julho 2017 no 06 - [email protected]/articles/0011/5737/informativo-de-julho.pdf ·...

9
Julho 2017 – N O 06 - [email protected]

Upload: vuhanh

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Julho 2017 – NO 06 - [email protected]

PERÍODO DE MATRÍCULAOportunidade de autoavaliação do nosso curso

O INFORMATIVO MENSAL 06 – JULHO DE 2017 destaca a importância de avaliação do nosso curso deEngenharia Civil durante o período de matrícula semestral. A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, responsávelpor realizar a autoavaliação institucional, a partir dos princípios e diretrizes do Sistema Nacional do EnsinoSuperior - SINAES, desde a definição do método e dos instrumentos avaliativos até a redação dos relatóriosfinais. O objetivo desta autoavaliação é contribuir com os processos de regulação do MEC, fornecendoinformações sobre o planejamento administrativo e pedagógico da Universidade Católica do Salvador – UCSAL.Participando da Autoavaliação Institucional, a comunidade acadêmica contribui com o aperfeiçoamento doSINAES e, principalmente, ajuda a construir referenciais para a implementação de ações de melhoria daUniversidade e de seus cursos. Neste contexto, o INFORMATIVO MENSAL convida, de modo particular, acomunidade acadêmica do nosso Curso de Engenharia Civil para participar do processo de autoavaliação,colaborando para a melhoria formativa de seus futuros profissionais. Em 2016, o Curso de Engenharia Civilrealizou pesquisa com 45 estudantes formados no período 2006 – 2013 (32 homens e 33 mulheres), portanto,com mais que três anos de convivência no mercado de trabalho. A finalidade geral da pesquisa foi avaliar atrajetória profissional dos egressos do curso de Engenharia Civil e o impacto das experiências acadêmicasvivenciadas na universidade sobre o processo de inserção desses egressos no mercado de trabalho. Os dadosforam coletados via aplicação de um questionário on-line desenvolvido pelo próprio curso de Engenharia Civil,com garantia de participação livre e voluntária dos egressos durante todo o processo. Com a colaboração daCPA, os dados coletados foram sistematizados e analisados, resultando no documento intitulado “PESQUISACOM OS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL”, fornecendo importantes diretrizes para a reorientaçãoda matriz curricular do nosso curso e, até então, fornecido variados subsídios para a elaboração do novo ProjetoPedagógico do Curso – PPC, este em etapa final de conclusão.Uma Universidade que se preocupa com o acompanhamento sistemático de seus egressos possui umaconsciência crítica e uma capacidade de investigar, questionar e propor novos planejamentos e soluções,possibilitando a realização plena de sua função social. Para Machado (2010)1, este sistema é uma fonte deinformação gerencial permitindo a tomada de decisões sobre o planejamento dos cursos, arranjos didáticos,pedagógicos e modalidades formativas com impacto direto na construção das múltiplas identidadesprofissionais.

Como PARTICIPAR?

Para participar do processo de autoavaliação, você deverá acessar o Portal da UCSal (www.ucsal.br) e responderaos formulários das pesquisas no sistema, durante a matrícula.

Participe! Você avalia, o nosso curso melhora, construindo uma ENGENHARIA CIVIL DE VERDADE!

“ORGULHO DE SER UCSAL”

1 Machado, G. R. (2010). Perfil de Egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado.UFRGS.

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE ENSINO

1 – ENTREGUE O PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIALINSTITUCIONAL PARA O INEP/MEC

Foi firmado com o Ministério da Educação – MEC a“Proposta de Protocolo de Compromisso paraRenovação de Reconhecimento do Curso de Bachareladoem Engenharia Civil”, que está sendo executada duranteeste ano letivo de 2017. Foi entregue na data de28.06.2017, o primeiro relatório parcial com o objetivo deinformar sobre o andamento das ações relacionadas aoProtocolo de Compromisso, com prazo para finalizaçãoem 27/12/2017. A Comissão de Acompanhamento,constituída na forma do art. 60 do Decreto nº5.773/2006, foi designada pelo Ato nº 115/GABRE, de14/11/2016, e está composta pelos seguintesprofessores: Paulo Sérgio Nunes Costa – Presidente,Antônio Sérgio Ramos da Silva, Luiz Carlos Almeida deAndrade Fontes, Silvio Roberto Cirne Bello e AntônioAlberto da Silva Monteiro de Freitas - Coordenador daCPA. A visita de representantes do MEC, em atividade deinspeção dos compromissos pactuados para atendimentoao reconhecimento, poderá ocorrer a partir do início de2018.

2 – PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC

Documento essencial para dar suporte à solicitação de“Renovação de Reconhecimento do Curso deBacharelado em Engenharia Civil”, sob a Coordenação doCurso/NDE, com o competente assessoramento da Profa.Tereza Cristina Raposo Soares/Pró-Reitoria deGraduação/Assessoria Pedagógica, está em fase final deconclusão de elaboração do Projeto Pedagógico do Cursode Engenharia Civil. Será o resultado de intensasatividades desenvolvidas com a participação deprofessores, estudantes, técnicos-administrativos, Pró-Reitorias e, de modo especial, em decorrência daexpressa vontade e do permanente incentivo do nossoReitor, Prof. Dr. Pe Maurício Ferreira da Silva. Acomunidade do Curso de Engenharia Civil sente-segratificada e solidária na construção imensamentelaboriosa deste novo caminhar na busca da “Renovaçãode Reconhecimento do Curso de Bacharelado emEngenharia Civil”.

NOVIDADES NA ATIVIDADEDE ENSINO

NOVAS DISCIPLINAS OPTATIVAS EM 2017.2

Estão sendo oferecidas novas disciplinas optativasno processo de matrículas para o semestre letivo2017.2. Trata-se de experiência didático-pedagógicainovadora do nosso Curso, com a finalidade demelhor preparar os nossos estudantes para omercado de trabalho profissional, cada vez maisexigente. Serão oferecidas as disciplinas:

• PAVIMENTAÇÃO VIÁRIA

• TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMA DEREVESTIMENTO EM FACHADAS

• TÓPICOS COMPLEMENTARES: INTRODUÇÃO ÀTECNOLOGIA BIM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

• TÓPICOS DE GEOTECNIA E OBRAS DE TERRA

Para informações detalhadas, consultar oCoordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof.Antônio Sérgio.

PARCERIA EMPRESARIAL

Empresas visitam a Coordenação do Curso/NDE

Empresas que atuam no mercado nacional daconstrução civil realizaram visitas à Coordenaçãodo Curso/NDE com a finalidade de estreitar laçosde cooperação técnica, numa atitude dereconhecimento ao trabalho que está sendodesenvolvido para ampliar a qualificação formativados nossos estudantes. Desejam apoiar atividadesdesenvolvidas no nosso Curso que guardamestreita relação com as suas atividadesempresariais no mercado da construção civil.Durante o mês de julho esteve conosco a seguinteempresa, na oportunidade, representada porDanilo Laert Lago Brito e Letícia Vardieiro da Silva(estudante do nosso Curso):

BATTRE - Bahia Transferência e Tratamento deResíduos Ltda.

Empresa responsável pelos serviços de operação emanutenção da Estação de Transbordo que atendea cidade de Salvador e pela implantação, operaçãoe manutenção do Aterro Metropolitano Centro –AMC, que atende aos municípios de Salvador,Simões Filho e Lauro de Freitas. A Battre compõe oGrupo SOLVI Resíduos Sólidos.

Empresas que compõem o Grupo Solví ResíduosPúblicos (http://www.solvi.com/residuos-publicos/battre/)

PARCERIA COM A SEINFRA/PMS

VISITA À SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADO/SEINFRA

Recentemente foi efetivado convênio de cooperação técnica entre a SEINFRA/UCSAL, tendo por referência oProjeto Morar Melhor da PMS, ficando a nossa Universidade com a responsabilidade de indicar estudantes docurso de Engenharia Civil para a realização de estágio curricular supervisionado na execução do referido projeto.Na data de 07.07, equipe de professores do Curso de Engenharia Civil, composta Prof. Sílvio Bello/Assessor dePlanejamento/UCSAL, Prof. Antônio Sérgio/Coordenador do Curso de Engenharia Civil e Prof. Luiz CarlosFontes/NDE, realizou visita ao Secretário Almir Melo/SEINFRA, Engenheiro Civil graduado pela UCSAL, com afinalidade de estreitar ainda mais os laços de cooperação técnica entre a nossa UCSAL e a Prefeitura Municipal deSalvador. Na oportunidade, foram estabelecidas conversações sobre a possibilidade de atuação conjunta na áreade pavimentação viária urbana, contenções de encostas, drenagem urbana e, de modo especial, atividade decooperação no setor de assistência técnica à comunidade de baixa renda, realizada pelo EscritórioPúblico/SEINFRA.

Secretário Almir Melo, entre os professores Equipe da UCSAL – Equipe da SEINFRASílvio Bello e Antônio Sérgio

O Escritório Público da SEINFRA, criado em 2001, “atua na Elaboração de projetos de Arquitetura paraConstrução, Ampliação/Reforma de Habitação de Interesse Social e Habitação Popular; Encaminhamento eacompanhamento, se necessário, dos requerentes junto aos órgãos competentes para emissão de documentaçãocom o objetivo de regularizar a propriedade e a construção. De atuação complementar, também visa dar suporteà formação profissional dos estagiários de arquitetura e urbanismo, complementando o seu conhecimentoquanto à legislação na projetação e construção, adquirindo experiências não vivenciadas nas instituições deensino”.

O ESCRITÓRIO PÚBLICO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA – EPUCSAL, em viade ser criado por Resolução do Presidente do CONSELHO UNIVERSITÁRIO E DOCONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOSALVADOR, Reitor Prof. Dr. Pe Maurício da Silva Ferreira, mediante convênio decooperação técnica, poderá ser parceiro do Escritório Público da SEINFRA, atuandoefetivamente em harmonia com os VALORES INSTITUCIONAIS DA UNIVERSIDADECATÓLICA DO SALVADOR - UCSAL, expressos em sua MISSÃO e VISÃO, bem como a

sua condição constitutiva de natureza beneficente e comunitária, fundada sobre bases sólidas dos princípioscristãos, notadamente emolduradas pelos valores da solidariedade fraterna pelos mais carentes na sociedadesoteropolitana. Esta conjugação de esforços proporcionará marco significativo na história recente da UCSAL, emsua atuação social, assim como relevante grau de acréscimo de qualidade formativa aos estudantes dos cursos deEngenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, consolidando, de modo complementar, a formação humanistados nossos futuros profissionais.

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

O Curso de Engenharia Civil vem buscando promover o fortalecimento das atividades de extensão através dasseguintes iniciativas:

Continuidade do Curso de Extensão sobre Patologias em Revestimentos Asfálticos

Realizando em parceria com o Centro de Educação à Distância – CEAD/UCSAL, o Curso de Extensão sobrePatologias em Revestimentos Asfálticos teve atendidas, por 244 participantes, as condições estabelecidaspara o recebimento do CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO na atividade extensionista, dentre os 799 inscritos.Considerando que a finalidade da UCSAL, em sua metodologia experimental de avaliação processual dedesempenho no procedimento ensino-aprendizagem não é a PUNIÇÃO, mas o PERMANENTE INCENTIVO NACONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E NA MELHORIA DE DESEMPENHO, a Coordenação do curso deextensão, com anuência da Coordenação do CEAD, concedeu outra oportunidade, até o final do mês de agostode 2017, para os demais participantes para a conclusão das tarefas estabelecidas como condição necessáriapara serem avaliadas quanto atendimento aos critérios para recebimento do Certificado de Participação.

Curso de Extensão sobre Levantamentos Topográficos Planialtimétricos

Oferta gratuita do curso de extensão Levantamentos Topográficos Planialtimétricos para estudantes deTopografia, com a finalidade de desenvolver habilidades na prática de campo da disciplina. Será ministradopelo Prof. Luiz Carlos A. de A. Fontes, no período de 24.07 – 29.07. 2017. As inscrições poderão ser efetivadasno Núcleo de Apoio aos Coordenadores, com vagas limitadas. Informações detalhadas estão apresentadas noAmbiente Virtual de Aprendizagem – AVA, (https://ead.ucsal.br – digitar o login e a senha para acessar a pastaSALA VIRTUAL DE ENGENHARIA CIVIL/CURSO DE EXTENSÃO EM TOPOGRAFIA.

Palestra técnica no dia 02 de agosto de 2017: GRATUITA

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE PESQUISA

Estudantes selecionados no Programa de IniciaçãoCientífica por Adesão Voluntária, implementadopelo Curso no início de 2017, continuamdesenvolvendo as atividades de pesquisas, nosseguintes temas: concreto permeável, estudos sobreos métodos de dosagem do concreto, concretoautoadensável, argamassa estabilizada, contrapisode alta produtividade, ensaios não destrutivos natecnologia do concreto.

Também tiveram continuidade as atividadesvinculadas ao Laboratório de Mecânica dos Solos,nas linhas de pesquisa sobre o estudo docomportamento mecânico de resíduos sólidos ematerros sanitários, etc. A pesquisa geotécnica sobreas areias de praias situadas ao longo da regiãolitorânea de Salvador-BA já obteve resultadosparciais dos ensaios realizados. Ensaios conclusivosserão realizados até o final do mês de julho.

Porto da Barra: Projeto-Piloto da primeira área depraia a ser pesquisada geotecnicamente. (Coleta deamostras).

Desenvolvimento da pesquisa no laboratório

Dando continuidade na apresentação dos Laboratórios Didáticos do Curso de Engenharia Civil para osestudantes que, em sua etapa de estudos, ainda não tiveram atividades em todos os nossos laboratórios, onosso INFORMATIVO MENSAL 06 – JULHO, destaca, nesta edição, algumas imagens do Laboratório deTOPOGRAFIA. Por definição clássica, Topografia é a ciência baseada na Geometria e na Trigonometria que,mediante seus métodos de levantamento em campo, obtém informações que permitem representargraficamente o relevo da superfície do terreno e seus detalhes, dentre outras aplicações úteis para elaboraçãoe execução de projetos de Engenharia e de Arquitetura. Constituído de equipamentos de medição angular e dedistâncias lineares, destina-se a demonstrar aos alunos como levantar as características planialtimétricas dosterrenos com seus elementos naturais ou artificiais presentes na área estudada. O Laboratório de Topografiaconta com uma série de equipamentos – Teodolitos ótico-mecânico e eletrônico, níveis, GPS, etc. e deacessórios, como tripés, trenas, balizas, miras, nível de cantoneira, etc., que são utilizados para execução demedidas topográficas (ângulos e distâncias) no terreno, permitindo gerar uma formação teórico-práticaconsolidada mediante uma vivência de campo aos alunos da disciplina correlata, oferecida no Curso deEngenharia Civil.

“Engenharia Civil somente com a prática é Engenharia sem Ciência”. O Laboratório de Topografia fica localizado

no “ANEXO D”, do Módulo Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, no Campus de Pituaçu.

CONHECENDO NOSSOS LABORATÓRIOS

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Colegiado do CursoComposiçãoProf. Antônio Sérgio Ramos da Silva – PresidenteProf. José Marcílio Ladeia VilasboasProf. Fernando Barreto Nunes FilhoProf. Ricardo Souza CruzProfa. Odete Amanda Guerreiro R. MartinezAcadêmico Jonathan dos Santos Batista

ENADE 2017: QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE

O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE (que deve ser respondido em período que antecede a data de realização daPROVA do ENADE – 26.11.2017) é um dos instrumentos de pesquisa utilizado pelo Instituto Nacional deEstudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC para AVALIAÇÃO DISCENTE DA EDUCAÇÃOSUPERIOR. Possui como objetivos “traçar o perfil dos estudantes, ingressantes ou concluintes, dos cursos degraduação do país; conhecer a opinião dos estudantes à respeito do ambiente acadêmico em que realizam asua formação; consolidar informações para promover a melhoria das condições de ensino e dosprocedimentos didático-pedagógicos.”O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE, de caráter obrigatório, apresenta cerca de 68 (QE/2015) questões queabordam diversas temáticas, tais como: informações socioeconômicas, condições da instituição onde realiza ocurso de graduação (infraestrutura, metodologia didático-pedagógica, trabalho dos docentes, currículo docurso, atividades de monitoria, iniciação científica, extensionista, dentre outras). Durante o semestre letivo de2017.2 serão desenvolvidas várias atividades com a finalidade de orientação dos estudantes. O resultado desteQUESTIONÁRIO influi decisivamente sobre a AVALIAÇÃO EXTERNA DO CURSO. Para informações detalhadas,consultar o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Antônio Sérgio.

PALAVRAS ORIENTADORAS SOBRE O ENADE 2017

Coordenação do Curso de Engenharia CivilProf. Antônio Sérgio Ramos da Silvae-mail: [email protected] para contato: (71) 98880-4144

Núcleo Docente Estruturante – NDEComposiçãoProf. Antonio Sérgio Ramos da Silva - PresidenteProfa. Miriam de Fátima Carvalho MachadoProf. Edilson Machado de AssisProf. Kilcy Silva FerrazProf. Luiz Carlos Almeida de Andrade Fontes