boletim digital outubro

23
Consórcio: Financiamento: Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Upload: aventura-escolhas

Post on 09-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim do Projecto 2ventura

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Digital Outubro

Consórcio: Financiamento:

Agrupamento de Escolas

José Belchior Viegas

Page 2: Boletim Digital Outubro

Oficina de Tempos Livres 2011

2

Quinta do Peral

Depois do nosso petisco da manhã seguimos para a sala de exposições para aprendermos sobre as principais árvores que existem no Algarve e sobre a nossa cortiça. E lá fomos nós para o passeio pedestre pelo Peral. Vimos várias plantas de várias espécies e fomos apreciando a paisagem, quase no final do nosso passeio fizemos um pequeno desvio para ver uma pedreira, depois de apreciarmos a vista voltamos para a Quinta. Assim que regressámos fomos todos beber água! Foi cansativo todo este desporto e debaixo de um sol muito quente!

No passado dia 6 de Setembro o grupo de crianças e jovens dos OTL’s de Verão foram passear até à Quinta do Peral. Assim que chegámos fomos cumprimentar a D. Rosa que, para nosso espanto, estava a amassar e revelou-nos que neste dia íamos fazer pão. Deu-nos uma breve explicação da tarefa e aconselhou-nos a reforçar o pequeno-almoço porque íamos dar um grande passeio.

Page 3: Boletim Digital Outubro

3

E lá fomos nós espreitar outra vez a D. Rosa que estava a preparar a massa para nós moldarmos e depois ir para o forno. Enquanto a D. Rosa preparava tudo foi-nos explicado a origem do pão, a transformação do trigo e os processos de moagem das farinhas e todos os ingredientes necessários para fazer pão. Quando esta tarefa terminou fomos almoçar. Enquanto o forno aquecia nós também aquecemos: jogámos às escondidas e à apanhada.

Depois colocámos o pão no forno com a ajuda da D. Rosa e fomos fazer folhas de papel reciclado. No final da actividade já estava o pão feito, bem quentinho e saboroso! Isto é que foi um dia em cheio e a repetir!

Page 4: Boletim Digital Outubro

4

Oficina de Artes Performativas

No âmbito das Oficinas de Tempos Livres e de artes Performativas do projecto @ventura temos vindo a realizar muitas actividades bem divertidas. Entre muitas foi-nos proposta uma actividade bem diferente, uma peça de teatro, desafio que aceitamos com muito entusiasmo. Ao longo de alguns dias ensaiamos a peça de teatro – “O Peter Pan e os meninos de todas as cores” para apresentar aos nossos familiares e amigos. No dia 27 de Agosto de 2011 chegou o grande dia! No Espaço Jovem do @ventura, cada um de nós levou fantasias, pinturas, objectos e muita alegria. Para iniciar a festa cantámos os parabéns ao Matthew, que fez 10 anos. De seguida, as encenadoras Carolina Custódio, Cláudia Reis e Tetyana Strepko ajudaram-nos a vestir, pintar e organizar. Entretanto, os nossos pais, avós e amigos começaram a chegar. E com tudo preparado, algum nervosismo e alguns de nós ainda a relembrar as suas falas, começamos a apresentação pública da nossa peça de teatro.

“O Peter Pan e os meninos de todas as cores”

Page 5: Boletim Digital Outubro

5

Quando terminámos todos nos riamos de felicidade e de alívio porque correu muito bem, todos nos lembrámos de tudo o que tínhamos ensaiado. A audiência bateu muitas palmas e deram-nos os parabéns, porque gostaram muito. Uau! Fomos artistas por uns momentos. Enquanto nos trocavamos da fantasia para meninos e meninas reais, os nossos familiares partilhavam um pequeno lanchezinho que preparámos para eles. E assim passámos uma tarde bem divertida entre amigos e família, entre o real e o imaginário.

Ficha Técnica: Nome: “O Peter Pan e os meninos de todas as cores” Encenadoras: Carolina Custódio, Cláudia Reis, Tetyana Strepko Participantes: James Gaiato, Matthew Golsworthy, André Pedro, Pedro André, Hélder Graça, Catarina Rocha, Matilde Brito, Beatriz Brandão, Ana Bella Ritche, André Padieira, Susana Ferreira, Carolina Custódio. Duração: 20 mn

Page 6: Boletim Digital Outubro

Oficina de Tempos Livres 2011

6

Rota da Cortiça

No passado dia 8 de Setembro os jovens @ventureiros visitaram a famosa Rota da Cortiça. Chegámos ao Museu do Trajo às 10h da manhã e conhecemos a Sofia Carrusca, responsável pela Rota da Cortiça e a nossa guia durante toda a viagem. No Museu foi-nos feita uma breve explicação sobre a cortiça e a sua origem, visualizámos alguns vídeos e vimos algumas peças utilizadas antigamente. Aprendemos que o sobreiro é uma árvore protegida.

Depois da apresentação realizada neste local dirigimo-nos então para a primeira Fábrica situada no sítio das Mealhas. A cortiça chega em montes e depois é numa caldeira a mais de 100ºC, que fica maleável. De seguida é deixada a secar mais ou menos uma semana e depois passa-se ao processo de separação por qualidade, realizada manualmente pelos olhos de quem mais sabe, é prensada em fardos e direccionada para outras fábricas.

Page 7: Boletim Digital Outubro

7

Depois fomos visitar a Fábrica Novacortiça que, através de máquinas de alta tecnológica transforma a cortiça em discos, destinadas às rolhas de champanhe. O material restante é direccionado para outras fábricas. Assim a cortiça é sempre toda aproveitada. Aqui também são separados os discos por qualidade, havendo então discos de baixa, média e alta qualidade. Seguidamente fomos à Pelcor, onde todos os produtos que lá existem à venda são em pele de cortiça. Esta é, actualmente, uma empresa muito conceituada a nível nacional e também internacional.

Para finalizar visitámos um sobreiral no sítio do Farrobo, onde vimos vários sobreiros sem a primeira pele, ou seja, a cortiça virgem, e vimos outras que faltava pouco tempo para ser retirada visto que tinha o número, pintado no centro das árvores, do ano em que tinha sido identificada .

Por curiosidade… Sabiam que no século XIX, São Brás de Alportel tornou-se um importante centro económico? As plantações de sobreiros incentivaram o desenvolvimento comercial e fizeram do município o maior produtor de cortiça de Portugal e do mundo. Esta situação permitiu a independência do concelho de Faro, sendo São Brás de Alportel elevado à categoria de concelho em 1914. Foi um dia bastante enriquecedor! Aprendemos bastante sobre a cortiça que é bem precioso nas nossas terras!

Page 8: Boletim Digital Outubro

8

Uma @ventura na Madeira

Neste Verão de 2011 o @ventura escolheu a Madeira para realizar o Intercâmbio Intercultural anual. Após várias reuniões de preparação e planeamento de todas as actividades, tivemos o merecido descanso! Uma semaninha na Ilha da Madeira. O nosso grupo era grande e bastante diversificado. As idades variaram entre os 8 e os 18 anos. Segue agora o relato da nossa viagem pelos nossos olhos!

Page 9: Boletim Digital Outubro

9

Dia 9 de Agosto encontramo-nos na Associação In Loco às 10h. Despedimo-nos dos nossos pais (lágrimas… ) e seguimos para Lisboa para apanhar o avião para a Ilha da Madeira. A viagem foi rápida e correu muito bem mesmo com todo o medo que alguns colegas pensavam que tinham! A paisagem era maravilhosa! A ilha da Madeira é linda vista do céu!

Chegámos à Madeira por volta das 20h. Recolhemos a bagagem e fomos para a nossa nova casa durante os próximos dias, a Pousada da Juventude Quinta da Ribeira, no transporte da Câmara Municipal do Funchal. Estávamos muito cansados e desejosos de tomar um banhito mas havia um problema… a bomba da água tinha avariado e não havia água! Estava instalado o terror! Jantámos e depois fomos dormir.

Page 10: Boletim Digital Outubro

10

Dia 10 de Agosto… Levantámo-nos às 8:30h (a muito custo pois o sono era muitooooo!) e tomámos o pequeno-almoço. Nada de banhos! Fomos à praia do “Calhau da Sardina” com o Projecto Capacitar da Madeira. Esta é a praia da cidade de Machico, situada na costa leste da ilha. Foi um dia fantástico! Por curiosidade… Sabiam que foi no concelho de Machico que desembarcaram pela primeira vez os descobridores da Madeira, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, entre 1418 e 1420? Continuando… A água estava muito boa e a paisagem era maravilhosa! À tarde voltámos para a pousada. P.S. Tomámos um banho. Mas de água fria.

Page 11: Boletim Digital Outubro

11

Quinta-Feira, 11/08/2011 Localização actual: Pousada Hoje fomos ao Aquaparque em Santa Cruz. Alguns colegas nunca foram a um parque aquático. Estavam em pulgas! Novamente apanhámos boleia da Câmara Municipal do Funchal. Encontrámos um amigo de S.Brás de Alportel, conhecido por “Totoka”. Trabalha como fotografo do Aquapqrque! Uma coincidência engraçada! Apesar de ser um parque mais pequeno do que os que conhecemos no Algarve foi bastante divertido.

Sexta-feira, 12/08/2011 (Localização actual: Pousada) De manhã fomos ao “Madeira Story Centre” conhecer um pouco mais sobre a história da Madeira. Descobrimos as origens vulcânicas da Madeira e a sua formação geológica, os seus descobridores, a grande variedade de plantas umas vindas de outros países e outras endémicas, a existência da floresta Laurisilva, Muita coisa nova! Durante a tarde fizemos uma visita guiada pela zona centro do Funchal. Esta visita foi da responsabilidade do Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal. No fim do dia, quando chegámos à Pousada, recebemos uma notícia fantástica!

Page 12: Boletim Digital Outubro

À tarde fomos visitar as lojas locais para comprar lembranças para os nossos familiares. Durante a noite assistimos a um concerto de “Hip Hop Bus”. Assistimos a uma actuação de Filipe Santos e a um concerto de Boss Ac.

Sábado, 13/08/2011 (Localização actual: Pousada) Hoje fizemos um passeio de barco para ver cetáceos (Baleias e Golfinhos) e as belas paisagens e praias da Madeira! O barco Santa Maria do Colombo era uma réplica de uma caravela portuguesa. Avistamos algumas baleias de bico durante a nossa viagem. Tivemos a oportunidade de mergulho no mar, num local maravilhoso com uma paisagem espectacular! Este local era muito próximo do Cabo Girão. Foi uma experiência única!

12

Page 13: Boletim Digital Outubro

13

Dia 14 de Agosto … Dormimos até nos apetecer! Depois demos uma volta pelo centro da cidade do Funchal. À tarde fomos de teleférico à festa da Nossa Senhora do Monte. É uma viagem espectacular pois temos uma vista privilegiada por todo o Funchal. Foi também uma experiência única pois muitos de nós nunca tinha andado de teleférico. Conhecemos a igreja do Monte toda decorada com flores e experimentámos uma bebia típica, a Nikita (sem álcool!). Tivemos ainda a oportunidade de conhecer o candidato à Presidência da República neste ano, José Manuel Coelho.

Depois de bem explorado o território fomos experimentar algumas iguarias típicas como carne no loureiro com maçarocas de milho, pão do caco e Brisa de maracujá! Depois do jantar dançámos muito. Depois voltámos para o teleférico para regressarrmos à nossa pousada. Foi também uma experiência única pois o teleférico só viaja uma vez por ano durante a noite: na festa em honra da Nossa Senhora do Monte! Assim que chegámos à Pousada fomos logo dormir pois estávamos muito cansados. Foi um dia muito intenso!

Page 14: Boletim Digital Outubro

14

Segunda-Feira, 15/08/2011 Hoje acordámos cedo e fomos fazer um passeio pedestre por uma levada em Ribeiro Frio, mas alguns dos mais novos não foram porque não quiseram ir… estavam cansados! Vimos paisagens e cascatas muito bonitas. A Beatriz deixou o seu chapéu no autocarro e não o conseguiu recuperar . À noite deliciámo-nos com umas belas pizzas caseiras!

Dia 16 de Agosto … chegou o fim da @VENTURA na Madeira que foi muito fixe. Apanhamos o avião de volta para o continente e depois um autocarro até S.Brás de Alportel.

Adorámos esta experiência, e gostávamos de repeti-la excepto a falta de liberdade… (CENSURADO! ) Adriana Santos, Ana Pereira, Ana Viegas.,Beatriz Brandão, Beatriz Daniel, Catarina Sousa, Carolina Custódio, Cristiana Brito, Hugo André, Joana Jesus, Marlene Fialho, Pedro André, Pedro Santos, Rute Serro, Susana Conceição. As chatas : Anne Pereira, Ana Sousa, Ana Rodrigues e Filipa Biel.

Page 15: Boletim Digital Outubro

Oficina de Tempos Livres 2011

15

Neste OTL do @ventura fizemos todo o tipo de actividades e foram todas fixes. Na Fonte Férrea fizemos picnics, nas piscinas brincamos na água, no CID@NET estivemos nos computadores, tivemos algumas aulas e até fizemos um teste. Também jogámos muitos jogos, fizemos vários ateliers e workshops como de culinária e barro, e tive ainda a oportunidade de participar no teatro do “Peter Pan e os meninos de todas as cores”. Hoje ainda vou à Quinta do Peral aprender a fazer papel reciclado”. Hélder Graça

Já no finalzinho do Verão de 2011, os nossos jovens deixaram-nos um depoimento individual sobre as suas férias com o @ventura. Os melhores momentos e os piores! Vamos espreitar?

“Gostei muito de ir à piscina e à Quinta do Peral. No CID@NET também gostei muito! Fizemos torneios e testes no PC. Construímos o jogo do bowling, participámos em workshops e fizemos muitas coisas, como fantoches de dedo. Gostei muito de fazer o teatro “Peter Pan e os meninos de todas as cores” e fartei-me de rir com o André Padieira. Nós passamos dias muito divertidos no OTL do Projecto @ventura”. Pedro André

Page 16: Boletim Digital Outubro

16

O que eu gostei mais foi de fazer os fantoches de dedo, o jogo do bowling, de participar no teatro e de ir à Quinta do Peral, Fonte Férrea e às piscinas. Parece que gostei de muita coisa! James Gaiato

As férias no OTL foram férias muito bem passadas, porque o OTL do @ventura é um espectáculo. André Pedro

No ano de 2011 eu e a minha irmã inscrevemo-nos no OTL do projecto @ventura. No primeiro dia eu fui ao CID@NET sozinha e estava muito envergonhada, mas depressa conheci os professores que eram muito simpáticos e fiz logo muitos amigos e a vergonha passou. Fizemos dois workshops, um de barro e outro de culinária. O de culinária foi o meu pai que fez pois ele sabe cozinhar muito bem. Nesse workshop ele fez um risoto de pimento vermelho e camarão agridoce. No outro workshop tivemos de moldar a pasta de moldar em formas de comida falsa. Eu acho que o melhor foi o da minha irmã Eisha porque a sua lagosta estava muito bem feita.” Poppy Stanton

Page 17: Boletim Digital Outubro

17

“Eu gostei das actividades no CID@NET e também de ir às piscinas e à Fonte Férrea. O que gostei mais de tudo foi dos workshops de Culinária e da pasta de moldar. O que não gostei muito foi das saladas, e de ter de esperar para entrar nas piscinas depois do almoço.” Eisha Stanton

“Eu diverti-me muito no OTL do @ventura. Fizemos teatro, que eu gostei muito! Fomos às piscinas, à Fonte Férrea, jogámos jogos, fizemos fantoches e decorações. Fomos aos computadores, fizemos um teste de informática e até um espanta espíritos. Também fizemos um workshop de barro e outro de culinária. Fiz muito amigos novos, embora já conhecesse alguns deles. Os monitores também foram muito simpáticos comigo. Foram mesmo umas férias em grande!”. Catarina Rocha

Page 18: Boletim Digital Outubro

18

País em FOCO

Angola

Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da colonização no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A sua capital e a maior cidade é Luanda. Fonte: wikipédia

Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola

Page 19: Boletim Digital Outubro

19

Angola, apesar de se localizar numa zona tropical, tem um clima que não é caracterizado para essa região, devido à confluência de três factores: A Corrente de Benguela, fria, ao longo da parte sul da costa; o relevo no interior e a influência do Deserto do Namibe, a sudeste. Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações: a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica e com temperaturas mais baixas. Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul e dos 800 mm para os 50 mm, com temperaturas médias anuais acima dos 23 °C, a zona do interior pode ser dividida em três áreas: - Norte, com grande pluviosidade e temperaturas altas; -Planalto Central, com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19 °C; Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do Deserto do Kalahari e à influência de massas de ar tropical. Fonte: wikipédia

Clima

Imagem de Satélite

Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola

Page 20: Boletim Digital Outubro

20

Economia

Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola

A economia de Angola caracterizava-se, até à década de 1970, por ser predominantemente agrícola, sendo o café a principal cultura. Seguiam-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacavam-se o algodão, o tabaco e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana era relativamente importante. Os maiores rebanhos eram de gado bovino, caprino e suíno. Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro, possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, no distrito de Luanda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, e mais tarde ao largo da costa até Luanda, tornando Angola num dos importantes países produtores de petróleo, com um desenvolvimento económico possibilitado e dominado por esta actividade. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia. As principais indústrias do território são cereais, carnes, algodão e tabaco. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento e madeira, além do refino de petróleo. Fonte: wikipédia

Page 21: Boletim Digital Outubro

21

Gastronomia

A gastronomia angolana é muito influenciada pela Cozinha Portuguesa e pelos métodos culinários de Moçambique. Actualmente, a Cozinha Angolana é famosa por combinar e misturar sabores e métodos de cozinhar brasileiros, portugueses e africanos. Os pratos mais famosos passam pela Muamba de Galinha, Kibeba. O Óleo de Palma está sempre presente nos cozinhados angolanos.

ingredientes: 1 galinha 15 dendéns 100 gr de abóbora carneira 12 quiabos médios e tenros 1 dl de azeite 2 cebolas 2 dentes de alho Sal e gindungo

Preparação: Corta-se a galinha depois de limpa e esfrega-se com o sal, o alho e o gindungo pisado. Põe-se num tacho com a cebola picada e o azeite e deixa-se alourar. Cozem-se os dendéns à parte, logo que estejam cozidos, escorre-se a água e esmagam-se para separar os caroços. Deita-se cerca de 1 litro de água morna aos poucos, espreme-se bem e côa-se. Depois desta operação ficamos com cerca de 2 litros de água. Adiciona-se à galinha e deixa-se cozinhar misturando a abóbora e por fim os quiabos. Depois de cozido, serve-se com funge.

Fontes: www.angoladigital.net

Muamba de Galinha

Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola A

ngola Angola

Page 22: Boletim Digital Outubro

22

Num sítio existem 21 bichos, entre patos e cachorros. Sendo 54 o total de pés desses bichos, calcule a diferença entre o número de patos e o número de cachorros.

Sabias que? Sabias que o corpo humano é composto por 206 ossos? Sabias que as unhas das mãos crescem mais rapidamente que as dos pés? Sabias que é impossível espirrar de olhos abertos? Sabias que a pele é o maior órgão do corpo humano? Sabias que o esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano? Sabias que o nosso coração bate cerca de 70 vezes por minuto? Sabias que o cabelo e as unhas são feitos do mesmo material? Sabias que existem mais de 660 musculo em todo o nosso corpo? Sabias que o corpo de um adulto contem cerca de 5 litros de sangue?

Curiosidades

Desafio

Page 23: Boletim Digital Outubro

23

4 de Novembro das 14:00h às 17:00h –

Inauguração da exposição da actividade “ Encontro

com a Semente” Integrado na biodiversidade da

alimentação mediterrânica.

5 e 6 de Novembro VI Campanha de

Voluntariado - Mais Uma @ventura de 4 Patas.

1 Outubro – Inicio das oficinas desportivas nas

escolas dos Vilarinhos (9:00h) e Alportel (11:30).

Agenda