boletim de greve nº 01 - cresce a greve em santa catarina - 08/07/2015

2
01 Cresce a GREVE em Santa Catarina [email protected] - www.sindprevs-sc.org.br - (48) 3031-1411- (48) 3031-1417 8 de julho de 2015 No segundo dia de Greve já houveram novas adesões no Quadro Estadual. Os tra- balhadores reivindicam a ne- cessidade de melhorias nas condições de trabalho, 30 horas para todos, Incorporação das Gratificações, Reposição das perdas, Melhorias do Ser- viço Público, Paridade entre ativos e aposentados, entre outros ítens da pauta. A Greve dos Servidores do INSS começou com força to- tal em todo o País, paralisan- do Agências da Previdência Social em 21 Estados no pri- meiro dia. Em diversos esta- dos houve adesão dos Servi- dores do Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho, e os trabalhadores da Anvisa estão mobilizados. O Comando Nacional de Greve está fazendo levanta- mento do total de APSs parali- sadas em cada Estado para construir um quadro nacional de greve, mas ontem as infor- mações apontavam adesão de 80% em todo o País. Em Santa Catarina, o índice de adesão é de 60%. A paralisação já atin- giu os estados de AP, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR , RJ, RN, RS, SE, SC, SP e TO. O descontentamento da catego- ria é total diante da proposta apresentada pelo governo, de reajuste salarial de 21,3% em quatro parcelas até 2019. Na pauta de reivindicação apresen- tada em 25 fevereiro de 2015, dentre os principais pontos, destacam-se: a política sala- rial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias e índice linear de 27,3%; a data-base em 1° de maio; a paridade sala- rial entre ativos, aposentados e pensionistas; a incorporação de gratificações produtivistas; a isonomia de benefícios; a revo- gação das Medidas Provisórias 664 e 665, do Funpresp e da Ebserh e retirada de todos os projetos do Congresso Na- cional que atacam os direitos dos trabalhadores, como o PL 4330/2004, da terceirização. A direção do Sindprevs/ SC) avalia que o momento é favorável e é preciso fortalecer o movimento de reivindica- ção dos Servidores Públi- cos Federais, somando-se as demais categorias do serviço público que já estão em greve. Já são 26 munícipios em greve. Nesta quarta-feira (8), Laguna e Blumenau aderiram ao movimento Agências com adesão 100% e fechadas Blumenau São José Biguaçu Palhoça Araranguá Içara Sombrio Forquilhinha Adesões parciais Gerência Executiva do INSS/Florianópolis Agência APS Centro Ivo Silveira Alfredo Wagner Tijucas Ibirama (01 servidor) Rio do Sul Jaraguá do Sul Joinville Centro Joinville Guanabara Lages (01 servidor) Tubarão Caçador Porto União Laguna Chapecó São Miguel do Oeste Porto União Xanxerê Mafra São Francisco do Sul MS/Florianópolis e São Miguel do Oeste Reuniões agendadas INSS/PO reúne quinta, dia 9 às 10 horas para definir sobre a adesão. APS Felipe Schimidt e Imbituba também reúnem quinta-feira. São Lourenço reúne nesta quarta-feira. Informações enviar para [email protected] Quadro da Greve - 08/07 - 15h Servidores do INSS de Blumenau

Upload: sindprevs-sc

Post on 22-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim de Greve nº 01 - Cresce a Greve em Santa Catarina - 08/07/2015

01

Cresce a GREVE em Santa [email protected] - www.sindprevs-sc.org.br - (48) 3031-1411- (48) 3031-14178 de julho de 2015

No segundo dia de Greve já houveram novas adesões no Quadro Estadual. Os tra-balhadores reivindicam a ne-cessidade de melhorias nas condições de trabalho, 30 horas para todos, Incorporação das Gratifi cações, Reposição das perdas, Melhorias do Ser-viço Público, Paridade entre ativos e aposentados, entre outros ítens da pauta.

A Greve dos Servidores do INSS começou com força to-tal em todo o País, paralisan-do Agências da Previdência Social em 21 Estados no pri-meiro dia. Em diversos esta-dos houve adesão dos Servi-dores do Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho, e os trabalhadores da Anvisa estão mobilizados.

O Comando Nacional de Greve está fazendo levanta-mento do total de APSs parali-sadas em cada Estado para construir um quadro nacional de greve, mas ontem as infor-mações apontavam adesão de 80% em todo o País. Em Santa Catarina, o índice de adesão é de 60%. A paralisação já atin-giu os estados de AP, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS,

MT, PA, PB, PE, PI, PR , RJ, RN, RS, SE, SC, SP e TO. O descontentamento da catego-ria é total diante da proposta apresentada pelo governo, de reajuste salarial de 21,3% em quatro parcelas até 2019. Na pauta de reivindicação apresen-tada em 25 fevereiro de 2015, dentre os principais pontos, destacam-se: a política sala-rial permanente com correção das distorções e reposição das perdas infl acionárias e índice linear de 27,3%; a data-base em 1° de maio; a paridade sala-rial entre ativos, aposentados e pensionistas; a incorporação de gratifi cações produtivistas; a isonomia de benefícios; a revo-gação das Medidas Provisórias 664 e 665, do Funpresp e da Ebserh e retirada de todos os projetos do Congresso Na-cional que atacam os direitos dos trabalhadores, como o PL 4330/2004, da terceirização.

A direção do Sindprevs/SC) avalia que o momento é favorável e é preciso fortalecer o movimento de reivindica-ção dos Servidores Públi-cos Federais, somando-se as demais categorias do serviço público que já estão em greve.

Já são 26 munícipios em greve. Nesta quarta-feira (8), Laguna e Blumenau aderiram ao movimento

Agências com adesão 100% e fechadasBlumenauSão JoséBiguaçuPalhoçaAraranguáIçaraSombrio Forquilhinha

Adesões parciaisGerência Executiva do INSS/FlorianópolisAgência APS CentroIvo SilveiraAlfredo WagnerTijucasIbirama (01 servidor)Rio do SulJaraguá do SulJoinville CentroJoinville GuanabaraLages (01 servidor)TubarãoCaçadorPorto UniãoLagunaChapecóSão Miguel do OestePorto UniãoXanxerêMafraSão Francisco do SulMS/Florianópolis e São Miguel do Oeste

Reuniões agendadasINSS/PO reúne quinta, dia 9 às 10 horas para defi nir sobre a adesão.APS Felipe Schimidt e Imbituba também reúnem quinta-feira.São Lourenço reúne nesta quarta-feira.

Informações enviar para [email protected]

Quadro da Greve - 08/07 - 15h

Servidores do INSS de Blumenau

Page 2: Boletim de Greve nº 01 - Cresce a Greve em Santa Catarina - 08/07/2015

Paralisação de 24h na Anvisa

Servidores da Anvisa realizaram paralisação na terça-feira (7). A sede da Anvisa em Florianópolis, Join-ville e Imbituba pararam 100%. Em Itajaí foi 90% de adesão e no Aero-porto Hercílio Luz a adesão foi par-cial.

Servidores da Anvisa de Florianópolis

No dia 7 de julho foi realizada audiência com Secretário de Rela-ções do Trabalho Sérgio Mendonça e equipe da SRT (Secretaria de Re-lações de Trabalho no Serviço Pú-blico) para retomar o processo de negociação.

Os representantes do governo tentaram desqualifi car as entidades do Fórum dos SPFs que estão em greve para receber apenas um repre-sentante de cada e tentando colocar na mesma reunião representantes de associações que não tiveram nenhu-ma contribuição na mobilização, não encaminham a Greve e, portanto, não têm legitimidade para negociar em nome dos servidores. Os repre-sentantes das entidades dos Servi-dores Públicos Federais não aceita-

Governo enrola e joga resposta à pauta para até o dia 21 de julho

ram esta posição, o que obrigou a SRT a receber dois representantes de cada entidade para discutir os pontos da pauta.

O Secretario Sérgio Mendonça iniciou a reunião dizendo que "houve um mal entendido na última reunião, um problema de comunicação", porque em nenhum momento foi condicionado às entidades aceita-rem o reajuste do governo como política plurianual ou em 4 anos, a continuidade das negociações es-pecífi cas, incluindo as questões dos benefícios sociais.

Os representantes das entidades disseram a Sérgio Mendonça que as categorias recusaram a proposta de correção salarial escalonado em 4 anos, totalizando 21%, quando a infl ação projetada poderá chegar a 30%. Somente em 2015 as perdas ultrapassariam 4,5%. E, portanto, os servidores não concordam com esta política de congelamento salarial, diante de uma infl ação prevista para fi car entre 8,32 a 0,9%. Conside-rando estas questões as entidades reafi rmam manter a reivindicação de 27,03% nos salários e precisam que o governo responda formalmente a pauta, incluindo quais são as pro-postas para correção dos benefícios sociais, Tickets Refeição, Auxílio Creche, Plano de Saúde suplementar e começa a estabelecer as negocia-ções específi cas para reestruturação das Carreiras.

Porém, sinalizou que é possível

avançar nas questões fl exibilizando o tempo e os pontos que não tenham impacto econômico, como negocia-ção coletiva de trabalho e negocia-ções específi cas. Explicou que, para além do percentual de reajuste pluri-anual em 4 anos, foi incluído no Or-çamento verbas para Concurso Pú-blico, Reestruturação de Carreiras, além do crescimento vegetativo da folha de pagamento.

As entidades cobraram do governo uma posição formal para responder as demandas, estabelecer negociações com a questão do Ín-dice de Reajuste; Convenção 151 da OIT; Benefícios Sociais e Nego-ciações Específi cas. E realização de nova audiência o mais urgente pos-sível.

Os representantes do governo disseram que existe uma distância entre a proposta dos servidores e a do governo, mas que teria que levar este debate para o grupo de Minis-tros do Conselho Econômico discu-tirem e que a palavra fi nal caberá a Presidente Dilma defi nir a questão. Eles propuseram nova reunião até o dia 21 de julho para retomar a nego-ciação.

As entidades vão realizar dia 9 de julho uma reunião do setor jurídico para tratar das questões legais do movimento grevista. A Fenasps está chamando a sua base para participar de uma grande Marcha Nacional em Brasília de 21 a 23 de julho. A ordem é fortalecer a greve.

Mesa de negocição com Fórum dos Federais e MPOG

Foto: Fenasps/Divulgação

(48) 9115-9929

Mande fotos dos locais de trabalho

Sindprevs Santa Catarina

Acompanhe a cobertura fotográfi ca nas redes sociais