boletim informativo - up-cead...boletim informativo up-cead/julho/2015 a educaÇÃo À distÂncia na...

9
BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades realizadas em 2014 na área de Educação à distância em Chimoio, Maio de 2015 durante oFórum da Pró- Reitoria para a Graduação. Na imagem, do centro para a direita: Alice Freia, Rosário Dobiala, Sheila Sitoe (registo académico), Dionísio umbo, Aida Ofiço, Aurélio Pires, Lourenço Mavaieie, Manuel Jossias, Cristina Loforte e Manuel Macandza.

Upload: others

Post on 24-Aug-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

BOLETIMINFORMATIVO

UP-CEAD/Julho/2015

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014

Julho- Agosto2015

Encontro de balanço das actividades realizadas em 2014 na área de Educação à distância em Chimoio, Maio de 2015 durante oFórum da Pró- Reitoria para a Graduação.

Na imagem, do centro para a direita: Alice Freia, Rosário Dobiala, Sheila Sitoe (registo académico), Dionísio Thumbo, Aida Ofiço, Aurélio Pires, Lourenço Mavaieie, Manuel

Jossias, Cristina Loforte e Manuel Macandza.

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades
Page 3: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICACENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA

BOLETIM INFORMATIVO

Título: BOLETIM INFORMATIVO (Julho/Agostol) Autor: Universidade Pedagógica & Centro de Educação Aberta e a Distância

Redação: Cristina Loforte em colaboração com: Dionísio Thumbo (Niassa), Liguni (Montepuez) AidaOfiço(Nampula),ManuelJossias(Quelimane) Rosário Dobiala (Tete), Hermínio Baúte (Manica) Gildo Bulafo (Beira), Daniel Muando (Maxixe) JonasManhice(Massinga),JonataneMacie(Gaza)

Aurélio Pires (Maputo).

Revisão: Alice Freia

Layout & Maquetização JubelD.Castiano

Local de edição: Maputo

Data: Agosto 2015

Site: www.ceadup.ac.mz

www.cead.ac.mz/elearning

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

4

Seja bem-vindo(a) à segunda edição do Boletim Informativo do Centro de Educação Aberta e à

Distância (CEAD) da Universidade Pedagógica (UP).

INTRODUÇÃO

Mantendo o formato da nossa primeira edição, este número será inteiramente dedicado à apresentação das actividades realizadas, na nossa universidade, na área da Educação à Distância (EaD), no ano lectivo de 2014.

Em Educação à Distância e não só, a avaliação é uma componente essencial para a concretização da visão estratégica, a alocação de recursos, a tomada de decisões e, a longo prazo, para o sucesso de um programa de formação. Por isso, o CEAD reúne, uma vez por ano, representantes dos seus departamentos centrais e os chefes de departamento de Educação à distância das delegações, para avaliar, formativamente, a qualidade dos serviços prestados e as condições de ensino e aprendizagem nos cursos oferecidos à distância. Os chefes de departamento de educação à distância de Niassa, Cabo Delgado (Montepuez), Nampula, Zambézia, Tete, Sofala, Manica, Gaza, Inhambane (Maxixe e Massinga), e o chefe de departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação do CEAD (em representação de Maputo) apresentaram relatórios sobre as actividades de educação à distância realizadas na UP, em 2014. Em

termos gerais e globais, estiveram envolvidos em programas de formação à distância, na UP, 7317 estudantes em diferentes pontos do país. Apresentamos, a seguir, as actividades de Educação à distância decorridas nas delegações de Niassa, Cabo Delgado (Montepuez), Nampula, Zambézia, Tete, Sofala, Manica, Gaza, Inhambane (Maxixe e Massinga), e Maputo.

A educação à distância em Niassa

Em 2014, a delegação do Niassa contou com 679 estudantes à distância (176 mulheres e 503 homens), apoiados e orientados por vinte e três tutores de especialidade, seis tutores gerais e três gestores de centros de recurso, distribuídos pelos cursos

de Administração e Gestão da Educação (AGE), Ensino Básico (EB) - cursos oferecidos sem a cooperação com a Universidade Aberta do Brasil e Matemática, Biologia, Ensino Básico - em cooperação com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) . As diferentes actividades inerentes à oferta de cursos à distância foram realizadas nos centros de recursos de Lichinga, Mandimba (centro extinto no início de 2015), Cuamba e Marrupa (estes dois últimos centros a funcionar em instituições parceiras).

De entre as actividades realizadas destacam-se: o apetrechamento dos centros de recursos com material de escritório e material bibliográfico; a planificação e realização de uma acção de formação para todos os intervenientes em matéria de EaD no campus da UP-Niassa e uma visita de trabalho à delegação da UP de Montepuez para a troca de experiências.

Devido ao facto de os centros de recurso de Cuamba e Marrupa funcionarem em instalações de instituições parceiras, estão em curso as obras de construção de novos centros de recurso.

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

5

Alguns dos desafios que se impõem à delegação são: a transformação do centro de recursos em autênticos segmentos da delegação, onde os estudantes encontrem todos serviços oferecidos no campus universitário; a criação de condições para a realização de todas actividades curriculares e extra- curriculares nesses centros de recursos; a utilização da plataforma de ensino e aprendizagem moodle e o treinamento dos intervenientes na sua utilização; a criação de um gabinete para que o chefe do departamento de EaD possa melhor realizar as suas funções.

A educação à distância em Cado Delgado (Montepuez)

A oferta de cursos à distância em Cabo Delgado iniciou em 2007 com os cursos de formação de professores de Física e de Inglês. Presentemente a delegação oferece os cursos de formação

Imagem 1. Construção dos centrosde recurso de Marrupa e Cuamba

ConstruçãoEncontro com os tutores gerais dos cursos de AGE e EB

de professores de Química, Biologia, Ensino Básico e o curso de Administração e Gestão da Educação.

Para a realização das actividades do ano transacto a delegação contou com vinte e três tutores de especialidade e doze tutores gerais. Os centros de recurso funcionam em espaços disponibilizados pela Direcção Provincial de Educação. Existem planos para a construção de centros próprios tendo já sido adquirido, para o efeito, um espaço na cidade de Pemba.

Há a salientar que quarenta e quatro estudantes do curso de Física realizaram o exame do fim de curso tendo terminado com sucesso a sua formação.

Apresentam-se como actividades desafiadoras o apetrechamento dos centro de recurso com acervo bibliográfico e material informático.

A educação à distância em Nampula

A modalidade de educação à distância foi introduzida na delegação de Nampula em 2009 com a introdução dos cursos de licenciatura em formação de professores de Inglês e de Física. Em 2014 foram introduzidos os cursos de licenciatura em ensino de Biologia, Matemática, Inglês e Ensino Básico. O curso de Física foi descontinuado, encontrando-se os estudantes a realizar trabalhos para a conclusão do curso.

Frequentaram estes cursos, em 2014, 324 estudantes sendo 48 do curso de Biologia, 72 do curso de Ensino Básico, 83 de Inglês e 121 de Matemática. O processo de aprendizagem destes estudantes foi orientado e acompanhado por nove tutores gerais e sessenta e quatro tutores de especialidade.

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

6

A delegação da UP Nampula conta com quatro centros de recursos para a EaD localizados em Nacala, Angoche, Ribáwe e Nampula, cada um gerido pelo seu gestor.

Um dos constrangimentos enfrentados na implementação dos cursos à distância é que os tutores de especialidade não cumprem a exigência de elaboração de um guia de disciplina no início do semestre. Este guia orientaria bastante os estudantes na preparação e concretização da sua aprendizagem.

Um outro constrangimento enfrentado é a falta de condições e materiais apropriados para a realização do trabalho. Destaca-se a falta de materiais de ensino e aprendizagem para todos os cursos, a falta de meios áudio visuais para o curso de Inglês e de kitslaboratoriais para as disciplinas da área de ciências naturais.

Apresentam-se como desafios para o desenvolvimento da EaD na delegação a aquisição de equipamento para o apetrechamento das bibliotecas e centros de recurso e a capacitação constante de todos os intervenientes no processo de EaD.

A educação à distância em Quelimane

A delegação da UP Quelimane introduziu a modalidade àdistância em 2012 como forma de responder ao compromisso assumidode facultar formação contínua aos professores em exercício.

No ano de 2014 a UP Quelimane tinha 652 estudantes matriculados

nos cursos de Biologia, Física, Química, Ensino Básico e Inglês. Os cursos contam com dois centros de recurso, um na cidade de Quelimane e outro,

Para além das actividades rotineiras realizaram-se as seguintes actividades: participação nas feiras de ciências, nos distritos; palestras de integração dos estudantes na cultura de aprendizagem a distância; negociação para a criação do Centro de Gurué; coordenação da implementação das disciplinas à distância nos cursos presenciais.

Imagem 3. Centro de Recursos de Mocuba

em Mocuba. A delegação contou com a colaboração de oito tutores gerais, quarenta e nove tutores de especialidade, e dois gestores de centros de recurso.

Imagem 4. Centro de recursos de Mocuba

A aquisição de terrenos e construção de centros de recurso de raiz em Mocuba e Gurué, o apetrechamento dos centros de recurso com material laboratorial e informático, a maximização do uso da plataforma moodle e a promoção da pesquisa e extensão em estreita relação com as entidades parceiras, são alguns dos desafios que o departamento de Educação à distância da província da Zambézia tem pela frente.

Page 7: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

7

A Educação à distância em Tete

A Delegação de Tete iniciou a oferta de cursos à distância em 2012, com o curso de Física, no centro de recurso instalado na Escola Secundária de Tete. Este centro acolheu estudantes dos distritos de Angónia, Tsangano, Moatize, Chiúta, Macanga, Cidade de Tete, Marávia, Changara, Cahora Bassa e Máguè. Tendo em conta as longas distâncias percorridas pelos estudantes, houve a necessidade de abertura de mais outros três centros de recurso emUlongué (Angónia), Marávia e Chitima (Cahora Bassa) em 2013 e 2014, respectivamente.Assim, a EaD em Tete conta presentemente, com quatro centros de recurso geridos por quatro gestores. A aprendizagem é orientada e facilitada por doze tutores gerais e trinta e três tutores de especialidade.

Os 580 estudantes estão distribuídos pelos cursos de Ensino Básico, Biologia, Física, Administração e Gestão da Educação.

No ano académico de 2014, para além das actividades rotineiras, realizaram-se as seguintes actividades:

Aquisição de modens para os centros de recurso; formação/capacitação dos intervenientes na EaD(gestor do Centro e tutores); distribuição dos livros enviados pelo CEAD aos centros de recurso.

Das dificuldades encontradas na implementação da modalidade de educação à distância em Tete destacam-se a chegada

tardia do material de ensino e aprendizagem; falta de telefone nos centros de recurso, o que dificulta o processo de comunicação com os estudantes; a falta salas próprias de informática e Biblioteca para facilitar a realização das pesquisas por parte dos estudantes. O facto de os estudantes terem que percorrer longas distâncias para chegar aos centros de recurso reduz também a sua participação nas tutorias gerais.

Apresentam-se como desafios a aquisição de terrenos para a construção de centros de recurso de raiz nos distritos de Angónia, Marávia, e Cahora Bassa; o apetrechamento dos centros de recurso com livros e computadores; a instalação de rede de Internet e Telefone nos centros acima referidos.

A educação à distância em Manica

Em 2014 frequentaram os cursos à distância na UP Manica, 670 estudantes sendo 550 de sexo masculino e 120 do sexo feminino, inscritos nos cursos de licenciatura em ensino de Inglês, Biologia, Matemática Química e Física. O Departamento de Educação à Distância (DEAD) contou com a colaboração de 48 tutores de especialidade e 14 tutores gerais

Imagem 5. Estudantes do Curso de Inglês no Centro de Recursos de Mossurize em pleno processo de ensino e aprendizagem.

trabalhando nos centros de recurso de Chimoio, Catandica e Mossurize.

O ano lectivo de 2014 foi positivamente marcado pela finalização das cadeiras curriculares do curso de Inglês iniciado em 2009. Assim sendo, os estudantes que frequentavam o sexto ano do curso de Inglês nos centros de recurso de Chimoio e Catandica já se encontram a preparar os seus exames de conclusão bem como as

suas monografias científicas para conclusão do grau de Licenciatura.

Outro aspecto a realçar é a produção de material didáctico e a entrega desse material às escolas secundárias onde poderá servir para o auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.

Relativamente aos recursos materiais disponíveis, as bibliotecas dos centros de recursos estão em boas condições de funcionamento necessitando de mais obras para responder às necessidades dos estudantes.

Imagem 6. Material didáctico produzido pelos estudantes e posteriormente oferecido às

escolas

Page 8: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

8

Assim, alguns dos desafios para o pleno funcionamento pleno da EaD em Manica são a melhoria das condições de ensino e aprendizagem (aquisição de computadores, melhoria do acesso à rede de internet e aquisição de acervo bibliográfico para os centros de recurso).

Relativamente aos recursos materiais disponíveis, as bibliotecas dos centros de recursos estão em boas condições de funcionamento necessitando de mais obras para responder às necessidades dos estudantes.

Assim, alguns dos desafios para o pleno funcionamento pleno da EaD em Manica são a melhoria das condições de ensino e aprendizagem (aquisição de computadores, melhoria do acesso à rede de internet e aquisição de acervo bibliográfico para os centros de recurso).

A educação à distância em Sofala

A delegação da UP na Beira iniciou os cursos à distância em 2008 com 101 estudantes. Presentemente a delegação disponibiliza os sete cursos à distância oferecidos pela Universidade Pedagógica nos centros de recurso da Beira, Buzí e Dondo. Em 2014 contou com um total de 1130 estudantes matriculados nos vários cursos.

De entre as actividades realizadas no ano transacto destacam-

se: a reabilitação das instalações do centro de recurso de Búzi; a entrega de dois kits de laboratórios móveis a 3 Escolas Secundárias do Búzi; a capacitação de docentes para o uso da plataforma moodle; a organização do dia de portas abertas conjunto com DSI e com a faculdade de Educação Física e Desporto.

Relativamente a actividades que ficaram por realizar e que precisam de ser realizadas destacam-se: a canalização de água para o centro de recurso do Búzi; a aquisição de equipamento informático e de climatização; a capacitação dos vários intervenientes.

A educação à distância em Inhambane (Massinga)

O programa de EaD em Massinga contou com 662 estudantes inscritos num universo de 1609 estudantes. A delegação oferece os cursos de Administração e Gestão da Educação, ensino de Física e Química e conta com 4 centros de recurso, nomeadamente Massinga, Vilankulo, Inhassoro e Inharrime.Estes centros estão todos apetrechados de computadores para uso dos estudantes. As experiências laboratoriais dos cursos de ciências são realizadas no laboratório da UP-Massinga e na escola Secundária de Mucoque em Vilankulo.

Imagem 7.Futuras instalações do centro de recurso de Caia

Imagem 8. Recepção dos módulos em Búzi

Imagem 9. Salas de informática dos centros de recurso de Massinga e Vilankulo

Imagem 9. Salas de informática dos centros de recurso de Massinga e Vilankulo

Igm10. Centros de recurso de Inharrime e de Quissico

Page 9: BOLETIM INFORMATIVO - UP-CEAD...BOLETIM INFORMATIVO UP-CEAD/Julho/2015 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM 2014 Julho- Agosto 2015 Encontro de balanço das actividades

9

A educação à distância em Inhambane (Maxixe)

Em 2014 a delegação da Maxixe teve um total de 1248 estudantes inscritos nos cursos à distância

Perspectiva-se que as jornadas científicas estudantis sejam também realizadas nos centros de recurso. Apresentam-se como actividades desafiadoras para o presente ano a edificação e apetrechamento dos centros de recurso de raiz; a capacitação de estudantes e docentes da EaD para o uso da plataforma moodle a garantia do uso da plataforma, em prol da qualidade da educação.

A educação à distância em Gaza

Em 2014 o programa de educação à distância em Gaza contou com um total de 657 estudantes sendo 455 homens 202 mulheres distribuídos

pelos cursos de Ensino Básico, Física e Inglês.

O programa de educação à distância em Gaza conta comcentros de recurso em Chibito, Chokwé, Bilene e cidade do Xai-Xai. As actividades académicas e administrativas são asseguradas por 4 gestores do centro de recursos, 15 tutores gerais e 31 tutores de especialidade.

Para o caso do curso de Física em que é necessário os

estudantes realizarem experiências laboratoriais, grande parte das experiências são realizadas no campus da delegação onde existe um laboratório com as mínimas condições necessárias para a sua realização. Outra parte das experiências é realizada nos centros de recurso.

Quanto aos meios informáticos e material bibliográfico, a delegação perspectiva adquiri-los e equipar cada centro de recursos com pelo menos 5 computadores.

sendo 544 homens e 704 mulheres. OS estudantes frequentam os cursos de Ensino Básico, Administração e Gestão da Educação e ensino de Inglês e as suas actividades de aprendizagem têm o apoio de tutores gerais, tutores de especialidade e gestores dos centros de recurso de Inharrime, Maxixe e Quissico.Das actividades realizadas em 2014 há a destacar a realização de aulas inaugurais, a

divulgação dos cursos à Distância nas escolas secundárias a realização de encontros periódicos entre a direcção da delegação e os estudantes de EaD, a capacitação interna de tutores gerais e de gestores e a criação da página web do CEAD da Maxixe.

As seguintes actividades apresentam-se como desafiadoras: a construção de Centro de Recurso de raíz, o apetrechamento dos

centros de recurso com todos os materiais didácticos,a formação contínua de todos os intervenientes de EAD, o uso das tecnologias disponíveis e a falta de meio de transporte.Imagem 9. Salas de informática dos centros de recurso de

Massinga e Vilankulo

Imagem 9. Salas de informática dos centros de recurso de Massinga e Vilankulo

Igm10. Centros de recurso de Inharrime e de Quissico

Imagem10. Centros de recurso de Inharrime e de Quissico

Imagem 11. Aula inaugural no centro de recursos da Maxixe

Imagem 12. Formação de tutores gerais e de especialidade