cadeira: educação comparada ano lectivo: 2010/2011

28
Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011 Visões e Conceitos Históricos da Educação Comparada

Upload: patia

Post on 23-Feb-2016

34 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011. Visões e Conceitos Históricos da Educação Comparada. Introdução. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Cadeira: Educação ComparadaAno Lectivo: 2010/2011

Visões e Conceitos Históricos da Educação Comparada

Page 2: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

• Para descrição do percurso histórico da Educação Comparada, Ferreira enuncia dificuldades, devido a discordâncias em relação à periodização da mesma. Definir períodos da evolução significa estabelecer o significado da mesma no caminho que percorreu.

Introdução

Page 3: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

• Pedagogia no estrangeiro: é descrito pelo produto das viagens de estudo ao estrangeiro realizadas por pedagogos e políticos que observavam a organização de países vizinhos e eventualmente comparavam ao do próprio país.

• Pedagogia comparada propriamente dita, desenvolveu-se no século XX, analisando a explicação de factos pedagógicos, isto é, forças determinantes ou factores configurativos.

Friedrich Schneider dividiu em 2 períodos:

Page 4: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

• Empréstimo (que cobre o século XIX), onde se elaborava a apresentação dos dados descritivos no qual devia de fazer a comparação com o objecto, de modo a avaliar as melhores praticas educativas, para as transpor/aplicar em outros países.

• Predição (ocupou a primeira metade do século XX). Iniciou com Michael Sadler a ideia de que o Sistema Educativo não está separado da sociedade que se insere.

• Análise coloca ênfase na classificação dos factos educativos e sociais que lhe estão associados.

Existia uma preocupação em tentar progredir nas teorias e métodos, de modo a estabelecer uma clara organização de etapas dos processos e dos mecanismos comparativos, com o objectivo de fazer uma análise menos baseada nos valores ético - emocionais.

George Bereday definiu 3 períodos:

Page 5: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

• 1º período: a “Etapa estrutural” caracterizada na obra Esquisse (1817) de Jullien de Paris, sendo esta o marco inicial da EC;

• 2º período: denominada de “Inquiridores” de 1830 até 1914, na qual os EUA estudavam os sistemas de ensino vigentes e os governos mandavam os inquiridores percorrem a Europa;

• 3º período: chamado de “Preocupações históricas” acontece de 1920 a 1940, marcada essencialmente pelos trabalhos de Kandel, Schneider, Hans, entre outros.

• 4º período: “Prospectivo” decorre após a Segunda Guerra Mundial, essencialmente após 1955, onde os estudos comparados em educação são voltados para o futuro.

Alexandre Vexliard aborda 4 períodos:

Page 6: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

• 1º período: é dos viajantes, onde eram realizados trabalhos, originados pela curiosidade, através de interpretações subjectivas e baseados em factos divergentes do país do observador

• 2º período: é o dos inquiridores (séc. XIX) no qual, os observadores vão para países a fim de obter dados, para aperfeiçoar o sistema educativo do seu país

• 3ºperíodo: é o de cooperação internacional, onde o intercâmbio cultural entre os povos é estimulado, e a educação é vista como meio de entendimento entre nações

• 4º período: era denominado de factores e reacções, amplificando a dinâmica das ligações entre educação e cultura e explicava a variedade dos fenómenos educativos, para compreender as relações escola e sociedade, a partir da observação histórico culturista, para aclarar o presente a partir do passado.

• 5º período: procurava-se explicar as ciências sociais, onde os trabalhos recorriam a métodos empírico-quantitativos, para clarificar as relações entre a educação e a sociedade a nível mundial.

Noah e Eckstein expõem 5 períodos:

Page 7: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Jullien de Paris. Etapa descritiva. Etapa interpretativa. Etapa comparativa.

Ferran Ferrer- 4 períodos

Page 8: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Autor de várias obras na área da educação pode ter sido considerado o pai da Educação Comparada. Publicou em 1817 a Obra: Esboço e Visões exploratórias do trabalho de uma educação comparada, uma primeira abordagem, entre os vinte e dois cantões da Suíça, e em seguida para qualquer parte da Alemanha e Itália, e isso se deve muito para compreender sucessivamente os planos de ensino de todos os Estados de Europa, introduzindo assim a comparação na abordagem da educação.

Marc- Antoine Jullien de Paris

Page 9: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

O objectivo desta publicação era lançar um projecto que consistia em recolher informações para execução de um quadro comparativo dos principais estabelecimentos de educação existentes nos diversos países europeus tal como: o funcionamento, método, no qual se desejava a elaboração de pessoas influentes e de poderes públicos com a intuição de proceder de melhor forma à reforma da educação.

O livro é composto por duas partes: na primeira são expostas as justificações do projecto, objectivos e noções gerais, enquanto na segunda é apresentado um meio para que a recolha de dados se execute com maior eficácia, composto por duas grandes séries de questões.

Page 10: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Ferreira considera que Julien dava muita importância aos questionários, considerando-os verdadeiros meios de trabalho para análise educativa. Segundo este as investigações sobre educação comparada deviam facultar meios novos para aperfeiçoar a ciência da educação

Segundo Ferran Ferrer Julien contribui para a educação comparada por se destacar nos seguintes aspectos:

• Importância que tem o dirigir de uma metologia empírica e cientifica;• Necessidade de executar instrumentos que servem tal finalidade.• Importância de factores externos sobre a educação• Vantagens que tem o conhecimento da educação noutros países.• Contribuição da Educação Comparada no progresso da educação no

mundo.

Page 11: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

O projecto de Julien Paris não foi compreendido, o que levou à rejeição dos governos e dos indivíduos que não concordavam com a ideia da criação de uma ciência da Educação.

O objectivo neste período era de conhecer como os países desenvolvidos se organizavam no ensino, de modo a importar/adaptar os aspectos que poderiam melhorar os sistemas escolares.

Etapa Descritiva

Page 12: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

• F. W. Thiersch, em 1838 publicou uma obra sobre as experiências educativas na Alemanha, França, Holanda e Bélgica. Refere nesse estudo que se deve de ter atenção às descrições deste género.

• Mathew Arnold, publicou diversos trabalhos entre 1861 e 1882, no qual revela o seu profundo conhecimento sobre a situação da educação na França e na Alemanha. Procurou recolher ideias e experiências para o seu país, mas tendo atenção à possível imitação dos aspectos isolados, sem ter em conta os aspectos e os contextos que o torna possível. 

• Neste período verificaram que a descrição dos sistemas Nacionais de outros países relativamente aos aspectos da educação já era suficiente para a compreensão dos fenómenos da educação. Isto levou a Michael Sadler a “protagonizar uma alteração na forma de aborda a Educação Comparada”, sendo assim considerado por FERREIRA (1999) como prenunciador do período seguinte.

Page 13: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

É no ano 1900 que se concretiza o início desta etapa, pois os teóricos afirmam que foi neste ano que começaram ideias e acontecimentos importantes para a Educação Comparada. Um desses acontecimentos foi a organização de um curso de Educação Comparada na Universidade de Columbia. Deu-se também a publicação de um texto sobre a utilidade da Educação Comparada para o sistema educativo de Michael Sadler.

Estes acontecimentos contribuíram para a sistematização de conhecimentos e para uma certa autodeterminação para a Educação Comparada.

Etapa interpretativa

Page 14: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Michael Sadler é encarado como iniciador de uma concepção teórica da Educação Comparada. Publica um texto How far we learn anything of practical value from the study of foreignsystems of education, onde o autor aborda ideias sobre os estudos comparativos e a sua utilidade. Michael Sadler considera também, que as coisas fora da escola são mais importantes do que aquelas que se encontram dentro da própria escola.

Page 15: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Em conclusão, as contribuições que Michael Sadler trouxe à Educação Comparada foram as seguintes:

Importância de se entender o espírito e a tradição dos sistemas educativos; Importância em estudar os sistemas educativos dos países estrangeiros, de

forma a compreender o nosso próprio país; Procurou entender os aspectos educativos no âmbito social e cultural mais

amplo (dimensão sociológica); O inconveniente da Educação Comparada se tornar dependente da

estatística, pois tende-se a identificar a educação com a escola.

Page 16: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Abordagens ou tendências: interpretativo-histórica; interpretativo-antropológica; interpretativo-filosófica;

Abordagens Causas e interpretações

Page 17: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Na abordagem interpretativo-histórica distinguem-se Isaac L. Kandel e Nicholas Hans.

Kandel deu atenção aos aspectos históricos, acreditando que a histórica dos povos possibilita encontrar detalhes nacionais dos sistemas educativos.

Abordageminterpretativo-histórica

Page 18: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

O autor Nicholas Hans refere que os factores fundamentais dos sistemas educativos dividem-se em três grupos:

• factores naturais (raça, língua, meio ambiente)• factores religiosos (catolicismo, anglicanismo)• factores seculares (socialismo, democracia, humanismo)Segundo Hans, existem cinco factores que revelam uma nação ideal:• unidade de raça• unidade de religião• unidade de língua• unidade de território• soberania política

Page 19: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Na abordagem interpretativo-antropológica, Ferreira considera algumas posições como as mais importantes, são elas: a de Schneider e de Moehlman. Para Scheinder o estudo comparativo só tinha sentido se fossem analisados os vários factores que configuravam (representavam) o sistema educativo: carácter nacional

espaço geográfico cultura ciência e a filosofia estrutura social e política economia religião história influências estrangeiras influências decorrentes da evolução da pedagogia

Abordageminterpretativo-antropológica

Page 20: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

No entanto, na perspectiva de Arthur H. Moehlman, a Educação Comparada precisava de um princípio de classificação válido para uma determinada época, na qual derivando do passado abria-se perspectivas para o futuro. No seu modelo teórico, Moehlman, destaca que a educação em cada sociedade é caracterizada por interferências e interacções de 14 factores:

População, espaço, tempo Linguagem, arte, filosofia, religião Estrutura social, governo, economia Tecnologia, ciência, saúde, educação

Page 21: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Na abordagem interpretativo-filosófica, evidenciam-se J. A. Lauweris e Sergius Hessen.

Hessen tem uma importância na procura das bases teórico-ideológicas dos sistemas educativos. Lauweris defende que a filosofia deveria atender aos estilos nacionais de filosofia, pois apesar de esta ser universal, os indivíduos manifestam uma tendência por um determinado tipo de pensamento filosófico.

Abordageminterpretativo-filosófica

Page 22: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

O período entre guerras originou uma aglomeração de análises, através de explicações vagas como a raça ou carácter nacional, que causaram um retardamento no uso da estatística e análise sociológica.

Os anos seguintes, originaram experiências de inovação da Educação Comparada, onde se expunham sínteses da abordagem positivista, de resolução de problemas, crítica e sócio-histórica.

 

Etapa Comparativa

Page 23: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Abordagem positivista: no final da Grande Guerra até os anos 60 era o funcionalismo que guiava as análises sociológicas, sendo este tipo mais científico, parecendo no entanto mais superficial, a descrição do todo sem que se aborde a sua organização e a sua história. A partir da década de 60 surge a estrutural-funcionalista, auxiliando assim a estabelecer uma relação entre as estruturas e as funções das instituições educacionais e entre as instituições sociais.

Nesta perspectiva destacam-se A. M. Kazamias e C. A. Anderson. Kazamias que defendia, que a Educação Comparada precisava adoptar uma base científica, onde os seus estudos obtivessem objectividade, empregando um processo funcionalista e técnica das covariações.O seu propósito era encontrar as funções que as escolas como estruturas sociais, executavam em cada país. Anderson sugere ainda que a investigação comparativa tinha 2 dimensões: a situação educativa e a relação dos aspectos educativos com o seu contexto. Para o 1º era preciso uma análise intra-educativa, para se estabelecer as relações entre os aspectos do sistema educativo e para o 2º, deveria ser realizada uma investigação social-educativa, para estabelecer inter-relações entre as características educativas e as variáveis sociais, políticas, económicas e culturais.

Abordagem positivista

Page 24: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

A utilização desta abordagem foi o de (segundo KAZAMIAS) proporcionar uma interpretação mais credível.

Os autores que defendiam esta perspectiva, queriam alcançar o método comparativo, para entrevir em decisões políticas, pois a cientificidade auxilia nos conflitos sociais na educação e ajuda a obter explicações rígidas, para se estabelecer relações entre fenómenos educativos e sociais, através de um modelo empírico-quantitativo, que tinha como objectivo generalizar dados, um campo de investigação para testar hipóteses, colaboração interdisciplinar e transformar a educação comparada numa área útil de conhecimento.

Page 25: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Brian Holmes afirma que é preciso partir dos enigmas das sociedades e descobrir resoluções. As etapas desta abordagem são o estudo dos problemas, formulação da hipótese, pormenorização das condições do problema, consequências prováveis a partir das hipóteses e por fim, a comparação dos resultados com os acontecimentos.

Abordagem de resolução de problemas

Page 26: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Nos anos 60 a escola passa a ser vista como um meio para a aquisição e reprodução de ideias.

Martin Carnoy regulando-se em estudos de caso, procurou aclarar as desigualdades educacionais, através da observação do desenvolvimento da educação escolar, que acataria ao imperialismo.

As críticas dos anos 70 deram origem a uma literatura que defendia que não se trata de investigações para a comparação de países, trata-se de comparar a experiência das mulheres e dos diferentes estratos sociais e a sua relação com a educação.

Abordagem crítica

Page 27: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Ferreira diz-nos que esta procura refazer a comparação substituindo a análise dos factos à análise histórica dos factos, sendo possível compreender a subjectividade da realidade e o sentido que lhe é dado. A investigação comparativa deve partir para a compreensão, construindo os factos e não apenas descrevê-los.

 

Abordagem sócio-histórica

Page 28: Cadeira: Educação Comparada Ano Lectivo: 2010/2011

Fim!!!

Discentes:♀ Carina Aveiro N.º 2044609

♀ Cátia Ferreira N.º 2033809 ♀ Cláudia Neto N.º 2047109

♀ Joana Viveiros N.º 2041509