junho 2017 no 05 [email protected]/articles/0011/5012/informativo-de-junho.pdf ·...

9
Junho 2017 – N O 05 [email protected]

Upload: trinhtu

Post on 30-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Junho 2017 – NO 05 [email protected]

DESTAQUE DIDÁTICO DO MÊS

O INFORMATIVO MENSAL 05 – JUNHO DE 2017 presta homenagem incentivadora ao Prof. Leonardo SilvaFreitas por utilizar, durante aulas da disciplina Mecânica Geral, procedimento didático criativo parapossibilitar aos seus alunos a oportunidade de aplicar, na prática, aspectos conceituais vinculados ao temaTRELIÇA, este pertinente ao conteúdo programático da referida disciplina. O Prof. Leonardo, inspirado noevento que ocorre anualmente durante o SEMINÁRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, relativo à atividadeacadêmica realizada na modalidade de concurso para estudantes, intitulado “A Ponte”, empregou em suametodologia de ensino a citada atividade. O concurso “A Ponte”, de autoria do Engenheiro Marcelo Rios, temcomo objetivos: incentivar estudantes da área de Arquitetura e Engenharia a verificar, na prática, ocomportamento dos materiais e da estrutura construída por eles, sob a ação de carregamentos estáticos;estimular a criatividade e a busca de novas informações e proporcionar uma visão prática dos conhecimentosadquiridos, também, nas disciplinas Resistências dos Materiais I e II, Estática e Pontes. O estudante projeta asua estrutura ponte, atendendo aos requisitos constantes no Edital do Concurso, e a constrói com palitos depicolé e cola; em seguida, as pontes são rompidas sob a condição de carregamento estático crescente emvalor, observando as exigências a serem atendidas. O projeto vencedor será aquele que sofrer ruptura sob aação de maior carregamento. Essa atividade gera um interesse no estudante em buscar informações novas,pesquisando e analisando as possibilidades existentes, segundo uma forma multimodal de abstração econhecimento. As imagens, a seguir, ilustram a atividade aplicada com absoluto sucesso:

Figura 1: Prof. Leonardo e seus alunos Figura 2: o modelo que resistiu ao carregamento

aplicado (122 kgf).

Parabeniza-se o Prof. Leonardo Freitas e seus alunos pelo sucesso da atividade, na qual todos foramvencedores e que receberam o “Troféu Aprendizagem”. Tal modalidade didático-pedagógica, de conteúdoprocessual, coloca em evidência a veracidade encerrada na expressão: “Engenharia Civil somente com aprática é Engenharia sem Ciência”. Que a ação pedagógica também sirva de modelo inspirador para asdemais disciplinas da matriz curricular do nosso Curso de Engenharia Civil.

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE ENSINO

1 – REUNIÃO GERAL COM DOCENTES DO CURSO

A Coordenação do Curso de Engenharia Civil emconjunto com o Núcleo Docente Estruturante –NDE deram continuidade aos encontros com osprofessores, promovendo reunião geral no dia07.06, das 14:00 h – 17:00 h, no AuditórioTérreo/Módulo I. A pauta foi: 1)Palavra do Pró-Reitor Paulo Costa; 2)Avaliação Processual naUCSAL – Profa Maria Auxiliadora Fidélis; 3)OSINAES e os Indicadores de Qualidade do MEC –Prof. Antonio Alberto Freitas/CPA; 4)ENADE: oque é e qual o objetivo do ENADE? - Profa LíciaMargarida Oliveira; 5)Palavra do Coordenador doCurso e do NDE: Visão atual do curso/AvaliaçãoIntegradora/Projeto Pedagógico/Programas dedisciplinas e outros; 6)Momento de integração.Esta reunião consistiu em relevante encontroadministrativo-pedagógico, debatendo eavaliando temas centrais que norteiam as linhasestratégicas do nosso Curso, definindo diretrizesde atuação concreta que permitam alcançar,gradualmente, patamares evolutivos na busca demelhoria do padrão de qualidade dos graduadospela nossa UCSAL e reconhecimento do mercadode trabalho.

2 – ENADE 2017

A data para a realização do Exame Nacional deDesempenho de Estudantes – ENADE foi definida peloMEC e será efetivado no dia 26 de novembro de 2017.O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(ENADE) tem finalidade avaliar o desempenho dosestudantes com relação aos conteúdos programáticosprevistos nas diretrizes curriculares dos cursos degraduação, o desenvolvimento de competências ehabilidades necessárias ao aprofundamento daformação geral e profissional e o nível de atualizaçãodos estudantes com relação à realidade brasileira emundial. Os instrumentos básicos do ENADE, que serãorespondidos pelos estudantes, consistem na PROVA(elaborada pelo MEC), no questionário de impressõesdos estudantes sobre a prova (faz parte da PROVA), noQUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE (que deve serrespondido em período que antecede a data derealização da PROVA). Durante o semestre letivo de2017, serão desenvolvidas várias atividades com afinalidade de orientação dos estudantes. Parainformações com detalhes, consultar o “site” da UCSAL,bem como o Coordenador do Curso de Engenharia Civil,Prof. Antônio Sérgio.

3 – ATIVIDADE DE MONITORIA VOLUNTÁRIAOs estudantes que participam da atividade demonitoria voluntária já se encontram atuando naorientação aos colegas. São cerca de 40 (quarenta)estudantes, distribuídos por diversas disciplinas damatriz curricular do Curso: Computação Gráfica 3D,Projeto Geométrico de Vias e Arruamentos, Materiaisde Construção I, Materiais de Construção II,Instalações Elétricas Prediais, Estrutura de ConcretoArmado, Estática das Construções, Construção Civil,Resistência dos Materiais II, Construção de Vias eArruamentos, Métodos Numéricos, Mecânica dosSolos I e Fenômenos de Transportes. O InformativoMensal parabeniza à todos.

Prof. AntonioAlberto/CPAabordando a temática ENADE 2017

NOVIDADES NA ATIVIDADEDE ENSINO

NOVAS DISCIPLINAS OPTATIVAS EM 2017.2

Serão oferecidas novas disciplinas optativas noprocesso de matrículas para o semestre letivo2017.2. Trata-se de experiência didático-pedagógicainovadora do nosso Curso, com a finalidade demelhor preparar os nossos estudantes para o cadavez mais exigente mercado de trabalho profissional.Serão oferecidas as disciplinas:

• PAVIMENTAÇÃO VIÁRIA

• TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMA DEREVESTIMENTO EM FACHADAS

• TÓPICOS COMPLEMENTARES: INTRODUÇÃO ÀTECNOLOGIA BIM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Para informações detalhadas consultar oCoordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof.Antônio Sérgio.

PARCERIA EMPRESARIAL

Empresas visitam a Coordenação do Curso/NDE

Empresas que atuam no mercado nacional daconstrução civil realizaram visitas à Coordenaçãodo Curso/NDE com a finalidade de estreitar laçosde cooperação técnica, numa atitude dereconhecimento ao trabalho que está sendodesenvolvido para ampliar a qualificação formativados nossos estudantes. Desejam apoiar atividadesdesenvolvidas no nosso Curso que guardamestreita relação com as suas atividadesempresariais no mercado da construção civil.Durante o mês de junho estiveram conosco asseguintes empresas:

1 - Mexichem/Amanco do Brasil

Patrocinou a montagem do “Kit didático deinstalações hidráulicas”, no Laboratório deHidráulica do Curso de Engenharia Civil, objetocontributivo do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC do estudante Jorge Emanuel de Oliveira Lima eSouza Muniz, sob a orientação do Prof. Luiz CarlosA. de A. Fontes. A figura abaixo, extraída do TCC docitado estudante, ilustra a montagem do “Kitdidático” , todo ele composto de elementoshidráulicos (tubos, conexões, etc.) produzidos pelareferida empresa e doados à UCSAL.

PARCERIA EMPRESARIAL

Empresas visitam a Coordenação do Curso/NDE (Continuação)

2 – SUPERMIX

www.Supermix.com.br

Liderada pelo Engo Deocleciano Costa, a equipe da Supermix/BA esteve reunida com a Coordenação doCurso/NDE com a finalidade de discutir a viabilidade de firmar parceria com a finalidade de desenvolvimento depesquisas sobre argamassas estabilizadas. “A Supermix opera mais de 120 centrais de concreto, com capacidadede atendimento atual que ultrapassa os 6,5 milhões de m3 de concreto por ano, para mais de 6 mil clientes ativoscom os mais diversificados tipos de obras, estando operando em cerca de 21 estados. A Supermix oferece aomercado vários tipos de concreto: concreto convencional; bombeável; para pavimentação; de baixapermeabilidade; com adição de fibras; leve; pesado; poroso; colorido; autonivelante; de alto desempenho.Oferece também o produto Argamassa Estabilizada”.

3 – WEBER SAINT-GOBAIN

A Weber iniciou suas atividades na França em 1904 e, atualmente, está presente por toda a Europa, Ásia eAmérica do Sul. Foi incorporada ao Grupo Saint-Gobain em julho de 1996, emprega 9.500 pessoas e atua em46 países (www.weber.com.br). “A WEBER é empresa líder mundial em soluções inovadoras para a construçãocivil na produção de argamassas industriais, contando com cerca de 10.000 pessoas em 59 países, apoiada porcerca de 200 unidades produtivas e faturamento anual de mais de 2 bilhões de euros” . A imagem a seguir ilustrao encontro realizado, que pode ser traduzido pelo crescente grau de importância que o nosso Curso deEngenharia Civil conquista no olhar do mercado empresarial da construção civil. Acompanhados por ElainePatrícia Beirigo (Vendas técnicas – Bahia), engenheiros-especialistas da Weber estiveram com a Coordenação doCurso/NDE com a finalidade de estreitar relações de cooperação na área de eventos técnicos (palestras técnicas esimilares) , inclusive propondo-se a patrocinar aqueles eventos acadêmicos originados pelo nosso Curso.Expressaram, também, o desejo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas na linha de argamassas pararevestimentos.

Registro do encontro

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

O Curso de Engenharia Civil vem buscando promover o fortalecimento das atividades deextensão através da seguinte iniciativa:

Oferta gratuita do curso de extensão Levantamentos Topográficos Planialtimétricos paraestudantes de Topografia, com a finalidade de desenvolver habilidades na prática de campoda disciplina. Será ministrado pelo Prof. Luiz Carlos A. de A. Fontes, com realizaçãoplanejada para o período 17.07 – 21.07. 2017. As inscrições poderão ser efetivadas noNúcleo de Apoio aos Coordenadores, com vagas limitadas e, preferencialmente, para osestudantes que concluíram a disciplina Topografia neste semestre 2017.1, matriculados naturmas do citado docente. Informações detalhadas estão apresentadas no Ambiente Virtualde Aprendizagem – AVA, (https://ead.ucsal.br – digitar o login e a senha para acessar a pastaSALA VIRTUAL DE ENGENHARIA CIVIL/CURSO DE EXTENSÃO EM TOPOGRAFIA)

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE PESQUISA

Estudantes selecionados no Programa de IniciaçãoCientífica por Adesão Voluntária, implementadopelo Curso no início de 2017, continuamdesenvolvendo as atividades de pesquisas, nosseguintes temas: concreto permeável, estudossobre os métodos de dosagem do concreto,concreto autoadensável, argamassa estabilizada,contrapiso de alta produtividade, ensaios nãodestrutivos na tecnologia do concreto.

Também tiveram continuidade as atividadesvinculadas ao Laboratório de Mecânica dos Solos,nas linhas de pesquisa sobre o estudo docomportamento mecânico de resíduos sólidos ematerros sanitários, etc. A pesquisa geotécnica sobreas areias de praias situadas ao longo da regiãolitorânea de Salvador-BA já obteve resultadospreliminares dos ensaios realizados, os quais, parademonstrar os esforços realizados para conquistarmelhoria de qualidade na formação dosestudantes, provavelmente serão apresentadosdurante a SEMOC 2017.

Porto da Barra: Projeto-Piloto da primeira área depraia a ser pesquisada geotecnicamente. (imagemobtida na Internet).

Desenvolvimento da pesquisa no laboratório

Dando continuidade na apresentação dos Laboratórios Didáticos do Curso de Engenharia Civil para osestudantes que, em sua etapa de estudos, ainda não tiveram atividades em todos os nossos laboratórios, onosso INFORMATIVO MENSAL 05 – JUNHO, destaca, nesta edição, algumas imagens do Laboratório deMECÂNICA DOS SOLOS. O Laboratório de Solos também apresenta importância fundamental na formação dofuturo Engenheiro Civil. O Laboratório está dividido em dois ambientes: um para aulas e realização dos ensaiose outro para a preparação de amostras e equipamentos para estudo do solo objetivando facilitar o aprendizadode estudantes do curso de Engenharia Civil e desenvolver atividades científicas e tecnológicas de pesquisa eextensão. Este laboratório tem como objetivo principal o ensino, isto é, promover e facilitar o aprendizado deestudantes de Engenharia, em segundo plano, porém de importante grau de relevância, a pesquisa e aextensão universitária.

Vista parcial do Lab. De Solos Simulador de Chuvas

As atividades acadêmicas desenvolvidas neste ambiente de aprendizagem passam pela identificação tátil-visual

do material solo amostrado no campo, bem como, a realização de ensaios tecnológicos físicos e mecânicos.

Dentro desta linha, o laboratório conta com instrumentos e equipamentos que permitem classificar os solos

segundo ensaios de caracterização: análise granulométrica conjunta (peneiramento e sedimentação), ensaios

de massa específica dos grãos, limites de consistência (liquidez, plasticidade e contração), ensaios de

compactação (Proctor normal, intermediário e modificado), ensaio de CBR e ensaios de massa específica

máxima e mínima. Além destes, são realizados também ensaios para a avaliação do comportamento mecânico

do solo, tais como: ensaios de permeabilidade (carga constante e carga variável), ensaio de adensamento e

ensaios triaxiais convencionais e em múltiplas trajetórias de tensão. Outro papel importante nas atividades do

Laboratório de Solos é a prestação de serviços especializados em apoio à comunidade técnica em Salvador,

bem como o destacado papel de articular o ensino com a pesquisa científica e tecnológica e ações

extensionista para a comunidade interna e externa. O Laboratório de Solos possui, complementarmente, na

atividade de pesquisa, o Laboratório do Simulador de Chuva, que está localizado em prédio anexo.

“Engenharia Civil somente com a prática é Engenharia sem Ciência”. O Laboratório de Solos fica localizado no

“ANEXO D”, do Módulo Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, no Campus de Pituaçu.

CONHECENDO NOSSOS LABORATÓRIOS

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Colegiado do CursoComposiçãoProf. Antônio Sérgio Ramos da Silva – PresidenteProf. José Marcílio Ladeia VilasboasProf. Fernando Barreto Nunes FilhoProf. Ricardo Souza CruzProfa. Odete Amanda Guerreiro R. MartinezAcadêmicoJonathan dos Santos Batista

Aos nossos estudantes: a finalidade deste INFORMATIVO MENSAL é, além de promover a divulgação das novidadesocorridas no nosso Curso, também oferecer orientações acadêmicas essenciais. Neste momento que se finaliza oINFORMATIVO MENSAL 05 – JUNHO DE 2017, cabe mais algumas orientações sobre o ENADE 2017, este relevanteevento realizado pelo MEC (tema principal desta edição). Os instrumentos para operacionalização do ENADE são osseguintes:

Uma PROVA aplicada aos estudantes de cada curso constituída de duas partes: 1.Formação Geral (FG): composta de 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 discursivas. Corresponde a 25% do

valor da prova.2. Componentes Específicos (CE): composta de 30 questões, sendo 27 de objetivas e 3 discursivas. Corresponde

a 75% do valor da prova.

QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE : é respondido pelos estudantes em período anterior à realização da PROVA(perfil sócio econômico dos estudantes e a percepção deles sobre as condições oferecidas no processo formativo– infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica eprofissional).

CONCEITO ENADE – indicador de qualidade dos cursos, calculado pelo MEC, a partir do desempenho médio dosestudantes concluintes dos cursos de graduação no ENADE. O indicador é resultante da média ponderada danota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e na de Conhecimento Específico.

A primeira aplicação do ENADE correu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Os nossos estudantes de Engenharia Civil obtiveram no ENADE, em 2011 a NOTA 2 e, em 2014, a NOTA 1. Em 2017?

QUAIS SÃO OS INDICADORES DE QUALIDADE DO MEC?

O INFORMATIVO MENSAL DE JULHO DE 2017 trará mais informações sobre este tipo de AVALIAÇÃO EXTERNArealizada pelo MEC, cujo resultado é relevante para o nosso Curso, para a UCSAL, bem como para a aceitação decandidatos no, cada vez mais exigente, mercado profissional de trabalho na Engenharia civil.

PALAVRAS ORIENTADORAS SOBRE O ENADE 2017

Coordenação do Curso de Engenharia CivilProf. Antônio Sérgio Ramos da Silvae-mail: [email protected] para contato: (71) 8880-4144

Núcleo Docente Estruturante – NDEComposiçãoProf. Antonio Sérgio Ramos da Silva - PresidenteProfa. Miriam de Fátima Carvalho MachadoProf. Edilson Machado de AssisProf. Kilcy Silva FerrazProf. Luiz Carlos Almeida de Andrade Fontes