boletim pcp - outubro 2011

2
COM FORÇA PARA CONTINUAR A LUTA! No passado dia 1 de Outubro foram quase 200 mil pessoas que responderam ao apelo da CGTP, enchendo as ruas de Lisboa e Porto. Os aumentos de impostos e preços, as pressões para reduzir os já baixos salários, o roubo no subsídio de Natal e a revisão para pior das leis laborais, os cortes que fragilizam os serviços públicos. as privatizações, demonstram de forma clarividente a quem serve este governo e esta política: apenas os grandes grupos económicos. Rejeitando a inevitabilidade deste acordo de subserviência com a troika, subscrito por PS, PSD e CDS, o PCP afirma que a alternativa existe e passa por uma ruptura com o actual rumo de desastre nacional, explorando as inúmeras potencialidades do nosso país, que por falta de políticas adequadas não são aproveitadas. Por isso, a única inevitabilidade será a continuidade da luta, designadamente com a semana de greves, paralisações e acções de luta marcada pela CGTP para a semana de 20 a 27 de Outubro. Só a luta organizada poderá impedir que isto aconteça! Está nas mãos de todos contribuir para inverter esta politica de capitulação e de ruína nacional! JERÓNIMO DE SOUSA EM OVAR COMÍCIO Sábado, 29 de Outubro | 15h30 Ovar (zona escolar), EB23 António Dias Simões Animação musical Outubro 2011 ÚLTIMA HORA O governo PSD/CDS pretende extinguir 5 freguesias do concelho de Ovar: Cortegaça, Maceda, Arada, S. João de Ovar e São Vicente de Pereira Jusã. O PCP apela à mobilização das populações em defesa das suas freguesias.

Upload: pcp-ovar

Post on 30-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Temas: . Jerónimo de Sousa em Ovar . 1/Outubro: com força para continuar a luta! . PCP apela à mobilização popular contra a extinção de freguesias . PCP condena encerramento de estações dos CTT . Sobre o congelamento do Programa Polis . Alerta para falta de estruturas de combate à exclusão . Como o PCP sempre alertou: Governo quer privatizar a Água // Boletim da Organização Concelhia de Ovar do PCP

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim PCP - Outubro 2011

COM FORÇA PARA CONTINUAR A LUTA!

No passado dia 1 de Outubro foram quase 200 mil pessoas que responderam ao apelo da CGTP, enchendo as ruas de Lisboa e Porto. Os aumentos de impostos e preços, as pressões para reduzir os já baixos salários, o roubo no subsídio de Natal e a revisão para pior das leis laborais, os cortes que fragilizam os serviços públicos. as privatizações, demonstram de forma clarividente a quem serve este governo e esta política: apenas os grandes grupos económicos.

Rejeitando a inevitabilidade deste acordo de subserviência com a troika, subscrito por PS, PSD e CDS, o PCP afirma que a alternativa existe e passa por uma ruptura com o actual rumo de desastre nacional, explorando as inúmeras potencialidades do nosso país, que por falta de políticas adequadas não são aproveitadas.

Por isso, a única inevitabilidade será a continuidade da luta, designadamente com a semana de greves, paralisações e acções de luta marcada pela CGTP para a semana de 20 a 27 de Outubro.

Só a luta organizada poderá impedir que isto aconteça!

Está nas mãos de todos contribuir para inverter esta politica de capitulação e de ruína nacional!

JERÓNIMO DE SOUSA EM OVAR

COMÍCIO Sábado, 29 de Outubro | 15h30

Ovar (zona escolar), EB23 António Dias Simões

Animação musical

Outubro 2011

ÚLTIMA HORA O governo PSD/CDS pretende extinguir 5 freguesias do concelho de Ovar:

Cortegaça, Maceda, Arada, S. João de Ovar e São Vicente de Pereira Jusã.

O PCP apela à mobilização das populações em defesa das suas freguesias.

Page 2: Boletim PCP - Outubro 2011

Boletim Informativo do PCP

PCP condena encerramento das estações de correios em Válega, Maceda e S. Vicente Pereira

Apesar dos sucessivos alertas do PCP e perante a completa inércia do poder autárquico (Juntas de Freguesia e Câmara Municipal), a verdade é que são muito grandes os perigos do encerramento das estações de correio de Válega, S.V. Pereira e Maceda.

Isto representa um autêntico escândalo e só pode ser entendido como uma cura de emagrecimento típica em empresas destinadas a serem privatizadas. Importa lembrar que os CTT, apesar de vinculados à prestação de um serviço público fundamental, teve em 2010 lucros líquidos superiores a 50 milhões de euros.

Como o PCP sempre alertou: Governo quer privatizar a Água Bem pode agora o Presidente da Câmara dizer que a cedência dos serviços de abastecimento de Água e saneamento à Adra (Águas da Região de Aveiro) só tinha vantagens para a população. No entanto, como está provado, o serviço não melhorou, embora a fatura tenha subido de forma exponencial.

Entretanto, é já público que os planos de investimentos da Adra estarão todos em fase de reavaliação, pelo que o saneamento poderá demorar mais uns anos. Por outro lado a holding estatal Aguas de Portugal, encontra-se na lista de empresas a privatizar. Como é sabido, esta empresa tem 51% de todos os sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento por todo o País pelo que a sua privatização implica também e por arrastamento a privatização da própria Adra, fazendo da água uma fonte de lucros para alguns.

O PCP alerta para falta de estruturas de combate à exclusão

Na última Assembleia Municipal, a representante do PCP, Manuela Mourão, deu voz às grandes preocupações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho de Ovar, expondo com grande a objetividade a necessidade imperiosa de ser constituída uma estrutura multidisciplinar a nível concelhio que trabalhe diretamente com as famílias, com vista a atribuir-lhe competências familiares e humanas, potenciando assim terapias sociais menos invasivas e evitando a colocação de tantos jovens em instituições, ainda por cima fora do concelho.

Outro aspeto de grande urgência e necessidade prende-se com a falta de um Programa de Ocupação de Tempos Livres e de Formação que possa ocupar largas camadas jovens—especialmente no longo período de férias escolares. Este tem sido igualmente, de acordo com a representante comunista, um elemento potencialmente gerador de fenómenos de delinquência juvenil que começa a atingir níveis preocupantes no concelho.

O PCP manifesta grandes preocupações com o congelamento do Programa Polis

Como é do conhecimento público a Parque Expo, entidade que gere o Polis da Ria de Aveiro, vai ser extinta. Com esta medida o Polis da Ria de Aveiro fica congelado. Isto tem consequências desde logo na proteção da costa bem como noutros investimentos que já deveriam estar no terreno, como é o caso do plano de dragagem da ria ou da construção de defesas para impedir a invasão dos campos da Marinha. Estas foram preocupações levantadas pelo eleito do PCP, Manuel Duarte, na Assembleia de Freguesia de Ovar, na qual também lamentou a falta da construção do posto de vendagem de pescado na Praia do Furadouro.

Abaixo-assinado contra a privatização da água, promovido pelo PCP em 2010.