregado; adotar um programa de acompanhamento para garantir a integração ao ambiente de trabalho; não poder contratar trabalhadores com um único tipo de deficiência – por exemplo, contratar apenas cegos seria discriminação às outras deficiências; não poder exigir experiência anterior, porque existe um débito social com o trabalhador com deficiência; idem quanto à escolaridade; prover as adequações físicas, sendo que as entrevistas, por exemplo, precisam estar aparelhadas com os meios necessários – intérprete de sinais, testes em braile etc.

O não atendimento a essas exigências, assim como o não cumprimento das cotas, pode ser punido com multas pesadíssimas e a negativa de emprego pode ser considerada crime. Temos uma lei atrasada, cujo ideal jamais foi alcançado em 25 anos. Não só as ações oficiais de políticas inclusivas são irrisórias, como temos um sistema apto a sancionar empresas, mas inapto a sancionar o maior devedor social: o Estado. (Rafael Edson Pugliese Ribeiro. “Lei de Cotas para Deficientes pune empresas por falhas do Estado”. www.noticias.uol.com.br, 19.07.2016. Adaptado.)

Com base em seus conhecimentos e nos textos apresentados, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: O FRACASSO DA LEI DE COTAS PARA DEFICIENTES: NEGLIGÊNCIA DAS EMPRESAS OU FALHA DO ESTADO?

Page 4: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

2 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

PORTUGUÊS

Apenas observa o tanto de outros meninos e meninas que entram pelo grande portão de madeira. RITER, Caio. Eu e o silêncio do meu pai. São Paulo: Biruta, 2011, p. 53.

O termo destacado acima apresenta sentido equivalente à sua ocorrência no trecho a) “Queria saber do seu passado, das suas lembranças,

daquela infância comportada que tanto a tia Maria apregoava.” (p.18).

b) ”Observa o irmão maior e duvida que ele tenha suas mesmas dores, duvida que ele se incomode tanto com o que o pai faz agora.” (p.23).

c) “Porém, esse saber fica escondido no tanto de fantasia e de sonho que essas fases contêm.” (p.36).

d) "Algumas firmes, outras nem tanto." (p.94).

Leia um trecho do conto “O mata-pau”, de Monteiro Lobato, em que o narrador, em visita, pela primeira vez, à Serra do Palmital, pede ao capataz da fazenda que lhe explique o que é mata-pau. – Onde? Perguntei, tonto. – Aquele fiapinho de planta, ali no gancho daquele cedro, continuou o cicerone, apontando uma parasita mesquinha grudada na forquilha de um galho, com dois filamentos escorridos para o solo. Começa assinzinho, bota pra baixo esse fio de barbante na tenção de pegar a terra. E vai indo, sempre naquilo, nem pra mais nem pra menos, até que o fio alcança o chão. E vai então o fio vira raiz e pega a beber a substância da terra. A parasita cria fôlego e cresce que nem embaúba. O barbantinho engrossa todo dia, passa a cordel, passa a corda, passa a pau de caibro e acaba virando tronco de árvore e matando a mãe – como este aqui, concluiu, dando com o cabo do relho no meu mata-pau. (Urupês, editora Brasiliense, 1972. Adaptado)

Vocabulário tenção: intenção relho: chicote de couro torcido com cabo de madeira cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a turistas os aspectos importantes ou curiosos de um determinado lugar. É correto afirmar que, na fala do capataz, predominam a linguagem a) informal e expressões adverbiais/locuções adver-

biais de afirmação.

b) informal e expressões adverbiais/locuções adverbiais de lugar.

c) informal e expressões adverbiais/locuções adverbiais de causa.

d) científica /técnica e expressões adverbiais de lugar. e) científica/técnica e expressões adverbiais de tempo.

Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que traduz, na sequência em que aparecem, as circunstâncias grifadas. “Num átimo, cessou de todo o ruído das vozes e ele entrou a falar à vontade, calma e decididamente.” a) tempo - intensidade - modo - modo - modo b) modo - inclusão - explanação - modo - modo c) tempo - intensidade - intensidade - modo - modo d) modo - intensidade - intensidade - modo - modo e) realce - intensidade - modo - afetividade - modo

Humor não é bullying Natalia Klein

1Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já

é frequentemente sacaneado. É tiro certo, todos vão achar graça. 2Mas aí não estamos falando de humor. O nome disso é bullying.

[...] 3Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor. Por uma infelicidade, publicaram apenas um trecho da minha resposta, em que eu digo que "não posso mais fazer piadas com anão, negros, homossexuais".

4É importante deixar claro que eu disse sim essa frase pavorosa. Mas em um contexto muito mais amplo. O que eu expliquei – ou, pelo menos, tentei explicar – é que não se pode fazer piadas envolvendo assuntos polêmicos sem correr o risco de ser tachado de preconceituoso. 5Mas fingir que o preconceito não existe é infinitamente pior.

6Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância. 7Sou a favor de se fazer piada da intolerância em si. Em colocar na mesa os nossos podres para que a gente lembre que eles existem.

(Fonte: http: //www.adoravelpsicose.com.br/2011/10/humor-nao-e-bullying.html Acessado em: 27/08/2015)

Os advérbios em português servem para traduzir variadas circunstâncias, mas também, em alguns contextos, como nos textos argumentativos, são usados para expressar um ponto de vista defendido pelo produtor do texto. Esse segundo uso do advérbio aparece em

Page 5: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

3 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) “Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância (...)” (ref. 6)

b) “Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor.” (ref. 3)

c) “Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado.” (ref. 1)

d) “Mas fingir que o preconceito não existe é infinitamente pior.” (ref. 5)

O FIM DO MARKETING

A empresa vende ao consumidor — com a web não é mais assim Com a internet se tornando onipresente, os Quatro

Ps do marketing — produto, praça, preço e promoção — não funcionam mais. O paradigma era simples e unidirecional: as empresas vendem aos consumidores. Nós criamos produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos anúncios. Nós controlamos a mensagem. A internet transforma todas essas atividades.

(...) Os produtos agora são customizados em massa,

envolvem serviços e são marcados pelo conhecimento e os gostos dos consumidores. Por meio de comunidades online, os consumidores hoje participam do desenvolvimento do produto. Produtos estão se tornando experiências. Estão mortas as velhas concepções industriais na definição e marketing de produtos.

(...) Graças às vendas online e à nova dinâmica do

mercado, os preços fixados pelo fornecedor estão sendo cada vez mais desafiados. Hoje questionamos até o conceito de “preço”, à medida que os consumidores ganham acesso a ferramentas que lhes permitem determinar quanto querem pagar. Os consumidores vão oferecer vários preços por um produto, dependendo de condições específicas. Compradores e vendedores trocam mais informações e o preço se torna fluido. Os mercados, e não as empresas, decidem sobre os preços de produtos e serviços.

(...) A empresa moderna compete em dois mundos: um

físico (a praça, ou marketplace) e um mundo digital de informação (o espaço mercadológico, ou marketspace). As empresas não devem preocupar-se com a criação de um web site vistoso, mas sim de uma grande comunidade online e com o capital de relacionamento. Corações, e não olhos, são o que conta. Dentro de uma década, a maioria dos produtos será vendida no espaço mercadológico. Uma nova fronteira de comércio é a marketface — a interface entre o marketplace e o marketspace.

(...) Publicidade, promoção, relações públicas etc.

exploram “mensagens” unidirecionais, de um-para-

muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder. As comunidades online perturbam drasticamente esse modelo. Os consumidores com frequência têm acesso a informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles. São eles que controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem. Em vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, eles criam a “opinião pública” online.

Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom.

(Don Tapscott. O fim do marketing. INFO, São Paulo, Editora Abril, janeiro 2011, p. 22.)

A leitura atenta deste instigante artigo de Don Tapscott revela que o tema central de sua mensagem é: a) O advento do comércio via internet subverteu as

teorias tradicionais de marketing. b) O comércio via internet confirma todas as teorias de

publicidade e marketing vigentes. c) A aplicação dos princípios tradicionais de marketing

se tornou vital para o sucesso do comércio online. d) O comércio realizado em lojas físicas é ainda

preferível ao realizado online. e) A lei da oferta e da procura não influencia de

nenhum modo o comércio via internet.

“O solvente, segundo a onda terrorista espalhada no país, é uma espécie de veneno químico que inescrupulosos donos de postos e distribuidoras mal-intencionadas deram de adicionar à gasolina. Com isso, esses bandidos estariam lesando os concorrentes (porque pagam barato pelos adulterantes), os cofres públicos (porque os impostos significam 70% do custo da gasolina; mas são baixos quando aplicados diretamente sobre os solventes) e o consumidor, já que os produtos estranhos teriam uma atuação demoníaca na saúde do motor e dos componentes do carro, roendo mangueiras e detonando – no pior dos sentidos – o sistema de combustão. Pior: quando adicionado por especialistas, o solvente quase não deixa pistas. É indetectável em testes simples e imperceptível durante o funcionamento do veículo. Para cercar esse inimigo, QUATRO RODAS recorreu ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, o insuspeito IPT. Na tentativa de flagrar postos que estivessem misturando substâncias estranhas à gasolina, repórteres coletaram amostras de combustível Brasil afora, para submetê-las à cromatografia, um método capaz de revelar cada componente de uma amostra, bem como a quantidade de cada elemento na mistura. No primeiro lote, de doze amostras reunidas numa viagem entre Buenos Aires e São Paulo, uma revelação esperada: segundo o laudo do IPT, quatro

Page 6: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

4 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

delas estavam adulteradas pela presença de solventes em proporções acima das encontradas na gasolina de referência da refinaria Replan, de Paulínia, a 117 quilômetros da capital paulista. (D. Schelp e L. Martins, na Quatro Rodas, março/00)”

Segundo o texto: a) a gasolina brasileira é sempre adulterada nos postos

de gasolina. b) a gasolina argentina é superior à brasileira. c) os donos de postos de gasolina e, principalmente,

distribuidoras mal-intencionadas têm adicionado solventes à gasolina.

d) a situação é mais grave se o solvente é adicionado sob a orientação de pessoas que detenham uma técnica apurada.

e) a situação é tão grave que nem a cromatografia tem sido capaz de mostrar a adulteração da gasolina.

Mafalda é criação do cartunista argentino Quino. Menina precoce, serviu como porta-voz de seu criador nos tempos da Ditadura Militar argentina a) Mafalda emprega o mesmo valor semântico para o

vocábulo “indicador” no primeiro e no último quadrinho.

b) Mafalda não sabe a importância do dedo indicador. c) A expressão “dedo indicador” é utilizada de maneira

metafórica pelo autor da tirinha. d) Mafalda ainda não sabe exatamente o significado da

expressão “indicador de desemprego”

e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.

Calvin e Haroldo é criação do desenhista Will Watterson

A partir da leitura da tirinha de Calvin e Haroldo, criação do desenhista Will Watterson, é possível inferir apenas: a) A linguagem verbal é predominante. Sendo assim, a

linguagem não verbal não auxilia na construção de sentidos da tirinha.

b) O desenhista, por meio da personificação da personagem Haroldo, discute sobre a importância da indústria da guerra para a promoção da paz mundial.

c) A ironia é a figura de linguagem predominante na linguagem verbal, presente nas falas de Calvin no terceiro e quarto quadrinhos. Por meio de metáforas, Bill Watterson faz uma dura crítica à indústria norte-americana de guerra.

d) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio das expressões exibidas por Calvin e Haroldo no último quadrinho.

e) Há anáfora na constituição de todas as tirinhas.

Page 7: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

5 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

LITERATURA

Um elemento importante nos anos de 1820 e 1830 foi o desejo de autonomia literária, tornado mais vivo depois da Independência. (…) O Romantismo apareceu aos poucos como caminho favorável à expressão própria da nação recém-fundada, pois fornecia concepções e modelos que permitiam afirmar o particularismo, e portanto a identidade, em oposição à Metrópole (…). CANDIDO, Antonio. O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 19.

Tendo em vista o movimento literário mencionado no trecho acima, e seu alcance na história do período, é correto afirmar que a) o nacionalismo foi impulsionado na literatura com a

vinda da família real, em 1808, quando houve a introdução da imprensa no Rio de Janeiro e os primeiros livros circularam no país.

b) o indianismo ocupou um lugar de destaque na afirmação das identidades locais, expressando um viés decadentista e cético quanto à civilização nos trópicos.

c) os autores românticos foram importantes no período por produzirem uma literatura que expressava aspectos da natureza, da história e das sociedades locais.

d) a população nativa foi considerada a mais original dentro do Romantismo e, graças à atuação dos literatos, os indígenas passaram a ter direitos políticos que eram vetados aos negros.

Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de a) reforma e crise do Império Português na América. b) triunfo de uma consciência nativista e nacionalista

na colônia. c) Independência do Brasil e formação de seu Estado

nacional. d) consolidação do Estado nacional e de crise do regime

monárquico brasileiro. e) Proclamação da República e instauração da Primeira

República.

Sobre o Romantismo no Brasil, marque a afirmação correta.

a) A arte romântica pôs fim a uma tradição clássica de três séculos e dá início a uma nova etapa na literatura, voltada aos assuntos contemporâneos - efervescência social e política, esperança e paixão, luta e revolução - e ao cotidiano do homem burguês.

b) O lema da bandeira brasileira "Ordem e Progresso" é nitidamente marcado pelos ideais românticos: parte da suposição de que é necessário ordem social para que haja o progresso da sociedade.

c) O romantismo era um movimento antimaterialista e antirracionalista, que usava símbolos, imagens, metáforas e sinestesias com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo e antilógico.

d) O movimento inspirou-se em uma lendária região da Grécia Antiga, dominada pelo deus Pan e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo e se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.

e) O estilo romântico registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influências do Renascimento - o materialismo, o paganismo e o sensualismo - e da onda de religiosidade trazida sobretudo pela Contrarreforma.

Talvez o aspecto mais evidente da novidade retórica e formal na composição dessa obra seja justamente a metalinguagem ou a autorreflexividade da narrativa, quer dizer, o narrador “explica” constantemente para o leitor o andamento e o modo pelo qual vai contando suas histórias. Essa autorreflexividade tem um importante efeito de quebra da ilusão realista, pois lembra sempre o leitor de que ele está lendo um livro e que este, embora narre a respeito da vida de personagens, é apenas um livro, ou seja, um artifício, um artefato inventado.

Pode-se dizer também que a reflexão do narrador, além de revelar a poética que preside a composição de sua narrativa, revela também a exigência dessa poética de contar com um novo tipo de leitor: o narrador como que pretende um leitor participante, ativo e não passivo.

(Valentim Facioli. Um defunto estrambótico, 2008. Adaptado.)

Tal comentário aplica-se à obra

a) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel

Antônio de Almeida. b) O Ateneu, de Raul Pompeia. c) O cortiço, de Aluísio Azevedo. d) Iracema, de José de Alencar. e) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de

Assis.

Page 8: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

6 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa (...).

À noite e aos domingos ainda mais recrudescia o seu azedume, quando ele, recolhendo-se fatigado do serviço, deixava-se ficar estendido numa preguiçosa, junto à mesa da sala de jantar e ouvia, a contragosto, o grosseiro rumor que vinha da estalagem numa exalação forte de animais cansados. Não podia chegar à janela sem receber no rosto aquele bafo, quente e sensual, que o embebedava com o seu fartum de bestas no coito. (Aluísio de Azevedo, O cortiço. 14. ed. São Paulo: Ática, 1983, p. 22.) Levando em conta o excerto, bem como o texto integral do romance, é correto afirmar que a) o grosseiro rumor, a sexualidade desregrada e a

exalação forte que provinham do cortiço decorriam, segundo Miranda, do abandono daquela população pelo governo.

b) os termos “grosseiro rumor”, “animais”, “bestas no coito”, que fazem referência aos moradores do cortiço, funcionam como metáforas da vida pulsante dos seus habitantes.

c) o nivelamento sociológico na obra O Cortiço se dá não somente entre os moradores da habitação coletiva e o seu senhorio, mas também entre eles e o vizinho Miranda.

d) a presença portuguesa, exemplificada nas personagens João Romão e Miranda, não é relevante para o desenvolvimento da narrativa nem para a compreensão do sentido da obra.

Nesta obra, eu quis estudar temperamentos e não caracteres. Escolhi personagens soberanamente dominadas pelos nervos e pelo sangue, desprovidas de livre-arbítrio, arrastadas a cada ato de suas vidas pelas fatalidades da própria carne. Começa-se a compreender que o meu objetivo foi acima de tudo um objetivo científico.

(Émile Zola apud Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994)

Depreendem-se dessas considerações do escritor francês Émile Zola, a respeito de uma de suas obras, preceitos que orientam a corrente literária a) romântica. b) árcade. c) naturalista. d) simbolista. e) barroca.

Leia as seguintes afirmações sobre os romances Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Diário da queda, de Michel Laub. I. Os dois romances são narrados em primeira pessoa,

como processo de compreensão do vivido. II. Os dois narradores apresentam uma relação

amorosa com esposa e filhos, reproduzindo a tradição familiar.

III. O balanço final dos narradores de cada romance demonstra grande aprendizado, a partir das experiências vividas, repleto de esperança e de otimismo.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Sobre autores do Naturalismo brasileiro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. ( ) Em A carne, de Júlio Ribeiro, faz-se presente a

tensão entre intelectualidade e desejo sexual, em especial no corpo da protagonista Lenita.

( ) Em Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, há o relacionamento homossexual entre o escravo fugido Amaro e o marinheiro branco Aleixo.

( ) Em O Ateneu, de Raul Pompéia, há denúncia de preconceito sofrido pelo menino negro Sérgio, no colégio interno onde estuda.

( ) Em O mulato, de Aluísio Azevedo, o casal formado pelo “mulato” Raimundo e por sua prima branca Ana Rosa é bem aceito pelos demais personagens do romance.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – F – V – F. b) V – V – F – F. c) F – V – F – V. d) F – F – V – F. e) V – V – F – V.

Page 9: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

7 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

MATEMÁTICA

Considere dois planos α e β perpendiculares e três

retas distintas r, s e t tais que r , sα β e t .α β Sobre essas retas e os planos é correto afirmar que a) as retas r e s somente definirão um plano se forem

concorrentes com t em um único ponto. b) as retas r e s podem definir um plano paralelo à reta

t. c) as retas r e s são necessariamente concorrentes. d) se r e s forem paralelas, então elas definem um plano

perpendicular a α e .β e) o plano definido por r e t é necessariamente paralelo

a s.

A figura mostra um retângulo ABCD cujos lados medem 7 cm e 3 cm. Um cilindro será formado girando-se o retângulo ABCD em torno da reta definida pelo seu lado AB.

A medida do volume desse cilindro, em centímetros cúbicos, é mais próxima de a) 750 b) 441 c) 63 d) 126 e) 190

Girando, em uma volta completa, um triângulo retângulo de catetos 3 cm e 4 cm, em torno de seu cateto maior, teremos o sólido abaixo com suas características:

a) pirâmide com área lateral 30 cm2 e volume 10 cm3. b) cone com área lateral 15π cm2 e volume 12π cm3. c) cone com área da base 16π cm2 e volume 12π cm3. d) pirâmide com área da base e área lateral iguais a 12π

cm3. e) cone com área da base e área lateral iguais a 15π

cm3.

Analise as proposições abaixo. I. O produto de uma matriz linha por uma matriz linha

é uma matriz linha. II. Uma matriz identidade elevada ao quadrado é uma

matriz identidade. III. O produto de uma matriz por sua transposta é a

matriz identidade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. c) Somente a afirmativa II é verdadeira. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

A equação matricial

a) tem infinitas soluções. b) tem 4 soluções. c) tem 2 soluções. d) tem uma única solução. e) não tem solução.

Para descrever um código que permite transformar uma palavra P de três letras em um vetor w ∈ 3, inicialmente, escolhe-se uma matriz 3 x 3. Por exemplo, a nossa “matriz código” será:

2 2 0A 3 3 1

1 0 1

A partir da correspondência:

Page 10: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

8 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

A 1 / B 2 / C 3 / D 4 / E 5 /F 6 / G 7 / H 8 / I 9 / J 10 /L 11 / M 12 / N 13 / O 14 / P 15 /Q 16 / R 17 / S 18 / T 19 / U 20 /V 21 / X 22 / Z 23

a palavra P é transformada em vetor v do 3. Em seguida, o código da palavra P é obtido pela operação w = Av. Por exemplo, a palavra MAR corresponde ao vetor (12, 1, 17) = v a qual é codificada com w = Av = (26, 56, 29). Usando o processo acima para decodificar w = (64, 107, 29), teremos a) x 18, y 14, z 11 / SOL

b) x 12, y 5, z 11 / MEL

c) x 12, y 1, z 20 / MAU

d) x 11, y 20, z 1 / LUA

e) x 20, y 21, z 1 / UVA

Um supermercado publicou três anúncios: Anúncio 1: 2 facas, 2 garfos e 3 colheres por 27 reais; Anúncio 2: 3 facas, 4 garfos e 4 colheres por 44 reais; Anúncio 3: 4 facas, 5 garfos e 6 colheres por 59 reais. Supondo que o preço unitário de cada tipo de talher é o mesmo nos três anúncios, sendo x, y e z o preço de cada faca, garfo e colher, respectivamente, tem-se que: a) x y z b) z x y c) y z x d) z y x e) y x z

O número de ternos (x, y, z) de números inteiros positivos, maiores do que cinco, que cumprem a condição x + y + z = 30 é a) 71 b) 91 c) 61 d) 81

FILOSOFIA

Uma obra de arte pode denominar-se revolucionária se, em virtude da transformação estética, representar, no destino exemplar dos indivíduos, a predominante ausência de liberdade, rompendo assim com a realidade social mistificada e petrificada e abrindo os horizontes da libertação. Esta tese implica que a literatura não é revolucionária por ser escrita para a classe trabalhadora ou para a “revolução”. O potencial político da arte baseia-se apenas na sua própria dimensão estética. A sua relação com a práxis (ação política) é inexoravelmente indireta e frustrante. Quanto mais imediatamente política for a obra de arte, mais reduzidos são seus objetivos de transcendência e mudança. Nesse sentido, pode haver mais potencial subversivo na poesia de Baudelaire e Rimbaud que nas peças didáticas de Brecht. (Herbert Marcuse. A dimensão estética, s/d.)

Segundo o filósofo, a dimensão estética da obra de arte caracteriza-se por a) apresentar conteúdos ideológicos de caráter

conservador da ordem burguesa. b) comprometer-se com as necessidades de

entretenimento dos consumidores culturais. c) estabelecer uma relação de independência frente à

conjuntura política imediata. d) subordinar-se aos imperativos políticos e materiais

de transformação da sociedade. e) contemplar as aspirações políticas das populações

economicamente excluídas.

Francis Bacon, em sua obra Nova Atlântida, imagina uma utopia tecnocrática na qual o sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo aperfeiçoamento do conhecimento científico, o qual permitiria uma crescente dominação da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele próprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa forma de mitologia. O progresso técnico-científico consiste, para Adorno e Horkeheimer, no avanço crescente da racionalidade instrumental, a qual é incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os campos de concentração nazistas.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento técnico-científico, é correto afirmar:

Page 11: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

9 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) Bacon pensava que o incremento da racionalidade instrumental aliviaria as causas do sofrimento humano, apesar de a razão, a longo prazo, sucumbir novamente ao mito.

b) Adorno e Horkheimer concordavam que o progresso científico não consegue superar o mito, mas se torna um tipo de concepção mítica incapaz de discriminar o que é certo do que é errado moralmente.

c) Adorno e Horkheimer sustentavam que o crescente avanço da racionalidade instrumental consistia num incremento da capacidade humana de avaliar moralmente.

d) Bacon apontava que o aumento da capacidade de domínio do homem sobre a natureza conduziria os seres humanos a uma forma de dogmatismo.

e) Tanto Adorno e Horkheimer quanto Bacon viam o progresso técnico e científico como a solução para os sofrimentos humanos e para as incertezas morais humanas.

Leia o texto a seguir: “A ideia de progresso manifesta-se inicialmente, à época do Renascimento, como consciência de ruptura. [...] No século XVIII tal ideia associa-se à consciência do caráter progressivo da civilização, e é assim que a encontramos em Voltaire. Tal como para Bacon, no início do século XVII, o progresso também é uma espécie de objeto de fé para os iluministas. [...] A certeza do progresso permite encarar o futuro com otimismo”. (Adaptado de: FALCON, F. J. C. Iluminismo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 61-62.)

Na primeira metade do século XX, a ideia de progresso também se transformou em objeto de análise do grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social vinculado à Universidade de Frankfurt. Tendo como referência a obra de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar: a) Por serem herdeiros do pensamento hegeliano, os

autores entendem que a superação do modelo de racionalidade inerente aos conflitos do século XX depende do justo equilíbrio entre uso público e uso privado da razão.

b) A despeito da Segunda Guerra, a finalidade do iluminismo de libertar os homens do medo, da magia e do mito e torná-los senhores autônomos e livres mediante o uso da ciência e da técnica, foi atingido.

c) Os autores propõem como alternativa às catástrofes da primeira metade do século XX um novo entendimento da noção de progresso tendo como referência o conceito de racionalidade comunicativa.

d) Como demonstra a análise feita pelos autores no texto “O autor como produtor”, o ideal de progresso

consolidado ao longo da modernidade foi rompido com as guerras do século XX.

e) Em obras como a Dialética do esclarecimento, os autores questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da trajetória da razão por ela estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.

Analise a figura a seguir.

Charles Chaplin, Tempos Modernos

“Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos, a autonomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação das massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização. Assim, o progresso ameaça anular o que se supõe ser o seu próprio objetivo: a ideia de homem”. (HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. de Sebastião Uchôa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976. p. 6.)

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre racionalidade instrumental, é correto afirmar: a) A imagem de Chaplin está de acordo com a crítica de

Horkheimer: ao invés de o progresso e da técnica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para tornar a sua vida melhor e mais livre.

b) A imagem e o texto remetem à ideia de que o desenvolvimento tecnológico e o extraordinário progresso permitiram ao homem atingir a autonomia plena.

c) Imagem e texto apresentam o conceito de racionalidade que está na estrutura da sociedade industrial como viabilizador da emancipação do homem em relação a todas as formas de opressão.

d) Enquanto a imagem de Chaplin apresenta a autonomia dos trabalhadores nas sociedades

Page 12: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

10 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

contemporâneas, o texto de Horkheimer mostra que, quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior o grau de humanização.

e) Tanto a imagem quanto o texto enaltecem a inevitável instrumentalização das relações humanas nas sociedades contemporâneas.

De um lado, dizem os materialistas, a mente é um processo material ou físico, um produto do funcionamento cerebral. De outro lado, de acordo com as visões não materialistas, a mente é algo diferente do cérebro, podendo existir além dele. Ambas as posições estão enraizadas em uma longa tradição filosófica, que remonta pelo menos à Grécia Antiga. Assim, enquanto Demócrito defendia a ideia de que tudo é composto de átomos e todo pensamento é causado por seus movimentos físicos, Platão insistia que o intelecto humano é imaterial e que a alma sobrevive à morte do corpo. (Alexander Moreira-Almeida e Saulo de F. Araujo. “O cérebro produz a mente?: um levantamento da opinião de psiquiatras”. www.archivespsy.com, 2015.)

A partir das informações e das relações presentes no texto, conclui-se que a) a hipótese da independência da mente em relação

ao cérebro teve origem no método científico. b) a dualidade entre mente e cérebro foi conceituada

por Descartes como separação entre pensamento e extensão.

c) o pensamento de Santo Agostinho se baseou em hipóteses empiristas análogas às do materialismo.

d) os argumentos materialistas resgatam a metafísica platônica, favorecendo hipóteses de natureza espiritualista.

e) o progresso da neurociência estabeleceu provas objetivas para resolver um debate originalmente filosófico.

A dúvida é uma atitude que contribui para o surgimento do pensamento filosófico moderno. Neste comportamento, a verdade é atingida através da supressão provisória de todo conhecimento, que passa a ser considerado como mera opinião. A dúvida metódica aguça o espírito crítico próprio da Filosofia. (Adaptado de Gerd A. Bornheim, Introdução ao filosofar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970, p. 11.)

A partir do texto, é correto afirmar que: a) A Filosofia estabelece que opinião, conhecimento e

verdade são conceitos equivalentes.

b) A dúvida é necessária para o pensamento filosófico, por ser espontânea e dispensar o rigor metodoló-gico.

c) O espírito crítico é uma característica da Filosofia e surge quando opiniões e verdades são coincidentes.

d) A dúvida, o questionamento rigoroso e o espírito crítico são fundamentos do pensamento filosófico moderno.

Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se. MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser a) munido de virtude, com disposição nata a praticar o

bem a si e aos outros. b) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para

alcançar êxito na política. c) guiado por interesses, de modo que suas ações são

imprevisíveis e inconstantes. d) naturalmente racional, vivendo em um estado pré-

social e portando seus direitos naturais. e) sociável por natureza, mantendo relações pacíficas

com seus pares.

Leia o texto a seguir. Certamente, a brusca mudança de direção que encontramos nas reflexões de Maquiavel, em comparação com os humanistas anteriores, explica-se em larga medida pela nova realidade política que se criara em Florença e na Itália, mas também pressupõe uma grande crise de valores morais que começava a grassar. Ela não apenas constatava a divisão entre “ser” e “dever ser”, mas também elevava essa divisão a princípio e a colocava como base da nova visão dos fatos políticos. (REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulinas, 1990. V. II, p. 127.)

Page 13: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

11 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Dentre as contribuições de Maquiavel à Filosofia Política, é correto afirmar: a) Inaugurou a reflexão sobre a constituição do Estado

ideal. b) Estabeleceu critérios para a consolidação de um

governo tirânico e despótico. c) Consolidou a tábua de virtudes necessárias a um

bom homem. d) Fundou os procedimentos de verificação da correção

das normas. e) Rompeu o vínculo de dependência entre o poder civil

e a autoridade religiosa.

GEOGRAFIA

A Constituição brasileira de 1988 definiu um federalismo tripartite no país, que é representado por três níveis de divisão político-territorial. O menor desses níveis, apresentado no cartograma acima, é o(a) a) Distrito b) Estado c) Macrorregião d) Mesorregião e) Município

Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela

dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças. (Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009. Adaptado.)

Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões fronteiriças a) a captação de recursos por instituições financeiras

internacionais e a evasão de divisas. b) a ausência de tributação legal e a desarticulação

político-institucional dos municípios. c) a formação de economias de subsistência e a

organização de movimentos separatistas. d) a entrada de produtos ilícitos e a saída de recursos

naturais explorados ilegalmente. e) a livre atividade de grileiros e a comercialização de

títulos de propriedade para terras devolutas.

A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas. RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org. ). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a a) saturação do setor secundário. b) ampliação dos direitos laborais. c) bipolarização do poder geopolítico. d) consolidação do domínio tecnológico. e) primarização das exportações globais.

Sabe-se que o desemprego é um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira, e que depende de fatores conjunturais e estruturais. Sobre a dinâmica socioeconômica brasileira, especial-mente a partir da segunda metade da década de 1940, assinale a opção correta com relação aos fatores conjunturais e estruturais. a) Os fatores conjunturais estão ligados aos avanços

tecnológicos que promoveram a mecanização e a automação dos processos de produção, o que ganhou destaque a partir da década de 1980.

Page 14: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

12 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

b) Os fatores estruturais estão ligados às crises econômicas, que provocam recessão nas atividades do país, podendo citar os elevados índices inflacionários verificados nos anos 1970.

c) Os fatores conjunturais ganharam destaque na década de 1990, quando a competitividade ganhou espaço no cenário global e a robotização suprimiu vários postos de trabalho.

d) Os fatores conjunturais e estruturais são independentes, sendo, o primeiro, de origem política e, o segundo, de origem econômica, portanto não possuem nenhuma correlação entre si.

e) Como fatores de ordem conjuntural, podem-se citar as ditas crises econômicas, quando várias empresas são obrigadas a demitir parte de seus funcionários.

A matriz energética da região Nordeste tem apresentado crescimento na geração de energia oriunda de usinas eólicas, e essa pode ser a grande alternativa para a região continuar atendendo a demanda crescente por energia.

De que se obtém essa energia e como ela é importante para a região?

a) Da biomassa da cana de açúcar, a partir da queima do bagaço desse vegetal que é muito cultivado em plantações na Zona da Mata de vários estados nordestinos.

b) Dos ventos, pois eles são muito abundantes no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, e apresentam desempenho superior à média do Brasil.

c) Do Sol, devido a essa região receber uma grande quantidade de radiação solar durante todo o ano.

d) Das marés, pois a região nordestina conta com um litoral bem recortado e a utilização da fonte maremotriz é natural, visando aproveitar o movimento das marés.

e) Das águas dos rios, fonte de energia amplamente utilizada e que possibilita haver várias usinas hidroelétricas na região funcionando com a capacidade máxima, mesmo durante o período de estiagem prolongada.

Conflitos no campo deixam 59 mortos e violência é a maior em 13 anos

Em 2016, os conflitos agrários causaram a morte de 59 pessoas em todo o País. O índice é o mais alto desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo. Em 2015, haviam sido 50 assassinatos, 14 a mais que no ano anterior. O Estado de Roraima ocupa o topo da lista dos mais violentos, vindo em seguida Maranhão e Pará. Fonte: Jornal Estado de São Paulo, janeiro de 2017. Adaptado.

Sobre o conteúdo apresentado no texto e o modo como as propriedades rurais estão distribuídas pelo território brasileiro, é CORRETO afirmar que a estrutura fundiária do país a) é caracterizada pela desconcentração de terras e

pela existência majoritária de minifúndios rurais, cuja produção agrícola é, em geral, destinada ao mercado externo da América do Norte e da Europa.

b) apresenta a menor concentração de terras da América Latina e mantém a equidade na distribuição por regiões do país, com índices de produtividade bastante altos e grande potencial para a produção agropecuária.

c) possui a maior parte de suas terras concentradas por latifundiários, fato que permite situações de desigualdades e conflitos sociais com trabalhadores que reivindicam a reforma agrária.

d) viabiliza a real necessidade de ocupação dos trabalhadores do campo, sobretudo nas regiões Norte e Centro-Oeste, para fins de produção agropecuária, impedindo, dessa forma, a concentração de grilagens.

e) registra, por meio dos censos agropecuários do país, que, entre o período do governo militar e o início do século XXI, houve uma grande diminuição da concentração fundiária nas regiões Norte e Sul.

Analise a representação das regiões do Brasil a seguir.

A anamorfose das regiões administrativas brasileiras foi elaborada com dados referentes ao(à) a) quantitativo de população absoluta. b) precipitação média anual em milímetros. c) percentual de habitantes nascidos fora do município. d) proporção entre o cultivo agrícola patronal e o total

da área colhida.

Page 15: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

13 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Convenção ratificada pelo Brasil em 2004 Aplica-se aos povos tribais em países independentes, cujas condições culturais, sociais e econômicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus próprios costumes ou tradições; aos povos em países independentes, considerados indígenas pelo fato de descenderem de populações que habitavam o país ou uma região geográfica na época da conquista ou da colonização. A consciência de sua identidade indígena ou tribal deverá ser considerada como critério fundamental para determinar os grupos aos que se aplicam as disposições da presente Convenção. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 1989. Adaptado de planalto.gov.br.

A partir do exposto no texto, a mudança nos dados demográficos apresentados no gráfico entre 2000 e 2010 está associada à seguinte atitude: a) promoção da permanência de grupos nativos nas

áreas de reserva b) adoção da autodeclaração como critério de

pertencimento étnico c) aprimoramento do controle jurídico nos processos

de demarcação de terras d) ampliação do processo de preservação das tradições

das comunidades da floresta

HISTÓRIA

Observe a charge a seguir.

A charge retrata uma situação decorrente da Revolução Industrial. Sobre essa situação, analise as seguintes afirmações: I. No processo de produção, os operários foram

submetidos a intensa divisão do trabalho. II. Houve intensa exploração do trabalho artesanal, em

um contexto no qual cada trabalhador não tinha o direito de conhecer todo o processo de produção.

III. Os operários, em cada seção da fábrica, controlavam a tanto a qualidade da matéria-prima quanto do produto final que ia para o mercado consumidor.

IV. O produto da atividade industrial não dependia do conhecimento de todo o processo produtivo por parte do operário.

Está correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I e III. e) I e IV.

As transformações desencadeadas pela Revolução Industrial Inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se aprofundam as diferenças entre ricos e pobres. (HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979). Sobre o impacto social da industrialização nas relações entre campo e cidade na Inglaterra, considere as afirmativas a seguir. I. O desenvolvimento agrícola e o cercamento dos

campos para a criação de ovelhas expulsaram um número crescente de trabalhadores do campo para as cidades, constituindo um exército de mão de obra barata de reserva para a indústria.

Page 16: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

14 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

II. A industrialização encontrou as melhores condições para florescer em Londres, a maior cidade do reino, onde a monarquia, aliada à burguesia, abriu mão de impostos sobre a terra para favorecer o crescimento econômico.

III. A indústria desencadeou a exploração extensiva e intensiva de recursos naturais, causando a poluição do ar e da água, com consequências graves, sobretudo, para a qualidade de vida das populações mais pobres.

IV. O aumento da população urbana provocou uma crise de moradia, com o encarecimento dos aluguéis e a ocupação de lugares insalubres, o que tornou ainda mais precárias as condições de vida da classe operária.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV.

A gravura representa a marcha de mulheres revolucio-nárias até o palácio real de Versalhes em 5 de outubro de 1789. A participação das mulheres na Revolução Francesa a) levou à conquista do direito de voto, porém não do

direito de exercer cargos executivos no novo governo francês.

b) teve ressonância parcial nas decisões políticas, pois apenas as mulheres da alta burguesia envolveram-se nos protestos políticos e civis.

c) foi notável nas manifestações e clubes políticos, porém seus direitos políticos e sociais não foram ampliados significativamente.

d) originou a igualdade de direitos civis em relação aos homens após a proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

e) diminuiu bastante após os conflitos e a violência generalizada que marcaram a tomada da Bastilha.

Sobre a Revolução Industrial, pode-se afirmar que foi um movimento contínuo, transformador da sociedade no âmbito socioeconômico, que se desenvolveu em fases e alterou profundamente o modo de vida anteriormente conhecido. Acerca deste assunto, assinale a alternativa correta. a) A era agrícola e de manufatura doméstica foi

superada com a introdução de uma revolução tecnológica e industrial que alterou os meios de produção e, consequentemente, alterou as relações de trabalho.

b) A Primeira Revolução Industrial introduziu melhorias socioeconômicas alcançadas por todos os setores da sociedade.

c) A Segunda Revolução Industrial permitiu ao homem fixar-se no campo, pois a mecanização facilitou o plantio e a colheita da produção, favorecendo, assim, o crescimento das cidades.

d) A Organização Científica do Trabalho (OCT) foi criada por Ford durante a terceira fase da Revolução Industrial e previa, entre outros, um método de trabalho mais flexível e não hierarquizado.

e) O método de produção em série, durante a Segunda Revolução Industrial, ficou conhecido como Toyotismo.

A FAMÍLIA REAL NO BRASIL …de qualquer modo, o simples crescimento já complicao esquema; a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. As-sim, pouco a pouco vão se revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e, quanto mais o sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e, quando atinge o nível de mecanização da indústria (…), todo o conjunto começa a se comprometer porque o capitalismo não se acomoda (…) com as barreiras do regime… NOVAIS, Fernando. As dimensões da Independência. In: Guilherme Mota. 1822.Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972. v. 67.

O texto descreve um fenômeno que identifica, no Brasil, fatores responsáveis: a) pela implantação do monopólio comercial. b) pelo êxito da política econômica do mercantilismo. c) pela criação do governo geral e crise das câmaras

municipais.

Page 17: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

15 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

d) pela crise do sistema colonial e pelos movimentos nativistas.

e) pelo fracasso das capitanias hereditárias e pela ocupação litorânea.

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR: MANIFESTO REVOLUCIONÁRIO Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já somos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (... )." Ulysses de Carvalho Brandão. A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924).

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a: a) extinção do Poder Legislativo pela Constituição de

1824 e sua substituição pelo Poder Moderador. b) mudança do sistema eleitoral na Constituição de

1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que só era possível aos portugueses.

c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao Imperador.

d) liberalização do sistema de mão de obra nas disposições constitucionais, por pressão do grupo português, que já não detinha o controle das grandes fazendas e da produção de açúcar.

e) restrição às vantagens do comércio do açúcar pelo reforço do monopólio português e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.

A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um

novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, Segredos internos.)

A partir do texto pode-se concluir que a) a diferenciação clássica e medieval entre clero,

nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.

b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.

c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.

d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.

e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.

A cada Cabano benzia, era contra toda escravidão. Ao seu povo toda alforria, mereciam a emancipação. Sofreram desencantos, tinham de a História mudar. Padre Batista Campos, Irmão Cabano Herói do Pará. Azuir Filho e Turmas: do Social da Unicamp e, de Amigos: de Rocha Miranda, Rio, RJ e, de Mosqueiro, Belém, PA

A revolução social dos cabanos que explodiu em Belém do Pará, em 1835, deixou mais de 30 mil mortos e uma população local que só voltou a crescer significativa-mente em 1860. Este movimento dizimou boa parte da elite da Amazônia. O principal alvo dos cabanos era os brancos, especialmente os portugueses mais abastados. A grandiosidade desta revolução extrapola o número e a diversidade das pessoas envolvidas. Ela também abarcou um território muito amplo. Nascida em Belém do Pará, a revolução cabana avançou pelos rios amazônicos e pelo mar Atlântico, atingindo os quatro cantos de uma ampla região. Chegou até as fronteiras do Brasil central e ainda se aproximou do litoral norte e nordeste. Gerou distúrbios internacionais na América caribenha, intensificando um importante trânsito de

Page 18: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

16 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

ideias e pessoas. Os cabanos se autodenominavam “patriotas”, mas ser patriota não era necessariamente sinônimo de ser brasileiro. Este sentimento fazia surgir no interior da Amazônia uma identidade comum entre povos de etnias e culturas diferentes. Indígenas, negros de origem africana e mestiços perceberam lutas em comum. Esta identidade se assentava no ódio ao mandonismo branco e português ena luta por direitos e liberdades. (RICCI, Magda. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária: o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840. Tempo, 22, Rio de Janeiro, 2006.)

De acordo com o texto, a Cabanagem pode ser entendida como: a) uma revolta dirigida pelos grupos dominantes na

província, ansiosos por conquistar maior espaço no governo central;

b) uma revolta contra a Independência do Brasil; c) Uma revolta liberal contra a hegemonia do partido

Conservador; d) uma ampla explosão popular contra a opressão de

que tinham sido vítimas por parte de brancos, e a massa pobre da provincia;

e) todas as alternativas estão corretas;

FÍSICA

A figura representa uma transformação termodinâmica da mudança do estado inicial A para o estado final B de uma massa de gás ideal e pode ser feita pelo “caminho” I ou pelo “caminho” II. Uma análise do gráfico, associada aos conhecimentos de termodinámica, permite concluir: a) A temperatura da massa de gás no estado A é maior

do que no estado B. b) A variação da energia interna do gás no “caminho” I é

maior do que no “caminho” II.

c) A quantidade de calor trocada pela massa de gás no “caminho” I é igual a 4,15.104 J.

d) O trabalho realizado pela massa de gás no “caminho” II tem módulo igual a 6,0.103 J.

e) A quantidade de calor trocada pela massa de gás no “caminho” II é da ordem de 104 J.

Certa massa de gás ideal sofre a transformação cíclica 1 – 2 – 3 – 4 – 5 - 1representada no diagrama de pressão (P) e volume (V).

O trecho em que a força exercida pelo gás realiza o maior trabalho é a) 2 – 3 b) 4 – 5 c) 3 – 4 d) 1 – 2 e) 5 – 1

Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderia ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte fosse uma a) compressão isocórica b) expansão isocórica c) expansão isobárica d) compressão isobárica e) compressão isotérmica

Uma quantidade de calor Q = 56.100,00 J é fornecida a 100 g de gelo que se encontra inicialmente a – 100C. Sendo o calor específico do gelo cg = 2,1 J/(g0C), o calor específico da água ca = 4,2 J/(g0C) e o calor latente de fusão CL = 330,0 J/g, a temperatura final da água em 0C é, aproximadamente,

Page 19: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

17 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) 83,8 b) 60,0 c) 54,8 d) 50,0 e) 37,7

Em um recipiente de capacidade térmica desprezível, 300 g de água, inicialmente a 20ºC foram aquecidos. Após 2,0 minutos, quando a temperatura da água era 40ºC mais 300 g de água a 20ºC foram adicionados ao recipiente. Considerando que não ocorreu perda de calor da água para o meio e que a fonte fornece calor a uma potência constante durante o processo, o tempo decorrido, após a adição da água, para que a temperatura da água atingisse 80ºC foi de a) 5,0 min b) 14,0 min c) 10,0 min d) 15,0 min e) 8,0 min

Uma usina heliotérmica é muito parecida com uma usina termoelétrica. A diferença é que, em vez de usar carvão ou gás como combustível, utiliza o calor do Sol para gerar eletricidade. (...) O processo heliotérmico tem início com a reflexão dos raios solares diretos, utilizando um sistema de espelhos, chamados de coletores ou helióstatos. Esses espelhos acompanham a posição do Sol ao longo do dia e refletem os raios solares para um foco, onde se encontra um receptor. A principal característica dessa tecnologia é a presença de uma imensa torre no centro da usina. Fonte: http://energiaheliotermica.gov.br/pt-br/energia-heliotermica/como-funciona, acessado em: 11 de julho de 2017.

Suponha que as dimensões do espelho são muito menores que as dimensões da torre e que o ângulo entre a superfície do espelho e a horizontal seja de 30ºC.

Determine em qual horário a radiação solar que atinge o espelho será refletida para a extremidade superior da torre. a) 10 h b) 11 h c) 12 h d) 13 h e) 14 h

Um objeto luminoso encontra-se a 40 cm de uma parede e a 20 cm de um espelho côncavo, que projeta na parede uma imagem nítida do objeto, como mostra a figura.

Considerando que o espelho obedece às condições de nitidez de Gauss, a sua distância focal é a) 15 cm b) 20 cm c) 30 cm d) 25 cm e) 35 cm

Um raio de luz monocromática propagando-se no ar incide no ponto O, na superfície de um espelho, plano e horizontal, formando um ângulo de 30º com sua superfície. Após ser refletido no ponto O desse espelho, o raio incide na superfície plana e horizontal de um líquido e sofre refração. O raio refratado forma um ângulo de 30º com a reta normal à superfície do líquido, conforme o desenho abaixo.

Page 20: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

18 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Sabendo que o índice de refração do ar é 1, o índice de refração do líquido é: Dados: sen30 1 2 e cos60 1 2;

3sen602

e 3cos30 .2

a) 33

b) 32

c) 3

d) 2 33

e) 2 3

BIOLOGIA

O reino animal é composto por indivíduos multicelu-lares, heterótrofos, eucariotos e com desenvolvimento embrionário pelo menos até a fase de blástula. Como a diversidade desse reino é imensa, é possível dividi-lo em filos ou ramos. Suponha que um pesquisador queira encontrar um determinado animal ou grupo de animais utilizando palavras ou termos chaves. Para facilitar a busca, ele poderia utilizar a) as palavras parazoários e coanócitos – certamente

encontraria as esponjas. b) a palavra segmentaçمo – encontraria unicamente

invertebrados. c) as palavras esquizocelomados e protostômios –

encontraria somente nematódeos. d) palavras deuterostômios e enterocelomados –

encontraria indivíduos com exoesqueleto quitinoso. e) as palavras pseudocelomados e diblásticos –

encontraria cnidários ou poríferos.

Considere três animais com as seguintes características relativas ao desenvolvimento: I. apresenta ovo rico em vitelo (telolécito), com

segmentação parcial; não tem estágio larval. II. apresenta ovo pobre em vitelo (oligolécito), com

segmentação total; não tem estágio larval. III. apresenta ovo com quantidade razoável de vitelo

(mediolécito), com segmentação total; tem estágio larval.

Os animais I, II e III podem ser, respectivamente,

a) galinha, camundongo e sapo. b) rã, tartaruga e tamanduá. c) tatu, sapo e lagartixa. d) avestruz, rã e tatu. e) capivara, jacaré e salamandra.

No sistema circulatório humano, a) a veia cava superior transporta sangue pobre em

oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

c) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.

d) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.

e) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.

Os rins desempenham a principal função do sistema urinário. No que diz respeito às funções renais, é INCORRETO afirmar que os rins a) ajustam o volume do sangue através da conservação

ou eliminação da água na urina. b) regulam os níveis sanguíneos de vários ânions como

sódio (Na+), potássio (K+) e cálcio (Ca2+). c) excretam uma quantidade variável de íons

hidrogênio para a urina e preservam os íons bicarbonato ajudando a regular o pH do sangue.

d) ajudam a excretar escórias metabólicas, substâncias sem função útil no corpo, por meio da formação da urina.

Atente ao que se afirma a seguir sobre células do tecido sanguíneo: I. Neutrófilos são leucócitos agranulosos que têm

função de defesa e atuam na fagocitose de micro-organismos invasores e partículas estranhas.

II. Basófilos são leucócitos granulosos relacionados à liberação de heparina e de histamina; também são relacionados a diversos tipos de alergia.

III. Monócitos são células efêmeras na corrente sanguínea, pois migram para tecidos específicos, como por exemplo, baço e pulmões, onde se transformam em macrófagos.

Page 21: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

19 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) II e III apenas. c) I e III apenas. d) I e II apenas.

Com relação à excreção nos animais vertebrados, NÃO é correto afirmar que: a) diversos animais aquáticos, incluindo peixes e larvas

de anuros, excretam amônia que, apesar de ser muito tóxica, também é muito solúvel em água.

b) diversos animais terrestres como mamíferos e adultos de anfíbios excretam ureia, que é menos tóxica que a amônia e portanto pode ser eliminada de forma mais concentrada.

c) a maioria dos répteis (incluindo as aves) excreta ácido úrico, que é muito solúvel em água.

d) não é considerada como excreção a eliminação de restos de comida pelas fezes.

e) parte da excreção nos mamíferos se dá através do suor.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Pessoas que pertencem ao grupo sanguíneo A têm na membrana plasmática das suas hemácias __________ e no plasma sanguíneo __________. As que pertencem ao grupo sanguíneo O não apresentam __________ na membrana plasmática das hemácias. a) aglutinina anti-B – aglutinina anti-A e anti-B –

aglutinogênio b) aglutinogênio A – aglutinina anti-B – aglutinogênio c) aglutinogênio B – aglutinogênio A e B – aglutinina

anti-A e anti-B d) aglutinina anti-A – aglutinogênio B – aglutinina anti-A

e anti-B e) aglutinina anti-A e anti-B – aglutinogênio A –

aglutinina anti-B

(...) “O resultado é péssimo se os anticorpos da mãe começam a entrar na circulação do feto. Normalmente são anticorpos incompletos, extremamente ativos, que causarão a hemólise. Apesar da anemia secundária, e eliminação do principal metabólito da hemoglobina (isto é, bilirrubina), aumenta a concentração dela no sangue até uns níveis de 18 mg%, o que, geralmente causará icterícia nuclear (o tecido nervoso tendo uma grande

afinidade para a bilirrubina). Parece que somente a bilirrubina indireta é tóxica para os neurônios, impedindo a oxigenação deles. Desse jeito, a hipóxia, junto com a ação das aglutininas sobre os endotélios, causa um aumento da permeabilidade dos endotélios, extravasão de proteínas e síndrome edematosa.” (...)

http://www.misodor.com/DHPN.html

O fragmento de texto acima está relacionado com todas as indicações abaixo, EXCETO: a) Incompatibilidade sanguínea materno-fetal. b) Gestação de filhos Rh- por mães Rh+. c) Doença hemolítica do recém-nascido. d) Eritroblastose fetal.

QUÍMICA

O fitoplâncton consiste em um conjunto de organismos microscópicos encontrados em certos ambientes aquáticos. O desenvolvimento desses organismos requer luz e CO2, para o processo de fotossíntese, e requer também nutrientes contendo os elementos nitrogênio e fósforo. Considere a tabela que mostra dados de pH e de concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água, para amostras coletadas durante o dia, em dois diferentes pontos (A e B) e em duas épocas do ano (maio e novembro), na represa Billings, em São Paulo.

pH Concentração

de nitrato (mg/L)

Concentração de oxigênio

(mg/L) Ponto A (novembro)

9,8 0,14 6,5

Ponto B (novembro)

9,1 0,15 5,8

Ponto A (maio)

7,3 7,71 5,6

Ponto B (maio)

7,4 3,95 5,7

Com base nas informações da tabela e em seus próprios conhecimentos sobre o processo de fotossíntese, um pesquisador registrou três conclusões: I. Nessas amostras, existe uma forte correlação entre

as concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água.

II. As amostras de água coletadas em novembro devem ter menos CO2 dissolvido do que aquelas coletadas em maio.

Page 22: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

20 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

III. Se as coletas tivessem sido feitas à noite, o pH das quatro amostras de água seria mais baixo do que o observado.

É correto o que o pesquisador concluiu em a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

A alizarina, cuja estrutura está representada a seguir, é um corante orgânico que pode ser utilizado como indicador de pH. Em meio alcalino (pH 12), esse corante apresenta coloração violeta.

Dentre as soluções incolores (preparadas com água pura, ou seja, com pH neutro), qual poderia promover o aparecimento da coloração violeta no indicador de pH alizarina?

a) 1 1HC 1 10 mol L

b) 2 1HC 1 10 mol L

c) 2 1NaOH1 10 mol L

d) 4 1NaOH1 10 mol L

e) 4 1NaC 1 10 mol L

Considere a tabela, que apresenta indicadores ácido-base e seus respectivos intervalos de pH de viragem de cor.

Indicador Intervalo de pH de viragem

Mudança de cor

1. púrpura de m-cresol

1,2 – 2,8 vermelho –

amarelo 2. vermelho de

metila 4,4 – 6,2

vermelho – alaranjado

3.tornassol 5,0 – 8,0 vermelho –

azul 4. timolftaleína 9,3 – 10,5 incolor – azul

5. azul de épsilon 11,6 – 13,0 alaranjado –

violeta

Para distinguir uma solução aquosa 0,0001 mol/L de HNO3 (ácido forte) de outra solução aquosa do mesmo ácido 0,1 mol/L, usando somente um desses indica-dores, deve-se escolher o indicador a) 1 b) 4 c) 2 d) 3 e) 5

Considere os dados termodinâmicos da reação abaixo, na tabela a seguir.

CO(g) + NO2(g) ⇄ CO2(g) + NO(g)

Substância CO NO2 CO2 NO ΔHf (kJ mol-1) -110,5 33,2 -393,5 90,3

Com base nesses dados, considere as seguintes afirmações sobre o deslocamento do equilíbrio químico dessa reação. I. O aumento da temperatura desloca no sentido dos

produtos. II. O aumento da pressão desloca no sentido dos

produtos. III. A adição de CO2 desloca no sentido dos reagentes. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III.

Sob temperatura constante, acrescentou-se cloreto de sódio em água até sobrar sal sem se dissolver, como corpo de fundo. Estabeleceu-se assim o seguinte equilíbrio:

NaCℓ(s) ⇄ Na+(aq) + Cℓ-

(aq) Mantendo a temperatura constante, foi acrescentada mais uma porção de NaCℓ(s). Com isso, observa-se que a condutibilidade elétrica da solução sobrenadante __________, a quantidade de corpo de fundo __________ e a concentração de íons em solução __________. As lacunas do texto devem ser preenchidas, respectiva-mente, por:

Page 23: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

21 | Página Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) não se altera – aumenta – aumenta b) não se altera – não se altera – não se altera c) não se altera – aumenta – não se altera d) aumenta – diminui – aumenta e) diminui – aumenta – aumenta

Considere os seguintes equilíbrios químicos hipotéticos e suas respectivas constantes de equilíbrio (K) sob temperatura de 400 K. 2 A(g) + 3 B2(g) ⟷ 2 AB3(g) KI AB3(g) + B2(g) ⟷ AB5(g) KII 2 A(g) + 5 B2(g) ⟷ 2 AB5(g) KIII Assinale a alternativa que melhor representa o valor de KIII: a) KIII = 2.KI.KII b) KIII = 2.KI+KII c) KIII = KI.(KII)2 d) KIII = (KI)2 + KII

Em um balão de capacidade igual a 10L, foram adicio-nados 1 mol da espécie A2(g) e 2 mols da espécie B2(g). Tais reagentes sofreram transformação de acordo com a equação a seguir:

A2(g) + B2(g) ⇄ 2 AB(g) Considerando-se que, no estado de equilíbrio químico, a concentração da espécie AB(g) seja de 0,1 mol.L-1, a constante de equilíbrio (KC), para esse processo, é aproximadamente igual a a) 0,25 b) 1,33 c) 5,00 d) 6,66 e) 7,50

A tabela abaixo relaciona as constantes de acidez de alguns ácidos fracos.

Ácido Constante

HCN 4,9 x 10-10 HCOOH 1,8 x 10-4 CH3 COOH 1,8 x 10-5

A respeito das soluções aquosas dos sais sódicos dos ácidos fracos, sob condições de concentrações idênti-cas, pode-se afirmar que a ordem crescente de pH é a) cianeto < formiato < acetato. b) cianeto < acetato < formiato. c) formiato < acetato < cianeto. d) formiato < cianeto < acetato. e) acetato < formiato < cianeto.

Page 24: Caderno de Questões - centrodeestudosevolucao.com.brº Simulado... · cicerone: pessoa que mostra ou explica a visitantes ou a ... Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que

22 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

RASCUNHO DA REDAÇÃO Título: ________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________