bioquímica - enxofe

3
Universidade Federal Rural de Pernambuco Bruno de Souza/Daybson Santos RELATÓRIO – LABORATÓRIOS DE SOLOS

Upload: bruno-souza

Post on 02-Feb-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ação do Enxofre nas plantas

TRANSCRIPT

Page 1: Bioquímica - enxofe

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bruno de Souza/Daybson Santos

RELATÓRIO – LABORATÓRIOS DE SOLOS

Recife/PE15 de setembro de 2015

Page 2: Bioquímica - enxofe

Enxofre

“O enxofre é encontrado em dois aminoácidos (cisteína e metionina) e é constituinte de várias coenzimas e vitaminas (acetil coezima A, S-adenosilmetionina, biotina, vitamina B1, ácido pantotênico) essenciais ao metabolismo. Muitos dos sintomas da deficiência do enxofre são aos da deficiência de nitrogênio, incluindo clorose, redução do crescimento e acúmulo de antocianinas. Tal similaridade não surpreende, uma vez que o enxofre e o nitrogênio são constituintes de proteínas. Entretanto a clorose causada pela deficiência de enxofre aparece, em geral, de início em folhas jovens e maduras, em vez de em folhas velhas, como na deficiência de nitrogênio, porque, ao contrario do nitrogênio, o enxofre não é remobilizado com facilidade para as folhas jovens, na maioria das espécies. No entanto, em muitas espécies vegetais, a clorose por falta de enxofre pode ocorrer simultaneamente em todas as folhas ou até mesmo iniciar nas folhas mais velhas.” (TAIZ; ZEIGER, 2009, p. 102).

Recomendação Do Teor De Enxofre Em Culturas Em Geral

INTERPRETAÇÃO mg dm-3

Baixo ≤2,0Médio 2-1Alto >5,0Esses teores de enxofre não correspondem para as famílias das leguminosas, liliáceas, brássicas, que nesse caso dever ser maior que 10 mg dm-3 é o nível crítico e 5 mg dm-3 nível médio.

(MANUAL DE ADUBAÇÃO E CALAGEM (2004), pg. 52)

Page 3: Bioquímica - enxofe

Deficiência e toxidades de nutrientes em plantas de soja, Gedi Jorge Sfredo Clóvis Manuel Borkert, Londrina, PR 2004, embrapa soja.