boletim 31 maio 2015

12
BOLETIM INFORMATIVO NÚMERO 31 - MAIO DE 2015 Jorge Chediek apresenta agenda pós-2015 para governo, empresários e juventude. ONU em Santa Catarina Páginas 4 à 7 SUSTENTABILIDADE Responsabilidade Ações da Unimed SC em prol do ODM 5 Página 10 Planos e projetos Transparência das Organizações da Sociedade Civil Página 12 Futuro Como está a saúde materna Páginas 8 e 9

Upload: nos-podemos-sc

Post on 22-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Destaques: Diálogos pela Sustentabilidade traz Jorge Chediek para falar sobre os ODS; ODM 5 - Como está a saúde materna no Brasil; As ações da Unimed Federação em prol do ODM 5.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 31 maio 2015

BOLETIM INFORMATIVO NÚMERO 31 - MAIO DE 2015

Jorge Chediek apresenta agenda pós-2015 para governo, empresários e juventude.

ONU em Santa CatarinaPáginas 4 à 7

SUSTENTABILIDADE

ResponsabilidadeAções da Unimed SC em prol do ODM 5

Página 10

Planos e projetosTransparência das Organizações

da Sociedade CivilPágina 12

FuturoComo está a

saúde maternaPáginas 8 e 9

Page 2: Boletim 31 maio 2015

Quais são os seus sonhos? Nós sonhamos com um mundo sem fome, sem miséria e construído com base na justiça social, ambiental e econômica. É um sonho possível de ser realizado, e será para as próximas gerações, para as crianças e jovens de hoje que serão adultos em 2030.

Começamos a realizar este sonho no dia 23 de abril de 2015, quando em Florianópolis o Coorde-nador Residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek. Dia em que a pauta foi pensar no futuro que esses jovens querem e de ouvi-los, por isso, se reuniram com Chediek para dizer o que pensam (páginas 6 e 7). Foi um dia também de dizer aos empresários que precisam se adequar à nova agenda dos ODS para não sofrerem as sequelas no futuro (páginas 4 e 5). Pois está surgindo uma nova legião de consumidores que não se preocupam mais somente com preço e qualidade, mas com toda uma cadeia de valores sociais, econômicos e ambientais nos produtos e serviços que consomem.

Seguindo o calendário temático do Boletim em 2015, nesta edição destaca-se o ODM 5 – Melhorar a Saúde Materna. Matéria, nas páginas 8 e 9, alerta que esse Objetivo não será alcançado no Brasil. Ela mostra que houve uma redução na mortalidade materna para cada 100 mil nascidos vivos em comparação à 1990, mas ainda está longe do valor estipulado para 2015. Há muitos exemplos de ações que podem ser feitas para contribuir com esse ODM, como mostra a Embaixadora do ODM 5 em Santa Catarina, a Unimed SC, na página 10.

Par finalizar, destacamos a importância da transparência para as organizações da sociedade civil na página 12.

Boa leitura!

Editorial

EXPEDIENTEEste boletim é uma publicação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC)

Secretaria Estadual - Instituto Primeiro PlanoRua João Pinto, 30 – Ed. Joana de Gusmão sala 803 Centro – Florianópolis/SCCEP 88010-420 • Fone (48) 3025-1079/[email protected]

Edição E REdação: Carine Bergmann

PRoJEto GRáFiCo: Maria José H. Coelho

CaPa E diaGRaMação: ana oliveira

REviSão: Regina May de Farias

CoNSElHo EditoRial: ana Maria do vale Pereira (iva), Cheila Zortéa (FMSS), João Batista thomé (UNivillE), Márcia Battistella (SdS), Mario Correa de Sá e Benevides (tractebel) odilon Faccio(iPP) e Regina May de Farias.

Encaminhe suas sugestões: [email protected]: 2.000Gráfica:MG

odm destaque desta edição Melhorar a saúde materna

2 BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

AcompAnhe

www.nospodemos-sc.org.br

/NosPodemosSC NosPodemosSC

@NosPodemosSC Nós Podemos SC

Page 3: Boletim 31 maio 2015

BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 3 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

nossa riqueza

Fernanda Justus,Coordenadora do Comitê para Juventude do Movimento Nós Podemos Santa Catarina

Participar e co-criar um núcleo que seja referência na mobilização da juventude catarinense para

o desenvolvimento de ações que envolvam o cumprimento das metas dos Objetivos de

Desenvolvimento Sustentável.

Queremos dar mais espaço e voz à juventude catarinense, proporcionando discussões e troca de

conhecimento, buscando soluções para problemas que enfrentamos nas diferentes realidades onde os jovens estão inseridos, seja nas universidades, em empresas,

nas periferias e outras tantas, envolvendo todos os setores da sociedade.

O evento Diálogos pela Sustentabilidade, promovido pelo MNPSC, provocou uma faísca e os jovens estão

inquietos para fazer acontecer. Estamos em conversas e reuniões constantes para a construção do que

ludicamente estamos chamando de ‘Megazord da Sustentabilidade’, ou seja, estamos unindo forças de

diferentes grupos em prol de um mesmo ideal. Vamos realizar um evento em junho para definição das

estratégias desse núcleo da juventude.

agenda

27/05 e 05/06 - Semana de ConSCientização ambientalSerá realizada em todo o município de Florianópolis. Acompanhe a programação em: https://goo.gl/S4MvcN

11/06 – Reunião do Comitê Nós Podemos

12/06 - Reunião do Comitê Nós Podemos

12/06 - Reunião da Coordenação Estadual

02/06 - energia + limpaA 6ª edição do Seminário Energia + Limpa será realizada no dia 2 de junho, na FIESC em Florianópolis. Conheça a programação em http://institutoideal.org/seminario/

03/06 - eduCação ambientalO VI Seminário de Educação Ambiental - Energias Sustentáveis acontecerá no Plenarinho da ALESC. Saiba mais em http://goo.gl/Kb9VWw

05/06 - odm 7 Dia Mundial do Meio Ambiente

florianópoliS

blumenau

Joinville

Santa Catarina

motivação

reSultadoS

fraSe

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. - (Mahatma Gandhi)

açõeS

ac

er

vo

pe

ss

oa

l

MAIO /JUNHO

odm 528 de maio Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna.

agenda nóS podemoS

Page 4: Boletim 31 maio 2015

4 BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Diálogos pela sustentabiliDaDe

ONU esteve em Santa Catarina para falar sobre

Por Carine Bergmann*

Essa frase do representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, mostra o objetivo de sua partici-pação no evento Diálogos pela Sustenta-bilidade: difundir os Objetivos de Desen-volvimento Sustentável (ODS) que procuram completar o trabalho iniciado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), além de responder a novos desafios nas di-mensões social, econômica e ambiental.

Realizado pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) em parceria com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) e o PNUD, no dia 23 de abril em Florianópolis (SC), o evento teve, além de uma agenda com o Governa-dor do Estado, dois momentos distintos: um encontro com empresas e sociedade civil, na Tractebel Energia, e outro com a juventude, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na manhã da quinta-feira, em reunião com o governador do estado Raimundo Colombo, Chediek destacou as conquistas de Santa Catarina em relação aos ODM. Colombo e o representante do PNUD ainda falaram sobre temas como economia, boa gestão de recursos públicos e o constante investimento que SC tem feito em educação desde o século XX.

Mencionaram também os desafios do Estado e do Brasil em relação à segurança pública e ao aumento do tráfico de drogas. Para o governador uma das suas prioridades é a saúde e a infraestrutura urbana que promova a atividade física no dia a dia das pessoas, principalmente para a terceira idade. - Jorge Chediek

Essa nova agenda global é mais ambiciosa.

Não falamos mais de reduzir, mas sim de eliminar a pobreza.

O Brasil está mostrando que isso é possível.

O país reduziu a pobreza e a desigualdade de renda ao mesmo tempo.”

Page 5: Boletim 31 maio 2015

Da Esq. para Dir.: Adelita Adiers, Odilon Faccio, Cheila Zortéa, Raimundo Colombo, Jorge Chediek, Carlos Adauto, Ieva Lazareviciute e João Batista Thomé.

Da esq. p/ dir.: João Batista Thomé (MNPSC), Renato Vianna (BRDE), Odilon Faccio (MNCS), Jorge Chediek (PNUD),Luciane Pedro, Júlio Lunardi e Luciano

Andriani (Tractebel) e André Gaidzinski (FACISC)

James Tavares, secom

Leonardo LaTronico – UnivaLi

BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 5 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

À tarde, o representante resi-dente do PNUD proferiu uma palestra para empresários e organi-zações membros do Movimento Nós Podemos SC no auditório da Tractebel Energia. Em seu discurso, Chediek mencionou o papel das empresas na nova agenda de desen-volvimento global, principalmente no que se refere a parcerias a níveis globais com governos, sociedade civil, o sistema das Nações Unidas e outras empresas do próprio setor privado.

“Os ODS devem integrar o DNA das empresas, de sua estrutura organizacional, da estrutura de produção e de mercado. O setor pri-vado pode não só contribuir como liderar essa inovação. Ao mesmo tempo, quem não se adequar pode sentir as sequelas, pois o mercado e os consumidores estão já adotando essa nova agenda”, disse Chediek aos empresários catarinenses.

O evento contou, também, com a participação dos Embaixadores dos ODM em Santa Catarina. Adelita Adiers, Secretária Executiva Adjunta do MNPSC, representando os Embaixadores, apresentou os projetos que as oito empresas desenvolvem em prol dos ODM no Estado. São Embaixadoras dos ODM em Santa Catarina o BRDE, a BAESA/Enercan, a Tractebel Energia, a Eletrosul, a Unimed SC, a Univali, a Portonave e a FACISC.

* Com informações do PNUDSEGUE MATÉRIA >

Page 6: Boletim 31 maio 2015

Diálogos pela sustentabiliDaDe

6 BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

No dia 23 de abril, à noite, Jorge Chediek se encontrou com jovens na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enfatizando que investir na juventude é caminho para o desenvolvi-mento sustentável: “Temos 51 milhões de jovens nesse país. Se vocês se engajar-em, vocês podem mudar esse mundo”, provocou Chediek.

O evento “Diálogos pela Sustentabi-lidade: Os jovens como protagonistas da mudança no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, realizado em parceria com o Comitê SC Rio +20 e apoio do Núcleo de Educação Ambiental (Neamb) da UFSC, teve como objetivo despertar nos jovens a importância de sua participação na efeti-vação dos ODS.

“Os ODS serão ratificados pela ONU em setembro, durante sua Assembleia Geral, para serem trabalhados nos próxi-mos 15 anos.. Um adolescente ou jovem hoje será adulto em 2030, por isso, pre-cisamos envolvê-los nas discussões para implementação desses objetivos. É do futuro deles que estamos falando!”, afirma Fernanda Justus, Coordenadora do Comitê para Juventude do MNPSC.

Os jovens se posicionaram como responsáveis na socialização da sustentabilidade em todas as dimensões. “Esse movimento, capaz de aproximar e fortalecer espaços de troca de experiên-cias, incentiva o cooperativismo local e a mobilização social com participação ativa, ocupando espaços destinados à sociedade civil nos sistemas de gestão e constituição de políticas públicas”. Afirmam os organizadores do evento para a juventude.

- Jorge Chediek

Temos 51 milhões de jovensnesse país.

mudar esse mundo.

Se vocês se engajarem, vocês podem

Juventude como protagonista dos

e http://goo.gl/j0zjhC

Conheça os oDs em

Page 7: Boletim 31 maio 2015

BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 7 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Mais de 100 pessoas participaram do evento na UFSC (à esq.) Participantes trocaram experiências (à dir.) sobre possíveis contribuições para a implementação dos ODS no estado.

Leonardo Latronico Leonardo Latronico

carine Bergm

ann

roZeLen

a FariaS

Protagonismo aos 12 anos

Laura may de F. Soares, 12 anos, escreveu uma carta ao Jorge chediek, que foi publicada na edição de abril desse Boletim, e foi convidada pela coordenação estadual do mnPSc para ler e entregar a carta pessoalmente durante o evento na UFSc. na carta ela aborda temas como igual-dade de gênero, desigualdade social e desperdí-cio de água e energia, e propõe que cada um faça sua parte por um mundo mais digno. em reposta, Jorge chediek parabeniza a garota por sua postura de uma adolescente com espírito de liderança e diz que os adultos deveriam ter a mesma preocu-pação que ela, para que todos tenham um futuro melhor. acesse as cartas em: http://goo.gl/vXoZmS

Economia solidária E crEchE modElo

na manhã do dia 24, a oficial de Projetos do PnUd ieva Lazareviciute participou da oficina de formação técnica voltado às mulheres do Projeto economia Solidária, na Federação dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras Familiares do estado de Santa catarina (Fetaesc),em São José. À tarde, visitou a creche municipal Hassis, em Florianópolis, acompanhada do Secretário municipal de educação Prof. rodolfo Joaquim Pinto da Luz. inaugurada em março, a creche gera eletricidade por meio de energia foto-voltaica, aquece água potável por energia solar e faz aproveitamento da água de chuva.

Saiba mais em http://goo.gl/jw1Mdf

Page 8: Boletim 31 maio 2015

IndIcadores meta a

IndIcadores meta b

IndIcadores meta c

Saúde

O quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio é melhorar a saúde materna

São três metas globais a serem atingidas até o final desse ano:

meta a

meta b

meta c

Reduzir a mortalidade materna

Universalizar o acesso à

Até 2015 deter e inverter

a três quartos do nível

saúde sexual

a tendência de crescimento

observado em 1990.

e reprodutiva.

da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero.

Melhorar a saúde materna

8 BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

O principal indicador da meta A do ODM 5 é a razão de mortalidade materna (RMM). A morte de mulheres durante a gravidez, o parto ou o puerpério (período de 42 dias após o parto) tem se reduzido de forma acentuada no Brasil. Conforme mostram os números abaixo:

Para incluir outras dimensões da saúde da mulher, o Brasil estipulou para si esta meta. O País já atingiu a meta em relação ao câncer de colo de útero, mas a mortalidade por câncer de mama avançou.

óbitos por óbitos por

mil habitantes nascidos vivos

mil habitantes nascidos vivos

141 64

100 100

1990 2011

Page 9: Boletim 31 maio 2015

BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 9 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

MEL

HO

RA

R A

SA

ÚD

E M

ATER

NA

81

MEL

HO

RA

R A

SA

ÚD

E M

ATER

NA

81

óbitos por óbitos poróbitos por óbitos por

mil mulheres de 30 a 69 anos

mil mulheres de 30 a 69 anos

mil mulheres de 30 a 69 anos.

mil mulheres de 30 a 69 anos.

8,7 17,48,5 20,7

100 100100 100

1990 19902011 2011

Apesar dos números de óbitos reduzidos entre 1990 e 2011, a razão de óbitos maternos ainda permanece acima da meta estipulada para 2015 de 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos.

MEL

HO

RA

R A

SA

ÚD

E M

ATER

NA

83

BOX 5.1 – REDE CEGONHA

O primeiro indicador da meta B é a taxa de prevalência do uso de anticoncepcionais. Como apontado no IV Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, de 2010, dados da Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde mostraram que o conhecimento a respeito de métodos anticoncepcionais é praticamente universal no Brasil, tendo sido registrado um grande aumento do uso desses métodos entre 1986 e 2006. Desde então, não há razões para supor que essa situação tenha piorado, tendo em vista a

disponibilização gratuita de contraceptivos pelo SUS, bem como o aumento do nível educacional da população, especialmente das mulheres.

A taxa de fecundidade das adolescentes é o segundo indicador da meta B. A questão da gravidez na adolescência está diretamente relacionada ao uso de métodos anticoncep-cionais. A maior disseminação do uso de con-traceptivos está provavelmente correlacio-nada à queda da taxa de fecundidade nessa faixa etária, entre 1996 e 2011 (Gráfico 5.3). Essa redução também é explicada por outros fatores, como a expansão do acesso à educa-ção sexual, informação e serviços adequados de saúde. A gravidez entre adolescentes vem diminuindo em todo o País, sendo historica-mente menor nas regiões Sul e Sudeste. O Norte, contudo, ainda apresenta um número elevado de gestações nessa faixa etária.

ODM 5 META BAté 2015, universalizar o acesso à saúde sexual e reprodutiva

Câncer de mama e de colo de útero estão entre as principais causas de óbitos por neoplasias de mulheres de 30 a 69 anos. A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero tem se mantido praticamente estável.

A taxa de fecundidade das adolescentes é o segundo indicador da meta B. A questão da gravidez na adolescência está diretamente relacionada ao uso de métodos anticoncepcionais. A maior disseminação do uso de contraceptivos está provavelmente correlacionada à queda da taxa de fecundidade nessa faixa etária, entre 1996 e 2011. Essa redução também

é explicada por outros fatores, como a expansão do acesso à educação sexual, informação e serviços adequados de saúde. A gravidez entre adolescentes vem diminuindo em todo o País, sendo historicamente menor nas regiões Sul e Sudeste. O Norte, contudo, ainda apresenta um número elevado de gestações nessa faixa etária.

O segundo indicador da meta A do ODM 5 é a percentagem de partos realizados em ambientes hospitalares ou outro tipo de estabelecimento de saúde. No Brasil, 99% dos partos são realizados em estabelecimento de saúde, percentual que praticamente não variou de 1996 a 2011. Um fator que dificulta a redução da mortalidade materna

é o elevado número de partos cesáreos. A percentagem de cesarianas tem se mantido em patamares muito altos e com tendência de crescimento em todas as regiões. O índice nacional de menos de 41% em 1996 subiu para quase 54% em 2011. Na região Sul, o número de cesáreas é ainda maior: o índice de 43,7% em 1996 subiu para 60,1% em 2011.

MEL

HO

RA

R A

SA

ÚD

E M

ATER

NA

83

BOX 5.1 – REDE CEGONHA

O primeiro indicador da meta B é a taxa de prevalência do uso de anticoncepcionais. Como apontado no IV Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, de 2010, dados da Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde mostraram que o conhecimento a respeito de métodos anticoncepcionais é praticamente universal no Brasil, tendo sido registrado um grande aumento do uso desses métodos entre 1986 e 2006. Desde então, não há razões para supor que essa situação tenha piorado, tendo em vista a

disponibilização gratuita de contraceptivos pelo SUS, bem como o aumento do nível educacional da população, especialmente das mulheres.

A taxa de fecundidade das adolescentes é o segundo indicador da meta B. A questão da gravidez na adolescência está diretamente relacionada ao uso de métodos anticoncep-cionais. A maior disseminação do uso de con-traceptivos está provavelmente correlacio-nada à queda da taxa de fecundidade nessa faixa etária, entre 1996 e 2011 (Gráfico 5.3). Essa redução também é explicada por outros fatores, como a expansão do acesso à educa-ção sexual, informação e serviços adequados de saúde. A gravidez entre adolescentes vem diminuindo em todo o País, sendo historica-mente menor nas regiões Sul e Sudeste. O Norte, contudo, ainda apresenta um número elevado de gestações nessa faixa etária.

ODM 5 META BAté 2015, universalizar o acesso à saúde sexual e reprodutiva

A taxa de mortalidade por câncer de mama tem crescido:

Page 10: Boletim 31 maio 2015

As ações da Unimed em prol do ODM 5

A Unimed SC atua ativa-mente no MNPSC desde o ano de 2009 com foco nos ODM 4, 5 e 6, por tratar-se de indicadores diretamente ligados à saúde. Atualmente, há nove unidades participantes em núcleos locais e duas com representantes ativos no Movimento Estadual.

Em 2014, recebeu o título de Embaixadora do ODM 5. Para o Superintendente e Diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação SC, Dr. Jauro Soares, o reconhecimento é resultado do esforço e preocupação com a qualidade de vida: “Nos esfor-çamos para contribuir com as metas estabelecidas nos ODM, principalmente nas questões li-gadas à saúde. A Unimed prima pela qualidade e melhoria da saúde das pessoas”.

Hoje, são desenvolvidos diversos programas e ações com foco no ODM 5. O curso de gestantes atende anualmente mais de 1.380 casais, somando em 2014 mais de R$353 mil investidos. A família recebe orientação referente ao parto e puerpério, amamentação, cuidados com o bebê, alimen-tação saudável, importância do pré-natal, aspectos emocionais, participação paterna e sexuali-dade do casal. O programa de acompanhamento da mãe e da criança até o primeiro ano de vida também é realizado em al-gumas unidades pelo estado. Há também, outras ações realizadas: Licença Maternidade estendida para homens e mulheres; Yoga Gestantes; Yoga Mãe; Rastrea-mento Mamográfico e o projeto

Uma Criança, Uma árvore.A Unimed Brusque, em

parceria com a Instituição Anjos do Peito, presta orientação às mamães “in loco” nos primeiros dias após o nascimento, para garantir o sucesso da amamen-tação exclusiva.

O Programa Aconchego, promovido pela Unimed Joinville, realiza o trabalho de visitação nos quartos para acompanhar as primeiras horas do bebê e da mamãe. Momento de repassar informações como a importância do aleitamento materno, o banho do bebê, cuidados com o umbigo, higiene bucal e nasal, cuidados com o ambiente, além de cuidados específicos para as mães. No ano de 2014 foram orienta-das 762 mamães.

Embaixador odm

10 BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Page 11: Boletim 31 maio 2015

InteratIvIdade

Dicas para o milênioReferências para se inspirar em prol dos ODM

Aplicativo

Voluntariado

Documentário

Evelin tem 13 anos, Luana 15 anos e Edilene 14 anos. Três adolescentes que engravidaram e tiveram que lidar com a vida adulta prematuramente. O Documentário Meninas acompanha por um ano o cotidiano delas.https://goo.gl/J7tv0d

foto

s reprod

ução

Se você quer mudar o mundo não há limites para isso. Você pode ser voluntário de uma organização ou de uma causa a quilômetros de distância sem sair de casa. Plataforma da ONU permite que voluntários contribuam com o desenvolvimento global através da Internet. Acesse https://goo.gl/5qjGJg

Espaço do LeitorCaro leitor,A partir da próxima edição, teremos um espaço para você. Participe enviando sua opinião sobre o nosso Boletim, sobre os ODM, sobre o que você espera com os ODS, sugestões para o nosso Movimento, etc. As opiniões deverão ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 05 de cada mês. Participe!

Minha Gravidez Hoje é um aplicativo que traz informações sobre o dia a dia da gravidez, desenvolvimento do feto e dicas de alimentação durante a gestação. É gratuito e disponível para IOS e Android. Baixe em http://goo.gl/NH3KIo

BOLETIM INFORMATIVO - N.31 MAIO DE 2015 11 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Page 12: Boletim 31 maio 2015

EDITAL 8 JEITOS

Organizações apoiadas pelo Edital 8 Jeitos de Mudar o Mundo

Este boletim é patrocinado por A secretaria do MNPSC tem patrocínio de Parceiros

Faça parte do Movimento você também!http://nospodemos-sc.org.br/institucional/comites-municipais/

As organizações que tiveram projetos aprovados no Edital 8 Jeitos de Mudar o Mundo em 2014, participaram de uma capacitação em Florianópolis, no dia 24 de abril, sobre Transparência das Organizações da Sociedade Civil.

Com duração de 8 horas a capacitação abordou, no período da manhã, a importância do tema para o fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSC) e quais os desafios que elas enfrentam, no contexto atual, para atuarem com transparência. As organizações foram orientadas a utilizarem o www.portaltransparencia.org.br, uma ferramenta que possibilita às OSC se

comunicarem melhor com a sociedade como um todo, mobilizar cidadãos para sua causa, fortalecer laços de confiança e ampliar seu impacto social.

No período da tarde, o foco do treinamento foi o relacionamento das OSC com seus stakeholders, para isso elas aprenderam a construir um Ecomapa. Uma ferramenta que permite mapear todos os parceiros e analisar como está o relacionamento da organização com eles e entre eles. Por meio do Ecomapa é possível identificar quais os tipos de relações as organizações estão nutrindo, quais parceiros elas dedicam mais energia e quais estão se descuidando. A partir daí, estabelecer

estratégias para fortalecimento das parcerias.

A capacitação foi realizada em parceria com o ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, e aconteceu no CAIS – Centro de Apoio à Inovação Social, mantido pelo Instituto, e facilitado por Regina May de Farias, que além de voluntária na Coordenação Estadual do Movimento Nós Podemos Santa Catarina é Assessora em Desenvolvimento Institucional no ICom. Contou ainda com a participação de Anderson Giovani da Silva e Renata Machado Pereira da Silva, Gerente Executivo e Coordenadora de Programas do ICom, respectivamente.