biscoitos - abimapi · - 7 unidades de biscoito maizena - 1 xícara de chá de ervas sem açúcar -...

6
Biscoitos Nutrição, pracidade e sabor na medida certa. www.abimapi.com.br

Upload: others

Post on 26-Jan-2021

3 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • BiscoitosNutrição, prati cidade e sabor na medida certa.

    www.abimapi.com.br

  • A alimentação equilibrada deve ser baseada em alimentos de todos os grupos alimentares da pirâmide, uti lizando o número adequado de porções, mantendo a proporção e variedade dos alimentos5. *Baseado em uma dieta de 2000 kcal.

    150 kcal(1 porção)

    5 biscoitoscream cracker

    2 biscoitosrecheados

    7 biscoitosmaizena

    5 biscoitosintegrais

    71% carboidrato14% Proteína3% Lipídeos

    Grão de trigo

    Conhecendo o biscoitoO biscoito é obti do pela mistura de farinhas, normalmente farinha de trigo, amidos e ou féculas com outros ingredientes. Pode apresentar cobertura, recheio, formato e textura diversos1.

    O trigo é um cereal rico em carboidrato, contém proteínas e baixo teor de lipídeos. O teor de vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, magnésio, zinco e selênio se destacam em sua composição2.

    O carboidrato é a principal fonte de energia alimentar, uti lizado pela célula na forma de glicose3. A parti cipação do carboidrato no percentual energéti co da dieta pode variar de 45 a 65%, dependendo das necessidades individuais4.

    Na Pirâmide Alimentar Brasileira os biscoitos fazem parte do “grupo de alimentos do arroz, pão, massa, batata, mandioca”. São alimentos que de destacam pela quanti dade de carboidrato e de acordo com a recomendação energéti ca média para a população brasileira devem contribuir com 900 calorias diárias (6 porções/150 calorias*)5.

    Imag

    ens

    mer

    amen

    te il

    ustr

    ati v

    as.

  • A alimentação deve levar em conta não apenas a densidade energética, mas também a densidade de micronutrientes, que se faz necessária para a promoção da saúde. Alimentos com preços acessíveis e ricos em vitaminas e minerais podem colaborar para reduzir carências nutricionais da população6.

    Alimentos fortificados, enriquecidos ou adicionados de nutrientes são uma oportunidade para reforçar o valor nutritivo, prevenir ou corrigir deficiências alimentares9.

    O biscoito é um alimento que frequentemente recebe fortificação de micronutrientes, adição de fibras ou grãos integrais como uma iniciativa da indústria. A farinha de trigo, seu principal ingrediente, já recebe fortificação obrigatória de ferro e ácido fólico desde 200410. Essas inciativas tem aumentado o valor nutritivo final dos biscoitos, que é muitas vezes fonte ou apresenta alto conteúdo de determinadas vitaminas e minerais, de acordo com percentuais estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)11.

    Biscoitos frente as tendências da alimentaçãoNo Brasil, os biscoitos são o 2º produto que mais despertam desejo no consumidor quando lançados no mercado, ficando atrás apenas de iogurtes12. Como reflexo das últimas tendências em alimentação, hoje é possível encontrar biscoitos com adição de fibras, vitaminas, grãos integrais, orgânicos, zero açúcar, entre outras variedades.

    SaudabilidadeO envelhecimento da população e as descobertas científicas que vinculam algumas doenças à alimentação desequilibrada, influenciaram a busca de um estilo de vida mais saudável. Como resultado dessa crescente preocupação com alimentação mais nutritiva e equilibrada, alimentos com redução de sal, açúcar, gorduras totais e trans; bem como alimentos funcionais (que utilizam ingredientes que além de nutrir trazem benefícios à saúde como grãos integrais, sementes e castanhas) ganharam espaço12.

    Conveniência e praticidadeO ritmo de vida nos centros urbanos e as mudanças na estrutura tradicional das famílias estimularam a demanda por alimentos convenientes e práticos, que permitem a economia de tempo e promovem uma nutrição rápida, prática e eficiente12.

    A crescente demanda por refeições mais saudáveis também favoreceu o surgimento de produtos em embalagens com porções menores ou individuais, que além de convenientes, contribuem para um consumo equilibrado12.

    Consumo de micronutrientes

    Adultos:Deficiência de vitaminas A, E, C e D,

    cálcio, fósforo e magnésio7.

    Crianças:Deficiência de ferro, vitamina A e zinco8.

    *Ingestão Diária Recomendada

    ALTO CONTEÚDO= Mínimo de 30% da IDR*/porçãoFONTE= Mínimo de 15% da IDR*/porção

    Biscoito: carboidratos e nutrientes

  • Biscoito e a alimentação equilibrada

    Café da manhã e lanches intermediários: momento ideal para o consumo de biscoitos!

    Café da manhãO café da manhã é uma oportunidade de realizar uma refeição com alimentos ricos em nutrientes e contribuir com a ingestão diária de alguns grupos alimentares, como o de carboidratos, proteínas de leite e derivados e frutas, essenciais para uma dieta saudável em todas as idades13.

    É uma das três principais refeições do dia, mas o esti lo de vida da sociedade contemporânea tem modifi cado os hábitos e comportamentos alimentares da população, e há evidências da diminuição do consumo dessa refeição13.

    Lanches intermediáriosO consumo de lanches intermediários entre as refeições é associado a uma dieta com melhor perfi l nutricional e ao aumento da ingestão de grãos integrais e fi bras, que podem promover a saciedade e melhor controle de peso15.

    Açúcar e sódioAçúcar e sódio em excesso, assim como qualquer outro nutriente que esteja presente de forma desequilibrada na alimentação, podem fazer mal à saúde. Sabe-se que o consumo excessivo de sódio aumenta o risco de doenças do coração, enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas17.

    No contexto de uma alimentação saudável e equilibrada, o consumo de biscoito, por si só, não é capaz de prejudicar a saúde, diferentemente do que acontece quando a qualidade da alimentação como um todo é frequentemente inadequada. A tabela a seguir demonstra a quanti dade de sódio de cada refeição em um exemplo de cardápio de 2.000 calorias. É possível observar que, mesmo com a inclusão de uma porção de biscoito cream cracker no café da manhã e uma porção de biscoito maizena na ceia, a dieta não ati ngiu o limite máximo diário de sódio recomendado pela OMS, mostrando assim que o biscoito pode fazer parte de uma alimentação equilibrada.

    Consumo de biscoitos em lanches intermediários16

    Menor consumo de ácidos graxos saturados na dieta;

    Menor consumo de sódio;

    Maior índice de qualidade da dieta.

    O consumo dessa refeição por crianças e adolescentes está inversamente relacionada com o índice de massa corporal (IMC) e excesso de peso; e tem sido relacionada com melhor desempenho cogniti vo14.

    Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)

    Açúcar

  • Alimentação equilibrada com mais sabor e prazerApesar dos alimentos serem fontes de nutrientes promotores da saúde e bem-estar, o papel dos alimentos vai além de fornecimento de energia, fi bras, anti oxidantes, etc. A comida tem uma série de signifi cados: família, memórias afeti vas, cultura, status, sabor, entre outros20.

    O biscoito é um alimento presente na infância, associado a momentos diverti dos e prazerosos. Preservar as lembranças afeti vas que esse alimento traz é uma forma de criar uma relação saudável com a comida.

    Contribuição de sódio por refeição em uma dieta de 2.000 kcal.

    Os alimentos não devem ser categorizados como “saudáveis e não saudáveis”, onde o prazer em comer é muitas vezes associado a culpa20. Dietas extremamente restriti vas, moti vadas pela preocupação excessiva com o peso corporal, podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia nervosa21.

    O sabor é muito valorizado pelos indivíduos na escolha dos alimentos22. Ele é o segundo principal fator decisivo na compra e experimentação de um novo alimento12. Porém, existe um confl ito entre prazer em comer e saúde que precisa ser resolvido. As pessoas ainda acreditam que para serem saudáveis devem deixar de comer alimen-tos gostosos e saborosos22.

    Um esti lo de alimentação restriti vo não é duradouro e nem saudável. Alimentação adequada é aquela que além de nutricionalmente balanceada é saborosa e culturalmente apropriada17, e o biscoito é um alimento que se encaixa nesse contexto.

    As funções simbólicas da comida são tão importantes quanto as funções nutricionais20.

    TOTAL DE SÓDIO NA DIETA: 1.818,4 mg

    Café da manhã

    Lanche da manhã

    Lanche da tarde

    Ceia

    Jantar

    Almoço

    341,7 mg de sódio

    0,1 mg de sódio

    102,5 mg de sódio

    123,0 mg de sódio

    547,7 mg de sódio

    703,4 mg de sódio

    - ½ mamão papaya médio - 1 xícara de café com leite desnatado com 1 colher (chá) cheia de açúcar - 5 biscoitos cream cracker - 1 colher (sopa)

    nivelada de margarina sem sal

    - 1 unidade média de maçã- 2 unidades de castanhas do pará

    - 1 unidade média de banana - 1 pote de iogurte desnatado - 1 colher (sobremesa) de mel

    - 7 unidades de biscoito maizena- 1 xícara de chá de ervas sem açúcar

    - 4 folhas médias de alface - 2 colheres (sopa) média de cenoura ralada - ½ colher (sopa) de azeite de oliva - 1 pitada de sal - 2 colheres (sopa) cheias de brócolis

    cozido - Omelete (1 ovo, sal, salsinha, ½ fati a de queijo minas)- 2 colheres (servir) cheia de arroz integral - 1 concha média rasa de feijão

    - 4 folhas médias de alface - 2 rodelas médias de tomate - ½ colher (sopa) de azeite de oliva - 1 pitada de sal - 2 colheres (sopa) cheias de couve refogada- 1 bife médio de contra-fi lé grelhado sem capa de gordura - 2 colheres (servir) cheias de arroz integral - 1 concha média rasa de feijão - 1 escumadeira média rasa de batata corada - 1 copo de limonada com 1 colher (chá) cheia de açúcar

  • Referências bibliográfi cas: 1-BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 263, de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico para produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2005. Disponível em: htt p://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/1ae52c0047457a718702d73fb c4c6735/RDC_263_2005.pdf?MOD=AJPERES 2-US Department of Agriculture – USDA. Nati onal Nutrient Database for Standard Refer-ence [internet]. [acesso 25 de MARÇO de 2016]. Disponível em: htt p://ndb.nal.usda.gov/. 3-Cardoso M. Nutrição Humana: Nutrição e Metabolismo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 4-Insti tute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatt y Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids (Macronutrients). 2005. Disponível em: htt p://www.nap.edu/read/10490/chapter/1 5-Philippi ST. Pirâmide dos alimentos- Fundamentos Básicos da Nutrição. 2ª. edição. São Paulo, 2014. 6-Troesch B, Biesalski HK, Bos R, Buskens E , Calder PC, Saris WHM et al. Increased Intake of Foods with High Nutrient Density Can Help to Break the Intergenerati onal Cycle of Malnutriti on and Obesity. Nutrients. 2015; 7: 6016-6037. 7-IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil/IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. 8-Carvalho CA, Fonsêca PCA, Priore SE, Franceschini SCC, Novaes JF. Consumo alimentar e adequação nutricional em crianças brasileiras: revisão sistemáti ca. Rev Paul Pediatr. 2015;33(2):211-221. 9-Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Portaria nº 31, de 13 de janeiro de 1998. Regulamento Técnico referente a Alimentos Adicionados de Nutrientes Essenciais. Diário Ofi cial da União; Poder Executi vo, 16 de jan 1998. 10-Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução RDC nº 344, de 13 de dezembro de 2002. Regulamento Técnico para a Forti fi cação das Farinhas de Trigo e das Farinhas de Milho com Ferro e Ácido Fólico. Diário Ofi cial da União; Poder Executi vo, 18 dez 2002. 11-Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012. Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. 12-Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Insti tuto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Brasil Food Trends 2020. São Paulo. 2010. 13-Trancoso SC, CavalliII SB, ProençaI RPC. Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Rev. Nutr, 2010; 23 (5): 859-869. 14-Lazzeri G, Ahluwalia N, Niclasen B, Pammolli A, Vereecken C, Rasmussen M et al. Trends from 2002 to 2010 in Daily Breakfast Consumpti on and its Socio-Demographic Cor-relates in Adolescents across 31 Countries Parti cipati ng in the HBSC Study. PLoS One. 2016;11(3). 15-Nicklas TA1, O’Neil CE, Fulgoni VL 3rd. Snacking patt erns, diet quality, and cardiovascular risk factors in adults. BMC Public Health. 2014 Apr 23;14:388. 16-Zizza CA, Xu B. Snacking is associated with overall diet quality among adults. J Acad Nutr Diet, 2012; 112:291–6.17-Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília (DF): 2014. 18-Organização Mundial da Saúde (OMS). Diretriz: Ingestão de açúcares por adultos e crianças. 2015. 19-World Health Organizati on (who). Guideline: Sodium intake for adults and children. Geneva, 2012. 20-Alvarenga M, Figueiredo M, Timerman F, Antonaccio C. Nutrição Comportamental. 1ª edição. Barueri: Editora Manole; 2015. 21-Pedrinola F. Nutrição e transtornos alimentares na adolescência. Pediatria Moderna. 2012, 48(7): 290-295. 22-Jallinoja P, Pajari P, Absetz P. Negoti ated pleasures in health-seeking lifestyles of parti cipants of a health promoti ng interventi on. Health (London). 2010 Mar;14(2):115-30.

    nas refeiçõesBiscoitosPavê nevado à base de biscoito champanhe é uma ótima dica de sobremesa sofisticada e saborosa.

    Pavê nevadoIngredientesPara montagem180 gramas de biscoito champanhe triturado em processador ou liquidifi cador; 500 gramas de iogurte grego (5 potes de 120 gramas); 1 receita de creme de chocolate; raspas de chocolate para decorar.

    Creme de chocolate200 gramas de chocolate meio amargo ou ao leite; 400 gramas de creme de leite UHT.

    Modo de PreparoCreme de chocolateAqueça o creme de leite, desligue o fogo e acrescente o chocolate. Deixe descansar por cinco minutos e bata esta mistura em um processador de alimentos. Reserve.

    MontagemUti lizando um refratário ou taças, coloque uma pequena porção de creme de chocolate, uma porção de iogurte grego, uma porção de biscoito triturado, mais uma porçãode creme de chocolate, mais uma porção de iogurte grego e fi nalize com o creme de chocolate. Leve para gelar.

    Decore com as raspas de chocolate e sirva bem gelado.

    Você sabiaque no dia 20 de julho é comemorado o Dia do Biscoito?

    Imag

    ens

    mer

    amen

    te il

    ustr

    ati v

    as.