caderno 1 - portal puc minas · caderno 1 ♦ enfermagem ... algumas palavras dependem de outras,...

22
CADERNO 1 ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, MEDICINA VETERINÁRIA, PSICOLOGIA. PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTO BIOLOGIA QUÍMICA LÍNGUA ESTRANGEIRA 1. ESTA PROVA CONTÉM 40 (QUARENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO E 22 PÁGINAS NUMERADAS. 2. COM RELAÇÃO À PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, RESOLVA AS QUESTÕES REFERENTES À LÍNGUA DE SUA OPÇÃO. 3. NÃO PERCA TEMPO EM QUESTÕES CUJA RESPOSTA LHE PAREÇA DIFÍCIL. VOLTE A ELAS SE LHE SOBRAR TEMPO. 4. A PROVA TERÁ 04 (QUATRO) HORAS DE DURAÇÃO, INCLUINDO O TEMPO DESTINADO À TRANSCRIÇÃO DE SUAS RESPOSTAS. 5. ESTE CADERNO DEVERÁ SER DEVOLVIDO AO FISCAL, JUNTAMENTE COM A FOLHA DE RESPOSTA DO COMPUTADOR. 6. VOCÊ PODE TRANSCREVER SUAS RESPOSTAS NA ÚLTIMA FOLHA DESTE CADERNO E A MESMA PODERÁ SER DESTACADA. CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA.

Upload: trankhue

Post on 20-Sep-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CADERNO 1

♦ ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, MEDICINA VETERINÁRIA, PSI COLOGIA.

PROVAS:

L ÍNGU A PORT UGUES A E L IT ER AT UR A EM L ÍNGU A PORTUGUES A PRODUÇ ÃO DE T EX TO B IOLOGI A QUÍM IC A L ÍNGU A EST R ANGEI R A

1. ESTA PROVA CONTÉM 40 (QUARENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPL A ESCOLHA, UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO E 22 PÁGINAS NUME RADAS.

2. COM RELAÇÃO À PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, RESOLVA AS QUESTÕES REFERENTES À LÍNGUA DE SUA OPÇÃO.

3. NÃO PERCA TEMPO EM QUESTÕES CUJA RESPOSTA LHE PAREÇ A DIFÍCIL. VOLTE A ELAS SE LHE SOBRAR TEMPO.

4. A PROVA TERÁ 04 (QUATRO) HORAS DE DURAÇÃO, INCLUIND O O TEMPO DESTINADO À TRANSCRIÇÃO DE SUAS RESPOSTAS.

5. ESTE CADERNO DEVERÁ SER DEVOLVIDO AO FISCAL, JUNTAM ENTE COM A FOLHA DE RESPOSTA DO COMPUTADOR.

6. VOCÊ PODE TRANSCREVER SUAS RESPOSTAS NA ÚLTIMA FOLH A DESTE CADERNO E A MESMA PODERÁ SER DESTACADA .

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA.

2

Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Nº de Inscrição Nome

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM LÍNGUA P ORTUGUESA

LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA SOBRE ELE ÀS QUESTÕES DE 01 A 05.

Abraço caudaloso

Gregorio Duvivier – 2/2/2015

Amizade entre cronistas é um perigo: todo papo esbarra em crônica, já que toda crônica é uma espécie de papo. Foi numa conversa com o Antonio Prata, meu ex-amigo-platônico – "ex" não por não ser mais amigo mas por não ser mais platônico – que a bola começou a quicar. "Isso dá uma crônica", ele disse. Mas nenhum dos dois escreveu, por escrúpulos de estar roubando a ideia do outro. Eu, que tenho menos escrúpulos e menos ideias, resolvi escrever.

Palavras, percebemos, são pessoas. Algumas são sozinhas: Abracadabra. Eureca. Bingo. Outras são promíscuas (embora prefiram a palavra "gregária"): estão sempre cercadas de muitas outras: Que. De. Por.

Algumas palavras são casadas. A palavra caudaloso, por exemplo, tem união estável com a palavra rio – você dificilmente verá caudaloso andando por aí acompanhada de outra pessoa. O mesmo vale para frondosa, que está sempre com a árvore. Perdidamente, coitado, é um advérbio que só adverbia o adjetivo apaixonado. Nada é ledo a não ser o engano, assim como nada é crasso a não ser o erro. Ensejo é uma palavra que só serve para ser aproveitada. Algumas palavras estão numa situação pior, como calculista, que vive em constante ménage, sempre acompanhada de assassino, frio e e.

Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen – quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério. Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena – sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato).

Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas. Tem sempre uma palavra que ama mais. A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com várias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho – e caudaloso – fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato.

Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta. O abraço caudaloso deu tão certo que ficaram perdidamente inseparáveis. Foi em Manoel de Barros. Talvez pra isso sirva a poesia, pra desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos.

(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2015/02/1583811-abraco-caudaloso.shtml>. Acesso em: 3 mar. 2015)

Q UEST ÃO 0 1

Assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA sobre o texto. a) O recurso da personificação aparece várias vezes no texto. b) O autor faz uma reflexão sobre o processo de formação de palavras na língua. c) No texto, a poesia é tratada como prática que permite a inovação no uso da língua. d) A metáfora é um recurso de construção explorado no texto.

3

QUESTÃO 02

Todos os excertos a seguir exemplificam um mesmo recurso de construção usado no texto, EXCETO: a) Tem sempre uma palavra que ama mais. b) [...] a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena [...] c) Casamento acontece quando se está junto por algum mistério. d) Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras.

QUESTÃO 03

Assinale a alternativa em que a oração sublinhada não tenha o mesmo papel que as demais orações também sublinhadas. a) Foi numa conversa com o Antonio Prata, meu ex-amigo-platônico – "ex" não por não ser mais amigo mas por

não ser mais platônico – que a bola começou a quicar. b) Eu, que tenho menos escrúpulos e menos ideias, resolvi escrever. c) Algumas palavras estão numa situação pior, como calculista, que vive em constante ménage [...] d) Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas.

QUESTÃO 04

No trecho “Outras são promíscuas (embora prefiram a palavra “gregária”), o cronista:

a) revela preconceito com relação às palavras, sobretudo os adjetivos. b) tem a intenção de evidenciar um trocadilho com seu sobrenome. c) realiza avaliação negativa dos dois adjetivos em foco. d) traz um exemplo de eufemismo, o que é por ele avaliado.

QUESTÃO 05

Analise o quadrinho abaixo e assinale, em seguida, a consideração INCORRETA sobre ele.

a) O enunciado proferido por Mafalda depende dos elementos não verbais. b) O verbo “apagar”, no texto, é o elemento chave para o redimensionamento do sentido de “borracha”. c) O enunciado de Mafalda faz referência a um período não democrático. d) A palavra “ideologia” está sendo assumida em seu sentido pejorativo.

Disponível em <http://lounge.obviousmag.org/traz_mais_uma/2012/01/mafalda-e-os-antigos-problemas-atuais.html>. Acesso em: 9 fev. 2015.

4

LEIA A TIRINHA A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES 06 E 07.

QUESTÃO 06

Considerada a direção de sentido dada pela tirinha, a pergunta de Susanita revela, prioritariamente: a) Alienação. b) Falta de cultura. c) Preconceito. d) Ironia.

QUESTÃO 07

A reação de Mafalda à pergunta de Susanita revela um sentimento de: a) Inveja. b) Orgulho. c) Perplexidade. d) Preconceito.

AS QUESTÕES DE 08 A 10 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ABAIXO, EXTRAÍDO DO ROMANCE INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY.

— Agora, que sei o que é amar, direi a meu pai que já não quero o Manecão. — E se ele insistir? — Hei de chorar... chorar muito... — Lágrimas, muitas vezes, de nada servem. — Mas tenho cá comigo outro recurso... — Qual é? perguntou Cirino. — Morrer! — Não! Há outros... hei de dizer-lhe... Tomou Inocência ar grave e meio ofendido. — Escute, Cirino, observou ela, nestes dias tenho aprendido muita coisa. Andava neste mundo e dele não

conhecia maldade alguma... A paixão que tenho por mecê foi como uma luz que faiscou cá dentro de mim. Agora começo a enxergar melhor... Ninguém me disse nada; mas parece que a minha alma acordou para me avisar do que é bom e do que é mau... Sei que devo de ter medo de mecê porque pode botar-me a perder... Não formo juízo como, mas a minha honra e a de toda a minha família estão nas suas mãos...

Inocência quis interromper Cirino.

Disponível em: <http://lounge.obviousmag.org/traz_mais_uma/2012/01/mafalda-e-os-antigos-problemas-atuais.html>. Acesso em: 9 fev. 2015.

5 — Deixe-me falar, deixe contar-lhe o que me enche o peito... Depois ficarei sossegada... Sou filha dos

sertões; nunca morei em povoados, nunca li em livros, nem tive quem me ensinasse coisa alguma... Se eu o magoar, desculpe, será sem querer... Lembra-me que, há já um tempão, pararam aqui umas mulheres com uns homens e eu perguntei a papai por que é que ele não as mandava entrar cá para dentro, como é de costume com famílias... O pai me respondeu:

— Não, Nocência, são mulheres perdidas, de vida alegre. Fiquei muito assombrada. — Mas, então, melhor, se são alegres hão de divertir-me. — Aquilo é gente airada, sem-vergonha, secundou ele. — Tive tanto dó delas que mecê não imagina. Depois fui espiar... caíam tontas no chão... pitavam e

cantavam muito alto com modos tão feios, que me fizeram corar por elas! E são os homens que fazem ficar assim as coitadas!... Antes morrer... Parece-me que Nossa Senhora há de ter pena dos que amam... mas desampara com certeza os que erram... Se não houver outro remédio, temos que nos lembrar que as almas, quando se acaba tudo neste mundo, vão, pelos céus cheios de estrelas, passeando como num jardim... Se eu me finasse e mecê também, punha-se a minha alma a correr pelos ares, procurando a de mecê, procurando, procurando, e então nós dois, juntinhos íamos viajando ora para aqui, ora para ali, às vezes pelo carreiro de São Tiago, às vezes baixando a este ermo a ver onde é que botaram os nossos corpos... Não era tão bom?

Envolvida em sua pureza como num manto de bronze, entregava-se Inocência com exaltamento e sem reserva à força da paixão.

TAUNAY, Visconde de. Inocência . 19 ed., São Paulo: Ática, 1991.

Q UEST ÃO 0 8

Publicado em 1872, Inocência situa-se, cronologicamente, no Romantismo brasileiro, mas antecipa elementos do Realismo, de acordo com parte da crítica. Nesse trecho, constitui uma característica da estética romântica a) a heroína ingênua e sentimental. b) o sofrimento familiar e religioso. c) a paixão insólita e reveladora. d) o amor puro e inalcançável.

Q UEST ÃO 0 9

Em sua definição de Realismo, o crítico Massaud Moisés destaca que os escritores realistas, em geral, “rechaçavam a Metafísica e a Teologia, em favor de uma visão científica da realidade, atenta mais ao ‘como’ que ao ‘porquê’ dos fenômenos”. No excerto do romance, traços dessa visão realista manifestam-se na a) crítica à falta de racionalidade dos comportamentos humanos. b) análise objetiva de vícios e virtudes morais dos personagens. c) percepção da impotência dos amantes diante da morte. d) representação de valores e normas sociais opressivos.

Q UEST ÃO 1 0

Em relação à estrutura narrativa, o texto apresenta a) ações historicamente situadas. b) predomínio de discurso direto. c) narrador em primeira pessoa. d) tempo-espaço psicológico.

6

AS QUESTÕES DE 11 A 13 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO POEMA A SEGUIR, DA POETA PORTUGUESA FLORBELA ESPANCA.

FANATISMO

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida Meus olhos andam cegos de te ver! Não és sequer a razão do meu viver, Pois que tu és já toda a minha vida! Não vejo nada assim enlouquecida... Passo no mundo, meu Amor, a ler No misterioso livro do teu ser A mesma história tantas vezes lida! “Tudo no mundo é frágil, tudo passa...” Quando me dizem isto, toda a graça Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, digo de rastros: “Ah! Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: Princípio e Fim! ...”

ESPANCA, Florbela. Livro de Sóror Saudade . [1923]. Domínio Público. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7534. Acesso em: 15 fev. 2015.

Q UEST ÃO 11

A poesia de Florbela Espanca é conhecida por sua singular representação do universo feminino. No poema, a imagem construída pelo eu lírico é a de uma mulher a) convicta de seu amor. b) devota à vida religiosa. c) receosa diante da morte. d) obcecada pelo ser amado.

Q UEST ÃO 1 2

Nas duas últimas estrofes, a utilização das aspas indica a) ironia. b) citação. c) polifonia. d) intertextualidade.

Q UEST ÃO 1 3

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, sobre os elementos estético-formais do poema. ( ) Os quartetos apresentam esquema de rimas intercaladas (a/b/a/b). ( ) A disposição do poema em 14 versos permite classificá-lo como soneto. ( ) Apesar da estrutura clássica, o texto recorre às inovações formais do Modernismo. ( ) Na terceira estrofe, a rima é construída por palavras de classes gramaticais diferentes. A sequência CORRETA é: a) V – F – V – F. b) F – V – F – V. c) V – V – F – F. d) F – F – V – V.

7

AS QUESTÕES 14 E 15 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TRECHO A SEGUIR, DO ESCRITOR ANGOLANO ONDJAKI.

A explosão até acordou os pássaros adormecidos nas árvores e os peixes devagarosos do mar —

aconteceram cores de um carnaval nunca visto, amarelo misturado com vermelho a fingir que é laranja num verde-azulado, brilhos a imitar a força das estrelas deitadas no céu e barulho tipo guerra dos aviões Mig. Era afinal uma explosão bonita de ser demorada nos ruídos das cores lindas que os nossos olhos olharam para nunca mais esquecer.

Nós, as crianças, ficamos a olhar o céu se encher de umas maravilhas acesas como se todos os arco-íris do mundo tivessem vindo a correr fazer um brinde no teto de nossa cidade escura de Luanda.

Uma explosão podia ser tão bonita, e as nossas bocas abertas testemunhavam um silêncio de pessoas perto de um barulho desenhado nas alturas dos pássaros todos que nessa noite aprenderam que o mundo era um lugar muito estranho, com pessoas de tantas nacionalidades e que em Luanda tudo podia mesmo acontecer de repentemente.

ONDJAKI. AvóDezanove e o segredo do soviético . Lisboa: Editorial Caminho, 2008.

Q UEST ÃO 1 4

Expoente da atual literatura produzida em Angola, o escritor Ondjaki tornou-se conhecido por abordar questões relativas à identidade nacional de maneira lírica e intimista. Nesse texto, tal característica é evidenciada pela a) perspectiva da narrativa. b) descrição da guerra civil. c) abstração das imagens. d) referência à natureza.

Q UEST ÃO 1 5

A figura de estilo utilizada está CORRETAMENTE identificada nos parênteses em a) “A explosão até acordou os pássaros adormecidos nas árvores e os peixes devagarosos do mar”

(ambiguidade ). b) “[...] amarelo misturado com vermelho a fingir que é laranja num verde-azulado” (paradoxo ). c) “Era afinal uma explosão bonita de ser demorada nos ruídos das cores lindas” (sinestesia ). d) “como se todos os arco-íris do mundo tivessem vindo a correr fazer um brinde no teto de nossa cidade escura

de Luanda.” (ironia ).

8

P R O D U Ç Ã O D E T E X T O

P R O P O S T A

Universidade em que você estuda está promovendo um ciclo de debates sobre o impacto da publicidade na formação de crianças e jovens, que são, frequentemente, influenciados por ela em comportamentos e hábitos

consumistas.

Com o objetivo de contribuir para esse debate, você foi convidado para redigir um artigo de opinião , adequado à publicação no jornal de sua Universidade. Nesse texto, você, como estudante universitário, terá como propósito refletir sobre os efeitos das estratégias e recursos do discurso publicitário na nossa sociedade, tendo em vista, sobretudo, as crianças e os jovens.

A

9

R A S C U N H O D O T E X T O

10

PROVA DE BIOLOGIA

QUESTÃO 16

Com base no texto acima e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA. a) A ureia e o ácido úrico absorvidos pelo intestino bovino são fonte de nitrogênio indispensável para que o

animal sintetize os aminoácidos essenciais necessários para a produção de leite. b) No leite a vaca perde considerável quantidade de nutrientes orgânicos como proteínas, lipídeos e

carboidratos além de inorgânicos como o fosfato e o cálcio, que devem ser repostos. c) Por ser tóxica, a ureia é fornecida apenas para animais ruminantes, nos quais a flora do rúmen a utiliza para

a síntese de proteínas e outros compostos nitrogenados. d) A cama-de-aviário contém ácido úrico que pode ser usado por bactérias do rúmen como fonte de nitrogênio

para o crescimento.

QUESTÃO 17

O esquema representa uma simplificação do metabolismo de oxidação da glicose para a produção de energia. Considerando que os processos estejam ocorrendo em uma célula eucarionte, assinale a afirmativa CORRETA. a) O processo de 1 a 2 ocorre fora da mitocôndria, mas produz ATP no próprio local e na cadeia de transporte

de elétrons. b) Entre 2 e 3 ocorre a oxidação do piruvato com produção de ATP na cadeia de transporte de elétrons. c) Entre 5 e 4 ocorre na matriz da mitocôndria formando ATP com fosforilação pela quebra de substrato e

oxidativa com participação de NAD e FAD. d) A fermentação lática ocorre no esquema entre os processos de 1 a 2, sem participação de transportador de

hidrogênio.

Bovinos apresentam normalmente bom desenvolvimento na estação das chuvas e fraco no período seco. Sabe-se que a alimentação é um dos fatores mais importantes para a produção animal na pecuária leiteira. Em Minas Gerais pastagens e forragens cortadas desempenham papel de destaque na alimentação do gado bovino. O manejo adequado, uso de espécies forrageiras mais resistentes, adubação, irrigação são táticas para aumentar a produção de pastagens, entretanto, índices de produtividade semelhantes aos obtidos na estação das águas são difíceis de obter, sendo necessária a utilização de alternativas de suplementação alimentar no período crítico. A adição à forragem, de ureia (produzida industrialmente) ou de “cama-de-aviário” (excrementos de frangos coletados nas granjas), além de fosfato de cálcio e de outros sais minerais, pode contribuir para a redução das perdas na produtividade do rebanho durante a estação seca e fria.

Glicose Acetil-CoA + Oxalacetato

Cadeia Respiratória

1 2

Piruvato

Piruvato 3

4

6

5

Citrato

2

11

QUESTÃO 18

A maior parte do gás carbônico (CO2) produzido pela respiração celular pode contribuir para a acidificação do sangue ao combinar com a água formando o ácido carbônico (H2CO3), que se dissocia formando o íon bicarbonato (HCO3

-). Estas três formas (CO2 / H2CO3 / HCO3-), em equilíbrio, são normalmente transportadas na corrente

sanguínea. Nos pulmões, a difusão do CO2 para a luz alveolar desloca o equilíbrio entre as formas, sendo um processo fundamental para que não ocorram grandes variações do pH no sangue, que deve conservar entre 7,0 e 7,8 para ser compatível com a vida. A liberação de H+ no suco gástrico e a de bicarbonato pela bile e pelo suco pancreático também afetam o pH sanguíneo. O gráfico a seguir apresenta o efeito recíproco entre as concentrações relativas de três espécies

(H2CO3 / HCO3- / CO3

2-) em função do pH. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar: a) O íon bicarbonato liberado no suco pancreático é fundamental para a alcalinização do quimo que chega ao

duodeno. b) A maior quantidade de CO2 no sangue venoso favorece um maior percentual de HCO3

- em relação ao H2CO3

do que no sangue arterial. c) O equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon bicarbonato desempenha papel de sistema tampão no sangue. d) A redução da excreção pulmonar de CO2 (por hipoventilação) se contrapõe à alcalinização sanguínea

promovida pela retirada H+ do sangue para ser liberado no suco gástrico.

QUESTÃO 19

As flores das angiospermas apresentam ampla complexidade e variedade. Por esse motivo, as angiospermas são denominadas também antófitas. Sobre a presença de flores nas plantas, é INCORRETO afirmar: a) A flor é um conjunto de folhas modificadas para formar estruturas denominadas de verticilos florais. b) Flores sem os dois verticilos protetores podem apresentar autopolinização, ou mesmo, polinização cruzada. c) Flores monóclinas são incapazes de realizar autofecundação por apresentar exclusivamente androceu ou

gineceu. d) Flores hermafroditas podem apresentar autopolinização e mesmo polinização cruzada, que favorece a

variabilidade genética.

Sangue arterial pH 7,44 Sangue venos o pH 7,2

12

QUESTÃO 20

Numa “gincana do conhecimento” foi solicitado aos alunos que trouxessem um exemplar de fruto ou semente de um vegetal com as seguintes características: planta vascularizada com apenas um cotilédone na semente, com endosperma desenvolvido e dupla fecundação. ERROU e não ganhou ponto na tarefa quem trouxe: a) grãos de trigo. b) grãos de arroz. c) milho de pipoca. d) vagem de feijão.

QUESTÃO 21

Em gatos, a cor laranja da pelagem é determinada pelo alelo dominante XB enquanto o alelo recessivo Xb determina pelagem preta. Seria de se esperar que um animal XBXb apresentasse apenas pelagem laranja, mas a inativação em diferentes regiões da pelagem do alelo XB ou do alelo Xb determina a expressão em mosaico de manchas pretas e laranja como mostra o esquema abaixo. De acordo com as informações acima, assinale a afirmação INCORRETA. a) Somente os descendentes machos de fêmeas heterozigotas devem apresentar fenótipo diferente do paterno. b) Nas fêmeas, a coloração dependerá tanto da composição alélica, como do mecanismo de inativação dos

cromossomos sexuais. c) Um quarto dos descendentes de fêmeas heterozigotas deve apresentar fenótipo igual ao materno. d) Todos os descendentes machos de fêmeas homozigotas apresentam o mesmo fenótipo materno.

Cromatina sexual

(Corpúsculo de Barr)

Cromossomo na forma de eucromatina expressando o

alelo

SIMBOLOGIA UTILIZADA

13

Q UEST ÃO 2 2

Diante de ditos populares, como: I. Embrulhar bananas e abacates em jornais favorece o amadurecimento dos frutos. II. Colocar bananas e abacates na geladeira retarda ou inibe o amadurecimento. III. Numa cesta de frutas, frutos maduros podem favorecer o amadurecimento de outros. IV. Pendurar cacho de banana em fogão de lenha, para receber um pouco de fumaça, amadurece mais rápido. Assinale a opção que completa ADEQUADAMENTE os espaços. a) Etileno, em todos casos enumerados. b) Auxina, em todos os casos enumerados. c) Giberelina, em apenas 3 casos. d) Etileno, em apenas 2 casos.

Q UEST ÃO 2 3

Com base nas informações acima, é INCORRETO afirmar: a) Trata-se de uma herança autossômica recessiva. b) A chance de o primeiro casal representado gerar outro descendente afetado é de 1/2. c) A organela que acumula o glicolipídeo é o retículo endoplasmático liso. d) Trata-se de um gene letal completo, pois indivíduos afetados não deixam descendentes.

A Doença de Tay Sachs decorre do acúmulo de um tipo de glicolipídeo nos neurônios. O acúmulo dessa substância no interior celular deve-se a um defeito genético na enzima hexosamidase que, em determinada organela celular, deveria digerir o glicolipídeo como parte do processo de reciclagem de membrana. Esse acúmulo provoca degeneração neuronal crônica progressiva na criança comprometendo fortemente a função neuromuscular e acarretando morte ainda na infância.

O heredograma foi montado para uma família com três representantes afetados.

Analisando-se os quatros casos acima, é CORRETO afirmar que o amadurecimento é causado pelo fitormônio _____________ que ocorre _________________.

14

QUESTÃO 24

Os exemplares abaixo apresentam características comuns e outras particulares. Assinale a afirmativa INCORRETA. a) Zoocoria é típica para dois dos exemplares mostrados. b) A dispersão anemófila ocorre em apenas um dos exemplares. c) Todos são frutos, mas apenas quatro contêm sementes. d) Nenhum dos representantes apresenta autocoria para suas sementes.

QUESTÃO 25

Os cordados são animais deuterostômios celomados e triblásticos. Apresentam também notocorda, tubo neural e fendas faringianas em pelo menos em algum estágio de seu desenvolvimento, ou mesmo, na fase adulta. A seguir são enumeradas algumas características de um grupo de animais: ♦ aparecem exemplares aquáticos. ♦ algumas espécies apresentam capacidade de voo. ♦ animais endotérmicos, com glândulas sudoríparas e sebáceas na pele. ♦ há exemplares vegetarianos, carnívoros e outros onívoros. ♦ há representantes ovíparos, mas não ovovivíparos. ♦ possuem coração tetracavitário, sendo a circulação dupla e completa. Os cordados com essas características são classificados no grupo dos: a) Anfíbios. b) Répteis. c) Mamíferos. d) Aves.

Dente-de-leão Esquénio com um

estilete muito fino com pelos sedosos

Mamona Em cacho

Mamão Com

sementes

Carrapicho Banana Em penca

15

PROVA DE QUÍMICA

Q UEST ÃO 2 6

Processos de separação podem ser empregados para decompor uma mistura homogênea ou heterogênea em seus componentes isolados. Assinale o procedimento de separação CORRETO que pode ser empregado na separação de uma mistura composta por uma solução de água e sal de cozinha (NaCl) + areia. a) Filtração, seguida de destilação simples. b) Destilação simples, seguida de uma peneiração. c) Decantação, seguida de uma filtração. d) Destilação fracionada, seguida de uma peneiração.

Q UEST ÃO 2 7

É sabido que no Mar Morto, localizado em Israel, uma pessoa consegue boiar com mais facilidade que na Praia do Morro em Guarapari-ES, por exemplo. Tal observação é explicada devido ao fato de: a) a temperatura do Mar Morto ser menor que a da praia de Guarapari. b) a densidade da água do mar de Guarapari ser maior do que a do Mar Morto. c) a concentração salina do mar de Guarapari ser menor do que a do Mar Morto. d) o volume do Mar Morto ser maior que o do mar de Guarapari.

Q UEST ÃO 2 8

Sobre uma bancada foram colocados dois recipientes contendo água pura. O primeiro (A) possui 25 mL de água. O segundo (B) possui o dobro do volume que o primeiro. Sobre esses dois sistemas, é CORRETO afirmar: a) Quando submetidos a uma mesma fonte de calor, o sistema B entra em ebulição em uma temperatura maior

que o sistema A, indicando que o sistema B tem calor específico maior que o sistema A. b) A água do sistema A tem densidade maior que a água do sistema B. c) A água do sistema B tem densidade maior que a água do sistema A. d) Quando submetidos a uma eletrólise, tanto o sistema A quanto o sistema B produzem duas novas

substâncias, o que nos permite classificar a água como uma substância composta.

Q UEST ÃO 2 9

Sobre o modelo atômico de Dalton, é INCORRETO afirmar: a) Todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais. b) Os elétrons estão incrustrados em uma massa positiva. c) Átomos se combinam de forma específica para formar determinadas substâncias (Lei das proporções

definidas). d) A matéria é composta por partículas minúsculas e indivisíveis.

16

Q UEST ÃO 3 0

Os elementos químicos são distribuídos em uma tabela com base em seu número atômico conhecida como Tabela Periódica (TP). O cobre é um elemento muito comum no nosso dia a dia, e algumas informações podem ser obtidas por meio de uma simples consulta à TP. Sobre esse elemento químico, leia com atenção as afirmações abaixo. I. Possui 29 prótons no núcleo e 28 elétrons na camada de valência. II. Encontra-se no terceiro período da tabela periódica. III. É classificado como metal de transição. IV. Possui distribuição eletrônica [Ar] 3d10 4s1. São afirmações INCORRETAS: a) I e II b) II e III c) III e IV d) II e IV

Q UEST ÃO 3 1

Ao se misturar com quantidade e concentração iguais uma solução de um ácido forte com uma solução de uma base forte, o pH é igual a: a) 0 b) 2 c) 7 d) 14

Q UEST ÃO 3 2

Assinale a solução que apresenta menor temperatura de ebulição. a) sulfato de potássio (K2SO4) 0,02 Mol L-1 b) glicose (C6H12O6) 0,03 Mol L-1 c) sulfato de sódio (Na2SO4) 0,04 Mol L-1 d) cloreto de potássio (KCl) 0,05 Mol L-1

Q UEST ÃO 3 3

O fosgênio de fórmula COCl2 é um gás incolor muito tóxico e corrosivo. Atualmente esse gás é empregado na indústria como agente de cloração. O fosgênio pode ser obtido a partir da reação química entre cloro e óxido de carbono:

)(2)(2)( ggg COClClCO →←+ ∆H = 107,6 kJ mol-1

É INCORRETO afirmar que esse equilíbrio será deslocado para: a) a esquerda quando fosgênio é adicionado. b) a direita quando a temperatura aumenta. c) a direita quando a pressão aumenta. d) a direita quando nitrogênio é adicionado.

17

QUESTÃO 34

Considere os potenciais padrões de redução a 298 K: E°(Ni 2+/Ni) = - 0,25 V; E°( Cu 2+/Cu)= + 0,34 V; E°( Sn 2+/Sn)= - 0,14 V; E°( Co 2+/Co)= - 0,28 V. É INCORRETO afirmar que a fem da pilha formado pelos eletrodos de a) Níquel e Cobalto é 0,03 V. b) Estanho e Cobre é 0,20 V. c) Estanho e Níquel é 0,11 V. d) Cobalto e Cobre é 0,62 V.

QUESTÃO 35

Considere a seguir o diagrama energético de uma reação:

É CORRETO afirmar que a energia de ativação da reação corresponde a: a) A b) B c) C d) D

18

19

PROVA DE ESPANHOL

LEA EL TEXTO ATENTAMENTE Y A CONTINUACIÓN ESCOJA LA ALTERNATIVA ADECUADA PARA CADA UNA DE LAS SIGUIENTES CUESTIONES.

MARCAR UN GOL EN EL INFIERNO

Cada día decenas de hombres morían en la cantera del campo de concentración. Los presos se acostumbraron a que la nieve se volviera roja de sangre; al trasiego de carretillas llenas de cadáveres, al olor del crematorio donde arrojaban los cuerpos de los que ya no servían para trabajar. Pero el horror se detenía durante 90 minutos una vez por semana. Cada domingo un grupo de españoles capitaneado por Saturnino Navazo jugaba un partido de fútbol en el infierno de Mauthausen.

Aquellos encuentros entre presos de distintas nacionalidades pasaron casi desapercibidos en el relato de la barbarie nazi. “Jugaban con rabia”, recuerda Siegfried Meir, el espectador más joven de aquellos partidos. “El fútbol les salvó la vida”, asegura. “Los alemanes también eran humanos y se aburrían. Para disfrutar de aquel entretenimiento, para que jugaran mejor, sacaron a los españoles de la cantera y los mandaron a la cocina a pelar patatas, que no solo pelaban, sino que también robaban y repartían”.

El fútbol les permitió llenar el estómago y mucho más. Aquella breve distracción les devolvía los domingos todo lo que perdían de lunes a sábado. Recuperaban el orgullo, porque durante esos 90 minutos no obedecían órdenes y eran ellos los que decidían todos sus movimientos. Recuperaban el nombre, porque mientras duraba el encuentro dejaban de ser ese número con el que se les identificaba en el campo. Y recuperaban las ganas de vivir, porque ese era el efecto que provocaba quitarse el sucio pijama de Mauthausen para calzarse unas botas de fútbol y ponerse una camiseta y un pantalón limpios para jugar.

“Se formó una pequeña liga y jugaban contra polacos, austriacos...”, recuerda Meir, de 81 años. “Casi siempre ganaban los españoles”. Varios habían sido jugadores profesionales, como Navazo, que había dejado el fútbol para luchar con el bando republicano al estallar la Guerra Civil en España.

Meir salió de Mauthausen cogido de su mano. Navazo le trató como un hijo y al salir del infierno le enseñó a olvidar todo lo que había aprendido en él. Por ejemplo, que no hacía falta que escondiera azúcar bajo la almohada o que robara leche en las tiendas porque en su casa siempre tendría comida suficiente. “A él el fútbol le salvó la vida y a mi Navazo me la dio. Si no se hubiera quedado conmigo, habría acabado en la cárcel”.

(http://internacional.elpais.com/internacional/2015/02/05/actualidad/1423133934_287376.html Adaptado)

CUESTIÓ N 3 6

El artículo presenta una realidad de dolor, en la que los presos del campo de concentración se habituaron a) al paso de carretillas de presos llorando. b) a la presencia de carretillas repletas de calaveras. c) a la visión del crematorio destinado a los imposibilitados de trabajar. d) a ver la nieve tiñéndose de encarnado.

CUESTIÓ N 3 7

En relación a los partidos de fútbol organizados, se puede afirmar que a) servían para tener un paro en los trabajos forzados. b) eran impuestos por los soldados nazistas para su diversión. c) era un combinado de polacos, austriacos y otros países que jugaba contra los españoles. d) eran totalmente desconocidos en las crónicas de la crueldad nazi.

CUESTIÓ N 3 8

El testimonio de Siegfried Meir afirma, al respecto de estos partidos, que a) era un motivo para salvaguardar la vida de los jugadores profesionales españoles. b) era un momento de dignidad y de identidad en el campo de concentración. c) permitían recuperar la identidad de profesionales. d) hacía a los jugadores españoles orgullosos por ganar casi siempre.

20

CUESTIÓ N 3 9

En el párrafo segundo, en la línea 9, la palabra CANTERA solamente puede ser sustituida por a) trabajo. b) faena. c) mina. d) cocina.

CUESTIÓ N 4 0

En el último párrafo, en la línea 21, la palabra ALMOHADA solamente puede ser sustituida por a) cojín. b) gorra. c) sombrero. d) colchón.

PROVA DE INGLÊS

READ THE FOLLOWING PASSAGE. CHOOSE THE OPTION WHICH BEST COMPLETES EACH QUESTION, ACCORDING TO THE TEXT.

PRESCHOOL TEACHERS SHOULD EARN LIKE THEY MATTER Terms such as "babysitter," "caregiver," or "daycare provider" are often the words that pop into people’s heads when they think of an adult who teaches very young children. And their pay is often at the bottom of the income ladder. In fact, many adults working in child-care centers and other early-childhood programs make about $1 more than fast-food cooks and less than animal caretakers, according to a recent report by the Center for the Study of Child Care Employment at the University of California, Berkeley. However, research shows that these teachers matter a lot. The adults working in early-childhood programs set the foundation for future learning, developing essential knowledge in their young students, as well as build up the skills, habits, and attitudes children need to succeed later in school and flourish in life. Those moments in the sandbox are essential to helping children get the right start in life. But without compensation and better benefits, adults with the skills and motivation needed for good teaching will not be attracted to the profession, and those who are already in the job will continue to be unable to afford the training that might improve their skills. And children will continue to lose out.

(www.theatlantic.com. Adaptado. Acesso: 29/01/2015)

Q UESTIO N 3 6

Adults who teach very young children are frequently considered a) educators. b) teachers. c) researchers. d) nannies.

Q UESTIO N 3 7

One of the main problems faced by these workers is their a) extremely low salaries. b) risky work conditions. c) lack of teaching skills. d) irrelevance for children.

21

Q UESTIO N 3 8

The words as well as in “as well as build up the skills…” (paragraph 2) conveys an idea of

a) contrast. b) addition. c) condition. d) finality.

Q UESTIO N 3 9

The word might in “might improve their skills” (paragraph 3) indicates

a) certainty. b) ability. c) possibility. d) necessity.

Q UESTIO N 4 0

What will happen if there is no compensation or better benefits for these teachers? a) Children will be badly affected. b) Teachers will become caregivers. c) Schools will have to shut down. d) The government will take action.

22

VESTIBULAR PUC – MIN AS – ARCOS/ POÇOS/ SERRO / BELO HORIZONTE 2º SEMESTRE DE 2015

PARA VOCÊ DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO.

01 11 21 31

02 12 22 32

03 13 23 33

04 14 24 34

05 15 25 35

06 16 26 36

07 17 27 37

08 18 28 38

09 19 29 39

10 20 30 40

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA. www.pucminas.br