biologia 2,5 2º 01 de julho de 2010 professora maristela ... · viscoso, no qual o núcleo estava...

4
Como já comentamos, os cientistas acreditam que um dos passos fundamentais na origem da vida foi o aparecimento de uma membrana que isolou os primeiros seres vivos do ambiente externo. Uma membrana define o que é dentro e o que é fora e o que pode e o que não pode entrar na célula. Essa capacidade de selecionar o que entra e o que sai a permeabilidade seletiva da membrana – é o que dá às células a condição de manter seus meios internos equilibrados e diferenciados do meio externo. Com base no texto acima julgue as afirmativas abaixo em C para certo e E para errado. 1. A membrana plasmática separa o conteúdo celular do meio circundante, mantendo a estabilidade do ambiente interno da célula. 2. Todas as substâncias atravessam a membrana com facilidade. 3. Substâncias podem atravessar a membrana espontaneamente, sem que a célula gaste energia com isso. 4. Membrana plasmática envolve as organelas citoplasmáticas em um meio aquoso denominado citoplasma. Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula era preenchido por um fluido viscoso, no qual o núcleo estava mergulhado. 5. A estrutura apontada na representação esquemática pela seta 1, trata-se de uma vasta rede de bolsas e tubos membranosos que preenche grande parte do citoplasma das células eucarióticas denominado retículo endoplasmático. 6. Lisossomos (do grego lise, quebra) são bolsas membranosas que contêm enzimas digestivas capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas. Na representação esquemática essa estrutura é representada pela seta 2. 7. Estrutura exclusiva de células eucarióticas, representada na estrutura esquemática pela seta 7. 8. O material genético, DNA e RNA, são envolvidos por uma membrana denominada carioteca. 9. Em que organela ocorre um processo no qual substâncias provenientes do alimento reagem com o gás oxigênio, liberando energia, que é armazenada em moléculas de ATP? a) Complexo de Golgi. b) Cloroplastos. c) Mitocôndria. d) Ribossomos. Biologia Professora Maristela Borges 01 de julho de 2010 2,5

Upload: phungliem

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Como já comentamos, os cientistas acreditam que um dos passos fundamentais na origem da vida foi o aparecimento de uma membrana que isolou os primeiros seres vivos do ambiente externo. Uma membrana define o que é dentro e o que é fora e o que pode e o que não pode entrar na célula. Essa capacidade de selecionar o que entra e o que sai – a permeabilidade seletiva da membrana – é o que dá às células a condição de manter seus meios internos equilibrados e diferenciados do meio externo. Com base no texto acima julgue as afirmativas abaixo em C para certo e E para errado. 1. A membrana plasmática separa o conteúdo

celular do meio circundante, mantendo a estabilidade do ambiente interno da célula.

2. Todas as substâncias atravessam a

membrana com facilidade.

3. Substâncias podem atravessar a membrana espontaneamente, sem que a célula gaste energia com isso.

4. Membrana plasmática envolve as

organelas citoplasmáticas em um meio aquoso denominado citoplasma.

Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula era preenchido por um fluido viscoso, no qual o núcleo estava mergulhado.

5. A estrutura apontada na representação esquemática pela seta 1, trata-se de uma vasta rede de bolsas e tubos membranosos que preenche grande parte do citoplasma das células eucarióticas denominado retículo endoplasmático. 6. Lisossomos (do grego lise, quebra) são bolsas membranosas que contêm enzimas digestivas capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas. Na representação esquemática essa estrutura é representada pela seta 2. 7. Estrutura exclusiva de células eucarióticas, representada na estrutura esquemática pela seta 7. 8. O material genético, DNA e RNA, são envolvidos por uma membrana denominada carioteca. 9. Em que organela ocorre um processo no qual substâncias provenientes do alimento reagem com o gás oxigênio, liberando energia, que é armazenada em moléculas de ATP?

a) Complexo de Golgi. b) Cloroplastos. c) Mitocôndria. d) Ribossomos.

Biologia Professora Maristela Borges 2º 01 de julho de 2010

2,5

10. Julgue as afirmativas abaixo e dê como resposta a soma dos itens CORRETOS. (01) A caracterização do vírus como ser vivo está relacionada com a capacidade de realizar a síntese de proteínas, utilizando seus próprios ribossomos. (02) Fora de uma célula viva os vírus podem ser cristalizados. (04) A partícula viral livre, fora de células vivas denomina-se vírion. (08) Vírus não se classificam em nenhum reino e são estudados separadamente por possuir, em sua constituição, envoltórios celulares. (16) O vírus é um parasita celular obrigatório, pois às vezes necessita de uma célula para se reproduzir. (32) A caracterização de um vírus como ser vivo está relacionado com a capacidade de reproduzir-se e sofrer modificações nas suas características hereditárias.

Com relação aos conceitos que estudamos em sala e o desenho esquemático acima, julgue os itens abaixo em certo ou errado. 11. Parede celular é uma estrutura responsável pela proteção da célula vegetal apontado pela seta 4, na figura acima. 12. A estrutura responsável pelo armazenamento de água na célula vegetal é a apontada pela seta 2.

13. Os cloroplastos são estruturas fotossintetizantes, ou seja, utilizam a luz do sol para sintetizar a glicose juntamente com suas estruturas clorofiladas (verdes). Essas organelas são apontadas no desenho acima pela seta 5.

14. Os vírus se distinguem de todos os outros seres vivos porque são acelulares.

15. Os vírus somente podem se reproduzir dentro da célula hospedeira utilizando-se de sua maquinaria. 16. São seres anucleados, com membrana plasmática, não realizam funções vitais e são inertes no ambiente. 17. O material genético de um vírus é sempre DNA ou RNA. 18. O processo de invasão de uma célula viva por um vírus e sua subsequente multiplicação é a infecção viral.

19. Julgue as afirmativas abaixo, considerando o desenho esquemático, e dê como resposta a soma dos itens INCORRETOS.

(100) Em células bacterianas o material genético fica disperso no citoplasma devido à ausência de carioteca, conforme representado pela estrutura apontada pelo número 4. (102) Uma célula bacteriana não possui várias organelas, entretanto, a organela apontada pela seta 3 é responsável por realizar a respiração celular e produção de energia. (107) A estrutura apontada pela seta número 1 realiza a fotossíntese com o auxílio da luz. (125) Células bacterianas não apresentam carioteca. (135) O citoplasma é representado pela estrutura apontada pela seta 1. (605) Célula bacteriana é procarionte. 20. Considere os itens abaixo. (I) Participam da respiração celular. (II) Contêm ácidos nucléicos. (III) Ocorrem em todos os tipos de células . (IV) Se autoduplicam.

São verdadeiros, para as mitocôndrias: a) Apenas I, II e III. b) Apenas I, III e IV. c) Apenas I, II e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

21. Uma célula que sintetiza, armazena e secreta enzimas deverá ter bastante desenvolvido o Complexo de Golgi e o Lisossomo. 22. Células animais, quando privadas de alimento, passam a degradar parte de si mesmas como fonte de matéria-prima para sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa degradação é o lisossomo. Os vírus são minúsculos “piratas” biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, sarampo, gripe etc. (Texto modificado do livro Piratas da célula,de Andrew Scott.) 23. De acordo com o texto é correto afirmar: a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo

para destruir células, causando viroses. b) Os vírus utilizam o DNA da célula

hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.

e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

24. Todos os vírus são constituídos por:

a) DNA e proteínas. b) Aminoácidos e água c) Ácidos nucléicos e proteínas. d) DNA e RNA. e) RNA e proteínas.

QUESTÃO DESAFIO (valor: 1,0 ponto, a quem acertá-la integralmente).

Conforme nossos estudos sobre vírus, e tomando como base o vídeo postado no blog www.tudoquevocefazconta.wordpress.com como conteúdo complementar aos seus estudos, responda:

Por que o vírus H1N1 é chamado de “vírus da moda”?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________