bioquímica: glicídios

2
A bioquímica é o estudo dos elementos químicos fundamentais para os seres vivos. As moléculas orgânicas são aquelas formadas por C,H,O,N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio), e são as moléculas que caracterizam os seres vivos por serem encontrada numa quantidade muito maior nos seres vivos do que no ambiente. As moléculas inorgânicas por outro lado, são aquelas encontradas em grande número no ambiente como os sais minerais e a água, ambos elementos muito importantes também para os seres vivos. → Glicídios Os glicidos ou os os carboidratos (açúcares) são formados através da fotossíntese dos vegetais. Recebem este nome por serem formados de água + Carbono. Para os seres vivos, os carboidratos são sinônimos de energia, uma vez que é utilizado na respiração celular para a obtenção de ATP (Adenosina Trifosfática). Os carboidratos apresentam também fonções estruturais nos seres de suma importância, estando presente inclusive no DNA das células. * Classificação Os Carboidratos são classificados pelo tamanho molecular, ou seja, o número de carbono em sua molécula. 1. Monossacarídio Tem a característica de serem os únicos carboidratos capazes de passar pela membrana plasmática. Possuem de 4 a 7 Carbonos. Se subdividem em: 1.1. Pentose: Ribose e Desoxirribose. Possui a função de constituírem o RNA e o DNA respectivamente. Sua fórmula comum é: C5H10O5. 1.2. Hexose: Glicose, Frutose e Galactose. Possui a função de serem fonte energética para as células. Sua fórmula é: C6H12O6. 2. Oligossacarídeos São carboidratos formados pela ligação glicídica entre 2 a 10 glicídios. Necessitam ser quebrados para poderem ser absorvidos pelas células a fim de realizar a respiração celular. Se subdividem em: 2.1. Dissacarídeos: Sacarose(Glicose+Frutose), Lactose(Galactose+Glicose) e Maltose(Glicose+Glicose). São encontrados na cana-de-açúcar/beterraba(açúcar de cozinha), no leite e em vegetais respectivamente. A maltose também é também produto da digestão de amido. 2.2. Trissacarídeos: Rafinose. É encontrado principalmente nas leguminosas e não é digerido pelo ser humano. É composta de Glicose+Frutose+Galactose. 3. Polissacarídio São centenas ou milhares de carboidratos ligados através de ligação glicídica. Tem função estrutural ou de armazenamento de carboidratos nos animais e vegetais. Amido: Formado pela ligação de mais de 1.400 glicoses. É a principal reserva de energia das plantas. Principal forma de obtenção de energia para os humanos. Glicogênio: Formado pela ligação de mais de 30.000 glicoses. É a principal reserva de energia dos animais, sendo estocado no fígado para a estocagem para o corpo e nos músculos para a estocagem para o mesmo. Celulose/Quitina: Ligação de milhares de glicoses para formar um estrutura para proteger a célula da planta ou para formar o exoesqueleto dos artrópodes.

Upload: solange-lima

Post on 13-Apr-2016

28 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Tudo sobre os carboidratos, moléculas compostas por carbono e hidrogênio essenciais para a respiração celular.

TRANSCRIPT

Page 1: Bioquímica: Glicídios

A bioquímica é o estudo dos elementos químicos fundamentais para os seres vivos.As moléculas orgânicas são aquelas formadas por C,H,O,N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio), e são as moléculas que caracterizam os seres vivos por serem encontrada numa quantidade muito maior nos seres vivos do que no ambiente.As moléculas inorgânicas por outro lado, são aquelas encontradas em grande número no ambiente como os sais minerais e a água, ambos elementos muito importantes também para os seres vivos.

→ Glicídios

Os glicidos ou os os carboidratos (açúcares) são formados através da fotossíntese dos vegetais. Recebem este nome por serem formados de água + Carbono.Para os seres vivos, os carboidratos são sinônimos de energia, uma vez que é utilizado na respiraçãocelular para a obtenção de ATP (Adenosina Trifosfática). Os carboidratos apresentam também fonções estruturais nos seres de suma importância, estando presente inclusive no DNA das células.

* Classificação

Os Carboidratos são classificados pelo tamanho molecular, ou seja, o número de carbono em sua molécula.

1. Monossacarídio

Tem a característica de serem os únicos carboidratos capazes de passar pela membrana plasmática. Possuem de 4 a 7 Carbonos.Se subdividem em:

1.1. Pentose: Ribose e Desoxirribose. Possui a função de constituírem o RNA e o DNA respectivamente. Sua fórmula comum é: C5H10O5.1.2. Hexose: Glicose, Frutose e Galactose. Possui a função de serem fonte energética para ascélulas. Sua fórmula é: C6H12O6.

2. Oligossacarídeos

São carboidratos formados pela ligação glicídica entre 2 a 10 glicídios. Necessitam ser quebrados para poderem ser absorvidos pelas células a fim de realizar a respiração celular.Se subdividem em:2.1. Dissacarídeos: Sacarose(Glicose+Frutose), Lactose(Galactose+Glicose) e Maltose(Glicose+Glicose). São encontrados na cana-de-açúcar/beterraba(açúcar de cozinha), no leite e em vegetais respectivamente. A maltose também é também produto da digestão de amido.2.2. Trissacarídeos: Rafinose. É encontrado principalmente nas leguminosas e não é digerido pelo ser humano. É composta de Glicose+Frutose+Galactose.

3. Polissacarídio

São centenas ou milhares de carboidratos ligados através de ligação glicídica. Tem função estruturalou de armazenamento de carboidratos nos animais e vegetais.Amido: Formado pela ligação de mais de 1.400 glicoses. É a principal reserva de energia das plantas. Principal forma de obtenção de energia para os humanos.Glicogênio: Formado pela ligação de mais de 30.000 glicoses. É a principal reserva de energia dos animais, sendo estocado no fígado para a estocagem para o corpo e nos músculos para a estocagem para o mesmo.Celulose/Quitina: Ligação de milhares de glicoses para formar um estrutura para proteger a célula da planta ou para formar o exoesqueleto dos artrópodes.

Page 2: Bioquímica: Glicídios

* Comportamento do Carboidrato no Corpo Humano

Quando carboidrato é ingerido, sendo a principal fonte os vegetais e suas reservas de amido, o corpo quebra este amido em maltose e posteriormente em glicose sendo enviado ao sangue.O pâncreas produz a insulina para que haja a absorção da glicose pelas células hepatócitos do fígadocaso a taxa de glicose esteja muito alta ou pode produzir glucagon para que as células hepatócitas quebrem o glicogênio e liberem glicose ao sangue ou que convertam ácidos graxos em glicose.Através do processo de glicogenogênese, as células hepatócitas transformam esta glicose em glicogênio, para que seja armazenado até que haja a necessidade numa situação de hipoglicemia de ser liberado na forma de glicose ao sangue, no processo de glicogenólise.A glicose também pode ser transformada em ácidos graxos e em aminoácido para poder serem armazenados. As células do corpo também absorvem este carboidrato, onde através do processo de glicólise, a glicose seja quebrada e utilizada no interior da organela mitocôndria para a respiração celular.