biologia - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... se...

10
74

Upload: lehanh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

74

Page 2: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

1

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas 1 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Viajar para dentro

Os brasileiros estão viajando mais. Pouco importa o destino: a verdade é que os pacotes turísticos e as passagens mais baratas estão tirando as pessoas de casa. Muita gente lucra com isso, como os donos de hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis e comércio em geral. Alguém perde? Talvez os psicanalistas. Poucas coisas são tão terapêuticas como sair do casulo. Enquanto os ônibus, trens e aviões continuarem lotados, os divãs correm o risco de ficar às moscas.

Viajar não é sinônimo de férias, somente. Não basta encher o carro com guarda-sol, cadeirinhas, isopores e travesseiros e rumar em direção a uma praia suja e superlotada. Isso não é viajar, é veranear. Viajar é outra coisa. Viajar é transportar-se sem muita bagagem para melhor receber o que as andanças têm a oferecer. Viajar é despir-se de si mesmo, dos hábitos cotidianos, das reações previsíveis, da rotina imutável, e renascer virgem e curioso, aberto ao que lhe vai ser ensinado. Viajar é tornar-se um desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato. Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se.

Pode acontecer em Paris ou em Trancoso, em Tóquio ou em Rio Pardo. São férias, sim, mas não só do trabalho: são férias de você. Um museu, um mergulho, um rosto novo, um sabor diferente, uma caminhada solitária, tudo vira escola. Desacompanhado, ou com um amigo, uma namorada, aprende-se a valorizar a solidão. Em excursão, não. Turmas se protegem, não desfazem vínculos, e viajar requer liberdade para arriscar. Viajando, você come bacon no café da manhã, passeia na chuva, vai ao super de bicicleta, faz confidências a quem nunca viu antes. Viajando, você dorme na grama, usa banheiro público, anda em lombo de burro, costura os próprios botões. Viajando, você erra na pronúncia, usa colar de conchas, troca horários, dirige do lado direito do carro. Viajando, você é reinventado.

É impactante ver a Torre Eiffel de pertinho, os prédios de Manhattan, o lago

55 60 65

Como, o Pelourinho. Mas ver não é só o que interessa numa viagem. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros e independentes, e essa é a chave para aniquilar tabus. A maioria de nossos medos são herdados. Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm endereço, partido político ou classe social. São aventureiros em tempo integral.

Viaja-se mais no Brasil, dizem as reportagens. Espero que sim. Mas que cada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. Adaptado de : MEDEIROS, Martha. Viajar para dentro, in Trem-Bala, L&PM Pocket, 2011

1. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

A) Uma viagem, que oportunize boas experiências e crescimento ao indivíduo, tem benefícios equivalentes ao aprendizado adquirido nos bancos escolares.

B) Considerados estatisticamente, os exemplos oferecidos pela autora levam a concluir que ela vê mais oportunidades de aproveitamento e fruição em viagens para o estrangeiro do que em viagens dentro do território nacional.

C) Para alcançarem-se os efeitos benéficos que uma viagem pode oferecer ao indivíduo, é preferível que ele viaje anônimo, possibilitando, assim, uma completa sensação de liberdade.

D) As pessoas que têm o hábito de viajar são mais despojadas e corajosas, tornando-se isentas de medos e preconceitos.

E) Viajar equipara as pessoas, na medida em que elas abandonam, de certa forma, suas peculiaridades originais.

___________________________________________

2. Assinale a passagem que melhor refere o tema do texto.

A) Os brasileiros estão viajando mais. (l. 01)

B) Poucas coisas são tão terapêuticas quanto sair do casulo. (l. 08-10)

C) São férias, sim, mas não só do trabalho. (l. 30-31)

D) Mas ver não é só o que interessa numa viagem. (l. 51-52)

E) O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. (l. 67-68)

Page 3: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

2

3. Considere as afirmativas abaixo, com relação ao texto. I. Desmascarar-se (l.28) significa “abandonar as suas hipocrisias”.

II. Uma boa viagem equivale a uma psicoterapia, já que seus efeitos são os mesmos.

III. Tramandaí ou Capão da Canoa, por exemplo, poderiam ser destinos para a viagem recomendada pela autora.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

4. Considere as propostas de deslocamento da palavra “somente” na frase Viajar não é sinônimo de férias, somente. (l. 14). I. Para antes de Viajar.

II. Para entre Viajar e não.

III. Para entre é e sinônimo.

Quais podem manter o significado da frase original?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

5. Considere a passagem Em excursão, não. Turmas se protegem (l. 37). Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula, quatro das palavras ou expressões abaixo poderiam ser inseridas logo após essa vírgula, mantendo o significado original da passagem, EXCETO uma. Assinale-a. A) conquanto

B) visto que

C) já que

D) porquanto

E) uma vez que

______________________________________________

6. Considere as propostas de substituição, no texto, para a passagem ao que lhe vai ser ensinado. (l. 24-25). I. a influência nova qualquer.

II. a quase totalidade de eventos do mundo. III. a toda a gama de conhecimentos. Quais devem ter acrescentado o acento grave, indicativo da ocorrência de crase, sobre a palavra sublinhada? A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

7. Considere as afirmações abaixo, em relação à pontuação do texto. I. O motivo de emprego das vírgulas que estão antes e depois de restaurantes (l. 06) é o mesmo das que estão antes e depois de do inesperado (l. 66). II. A vírgula após lotados (l. 11) justifica-se pelo mesmo motivo da que está após viajando (l. 39).

III. O motivo de emprego da vírgula que está após vínculos (l.38) é o mesmo da que está após independentes (l. 54). Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. ______________________________________________

8. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Mantém aceso o ideal sempre lutamos e próximos os parceiros, sonhos tanto convivemos e eu. A) com o qual de quem nos você B) para o qual em cujos os você C) pelo qual com cujos você D) por que com cujos tu E) com que em cujos os tu ______________________________________________

9. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Discussões houve, é verdade; todavia, hoje reina o consenso. II. Entre eu e tu, não há mais dívidas: estou quite contigo.

III. Senhores jornalistas, a secretária do deputado solicitou às policiais que entregassem elas mesmas o documento a Vossa Excelência. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. ______________________________________________

10. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Bastantes motivos já devia haver para que interpuséssemos uma medida de segurança. II. Era talvez meio-dia e meia quando o jurista expôs sua opinião acerca do processo.

III. Vimos, por este meio, requerer a Vossa Senhoria que assessore seus funcionários em tarefa tão árdua. Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

Page 4: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

3

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. O modelo de protocolo Open Systems Interconnection (OSI) é um modelo desenvolvido pela International Standards Organization (ISO) em 1977, e possui a finalidade de padronizar os protocolos comunicação desenvolvidos por fabricantes. Quando comparado o modelo OSI de protocolos a arquitetura TCP/IP é possível afirmar que: A) A camada de internet do modelo TCP/IP é equivalente à camada do modelo OSI denominada de sessão.

B) A arquitetura TCP/IP apresenta uma camada denominada interface com a rede que corresponde à camada física e a camada link de dados do modelo OSI.

C) As camadas de apresentação e aplicação do modelo OSI correspondem à camada de aplicação do modelo TCP/IP.

D) O modelo OSI apresenta 7 camadas e o TCP/IP é formado por 3 camadas.

E) A camada de aplicação do modelo TCP/IP, composta por vários protocolos e equivalente ás camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI que, corresponde respectivamente às camadas de transporte, apresentação e aplicação.

___________________________________________

12. Analise as afirmações a respeito dos sistemas SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) e, após, marque a alternativa que apresente a sequência CORRETA, de cima para baixo: ( ) A tela de alarmes é um dos principais tipos de telas existentes em sistemas SCADA. É possível definir níveis de prioridade entre as condições de alarme, para que, determinada condição se destaque visualmente na lista das demais. ( ) Sensores e atuadores, rede de comunicação, estações remotas (aquisição e/ou controle) e de monitoração central (sistema computacional SCADA) podem ser citados como componentes básicos formadores de um sistema de supervisão. ( ) O software de supervisão em um sistema SCADA possui ligação direta com os equipamentos de controle, não sendo necessária uma interface de comunicação (drivers de comunicação). ( ) A rede de comunicação Ethernet não pode estar presente para o correto funcionamento do sistema SCADA. ( ) Os sinóticos desenvolvidos nos sistemas de supervisão são a substituição aos painéis sinóticos tradicionais, na tela do computador, fazendo o uso de animações gráficas. A) F – V – V – V – F

B) V – V – F – V – V

C) V – V – F – F – V

D) F – F – V – V – V

E) V – V – V – F – V

13. Quanto aos sistemas de controle de malha aberta e os sistemas de controle de malha fechada ou realimentados é INCORRETO afirmar que: A) Uma vantagem do sistema de controle de malha fechada é o fato de que o uso da realimentação faz com que a resposta do sistema seja relativamente insensível a distúrbios e variações internas nos parâmetros do sistema.

B) Um sistema que estabeleça uma relação comparativa entre a saída e a entrada de referência, utilizando a diferença entre estas como meio de controle, é denominado sistema de controle com realimentação.

C) O sistema de controle de malha aberta somente poderá ser utilizado na prática se a relação entre a entrada e a saída não for conhecida e se não houver nenhum distúrbio interno ou externo.

D) Em um sistema de controle de malha fechada, o sinal de erro atuante, que é a diferença entre o sinal de entrada e o sinal de realimentação, realimenta o controlador, de modo que minimize o erro e acerte a saída do sistema ao valor desejado.

E) O sistema de controle de malha aberta apresenta como característica a inexistência de realimentação do sinal de saída para comparação com a entrada, ou seja, o sinal de saída não exerce nenhuma ação de controle no sistema.

___________________________________________

14. Todo processo possui características que determinam atrasos na transferência de energia e/ou massa, o que consequentemente dificulta a ação de controle, visto que elas são inerentes aos processos. Avalie as afirmações abaixo que se referem às propriedades do processo e assinale a alternativa CORRETA. ( ) Os atrasos de tempo do processo são causados por três propriedades que são: resistência, capacitância e tempo morto. ( ) A capacitância de um processo é uma medida das características próprias do processo para manter ou transferir uma quantidade de energia ou material com relação a uma quantidade unitária de alguma variável de referência. ( ) A resistência é uma oposição total ou parcial à transferência de energia ou de material entre as capacitâncias. ( ) Tempo morto é o intervalo de tempo entre o instante em que o sistema sofre uma variação qualquer e o instante em que esta começa a ser detectada pelo elemento sensor. A) F – V – F – V

B) V – V – V – V

C) F – F – V – F

D) F – F – V – V

E) V – V – F – F

Page 5: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

4

15. Verifique as afirmações a seguir e identifique a que NÃO se enquadra nos conceitos e características dos critérios de qualidade de controle. A) O critério de distúrbio mínimo é aplicado em malhas de controle onde as ações corretivas não constituem distúrbios aos processos associados.

B) O critério de distúrbio mínimo é aquele em que as ações de controle deverão criar o mínimo de distúrbio à alimentação do agente de controle e a saída do processo.

C) No critério da amplitude mínima a amplitude do desvio deverá ser mínima. É um critério aplicado principalmente em processos onde o produto ou equipamento pode ser danificado por desvios excessivos, mesmo sendo de pouca duração.

D) O critério da taxa de amortecimento ou área mínima é o critério que se aplica especialmente aos processos onde a duração do desvio é tão importante quanto à amplitude do mesmo.

E) Os critérios para analisar a qualidade de desempenho de um controlador dependem do processo em análise e referem-se à forma e a duração da curva de reação após um distúrbio.

___________________________________________

16. Considerando os conceitos e características a respeito de critérios de estabilidade e métodos de sintonia de controladores, avalie as afirmações abaixo: I. O critério de estabilidade de Nyquist é um método para se determinar a estabilidade de sistemas no domínio do tempo.

II. Existem dois métodos clássicos apresentados por Ziegler e Nichols para a determinação dos parâmetros de controladores: método de resposta ao degrau e método de resposta em frequência.

III. O método de sintonia por margem de ganho e margem de fase diz que a margem de ganho pode ser definida como o fator pelo qual o ganho integral pode ser aumentado antes que o sistema em malha fechada deixe de ser marginalmente estável.

IV. O seguinte enunciado: “Se a curva polar da função de transferência em malha aberta de um sistema envolve o ponto (-1,0) no plano complexo quando a frequência varia de zero a infinito, então o sistema é instável em malha fechada” refere-se ao critério de estabilidade de Nyquist.

Quais afirmações são falsas: A) I – III

B) II – IV

C) III – IV

D) II – III

E) I – IV

17. Na implementação de um circuito para leitura de temperatura utilizando um termopar: I. a tensão medida num voltímetro (da ordem de mV) será proporcional à diferença de temperatura entre a junção quente e a junção fria (referência).

II. o valor da temperatura medido em um voltímetro deverá ser adicionado à temperatura ambiente para se obter o valor absoluto da temperatura.

III. Tais afirmações permitem concluir que:

A) Somente I está correto porque o valor medido no voltímetro já é o valor absoluto;

B) Somente II está correto porque a relação tensão-temperatura não é proporcional;

C) I e II estão incorretos porque tais afirmações não caracterizam a forma de leitura de um termopar;

D) Somente II está correto considerando que a junção quente é a referência.

E) I e II estão corretos, considerando que a junção de referência está na temperatura ambiente;

___________________________________________

18. Na identificação e avaliação das características metrológicas de um transdutor é importante conhecer: I. O erro de medida realizado pelo transdutor em relação a um medidor padrão. II. O erro relativo máximo que o dispositivo pode apresentar.

III. A razão entre o sinal de saída e de entrada do transdutor. Tais conceitos correspondem, respectivamente, aos seguintes termos: A) Precisão (I), Exatidão (II) e Linearidade (III);

B) Exatidão (I), Precisão (II) e Sensibilidade (III);

C) Precisão (I), Exatidão (II) e Repetibilidade (III);

D) Resolução (I), Acurácia (II) e Sensibilidade (III);

E) Exatidão (I), Acurácia (II) e Estabilidade (III).

___________________________________________

19. Não é uma recomendação correta para um medidor de vazão do tipo placa de orifício: A) Utilizar a placa de orifício concêntrico para medição da vazão de vapor com número de Reynolds na faixa de 20.000 a 107 em tubulações menores do que 6 polegadas;

B) Utilizar tomadas de “vena contracta” em tubulações acima de 6 polegadas;

C) Utilizá-lo para medição de gás na indústria do petróleo, conforme ANP;

D) Utiliza-lo em medições em que se exija boa exatidão (0,75% a 1,5% do valor verdadeiro, em condições ideais).

E) Utilizar tomadas radiais em orifícios cônicos;

Page 6: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

5

20. Ao analisarmos, de acordo com a norma ISA S 5.1,os seguintes instrumentos identificadosem um mesmo diagramacomo FIT-21001Be FV-21002 podemos afirmar que: A) Os dois instrumentos estão em áreas de atividades

diferentes da fábrica;

B) Existe um sensor do tipo placa de orifício no sistema;

C) Existe uma válvula de acionamento manual;

D) Existe mais de um instrumento com a mesma

identificação funcional;

E) Não existe um número sequencial de malha.

___________________________________________

21. Quando caracterizamos um Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) em um processo de manufatura, é correto afirmar que nesta configuração: A) Não é necessário uma central de controle equipada com estações com operadores, onde ocorre o controle supervisório da empresa;

B) A sua instalação exige uma configuração completa e avançada do Sistema mesmo para uma aplicação específica;

C) A quantidade de cabeamento de controle érelativamente alta em comparação a uma configuração de controle por computador central;

D) Uma estação localpermite assumir a função de outra em caso de falha;

E) Não são necessárias estações de controle de processo, localizadas pela planta, para controlar as malhas individuais.

___________________________________________

22. Na medição de nível, ao identificarmos as restrições dos principais modelos de sensores mais adequados para cada aplicação, é correto afirmar que: A) O custo da instalação e a manutenção inviabilizam a utilização de sensores ultrassônicos em muitas situações;

B) As chaves de nível não devem ser utilizadas em aplicações com grande concentração de pó para evitar danos nas partes móveis;

C) O sensor capacitivo só pode ser utilizado em ambientes sob controle de temperatura e pressão;

D) O uso de sensores vibratóriosé limitado na medição de nível de sólidos grossos;

E) Os sensores radioativos não podem ser utilizados na medição de alimentos pelo risco de contaminação.

23. Os instrumentos de pressão utilizando elemento mecânico elástico de medição podem ser calibrados utilizando o Teste de Peso Morto ou o Teste por Comparação com Manômetro Padrão. A afirmativa abaixo que não expressa uma característica correta destas metodologias é que: A) O aparelho do Teste de Peso Morto utiliza como princípio de funcionamento a Lei de Pascal;

B) O peso e a área efetiva do pistão de medição determinam a menor pressão que se pode medir com o Teste de Peso Morto;

C) Uma das grandes vantagens do aparelho de teste de Peso Morto é a sua precisão;

D) O aparelho de Teste por Comparação com Manômetro Padrão se diferencia do aparelho de teste de Peso Morto pela substituição do pistão de medição por uma conexão a qual é conectada o manômetro de referência.

E) A desvantagem do aparelho de Teste com Manômetro Padrão é a impossibilidade de comparar os valores limite da faixa de medição indicados pelo instrumento (0 e 100%) com o manômetro padrão;

___________________________________________

24. As Válvulas de Controle desempenhem um papel importante no controle automático de processos industriais. Cada modelo apresenta características construtivas e aplicações específicas, como por exemplo: I. São divididas em sede simples e sede dupla, normalmente construídas para serem reversíveis, e usadas basicamente para fluídos limpos;

II. As partes internas são normalmente construídas em aço inox, o elemento de restrição e o eixo são normalmente fabricados em uma única peça, apresentam boa vedação na condição de bloqueio e são aplicadas principalmente em indústrias que manipulam fluidos com sólidos em suspensão, lamas e fluídos;

III. São constituídas pelo corpo, pelo eixo ligado ao elemento de restrição, buchas ou mancais que sustentam o eixo, a vedação do eixo, e um sistema de acoplamento do operador ao eixo da válvula. Podem ser utilizadas em aplicações de ventilação, ar condicionado, oxigênio, vapor dágua e vácuo.

Tais características correspondem, respectivamente, aos seguintes modelos: A) Gaveta, Esfera e Globo;

B) Gaveta, Globo e Borboleta;

C) Globo, Esfera e Borboleta

D) Globo, Gaveta e Borboleta;

E) Esfera, Borboleta e Globo.

Page 7: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

6

25. Considerando um sensor de temperatura que apresenta uma Faixa de Medição de -50 a 150 ºC, o valor do Alcance (Span) e o intervalo prováveldo valor real para uma Exatidão de 1% do fundo de escala em uma medição de 100 ºC são, respectivamente: A) 200ºC e 100 +/- 1,0 ºC;

B) 200ºC e 100 +/- 1,5 ºC;

C) 100 ºC e 100 +/- 1,5 ºC;

D) 100 ºC e 100 +/- 1,0 ºC;

E) 150 ºC e 100 +/- 1,0 ºC.

___________________________________________

26. Um motor de velocidade controlada tem uma função de transferência de 200 rpm/V para seu sistema amplificador-relé-motor, denominado A(s), e um sistema de medição, chamado de B(s) na malha de realimentação com uma função de transferência de 5 mV/rpm. Qual é a função de transferência para o sistema global?

A) 100 rpm/V

B) 40 rpm/V

C) 200 rpm/V

D) 1000 rpm/V

E) 40000 rpm/V

___________________________________________

27. A equação abaixo é chamada de forma-padrão da resposta ao degrau do sistema de segunda ordem. O comportamento dinâmico do sistema de segunda ordem pode ser descrito em termos de dois parâmetros: ζ e .

Considerando as afirmações acima apresentadas é CORRETO afirmar que: A) Se 0 < ζ < 1, o sistema é chamado de subamortecido e a resposta transitória é oscilatória.

B) Se 0 < ζ < 1, os polos de malha fechada são complexos conjugados e se situam no semiplano direito do plano s.

C) Se ζ = 1, o sistema é chamado de superamortecido e

possui dois polos iguais

.

D) Se ζ > 1, o sistema é criticamente amortecido e possui

dois polos iguais

.

E) Se ζ > 1, o sistema é chamado de superamortecido e

possui dois polos complexos, positivos e iguais de

.

28. As válvulas de controle dificilmente são instaladas de forma isolada num processo, mas sim acompanhadas de acessórios cujas funções dependem das necessidade do processo. O dispositivo servo-amplificador cuja função é assegurar a correta localização da haste da válvula é denominado: A) Volante;

B) Transmissor de posição;

C) Posicionador;

D) Modulador;

E) Difusor

___________________________________________

29. Dada a função de transferência de malha aberta

qual a função de transferência de malha

fechada considerando

:

A)

B)

C)

D)

E)

___________________________________________

30. Quanto às ações de controle proporcional, integral, derivativa e suas combinações é INCORRETO afirmar que: A) O modo proporcional não apresenta nenhum componente dinâmico, ou seja, sua atuação só depende do valor do erro, independente de sua velocidade ou do tempo de duração deste erro.

B) A banda proporcional (BP) é definida como o erro requerido para movimentar a válvula de controle desde totalmente aberta até totalmente fechada.

C) A ação proporcional isolada não é suficiente para que a variável do processo retorne ao valor desejado após uma determinada variação de carga.

D) A análise da ação derivativa é feita normalmente através de uma variação do tipo “degrau” da variável do processo, uma vez que a resposta do controlador neste caso é proporcional à derivada do erro, o que impossibilita a análise através de uma variação em “rampa”, tendo em vista que a derivada de uma constante é zero.

E) A ação integral é normalmente utilizada em conjunto com a ação proporcional, pois a velocidade de resposta da ação integral de forma isolada é pequena, sendo muito longo o tempo para estabilização da variável.

Page 8: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

7

31. De acordo com a Norma IEC 1131-3, adotada como padrão para programação de sistemas de controle de máquinas e processos industriais, marcar a sentença que contenha a linguagem de programação que NÃO é contemplada por esta norma: A) GRAFCET/SFC (Sequential Function Chart)

B) Lista de Instruções

C) Blocos Funcionais

D) Texto Estruturado

E) Linguagem Assembly

___________________________________________

32. A figura mostra um ramo de um diagrama de contatos.

Assinale a equação booleana que representa a lógica deste ramo de programação.

A)

B)

C)

D)

E)

___________________________________________

33. A figura apresenta um diagrama de blocos funcionais com saída S.

Inicialmente a saída S está desativada (zero lógico). Sendo assim, marque a sentença que, para as entradas a, b e c, torne a saída s ativa (nível lógico alto). A) a = 0, b = 1 e c = 0

B) a = 1, b = 0 e c = 0

C) a = 0, b = 1 e c = 1

D) a = 1, b = 1 e c = 0

E) a = 1, b = 0 e c = 1

34. As interfaces analógicas de um controlador programável operam normalmente com tensão ou corrente. Dadas as sentenças abaixo, marque a alternativa correta sobre o assunto: I – A resolução de uma saída do módulo analógico pode ser expressa como sendo o menor incremento que o dado enviado ao conversor digital/analógico pode causar no valor analógico de saída, normalmente expresso em bits.

II – Em um módulo de entrada analógico, operando com 12bits e entrada de 0-10V, a resolução do módulo é de 2,44mV.

III – Nos módulos analógicos de saída, pode-se encontrar, tipicamente, os seguintes tipos e faixa de operação dos canais: corrente (0-20mA, 4-20mA) ou tensão (0-5V, -5 a 5V, 0-10V, -10 a 10V).

IV – Em um módulo de entrada analógico, o termo “razão de atualização“ refere-se ao “tempo” necessário para que os sinais analógicos sejam digitalizados e disponibilizados para a CPU.

A) Somente as sentenças I, II, III estão corretas;

B) As alternativas I, II, III, e IV estão corretas;

C) Somente as sentenças I, II, IV estão corretas;

D) Somente as sentenças I, III, IV estão corretas;

E) Somente as sentenças II, III, IV estão corretas;

___________________________________________

35. Sobre as afirmações abaixo, marque a alternativa correta: I – Na topologia em anel não há a necessidade de um nó de comunicação central e o fluxo de informação pode ser bidirecional;

II – A topologia em estrela é muito utilizada no meio industrial, uma vez que não há a necessidade da tomada de decisões complexas em nível de roteamento, além da característica de alta confiabilidade frente ao grande número de conexões feitas com o nó principal;

IV – Na topologia em anel o roteamento é simples: a única descisão a ser tomada acontece em cada nó, durante o processo de reconhecimento do próprio endereço nas mensagens que circulam pelo anel;

V – Redes do tipo LAN (Local Area Network), embora independam do protocolo e topologia, geralmente possuem sofisticadas regras que governam sua comunicação, como baixa taxa de erros, por exemplo;

A) existe somente uma alternativa que está errada;

B) existem duas alternativas que estão erradas;

C) existem três alternativas que estão erradas;

D) existem quatro alternativas que estão erradas;

E) todas as alternativas estão erradas;

a+c( ) × b +d( ) = S1 + S2

a×c( )+ b ×d( ) = S1 ×S2

a×c( )+ b ×d( ) = S1 + S2

a+c( ) × b +d( ) = S1 ×S2

a×b( )+ c ×d( ) = S1 + S2

Page 9: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

8

36. Dadas as afirmações abaixo, marque a sentença correta: I. Nibble é uma descrição para um agrupamento de 4 bits, como números em BCD;

II. Memórias EPROM pode ser apagadas quando a janela do chip for exposta a uma fonte de luz ultravioleta por um tempo próximo de 30 segundos;

III. A memória EEPROM é não volátil e oferece a mesma flexibilidade de programação da RAM. Controladores de pequeno porte usam EEPROM como a única memória do sistema.

IV. A memória FLASH é mais recente e uma de suas vantagens está na facilidade de atualização de firmware dos equipamentos;

V. Durante o modo de execução (run), o CLP passa a executar o programa do usuário. CLP’s mais poderosos podem inclusive sofrer alterações na sua programação mesmo durante a execução. Seu funcionamento baseia-se ciclos contínuos de leitura (scans), constituídos em 3 passos: leitura das entradas; execução do programa; atualização das saídas.

A) existe uma alternativa falsa;

B) não existem alternativas falsas;

C) existem quatro alternativas falsas;

D) existem três alternativas falsas;

E) existem duas alternativas falsas;

___________________________________________

37. Marque a alternativa que mais se aproxime do máximo valor codificado em um módulo analógico / digital de 8bits e com entrada de sinal típico 0 a 10Vcc. A) 39,06 mVcc.

B) 9,99 Vcc.

C) 97,66 mVcc.

D) 10 Vcc

E) 9,96 Vcc.

___________________________________________

38. Com relação ao sistema de comunicação em rede Profibus e suas versões, marque a sentença que melhor complete a afirmação abaixo, referente as famílias Profibus: A Profibus ___ pode operar com altas velocidades de transferência de dados. Seu barramento possui terminadores de bus energizados em ambas as extremidades e pode suportar até 32 estações sem necessidade de repetidores de linha. Já a Profibus ___ é orientada a processos de automação de chão de fábrica, permitindo que sensores e atuadores sejam conectados em um par de fios, que também pode alimentar os dispositivos, se preciso for. Na Profibus ___, embora atuando num nível superior (nível de célula) ao da Profibus ___ (nível de campo), tem as mesmas especificações mecânicas e elétricas e o que mais interessa não é a velocidade de transmissão, mas sim a funcionalidade da comunicação.

A) PA, DP, FMS, DP;

B) DP, PA, FMS, PA;

C) PA, FMS, DP, PA;

D) DP, PA, FMS, DP;

E) FMS, PA, FMS, DP;

___________________________________________

39. Dadas as sentenças abaixo, marcar aquela que, de forma equivalente, implemente a lógica expressa pela equação L: A)

B)

C) LD A AND ( LD B OR C ) OR D ST L D) LD A ORN B ORN C AND D ST L E) LD A ANDN B ANDN C OR D ST L

Page 10: BIOLOGIA - arquivo.ifrs.edu.br · para o estrangeiro do que em viagens dentro do território ... Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula,

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Controle, Automação e Instrumentação Ind.

9

40. De posse do gráfico de funcionamento de um temporizador, marque a alternativa que descreva o tipo correto do mesmo.

A) Temporizador com retardo para desligar (Timer off

delay);

B) Temporizador de pulso (Timer pulse);

C) Temporizador com retardo para ligar (Timer on

delay);

D) Temporizadores de pulso e com retardo para ligar,

montados em cascata;

E) Temporizadores com retardo para ligar e desligar,

montados em cascata;

Tac = tempo acumulado; Tset = tempo definido pelo usuário, ou tempo de espera