boletim sindical 14web - fepesp - federação dos ... · informativo dos professores e técnic os...

1
| Foto: Ricardo Gebrim Informativo dos Professores e Técnicos de Ensino do Sesi-SP e do Senai-SP – Novembro / 2015 - nº 14 Publicação da Fepesp e sindicatos integrantes www.fepesp.org.br a última quarta-feira (18/11), a Federação dos Profes- sores do Estado de São Paulo (Fepesp) foi a Brasília (DF) para uma reunião agendada com Gilberto Carvalho, presi- dente do Conselho Nacional do Sesi. Além da presença de Celso Napolitano, presidente da Fepesp, os 27 sindicatos inte- grantes foram representados por Onassis Xavier, professor do Sesi, presidente do Sinpro Osasco e diretor da Fepesp para os assuntos relacionados ao sistema S, e o advogado Ricardo Gebrim. O encontro teve como objetivo debater os descalabros anunciados na Educação do Sesi e do Senai em São Paulo. Em outubro, a instituição anunciou cortes para 2016. As ações ameaçam o emprego dos professores, a escola dos alunos e a rotina dos pais. Carvalho afirmou na reunião que não haverá corte de 30%. "O sistema S negocia com o governo a destinação de 25% da verba arrecadada para alguns programas sociais." Segundo ele, o Sesi ficaria respon- sável por oferecer a educação de jovens e adultos e por determinados programas de saúde, enquanto que ao Senai caberia gerir a oferta de vagas no Pronatec. Ainda assim, para Gilberto Carvalho, "essa redução na arrecadação é perfeitamente assimilável pelo orçamento do Sesi". Segundo Napolitano e Onassis, para o presidente do Conselho Nacional do Sesi, nao há necessidade dos cortes anunciados na educação para equilibrar o orçamento da entidade. A reunião é uma das ações que a Fepesp e os Sindicatos vêm empreendendo, com o objetivo de impedir o desmonte na estrutura educacional do Sesi. "Queremos abrir a caixa preta do orçamento do Sesi/Senai para verificar a gestão do dinheiro recolhido pelas indústrias que, em última análise, é verba pública", afirmou Onassis Xavier. A Fepesp e os Sindicatos continuarão pres- sionando Skaf e a direção do Sesi-SP para que professores não sejam demitidos e alunos não fiquem sem escolas Fepesp e sindicatos têm encontro com presidente nacional do Sesi N Da Esq. para a dir. Onassis Xavier, Gilberto Carvalho e Celso Napolitano reunidos em Brasília. Sindical Boletim Sinpro ABC Sinpro Araçatuba e Birigui Sinpro Bauru e Região Sinpro Campinas e Região Sinpro Dracena e Região Sinpro Jundiaí Sinpro Osasco e Região Sintee Lins Sintee Presidente Prudente e Região Sinpaae Ribeirão Preto e Região Saae Rio Preto e Região Sinpro Santos e Região Sinpro São Carlos Sinpro São José do Rio Preto Sinpro São Paulo Sinteee Franca Sinpro Guapira Sinpro Guarulhos Sinpro Jacareí Sinpro Jaú Sinpro Sorocaba e Região Sinpro Taubaté e Região Sinpro Unicidades Sinpro Vales Sinpro Valinhos-Vinhedo Sintraensino/Ourinhos

Upload: dotram

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

| Foto: Ricardo Gebrim

Informativo dos Professores e Técnicos de Ensino do Sesi-SP e do Senai-SP – Novembro / 2015 - nº 14

Publicação da Fepesp

e sindicatosintegranteswww.fepesp.org.br

a última quarta-feira (18/11), a Federação dos Profes- sores do Estado de São Paulo (Fepesp) foi a Brasília (DF) para uma reunião agendada com Gilberto Carvalho, presi-dente do Conselho Nacional do Sesi. Além da presença de Celso Napolitano, presidente da Fepesp, os 27 sindicatos inte-grantes foram representados por Onassis Xavier, professor do Sesi, presidente do Sinpro Osasco e diretor da Fepesp para os assuntos relacionados ao sistema S, e o advogado Ricardo Gebrim.

O encontro teve como objetivo debater os descalabros anunciados na Educação do Sesi e do Senai em São Paulo. Em outubro, a instituição anunciou cortes para 2016. As ações ameaçam o emprego dos professores, a escola dos alunos e a rotina dos pais.

Carvalho afirmou na reunião que não haverá corte de 30%. "O sistema S negocia com o governo a destinação de 25% da verba arrecadada para alguns programas sociais." Segundo ele, o Sesi ficaria respon-sável por oferecer a educação de jovens e adultos e por determinados programas de saúde, enquanto que ao Senai caberia gerir a oferta de vagas no Pronatec.

Ainda assim, para Gilberto Carvalho, "essa redução na arrecadação é perfeitamente assimilável pelo orçamento do Sesi".Segundo Napolitano e Onassis, para o presidente do Conselho Nacional do Sesi, nao há necessidade dos cortes anunciados na educação para equilibrar o orçamento da entidade.

A reunião é uma das ações que a Fepesp e os Sindicatos vêm empreendendo, com o objetivo de impedir o desmonte na estrutura educacional do Sesi. "Queremos abrir a caixa preta do orçamento do Sesi/Senai para verificar a gestão do dinheiro recolhido pelas indústrias que, em última análise, é verba pública", afirmou Onassis Xavier.

A Fepesp e os Sindicatos continuarão pres-sionando Skaf e a direção do Sesi-SP para que professores não sejam demitidos e alunos não fiquem sem escolas

Fepesp e sindicatos têm encontro com presidente nacional do Sesi

NDa Esq. para a dir. Onassis Xavier, Gilberto Carvalho e Celso Napolitano reunidos em Brasília.

SindicalBoletim

Sinpro ABCSinpro Araçatuba e BiriguiSinpro Bauru e RegiãoSinpro Campinas e RegiãoSinpro Dracena e Região

Sinpro JundiaíSinpro Osasco e RegiãoSintee LinsSintee Presidente Prudente e RegiãoSinpaae Ribeirão Preto e Região

Saae Rio Preto e RegiãoSinpro Santos e RegiãoSinpro São CarlosSinpro São José do Rio PretoSinpro São Paulo

Sinteee FrancaSinpro GuapiraSinpro GuarulhosSinpro JacareíSinpro Jaú

Sinpro Sorocaba e RegiãoSinpro Taubaté e RegiãoSinpro UnicidadesSinpro ValesSinpro Valinhos-VinhedoSintraensino/Ourinhos