agenda digital :: outubro 2015

15
10 AGENDA DIGITAL OUTUBRO 2015 Município de Excelência

Upload: cm-agueda

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Águeda é um Município Empreendedor e, por isso, estão para breve o início de mais obras no Parque Empresarial do Casarão (PEC). Está a terminar a construção do pavilhão da empresa Tortec e entretanto a Triangle’s já iniciou as escavações/terraplanagem dos terrenos onde vai construir a sua unidade fabril e a autarquia está empenhada na expansão do parque, estando a decorrer negociações para a aquisição de mais terrenos. Para o PEC, a Câmara Municipal lançou o concurso público para a instalação de uma linha de alta tensão para responder às exigências das empresas que ali se vão instalar. Pelo Município de Águeda, continuam as obras de construção do Pólo Educativo de Valongo do Vouga e do Centro de Artes de Águeda. (...)

TRANSCRIPT

10AGENDA DIGITAL

OUTUBRO 2015Município de Excelência

AGENDA DIGITALOUTUBRO 2015

Câmara Municipal de Águeda Praça do Município 3754-500 Águeda

PRESIDENTEGil Nadais

COORDENAÇÃOGabinete de Comunicação e ImagemTel: 234 61 00 70Fax: 234 610 078E-mail: [email protected]

CONTACTOSGeral: 234 610 070 N.º Verde: 800 203 197 Fax: 234 610 078 E-mail: [email protected] de Atendimento ao Munícipe: 234 610 080Presidência e Vereação: 234 610 075

www.cm-agueda.pt

03052 1

Mensagem do VereadorProgramaçãoEvento em Destaque

AGENDA DIGITAL OUTUBRO 2015

Águeda é um Município Empreendedor e, por isso, estão para breve o início de mais obras no Parque Empresarial do Casarão (PEC). Está a terminar a construção do pavilhão da empresa Tortec e entretanto a Triangle’s já iniciou as escavações/terra-planagem dos terrenos onde vai construir a sua unidade fabril e a autarquia está empenhada na expansão do parque, estan-do a decorrer negociações para a aquisição de mais terrenos.

Para o PEC, a Câmara Municipal lançou o concurso público para a instalação de uma linha de alta tensão para responder às exigências das empresas que ali se vão instalar.

Pelo Município de Águeda, continuam as obras de constru-ção do Pólo Educativo de Valongo do Vouga e do Centro de Artes de Águeda. Para além destas, continuamos a desenvol-ver obras de repavimentação em Aguada de Cima, Valongo do Vouga, Águeda e na União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, melhorando, com isso, as acessibilidades e a qualidade de vida dos nossos municípes.

Chegámos ao mês de outubro e, com ele, vem o início de mais uma temporada das Sextas Culturais. No dia 9, Mikkel Solnado estreia o palco do cine-teatro S. Pedro, às 22 horas.

Antes, no dia 4, Fermentelos recebe mais um encontro da União de Bandas de Águeda. Todos os anos, por esta altura, este evento mostra a força das orquestras filarmónicas do nos-so município, arrastando consigo milhares de pessoas. No dia 9 vão ser entregues os prémios do Orçamento Partici-pativo às propostas mais votadas. Águeda vai receber algumas personalidades que vão explicar o funcionamento de orça-mentos noutros municípios e em realidades completamen-te distintas. Será um dia de aprendizagem, que aconselho a acompanhar, depois de termos vivido uma adesão em grande número no período de votação das propostas, que terminou a 30 de setembro.Desejo a todos os que vivem, trabalham ou estudam em Águeda um bom mês de outubro!

João ClementeVereador da Câmara Municipal de Águeda

MENSAGEMDO VEREADOR

PROGRAMAÇÃO

Festival da União de Bandas de Águeda (UBA)Fermentelos

04 OUTUBRO

http://www.cm-agueda.pt/

O tradicional festival da União de Bandas de Águeda (UBA) vai realizar-se a 4 de outubro, em Fermentelos, às 14 horas. O evento – organizado pela União de Bandas de Águeda, com a parceria da Câmara Municipal de Águeda – tem início às 14 horas e contará com a atuação das cinco bandas do município.

Cada uma das bandas vai interpretar três obras.

DOMINGO 14H00

Águeda Educa 2015 Escola Secundária Marques CastilhoInstituto da Vinha e do Vinho

2 E 4 OUTUBRO

http://www.cm-agueda.pt/

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2014, a Fapagueda – Federação das Associações de Pais do Concelho de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, levará a cabo, nos dias 2 e 4 de outubro, o evento Águeda Educa 2015.No dia 2 (sexta-feira), pelas 21h00, no Auditório da Escola Secundária Marques de Castilho terá lugar uma sessão intitulada Eu, entre a escola e a família, dinamizada pela Dra. Sofia Marques da Silva (Faculdade de Psicologia e Ciências Educacionais da Univer-sidade do Porto) e pela jornalista do jornal Público, Bárbara Wong, autora do livro O meu filho fez o quê?

No domingo, dia 4, entre as 14h00 e as 18h00, no Instituto da Vinha e do Vinho, o público em geral e as crianças em particular terão oportunidade de contactar com as Profissões do Passado que estarão bem representadas não só através de pessoas que ainda conhecem algumas artes que já não temos oportunidade de observar no dia-a-dia, mas também da exposição de objetos, de fotografias e de imagens, para além de uma curta encenação a cargo do grupo “Os Serranos”. De entre as mais diversas artes que poderão ser admiradas destacam-se o vidro, a tecelagem, as esculturas em sabonete, a doçaria, a apicultura, a tremoceira, etc.

Neste dia, as crianças poderão divertir-se não só experimentando e aprendendo as mais diversas profissões, mas também no insuflável gigante e no carro dos bombeiros, bem como com uma pequena amostra robótica das profissões do futuro.O evento Águeda Educa 2015 conta com o apoio de vários particulares que aceitaram o desafio, mas também com os Agrupamen-tos de Escolas de Águeda e Águeda Sul e a Escola Secundária Adolfo Portela; diversas instituições como a Associação Juntos Somos Arte, “Os Serranos”, O Cancioneiro de Águeda, os Bombeiros Voluntários de Águeda, o C.A.S.A.S e o Centro Interpretativo do Milho Antigo, para além dos vendedores “Mão Cheia” e “D. Ermelinda”.

SEXTA A DOMINGO

Dia Mundial do Animal e Dia Mundial do CoraçãoÁgueda

04

http://www.cm-agueda.pt/

O Centro Municipal de Marcha e Corrida realiza, no dia 4 de outu-bro, a partir das 9 horas, mais uma iniciativa: Trata-se da comemo-ração do Dia Mundial do Animal e do Dia Mundial do Coração.

Para o efeito, estão previstas algumas iniciativas, sendo que a concentração de todos os participantes deve ser feita junto ao pavilhão do GICA.

DOMINGO 09H00

http://www.cm-agueda.pt/

Fórum Regional Portugal ParticipaSalão Nobre da Câmara Municipal de Águeda

O Município de Águeda, enquanto membro da Rede das Autarquias Participativas (RAP) irá acolher no próximo dia 9 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, o Fórum Regional do Centro, subordinado ao tema “Orçamentos Participativos: modelos, trajetórias e resultados”.

Pelas 18h00, realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios do Orçamento Participativo de Águeda – edição 2015/2016.

O Fórum destina-se a membros da RAP, mas também a todos os interessados nas temáticas da Participação Cidadã.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, podendo consultar o programa e proceder à inscrição no seguinte link:

http://portugalparticipa.pt/Schedule/Details/51af8b73-8087-4d2e-8335-8747f888bb9f

09SEXTA-FEIRA

Sextas CulturaisÁgueda

09

http://www.cm-agueda.pt/

A temporada de 2015/2016 das Sextas Culturais está quase a co-meçar.

O primeiro artista convidado é Mikkel Solnado, que trará consigo um(a) convidado(a) e atua no dia 9 de outubro. O cantor regressa a Águeda, depois de ter estado no AgitÁgueda, nos concertos íntimos realizados na rua Dr. José Maria Veloso.Os bilhetes estão à venda, a partir da próxima semana, nas piscinas municipais, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre e no Cine Teatro S. Pedro.

Bilhetes €5 em venda antecipada | €8 no próprio dia (bilhetes à venda no dia do espetáculo apenas no Cine Teatro São Pedro - Águeda)

Crianças pagam apenas a partir dos seis anos.

SEXTA-FEIRA

http://www.cm-agueda.pt/

Exposição “Águeda, Ouvir e Sentir…” Posto de Turismo de Águeda

Exposição dedicada à mostra do valioso espólio material e imaterial, existente no concelho de Águeda, poderão apreciar o riquíssimo espólio que nos retratará a importância das filarmónicas de Águeda, contribuindo para a valorização desta arte e reconhecimento do património musical do concelho.

09 A 31 OUTUBROTODOS OS DIAS 09H00 às 13H00 14H00 às 18H00

Duatlo de Recardães Centro Paroquial de Recardães

11

http://www.cm-agueda.pt/

O Desportivo Atlético de Recardães (DAR) realiza, no dia 11 de outubro, a 5ª edição do Duatlo de Recardães, com partida e chegada junto às instalações do Centro Paroquial.Às 9 horas inicia o Duatlo Jovem e duas horas mais tarde o Duatlo Sprint para os restantes escalões, com prova de estafetas.

As inscrições podem ser feitas através do blog do clube: darecardaes.blogspot.pt

DOMINGO 09H00 | DUATLO JOVEM 11H00 | DUATLO SPRINT

Torneio Veteranos Águeda Águeda

17 E 18

http://www.cm-agueda.pt/

Agendado para os dias 17 e 18 de Outubro, torneio para veteranos nível C, masculinos e femininos nos escalões de +35 anos/ +45 anos e +55 anos, é um torneio inscrito no calendário de provas nacionais da Federação Portuguesa de Ténis.

O torneio terá inicio no sábado, dia 17 pelas 10horas, no domingo será a sua conclusão.

SÁBADO E DOMINGO

Escarpelada TípicaLargo de São Romão - Recardães

18

http://www.cm-agueda.pt/

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães realiza, no dia 18 de outubro, a sua tradicional escarpelada típica.O evento está agendado para as 12.30 horas, no largo de S. Romão, e será abrilhantado com a atuação do Grupo de Cantares Populares de Bustelo (freguesia de Aguada de Cima).

O recinto estará coberto, para a eventualidade de ocorrência de chuva.

DOMINGO 12H30

3º Trail Solidário Águeda

18

http://www.cm-agueda.pt/

O 3º Trail Solidário, realizado pela Associação A4, está agendado para o dia 18 de outubro, às 9 horas.O valor da inscrição é de um euro, pago no check-in da prova e tem direito a seguro. Estão marcadas duas provas: uma de mini-trail de 10 quilómetros e outra de Trail com 20 quilómetros.

Mais informações e inscrições pelo email:[email protected]

DOMINGO 09H00

Torneio Jovens Mestres 3 Águeda

24 A 25

http://www.cm-agueda.pt/

Agendado para os dias 24 e 25 de Outubro, torneio juvenil nível C, para os escalões de sub 12 e sub 16, masculinos e femininos, inscrito também no calendário de provas nacionais da FPT.

O torneio terá inicio no sábado, dia 24 pelas 10horas e continuará no domingo, dia 25.

SÁBADO E DOMINGO25

http://www.cm-agueda.pt/

DOMINGO

6º Domingo Desportivo Águeda

O Centro Municipal de Marcha e Corrida realiza, no dia 25 de outubro, a partir das 9 horas, mais uma iniciativa: Trata-se do 6º Domingo Desporti-vo, iniciativa que conta com o apoio de alguns ginásios do município, que têm previstas atividades para todos os que queiram participar.

Mais informações junto dos técnicos do CMMC de Águeda.

22H00

22H00 22H00

EVENTOEM DESTAQUE

MÊS DE OUTUBRO

A 22ª edição da Festa do Leitão à Bairrada de Águeda e a 18ª Mostra de Artesanato e Gastronomia terminou no domingo, com um balanço positivo por parte da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), a entidade organizadora do certame, com a parceria da Câmara Municipal de Águeda.A sessão de inauguração foi presidida pelo Ministro da Econo-mia, António Pires de Lima, que elogiou o município e a reali-zação do certame como forma de “divulgação de um produto que é exemplo do país”.Antes, Olívia Passos, presidente da direção da Associação Co-mercial de Águeda (ACOAG), agradeceu o apoio da autarquia e dos patrocinadores na realização da 22ª edição e, salvaguar-dando o fato da Associação ir entrar antes num processo de eleições, reafirmou a disponibilidade da atual direção para, em parceria com a Câmara Municipal, “ repensar o conceito de Festa do Leitão.”

FESTA DO LEITÃO COM BALANÇO POSITIVO

Gil Nadais na sua intervenção, relembrou o nascimento do certame e deixou a certeza de que “estamos disponíveis para falar sobre a Festa do Leitão”.As noites do evento, de quarta-feira (dia 9) a sábado (dia 12), foram completas com concertos de artistas e Dj’s com êxito na atualidade. Destaque para as noites de AGIR e Mickael Carreira, com este último a ter casa cheia.Destaque ainda para a excelente procura da novidade da edi-ção deste ano, da autoria da Pastelaria Trigal, WRAP de Leitão, uma deliciosa iguaria que foi elogiada por todos os visitantes.

ATÉ BREVEwww.cm-agueda.pt

www.cm-agueda.pt