biologia ufrgs 97 -...

20
BIOLOGIA UFRGS 97 1. Em determinada formação vegetal brasileira, o estudo das relações solo/vegetação evidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se deve NÃO á falta de água apesar de uma estação seca pronunciada, há razoável umidade do solo a partir de dois metros de profundidade) e sim, a um solo pobre em nutrientes, ácido e com um alto teor de alumínio, o que provoca o denominado "escleromorfismo" oligotrófico aluminotóxico." O texto acima se refere a que tipo de vegetação? A. Mata de restinga B. Caatinga C. Cerrado D. Mata com araucárias E. Campo rupestre Resposta certa: (C) Comentário: O cerrado apresenta sua fisionomia característica devido a fatores do solo, como pobreza em nutrientes, acidez elevada e alto teor de alumínio (elemento tóxico às plantas) e não à ocorrência de uma estação seca pronunciada. Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça os tipos de vegetação do Brasil e os fatores ambientais que o determinam e, também, compreenda os processos fisiológicos da planta e suas relações com o ambiente. 02. Relacione as atividades humanas (coluna da esquerda) com os problemas ambientais diretamente envolvidos (coluna da esquerda). 1 – Urbanização crescente ( ) erosão e infertilidade do solo 2 – Extrativismo desenfreado ( ) aceleração da eutrofização dos recursos hídricos 3 – Queima de combustíveis ( ) chuva ácida fósseis 4 – Agricultura intensiva ( ) extinção de recursos naturais de origem vegetal e/ou animal A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é: A. 4 – 1 – 3 – 2 B. 3 – 4 – 2 – 1 C. 2 – 1 – 3 – 4 D. 1 – 2 – 3 – 4 E. 2 – 4 – 1 – 3 Resposta certa: (A)

Upload: truongphuc

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

BIOLOGIA UFRGS 97

1. Em determinada formação vegetal brasileira, o estudo das relações solo/vegetação evidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se deve NÃO á falta de água apesar de uma estação seca pronunciada, há razoável umidade do solo a partir de dois metros de profundidade) e sim, a um solo pobre em nutrientes, ácido e com um alto teor de alumínio, o que provoca o denominado "escleromorfismo" oligotrófico aluminotóxico."

O texto acima se refere a que tipo de vegetação?

A. Mata de restinga B. Caatinga C. Cerrado D. Mata com araucárias E. Campo rupestre

Resposta certa: (C)

Comentário: O cerrado apresenta sua fisionomia característica devido a fatores do solo, como pobreza em nutrientes, acidez elevada e alto teor de alumínio (elemento tóxico às plantas) e não à ocorrência de uma estação seca pronunciada.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça os tipos de vegetação do Brasil e os fatores ambientais que o determinam e, também, compreenda os processos fisiológicos da planta e suas relações com o ambiente.

02. Relacione as atividades humanas (coluna da esquerda) com os problemas

ambientais diretamente envolvidos (coluna da esquerda).

1 – Urbanização crescente ( ) erosão e infertilidade do solo

2 – Extrativismo desenfreado ( ) aceleração da eutrofização dos recursos hídricos

3 – Queima de combustíveis ( ) chuva ácida fósseis

4 – Agricultura intensiva ( ) extinção de recursos naturais de origem vegetal e/ou animal

A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é:

A. 4 – 1 – 3 – 2 B. 3 – 4 – 2 – 1 C. 2 – 1 – 3 – 4 D. 1 – 2 – 3 – 4 E. 2 – 4 – 1 – 3

Resposta certa: (A)

Page 2: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Comentário: A agricultura intensiva, quando malconduzida (sem práticas de conservação do solo), pode provocar erosão e infertilidade do solo. A urbanização crescente pode desencadear um processo de aceleração da eutrofização dos recursos hídricos, quando os despejos de seus esgotos domésticos são lançados nos corpos dágua. A quima de combustíveis fósseis, quando em grandes quantidades, pode provocar chuva ácida devido aos compostos de enxofre que libera para a atmosfera. O extrativismo desenfreado pode não permitir a sobrevivência de populações de organismos em quantidades suficientes para sua reprodução e/ou perpetuação como espécie e, conseqüentemente, provocar extinção de recursos naturais de origem vegetal e/ou animal.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça os sistemas d reprodução das atividades humanas: a extração, a transformação e os resíduos, e compreenda as relações existentes nos ecossistemas e as várias fomras de impacto ambiental causadas pela ação humana em diferentes ambientes.

03. A frase abaixo apresenta cinco segmentos sublinhados. Assinale a letra correspondente ao segmento que contém um erro.

A. A sobrevivência de uma floresta pluvial tropical em um solo de baixa fertilidade pode ser

B. explicada pelo acúmulo da maior parte das reservas dos nutrientes ocorrer na biomassa

C. vegetal, e a ciclagem dos elementos essenciais se dar de forma

D. rápida e eficiente, o que permite, no

E. caso de retirada da floresta, o imediato restabelecimento da comunidade anterior, através de uma sucessão secundária.

Resposta certa: (D)

Comentário: O restabelecimento da floresta pluvial tropical, no caso de sua retirada, geralmente, é difícil de ocorrer devido à baixa fertilidade do solo, à perda dos nutrientes presentes na biomassa da mata original e à intensa precipitação nestas regiões, que provoca perdas de elementos essenciais e erosão do solo.

Para responder a esta questão é importante que o estudante tenha compreensão das seguintes temáticas: ecossistema da Floresta Tropical, ciclagem de elementos (Ciclos Biogeoquímicos), sucessão ecológica e os fatores ambientais a ela associados.

04. O esquema abaixo representa parte dos organismos que constituem uma comunidade e as inter-relações que os mantém.

Page 3: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Considerando este esquema, qual das seguintes afirmativas está correta?

A. O fitoplãncton e zooplâncton constituem o nível trófico dos produtores. B. Gaivotas e biguás são predadores e fazem parte do 4º nívelç trófico. C. Peixes e moluscos, por serem onívoros, são considerados consumidores primários. D. As bactérias e fungos são os autótrofos decompositores com maior disponibilidade de

energia. E. Os moluscos são consumidores primários, tendo a sua disposição uma menor quantidade

energética.

Resposta certa: (B)

Comentário: gaivotas e biguás são predadores de peixes. Integram a cadeia alimentar formada por fitoplâncton (produtores, 1º nível trófico), zooplâncton (consumidores primários, 2º nível trófico), peixes (consumidores secundários, 3º nível trófico) e gaivotas e biguás (consumidores terciários, 4º nível trófico).

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda teias alimentares, seus níveis tróficos e ciclos de transferência de energia, e os modelos ecológicos, que representam os ciclos de transferência de energia nas teias alimentares.

05. As afirmações abaixo estão relacionadas ao conceito de nicho ecológico.

I – A grande variedade de formas de vida que freqüentemente os ecótonos apresentam pode ser explicada por seu elevado número de nichos ecológicos.

II – Em determinado ecossistema, espécies diferentes que têm o mesmo habitat podem, durante muito tempo, ocupar um nicho ecológico idêntico.

III – Espécies taxonomicamente distantes, como o bisão norte-americano e os grandes cangurus australianos, podem ocupar nichos ecológicos semelhantes em regiões geográficas diferentes.

Quais afirmativas estão corretas?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas III

Page 4: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

D. Apenas I e III E. Apenas II e III

Resposta certa: (D)

Comentário: Os ecótonos, como são zonas de transição, freqüentemente apresentam um gradiente ambiental, que proporciona um elevado número de nichos ecológicos e consequentemente, uma grande variedade de formas de vida. Em determinado ecossistema, espécies diferentes que têm o mesmo habitat não podem, durante muito tempo, ocupar um nicho ecológico idêntico porque os recursos teriam que ser repartidos entre as diferentes espécies. Porém, em regiões geográficas diferentes, espécies taxonomicamente distantes ou não, podem ocupar nichos ecológicos semelhantes, pois não estão competindo pelos mesmos recursos.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os seguintes conceitos: nicho ecológico, habitat, ecótono e relações interspecíficas.

06. Relacione os processos biológicos listados na coluna da esquerda com um ou mais dos ciclos biogeoquímicos na coluna da direita.

1 – Fotossíntese ( ) Ciclo do carbono

2 – Respiração vegetal ( ) Ciclo do oxigênio

3 – Decomposição aeróbica ( ) Ciclo do nitrogênio de restos orgânicos por microorganismos

Assinale a alternativa que melhor representa estas relações:

A. 1 (a) (b) -2 (a) (b) -3 (a) (b) (c) B. 1 (a) (b) -2 (a) (b) -3 (c) C. 1 (b) -2 (a) -3 (a) (b) D. 1 (b) -2 (a) -3 (b) (c) E. 1 (b) (c) -2 (c) -3 (b) (c)

Resposta certa: (A)

Comentário: O processo de fotossíntese absorve gás carbônico e libera oxigênio. O processo de respiração (animal ou vegetal) absorve oxigênio e libera gás carbônico. Na decomposição aeróbica há respiração dos microorganismos e a liberação de nitrogênio presente nos restos orgânicos para o ambiente.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda e relacione as seguintes temáticas: ciclos biogeoquímicos e os processos de fotossíntese, respiração e decomposição.

07. Essencial para a vida terrestre, o surgimento de um ovo, com uma casca resistente e flexível, com uma membrana interna e muito vitelo para nutrir o embrião, foi capaz de proteger a prole de um determinado animal contra a dessecação e o choque físico durante o desenvolvimento embrionário.

O texto acima se refere, na escala evolutiva, a que animal?

A. peixe

Page 5: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

B. anfíbio C. réptil D. ave E. mamífero

Resposta certa: (C)

Comentário: Na escala evolutiva, os répteis adquiriram a capacidade de reproduzir-se fora do ambiente aquático, graças ao surgimento de um ovo com características específicas para proteção do embrião contra as adversidades do ambiente terrestre.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça as adaptações relacionadas à reprodução e à ocupação do ambiente terrestre pelos vertebrados.

08. O esquema abaixo representa a distribuição de cinco grupos de organismos em três eras geológicas. A largura das áreas representa o número relativo de espécies de cada grupo.

Dos grupos apresentados, o que melhor caracteriza a era III é

A. A, porque deixa nesse tempo geológico o maior número de espécies. B. B, por ter-se originado nesse tempo geológico e se extinguido em outros. C. C, por deixar nesse tempo geológico o menor número de espécies. D. D, por ter-se distribuído eminentemente nesse tempo geológico. E. E, por ter sido o último a aparecer nesse tempo geológico.

Resposta certa: (A)

Comentário: Em relação aos grupos de organismos, o que melhor caracteriza uma era geológica é a quantidade de espécies ocorrentes. Portanto, o grupo de organismos "A" caracteriza melhor a era geológica III, pois apresenta o maior número de espécies.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os modelos gráficos que representam a distribuição dos grupos dos seres vivos nas eras geológicas.

Page 6: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

09. Escolha a alternativa que melhor completa o quadro abaixo, com relação aos grupos de invertebrados inferiores:

_______1 ____________2____________3____________4_______

(A)Extracelular Echinodermata Fasciola hepatica Muitos parasitas de outros animais

(B) Intracelular Cnidaria Ascaris lumbricoides Alguns filtradores marinhos

(C) Extracelular Asquelminthes Necator americanus Muitos parasitas de vegetais

(D) Intracelular Cnidaria Taenia saginatta Muitos terrestres de vida livre

(E) Extracelular Cnidaria Schistossoma mansoni Alguns predadores aquáticos

Resposta certa: (D)

Comentário: O grupo dos Poríferos, como as esponjas, apresenta digestão intracelular, auxiliada por células flageladas que retêm as partículas alimentares trazidas pela água. O grupo dos Cnidarios, como as anêmonas-do-mar, apresenta dois tipos de digestão: infra e extracelular. O grupo dos Platyhelminthes, como a Taenia saginata, apresenta um trato digestivo incompleto. O grupo dos Nematoda, com muitos animais terrestres de vida livre, como as filárias, apresenta um trato digestivo completo.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça e identifique o Grupo dos Invertebrados (Reino Animal): filos e seus representantes; conheça a morfologia e fisiologia dos sistemas orgânicos dos representantes desse grupo e seu modo de vida.

Page 7: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

10. Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluem e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é

A. o ambiente. B. a grande capacidade de reprodução. C. a competição. D. a variação hereditária transmissível. E. a migração.

Resposta certa: (A)

Comentário: De acordo com Lamarck, a leis da transmissão de características adquiridas levava as espécies a se adaptarem cada vez mais ao ambiente. Segundo Darwin, indivíduos, que a cada geração sobrevivem e se reproduzem, são os que apresentam características relacionadas com a adaptação às condições naturais. Aqui a seleção natural favorece, ao longo das gerações, as características adaptativas.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça as teorias que explicam a evolução dos serres vivos e os fatores que participam desse processo.

11. Em uma comparação sob o ponto de vista de favorecimento evolutivo e adaptação, a reprodução sexuada é mais importante que a assexuada.

Qual das alternativas abaixo, com relação à reprodução sexuada, melhor justifica esta afirmativa?

A. Sempre se processa após meiose que produz gametas. B. É exclusiva de formas de vida mais evoluída. C. Dá origem a um maior número de descendentes. D. Permite uma maior constância no genoma dos descendentes. E. Promove uma maior variabilidade genética na população.

Resposta certa: (E)

Comentário: A reprodução assexuada por si só já conta com a contribuição genética de dois indivíduos. Além disso, a meiose, que é um processo comum na formação dos gametas, apresenta mais dois mecanismos geradores de variabilidade: o crossing- over e a distribuição aleatória de cromossomos maternos e paternos durante a metáfase.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os processos envolvidos na reprodução assexuada, especialmente, a mitose e seus resultados relacionados à herança genética e, também aqueles envolvidos na reprodução sexuada, especialmente na gametogênese, na meiose e na fecundação , a união dos gametas, e as relações desses processos com a variabilidade genética e a diversidade das espécies, e, ainda, com o aumento das possibilidades de adaptação.

12. Existem conceitos abrangentes em biologia que em biologia que são considerados generalizações científicas de alto nível, por serem passíveis de aplicação a todos organismos conhecidos. No caos, a seleção natural é um bom exemplo deste tipo de conceito. Podemos considerar, como condição primordial para que ocorra a seleção natural,

Page 8: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

A. a existência de elevada taxa de mutação. B. a existência de diversidade fenotípica. C. a existência de diversidade genotípica. D. uma baixa taxa de mortalidade na população. E. um ambiente em modificação.

Resposta certa: (C)

Comentário: O escopo da teoria da seleção natural concentra-se na sobrevivência e reprodução diferenciais de organismos individuais, que diferem no fenótipo devido às diferenças genéticas em um ou mais locos.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda: os conceitos de genótipo, mutação e fenótipo; o processo da seleção natural como um importante fator da adaptação e evolução dos seres vivos; e também, a necessidade da variabilidade para que a seleção natural possa atuar.

13. Os animais, através de seu metabolismo, produzem substâncias que devem ser excretadas. Dentre estas, encontramos as nitrogenadas. A substância .......... é a menos tóxica dos catabólitos nitrogenados e também a menos solúvel em água, sendo a excreta de .............. e ............... .

Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente as lacunas da afirmativa acima.

SUBSTÂNCIAS ORGANISMOS

1. uréia (a) mamíferos 2. amônia (b) répteis 3. ácido úrico (c) aves 4. guanina (d) peixes 5. alanina (e) anfíbios

Resposta certa: (C)

Comentário: Dos catabólitos nitrogenados (ácido úrico, uréia e amônia), os menos tóxicos são ácido úrico e uréia. O composto menos solúvel é o ácido úrico, que é excretado por répteis e aves.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda a fisiologia e o metabolismo dos grupos animais e relacione esses processos de excreção nos diversos grupos de vertebrados; e relacione os diferentes grupos de animais numa perspectiva evolutiva.

14. A relação superfície/volume implica várias conseqüências fisiológicas. Assim, a taxa de troca com ambiente é diretamente proporcional à superfície de contato, e a massa é proporcional ao volume; ou seja maior volume, mais consumo de alimento e de oxigênio.

Com relação ao parágrafo anterior, são feitas as seguintes afirmativas:

I – A estrutura respiratória de grandes animais apresenta dobramentos que aumentam a área de absorção.

II – Os animais de grande porte têm uma taxa metabólica maior do que a dos pequenos.

Page 9: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

III – Em vários animais, o aumento da superfície se dá em relação a dimensões lineares, e o volume aumenta em relação a dimensões cúbicas.

Quais estão correta?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas I e II D. Apenas I e III E. Apenas II e III

Resposta certa: (D)

Comentário: O animal de grande porte apresenta maior consumo de oxigênio e maior massa corporal, porém a taxa metabólica (consumo de oxigênio por grama de tecido) é menor. Já os animais de pequeno porte apresentam maior taxa metabólica.

Para responder a esta questão é importante que o estudante relacione a superfície e o volume celulares com as trocas simples efetuadas através da membrana celular, como também, a forma e a função das células com a fisiologia dos sistemas e, ainda, com o modo de vida.

15. Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda, identificando corretamente os tipos de estrutura excretoras de animais:

1. Ameba ( ) tubos e Malpighi 2. Rato ( ) nefrídios 3. Minhoca ( ) rins 4. Planária ( ) vacúolo pulsátil 5. Gafanhoto ( ) células-flama

A ordem correta, na coluna da direita, de cima para baixo, é

A. 2-1-5-3-4 B. 5-3-2-1-4 C. 4-1-2-5-3 D. 1-4-2-3-5 E. 5-4-3-2-1

Resposta certa: (B)

Comentário: As estruturas excretoras mais simples são os vacúolos pulsáteis encontrados nos organismos unicelulares (ameba). Já os invertebrados apresentam diferentes estruturas excretoras, como células-flama (planária), nefrídeos (minhoca) e tubos de Malpighi (gafanhoto). Os vertebrados (rato) apresentam rins.

Para responder a esta questão é importante que o estudante: conheça e relacione a morfologia e a fisiologia dos grupos animais (neste caso, dos órgãos excretores) com o modo de vida do animal e com o ambiente; e identifique os representantes de cada um desses grupos animais.

16. O esquema abaixo representa um corte transversal de um animal, mostrando os três folhetos embrionários básicos.

Page 10: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Considere as seguintes afirmativas, a partir do esquema:

I – O animal é um celomado

II – Os rins originam-se do mesoderma; folheto embrionário indicado pelo nº 3.

III – O tubo neural, que formará o sistema nervoso, origina-se do ectoderma; folheto embrionário indicado pelo nº1.

Quais estão corretas?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas III D. Apenas II e III E. I, II e III

Resposta certa: (E)

Comentário: O animal é celomado pois apresenta uma cavidade separando os folhetos do mesoderma. O folheto externo é chamado ectoderma e dá origem ao sistema nervoso e epiderme. O folheto intermediário, mesoderma, origina a derme, o esqueleto e os sistemas circulatório, urogenital, e muscular. O folheto interno, endoderma, dá origem aos epitélios de revestimento.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda as diferenças existentes entre animais celomados e pseudocelomados; e relacione, no campo da morfogênese, os folhetos embrionários com a organogêse.

17. Qual a razão de os vasos nos quais cultivamos plantas terrestres ornamentais possuírem um orifício no fundo para drenar o excesso de água?

A. Elevar o pH da solução do solo e assim permitir uma melhor nutrição das plantas. B. Diminuir a velocidade da decomposição da matéria orgânica do solo.

Page 11: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

C. Evitar o crescimento demasiado das raízes e a conseqüente necessidade de transplante do vegetal.

D. Evitar uma quantidade excessiva de nutrientes disponíveis à planta. E. Permitir a presença de espaços arejados no solo, com oxigênio suficiente para a

respiração das raízes.

Resposta certa: (E)

Comentário: As plantas terrestres necessitam de certa quantidade de oxigênio junto às suas raízes para poderem respirar. Quando o solo está saturado com água (seu espaço poroso está ocupado por água), não há oxigênio suficiente para as raízes respirarem. Portanto, é necessário o orifício no fundo dos vasos para drenar a água em excesso.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os processos fisiológicos das plantas terrestres e suas relações com as condições do meio.

18. Monocotiledôneas e dicotiledônias podem geralmente ser diferenciadas

I – pelo tipo de clima no qual se desenvolvem.

II – pelas características das folhas, dos caules e das raízes.

III – pelas estruturas das sementes.

Quais estão corretas?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas III D. Apenas II e III E. I, II e III

Resposta certa: (D)

Comentário: As monocotiledôneas e as dicotiledôneas podem geralmente ser diferenciadas pelas características das folhas (tipo de nervação, presença ou ausência de bainha), dos caules (tipo de caule, disposição dos feixes vasculares), das raízes (tipo de raiz) e das estruturas das sementes (número de cotilédones), entre outras. O clima em que estes grupos se desenvolvem não se constitui em um elemento para diferenciá-los.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça as características morfológicas e diferencie os grupos das plantas mono e dicotiledôneas.

19. Entre os tecidos vegetais, a madeira desempenhou um papel decisivo na história da humanidade. Sob o ponto de vista anatômico, a madeira corresponde ao

A. xilema secundário. B. floema primário. C. súber. D. córtex. E. câmbio vascular.

Page 12: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Resposta certa: (A)

Comentário: A madeira corresponde ao tecido interno dos caules, denominado xilema secundário, normalmente mais duro do que os outros tecidos.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça os tecidos vegetais nas suas diferentes fases do desenvolvimento e relacione a denominação da botânica com a denominação de "senso comum" (popular) da estrutura anatômica da planta.

20. Os espermatófitos compreendem as plantas vasculares que se reproduzem sexualmente através de sementes. Fazem parte deste grupo

A. samambaias, palmeiras e pinheiros. B. Samambaias, gramíneas e leguminosas. C. Samambaias, algas macroscópicas e leguminosas. D. Palmeiras, musgos e leguminosas. E. Palmeiras, gramíneas e pinheiros.

Resposta certa: (E)

Comentário: As plantas vasculares que se reproduzem sexualmente através de sementes, são as gimnospermas (como os pinheiros) e as angiospermas (como as palmeiras e as gramíneas). São denominados espermatófitos.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os mecanismos e as estruturas de reprodução dos grupos vegetais, relacionando-os com o ambiente, e identifique representantes dos diferentes grupos de plantas.

21. Durante o processo reprodutivo das angiospermas, o transporte do grão de pólen da antera ao estigma da flor e a função do núcleo vegetativo denominam-se, respectivamente,

A. formação do tubo polínico e polinização. B. formação do tubo polínico e fecundação C. polinização e formação do tubo polínico. D. fecundação e polinização. E. polinização e fecundação.

Resposta certa: (C)

Comentário: No processo reprodutivo das angiospermas o transporte do grão de pólen da antera ao estigma da flor denomina-se polinização e pode ser realizado através da água, do vento ou por animais. A função do núcleo vegetativo é a formação do tubo polínico, que cresce até atingir o óvulo.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça as estruturas e os mecanismos de reprodução e fecundação das angiospermas, como também, os mecanismos de polinização.

22. Relacione a coluna da esquerda, que apresenta as funções, com a coluna da direita, onde estão as organelas.

Page 13: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

1. digestão celular ( ) núcleo 2. respiração ( ) mitocôndria 3. presença de material genético ( ) lisossoma 4. presença de substância para exportação ( ) complexo de Golgi

A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é

A. 3 – 4 – 2 –1 B. 3 – 2 – 1 – 4 C. 4 – 3 – 2 – 1 D. 3 – 1 – 2 – 4 E. 4 – 3 – 1 – 2

Resposta certa: (B)

Comentário: Na mitocôndria ocorre a respiração celular, utilizando oxigênio e produzindo ATP. Os lisossomas possuem enzimas digestivas que degradam vários compostos. O núcleo contém DNA que armazena as informações genéticas. No complexo de Golgi as proteínas sintetizadas são concentradas e alteradas antes da secreção.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça a estrutura e a dinâmica celular, as organelas e suas funções.

23. O deslocamento de um atleta para locais de grande altitude pode acarretar-lhe algumas alterações no organismo. A curto prazo, provoca modificações da atividade respiratória e, a longo prazo, produz alterações sangüíneas. Assim, este indivíduo apresenta

A. hiperventilação e diminuição do número de hemácias. B. hiperventilação e aumento do número de hemácias. C. hipoventilação e diminuição do número de hemácias. D. hipoventilação e aumento do número de hemácias. E. isoventilação e manutenção do número de hemácias.

Resposta certa: (B)

Comentário: Locais de grande altitude apresentam menor pressão de oxigênio. A baixa de oxigênio no sangue estimula receptores químicos provocando hiperventilação. O aumento do número de hemácias aumenta a capacidade de transportar oxigênio, e estas alterações levam a uma oferta maior de oxigênio para as células.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda a fisiologia da respiração e circulação, relacionando as funções desses dois sistemas e seus mecanismos adaptativos com o ambiente.

24. A uma condição padrão de temperatura e de pressão, 1 mol de um gás ocupa 22,3 litros de volume. Considerando que a solubilidade do dióxido de carbono no plasma é de 0,03 mmol/mm Hg/litro de plasma, calcule esta solubilidade em mililitros/mm Hg/litro de plasma.

A. 0,10 B. 1,37 C. 0,67

Page 14: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

D. 2,34 E. 11,89

Resposta certa: (C)

Comentários: Se um mol ocupa 22,3 litros, 0,03 mmol ocupará x (transforme um mol em 1000 mmol e 22,3 litros em 22300 ml).

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça o mecanismo da Regra de Três e a transformação de litro para mililitro e de molar para milimolar.

25. A secreção do hormônio de crescimento STH produz quais dos seguintes efeitos?

Resposta certa: (B)

Comentário: O STH estimula a lipólise para fornecer energia enquanto o aumento da síntese protéica favorece o crescimento. Outro efeito deste hormônio é aumentar a absorção intestinal de cálcio através do estímulo á produção de vitamina D.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça os hormônios existentes no organismo humano, suas funções e influências no metabolismo, relacionados às fases do desenvolvimento.

26. A sístole do (a) ........... lança sangue, através da(s) ........... para os pulmões, ................ .

1 – Veias Pulmonares Direita 6- Ventrículo Esquerdo

2 – Veia Cava Superior 7 – Átrio Esquerdo

3 – Átrio Direito 8 – Veias Pulmonares Esquerda

4 – Ventrículo Direita 9 – Artéria Pulmonar

5 – Veia Cava inferior 10 – Aorta

Page 15: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Assinale a alternativa cujos os termos preenchem corretamente as lacunas da afirmativa acima.

A. 4 – 9 – onde ocorrerá a hematose B. 6 – 10 – de onde irá para todo o corpo C. 3 – 2 e 5 – onde ocorrerá a hematose D. 7 – 1 e 8 – onde será oxigenado E. 6 – 10 – onde será oxigenado

Resposta certa: (A)

Comentário: A hematose (trocas gasosas) ocorre nos pulmões, onde o gás carbônico trazido pela sístole do ventrículo direito é trocado por oxigênio. O sangue oxigenado é transportado para todo o corpo através da sístole do ventrículo esquerdo.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda a anatomia e a fisiologia dos sistemas circulatório e respiratório humanos e relacione as suas funções.

27. A hipotermia pode ser utilizada em algumas intervenções cirúrgicas. Entre estas podemos citar a cirurgia cardíaca. Quais as vantagens de submetermos um organismo à hipotermia?

I – A circulação fica muito reduzida.

II – O sangramento é mínimo.

III – Há uma elevação da taxa metabólica.

Quais estão corretas?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas III D. Apenas I e II

Page 16: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

E. Apenas II e III

Resposta certa: (D)

Comentário: A hipotermia leva à vasoconstrição, diminuindo o fluxo sangüíneo e, consequentemente, o sangramento. Além disso, a hipotermia também reduz a taxa metabólica, diminuindo a velocidade das reações químicas.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os processos associados à homeostase, especialmente, a fisiologia da circulação e os mecanismos adaptativos relacionados às mudanças ambientais.

28. Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurônio para outro, é necessária a liberação, na fenda sináptica, de mediadores químicos. Um desses mediadores é a

A. insulina B. tirosina C. vasopressina D. acetilcolina E. histamina

Resposta certa: (D)

Comentário: A acetilcolina é o neurotransmissor utilizado na placa motora e também é mediador químico no sistema nervoso central.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça a anatomia e a fisiologia do tecido nervoso e da célula nervosa, como também, compreenda o funcionamento e os processos associados à transmissão dos impulsos nervosos.

29. A comunicação da vesícula biliar com o intestino delgado é feita pelo ducto biliar, que libera a bile. Se por algum motivo houver uma obstrução do ducto biliar, o que poderá ocorrer?

A. A pepsina perderá a sua atividade. B. A digestão dos carboidratos ocorrerá mais rapidamente. C. Produzirá uma alcalinização do intestino. D. A digestão dos lipídios será mais lenta. E. Haverá mais tripsina atuando sobre os lipídios.

Resposta certa: (D)

Comentário: A bile contém sais billiares que emulsionam e transportam os lipídios. Se houver obstrução biliar, não haverá liberação de bilie para o intestino, dificultando a digestão dos lipídios.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça a anatomia e fisiologia do sistema digestivo e, também a ação dos sucos digestivos sobre o s diferentes nutrientes.

30. Quando uma pessoa é picada por um animal peçonhento, deve procurar socorro através de

A. soro, que introduzirá a formação de anticorpos. B. soro, porque é composto de antígenos específicos.

Page 17: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

C. soro, porque contém anticorpos prontos. D. vacina, porque fornecerá ao organismo elementos de defesa. E. vacina, para eliminar quimicamente o veneno.

Resposta certa: (C)

Comentário: Enquanto o plasma é rico em antígenos específicos, o soro contém grande quantidade de anticorpos prontos. As vacinas normalmente são ricas em antígenos atenuados que estimulam a formação de anticorpos no corpo do indivíduo a ser protegido, requerendo tempo.

Para responder a esta questão é importante que o estudante: compreenda o funcionamento do sistema imunológico; conheça e diferencie a composição do soro e da vacina; e compreenda a atuação do soro e da vacina no sistema imunológico.

31. Muitas vezes, durante a realização de eventos esportivos, é realizada a determinação do sexo genético. Este exame é feito pela observação dos cromossomos de células epiteliais. Pode-se afirmar que neste exame

A. mulheres normais deveriam apresentar uma estrutura chamada corpúsculo de Barr, que corresponde a um dos cromossomos X.

B. homens normais deveriam apresentar uma estrutura chamada corpúsculo de Barr, que corresponde ao cromossomo Y.

C. mulheres normais deveriam apresentar duas estruturas chamadas corpúsculos de Barr, que correspondem aos dois cromossomos X.

D. homens normais deveriam apresentar uma estrutura chamada corpúsculo de Barr, corresponde ao cromossomo X.

E. mulheres normais na fase adulta não deveriam apresentar corpúsculo de Barr.

Resposta certa: (A)

Comentário: O corpúsculo de Barr é um dos cromossomos X da mulher, inativado durante o período embrionário. Homens não apresentam esse corpúsculo, já que têm apenas um cromossomo X.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda wu o cariótipo das células somáticas inclui os cromossomos sexuais a entenda a herança genética ligada aos cromossomos sexuais e suas denominações.

32. Existe uma doença condicionada por um gene recessivo, localizado na região não homóloga do cromossomo X, que leva a uma debilidade muscular progressiva (distrofia muscular progressiva).

• Uma mulher com fenótipo normal tem um irmão afetado e um tio materno também afetado pela doença;

• seus pais são afetados; • ela está casada com um homem normal.

Qual a probabilidade de que um (a) filho (a) deste casal venha a ser afetado pela doença?

A. Se a mulher for homozigota, a probabilidade é 100% B. Se a mulher for homozigota, a probabilidade é zero.

Page 18: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

C. Se a mulher for homozigota, a probabilidade é 25%. D. Se a mulher for heterozigota, a probabilidade é 75%. E. Se a mulher for heterozigota, a probabilidade é 100%.

Resposta certa: (B)

Comentário: Trata-se de herança recessiva ligada ao X. Sabe-se que a mulher é normal. Logo, é coreto afirmar que se esta não for portadora (se for homozigota), não terá possibilidade de ter filhos afetados.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda os conceitos básicos de genética, dentre eles, homozigoto e heterozigoto e, também. Os mecanismos de transmissão das anomalias ligadas aos cromossomos sexuais.

33. Se um caráter ter três alelos possíveis, podendo haver seis genótipos, e um segundo caráter apresenta oito genótipos possíveis, quando ambos forem estudados simultaneamente, podem ocorrer

A. 7 genótipos B. 12 genótipos C. 24 genótipos D. 48 genótipos E. 96 genótipos

Resposta certa: (D)

Comentário: Como são caracteres independentes, multiplica-se o número de genótipos possíveis para cada caracter.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça os conceitos básicos de genética, incluindo a compreensão do conceito de segregação independente.

34. Considere as seguintes afirmativas:

I – As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos; -atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.

II – As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.

III – Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos.

Quais estão corretas?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas III D. Apenas I e III E. I, II e III

Page 19: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Resposta certa: (E)

Comentário: As proteínas podem ter diversas funções, entre elas a estrutural e a de defesa, que auxilia na proteção dos organismos contra corpos estranhos (anticorpos). Há também uma classe especial de proteínas, as enzimas, que são fundamentais nos processos metabólicos, atuando como catalisadores.

Para responder a esta questão é importante que o estudante conheça a função das proteínas na estrutura, fisiologia e metabolismo dos organismos.

35. O esquema abaixo mostra a via metabólica de um aminoácido, levando à formação de alguns hormônios.

A respeito deste esquema são feitas as seguintes afirmações:

I – Um indivíduo com a enzima 1 inibida acumulará grande quantidade de aminoácido 3.

II – Um indivíduo com a enzima 1 inibida deixa de produzir as enzimas 2 e 3.

III – Um indivíduo com a enzima 1 inibida precisa receber os hormônios 1 e 2 de fontes externas.

Quais estão corretas?

A. Apenas I B. Apenas II C. Apenas III D. Apenas I e II E. Apenas II e III

Resposta certa: (C)

Page 20: BIOLOGIA UFRGS 97 - xa.yimg.comxa.yimg.com/kq/groups/17565587/203262552/name/biologia_97.pdfevidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se ... a partir de dois

Comentário: Se a enzima I estiver inibida, o aminoácido 2 e toda rota daí em diante será inibida e não haverá a síntese dos dois hormônios. Por isso, é necessário que o indivíduo receba os hormônios de fontes externas.

Para responder a esta questão é importante que o estudante compreenda a atuação das enzimas nas rotas metabólicas.