biomecnica quadril

4
O quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabular do osso pélvico. É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permitir os movimentos de flexão, extensão e rotações dos membros inferiores. A cabeça femoral recebe suprimento de sangue, principalmente pelas artérias circunflexas em torno da base do colo femoral. Lesões dessas artérias , por traumas ou doenças, que comprometam o fluxo sangüíneo na região, podem levar à necrose avascular. As extremidades ósseas, nas juntas, são cobertas por cartilagens articulares hialinas, tecido branco com aproximadamente 2mm de espessura, brilhante, polido e muito resistente que permite, , o deslizamento sem atrito e sem dor dos A articulação é envolvida pela cápsula articular, uma estrutura fibrosa firme e reforçada, revestida internamente pela sinovial, um tecido que produz o líquido que lubrifica e contribui para o baixo desgaste das estruturas articulares. A saliência óssea lateral da parte superior do fêmur é chamado o trocânter maior. Nesta área ocorrem muitas fraturas do quadril e por sua forma protuberante, esta envolvida com afecções da bursa trocantérica, que é uma bolsa com cavidade virtual, que facilitam o deslizamento das estruturas. A estabilidade da articulação é conferida pelo perfil das extremidades ósseas, pela resistência da cápsula, dos ligamentos e pela ação dos músculos envolvidos com a articulação. ossos ajustados. As articulações têm um intrincado desenho no qual a cartilagem e o osso subcondral que a sustenta funcionam juntos para absorver as grandes pressões que são transmitidas

Upload: danipodologa-b-podologa

Post on 14-Feb-2015

15 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: biomecnica quadril

O quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabular do osso pélvico. É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permitir os movimentos de flexão, extensão e rotações dos membros inferiores.

A cabeça femoral recebe suprimento de sangue, principalmente pelas artérias circunflexas em torno da base do colo femoral. Lesões dessas artérias , por traumas ou doenças, que comprometam o fluxo sangüíneo na região, podem levar à necrose avascular.

As extremidades ósseas, nas juntas, são cobertas por cartilagens articulares hialinas, tecido branco com aproximadamente 2mm de espessura, brilhante, polido e muito resistente que permite, , o deslizamento sem atrito e sem dor dos A articulação é envolvida pela cápsula articular, uma estrutura fibrosa firme e reforçada, revestida internamente pela sinovial, um tecido que produz o líquido que lubrifica e contribui para o baixo desgaste das estruturas articulares.

A saliência óssea lateral da parte superior do fêmur é chamado o trocânter maior. Nesta área ocorrem muitas fraturas do quadril e por sua forma protuberante, esta envolvida com afecções da bursa trocantérica, que é uma bolsa com cavidade virtual, que facilitam o deslizamento das estruturas.

A estabilidade da articulação é conferida pelo perfil das extremidades ósseas, pela resistência da cápsula, dos ligamentos e pela ação dos músculos envolvidos com a articulação. ossos ajustados.

As articulações têm um intrincado desenho no qual a cartilagem e o osso subcondral que a sustenta funcionam juntos para absorver as grandes pressões que são transmitidas através das superfícies. O quadril suporta equivalente a três vezes a exercida pelo peso do corpo durante a marcha normal e sete vezes durante atividades mais exigentes como subir escadas e lombas, corridas e outras atividades esportivas.

AÇÃO

MÚSCULOS

Flexão

Íliopsoas / Sartório / Reto Femoral / Tensor da fáscia lata / Adutor magno

Extensão

Glúteo máximo / Semitendinoso / semimembranoso / Bíceps femoral / Adutor magno

Page 2: biomecnica quadril

Abdução

Tensor da fáscia lata / Sartório / Glúteo médio / Glúteo mínimo / Piriforme / Obturador interno / Gêmeos superior e inferior

Adução

Pectíneo / Adutor longo,  curto e magno / Grácil

Rotação interna

Glúteo máximo e mínimo / Tenso da fáscia lata

Rotação externa

Glúteo máximo / Piriforme / Obturador interno / Quadrado da coxa / Gêmeo superior e inferior

,Continuando nossa série de posts, falarei aqui e agora sobre a articulação do quadril.Antes de mais nada, um rápido esclarecimento: falando em termos científicos, quadril é apenas a articulação entre o fêmur e a pelve; por sua vez, pelve é a famosa "bacia".Agora, vamos ao que nos interessa: a articulação do quadri é do tipo esferóide, ou, em termos mais claros, bola-e-soquete. A "bola" da articulação é a cabeça do fêmur, cujo contorno equivale a mais ou menos dois terços de uma bola. Já o "buraco" na pelve onde a cabeça do fêmur se encaixa é chamada de acetábulo.No quadril, temos três ligamentos estabilizando-o, dois na frente e um atrás, e um interno, ligando a cabeça do fêmur ao acetábulo. Os três ligamentos que contornam o quadril são bastante largos para manter o quadril no lugar, já que este tipo de articulação, por si só, tem pouca estabilidade.O quadril também é recoberto por uma cápsula articular e, dentro dessa cápsula, ainda há bolsas sinoviais; essas bolsas são como pequenos saquinhos, dos quais sai o líquido sinovial, que funciona como lubrificante para a articulação; já viu como peças de motor de carro podem ferver se o motor estiver sem óleo? Imagine algo parecido acontecendo dentro de você, e saberá a importância desse líquido.

MOVIMENTOS DO QUADRILO quadril é uma das articulações com maior mobilidade no corpo. Ele pode fazer movimentos para todos os lados - para fora, dentro, para frente, para trás - sem muitas limitações. Na maioria dos casos, as limitações a estes movimentos são causadas por encurtamento nos músculos.A flexão do quadril é feita graças a seis músculos, sendo um deles o reto femoral, do qual falamos no post sobre o joelho. Já para se fazer a extensão do quadril, os principais são o glúteo máximo - isso aí mesmo que você tá pensando -, o bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso; estes três últimos são os chamados isquiotibiais, por começarem no

Page 3: biomecnica quadril

isquio - um dos ossos do quadril, sobre o qual a gente senta - e terminam na tíbia, o osso da canela.Como já deve ter percebido, o quadril ainda faz movimento de abdução - para fora -, adução - para dentro -, e rotação interna e externa. Não vou entrar em maiores detalhes, porque aí seria apenas menção de alguns músculos pequenos, com nomes bem esquisitos, diga-se de passagem.

CARGAS IMPOSTAS AO QUADRILO quadril é a principal articulação reponsável pela sustentação do corpo. Em pé, com o peso equilibrado entre as duas pernas, você joga metade do peso da parte superior do corpo sobre cada articulação, ou cerca de um terço de todo o seu peso. Ou seja, se você pesa 90kg, sues quadris, juntos, têm que suportar cerca de 30 kg. Porém, por causa da tensão de alguns músculos para estabilizar o quadril, a carga total é um pouco maior do que apenas o peso do corpo.Durante uma caminhada normal, o quadril tem que suportar uma carga equivalente a mais ou menos 238% do peso do corpo quando apoiamos todo o peso numa perna; na corrida, a 3,5 m/s (12,6 km/h), a carga equivale a 520% do peso corporal; subindo escadas, 251%; descendo escadas, 260%. Já se sabe também que, devido ao impacto com o solo, usar um tênis de solado duro provoca maior sobrecarga no quadril do que usar tênis de solado flexível. Carregar uma mala pesando cerca de 25% do seu peso de um lado provoca um aumento de 167% na carga sobre o quadril do outro lado, se comparado ao quadri do mesmo lado da mala. Por isso, se quiser conservar seus quadris em ordem, carregue suas malas, preferencialmente, à frente do corpo, e use tênis de solado macio, nada de ser muquirana nessa hora.Bom pessoal, isso é tudo por hoje. Dúvidas, críticas e sugestões, mandem um email para [email protected], e reponderei o mais breve possível, ou deixe um comentário com seu email, ok?