boletim de informaÇÃo audiências para...

12
BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS Novembro de 2007 n. 548 Duas Caras Dez motivos para investir na Novela III, que traz a TV digital para a teledramaturgia O Sistema Às sextas, comédia e suspense Audiências Uma história de liderança e de bons resultados Salvador Festival de Verão chega à sua 10ª edição Globo Rural Um canal direto com o universo do agronegócio

Upload: leanh

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

BOLETIM DE INFORMAÇÃOPARA PUBLICITÁRIOSNovembro de 2007n. 548

Duas CarasDez motivos parainvestir na Novela III,que traz a TV digitalpara a teledramaturgia

O SistemaÀs sextas, comédia esuspense

AudiênciasUma história de liderança e de bons resultados

SalvadorFestival de Verãochega à sua 10ª edição

Globo RuralUm canal diretocom o universodo agronegócio

Page 2: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

2nº 548 • novembro 2007

DUAS CARAS

UMA TRAMA EMPOLGANTEDepois do sucesso de Senhora do

Destino, em 2004, Aguinaldo Silva voltou aohorário nobre da Globo com Duas Caras. Comtrama contemporânea, urbana e realista, a his-tória traz ação, romantismo e personagensfortes, elementos sempre utilizados peloautor. Vários ingredientes que estão nas

notícias de jornais fazem partedo enredo – violência, cirurgiaplástica e o teste de DNA parareconhecimento de paternidade.A direção é de Wolf Maya.

TRANSMISSÃO DIGITAL Duas Caras é a primeira novela da

Rede Globo totalmente produzida em highdefinition e com transmissão digital para SãoPaulo a partir de 3 de dezembro, com imagensaté seis vezes melhores do que as da TVanalógica.

A TV digital possibilita ao telespectador teracesso gratuito e com alta qualidade a todaa programação da Globo a qualquer hora e emqualquer lugar: em casa, no carro, no celularou em aparelhos portáteis de TV que podemser carregados no bolso.

ALCANCE EXPRESSIVOEM TODOS OS TARGETS

O intervalo comercial da Novela III é umaexcelente oportunidade para a marca e osprodutos do anunciante ganharem prestígioe visibilidade.

A cada inserção, a Novela III atinge quase32 milhões de telespectadores, registrando,em média, 42 pontos de audiência e 65% departicipação, segundo dados do Ibope.

Além disso, poucos programas apresentam

DEZ MOTIVOS PARAINVESTIR NA NOVELA III

Confira dez motivospara investir em DuasCaras, a novela queinaugura a TV digitalna dramaturgiabrasileira.

1 2

3PERFIL DA AUDIÊNCIA DA NOVELA III

Fonte: Ibope Telereport abr./07.

SEXO CLASSE IDADE

H37%

AB30%

15-2418%

25-3420%

35-4929%

50+33%

C42%

DE28%

M63%

Page 3: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

3nº 548 • novembro 2007

um alcance tão alto como a Novela III. Oalcance calcula o número de diferentespessoas (ou domicílios) expostas pelo menosuma vez a um veículo ou a uma combinaçãode veículos.

Com seis inserções na Novela III é pos-sível atingir, por exemplo, quase 42 milhõesde homens com mais de 18 anos ou, ainda,mais de 70 milhões de pessoas de ambos ossexos com mais de 18 anos.

ALTO POTENCIAL DE CONSUMOA Novela III atinge público alta-

mente qualificado: dentre os telespectado-res da novela com 15 anos ou mais, 63%são mulheres, 72% pertencem às classesABC e 82% têm mais de 25 anos.

Além de variado, esse público tambémapresenta alto potencial de consumo. Porexemplo, 83% dos telespectadores com 14anos ou mais consumiram refrigerantes nosúltimos sete dias e 89% consumiram sham-poo, segundo dados do Ibope TGI.

O telespectador da Novela III tambémapresenta opiniões e atitudes que levam aoconsumo de diversos produtos. Por exemplo:do total de pessoas que se declararamtelespectadores da Rede Globo no horário danovela, 85% afirmaram que é importantemanter a forma física e 71% disseram semanter fiéis a uma boa marca quando aencontram.

MERCADOS REGIONAIS A Novela III proporciona visibili-

dade para a marca do cliente por meio deintervalos bem cuidados e da cobertura rea-lizada pelas 121 emissoras da Rede Globo,que atingem 98,6% dos municípios do Brasil,de acordo com o Mídia Dados 2007.

Por isso, a compra de comerciais locais naNovela III é a melhor opção para anun-ciantes de produtos e serviços que aindanão tenham distribuição nacional. No Dis-trito Federal, a Novela III registra 44 pon-tos de audiência, com participação de 65%.Em São Paulo, os índices são de 41 pontos e61% de participação. Já no Rio de Janeiro, aaudiência é de 40 pontos, enquanto oparticipação é de 65%.

MERCHANDISINGDuas Caras possibilita muitas

oportunidades para ações de merchandising,inclusive de cunho ambiental e social. Umcenário importante da trama é o supermer-cado onde trabalha Maria Paula (MarjorieEstiano), que chegará à função de nutricio-nista dos pratos prontos vendidos no

4 5

Fonte: Ibope/Planview – Rede Globo/Novela III – PNT (Período: 30/7 a 4/8/07).

ALCANCE E Nº DE TELESPECTADORES ATINGIDOS COM 6 INSERÇÕES

DC ABC cc2-9

63%

6.907.857

M ABCDE18+

60%

AS ABCDE25+

56%

AS ABCDE18+

55%

NOV III UNIVERSO

41.766.277 58.193.244 70.673.381

6

Page 4: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

TARP ACUMULADO EM AMBOS OS SEXOS, ABCDE, 15 + ANOS

4nº 548 • novembro 2007

DUAS CARAS

estabelecimento. Para manter sua nova iden-tidade, Marconi Ferraço (Dalton Vigh) precisarátomar vários cuidados, como conservar o ca-belo na nova cor, que o diferencia de Adal-berto Rangel.

A Universidade Pessoa de Moraes tambémtem destaque na trama. Após a morte do mari-do, Branca Barreto de Moraes (Suzana Vieira)irá lutar para transformar a Universidade numcentro de ensino de excelência, promovendocampanhas ambientais e sociais e palestrascom profissionais de destaque em diversasáreas e suas empresas.

PATROCÍNIO A Rede Globo detém as maiores mé-

dias anuais de audiência no mercado nacionale suas novelas são conhecidas pela qualidadede produção, elenco e direção, atraindo umpúblico maciço e fiel. Tudo isso pode serpotencializado ao se adquirir a cota de patro-cínio exclusivo da Novela III.

Com três meses de patrocínio, o anuncianteatinge 87% dos brasileiros de ambos os sexose todas classes sociais com 18 anos ou mais,91% das donas-de-casa das classes ABC comcrianças de 2 a 9 anos e impacta 35,5 milhõesde brasileiros da classe C com 25 anos oumais, 48,1 milhões de donas-de-casa e 111,8milhões de brasileiros com 18 anos ou mais.

LICENCIAMENTOOutra oportunidade oferecida por

Duas Caras é a do licenciamento de marcas,personagens e propriedades da novela. O li-cenciamento confere visibilidade, credibili-dade e competitividade aos produtos e servi-ços oferecidos.

7

8

Fonte: Ibope/Planview – Rede Globo/Novela III – PNT (Período: 30/7 a 4/8/07).

PE1

23

44

69

89

109126

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Consulte o AtendimentoComercial da Rede Globopara conhecer maisoportunidades para odesenvolvimento deações de merchandising.

DF

25

50

76

100

122

144

SP1

27

50

78

103

125

145

BH

25

48

74

102

126

145

RJ

29

55

81

109

133

157

Page 5: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

5nº 548 • novembro 2007

INTERNET Duas Caras está presente na Glo-

bo.com, onde o público pode interagir com atrama, ficar por dentro de tudo o que acon-tece nos bastidores e receber notícias por e-mail. A Globo.com é líder em audiência nacategoria entretenimento. Aproximadamente582 mil pessoas por mês visitam o site daNovela III, navegando em média 12 minutos.O site da Novela III tem um índice deafinidade de 160 com o público feminino de18 a 34 anos, o que representa uma grandeafinidade com 260 mil mulheres.

A Globo.com oferece oportunidades varia-das para o anunciante, como mídia avulsa,que permite que o anunciante esteja pre-sente da forma que desejar, em páginas e

dias determinados, ou então no ShoppingAmbiente, que permite ao internauta com-prar produtos e serviços que aparecem natrama. Outra opção é a Revista, que divulgamarca e produtos em formato publieditorial.

GLOBO INTERNACIONALO patrocínio de Duas Caras pode

ser adquirido na Globo Internacional, quemantém o laço dos anunciantes com os bra-sileiros que moram fora do país e com acomunidade de nações de língua portuguesa.Estima-se que existam 3 milhões de brasi-leiros e 3,3 milhões de portugueses residen-tes fora de seu país de origem, além das po-pulações de países lusófonos, como Moçam-bique e Angola, onde o canal faz grandesucesso.

O canal opera com três sinais distintos,que exibem uma programação customizadade acordo com os hábitos dos telespecta-dores de suas respectivas regiões. No sinalAméricas, voltado para assinantes de todo ocontinente americano, há duas exibições daNovela III: a primeira focada no horárionobre da costa leste dos Estados Unidos e asegunda voltada para o horário nobre dacosta oeste americana. No sinal Europa eÁfrica, destinado aos povos de língua por-tuguesa e aos brasileiros residentes nestesdois continentes, há uma única exibiçãoque atende ao horário nobre de Paris eLuanda, em Angola. No sinal Japão, voltadopara os 300 mil decasséguis que fazem dosbrasileiros a maior comunidade ocidental noJapão, há também duas exibições, a primei-ra no horário nobre de Tóquio e uma reprisena manhã do dia seguinte.

Essas cinco exibições diárias tambématingem telespectadores de mais de cempaíses. Nas diversas partes do globo, sãomais de 413 mil domicílios assinantes.

9

10

Adalberto Rangel Dalton VighAlzira Correia Flávia AlessandraAmara Mara ManzanAmélia dos Santos Josie AntelloAndréia Bijou Débora NascimentoAntônio José Melgaço Otávio AugustoApolo Antônio FirminoBárbara Carreira Betty FariaBenollel da Conceição Armando BabaloffBernardinho daConceição Thiago MendonçaBernardo Nuno Leal MaiaBranca Barreto deMoraes Suzana VieiraCélia Mara Melgaço Renata SorrahClarissa Couto Melgaço Bárbara BorgesClaudius Maciel Caco CioclerDagmar Alexandre LiuzziDália Mendes Leona CavaliDébora Vieira Juliana KnustDelair Eduardo LaraDivaldo Roberto LopesDona Guigui Marília GabrielaDona Setembrina Chica XavierDorgival Correia Ângelo AntônioEduardo Monteiro Guilherme GorskiEvilásio Caó Lázaro RamosEvita Duarte Letícia SpillerFernanda Carreira Júlia AlmeidaFrancisco Macieira José WilkerGabriel Duarte Oscar MagriniGabriela Fonseca Bia SeidlGislaine Juliana AlvesGioconda de Queiroz Marília PêraGumercindo Peixeiro Wolf MayaHeraldo Carreira Alexandre Slaviero

Heriberto Gonçalves Paulo GoulartHermógenes Tarcísio MeiraItalo Negroponte Eriberto LeãoJandira Totia MeirelesJoão Batista Julio RochaJoão Pedro Pessoade Moraes Herson CapriJojó Wilson de SantosJulia de QueirozBarreto Débora FalabellaJuvenal Antena Antônio FagundesLenir Guida VianaLeone Negroponte Thomas VelosoLuciana Negroponte Vanessa GiácomoLucimar Cristina GalvãoManoel de AndradeCouto Sérgio ViottiMaria Paula Fonseca Marjorie EstianoMaria Silvia Barreto Aline MoraesMisael Caó Ivan de AlmeidaNadir Viviane VictoretteNarciso Tellerman Marcos WinterOswaldo Leandro RibeiroPastor Divino Inácio Ricardo BlatPaulo de Queiroz Stênio GarciaPetrus Duarte Sergio VieiraRamona Duarte Marcela BarrozoRebeca Paola CrosaraRenato Gabriel SequeiraSofia Negroponte Ana Karolina

LannesSolange Sheron MenezesVesga Laura ProençaVictoria Raquel FuinaWaldemar Fonseca Fúlvio StefaniniWaterllo de Souza Jacson Costa

PERSONAGENS / ELENCO

Page 6: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

6nº 548 • novembro 2007

NA GLOBO

Os números do Painel Nacional de TV(PNT) do Ibope comprovam toda a

força da programação da Globo junto aopúblico de todo o Brasil, ano após ano: nomês de setembro, a partir de 2004, asmaiores audiências da TV – aqui aparecemmencionadas apenas as dez maiores - junto

aos targets Mulheres e Homens têm sidosempre da programação da Globo.

Audiências elevadas e estáveis significamconfiabilidade na hora de escolher onde in-vestir a verba publicitária e colher bons re-sultados, sem sustos, sem surpresas. Compro-ve você também.

UMA HISTÓRIA DE LIDERANÇAE DE BONS RESULTADOS

Liderança destacadade audiência, anoapós ano, é garantiade eficiência para oinvestimento doanunciante.

RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 32,4 77,9

2 GLO NOVELA I 23,6 72,0

3 GLO PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO 23,5 68,2

4 GLO NOVELA II 23,1 64,6

5 GLO JORNAL NACIONAL 23,1 62,5

6 GLO A GRANDE FAMÍLIA 22,9 61,3

7 GLO CASSETA & PLANETA 20,5 53,1

8 GLO ZORRA TOTAL 19,2 56,9

9 GLO GLOBO REPÓRTER 19,1 55,5

10 GLO FANTÁSTICO 18,5 52,1

RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 27,7 77,1

2 GLO JORNAL NACIONAL 22,3 68,0

3 GLO A GRANDE FAMÍLIA 22,1 64,4

4 GLO NOVELA II 22,1 68,6

5 GLO PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO 20,9 68,1

6 GLO NOVELA I 19,9 70,5

7 GLO CASSETA & PLANETA 19,6 56,4

8 GLO GLOBO REPÓRTER 19,1 58,8

9 GLO TELA QUENTE 18,7 60,7

10 GLO FANTÁSTICO 17,8 55,5

TOP 10 – PNT – SETEMBRO – MULHERES

2004 2005

RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 21,7 70,3

2 GLO FUTEBOL VESPERTINO 17,4 61,1

3 GLO FUTEBOL 4ª FEIRA 17,2 56,9

4 GLO JORNAL NACIONAL 17,0 60,2

5 GLO TELA QUENTE 16,7 63,9

6 GLO A GRANDE FAMÍLIA 16,1 55,5

7 GLO FANTÁSTICO 15,7 47,7

8 GLO CASSETA & PLANETA 14,5 49,1

9 GLO ZORRA TOTAL 14,3 53,4

10 GLO PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO 14,1 57,0

RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 16,9 66,1

2 GLO TELA QUENTE 15,6 61,5

3 GLO JORNAL NACIONAL 15,3 64,3

4 GLO FANTÁSTICO 15,1 50,3

5 GLO FUTEBOL 4ª FEIRA 14,9 55,8

6 GLO A GRANDE FAMÍLIA 13,6 52,0

7 GLO FUTEBOL VESPERTINO 13,6 59,5

8 GLO NOVELA II 13,2 59,2

9 GLO CASSETA & PLANETA 13,1 48,5

10 GLO ZORRA TOTAL 13,1 54,2

TOP 10 – PNT – SETEMBRO – HOMENS

2004 2005

Page 7: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

7nº 548 • novembro 2007

Novelas continuam despertando a atenção dopúblico feminino, que também mostra muitointeresse pelo telejornalismo e pela linha deshows noturnos da Globo, com destaque em2006 e 2007 para A Grande Família.

TOP 10 – PNT – MULHERES

As transmissões do futebol pela Globo seguemsendo importante pólo de atração da atenção dopúblico masculino, assim como o telejornalismo,mas a linha de novelas e shows noturnostambém se destaca.

TOP 10 – PNT – HOMENS

2006 2007RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 29,0 76,1

2 GLO JORNAL NACIONAL 20,8 61,7

3 GLO A GRANDE FAMÍLIA 20,2 59,6

4 GLO NOVELA II 18,9 59,3

5 GLO CASSETA & PLANETA 18,8 53,0

6 GLO GLOBO REPÓRTER 17,8 54,3

7 GLO TELA QUENTE 17,8 59,4

8 GLO PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO 17,6 58,1

9 GLO ZORRA TOTAL 16,8 55,2

10 GLO NOVELA I 16,1 57,1

RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 28,9 74,9

2 GLO NOVELA II 26,0 71,6

3 GLO PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO 24,2 72,5

4 GLO JORNAL NACIONAL 22,5 61,7

5 GLO A GRANDE FAMÍLIA 21,9 61,7

6 GLO GLOBO REPÓRTER 20,9 61,6

7 GLO NOVELA I 20,6 68,7

8 GLO ZORRA TOTAL 19,8 62,4

9 GLO FANTÁSTICO 19,2 52,4

10 GLO CASSETA & PLANETA 18,9 54,7

2006 2007RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO NOVELA III 19,2 67,4

2 GLO FUTEBOL 4ª FEIRA 15,3 54,6

3 GLO TELA QUENTE 15,3 58,8

4 GLO JORNAL NACIONAL 15,0 57,5

5 GLO A GRANDE FAMÍLIA 14,3 53,3

6 GLO CASSETA & PLANETA 13,1 48,3

7 GLO ZORRA TOTAL 12,8 51,8

8 GLO FUTEBOL VESPERTINO 12,3 50,2

9 GLO GLOBO REPÓRTER 12,1 47,8

10 GLO NOVELA II 11,5 47,9

RK REDE PROGRAMA AUD PART%1 GLO FUTEBOL MATUTINO 18,4 77,7

2 GLO NOVELA III 18,1 64,4

3 GLO NOVELA II 17,0 64,4

4 GLO JORNAL NACIONAL 16,2 60,4

5 GLO TELA QUENTE 15,5 62,7

6 GLO PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO 15,3 63,1

7 GLO ZORRA TOTAL 14,7 57,3

8 GLO FANTÁSTICO 14,0 43,4

9 GLO FUTEBOL 4ª FEIRA 13,5 51,4

10 GLO FUTEBOL VESPERTINO 13,2 56,8Fonte: Ibope Telereport – PNT.

Obs.: Não considerados boletins, flashes e programas com menos de 10 minutos.

Page 8: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

8nº 548 • novembro 2007

EM NOVEMBRO

De 2 de novembro a 7 de dezembro, asnoites de sexta-feira abrem espaço para

a série O Sistema, que a Rede Globo exibeapós o Globo Repórter. A atração reúne adupla Fernanda Young e Alexandre Machado,roteiristas de Os Normais, Minha Nada MoleVida e Os Aspones, e o ator Selton Mello,

protagonista da história. Ele é Matias, umjovem e solitário fonoaudiólogo que levauma vida pacata e acaba se envolvendo emuma trama de suspense ao ser convocadopara fazer a leitura labial de pessoasmonitoradas por câmeras de segurança.

Após aceitar o trabalho, Matias se junta aum grupo de ativistas que usa as câmeraspara protestar contra o sistema. Autodenomi-nado “Inimigos do Sistema”, o grupo usamétodos pacíficos e não-ortodoxos para sa-

botar o establishment, principalmente diantede câmeras de segurança em lojas, bancos esupermercados. Ao lado de Matias estãoTrash (Lúcia Bronstein), Paca (Maíra Dvorek)e Professor Avenarius (Gregório Duvivier).Lendo teorias conspiratórias divulgadas pelainternet, eles vão atrás de um segredo e che-

gam até a Sachen Lächerlich,uma grande empresa que temcomo diretor Nicolas Katedref(Ney Latorraca), assessoradopor sua brilhante secretáriaValquíria (Zezé Polessa).

Matias ainda é perseguidopor Regina (Graziela Moretto),uma esforçada atendente detelemarketing que vê suaschances na carreira desmoro-narem depois de ser humilhadapor ele ao telefone. Ela arqui-teta uma vingança insana,usando todos os recursos dis-poníveis.

A produção de O Sistemaconta com mais de 70 cená-rios, inclusive um módulo lu-nar, crop circles (círculos em

plantações de milho), explosões e meteoros.As gravações aconteceram no Rio e em

Londres, a cidade mais vigiada do mundo, eo elenco tem Maria Alice Vergueiro (Leda) eBetty Gofman (Déborah Wood), com direçãode José Lavigne.

ÀS SEXTAS, COMÉDIA E SUSPENSE SE MISTURAM EM O SISTEMA

Atração em seisepisódios temSelton Mello comoprotagonista.

• Dias: 2/11 a 7/12/07, sextas-feiras• Horário: 23h05, após Globo Repórter• Sigla no SISCOM: SSUP

Page 9: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

9nº 548 • novembro 2007

EM SALVADOR

Em 2008, o Festival deVerão Salvador chega

à sua 10ª edição. E sãovários os motivos para co-memorar. Foi uma décadade muita música e ritmosdas mais variadas verten-tes, representadas por atra-ções nacionais e interna-cionais que fizeram a ale-gria de milhares de pessoas.

O mercado publicitário também tem muitoque comemorar com esta festa que será, maisdo que nunca, uma grande oportunidade paraos anunciantes. O evento usa praticamentetodas as mídias para garantir a exposiçãomaciça da marca dos patrocinadores, tantona capital baiana, onde é realizado, como nomercado nacional.

Para 2008, o plano de patrocínio do Festi-val de Verão Salvador prevê 505 inserçõespela Globo, sendo 61 nacionais e 444 locais,com ênfase em Salvador. As ações na RedeGlobo são compostas, além do compacto dosshows, por flashes, chamadas de bilheteria ede transmissão durante a programação e pelacobertura jornalística nacional, por meio doJornal Hoje e do Fantástico. No mercado lo-cal, o plano envolve o Bom Dia Praça e asduas edições do Praça TV de Salvador.

Para o mercado local, o plano também pre-vê veiculação em rádio, jornal, TV por assina-tura e outdoor, além de uma enorme gama depropriedades de arena. Ações promocionais e

direito dos patrocinadoressão mais dois itens doplano de patrocínio doFestival de Verão Salvador2008 que garantem a visi-bilidade dos anunciantes esua integração com o even-to. Com elas, os patrocina-dores terão sua marca apli-cada em folders e folhetos,que serão distribuídos em

vários pontos da capital baiana, um espaçono Festival para desenvolver suas açõespromocionais, cobertas pela TV Salvador, elocal na tribuna de honra para a instalaçãode camarote corporativo.

Internautas do Brasil e do mundo tambémterão contato com a marca dos patrocinado-res por meio do site do Festival de Verão Sal-vador e de outros sites da Globo.com.

Além de tudo isso, na edição de 2008, ospatrocinadores poderão optar por acompa-nhar a cobertura do Festival de Verão Sal-vador pelo Multishow, da Globosat, atingindoo público altamente qualificado do canal.

Em 2007, cerca de 4 milhões de teles-pectadores em todo o Brasil assistiram aoscompactos do Festival exibidos pela RedeGlobo, e um total de 113 milhões de pessoasforam atingidas pelas inserções nacionaisveiculadas ao longo da programação. O nú-mero equivale a um alcance de 68% dopotencial de telespectadores.

A GRANDE FESTA DO VERÃO

O décimo aniversáriodo Festival de VerãoSalvador é umagrande oportunidadepara o patrocinadorassociar sua marca aomaior festival demúsica do Brasil.

Page 10: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

10nº 548 • novembro 2007

T rabalhar o conceito de reforma de pneus.Foi com esse objetivo que a Borrachas

Vipal recorreu à Globo, esperando transmitirao público a relevância e as vantagens daatividade e o papel da empresa no mercado,no qual tem mais de 40% de participação.“Ainda há muita desinformação em relação àreforma de pneus. Queríamos dar o devido sta-tus para o segmento, a sua importância, aeconomia que ele proporciona e sua contribui-ção com a questão ambiental. A maioria nãoconhece o universo da reforma de pneus, quetem nos países de Primeiro Mundo seus maio-res usuários”, explica Túlio Zamin, diretorcomercial e de marketing da Borrachas Vipal.

Os programas para as ações foram escolhi-dos a dedo: em Carga Pesada, a mensagem foiinserida dentro da trama do programa e pas-sada pelos seus personagens principais, Binoe Pedro. Já em Autoesporte, a ação abrangeuinformativos sobre o processo e a tecnologia.

“A escolha dos programas foi fundamental.Carga Pesada tinha total sinergia com nossamensagem. Não só pelo perfil do público, maspor tratar de caminhoneiros e por atingir umnúmero muito grande de pessoas, o que aju-da a ampliar o conhecimento da marca. Como Autoesporte, conseguimos inserir com bas-tante propriedade o tema e atingir um públi-co bem diversificado, ampliando a divulga-ção da marca”, avalia Salete Paludo, diretorada SP8 Comunicações, que faz planejamentode comunicação e gestão de marcas daBorrachas Vipal.

Os resultados não demoraram a aparecer.Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opi-nion Evolution a pedido da Vipal atestou aeficácia das ações: considerando o mercado

do Paraná, 47% do público masculino perten-cente às classes AB com idade de 25 a 65anos declararam ter visto a veiculação e consi-deraram a Vipal a marca do segmento de re-forma mais lembrada. “Tivemos um retornoexcepcional de conhecimento de marca. E oretorno veio tanto de clientes quanto dopúblico, que reconheceram a importância dosegmento de reforma e elogiaram como asações foram bem-feitas. Foi inédito e ino-vador”, considera Salete.

A empresa ficou tão satisfeita que, alémde repetir a dose, com novas ações nos doisprogramas, também iniciou veiculações volta-das para o segmento agrícola no Globo Rural.“Mais do que divulgar nossa marca, quería-mos qualificar o conceito de reforma para opúblico, para que ele tivesse consciência daqualidade, da economia e da vantagem am-biental. E, usando a Globo, conseguimos”,finaliza Túlio.

COM CARGA PESADA E AUTOESPORTE,CREDIBILIDADE PARA A MARCA

Com a Globo, aBorrachas Vipalconseguiu transmitirsua mensagem sobrereforma de pneus eainda ampliou oconhecimento dasua marca.

VIPAL

“Tivemos um retorno

excepcional de conhecimento de

marca”

Salete, da SP8

Page 11: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

11nº 548 • novembro 2007

BAUDUCCO

F undada na década de 1950 por uma famí-lia de imigrantes italianos, a Bauducco

começou como uma doceira no bairro do Brás,em São Paulo, e em poucos anos cresceu tantoque exigiu a construção da sua primeirafábrica. Desde então, a empresa se tornouuma das líderes no mercado mundial e hojejá exporta para mais de 50 países, tendo nasexportações cerca de 10% do seu faturamen-to global. Entre os principais importadoresdos produtos Bauducco estão Angola, Moçam-bique e países da África do Sul. Foi pensandonessas localidades que a empresa decidiuanunciar na Globo Internacional.

Com foco principal em Angola, centro dadistribuição de produtos da Bauducco nocontinente africano, a empresa resolveu fazerum teste e anunciar durante o mês de junhona Globo Internacional. Foi a primeira açãodo gênero realizada no exterior pela Bau-ducco, que se concentrou nas Novelas I, II eIII, no Caldeirão do Huck e no Domingão doFaustão, visando atingir públicos diversifica-dos, de perfis e faixas etárias variados. Os

comerciais mostravam toda a linha de pro-dutos da empresa.

“O distribuidor no país ficou muito felizcom os resultados obtidos na Globo Interna-cional, com o aumento nas vendas e os co-mentários positivos dos consumidores”, con-ta Tatiana Marques, do atendimento daAlmapBBDO, agência responsável pelos anún-cios. A satisfação com os resultados e com arepercussão dos anúncios foi tanto que aempresa já renovou com a Globo Inter-nacional para dar continuidade à campanha.

“Estar na Globo conta muito para a visi-bilidade da marca. Anunciar na Globo Inter-nacional dá credibilidade. A nossa expecta-tiva era muito otimista, aproveitando a boaaudiência dos programas para que as pessoasconhecessem os produtos. E foi isso queaconteceu”, conclui Camila Moraes, supervi-sora da conta da Bauducco na Almap.

Com a GloboInternacional, aBauducco conseguiudar mais visibilidadeà sua marca noexterior.

“Anunciar na Globo Internacional

dá credibilidade”

Camila, da AlmapBBDO

VISIBILIDADE E BONS RESULTADOS NA GLOBO INTERNACIONAL

Page 12: BOLETIM DE INFORMAÇÃO Audiências PARA PUBLICITÁRIOScomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip548.pdf · uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Com seis inserções

BOLETIM DEINFORMAÇÃO PARAPUBLICITÁRIOS

nº 548 • novembro 2007

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra Editores Associados

Diretores Responsáveis Anco Marcio SaraivaRicardo Esturaro

Jornalista Responsável Mônica OliveiraProjeto Gráfico Sérgio BritoFotos CGCOMDesk-top Conexão Brasil

Para mais informações, visite o site daDireção Geral de Comercialização.comercial.redeglobo.com.br

Assinaturas:[email protected]

GLOBO RURAL

A edição diária do GloboRural completou sete

anos em outubro e, duranteesse tempo, se firmou comoum canal direto com o univer-so do agronegócio, reunindoassuntos que vão desde a previsão do tempo,que poderá influenciar as diversas safras, atéa discussão sobre a aprovação do plantio ecomercialização dos transgênicos. O progra-ma também aborda as perspectivas para oagronegócio, as festas regionais em váriaspartes do país, as exposições e feiras agrope-cuárias, a repercussão de movimentos sociaisdiretamente ligados ao campo, iniciativasgovernamentais que afetam os produtoresrurais e as cotações de produtos.

A atração vai ao ar desegunda a sexta-feira, às 6h15da manhã, e durante seus 15minutos percorre os temas deinteresse para o homem docampo e para os telespecta-

dores interessados nesse universo. O GloboRural diário atinge médias nacionais de 4pontos de audiência e 47% de participação,com perfil de público predominantemente dasclasses ABC (71%) e acima de 18 anos (85%).São mais de 2,4 milhões de telespectadoresem mercado nacional, dos quais 256 milestão no mercado SP1 e 166 mil no Rio deJaneiro.

O programa detém mais que o dobro deaudiência e de participação em mercadonacional do que o principal concorrente nohorário. Em São Paulo, 83% do público per-tence às classes ABC.

UM CANAL DIRETO COM O RICO UNIVERSO DO AGRONEGÓCIO

O programa é vistonos dias de semana,pela manhã, por maisde 2,4 milhões detelespectadores.

• Dias: Segunda a sexta• Horário: 06h15• Sigla no SISCOM: GRURPLANO DE PATROCÍNIONº/Tipo de Cota: 2 Mercado NacionalPLANO DE INSERÇÕES POR COTA

• 1 Vinheta de Bloco de 5” por exibição

• 10 comerciais de 30” por mês em breakexclusivoFonte: Ibope – Telereport – jul./07.

GLOBO RURAL DIÁRIO – AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

PNT

4

45

SP1

4

39

RJ

4

43

DF

4

48

AUDIÊNCIA PARTICIPAÇÃO %