boletim da defensoria-geral · rida pela pmmg. recebi, junto com o coordenador regio-nal da área...

37
14 DE JUNHO DE 2017 Boletim da Defensoria-Geral Boletim da Defensoria-Geral 61 Defensora pública-geral parcipa do “Café com a Adep-MG” PÁGINA 7 PÁGINAS 29, 30 e 33 Conselho Superior da DPMG edita Deliberação nº 13/2017, que cria o Núcleo de Atuação em Brasília PÁGINA 5 DPMG e Tribunal de Jusça reúnem-se para debater parcerias Defensores públicos recebem a Medalha Alferes Tiradentes, a Comenda Estância Hidromineral de São Lourenço e a Medalha da União dos Militares de MG PÁGINA 6 Defensoria Pública parcipa de seminário na Câmara dos Deputados sobre sistema penitenciário PÁGINA 17

Upload: hoangdang

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

14 DE JUNHO DE 2017

Boletim da Defensoria-GeralBoletim da Defensoria-Geral61

Defensora pública-geral participa do “Café com a Adep-MG”

PÁGINA 7

PÁGINAS 29, 30 e 33

Conselho Superior da DPMG edita Deliberação nº 13/2017, que cria o Núcleo de Atuação em Brasília

PÁGINA 5

DPMG e Tribunal de Justiça reúnem-se para debater parcerias

Defensores públicos recebem a Medalha Alferes Tiradentes, a Comenda Estância Hidromineral de São Lourenço e a Medalha da União dos Militares de MG

PÁGINA 6

Defensoria Pública participa de seminário na Câmara dos Deputados sobre sistema penitenciário

PÁGINA 17

Page 2: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 2

MENSAGEM DA DEFENSORA PÚBLICA-GERAL

Caros amigos e colegas defensores públicos e servidores,

Começamos esta edição do Boletim lembrando que o Casamento Comunitário da Capital se aproxima. A ce-rimônia, para 1000 casais, acontecerá no dia 23 de ju-nho, no Mineirinho e todos estão convidados. Destaco, também, o lançamento da iniciativa em Betim, que será realizada pela Defensoria Pública em parceria com a Pre-feitura Municipal.

No campo das ações, ressalto a realização do seminário “Importância do Conselho Municipal de Habitação para a construção de cidades democráticas e inclusivas”, promo-vido pela Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH) em parceria com a Es-cola Superior, com representantes dos Núcleos de Moradia e o Conselho Municipal de Habitação em Belo Horizonte; e o ciclo de palestras para estudantes, realizada pela Defen-soria Pública em Cássia, dentro da campanha “Pequenas Corrupções – Diga não”. E ainda, o recebimento de 3.055 livros doados pelo Setra-BH, para serem encaminhados ao Presídio de Paraopeba.

No plano das atuações, destaco a edição da Delibera-ção nº 013/2017, do CSDPMG, que cria o Núcleo de Atua-ção Presencial em Brasília/DF, e a abertura de consulta para o preenchimento das vagas; a participação na con-clusão da implantação do SEEU, em Uberlândia; e a liminar obtida pela DPDH para o cadastramento social de famílias da Vila Calafate.

Dentro da atuação da Defensoria-Geral, registro as reuniões com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais para debater parceiras entre as instituições; com a Associação

Christiane Neves Procópio Malard Defensora pública-geral

dos Defensores Públicos de Minas Gerais, além da partici-pação no Café com a Adep-MG, quando gravei entrevista com temas importantes para os defensores públicos e a Instituição. A realização, também, reunião com o presiden-te do Cori-MG para discutir o acesso da DPMG à central eletrônica de registro de imóveis.

Esta edição traz, também, a participação de defenso-res públicos em discussões, seminários e palestras sobre adolescentes em risco social, em Belo Horizonte; sistema penitenciário, em Brasília, na Câmara dos Deputados e em Nova Lima, junto com a Secretaria de Administração Peni-tenciária; Fórum Regional, em Montes Claros; e carreiras jurídicas e assistência social, em Passos; Registro, ainda, a participação em ação social no município de Angustura, distrito de Além Paraíba e a realização de diversas ativida-des externas em Teófilo Otoni, dentro das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública.

Na seara das capacitações, destaco a disponibiliza-ção, no sistema Casa, do link para consulta na Biblioteca Virtual da Revista dos Tribunais; e mais uma etapa da gincana “Trocando Ideias”, realizada pelo setor de Atendi-mento Inicial da Capital.

No âmbito das relações interinstitucionais, participei do lançamento da pedra fundamental da Apac de Gua-nhães e da solenidade em homenagem à ministra Assusete Magalhães, ex-presidente do TRE-Minas. Estão registra-das, também, as participações na solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros Militar; na reunião espe-cial da ALMG, em comemoração aos 65 anos da Cemig; na entrega do troféu “O Tira”, pela Polícia Civil; e nas formatu-ras de internos do presídio José Abranches Gonçalves e da Penitenciária Nelson Hungria.

Registro, ainda, a moção de aplausos, recebida pela De-fensoria Pública em Uberlândia, pela realização do II Muti-rão das Famílias na comarca; o agraciamento do coorde-nador local de Varginha, Márcio Salgado, com a Comenda Estância Hidromineral de São Lourenço; e dos defensores públicos Fernando Luís Camargos Araújo e Emília Eunilce Alcaraz Castilho, com a medalha Alferes Tiradentes, confe-rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a Medalha Coronel Fulgêncio de Souza Santos, da União dos Militares de Minas Gerais.

Confira, também, as visitas à Defensoria-Geral e as pre-senças da DPMG na mídia;

Despeço-me, reiterando o convite a todos para esta-rem presentes na cerimônia do Casamento Coletivo da Capital, para festejarmos, acima de tudo, o exercício ple-no da cidadania.

Um abraço e boa leitura!

Page 3: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 3

continua >>

A cerimônia, que foi realizada pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Município (Apac), aconteceu dia 03.06.2017.

A defensora pública Luisa Pacheco de Melo Sou-za, em atuação em Guanhães, também prestigiou o evento, que contou com a presença de diversas au-toridades do Judiciário, Executivo, Ministério Público, diretores de escolas, além de representantes ecle-siásticos e da sociedade civil.

“Todo caminho da gente é resvaloso. Mas tam-bém, cair não prejudica demais – a gente levanta, a gente sobe, a gente volta! O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” Com essas palavras de Guima-rães Rosa, a defensora-geral, Christiane Malard, ini-ciou sua fala.

A DPG salientou a importância do evento, que marcou o início de uma “obra destinada a ajudar al-guns que caíram a se levantar e a voltar a ter uma vida digna e feliz. As Apacs têm feito isso em Minas Gerais, mais do que em qualquer outro estado, tanto que, das 112 Apacs registradas judicialmente no Brasil, 39 estão em Minas Gerais, o que é, para nós, motivo de orgulho”, afirmou.

“E o crescimento continua, em especial, agora que o Tribunal de Justiça formou um ‘gabinete de crise’, para cuidar especificamente das questões relaciona-

Defensora-geral participa de lançamento da pedra fundamental da Apac em Guanhães

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, representou a Instituição na solenidade de lançamento da pedra fundamental para implantação do Centro de Reintegração

Social nos regimes fechado e semiaberto na comarca de Guanhães.

Defensora-geral, Christiane Malard (ao centro), compõe a mesa de honra do evento

das às Apacs. A Defensoria Pública integra esse gabi-nete, coordenado pelo próprio presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro, que já tomou várias medidas para atender às necessidades, tanto das Apa-cs já instaladas, como daquelas que estão em fase de construção”, continuou.

Christiane Malard expressou sua alegria em tes-temunhar a chegada da Apac à Guanhães, comarca pela qual “tenho um carinho muito especial, por ter tido o privilégio de iniciar minha carreira como de-fensora pública aqui”.

A defensora-geral congratulou todos os que con-tribuíram para o lançamento da obra. “Falo, não so-mente das autoridades, mas da comunidade como um todo, porque sabemos que a construção de uma Apac não é fruto de uma decisão tomada em um ga-binete, mas sim, da conscientização e participação da comunidade”.

A DPG destacou o trabalho a ser feito, a importân-cia das Apacs, “que representam uma luz no cenário do nosso sistema prisional, que passa por uma crise sem precedentes” e renovou o compromisso da De-fensoria Pública “de trabalhar em prol da ressocializa-ção, da humanização e da dignidade no cumprimento da pena, e de seguir, buscando prestar o melhor aten-dimento possível àqueles que estão encarcerados”, concluiu Christiane Malard.

Page 4: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 4

ContinuaçãoDefensora-geral participa de lançamento da pedra fundamental da Apac em Guanhães

O juiz da Vara de Execuções Penais da comarca de Guanhães, Leonardo Guimarães Moreira, mencionou a grave situação do sistema penitenciário e destacou a importância das Apacs na preservação de direitos e ressocialização dos detentos. “A Apac surge como forma de romper o ciclo vicioso da criminalidade e da marginalização, porque o método Apaqueando trabalha com os valores mais intensos do ser huma-no”. O juiz fez diversos agradecimentos a todos que abraçaram a causa da Apac e lembrou que “não existe transformação social que não passe pela educação. E, a participação de todos tem sido e será a mola pro-pulsora desse projeto”, finalizou o magistrado.

Para a defensora pública Luisa Pacheco de Melo

Defensora pública-geral Christiane Malard: "a construção de uma Apac não é fruto de uma decisão tomada em um gabinete, mas sim, da conscientização e participação da comunidade"

Defensora pública em atuação em Guanhães, Luísa Pacheco de Melo Souza; promotor de Justiça Guilherme Heringer de Carvalho Rocha; defensora-geral, Christiane Malard; juiz Leo-nardo Guimarães Moreira

Defensora pública Luísa Pacheco de Melo Souza; deputado estadual Geraldo Pimenta; Christiane Malard

Souza, em atuação em Guanhães, a “chegada da Apac na comarca proporcionará aos cidadãos um novo olhar sobre os encarcerados, muitas vezes vistos como inimigos da sociedade. Com a maior inserção social propiciada pela Apac e seu método de trabalho, será possível enxergar o cidadão por trás do crime, deixando claro que uma falta no passado não deve ser capaz de macular a vida inteira de uma pessoa”.

Após o lançamento da pedra fundamental, houve apresentação dos alunos das escolas públicas de Gua-nhães e dos recuperandos da Apac de Santa Maria do Suaçuí, representando um “importante envolvimento da sociedade”, na visão da defensora-geral, Christiane Malard.

Page 5: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 5

Defensoria-Geral reúne-se com Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, reuniu-se, no dia 7 de junho, com o presidente da Adep-MG, defensor público Eduardo Cyrino Gene-roso. Participaram da reunião, o subdefensor público- geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; a chefe de gabi-nete, Luciana Leão Lara Luce; os assessores da Defenso-ria-Geral, Diana de Lima Prata Camargos, Nikolas S. Ma-cedo Katopodis, Roberta de Mesquita Ribeiro, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias e Cibele Cristina Maffia Lopes; além dos membros da diretoria da Adep-MG, Flá-vio Aurélio Wandeck (vice-presidente) e o diretor para assuntos institucionais e parlamentares, Sérgio Riani.

Em continuidade às reuniões periódicas com a Asso-ciação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, a de-fensora pública-geral voltou a tratar sobre as questões orçamentárias, abordando a execução do orçamento da Instituição neste ano de 2017 e também as perspectivas sobre a proposta orçamentária que será elaborada para 2018, no contexto de crise orçamentário-financeira do Estado.

Outras reuniões serão realizadas, como forma de construção de entendimentos e propostas em benefício da Instituição e da classe.

Defensores públicos da Administração Superior da DPMG e da diretoria da Associação reunidos

Conselho Superior da Defensoria Pública edita Deliberação nº 013/2017, que cria o Núcleo de Atuação presencial em Brasília

O Conselho Superior da Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, em sessão realizada dia 08.06.2017, aprovou, por maioria, a Deliberação nº 013/2017, que cria e estrutura o

Núcleo de Atuação presencial junto aos Tribunais Superiores em Brasília.

Page 6: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 6

Votaram favoravelmente os conselheiros Wagner Lima, Thiago Dutra, Erika Gomes, Fernando Orlan e Marco Túlio Frutuoso. Os Conselheiros Ricardo Cordei-ro, Galeno Siqueira e Fernando Martelleto, não obstante serem favoráveis ao provimento da representação em Brasília, foram contrários ao modelo inserido na propos-ta de Deliberação aprovada.

A nova deliberação, de iniciativa da Defensoria Pú-blica-Geral, implementa e regulamenta o disposto no art. 44 da Lei Complementar Estadual n. 65/2003, com redação dada pela Lei Complementar n. 141/2016, e permitirá que defensores públicos possam ser desig-nados para atuar na capital federal, o que, além de cumprir meta do plano de gestão, atende ao anseio da

Defensores públicos acompanham reunião do Conselho Superior

ContinuaçãoConselho Superior da Defensoria Pública edita Deliberação nº 013/2017, que cria o Núcleo de Atuação presencial em Brasília

classe pela estruturação da representação em Brasília.Os assistidos da Defensoria Pública do Estado de

Minas Gerais poderão contar, a partir de então, com o trabalho presencial e permanente dos defensores públi-cos mineiros nos Tribunais Superiores, o que permitirá o acompanhamento mais próximo dos direitos e das deci-sões judiciais na última instância.

A expectativa é que ainda neste mês seja aberto o edital de consulta para os defensores públicos interes-sados em integrar o Núcleo.

Veja aqui a Resolução nº 113/2017, publicada no Diário Oficial do dia 10 de junho, que dispõe sobre abertura de

vagas para Núcleo de Atuação em Brasília/DF

Defensora pública-geral participa do “Café com a Adep-MG”

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, foi a convidada do “Café com a Adep-MG” promovido pela Associação de classe, no dia 08.06.2017.

Defensora-geral, Christiane Malard: “somos todos defensores públicos e lutamos pela mesma causa”

Compareceram também no encontro os assessores da Defensoria-Geral, Diana de Lima Prata Camargos, Ro-berta de Mesquita Ribeiro e Cláudio Miranda Pagano; além dos anfitriões, o presidente da Adep, Eduardo Ge-neroso; o diretor para assuntos institucionais e parlamen-tares, Sérgio Riani; a diretora cultural, Diana Fernandes; e a componente do Conselho Consultivo da Associação, Marolinta Dutra.

Em um clima informal e de aproximação, os represen-tantes da Defensoria Pública-Geral e da Adep-MG conver-saram sobre temas de interesse da Instituição e da classe.

Após o café, a defensora-geral, Christiane Malard, gravou uma entrevista, abordando temas relevantes para os defensores públicos e para a DPMG.

continua >>

Page 7: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 7

ContinuaçãoDefensora pública-geral participa do “Café com a Adep-MG”

Assessores da Defensoria-Geral, Cláudio Miranda Pagano, Diana de Lima Prata Camargos e Roberta de Mesquita Ribeiro; componente do Conselho Consultivo da Associação, Marolinta Dutra; defensora-geral, Christiane Malard; diretor para assuntos institucionais e parlamentares da Asscoia-ção, Sérgio Riani; diretora cultural, Diana Fernandes; e presidente da Adep, Eduardo Generoso

Defensoria Pública e Tribunal de Justiça reúnem-se para debater parcerias

No dia oito de junho, a defensora pública-geral, Christiane Procópio Neves Malard, reuniu-se com o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Saulo Versiani Penna, para tratar de

parcerias entre a Defensoria Pública de Minas Gerais e o TJMG

Em sentido horário: 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna; juiz de Direito auxiliar da 3ª vice-presidên-cia, Maurício Pinto Ferreira; coordenador do Cejusc-BH, juiz de Direito Renan Chaves; coordenador da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin) do TJMG, Diego Silva; integrante do Núcleo Permanente de Métodos Concensuais de Solução de Conflitos e Cida-dania (Nupemec), Júnia Penido Monteiro; assessora do desembargador Saulo Versiani, Gina Chaves; coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, Tífanie Avellar Carvalho; diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Hellen Caires Teixeira Brandão; coordenadora Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; e a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard

Page 8: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 8

Também participaram da reunião, a diretora da Escola Superior da DPMG, Hellen Caires Teixeira Bran-dão; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parce-rias, defensora pública Tífanie Avellar Carvalho; a coor-denadora Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o diretor para assuntos institucionais e parlamentares da Adep-MG, Sérgio Riani; o juiz coordenador do Cejusc-BH, juiz de Direito Renan Chaves; o juiz de Direito auxiliar da 3ª vi-ce-presidência, Maurício Pinto Ferreira; o assessor de Gestão e Inovação da 3ª vice-presidência, Diego Avila

da Silva; a representante da secretaria do Núcleo Per-manente de Métodos Consensuais de Solução de Con-flitos (Nupemec), Junia Penido Monteiro; e a assessora do desembargador Saulo Versiani, Gina Chaves.

Durante a reunião, foram abordadas tratativas ini-ciais para celebração de convênios e termos de coo-peração referentes ao Cejusc itinerante, estabeleci-mento de cooperação para padronização dos acordos direcionados ao Posto Processual do Cejusc, além de assuntos pertinentes a Escola Superior da Defensoria Pública.

ContinuaçãoDefensoria Pública e Tribunal de Justiça reúnem-se para debater parcerias

Defensora-Geral participa de solenidade em homenagem a ministra e a ex-presidente no TRE

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, participou, dia 09.06.2017, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da solenidade de outorga da Medalha “Desembargador

Vaz de Mello” à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Magalhães e a aposição do retrato do desembargador Paulo Cézar Dias na Galeria dos ex-presidentes do TRE.

Mesa diretora dos trabalhos da outorga da medalha “Desembargador Vaz de Mello”

Em seu discurso, o presidente do Tribunal, desembar-gador Domingos Coelho, ressaltou a trajetória e as virtu-des da homenageada, destacando a longa “carreira cons-truída sobre o viés da cidadania, da proteção e defesa dos direitos humanos e, em especial, das mulheres”. O juiz

Ricardo Matos Oliveira falou em nome da Corte Eleitoral mineira, destacando a justa homenagem à ministra As-susete Magalhães e ao desembargador Paulo Cézar Dias, que presidiu o TRE de junho de 2015 a junho de 2016.

continua >>

Page 9: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 9

ContinuaçãoDefensora-Geral participa de solenidade em homenagem a ministra e a ex-presidente no TRE

O desembargador Nelson Missias de Morais; a defenso-ra-geral Christiane Malard; presidente do Conselho de Cri-minologia e Política Criminal, desem-bargador Alexandre Victor de Carvalho; e o desembargador Ramom Tácio de Oliveira

O desembargador Paulo Cézar Dias e a defenso-ra-geral Christiane Malard

O desembargador Wagner Wilson

Ferreira; a ministra Assusete Magalhães;

e a defensora-geral Christiane Malard

A defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, acompanhada do assessor Institucional Nikolas Macedo Katopodis, reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no dia 12.06.2017, para tratar da expansão da implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) no estado.

Defensoria Pública e Tribunal de Justiça debatem sistema de execução penal

Participaram do encontro, realizado na sede do Tribunal de Justiça, o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Per-pétuo Braga; o superintendente de informática do Tri-bunal, desembargador Wilson Benevides; e o juiz auxi-liar da Presidência do TJMG, Thiago Colnago Cabral.

Com informações do TJMG

Page 10: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 10

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, acompanhada do assessor institucional, Nikolas Stefany de Macedo Katopodis, recebeu os defensores públicos em atuação na área de Execução Penal de Ribeirão das Neves: Guilherme Andrade Car-neiro Deckers, Emmanuel Botelho Calili, Paulo Henri-que Drummond Monteiro, Breno Tadeu de Melo Sil-

Defensoria-Geral recebe defensores públicos em atuação em Ribeirão das Neves

veira, Henrique Matheus Mariani Sossai, Luís Felipe Rocha Mascarenhas e Gabriel Morgado da Fonseca.

O encontro foi realizado no dia 14.06.2017, na sede da Defensoria Pública, em Belo Horizonte. Na pauta, a implantação do Sistema Eletrônico de Exe-cução Unificado (SEUU), na comarca de Ribeirão das Neves.

Defensora pública--geral, Christiane Malard, assessor institucional Nikolas Katopodis e os defensores públicos em atuação na área de Execução Penal em Ribeirão da Neves

O subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, recebeu, no dia 09 de junho, o presi-dente da Associação dos Defensores de Minas Gerais (Adep-MG), Eduardo Cyrino Generoso, acompanhado do assessor jurídico da associação, Lucas Diz Simões e dos defensores públicos Renata Simeão e Felipe Au-gusto Soledade. Na reunião foram tratados assuntos

Subdefensoria pública-geral reúne-se com presidente Adep-MG e defensores públicos da Capital

(esquerda): Assessor Jurídico da ADEP/MG, Lucas Diz Simões; chefe de Gabinete, Luciana Leão Lara Luce; assessora de Planejamento e Infraestrutura, Roberta de Mesquita Ribeiro; subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; defensores públicos Renata Simeão e Feli-pe Augusto Soledade

institucionais relacionados à estrutura da unidade II da DPMG, na Capital. Participaram, também, do en-contro, a chefe de Gabinete, Luciana Leão Lara Luce, e a assessora de Planejamento e Infraestrutura, Ro-berta de Mesquita Ribeiro.

continua >>

Page 11: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 11

A coordenadora de Projetos, Convênios e Par-cerias, Tífanie Avellar Carvalho, reuniu-se dia 07.06.2017, com o presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG), Fernando Pereira do Nascimento, para tratar do estabeleci-mento de parceria para o acesso, pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), à Central Eletrôni-ca de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI--MG). Participaram do encontro, realizado na sede do CORI, a defensora pública Daniele Rodrigues de Souza, o vice-presidente do CORI, Francisco José

DPMG discute parceria para acessar central eletrônica de registros de imóveis

As defensoras públicas Tifanie Carvalho e Daniele Rodrigues; o gerente Guilherme Soares; o presidente do CORI, Fernando Pereira e o vice-presidente do CORI Francisco Rezende

Rezende dos Santos e o gerente Guilherme Soares.Conforme a defensora pública Tifanie Carvalho “a

parceria poderá evitar as requisições escritas e facili-tar as pesquisas, agilizando a instrução dos procedi-mentos de usucapião pela DPMG”.

A Central Eletrônica de Registro de Imóveis dispo-nibiliza serviços como a recepção e envio de contra-tos e escrituras, a expedição de certidões, a pesquisa para localização de imóveis e a visualização de matrí-culas, entre outros.

Com informações do CORI-MG

Na ocasião, foram prestados esclarecimentos acerca das medidas tomadas visando à melhoria da estrutura física da unidade II e das condições de tra-balho dos membros e servidores naquela instalados, bem como sobre questões relativas ao orçamento da Instituição e ao estudo que está sendo empreen-

ContinuaçãoSubdefensoria pública-geral reúne-se com presidente Adep-MG e defensores públicos da Capital

dido quanto à possibilidade de locação futura de nova unidade em Belo Horizonte.

Foi ressaltada, também, a importância do diálogo e da construção conjunta de soluções para os proble-mas vivenciados.

Page 12: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 12

Em continuidade às atividades da Campanha “Pe-quenas Corrupções – Diga Não”, no dia 24 de maio, a coordenadora Local em Cássia, Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, proferiu palestra para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Munici-pal João Carlos Salgado. No dia 2 de junho, a atividade foi realizada na Fundação Ana de Melo Azevedo (Fama), única escola particular da cidade.

Ao iniciar as palestras, a coordenadora apresentou a Defensoria Pública e salientou sua importância na difusão de direitos para todas as pessoas, vulneráveis ou não.

Abordando o tema pequenas corrupções, a defen-sora pública falou sobre o comportamento no dia a dia e como, sem perceber, “estamos engendrados em atos que podem caracterizar corrupções”. Ariadne Ramos trabalhou conceitos como honestidade, ética e respeito

Ações em Destaque

Defensora pública realiza ciclo de palestras sobre corrupção em Cássia

Coordenadora Local em Cássia, defensora pública Ariadne Fer-nanda de Faria e Sousa Ramos (2ª posição, à esquerda)

e corrupção, apresentando histórias e cartuns relacio-nados ao tema.

O coordenador Local da DPMG em Betim, Luis Re-nato Braga Arêas Pinheiro, ressaltou a importância da atuação extrajudicial da Defensoria Pública e da parceria com a Prefeitura, que ofereceu apoio para a realização do casamento nas dez regionais de Betim. “Temos que ser a voz daqueles que não têm voz. Trabalhando em ar-ticulação de rede, transformamos a sociedade. Este não é um projeto da Defensoria Pública ou da Prefeitura, é

Defensoria Pública e Prefeitura de Betim lançam Casamento Comunitário no municípioDia 01.06.2017, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo

assessor Institucional, Nikolas S. Macedo Katopodis, na cerimônia de lançamento do Casamento Comunitário que a Defensoria Pública promoverá em Betim, em parceria com a Prefeitura.

Compuseram o dispositivo de autoridades: o secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, Bruno Cypriano; o assessor Institucional da DPMG, Nikolas Katopodis; o prefeito de Betim, Vittorio Medioli; o coordenador Local da DPMG em Betim, Luis Renato Braga Arêas Pinheiro; a vereadora Elza Marques; e a secretária de Assistência Social, Fabiane Patrícia Quintela

um projeto interinstitucional”. Luis Renato Arêas agra-deceu à Prefeitura pela parceria e colocou a Defensoria Pública à disposição de toda a comunidade.

Luis Renato Arêas destacou que a ideia do projeto surgiu devido à dificuldade que, muitas vezes, os as-sistidos têm de chegar até a Defensoria. “A intenção é sair dos gabinetes e levar a Instituição até o seu público.

continua >>

Page 13: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 13

Betim possui dez regionais, sendo que a maior parte de sua população encontra-se na periferia. A realização do casamento dentro da comunidade proporciona às pes-soas, com efetividade, a realização do sonho do casa-mento. Protege-se a família com a estabilidade e a segu-rança jurídica que o casamento proporciona”, afirmou.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, parabenizou a Defensoria Pública pela iniciativa e afirmou que, muitas vezes, devido à dificuldade de realização, “as pessoas aca-bam adiando a oficialização do casamento, o que é ruim para os filhos e para o casal, que pode perder a estabili-dade”. Segundo o prefeito, “o casamento é muito impor-tante para que as pessoas regularizem e coloquem em ordem a sua condição civil, à luz da lei e da sociedade”. Vittorio Medioli agradeceu à DPMG e manifestou a inten-ção de incrementar a parceria com a Instituição.

O evento contou também com a presença do secre-tário municipal de Governo e procurador-geral do Mu-nicípio, Bruno Cypriano; da secretária municipal de As-sistência Social, Fabiane Patrícia Quintela; da vereadora Elza Marques; servidores da Prefeitura e representantes da sociedade civil.

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública e Prefeitura de Betim lançam Casamento Comunitário no município

Coordenador Local na DPMG em Betim, Luis Renato Braga Arêas Pinheiro

Casamento Comunitário Serão oferecidas 50 vagas para todas as pessoas,

sem distinção de opção sexual, residentes na regional Centro/Norte de Betim, em que a renda do casal não ultrapasse três salários mínimos.

Os casais interessados deverão se inscrever no pe-ríodo de 02 de junho a 14 de julho, na Secretaria de Go-verno da Prefeitura de Betim. A data da cerimônia ainda não foi definida.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3531-2323.

Prefeito de Betim, Vittorio Medioli

Evento contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil

Page 14: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 14

Nos dias 01 e 02 de junho, aconteceu na Defensoria Pública de Minas Gerais o seminário “Importância do Conselho Municipal de Habitação para a construção de cidades democráticas e inclusivas”. A iniciativa foi reali-zada pela Defensoria Especializada em Direitos Huma-nos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), em parceria com a Escola Superior da DPMG (Esdep), representantes dos Núcleos de Moradia e Conselho Municipal de Habi-tação de Belo Horizonte.

Os trabalhos foram conduzidos pela defensora públi-ca em atuação na DPDH, Cleide Aparecida Nepomuceno e contou com a presença da coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tífanie Avellar Carvalho, repre-sentando a diretora da Esdep, Hellen Caires Teixeira Brandão.

No primeiro dia foram apresentadas as palestras: “Conselho como espaço de participação democrática e o papel do conselheiro”, pelo professor Renato Fontes, e “Política Municipal de Habitação”, pela diretora de Pla-nejamento da Urbel, Cristina Magalhães.

De acordo com a defensora pública Cleide Nepomu-ceno, a iniciativa do seminário surgiu a partir de uma Roda de Conversa, realizada pela Defensoria Pública em abril de 2017, com membros do Conselho Municipal de Habitação e movimentos populares. Neste momento foi

AÇÕES EM DESTAQUE

DPDH realiza seminário para discutir política habitacional

As defensoras públicas Cleide Nepomuceno e Tífanie Avellar, acompanhadas dos palestrantes Renato Fontes e Cristina Magalhães

discutida a necessidade de promover uma qualificação dos conselheiros municipais, representantes de núcleos de ocupações e de movimentos socais de moradia, que participam efetivamente da política municipal de habita-ção. “Este seminário buscou propiciar aos núcleos de ha-bitação uma reflexão sobre temas de interesse, ressaltan-do a importância do Conselho Municipal, enquanto setor de participação da população na política habitacional”, completou. O mandato para o biênio 2017/2019 do Con-selho Municipal de Habitação começou no final de maio.

PalestrasA primeira palestra foi proferida pelo professor e

pesquisador, Renato Fontes, que abordou o tema: “Con-selho como espaço de participação democrática e o pa-pel do conselheiro”. Em sua fala, o professor abordou o Conselho Municipal sob a perspectiva da democracia e o papel do conselheiro, contextualizando na atualidade, “haja vista que passamos por algumas mudanças nos últimos anos, desde a participação mais institucionaliza-da, por meio dos conselhos, pós-constituição de 1988, até uma crise da representação, com o movimento de junho de 2013, que diversificou e pluralizou a participa-ção da sociedade”.

Nos dias 01 e 02 de junho, aconteceu na Defensoria Pública de Minas Gerais o seminário “Importância do Conselho Municipal de Habitação para a construção de cidades democráticas e inclusivas”.

continua >>

Page 15: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 15

Outro ponto abordado por Renato Fontes relacio-nou-se à participação do conselho na discussão coletiva e democrática dos problemas urbanos.

A segunda palestra, com a diretora de Planejamen-to da Urbel, Cristina Magalhães, tratou inicialmente da importância dos conselhos municipais como pilares na formulação de políticas públicas.

Segundo diaDia 02.06.2017, foram realizadas as palestras:

“Programa Minha Casa, Minha Vida e os desafios do Conselho Municipal de Habitação”, com o arquiteto e

urbanista Demetre Anastassakis, e “Fundo Municipal de Habitação e Políticas de Acesso à Moradia”, com o diretor de Habitação da Urbel, Aderbal Geraldo de Freitas.

Presente na apresentação, a membro das Brigadas Populares e integrante do gabinete das vereadoras Cida e Áurea, Isabella Miranda.

Para a defensora pública Cleide Nepomuceno, res-ponsável pela organização do seminário, a proposta atingiu seu objetivo de provocar a discussão e o direito à informação dos representantes de Movimentos So-ciais de Moradia, sejam eles conselheiros ou não.

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDPDH realiza seminário para discutir política habitacional

A Defensoria Especializada em Direitos Hu-manos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), por meio da defensora pública Cleide Aparecida Ne-pomuceno, obteve liminar na Ação Civil Pública nº 1.0000.17.042601-9/001, proposta na Capital, que determina ao município de Belo Horizonte providenciar o cadastramento social das famílias da comunidade da Vila Calafate e sua inclusão na

DPDH obtém liminar para cadastramento social de famílias da Vila Calafate

Política Habitacional do Município, caso sejam re-tiradas do imóvel objeto de ação de reintegração de posse.

De acordo com a defensora pública Cleide Nepo-muceno, “a decisão é um importante precedente, pois garante que seja evitada uma remoção forçada sem o cumprimento do direito à moradia mediante uma política de reassentamento”.

A Defensoria Pública, em parceria com o Rotary Club e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes, promoveu a primeira Ação Social em Angustu-ra, distrito de Além Paraíba. A atividade aconteceu dia 04.06.2017.

Durante o evento, que contou com a participação das defensoras públicas em atuação na comarca, Mar-ta Xavier de Lima Gouvêa (coordenadora Local) e Ana Beatriz Laborinha y Perez, foi realizado o primeiro Ca-samento Comunitário do distrito, formalizando a união civil de 11 casais.

Em atuação conjunta com estagiários da Defensoria Pública e alunos da Faculdade de Direito, as defensoras públicas prestaram atendimento jurídico e ministraram palestras sobre violência doméstica e sobre os malefí-cios do uso de drogas.

Defensoria Pública participa de ação social em Angustura, distrito de Além Paraíba

Defensora pública Ana Beatriz Laborinha y Perez e a coordenadora Local em Além Paraíba, Marta Xavier

continua >>

Page 16: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 16

Casamento Comunitário em Angustura, distrito de

Além Paraíba

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública participa de ação social em Angustura, distrito de Além Paraíba

O coordenador Local da Defensoria Pública em Ouro Fino, Evandro Luiz dos Santos, encaminhou à Câ-mara Municipal cópia do projeto de engenharia rodo-viária para aumento da capacidade e restauração da rodovia MG-290, trecho Pouso Alegre-Ouro Fino, dia 06.06.2017. O objetivo da iniciativa é permitir a aber-tura de Consulta Pública acerca do projeto elaborado.

Ouça aqui entrevista do defensor público à Rádio Difusora de Ouro Fino

Projeto de recuperação da MG 290 é enviado pela DPMG à Câmara de Ouro Fino para abertura de consulta pública

No dia 6 de junho, a coordenadora Local em Cássia, Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, proferiu pa-lestra durante o Seminário das Carreiras Jurídicas pro-movido pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Passos.

Durante o seminário, que teve o objetivo de expor aos estudantes de Direito as várias carreiras jurídicas e possibilidades de atuação profissional, a coordenadora enfatizou que a “carreira de defensor público exige co-ragem, inovação, curiosidade, pesquisa, ousadia e muita dedicação”.

Defensora pública ministra palestra para alunos de Direito da UEMG Passos

Coordenadora Local em Cássia, defensora pública Ariadne Ramos

Page 17: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 17

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

A defensora pública de Minas Gerais Alessa Pagan Veiga representou a Associação Nacional dos Defen-sores Públicos (Anadep) no seminário promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para discutir as crises e perspectivas do sistema penitenciário brasileiro. A reunião, que aconteceu dia 07.06.2017, discutiu pontos como a superlotação dos presídios, a política de guerra às drogas, o racismo institucional, as condições de apri-sionamento, o encarceramento feminino e a implan-tação das audiências de custódia.

Alessa Pagan Veiga fez uma breve descrição sobre o papel dos defensores públicos na seara criminal. Apresentou também os relatórios promovidos no âmbito do Programa “Defensoria no Cárcere” – força-tarefa de atendimento jurídico que une defensores públicos de todo o país. A iniciativa, que tem apoio da Anadep, Associação Nacional dos Defensores Pú-blicos Federais (Anadef), Colégio Nacional de Defen-sores Públicos-Gerais (Condege), Ministério da Justiça e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), tem por objetivo realizar atendimentos concentrados em situações emergenciais no âmbito da execução penal.

Ao final, a defensora pública destacou a impor-

DPMG participa de seminário na Câmara dos Deputados sobre sistema penitenciário

Alessa Pagan Veiga é integrante do

Conselho Nacional de Política

Criminal e Peniten-ciária (CNPCP) e

coordenou aprimeira

força-tarefa do “Defensoria Sem

Fronteiras”, em Manaus

tância da ampliação de políticas públicas na área e o fortalecimento da Defensoria Pública. "Temos que ter mais concursos para fortalecer a Defensoria. Eu garanto a vocês, onde há Defensoria forte e atuante, o sistema prisional é outro. Em Minas Gerais, temos atendimento de defensores públicos em 85% das uni-dades", explicou Alessa Veiga.

Também participaram do encontro, a pesquisado-ra da Justiça Global, Monique Cruz; o presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Cristiano Marona; o vice-presidente do Comitê Nacio-nal de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Paulo Maldos; o perito de mecanismos de combate à tortura, José Ribamar Araújo e Silva; o presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Fabio Tofic Simantob; a di-retora de políticas penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), Mara Fregapani Barreto; a pesquisadora do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), Viviane Balbuglio, pesquisadora do ITTC; e a representante do Conectas, Péttala Brandão; e a diretora da Associação de Familiares de Internos e Internas do Sistema Penitenciário do DF e do Entorno.

Com informações da Anadep

Page 18: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 18

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

A Defensoria Pública em Teófilo Otoni promoveu, no mês de maio, programação de atividades em comemo-ração ao Mês da Defensoria Pública. No dia 18, um café da manhã reuniu defensores públicos, estagiários, assis-tidos e colaboradores da Instituição.

Os defensores públicos Izabella Nogueira Lopes e Di-mas Tameirão concederam entrevista à rádio 98 FM, no dia 19, oportunidade em que abordaram as atividades e serviços prestados pela Defensoria Pública.

Um esforço concentrado para atendimento no pre-sídio local foi realizado no dia 25, com participação dos defensores públicos Izabella Lopes, Ana Gabriela Cardo-so, Andressa Vidal e Pauliran de Araújo.

A crise carcerária foi tema de palestra ministrada na Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), no dia 26, pelo coordenador Regional Mucuri e Local de Teófilo Otoni, Ubirajara Chaves de Moura Júnior, e pela defensora pública Izabella Nogueira. No dia 30, a crise carcerária foi novamente abordada em palestra das de-fensoras públicas Ana Gabriela Cardoso de Mello e An-dressa Vidal Matias na Fundação Educacional Nordeste Mineiro (Fenord).

Palestras, café da manhã e esforço concentrado marcaramcomemorações do Mês da Defensoria Pública em Teófilo Otoni

Café da manhã com defensores públicos, colaboradores da Defensoria Pública e assistidos marcou as atividades no dia 18 de maio

O coordenador Local Ubirajara Chaves; a defensora pública An-dressa Vidal; a coordenadora da Fenord, Carolina Lins de Cas-tro; e a defensora pública Ana Gabriela Cardoso

Defensoria Pública e Secretaria de Administração Prisional debatem sistema penitenciário em Nova Lima

O defensor público Eduardo Furst Giesbrecht Ro-drigues, em atuação em Nova Lima, e a defensora pú-blica Rachel Aparecida de Aguiar Passos, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Co-letivos e Socioambientais (DPDH), reuniram-se no dia 9.6.2017, com o secretário de Administração Prisional,

Francisco Kupidlowski, e a subsecretária de Humaniza-ção do Atendimento da Secretaria de Administração Prisional, Emília Castilho, na Cidade Administrativa, para debater a situação do sistema penitenciário da comarca de Nova Lima.

continua >>

Page 19: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 19

Participaram da reunião a juíza de Direito, Myrna Fabiana Monteiro Souto, e a promotora de Justiça, Elva Cantero. A reforma do presídio local e o fornecimento de novas tornozeleiras eletrônicas foram temas aborda-dos no encontro.

Conforme Eduardo Furst Rodrigues, “o trabalho con-junto tem por objetivo garantir a solução de questões atinentes à dignidade humana e o respeito dos direitos do custodiado enquanto preso, seja provisoriamente seja em cumprimento de pena”.

Os defensores públicos Eduardo Furst e Rachel Passos

Encontro debateu temas referentes ao sistema penitenciário da comarca de Nova Lima

Foi realizada, no dia 09.06.2017, a última etapa da gincana “Trocando Ideias” envolvendo a equipe do Aten-dimento da Capital com questionário sobre matérias de Direito que são objeto dos trabalhos realizados no Setor. O tema tratado no encontro foi o Direito de Família.

De acordo com a coordenadora auxiliar do Setor 2, Carla Araújo Lima, “a equipe tem aperfeiçoado o conhe-cimento de forma recreativa”, o que é ratificado pela coordenadora do Atendimento, Eden Mattar, para quem “capacitar os funcionários de forma lúdica e democráti-ca foi mais proveitoso do que se esperava”.

O projeto foi proposto pelos próprios funcionários, para que pudessem firmar os conhecimentos obtidos no projeto Bate Papo Legal e nos Manuais de Dicas de Atendimento, idealizados e criados pela Coordenação do Atendimento. O projeto será encerrado com entrega de certificados no dia 30 de junho, quando será anun-ciada a equipe campeã.

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública e Secretaria de Administração Prisional debatem sistema penitenciário em Nova Lima

Setor de Atendimento da Capital realiza mais uma etapa da gincana “Trocando Ideias”

A gincana envolveu funcionários do Atendimento da Capital em questionário sobre matérias de Direito

Page 20: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 20

A Defensoria Pública de Minas Gerais recebeu do Sindicato das Empresas de Transporte de Belo Horizon-te (Setra-BH) a doação de 3.055 livros para serem utili-zados no presídio de Paraopeba, no projeto remição de pena pela leitura.

O coordenador Regional da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, representou a defensora públi-ca-geral, Christiane Neves Procópio Malard, durante a entrega, ocorrida no dia 09.06.2017. Presente, também, a defensora pública Nívea de Matos Lacerda, em atua-ção na área de Execução Criminal da Defensoria Pública em Sete Lagoas e responsável pelo projeto no presídio de Paraopeba.

Esta é a segunda doação recebida pela Defensoria Pública, fruto da campanha “O livro acolhe, abriga e en-sina”, realizado pelo Setra-BH, de arrecadação de livros dentro dos ônibus e terminais do BHBus e Move. A pri-meira doação – 250 dicionários – foi destinada às deten-tas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, também para serem usados no projeto de remição de pena pela leitura.

Além da Defensoria Pública, foram entregues mais de 22 mil exemplares para a Secretaria de Administra-ção Prisional, para serem utilizados no projeto Asas da Liberdade e no Complexo Penitenciário Estevão Pinto. Receberam a doação, a subsecretária de Humanização

AÇÕES EM DESTAQUE

DPMG recebe livros doados pelo Setra-BHOs livros são destinados ao projeto remição de pena pela leitura no Presídio de Paraopeba

Presentes, ainda: a diretora de Marketing do Setra-BH, Miriam Cançado de Andrade; o presidente do Conselho de Criminologia e Po-lítica Criminal (CCPC), desembargador Alexandre Victor de Carvalho; a diretora executiva e conselheira do CCPC, Ana Cristina de Ávila Reis; a chefe do Núcleo Suporte a Projetos Institucionais e Assuntos Internacionais da Casa Civil; Verônica Ildefonso Cunha Coutinho; a conselheira do CCPC, Rosana Mont’ Alverne; o responsável pelo projeto Biblioteca Asas da Liberdade, da Seap, Gilton Alves Costa; a equipe de pedagogas do Complexo Penitenciário Estevão Pinto; e a equipe de Comunicação Social e Marketing do Setra-BH

do Atendimento, defensora pública Emília Eunice Alca-raz Castilho e a diretora da Ceapa, Natália Imaculada N. Rodrigues.

Na entrega, o coordenador da área Criminal da Capi-tal, Gério Patrocínio Soares, agradeceu ao Setra-BH por mais esta parceria e parabenizou o órgão pelo engaja-mento na busca da transformação social. Gério Soares ressaltou as parcerias desenvolvidas com a Defensoria Pública, primeiro com a doação de livros para o Comple-xo Penitenciário Estevão Pinto e, depois, com o apoio na realização do Casamento Coletivo da Capital. “Isto re-presenta compromisso com a dignidade do ser humano. A Defensoria Pública agradece a este apoio e espera que parcerias desta natureza possam se repetir em outras iniciativas”, completou.

A defensora pública Nívea de Matos Lacerda agrade-ceu em nome das detentas do Presídio de Paraopeba, que serão beneficiadas pela doação. “Nossa expectativa era arrecadar 200 exemplares, quantidade mínima de livros que a unidade prisional necessitava para a im-plantação do projeto de remição de pena pela leitura. Quando soubemos que receberíamos mais de três mil exemplares, ficamos muito emocionados. Parabéns ao Setra-BH pela iniciativa. Por proporcionar o acesso ao conhecimento de tantas pessoas”, ressaltou.

continua >>

Page 21: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 21

A coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tifanie Avellar Carvalho, com apoio da Defensoria Pú-blica Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), reuniu-se no dia 09.06.2017, na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, com líderes e representantes de associações comunitárias da Capital, para divulgar o

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDPMG recebe livros doados pelo Setra-BH

O presidente do Setra-BH, Joel Jorge Paschoalin, dis-se que a entrega encerra a primeira campanha, iniciada em dezembro de 2016, em Belo Horizonte. Anunciou, ainda, que está previsto para o segundo semestre o início da próxima campanha, cujo objetivo é ampliar a arrecadação e expandir para o interior do Estado. “Es-peramos fazer novos parceiros que nos ajudem a levar o livro a quem precisa”, completou.

Sobre a destinação dos livros para o sistema prisio-nal, Joel Paschoalin, ressaltou a importância do engaja-mento da sociedade na ressocialização de quem cum-pre pena privativa de liberdade, “pois todo preso volta para a sociedade e é preciso que ele esteja preparado para isso”, finalizou.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, pre-sidente do Conselho de Criminologia e Política Criminal, ressaltou que o livro é um instrumento fundamental para que políticas preventivas no âmbito da execução criminal possam ser eficazes. “Além de proporcionar a remição da pena, propicia ao custodiado conhecimento, esperança, além de estabelecer novamente o vínculo com a sociedade”, finalizou.

Para a defensora pública e subsecretária da Seap, Emília Castilho, a leitura dentro do cárcere é um impor-tante instrumento de ressocialização e de recuperação do ser humano. “Além de ensinar e de educar, o livro

Foram entregues, no total, mais de 25 mil exemplares que se-rão usados nas unidades prisionais do Estado

torna-se um companheiro dentro do cárcere”, finalizou.Durante a entrega dos livros, a diretora de marketing

do Setra-BH, Míriam Cançado de Andrade, apresentou um balanço da campanha em Belo Horizonte, quando foram arrecadados mais de 85 mil livros nos ônibus, estações do BHBus, garagens das empresas e na sede do sindicato. “A campanha beneficiou mais de 43 mil pessoas, em 249 instituições, entre creches, escolas públicas municipais, unidades prisionais, entre outros”, finalizou.

Concurso Práticas Exitosas é divulgado para lideranças comunitárias da Capital

concurso Práticas Exitosas, que em sua 5ª edição pre-miará a categoria Práticas Comunitárias.

Durante o encontro, foram esclarecidas dúvidas dos participantes e orientados os interessados em participar do concurso.>> As inscrições vão até o dia 19 de junho.

Clique aqui para ver o regulamento

A defensora pública Tifanie Carvalho durante o encontro com lideranças comunitárias para divulgar o concurso Práticas Exitosas

Page 22: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 22

O coordenador da Defensoria Especializada de In-fância e Juventude – Cível, Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, participou do Seminário “O Adolescente, a Rede e a Cidade”. O evento, que foi promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), aconteceu nos dias 30 e 31 de maio.

Defensoria da Infância e Juventude participa de seminário sobre adolescentes em risco social

O seminário reuniu representantes de diversas en-tidades que cuidam de forma integral e intersetorial do adolescente, bem como os próprios adolescentes, com o objetivo de debater o aprimoramento das políticas, principalmente aquelas voltadas para os adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

Defensor público Wellerson Corrêa (4ª posição)

A defensora pública–geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, foi representada pelo coordenador Local em Uberlândia, Clayton Rodrigues Sabino Barbosa, dia 1º de junho, na cerimônia que marcou o término da implanta-

Defensoria Pública participa da conclusão da implantação do SEEU em Uberlândia

Eventos

ção do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) em Uberlândia. O evento foi realizado no Fórum Abelar-do Penna. Também presente na cerimônia a defensora pública Alessa Pagan Veiga.

O defensor público Clayton Rodrigues Barbosa (terceira posição da direita para a esquerda) compôs a mesa que presidiu a cerimônia

continua >>

Page 23: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 23

Sistema que informatiza os processos de execução penal, o SEEU elimina os autos físicos e automatiza tare-fas como o cálculo da pena e a emissão de alertas para notificar que o sentenciado já tem direito a benefícios como comutação de pena, livramento condicional, in-dulto e progressão de regime. O controle do abatimen-to de dias da pena por meio de trabalho e estudo, por exemplo, fica mais preciso e ágil. É possível, além disso, gerar relatórios e analisar o acervo processual.

Formação sobre Direito à SaúdeNa mesma data, o coordenador Clayton Rodrigues

ainda representou a DPG na solenidade de abertura do Encontro de Formação sobre Direito à Saúde, promo-vido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fer-

nandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), no campus Rondon Pacheco.

Também participaram do encontro os defensores públicos Fernando Sousa Vilefort e Lorena Amaral Nu-nes Marquez.

O presidente do TJMG, Herbert Carneiro, comentou a judicialização na saúde, afirmando que “o aumento dessas demandas, cuja complexidade é enorme, pas-sou a afetar a gestão das ações e serviços necessários à efetivação desse direito, sobretudo nos municípios de menor porte, cujos recursos, muitas vezes, mostram-se insuficientes para prestar o serviço de maneira adequa-da”, ressaltou.

Com informações do TJMG

O defensor público Clayton Rodrigues (1ª posição à esquerda) na abertura do encontro em Uberlândia

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública participa da conclusão da implantação do SEEU em Uberlândia

Defensoria Pública participa de mais uma etapa do Fórum Regional, em Montes Claros

Evento reuniu representantes de 86 municípios do Território Norte

FOTO MARCELO SANT’ANNA/IMPRENSA-MG

continua >>

Page 24: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 24

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública participa de mais uma etapa do Fórum Regional, em Montes Claros

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, foi representada pelo coordenador Regional Norte, Cláudio Fabiano Pimenta, no “Fórum Regional de Governo”, realizado na escola estadual professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros.

Durante o evento, o governador Fernando Pimen-tel anunciou ações na região que contemplam as áreas da saúde, desenvolvimento econômico e agrário, entre outros. Essas ações visam garantir melhor qualidade de vida à população local. Foram entregues 22 ambulân-

cias tipo Unidades de Suporte Básico (USB) ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, nas quais foram investidos R$ 2,6 milhões.

Fernando Pimentel também anunciou a implantação da terceira fase do projeto Voe Minas Gerais para os municípios de Araçuaí, Jaíba, Montes Claros, Poços de Caldas e Salinas.

Com informações da Agência Minas

O coordenador da área Criminal da Capital, Gério Pa-trocínio Soares, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na cerimônia de en-trega do troféu O Tira a 36 policiais civis, dia 02.06.2017, no Palácio da Liberdade. A homenagem é destinada a

Defensoria Pública participa da solenidade de entrega do troféu O Tira

O coordenador da área

Criminal da Capital, Gério

Patrocínio Soares

(terceira posição da

esquerda para a direita,

ao fundo)

policiais que prestaram serviços de grande relevância à sociedade mineira.

O secretário da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende, representou o governador Fer-nando Pimentel na solenidade.

Defensoria Pública prestigia Reunião Especial da ALMG pelos 65 anos da Cemig

Dia 05.06.2017, a defensora pública-geral do Es-tado, Christiane Neves Procópio Malard, foi repre-sentada pela coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tífanie Avellar Carvalho, na Reunião Espe-cial realizada pela Assembleia Legislativa de Minas

Gerais (ALMG), em comemoração aos 65 anos de fundação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A reunião foi requerida pelo deputado es-tadual Duarte Bechir.

continua >>

Page 25: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 25

Deputado estadual Duarte Bechir; defensora pública

Tífanie Carvalho; presidente da Cemig, Bernardo

Salomão; e o deputado Lafayette de Andrada

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública prestigia Reunião Especial da ALMG pelos 65 anos da Cemig

Coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tífanie Avellar Carvalho (2ª posição, à esquerda), compõe a mesa de honra do evento

Defensor público participa de conferência e seminário em Passos

O defensor público Carlos Alberto Thomazelli (terceira posição da esquerda para a direita) na abertura da conferência de assistência social

continua >>

Page 26: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 26

O coordenador Regional Sudoeste e Local de Pas-sos, Carlos Alberto Thomazelli Penha, participou, dia 05.06.2017, da IX conferência Municipal de Assistência Social, realizada pelo Conselho Municipal de Assistên-cia Social, no auditório da Superintendência Regional de Ensino de Passos. O evento debateu ações para a políti-ca municipal de assistência social.

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensor público participa de conferência e seminário em Passos

O defensor público Carlos Alberto Thomazelli (segunda posição da esquerda para a direita)

Já no dia 06.06.2017, o defensor público participou do Seminário das Carreiras Jurídicas, promovido pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Pas-sos. O seminário teve por objetivo expor aos estudantes de Direito as várias carreiras jurídicas e possibilidades de atuação profissional.

O defensor público e coordenador regional da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, represen-tou a defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, no dia 06 de junho, na solenidade de transmissão do comando-geral do Corpo de Bombei-

DPMG participa de solenidade de troca de comando no Corpo de Bombeiros

O coordenador da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, acompanhou a troca de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado

ros Militar de Minas Gerais. Assumiu o cargo o cel. BM Cláudio Roberto de Souza, em substituição ao cel. Luiz Henrique Gualberto, que ocupava o cargo desde janei-ro de 2015.

continua >>

Page 27: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 27

A posse foi conduzida pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, que destacou a simpatia da popula-ção mineira com a corporação e o compromisso com a segurança pública no Estado, lembrando os últimos in-vestimentos do governo na melhoria estrutural do Cor-po de Bombeiros.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do pre-sidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes; o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o comandante-geral da Polícia Militar, Helbert Figueiró de Lourdes; o chefe da Polícia Civil, João Octacílio Silva Neto; o general da divisão Henrique Martins, da 4ª Re-gião Militar do Exército; os secretários de Estado de Go-verno, Odair Cunha; de Segurança Pública, Sérgio Me-nezes; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Teixeira; e de Transportes e Obras Públicas, Murilo Vala-dares, além dos deputados estaduais coronel Piccinini, Dirceu Ribeiro e Cabo Júlio.

Com informações da Agência Minas

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDPMG participa de solenidade de troca de comando no Corpo de Bombeiros

Novo comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, cel. BM Cláudio Roberto de Souza e o coordenador da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares

A defensora pública Maria Auxiliadora Viana Pinto, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), partici-pou da cerimônia de formatura, no curso de Assistente Administrativo, de 21 presos custodiados pela Secreta-

Defensoria Pública prestigia formatura de detentos na Penitenciária Nélson Hungria

A defensora pública Maria Auxiliadora Viana Pinto (quarta posição da esquerda para a direita)

ria de Estado de Administração Prisional (Seap), reali-zada dia 6 de junho no auditório do Complexo Peniten-ciário Nélson Hungria (CPNH), em Contagem.

Com informações da Agência Minas

FOTO CARLOS ALBERTO/IMPRENSA-MG

Page 28: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 28

AÇÕES EM DESTAQUE

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo assessor Institucional, Peri-cles Batista da Silva, na solenidade de formatura de ree-ducandas do presídio feminino José Abranches Gonçal-ves, em Ribeirão das Neves, dia 07.06.2017, no curso de assistente administrativo, promovido pelo Programa Na-cional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pericles Batista ressaltou a importância desse dia para as formandas, “pois a conclusão do curso é uma vitória,

Defensoria Pública participa de formatura do Pronatec no presídio José Abranches

A diretora de Atendimen-to da penitenciária Dutra Ladeira, Michele Fátima Lopes; o defensor público Pericles Batista; a diretora do presídio José Abranches, Eliane Lopes Coelho; e a diretora de Atendimento do presídio José Abranches, Letícia Rodrigues

uma conquista para as formandas e seus familiares”.Os cursos de Assistente Administrativos e o de Pro-

gramador Web foram ministrados em sete unidades pri-sionais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvi-mento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedctes) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), subsidiados pelo Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec). A cada três dias de curso, o detento reduz um de pena.

O defensor público Carlos Magno Miqueri da Costa, em atuação na área da Saúde da Capital, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na solenidade de abertura da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte, realizada dia 08.06.2017, no Minascentro.

Carlos Magno da Costa ressaltou que a conferência “representa perspectivas de abertura de canais entre instituições atuantes no cenário da Saúde, sendo que o tema “SUS - Nenhum Direito a Menos”' reflete a busca de se assegurar o Direito Fundamental à Saúde consti-tucionalmente garantido”. Enfatizou que a “Defensoria Pública está a postos para estabelecer parcerias e en-contrar caminhos alternativos à judicialização das ques-tões que lhe são apresentadas cotidianamente por seus assistidos, na área da saúde."

A 14ª Conferência Municipal de Saúde debateu o tema "SUS: nenhum direito a menos". Durante três dias, foram abordados os principais desafios que a capital mi-neira enfrenta na área da Saúde, para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021. Participaram do

Defensoria Pública prestigia abertura da 14ª Conferência de Saúde de Belo Horizonte

O defensor público Carlos Magno da Costa e o secretário muni-cipal de Saúde, Jackson Machado Pinto

evento, representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) elei-tos nas conferências distritais.

Page 29: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 29

Homenagens

Defensora-geral e coordenador criminal da Capital são condecorados pela União dos Militares de Minas Gerais

Dia 07.06.2017, durante solenidade cívico-militar na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, a União dos Militares de Minas Gerais (UMMG) condecorou a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e o coordenador Regional da área Criminal da Capital,

Gério Patrocínio Soares, com a Medalha do Mérito "Coronel Fulgêncio de Souza Santos", nos graus ouro e prata, respectivamente.

DPG Christiane Malard (1ª fila, 5ª posição) no dispositivo de autoridades

Comandante- geral da PMMG, cel. Helbert Figueiró de Lourdes; defensora-geral, Christiane Malard; e o presidente da UMMG, cel. PM Zeder Gonçalves do Patrocínio

continua >>

Page 30: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 30

Durante a cerimônia de condecoração, que come-mora o “Dia do Pessoal da Reserva e Reformados da PMMG” e inaugura as festividades da “Semana da Po-lícia Militar”, a UMMG também realizou a outorga da Medalha “Dever Cumprido”.

A DPG Christiane Malard e o coordenador Regional

Procurador-geral, Sérgio Tonet; DPG Christiane Malard; presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro; e o coorde-nador Regional da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio

da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, estavam acompanhados pelo chefe do Centro de Segu-rança Institucional da Defensoria Pública, ten. cel. PM Westerson Guimarães. O defensor público Luis Ernesto da Silva Soares também prestigiou o evento.

Clique aqui para ver mais fotos.

HOMENAGENS | ContinuaçãoDefensora-geral e coordenador criminal da Capital são condecorados pela União dos Militares de Minas Gerais

Coordenador Regional da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares; comandante-geral da PMMG, cel. Helbert Figueiró de Lourdes; defensora-geral, Christiane Malard; chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG, ten. cel. PM Westerson Guimarães; e o cel. PM Idzel Mafra Fagundes

A cerimônia de entrega aconteceu no dia 04 de ju-nho, no Parque das Águas, em São Lourenço (Sul de Minas), durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Esta foi a 7ª edição da homenagem, que tem

Coordenador local da Defensoria Pública em Varginha recebe Comenda Estância Hidromineral de São Lourenço

por objetivo destacar aqueles que contribuem para o desenvolvimento e a conservação do meio ambiente e do turismo.

O defensor público Márcio Salgado, coordenador local da Defensoria Pública em Varginha, foi agraciado com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço.

continua >>

Page 31: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 31

Na cerimônia, a coordenadora da regional Circuito das Águas, defensora pública Diléa Maria Chaves Reis Teixeira, representou a defensora pública-geral, Chris-tiane Neves Procópio Malard. Presente, também, o defensor público Roger Vieira Feichas, em atuação na comarca de São Lourenço.

A ComendaA Comenda Ambiental Estância Hidromineral de

São Lourenço foi instituída em 2011, pela Prefeitura Municipal da cidade. A defensora pública-geral, Chris-tiane Neves Procópio Malard, e o defensor público em atuação na comarca de São Lourenço, Roger Vieira Fei-chas, foram agraciados, respectivamente, em 2015 e 2016, com a honraria.

HOMENAGENS | ContinuaçãoCoordenador local da Defensoria Pública em Varginha recebe Comenda Estância Hidromineral de São Lourenço

O defensor público Márcio Salgado recebeu a comenda das mãos da ensaísta e escritora, Ivanise Junqueira Ferraz, idealiza-dora da homenagem

Dispositivo oficial em São Lourenço

Defensores públicos Márcio Salgado, Diléa Teixeira e Roger Feichas

Page 32: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 32

HOMENAGENS

Os defensores públicos em atuação em Uberlândia receberam no dia 1º de junho, Moção de Aplausos, entregue pela vereadora Flávia Carvalho, em cerimô-nia no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia. A moção de aplauso é concedida a pessoas e entidades que se destacaram na sociedade pelos relevantes ser-viços prestados à Comarca.

A vereadora Flávia Carvalho destacou “o trabalho es-pecial da Defensoria Pública na formação da cidadania, no fortalecimento dos vínculos familiares e na solução de conflitos”. Ressaltou iniciativas como o Mutirão Di-reito a Ter Pai e o 2º Mutirão das Famílias, “pelo que fa-vorecem na solução de questões familiares em diversas instâncias, colaborando para o fortalecimento do insti-tuto da família”.

O coordenador Local em Uberlândia, Clayton Rodrigues, destacou o trabalho coletivo dos defen-

Defensores públicos em Uberlândia recebem moção de aplausos

Os defensores públicos em atuação em Uberlândia receberam no dia 1º de junho, Moção de Aplausos, entregue pela vereadora Flávia Carvalho, em cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia.

Defensores públicos tiveram o trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Uberlândia

sores públicos nas áreas judicial e extrajudicial, na busca dos resultados das ações de cidadania. Frisou a importância do programa Cuidado Além das Gra-des, com ações voltadas para mães encarceradas que têm filhos menores. Também ressaltou a impor-tância da parceria com o Legislativo municipal para as conquistas da Defensoria Pública.

Participaram da cerimônia os defensores públi-cos Alexander Cintra da Silva Souza, Artur Ferreira Castro, Bento José de Morais, Bárbara Silveira Ma-chado Bissochi, Cássio Amaral de Miranda, César Malta Marangoni, Clayton Rodrigues Sabino Bar-bosa, Fernando Sousa Vilefort, Lilian Lúcia Sanchez Martins, Lorena Amaral Nunes, Lupércio Carvalho Arantes, Márcia Rezende Rangel, Pablo Henrique Pimenta Farinha, Robson Mendonça da Silva e Wagner Ramos Diniz.

Page 33: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 33

A cerimônia contou com a participação do governa-dor Fernando Pimentel, que destacou que a “Polícia Mi-litar de Minas Gerais é a mais antiga e a melhor polícia militar do Brasil” e reafirmou o compromisso do Estado com a segurança pública.

HOMENAGENS | Continuação

Defensores públicos recebem a Medalha Alferes Tiradentes

Defensora-ge-ral, Christiane

Malard (10ª posição, à

esquerda), e demais

autoridades durante o

cumprimento da guarda

Também prestigiaram a solenidade a defensora pú-blica-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Ma-lard, o coordenador Regional da área Criminal da Capi-tal, Gério Patrocínio Soares, e o defensor público Luis Ernesto da Silva.

No dia 09.06, o defensor público Fernando Luis Camargos Araújo foi agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes, concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG),

durante solenidade comemorativa dos 242 anos da corporação. A subsecretária de Humanização do Atendimento da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap),

defensora pública Emília Castilho, também foi condecorada com a homenagem.

DPG Christiane Malard (1ª fila, 3ª posição, à direita) compõe o dispositivo de autoridades

Page 34: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 34

Coordenador Regional da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares; defensor público Fernando Luis Camargos Araújo; defensora-geral, Christiane Malard; subsecretária de Humanização do Atendi-mento da Seap, defensora pública Emília Castilho; e o secretário adjunto de Administração Prisional, Marcelo da Costa

Defensor público Fernan-do Luis Camargos; coman-dante-geral da PMMG, cel. Helbert Figueiró de Lourdes; defensora-geral, Christiane Malard; subse-cretária de Humanização do Atendimento da Seap, defensora pública Emília Castilho; e o presidente da União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), cel. PM Zeder Gonçalves do Patrocínio

MedalhaA Medalha Alferes Tiradentes é entregue anualmente

no aniversário de fundação da Polícia Militar. É a mais alta comenda da PMMG e tem como objetivo distinguir perso-nalidades e entidades que prestam relevantes serviços à

HOMENAGENS | ContinuaçãoDefensores públicos recebem a Medalha Alferes Tiradentes

Escola Superior

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) in-forma que está disponível no sistema Casa o link para acesso à Biblioteca Virtual da Revista dos Tribunais.

A ferramenta pode ser acessada pelo "Casa", visua-lizada ao acessar o Siged 2.2, sendo o segundo link à esquerda da tela, com o título "Revista dos Tribunais".

A Revista dos Tribunais há mais de um século é refe-rência na divulgação de artigos científicos nacionais e in-ternacionais, oferece, mensalmente, ao leitor o que há de mais atualizado, com informações de alta relevância

Esdep informa: Disponível no sistema Casa link para consulta na Biblioteca Virtual da Revista dos Tribunais

e qualidade para os profissionais e estudantes do Direi-to, abordando os mais variados temas do ordenamento de maneira multidisciplinar.

Encontra-se disponível para acesso a jurisprudência, legislação comentada e artigos que são publicados na Revista dos Tribunais, além de doutrina.

A pesquisa pode ser realizada por meio de várias fer-ramentas de busca, como tema e autor, visando a facili-tação de seu uso. Além de temas jurídicos, também são divulgadas notícias sobre atualidades.

Clique aqui para ver mais fotos.

Corporação. É uma reverência ao Protomártir da Indepen-dência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, foi agraciada com a condecoração em 2013.

Page 35: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 35

DPMG NA MÍDIA

A Defensoria Pública de Minas Gerais realizou, no dia 13.06.2017, mais uma edição do Projeto “Sala de Espe-ra – Oficinas de Cidadania”. O pedagogo Lucas Veríssimo falou sobre o tema “Felicidade Produtiva – como gerar felicidade e produtividade a partir do corpo”.

O palestrante movimentou a Sala de Espera para mostrar a importância da mudança do padrão de ener-gia, seja em situação de raiva, tristeza ou melancolia. Por meio de exercícios de respiração e controle dos impulsos, mostrou que é possível reverter situações de estresse ou dificuldades frente a situações de conflito.

Os exercícios repassados aos assistidos favorecem a produção de hormônios, como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, classificados como “quarteto da

A edição do dia 19 de maio do jornal Folha da Ma-nhã, trouxe reportagem sobre como a falta de defen-sores públicos prejudica atendimento ao público, com entrevista do coordenador Regional Sudoeste e Local de Passos, Carlos Alberto Thomazelli Penha.

Clique aqui para ler a reportagem.

Pedagogo fala sobre felicidade produtiva no projeto Sala de Espera

PROJETO "SALA DE ESPERA – OFICINAS DE CIDADANIA"

felicidade”. De acordo com Lucas Veríssimo, “quando o cérebro emite uma dessas substâncias químicas, a pes-soa se sente bem”.

A melhor maneira de elevar a dopamina, explicou o pedagogo, “é definir metas de curto prazo ou dividir as de longo prazo em metas mais rápidas. E comemorar quando atingi-las. Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da ocitocina”, destacou.

Para Lucas Veríssimo, “é importante que as pessoas saibam mudar o padrão vibratório para escapar de si-tuações estressantes e negativas, que mudam para pior o astral. Lançar mão de ferramentas como os exercícios apresentados é uma boa maneira de utilizar o corpo para gerar felicidade”, destacou.

A defensora pública Eliane Medeiros e o pedagogo Lucas Veríssimo, uqe movimentou a sala de espera com exercícios avorecem a liberação dos hormônios da felicidade

Reportagem do jornal Folha da Manhã traz entrevista com defensor público

O déficit de defensores públicos nas cidades da Zona da Mata foi tema de reportagem do telejornal MGTV veiculado pela TV Integração, no dia 08 de junho. A reportagem conta com a participação da coordenadora Regional da Mata I, Ana Lúcia Gouveia Leite, e do coordenador Local em Barbacena, Felipe Rocha Panconi.

Clique aqui para assistir.

Coordenadores concedem entrevista ao MGTV, na Zona da Mata

Page 36: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 36

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, recebeu, em seu gabinete, no dia 09.06.2017, a visita da coordenadora da Regional Circuito das Águas, Diléa Maria Chaves Reis Teixeira, e do coordenador Lo-cal em Varginha, Marcio Salgado Almeida, oportunidade

A assessora Institucional Cibele Cristina Maffia Lopes, reuniu-se, dia 05.06.2017, no Gabinete da Defensoria-Ge-ral, com o presidente da Câmara Municipal de Arcos, Mar-celo Geraldo Estevam Silva, o representante da subseção

Visitas ao Gabinete

DPG recebe visita do presidente da Câmara Municipal de Arcos

O representante da OAB, Jadir Vicente Pereira; a defensora pública, Cibele Maffia; o presidente da Câmara, Marcelo Estevam e o representante da Prefeitura de Arcos, Geraldo Caetano de Matos

da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Arcos, Jadir Vicente Pereira Júnior e da prefeitura municipal, Geraldo Caetano de Matos, oportunidade em que foram tratados assuntos institucionais.

Coordenadores da Regional Circuito das Águas e Local em Varginha visitam gabinete da Defensoria-Geral

A assessora Institucional Diana de Lima Prata Camargos; a chefe de Gabinete Luciana Leão Lara; a defensora pública--geral, Christiane Malard; a defensora pública Diléa Reis Teixeira e o defensor público Márcio Salgado

em que foram tratadas questões institucionais relativas à Regional.

Também participaram da reunião, a chefe de Gabinete Luciana Leão Lara Luce e a assessora Institucional Diana de Lima Prata Camargos.

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, recebeu, em seu gabinete, a visita do presidente da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil – ALB/ Seção Minas Gerais, Helbert Pitorra, no dia 14.06.2017. Presente, ainda, a assessora Roberta de Mesquita Ribeiro.

Durante a visita, o presidente da ALB/Seção Minas Ge-rais, entregou o convite para a solenidade de outorga da Comenda Carlos Drummond de Andrade, ocasião em que a defensora-geral, Christiane Malard, será condecorada.

DPG recebe visita do presidente da ALB /Seção Minas Gerais

DPG, Christiane Malard, e a assessora de Planejamento e In-fraestrutura, Roberta de Mesquita Ribeiro, acompanhadas do

presidente da ALB/Seção Minas Gerais, Helbert Pitorra

Page 37: Boletim da Defensoria-Geral · rida pela PMMG. Recebi, junto com o coordenador regio-nal da área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares, a ... construção de entendimentos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 61 • 14 de junho de 2017 • 37

BOLETIM DA DEFENSORIA-GERAL. Produção: Assessoria Institucional. Apoio: Assessoria de Comunicação. Diagramação: Comunicação Visual/Ascom

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAISSede I – Rua Guajajaras, 1.707 – Barro Preto, BH, MG

www.defensoria.mg.def.br

Convites

C O N V I T E

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇ[email protected] | Telefone: (31) 3526-0512 Imprescindível para o credenciamento do veículo

A Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, convida para a cerimônia do Casamento Comunitário na Capital.

DATA: 23 de junho de 2017, sexta-feira HORÁRIO: 9h30 LOCAL: Ginásio do Mineirinho Av. Antônio Abrahão Caran, 1000 - São Luiz - Belo Horizonte - MG

A Iniciativa extrajudicial beneficiará 1.000 casais!

C O N V I T E

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇ[email protected] | Telefone: (31) 3526-0512 Imprescindível para o credenciamento do veículo

A Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, convida para a cerimônia do Casamento Comunitário na Capital.

DATA: 23 de junho de 2017, sexta-feira HORÁRIO: 9h30 LOCAL: Ginásio do Mineirinho Av. Antônio Abrahão Caran, 1000 - São Luiz - Belo Horizonte - MG

A Iniciativa extrajudicial beneficiará 1.000 casais!