biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. verifique se seu nome, seu número de inscrição e...

130
Caderno de prova Este caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova. 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você. 4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta. Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais. Informações gerais O tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo. Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal. Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie. Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova. Boa prova! Biologia Exame Discursivo 07 / 12 / 2008 2ª Fase

Upload: phamtram

Post on 01-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Biologia.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Biologia

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 2: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

2

Biologia

A hidrólise dos triacilgliceróis na célula adiposa produz glicerol e ácidos graxos. No fígado, em determinadas situações metabólicas, o glicerol pode ser usado na síntese da glicose, através da reversão de etapas da glicólise, como mostra o esquema abaixo:

Aponte o número máximo de carbonos radioativos que pode ser encontrado na glicose se dois dos carbonos do glicerol forem marcados com o isótopo 14C. Justifique sua resposta.

01Questão

Page 3: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Biologia

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Na fosforilação oxidativa, a passagem de elétrons através da cadeia respiratória mitocondrial libera a energia utilizada no bombeamento de prótons da matriz para o espaço entre as duas membranas da mitocôndria. O gradiente de prótons formado na membrana interna, por sua vez, é a fonte de energia para a formação de ATP, por fosforilação do ADP.

Algumas substâncias tóxicas, como o dinitrofenol (DNF), podem desfazer o gradiente de prótons, sem interferirem no fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratória.

Em um experimento, uma preparação de mitocôndrias foi incubada com substrato, O2 , ADP e

fosfato, mantidos em concentrações elevadas durante todo o tempo considerado. Após alguns minutos de incubação, adicionou-se ao meio a droga DNF.

Observe os gráficos abaixo:

Indique o gráfico que representa a variação do quociente Q durante o tempo de incubação no experimento realizado. Justifique sua resposta.

02Questão

I II III IV

Page 4: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

4

Biologia

Apesar da distância evolutiva, animais como a água-viva e a samambaia apresentam ciclo de vida semelhante.

Nomeie o ciclo de vida compartilhado por água-vivas e samambaias, indicando sua principal característica. Em seguida, cite os tipos de divisão celular que dão origem aos gametas em cada um desses dois seres vivos.

03Questão

Page 5: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Biologia

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O daltonismo é uma anomalia hereditária ligada ao cromossomo sexual X, caracterizada pela incapacidade de distinção de algumas cores primárias. Considere um indivíduo com cariótipo 47, XXY, daltônico, cujos pais têm visão normal.

Identifique qual dos genitores doou o gameta com 24 cromossomos, justificando sua resposta. Em seguida, cite a etapa da meiose na qual ocorreu a trissomia XXY nesse indivíduo.

04Questão

Page 6: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

6

Biologia

Uma pequena e isolada ilha tropical foi devastada por uma grande queimada, que destruiu todos os seres vivos ali existentes. Quatro anos depois, o solo da ilha apresentava uma cobertura de cianobactérias, briófitas, pteridófitas, além de algumas fanerógamas. Após dez anos, já existiam diferentes representantes de artrópodes e, após sessenta anos, a ilha estava novamente coberta por uma mata densa, abrigando um grande número de espécies animais, incluindo répteis, aves e mamíferos.

Nomeie o fenômeno ecológico ocorrido na ilha ao longo desse período e explique a atuação dos primeiros organismos surgidos, após a queimada, na recuperação da biodiversidade local.

05Questão

Page 7: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Biologia

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Nas últimas décadas, os serviços de saúde têm voltado sua atenção para várias viroses humanas até então desconhecidas e, ao mesmo tempo, se preocupam com o aumento do número de casos de outras que pareciam já controladas. Essas doenças são conhecidas, respectivamente, como emergentes e reemergentes.

Cite um exemplo de cada uma dessas viroses encontradas no Brasil e apresente um fator responsável pela emergência e outro pela reemergência.

06Questão

Page 8: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

8

Biologia

Para estudar o tropismo de vegetais, tomou-se uma caixa de madeira sem tampa, com fundo constituído por uma tela de arame. Sobre a tela, colocou-se uma camada de serragem, mantida sempre úmida, e uma camada de terra vegetal. Por cima da terra, foram espalhados grãos de feijão. A caixa foi suspensa, mantendo-se o fundo na horizontal, sem contato com o solo.

As raízes dos grãos germinaram, passando pela tela de arame em direção ao solo, mas voltaram a entrar na caixa, através da tela, repetindo esse processo à medida que cresciam.

Aponte os dois mecanismos fisiológicos envolvidos no crescimento das raízes e descreva a atuação de ambos no processo descrito.

07Questão

Page 9: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Biologia

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Uma mutação em uma célula dá origem a um códon de terminação UAG na porção central de um RNA mensageiro que codifica uma determinada proteína. Uma mutação em outro gene dessa mesma célula leva à alteração de uma base nitrogenada no anticódon do RNA transportador (RNAt) da tirosina. Essa alteração faz o RNA t reconhecer o códon UAG como sendo da tirosina e a continuar a transportá-la normalmente.

Identifique a trinca de bases do DNA que originou o anticódon mutado e indique como a presença desse RNAt alterado pode interferir nas estruturas primárias das proteínas sintetizadas a partir de genes normais.

08Questão

Page 10: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

10

Biologia

A micropropagação é uma técnica amplamente utilizada nos dias atuais para a produção de vegetais em larga escala. O método baseia-se no cultivo de pedaços de tecidos retirados de uma única planta, o que gera rapidamente uma quantidade de mudas bem maior do que a produzida pelo crescimento de sementes dessa planta.

Suponha que duas áreas agrícolas, adjacentes e de mesmo tamanho, foram cultivadas com um grande número de mudas de pés de laranja, da seguinte maneira:

- Área I - mudas produzidas por micropropagação;

- Área II - mudas obtidas com sementes.

Quando as duas culturas estavam igualmente desenvolvidas, foi introduzido um patógeno ainda não existente em cada uma das áreas.

Indique em qual dessas áreas as laranjeiras apresentarão maior probabilidade de resistência à alteração ambiental. Justifique sua resposta.

09Questão

Page 11: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Biologia

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O Homo sapiens deve ter surgido há cerca de 200 mil anos. Sua capacidade intelectual, porém, parece ter evoluído pouco durante 130 mil anos. Há 70 mil anos, conforme propõem alguns pesquisadores, uma catástrofe natural teria provocado grandes alterações climáticas, responsáveis pela quase extinção da espécie. Registros fósseis de cerca de 50 mil anos sugerem um crescimento do intelecto dos descendentes dos indivíduos que sobreviveram, manifestado por interesse artístico, grande criatividade e capacidade de comunicação, que são características do homem moderno. Poder-se-ia, supor, assim, que o clima adverso teria favorecido o desenvolvimento da capacidade intelectual do Homo sapiens.

Indique o mecanismo evolutivo descrito e explique a sua atuação.

10Questão

Page 12: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Biologia

PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

Número de carbonos: quatro.

1 O glicerol é transformado em diidroxiacetona-fosfato que, por sua vez, forma o isômero gliceroaldeído-3-fosfato. A união desses dois compostos formará o esqueleto carbônico da glicose. Assim, haverá, no máximo, dois carbonos marcados originários de cada um dos compostos citados.

2

Gráfico I: o DNF, desfazendo o gradiente de prótons, inibe a síntese de ATP, mas não atua na cadeia respiratória. Conseqüentemente, o quociente entre a taxa de síntese de ATP e a taxa de consumo de O2

deverá ser menor, após a adição do DNF. metagênese

Alternância de uma geração sexuada com uma assexuada. Água-viva: meiose.

3

Samambaia: mitose. Doador: mãe. Somente a mãe poderia ter visão normal e também um alelo para o daltonismo. 4

Etapa da meiose: anáfase II. sucessão ecológica

5 Os organismos pioneiros que colonizaram a ilha após a queimada condicionaram os novos padrões microclimáticos e químicos do solo que permitiram o aparecimento de outras espécies mais desenvolvidas. Uma das viroses emergentes: • AIDS • febre hemorrágica (Hantaviroses)

Fator para a emergência: Mutações que levam ao surgimento de vírus desconhecido ou à transposição de vírus existente em outra espécie. Uma das viroses reemergentes: • dengue • febre amarela

6

Um dos fatores para a reemergência: • condições deficientes de saneamento básico • medidas insuficientes visando ao controle de vetores • alterações ocorridas no meio ambiente, antropogênicas ou não • baixos níveis socioeconômico e educacional de populações

geotropismo e hidrotropismo 7 Devido ao geotropismo, as raízes das sementes germinadas crescem verticalmente para baixo; ao ficarem

expostas ao ar, desidratam-se, retornando à caixa, por hidrotropismo, em busca de água. TAG

8 A presença do códon de terminação UAG fará com que as proteínas sintetizadas a partir de RNAs mensageiros normais apresentem pelo menos um aminoácido a mais em sua estrutura primária. Área II

9 A micropropagação representa uma forma de reprodução assexuada, dando origem a indivíduos com a mesma carga genética. Já as mudas originadas de sementes obtidas por fecundação, na área II, possuem variabilidade genética e geram indivíduos com resistência variável às alterações do meio ambiente, portanto, com maior probabilidade de resistência ao patógeno. seleção natural

10 A probabilidade de sobrevivência às novas condições climáticas no período posterior à catástrofe seria maior dentre alguns indivíduos que, devido a mutações ocorridas, apresentavam uma capacidade intelectual mais adequada ao enfrentamento de tais condições.

Page 13: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Física.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Física

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 14: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

2

PARA SEUS CÁLCULOS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, UTILIZE OS SEGUINTES VALORES PARA AS CONSTANTES FÍSICAS E MATEMÁTICAS:

Em uma região plana, um projétil é lançado do solo para cima, com velocidade de 400m/s, em

uma direção que faz 60° com a horizontal.

Calcule a razão entre a distância do ponto de lançamento até o ponto no qual o projétil atinge novamente o solo e a altura máxima por ele alcançada.

01Questão

desenvolvimento e resposta:

Aceleração da gravidade 10 m/s2

Carga do elétron 1,6 × 10–19 C

Índice de refração absoluto da água 1,33

Índice de refração absoluto do ar 1,0

Pressão atmosférica normal 1,01 × 105 N/m2

sen 4° 0,07

sen 60°

Velocidade da luz no vácuo 3 × 108 m/s

1 eV 1,6 × 10–19 J

2

Page 15: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

LEIA AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA A SOLUÇÃO DESTA QUESTÃO.

O valor da energia potencial, Ep, de uma partícula de massa m sob a ação do campo gravitacional de um corpo celeste de massa M é dado pela seguinte expressão:

GmM---------------------

r

Nessa expressão, G é a constante de gravitação universal e r é a distância entre a partícula e o centro de massa do corpo celeste.

A menor velocidade inicial necessária para que uma partícula livre-se da ação do campo gravitacional de um corpo celeste, ao ser lançada da superfície deste, é denominada velocidade de escape. A essa velocidade, a energia cinética inicial da partícula é igual ao valor de sua energia potencial gravitacional na superfície desse corpo celeste.

Buracos negros são corpos celestes, em geral, extremamente densos. Em qualquer instante, o raio de um buraco negro é menor que o raio R de um outro corpo celeste de mesma massa, para o qual a velocidade de escape de uma partícula corresponde à velocidade c da luz no vácuo.

Determine a densidade mínima de um buraco negro, em função de R, de c e da constante G.

02Questão

desenvolvimento e resposta:

Ep =

Page 16: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

4

Física

Um elétron deixa a superfície de um metal com energia cinética igual a 10 eV e penetra em uma região na qual é acelerado por um campo elétrico uniforme de intensidade igual a 1,0 × 104 V/m.

Considere que o campo elétrico e a velocidade inicial do elétron têm a mesma direção e sentidos opostos.

Calcule a energia cinética do elétron, em eV, logo após percorrer os primeiros 10 cm a partir da superfície do metal.

03Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 17: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Um avião, em trajetória retilínea paralela à superfície horizontal do solo, sobrevoa uma região com velocidade constante igual a 360 km/h.

Três pequenas caixas são largadas, com velocidade inicial nula, de um compartimento na base do avião, uma a uma, a intervalos regulares iguais a 1 segundo.

Desprezando-se os efeitos do ar no movimento de queda das caixas, determine as distâncias entre os respectivos pontos de impacto das caixas no solo.

04Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 18: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

6

Uma camada de óleo recobre a superfície em repouso da água contida em um recipiente. Um feixe de luz paralelo e monocromático incide sobre o recipiente de tal modo que cada raio do

feixe forma um ângulo de 4° com a reta perpendicular à superfície da camada de óleo.

Determine o ângulo que cada raio de luz forma com essa perpendicular, ao se propagar na água.05Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 19: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Dois móveis, A e B, percorrem uma pista circular em movimento uniforme. Os dois móveis partiram do mesmo ponto e no mesmo sentido com as velocidades de 1,5 rad/s e 3,0 rad/s, respectivamente; o móvel B, porém, partiu 4 segundos após o A.

Calcule o intervalo de tempo decorrido, após a partida de A, no qual o móvel B alcançou o móvel A pela primeira vez.

06Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 20: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

8

É possível investigar a estrutura de um objeto com o uso da radiação eletromagnética. Para isso, no entanto, é necessário que o comprimento de onda dessa radiação seja da mesma ordem de grandeza das dimensões do objeto a ser investigado.

Os raios laser são um tipo específico de radiação eletromagnética, cujas freqüências se situam entre 4,6 × 1014 hertz e 6,7 × 1014 hertz.

Considerando esses dados, demonstre por que não é possível utilizar fontes de laser para investigar o interior de um núcleo atômico esférico que tem um raio da ordem de 10–15 m.

07Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 21: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Na tabela abaixo, são apresentadas as resistências e as d.d.p. relativas a dois resistores, quando conectados, separadamente, a uma dada bateria.

Considerando que os terminais da bateria estejam conectados a um resistor de resistência igual a 11,8W, calcule a energia elétrica dissipada em 10 segundos por esse resistor.

08Questão

resistência (W) d.d.p. (V)

5,8 11,6

3,8 11,4

desenvolvimento e resposta:

Page 22: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

10

Dois vasos cilíndricos idênticos, 1 e 2, com bases de área A igual a 10 m2, são colocados um contra o outro, fazendo-se, então, vácuo no interior deles. Dois corpos de massa M estão presos aos vasos por cabos inextensíveis, de acordo com o esquema a seguir.

Despreze o atrito nas roldanas e as massas dos cabos e das roldanas.

Determine o valor mínimo de M capaz de fazer com que os vasos sejam separados.

09Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 23: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Física

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A velocidade de um corpo que se desloca ao longo de uma reta, em função do tempo, é representada pelo seguinte gráfico:

Calcule a velocidade média desse corpo no intervalo entre 0 e 30 segundos.

10Questão

t (s)

15

10

5

10 20 30

(m/s)v

0

desenvolvimento e resposta:

Page 24: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Física

PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

400 0,5 200 m/s

3 = 400 200 3 m/s

2

= = × =

= × =

0 x 0 0

0 y 0 0

V V cosθ

V V senθ

( )2

2 2 2 0 200 3 2 10 6000 m (altura máxima)= − ⇒ = − × × ⇒ =y 0 yV V gh H H

total

total

0 200 3 10 20 3 s (tempo de subida) 40 3 s

X 200 40 3 8000 3 m (alcance)

= − ⇒ = − ⇒ = ⇒ =

= ⇒ = = × =

y 0 y

x x

V V gt t t t

V t A V t

1

43 2,3

3= ≃

A

H

2

2

1

2⇒v

ve

e

GmM 2GMm = R =

R

Se a velocidade de escape é igual a c, a relação entre a massa e o raio é dada por:

2

=Rc

M2G

34 (volume máximo)

3

π=V R

2

Logo, a densidade mínima do buraco negro é:

2

2

3

8ρ = =

π

M c

V GR

∆ = − = ⇒ = +c c o c o

E E E W E E W

–19 4 –1 –16= 1,6 ×10 ×10 ×10 1,6 ×10 J=W = qEd

–19 –1810eV = 10 ×1,6 ×10 1,6 ×10 J= = ⇒ ≪o o

E E W 3

–16–16 3

–19

1,6 ×10 1,6 ×10 J = = 1,0 ×10 eV

1,6 ×10≃

cE

Uma vez que as componentes paralelas ao solo das velocidades das caixas permanecem constantes e iguais

à velocidade do avião, as três caixas caem ao longo de uma mesma linha reta.

Como as caixas partem do repouso, o tempo de queda das caixas é igual; portanto, as diferenças de tempo

entre os instantes de impacto sucessivos no solo são iguais a .

Assim, tanto os sucessivos pontos de lançamento, como os sucessivos pontos de impacto, são separados

por uma mesma distância, igual ao deslocamento do avião em .

4

360 km / h = 100 m / s d = 100 m⇒ ∆v v= t =

Page 25: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Física

1 ar 2 óleo 3 água 2 óleo ; θ θ θ θ× = × × = ×sen n sen n sen n sen n

( )3 ar3 1 ar

1 água água

1 1

θθ θ

θ= ⇒ = ≃

sen nsen sen n

sen n n

o

1 1 1 3 34 rad 1 π

θ θ θ θ θ= = ⇒ ⇒≪ ≃ ≃sen sen45

5

oo1

3

água

43

1,33

θθ =≃ ≃

n

A A B Bω ; ω 4) = 3 ( 4) ( 4)ϕ ϕ= = = − − ≥t 1,5t (t t t

A B 3 ( 4)ϕ ϕ= ⇒ −1,5t = t 6

2 ( 4) 8 s= − ⇒ =t t t

λ λ⇒ =c

f = cf

Assim, para os dois limites de freqüência dados, os comprimentos de onda situam-se no intervalo –6 –60,45×10 m 65×10 m≤ λ ≤ 0, .

7

Portanto, os valores encontrados são muito maiores do que o raio do núcleo, o que exclui qualquer

possibilidade de sondar dimensões da ordem de –1510 m com raios laser.

1 1 1 2 2 2 1 2

11,6 11,4; 2 A ; 3 A

5,8 3,8= = ⇒ = = = =U R i U R i i i

1 1 2 2; 11,6 2 ; 11,4 3 0,2 ; 12 V= − = − ⇒ = − = − ⇒ = Ω =U E ri U E ri E r E r r E

121,0 A

11,8 0,2= =

+ +≃

Ei

R r

8

2 211,8 1 10 118Jε = ∆ = ∆ = × × ≃P t Ri t

Haverá um valor de M para o qual a tensão nos cabos T = Mg irá contrabalançar a força A

F = AP

decorrente da pressão atmosférica sobre a seção reta do cilindro. Assim: 9

510 1,01 10101 toneladas

10

× ×= ⇒ = = ⇒ =A

A

APAP Mg M M

g

A distância total percorrida pelo corpo é igual à área sob a curva entre 0 e 30 s.

5 15= 5×10 + (20 –10) 15 (30 – 20) 50 100 150 300 m

2

+ × + × = + + =

d

10

Assim, a velocidade média no intervalo de tempo considerado é dada por:

Page 26: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Geografia.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Geografia

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 27: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Fábricas de brinquedos querem pólo no Nordeste

A forte concorrência dos chineses deve levar os maiores fabricantes nacionais de brinquedos a criar um pólo de produção no Nordeste.

A China já responde por 70% dos brinquedos vendidos no mundo e por 50% no mercado brasileiro.

Atualmente, 80% das fábricas brasileiras de brinquedos estão no estado de São Paulo. O pólo no Nordeste poderá significar a extinção de 18 mil dos 23 mil postos de trabalho existentes no mercado paulista.

Indique dois fatores explicativos para a relocalização industrial relatada na reportagem e aponte duas conseqüências socioeconômicas desse processo para a região Nordeste.

01Questão

LINO RODRIGUES

Adaptado de O Globo, 02/04/2008

Page 28: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

4

02Questão

PIB da Amazônia Legal cresce mais que o do país

O agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia. Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

Adaptado de Zero Hora, 16/06/2008

Folha de São Paulo, 01/06/2008

Diferentes critérios e objetivos podem orientar a divisão do espaço geográfico em regiões. Na Amazônia, uma variedade de parâmetros tem sido empregada para essa divisão, o que pode gerar dúvidas quanto ao recorte territorial de suas regionalizações.

Diferencie o recorte territorial da Região Norte do recorte da Amazônia Legal. Em seguida, aponte os dois principais produtos do agronegócio cuja expansão da produção representa um sério risco para o desmatamento na Amazônia.

Crescimento do agronegócio

Page 29: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Identifique e caracterize as principais atividades econômicas que ajudam a explicar as densidades demográficas das áreas A e B do mapa.

03Questão

ADOUMIÉ, Vincent (org.). Histoire-Géographie 5e. Paris: Hachette Éducation, 2006.

Distribuição espacial da população africana

Page 30: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

6

Faixa de fronteira do território brasileiro

Indique dois problemas relacionados à segurança nacional e dois problemas de ordem sócio-ambiental que ocorrem ao longo da faixa de fronteira indicada no mapa.

04Questão

O Globo, 08/06/2008

Page 31: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Considerando os fatores naturais, justifique a exclusão das regiões Norte e Nordeste da adoção do horário de verão. Em seguida, explique a diferença na redução percentual da demanda de energia entre a região Sul e as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

05Questão

Adaptado de SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3ª ed.São Paulo: Scipione, 2007.

O principal objetivo da adoção do horário de verão é a economia de energia que ele proporciona, conforme se verifica na tabela abaixo:

Sistemasabrangidos

Redução de demanda no horário de pico(2005-2006)

Megawatts %

Sudeste/Centro-Oeste 1758 5

Sul 681 7

Page 32: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

8

Principais fluxos migratórios no final do século XX e início do século XXI

Cerca de 200 milhões de pessoas (3% da população mundial) não vivem em seus países de origem. Do ponto de vista do nível de desenvolvimento do país de origem e do país de destino, distinguem-se na atualidade três tipos de fluxos migratórios, identificados no mapa com os números , e .

Identifique dois desses movimentos populacionais e aponte a característica principal do perfil do trabalhador migrante que participa de cada um deles.

06Questão

1 2 3

Adaptado de Enciclopédia do estudante: geografia geral. São Paulo: Moderna, 2008.

Page 33: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A partir da análise desses climogramas, justifique as diferenças de amplitude térmica e de total anual de chuva verificadas entre os dois tipos climáticos representados.

07Questão

Kuala Lampur (Malásia) Barrow (Canadá)

Os climogramas são gráficos que permitem comparar os climas por meio de dados referentes a temperatura e umidade.

www.citi.pt

Page 34: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

10

Governo já tem data para tirar Angra 3 do papel: 1º de setembro

O Brasil está muito próximo de tirar do papel a retomada do programa nuclear. O governo debateu por anos se deveria ou não reiniciar as obras de Angra 3. Por fim, em junho do ano passado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu autorizar a Eletronuclear a construir a terceira usina em Angra dos Reis.

Pelos planos que o governo vem anunciando recentemente, Angra 3 será apenas a primeira de uma série de novas usinas nucleares que deverão ser construídas no Brasil.

A retomada do programa nuclear brasileiro traz à tona a polêmica que envolve essa forma de gerar energia não apenas no país, mas no mundo.

Aponte dois argumentos favoráveis e dois argumentos contrários à opção de ampliar a geração de energia elétrica em centrais termonucleares no Brasil.

08Questão

LEONARDO GOY

Adaptado de O Estado de São Paulo, 08/07/2008

Page 35: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Já no final da década de 1940, Copacabana era um verdadeiro subcentro em formação. O crescimento populacional do bairro (e da Zona Sul em geral) estimulava o desenvolvimento do comércio e dos mais variados serviços.

09Questão (...) a partir da década de 80, se estabelece

solidamente e começa a proliferar um outro símbolo da descentralização das atividades terciárias, o shopping center. (...) o shopping

center vem desbancando os subcentros tradicionais, os quais, algumas vezes, entram em visível declínio.

MAURÍCIO DE A. ABREU

A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLANRIO/Zahar, 1987.

MARCELO LOPES DE SOUZA

ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

Os dois textos remetem a momentos distintos do processo de descentralização das atividades comerciais e de serviços na cidade do Rio de Janeiro.

Explique o processo de formação de cada tipo de subcentro retratado nos textos. Em seguida, aponte duas causas para a crescente supremacia dos shopping centers em relação aos subcentros tradicionais.

Page 36: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Geografia

12

Analisando os gráficos, verifica-se que, além dos EUA, alguns países europeus são simultaneamente grandes exportadores e grandes importadores de produtos agrícolas.

Apresente, em relação aos países europeus, duas justificativas para cada uma dessas condições comerciais.

10Questão Principais importadores de

produtos agrícolas do mundo (2002)Principais exportadores de

produtos agrícolas do mundo (2002)

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização – Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004.

Page 37: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

07/12/2008

Geografia

PADRÃO DE RESPOSTAS (VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

Dois dos fatores: • baixo custo da mão-de-obra do Nordeste • incentivos fiscais concedidos pelos estados nordestinos • menor nível de sindicalização dos operários do Nordeste • dificuldade de concorrência com a produção chinesa, de custos muito reduzidos • dificuldade de concorrência com países de mão-de-obra muito barata, devido ao baixo valor agregado do setor

1 Duas das conseqüências: • redução da emigração • aumento do PIB regional • elevação das exportações • aumento da migração de retorno • aumento do mercado consumidor • redução relativa do índice regional de desemprego

2

A região Norte é uma das cinco macrorregiões do Brasil delimitadas pelo IBGE, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Amazônia Legal abrange, além da região Norte, parte dos estados do Mato Grosso e do Maranhão. Produtos: carne bovina e soja Área A – Plantations ou agricultura tropical: devido à baixa produtividade, essa atividade demanda uma grande quantidade de mão-de-obra assalariada, resultando em grandes concentrações populacionais.

3 Área B – Agricultura de várzea no vale do Nilo: o regime de cheias do rio e a fertilização sazonal dos solos de várzea atraem grande quantidade de trabalhadores envolvidos com uma agricultura tradicional, que demanda muita mão-de-obra. Dois dos problemas de segurança nacional: • contrabando de armas e drogas • fluxos ilegais de produtos industriais • atuação de grupos islâmicos na tríplice fronteira • atuação do crime organizado em comunidades binacionais • atuação das Forças Revolucionárias da Colômbia e outros grupos guerrilheiros na fronteira amazônica

4 Dois dos problemas sócio-ambientais: • biopirataria • pesca e caça ilegais • queimadas e desmatamento • contaminação de recursos hídricos • incursões de empresas estrangeiras para extrativismo ilegal • tráfico de animais silvestres, peixes, aves e de produtos do garimpo Justificativa: Devido à sua localização próxima à linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste registram mínima variação da duração dos dias e das noites ao longo do ano.

5 Explicação: Quanto maior a latitude, maiores são as diferenças na duração dos dias e das noites ao longo do ano e, por conseguinte, maior o efeito da economia de energia com a adoção do horário de verão. A região Sul, justamente por estar situada na porção do território nacional com latitudes mais elevadas, é aquela na qual essas diferenças são mais acentuadas e, como resultado, a redução do consumo de energia é maior.

6

Dois dos movimentos populacionais e respectivas características: 1- Deslocamento de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos: trabalhadores com qualificação reduzida, ocupando atividades pouco valorizadas nos países de destino. 2- Deslocamento entre países desenvolvidos: trabalhadores altamente qualificados, em busca de ampliação de seus horizontes profissionais. 3- Deslocamento entre países pouco desenvolvidos: trabalhadores desempregados ou subempregados, com baixa qualificação, em busca de ocupação em áreas com maior dinamismo econômico.

Page 38: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

07/12/2008

Geografia

Amplitude térmica: no climograma da Malásia, a variação da temperatura é mínima, cerca de 1 ºC, e o ano todo é muito quente, já que a região está em área muito próxima à linha do Equador, onde quase não há alteração da incidência solar ao longo do ano; no climograma do Canadá, a diferença de amplitude é grande, explicada pela latitude elevada, gerando variação acentuada da incidência solar na região ao longo do ano. 7

Pluviosidade: o elevado total pluviométrico anual verificado na Malásia é o resultado da sua localização na área equatorial, sujeita a grandes volumes de chuvas de convecção resultante da expressiva evaporação na região do oceano Índico; já no Canadá, as baixas temperaturas resultam em um ar mais seco, em função da redução acentuada do ponto de saturação e da menor evaporação. Dois dos argumentos favoráveis: • O processo de geração não resulta na emissão de gases que contribuem para o aquecimento global. • É possível construir as usinas em locais próximos aos centros consumidores, reduzindo custos com as linhas de transmissão e as perdas de energia. • O Brasil tem a quinta maior reserva de urânio do mundo. • O Brasil domina a tecnologia de enriquecimento do urânio, que é a etapa mais cara e sofisticada do processo. 8

Dois dos argumentos contrários: • É uma forma cara de gerar energia, pois o custo do quilowatt é superior ao de outras fontes tradicionais. • Há o problema ainda não resolvido, mesmo no restante do mundo, quanto à alocação dos resíduos radioativos, o chamado “lixo atômico”. • Há riscos ambientais de grande magnitude, ligados à possibilidade de um acidente que resulte em liberação de material radioativo para o meio ambiente. Os subcentros funcionais como Copacabana, Méier e Saenz Peña surgiram espontaneamente, em função do aumento das distâncias em relação à área central da cidade e da acessibilidade desses bairros; já os shopping centers são subcentros planejados por grandes empresas do ramo imobiliário e da construção civil.

9 Duas das causas: • conforto ambiental • boa acessibilidade em relação à rede de transporte urbano • segurança proporcionada por um espaço segregado e vigiado • maior facilidade (em relação ao comércio de rua) para estacionamento • ações mercadológicas coordenadas, como, por exemplo, liquidações simultâneas • comodidade da reunião de diferentes setores comerciais e de serviços em um só lugar Duas das justificativas para a condição de exportadores: • A agressiva política de subsídios agrícolas favorece a formação de excedentes exportados para outras nações. • A agropecuária em padrão industrial, com alta tecnologia e produtividade, resulta em grande volume de produção. • A PAC (Política Agrícola Comunitária) da União Européia estabelece muitas limitações à entrada de alimentos extracomunitários.

10 Duas das justificativas para a condição de importadores: • Um grande mercado consumidor faz com que a produção nacional não atenda à toda a demanda da população. • A PAC (Política Agrícola Comunitária) da União Européia favorece as importações agropecuárias entre os países do bloco. • A localização na zona temperada limita a variedade de produtos cultiváveis, levando à importação de alimentos de áreas tropicais. • O tamanho relativamente reduzido do território que pode ser utilizado para a agropecuária limita o espaço destinado à pecuária de grande porte, notadamente de bovinos para corte, resultando na necessidade de importações, tanto de carne quanto de gêneros para ração animal.

Page 39: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de História.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

História

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 40: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

As relações entre a pregação protestante e as estruturas políticas então existentes foram muitas vezes decisivas tanto para os destinos da pregação em si quanto para os rumos afinal tomados pela organização das novas Igrejas.

O texto acima se refere a processos da Reforma Religiosa ocorridos na Europa. O movimento reformista, entretanto, conheceu diferentes reações em distintas áreas.

Indique duas causas para a Reforma Religiosa na Inglaterra e uma conseqüência econômica desse movimento.

01Questão

FRANCISCO JOSÉ CALAZANS FALCON

In: RODRIGUES, Antonio Edmilson M. e FALCON, Francisco José C. Tempos modernos: ensaios de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Page 41: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

4

O trabalho na colônia

1. 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por uma economia extrativa baseada no escambo com os índios;

2. 1532-1600: época de predomínio da escravidão indígena;

3. 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma “clássica”;

4. 1700-1822: anos de diversificação das atividades em função da mineração, do surgimento de uma rede urbana, mais tarde de uma importância maior da manufatura – embora sempre sob o signo da escravidão predominante.

A partir das informações do texto, verificam-se alterações ocorridas no sistema colonial em relação à mão-de-obra.

Apresente duas justificativas para o incentivo do Estado português à importação de mão-de-obra escrava para sua colônia na América.

02Questão

CIRO FLAMARION SANTANA CARDOSO

In: LINHARES, Maria Yedda (org.). História geral do Brasil. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Page 42: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída “moderada”; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a Câmara dos Lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a República; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.

O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação.

Explique a importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações políticas da República Puritana.

03Questão

RENATO JANINE RIBEIRO

In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Page 43: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

6

(...) Minuciosas até o exagero são as descrições das operações manuais de Robinson: como ele escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada, constrói um barco (...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse empenho e prazer em descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós como o poeta da paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza do fazer, da alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de Defoe é, em Crusoé (...), bastante similar à do homem de negócios respeitador das normas que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa em sair para não perder tempo no trabalho.

Daniel Defoe, no romance Robison Crusoé, deixa transparecer a influência que as idéias liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade européia ainda no século XVIII.

Com base no fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do personagem Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à organização da sociedade do Antigo Regime.

04Questão

ÍTALO CALVINO

Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Page 44: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O mapa político apresentado demonstra a fragmentação ocorrida na América colonial espanhola, a partir dos movimentos de independência. Esse processo resultou não só de fatores internos, mas também de fatores externos às colônias, como a tentativa de restauração levada a cabo pela Santa Aliança, utilizando como regra básica o princípio de legitimidade enunciado no Congresso de Viena (1814-1815).

Cite duas conseqüências políticas ou territoriais para a Europa pós-napoleônica da utilização do princípio de legitimidade. Em seguida, explique a influência desse princípio nas lutas pela independência das colônias espanholas na América.

05Questão

www.inpeau.ufsc.br

Page 45: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

8

A única lei de legislação operária que teve larga aplicação é aquela que um advogado dos fazendeiros de São Paulo, um ilustre Adolfo Gordo qualquer, ampliou: a lei de expulsão dos estrangeiros do território da república, aplicada aos operários mais ou menos estrangeiros que se organizassem em liga de resistência e cuidassem dos próprios interesses.

Presente Álvaro de Oliveira Monteiro (3ª Testemunha), portuguez, com trinta e cinco anos de idade, solteiro, padeiro, residente à rua Dois de Fevereiro nummero cinquenta e nove, sabendo ler e escrever, inquirido disse que hoje, cerca de sete horas da manhã, conduzia um cesto de pão a fim de distribuir tal alimento a freguesia e ao passar pela rua Doutor Dias da Cruz um grupo de grevistas e empregados da padaria o forçaram a largar o cesto de pão no qual atearam fogo, impedindo assim que elle declarante exercesse o seu commercio; que desse grupo tomavam parte os acusados presentes que foram presos, tendo os demais conseguido se evadirem.

06Questão

Brasil: Arquivo Nacional, 7ª Pretoria Criminal, Freguesias de Inhaúma, Irajá e Jacarepaguá – 1912-1922 (Fundo 72), Ano: 1912, Notação: 72.0465.

Os textos acima apontam para um quadro desolador da situação da classe trabalhadora brasileira na Primeira República. O primeiro foi escrito por um militante operário, e o segundo é parte integrante de um arquivo policial da época. Ambos demonstram tanto a ótica sob a qual as elites políticas viam o mundo do trabalho quanto a fragilidade do movimento operário.

Indique quatro razões que contribuíram para que esse movimento, no início do século XX, se encontrasse na situação descrita nos fragmentos.

GIGI DAMIANI

“O Brasil visto por um anarquista italiano”. In: A batalha, 04/09/1921.

Page 46: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A Primeira Guerra Mundial não resolveu nada. As esperanças que gerou – de um mundo pacífico e democrático de Estados-nação sob a Liga das Nações; de um retorno à economia mundial de 1913; mesmo (entre os que saudaram a Revolução Russa) de capitalismo mundial derrubado dentro de anos ou meses por um levante dos oprimidos – logo foram frustradas. O passado estava fora de alcance, o futuro fora adiado, o presente era amargo, a não ser por uns poucos anos passageiros em meados da década de 1920.

O período entre-guerras (1919-1939) começou com uma combinação de esperança e ressentimento. Diversos acordos foram impostos pelos Estados vencedores aos derrotados. O mais conhecido deles é o Tratado de Versalhes de 1919. Outros tratados complementares também foram assinados e igualmente tiveram grande importância para a geopolítica mundial.

Indique duas transformações na geopolítica mundial decorrentes desses tratados complementares. Em seguida, cite dois países que foram submetidos a eles.

07 Questão

ERIC J. HOBSBAWM

A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Page 47: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

10

Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas da Semana de Arte Moderna de 1922. A tela acima é representativa da primeira fase do movimento modernista no Brasil (1922 a 1930). Nesse momento, as propostas desses artistas e intelectuais encontravam eco em reivindicações de diferentes setores sociais do país, cuja mobilização levou ao fim da República Oligárquica, em 1930.

Identifique, a partir da tela apresentada, duas características da ordem socioeconômica defendida pelos modernistas na década de 1920. Em seguida, explique de que forma elas contradizem a política e a economia brasileiras vigentes à época.

08 Questão

Tarsila do Amaral. São Paulo (Gazo) - 1924.

www.movebr.wikidot.com

Page 48: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A canção de Chico Buarque de Hollanda refere-se à Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974.

Aponte duas razões que levaram o exército português a liderar o processo revolucionário e explicite a principal conseqüência da Revolução dos Cravos para a política portuguesa na África.

09 Questão

CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

Tantas palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Sei que estás em festa, páFico contenteE enquanto estou ausenteGuarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, páCom a tua genteE colher pessoalmenteUma flor no teu jardim

Tanto mar

Sei que há léguas a nos separarTanto mar, tanto marSei também quanto é preciso, páNavegar, navegar

Lá faz primavera, páCá estou doenteManda urgentementeAlgum cheirinho de alecrim

Page 49: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

História

12

A derrubada do Muro de Berlim completará vinte anos em 2009. Construído em agosto de 1961, sua destruição é lembrada como marco do fim de uma época.

Indique o significado político da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e o significado simbólico desse acontecimento para o contexto político internacional.

10 Questão

Muro de Berlim antes de novembro de 1989 www.wikipedia.com

Muro de Berlim em novembro de 1989 www.são-paulo.diplo.de

Page 50: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

História

PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

Duas das causas: • interesse do rei Henrique VIII nas terras da Igreja • interesse da burguesia na queda de taxas e impostos • interesse da burguesia em ampliar o seu poder no Parlamento • interesse do rei em fortalecer sua autoridade a partir da criação de uma Igreja subordinada diretamente a ele • não concessão da anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão pelo Papa e conseqüente interdição de seu casamento com Ana Bolena

1

Uma das conseqüências: • aceleração do processo de cercamento dos campos • início da projeção da Inglaterra como potência econômica e naval na Europa • confisco e leilão das terras da Igreja Católica, ampliando os recursos disponíveis à monarquia

2

Duas das justificativas: • oposição da Igreja Católica à utilização do indígena como escravo • dificuldade de apresamento dos indígenas, em função de sua migração / fuga para o interior • lucratividade do tráfico internacional de escravos, semelhante à de uma grande empresa, favorecendo traficantes e a Coroa Portuguesa • “falta de braços” para a lavoura dos principais produtos coloniais, devido a um ciclo de doenças ocorridas na segunda metade do século XVI, responsável pela morte de milhares de indígenas • caráter fortemente hierárquico da sociedade portuguesa desse momento, marcada pelo uso legitimado da escravidão

A decretação do primeiro Ato de Navegação (1651) determinou que o transporte de produtos importados pela Inglaterra deveria ser feito apenas em navios ingleses ou pertencentes aos países de origem dos respectivos produtos, ampliando o processo de acumulação de capitais.

3

Duas das ações: • dissolução do Parlamento • conquista da Jamaica à Espanha • supressão da Câmara dos Lordes • vitórias militares contra a Holanda e a Espanha • submissão da Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra • confisco e leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o rei • autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda

4

Um dos ideais e sua respectiva explicação: • Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em detrimento de suas habilidades ou competências. • Valorização do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de todo tipo de trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do Antigo Regime, de acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos membros dos estamentos privilegiados. Duas das conseqüências: • dissolução da Confederação do Reno • ausência de partilha territorial da França • recolocação no poder das dinastias européias, destronadas durante a expansão napoleônica • reorganização do mapa europeu, levando-se em consideração os direitos tradicionais das dinastias consideradas legítimas e restaurando-se as fronteiras anteriores a 1791

5

Explicação: Esse princípio, por tentar frear os processos de autonomia que haviam se instalado na região, ampliou ainda mais as insatisfações dos diferentes setores das aristocracias coloniais que, organizadas em cabildos livres, comandaram as lutas pela independência dos vice-reinos coloniais.

Page 51: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

História

6

Quatro das razões: • divisão interna do movimento operário • reduzido peso da indústria na economia brasileira • pequena repercussão pública dos movimentos grevistas • esperança de muitos trabalhadores estrangeiros em retornar à Europa • posição contrária da maioria dos anarquistas à luta por leis trabalhistas • reduzida tendência à organização dos trabalhadores fabris em sindicatos • receio entre os trabalhadores em função de “listas negras” das indústrias • legislação essencialmente repressiva, com a questão social sendo tratada como “caso de polícia”

Duas das transformações: • desaparecimentos de impérios centrais multiétnicos e pluriculturais, como o austro-húngaro e o turco-otomano • surgimento de novos Estados no leste europeu: Tchecoeslováquia, Polônia, Iugoslávia, além da

Áustria e da Hungria, separadas uma da outra • entrega de territórios anteriormente turcos ao Reino Unido (Palestina, Jordânia e Mesopotâmia) e à

França (Líbano e Síria) pela Liga das Nações • reforço da política de isolamento imposta à Rússia, com a criação de um cordão sanitário, formado

também por países surgidos da desagregação do império austro-húngaro

7

Dois dos países: • Áustria • Hungria • Bulgária • Turquia Duas das características: • desenvolvimento urbano • desenvolvimento industrial • modernidade tecnológica

8 O desenvolvimento dos centros urbanos e a industrialização eram vistos como símbolos de modernidade pelos integrantes da Semana de Arte Moderna que, assim, opunham-se ao modelo agrário-exportador vigente e ao domínio das tradicionais oligarquias agrárias que controlavam o cenário político do país, por meio de currais eleitorais e do voto de cabresto. Assim, colocava-se em xeque a vocação agrária da sociedade brasileira, pressuposto de políticas econômicas, financeiras e tributárias empreendidas por governos republicanos. Duas das razões: • queda vertiginosa da economia portuguesa • desgaste das tropas portuguesas em prolongadas guerras coloniais • forte migração de jovens para a Europa e o Brasil para não participarem do conflito • crescimento de reivindicações corporativas das Forças Armadas, que aos poucos foram ganhando conotação política

9

Conseqüência: fim do antigo sistema colonial português com o reconhecimento pelo governo de Portugal das independências das suas colônias africanas: Angola, Moçambique, Guiné, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe.

10

Significado político: para a Alemanha, a destruição do Muro de Berlim definiu o início do processo de sua reunificação política. Significado simbólico: no contexto político internacional, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da Guerra Fria, do domínio soviético sobre a Europa do leste e, sobretudo, um marco do descrédito da via socialista como contraponto à via capitalista.

Page 52: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com oito páginas numeradas seqüencialmente, contém cinco questões de Língua Portuguesa Instrumental e a proposta de Redação.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e a Redação deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Língua Portuguesa Instrumental com Redação

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 53: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

2

Língua Portuguesa Instrumental com Redação

Hoje, pela multimídia, imagens e gentes do mundo inteiro nos entram pelos telhados, portas e janelas e convivem conosco. É o efeito das redes globalizadas de comunicação. A primeira reação é de perplexidade que pode provocar duas atitudes: ou de interesse para melhor conhecer, que implica abertura e diálogo, ou de distanciamento, que pressupõe fechar o espírito e excluir. De todas as formas, surge uma percepção incontornável: nosso modo de ser não é o único. Há gente que, sem deixar de ser gente, é diferente. Quer dizer, nosso modo de ser, de habitar o mundo, de pensar, de valorar e de comer não é absoluto. Há mil outras formas diferentes de sermos humanos, desde a forma dos esquimós siberianos, passando pelos yanomamis do Brasil, até chegarmos aos sofisticados moradores de Alphavilles1, onde se resguardam as elites opulentas e amedrontadas. O mesmo vale para as diferenças de cultura, de língua, de religião, de ética e de lazer.

Deste fato surge, de imediato, o relativismo em dois sentidos: primeiro, importa relativizar todos os modos de ser; nenhum deles é absoluto a ponto de invalidar os demais; impõe-se também a atitude de respeito e de acolhida da diferença porque, pelo simples fato de estar-aí, goza de direito de existir e de co-existir; segundo, o relativo quer expressar o fato de que todos estão de alguma forma relacionados. Eles não podem ser pensados independentemente uns dos outros, porque todos são portadores da mesma humanidade. Devemos alargar a compreensão do humano para além de nossa concretização. Somos uma geo-sociedade una, múltipla e diferente.

Todas estas manifestações humanas são portadoras de valor e de verdade. Mas são um valor e uma verdade relativos, vale dizer, relacionados uns aos outros, auto-implicados, sendo que nenhum deles, tomado em si, é absoluto.

Então não há verdade absoluta? Vale o everything goes 2 de alguns pós-modernos? Quer dizer, o “vale tudo”? Não é o vale tudo. Tudo vale na medida em que mantém relação com os outros, respeitando-os em sua diferença. Cada um é portador de verdade mas ninguém pode ter o monopólio dela. Todos, de alguma forma, participam da verdade. Mas podem crescer para uma verdade mais plena, na medida em que mais e mais se abrem uns aos outros.

Bem dizia o poeta espanhol António Machado: “Não a tua verdade. A verdade. Vem comigo buscá-la. A tua, guarde-a”. Se a buscarmos juntos, no diálogo e na cordialidade, então mais e mais desaparece a minha verdade para dar lugar à Verdade comungada por todos.

A ilusão do Ocidente é de imaginar que a única janela que dá acesso à verdade, à religião verdadeira, à autêntica cultura e ao saber crítico é o seu modo de ver e de viver. As demais janelas apenas mostram paisagens distorcidas. Ele se condena a um fundamentalismo visceral que o fez, outrora, organizar massacres ao impor a sua religião e, hoje, guerras para forçar a democracia no Iraque e no Afeganistão.

Devemos fazer o bom uso do relativismo, inspirados na culinária. Há uma só culinária, a que prepara os alimentos humanos. Mas ela se concretiza em muitas formas, as várias cozinhas: a mineira, a nordestina, a japonesa, a chinesa, a mexicana e outras. Ninguém pode dizer que só uma é a verdadeira e gostosa e as outras não. Todas são gostosas do seu jeito e todas mostram a extraordinária versatilidade da arte culinária. Por que com a verdade deveria ser diferente?

Do bom uso do relativismo

LEONARDO BOFF

http://alainet.org

5

Vocabulário:1 Alphavilles: condomínios de luxo2 everything goes: literalmente, “todas as coisas vão”; equivale à expressão “vale tudo”

10

15

20

25

30

35

Page 54: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Língua Portuguesa Instrumental com Redação

O título do texto de Leonardo Boff fala do bom uso do relativismo. Pode-se inferir, então, que haveria um relativismo negativo, que o autor condenaria.

Transcreva o trecho em que o autor alude ao tipo de relativismo que ele rejeita. Em seguida, justifique por que, para o autor, esse uso do relativismo seria condenável.

01Questão

Eles não podem ser pensados independentemente uns dos outros, porque todos são portadores da mesma humanidade. (l. 14-15)

Identifique a relação de sentido que a oração sublinhada estabelece com a parte do período que a antecede. Reescreva todo o período, substituindo o conectivo e mantendo essa mesma relação de sentido.

02Questão

O penúltimo parágrafo, que faz uma crítica ao Ocidente, cumpre uma função específica na argumentação do autor.

Explicite de que maneira esse parágrafo contribui para o desenvolvimento dessa argumentação. 03Questão

Page 55: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa Instrumental com Redação

4

Eu pertenço a uma família de profetas “après coup”1, “post factum”2, “depois do gato morto”, ou como melhor nome tenha em holandês. Por isso digo, juro se necessário for, que toda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista, tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos. Alforriá-lo era nada; entendi que, perdido por mil, perdido por mil e quinhentos, e dei um jantar.

Neste jantar, a que meus amigos deram o nome de banquete, em falta de outro melhor, reuni umas cinco pessoas, conquanto as notícias dissessem trinta e três (anos de Cristo), no intuito de lhe dar um aspecto simbólico.

No golpe do meio (“coupe do milieu”3, mas eu prefiro falar a minha língua) levantei-me eu com a taça de champanha e declarei que, acompanhando as idéias pregadas por Cristo há dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio; que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas idéias e imitar o meu exemplo; finalmente, que a liberdade era um dom de Deus que os homens não podiam roubar sem pecado.

Pancrácio, que estava à espreita, entrou na sala, como um furacão, e veio abraçar-me os pés. Um dos meus amigos (creio que é ainda meu sobrinho) pegou de outra taça e pediu à ilustre assembléia que correspondesse ao ato que acabava de publicar brindando ao primeiro dos cariocas. Ouvi cabisbaixo: fiz outro discurso agradecendo, e entreguei a carta ao molecote. Todos os lenços comovidos apanharam as lágrimas de admiração. Caí na cadeira e não vi mais nada. De noite, recebi muitos cartões. Creio que estão pintando o meu retrato, e suponho que a óleo.

No dia seguinte, chamei o Pancrácio e disse-lhe com rara franqueza:

— Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens casa amiga, já conhecida, e tens mais um ordenado, um ordenado que...

— Oh! meu senhô! Fico.

— Um ordenado pequeno, mas que há de crescer. Tudo cresce neste mundo: tu cresceste imensamente. Quando nasceste eras um pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto que eu. Deixa ver; olha, és mais alto quatro dedos...

— Artura não qué dizê nada, não, senhô...

— Pequeno ordenado, repito, uns seis mil-réis: mas é de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales muito mais que uma galinha.

— Eu vaio um galo, sim, senhô.

— Justamente. Pois seis mil-réis. No fim de um ano, se andares bem, conta com oito. Oito ou sete.

Pancrácio aceitou tudo: aceitou até um peteleco que lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco, sendo um impulso natural, não podia anular o direito civil adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de mau humor; eram dois estados naturais, quase divinos.

Tudo compreendeu o meu bom Pancrácio: daí para cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas, e chamo-lhe besta quando lhe não chamo filho do diabo; cousas todas que ele recebe humildemente e (Deus me perdoe!) creio que até alegre. [...]

Crônica da abolição

MACHADO DE ASSIS

http://portal.mec.gov.brVocabulário:1“après coup”: depois do golpe2“post factum”: depois do fato3“coupe do milieu”: o autor utiliza uma expressão inexistente em francês para mostrar a ignorância do personagem

5

10

15

20

25

4

30

35

Page 56: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa Instrumental com Redação

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Poucos dias após a Abolição da Escravatura, o escritor Machado de Assis publicou nos jornais essa crônica, na verdade um pequeno conto irônico. A ironia é uma forma de relativizar uma posição, mostrando-a sob outra perspectiva.

Identifique o alvo da ironia de Machado de Assis e demonstre por que a contratação de Pancrácio como assalariado faz parte dessa ironia.

04Questão

— Um ordenado pequeno, mas que há de crescer. Tudo cresce neste mundo: tu cresceste imensamente. Quando nasceste eras um pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto que eu. (l. 24-25)

A fala do senhor de Pancrácio deseja convencer e persuadir seu interlocutor. O argumento apresentado, entretanto, é intencionalmente falho, isto é, configura uma falácia.

Explique em que consiste esta falácia.

05Questão

Page 57: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa Instrumental com Redação

6

Redação

Proposta de redaçãoA gravura acima, chamada “Relatividade”, é de autoria do artista holandês M. C. Escher. Ela combina, numa mesma imagem, várias maneiras de perceber o espaço. Na realidade, não se podem perceber ao mesmo tempo todas as possíveis visões de um acontecimento; é preciso, junto com o artista, fazer um esforço para imaginar outras perspectivas, ou as perspectivas dos outros.

Recorrendo aos textos desta prova e à imagem, demonstre, em uma dissertação de 20 a 30 linhas, a necessidade de que todos compreendam perspectivas diferentes das suas próprias para se conviver melhor.

Utilize o registro padrão da língua e estrutura argumentativa completa. Atribua um título ao seu texto.

M. C. ESCHER

www.mcescher.com

Page 58: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

8

Rascunho

Page 59: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

LPI - Redação

PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

Uma das possibilidades:

• Então não há verdade absoluta?

• Vale o everything goes de alguns pós-modernos?

• Quer dizer, o “vale tudo”? Não é o vale tudo. 1

Segundo o autor, há uma regra básica que se contrapõe ao vale tudo: é preciso manter relações

com os outros e respeitá-los em sua diferença.

Uma das relações e uma das respectivas reescrituras:

• Causa

– Eles não podem ser pensados independentemente uns dos outros visto que todos são

portadores da mesma humanidade.

– Eles não podem ser pensados independentemente um dos outros já que todos são portadores

da mesma humanidade.

Como todos são portadores da mesma humanidade, eles não podem ser pensados

independentemente uns dos outros.

2

• Explicação

– Eles não podem ser pensados independentemente um dos outros, pois todos são portadores da

mesma humanidade.

3

O parágrafo reforça a idéia central da argumentação do autor por meio da exemplificação com

elementos históricos.

A existência de hipócritas dentre os que defendiam a abolição da escravatura.

4 A contratação de Pancrácio como assalariado na verdade o mantém sob o domínio e a

exploração do seu antigo dono, agora patrão.

5 O personagem faz uma comparação indevida, associando o crescimento do salário ao

crescimento biológico de um ser humano.

Page 60: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Língua Portuguesa / Literatura Brasleira

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 61: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

2

5

10

15

20

30

40

45

25

35

50

Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covoão1 em trecho de matas, terra preta, pé de serra. Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha. De uma, nunca pôde se esquecer: alguém, que já estivera no Mutum, tinha dito: – “É um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e lá chove sempre...”

Mas sua mãe, que era linda e com cabelos pretos e compridos, se doía de tristeza de ter de viver ali. Queixava-se, principalmente nos demorados meses chuvosos, quando carregava o tempo, tudo tão sozinho, tão escuro, o ar ali era mais escuro; ou, mesmo na estiagem, qualquer dia, de tardinha, na hora do sol entrar. – “Oê, ah, o triste recanto...” – ela exclamava. Mesmo assim, enquanto esteve fora, só com o Tio Terêz, Miguilim padeceu tanta saudade, de todos e de tudo, que às vezes nem conseguia chorar, e ficava sufocado. E foi descobrir, por si,

que, umedecendo as ventas com um tico de cuspe, aquela aflição um pouco aliviava. Daí, pedia ao Tio Terêz que molhasse para ele o lenço; e Tio Terêz, quando davam com um riacho, um minadouro2 ou um poço de grota, sem se apear do cavalo abaixava o copo de chifre, na ponta de uma correntinha, e subia um punhado d’água. Mas quase sempre eram secos os caminhos, nas chapadas, então Tio Terêz tinha uma cabacinha que vinha cheia, essa dava para quatro sedes; uma cabacinha entrelaçada com cipós, que era tão formosa. – “É para beber, Miguilim...” – Tio Terêz dizia, caçoando. Mas Miguilim ria também e preferia não beber a sua parte, deixava-a para empapar o lenço e refrescar o nariz, na hora do arrocho. Gostava do Tio Terêz, irmão de seu pai.

Quando voltou para casa, seu maior pensamento era que tinha a boa notícia para dar à mãe: o que o homem tinha falado – que o Mutum era lugar bonito... A mãe, quando ouvisse essa certeza, havia de se alegrar, ficava consolada. Era um presente; e a idéia de poder trazê-lo desse jeito de cor, como uma salvação, deixava-o febril até nas pernas. Tão grave, grande, que nem o quis dizer à mãe na presença dos outros, mas insofria por ter de esperar; e, assim que pôde estar com ela só, abraçou-se a seu pescoço e contou-lhe, estremecido, aquela revelação.

GUIMARÃES ROSAManuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Campo geral

Nestas páginas, estão presentes escritores de tempos e estilos diversos, com textos que nos convidam a desentranhar as “mil riquezas” e as formas apuradas da linguagem que neles se encontram. Cada um representa, a seu modo, a língua e a literatura brasileiras.

Vocabulário:1 covoão – baixada estreita e profunda2 minadouro – olho d’água, quase sempre nascente de um córrego ou de um ribeirão

TEXTO I

Page 62: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Guimarães Rosa se caracteriza pela linguagem instigante que encanta e desconcerta, permitindo ao leitor familiarizar-se com o potencial criativo da Língua Portuguesa.

Observe o fragmento do texto:

Tão grave, grande, que nem o quis dizer à mãe na presença dos outros, mas insofria por ter de esperar; (l. 49-51)

Aponte o significado do prefixo da palavra sublinhada e explicite, em uma frase completa, o sentido dessa palavra.

01Questão

Rascunho

Page 63: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

4

e Tio Terêz, quando davam com um riacho, um minadouro ou um poço de grota, sem se apear do cavalo abaixava o copo de chifre, na ponta de uma correntinha, e subia um punhado d’água. Mas quase sempre eram secos os caminhos, nas chapadas, então Tio Terêz tinha uma cabacinha que vinha cheia, essa dava para quatro sedes; uma cabacinha entrelaçada com cipós, que era tão formosa. (l. 30-38)

Quando voltou para casa, seu maior pensamento era que tinha a boa notícia para dar à mãe: o que o homem tinha falado – que o Mutum era lugar bonito... (l. 43-46)

Identifique o foco narrativo do texto de Guimarães Rosa. Em seguida, indique três recursos lingüísticos empregados pelo narrador, nos fragmentos acima, para aproximar-se do universo infantil.

02Questão

Rascunho

Page 64: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A repetição pode expressar diferentes intenções estilísticas, conforme se observa nos fragmentos abaixo.

Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome (l. 1-4)

É um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, (l. 14-15)

Explicite o sentido de cada um dos pares sublinhados.

03Questão

Rascunho

Page 65: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

6

A noite, límpida e calma, tinha sucedido a uma tarde de pavorosa tormenta, nas profundas e vastas florestas que bordam as margens do Paranaíba, nos limites entre as províncias de Minas e de Goiás.

Eu viajava por esses lugares, e acabava de chegar ao porto, ou recebedoria, que há entre as duas províncias. Antes de entrar na mata, a tempestade tinha me surpreendido nas vastas e risonhas campinas que se estendem até a pequena cidade de Catalão, donde eu havia partido.

Seriam nove a dez horas da noite; junto a um fogo aceso defronte da porta da pequena casa da recebedoria, estava eu, com mais algumas pessoas, aquecendo os membros resfriados pelo terrível banho que a meu pesar tomara. A alguns passos de nós se desdobrava o largo veio do rio, refletindo em uma chispa retorcida, como uma serpente de fogo, o clarão avermelhado da fogueira. Por trás de nós estavam os cercados e as casinhas dos poucos habitantes desse lugar, e, por trás dessas casinhas, estendiam-se as florestas sem fim.

No meio do silêncio geral e profundo sobressaía o rugido monótono de uma cachoeira próxima, que

ora estrugia1 como se estivesse a alguns passos de distância, ora quase se esvaecia2 em abafados murmúrios, conforme o correr da viração.

No sertão, ao cair da noite, todos tratam de dormir, como os passarinhos. As trevas e o silêncio são sagrados ao sono, que é o silêncio da alma.

Só o homem nas grandes cidades, o tigre nas florestas, o mocho3 nas ruínas, as estrelas no céu e o gênio na solidão do gabinete costumam velar nessas horas que a natureza consagra ao repouso.

Entretanto, eu e meus companheiros, sem pertencer a nenhuma dessas classes, por uma exceção de regra estávamos acordados a essas horas.

Meus companheiros eram bons e robustos caboclos, dessa raça semi-selvática e nômade, de origem dúbia entre o indígena e o africano, que vagueia pelas infindas florestas que correm ao longo do Paranaíba, e cujos nomes, decerto, não se acham inscritos nos assentos das freguesias, e nem figuram nas estatísticas que dão ao império... não sei quantos milhões de habitantes.

5

10

15

20

25

BERNARDO GUIMARÃESTUFANO, Douglas (org.) Antologia do conto brasileiro. Do Romantismo ao

Modernismo. São Paulo: Moderna, 2005.

A dança dos ossos

Vocabulário:1 estrugia – vibrava fortemente2 esvaecia – desfalecia3 mocho – coruja

TEXTO II

30

35

40

Page 66: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

No texto II, Bernardo Guimarães emprega diferentes figuras de linguagem.

Observe o fragmento:

No sertão, ao cair da noite, todos tratam de dormir, como os passarinhos. As trevas e o silêncio são sagrados ao sono, que é o silêncio da alma. (l. 26-28)

Retire desse fragmento uma figura de linguagem, nomeando-a. Explique também a relação entre o emprego dessa figura e a estética romântica.

04Questão

Rascunho

Page 67: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

8

Só o homem nas grandes cidades, o tigre nas florestas, o mocho nas ruínas, as estrelas no céu e o gênio na solidão do gabinete costumam velar nessas horas que a natureza consagra ao repouso. (l. 29-32)

Classifique sintaticamente a segunda oração do período acima. Em seguida, substitua essa oração por outra de sentido correspondente, sem conectivo, preservando sua estrutura inicial.

05Questão

Rascunho

Page 68: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Infância

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

– Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADEPoesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

5

10

15

20

TEXTO III

Page 69: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

10

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom. (v. 7-12)

Identifique, na estrofe acima, dois traços característicos da estética modernista, um relacionado à linguagem e outro à forma do poema. Cite também um exemplo para cada um desses traços.

06Questão

Rascunho

Page 70: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu (v. 7-8)

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda. (v. 18-19)

Classifique gramaticalmente as palavras sublinhadas e aponte a diferença de sentido entre elas.

07Questão

Rascunho

Page 71: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

12

No poema, Drummond emprega o pretérito imperfeito para lembrar fatos de sua infância.

Aponte a característica semântica desse tempo verbal que o torna adequado para recordar fatos. Em seguida, explique o valor semântico do presente do indicativo no sexto verso.08

Questão

Rascunho

Page 72: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

13Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O dia abriu seu pára-sol bordado

O dia abriu seu pára-sol bordado

De nuvens e de verde ramaria.

E estava até um fumo, que subia,

Mi-nu-ci-o-sa-men-te desenhado.

Depois surgiu, no céu azul arqueado,

A Lua – a Lua! – em pleno meio-dia.

Na rua, um menininho que seguia

Parou, ficou a olhá-la admirado...

Pus meus sapatos na janela alta,

Sobre o rebordo... Céu é que lhes falta

Pra suportarem a existência rude!

E eles sonham, imóveis, deslumbrados,

Que são dois velhos barcos, encalhados

Sobre a margem tranqüila de um açude..

MARIO QUINTANAProsa e verso. Porto Alegre: Globo, 1978.

5

10

TEXTO IV

Page 73: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

14

Há no poema de Mario Quintana um mesmo sinal de pontuação – o ponto de exclamação – que aparece em versos diferentes e com sentidos distintos.

Explicite o valor semântico atribuído a esse sinal em cada um dos versos.09Questão

Rascunho

Page 74: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira

15Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O autor utilizou nesse poema recursos formais da poesia tradicional e a eles incorporou traços característicos da linguagem modernista.

Considerando a estrutura do poema, identifique dois aspectos formais da poesia tradicional e aponte uma característica da linguagem modernista e seu respectivo exemplo.

10Questão

Rascunho

Page 75: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

LP - LB

PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

1

movimento para dentro

Uma das possibilidades:

• O menino sofria por dentro.

• O menino não dava sinais aparentes do seu sofrimento.

• O menino não queria demonstrar à mãe seu sofrimento.

2

foco em terceira pessoa

Recursos:

• uso de palavras no diminutivo

• uso da palavra Tio antes do nome próprio Terêz

• fala simples, desordenada, própria da criança

3

A primeira expressão, longe, longe, dá a idéia de grande distância, muito longe, e a segunda

expressão, morro e morro, dá a idéia de lugar cercado de morros, morros ao redor, no meio de

morros.

é o silêncio da alma: metáfora

4 Essa figura de linguagem expressa uma visão particular da natureza e do mundo, de acordo com a

ênfase na subjetividade do Romantismo.

Classificação: subordinada adjetiva restritiva. 5

Oração: consagradas ao repouso pela natureza.

Um dos traços relacionados à linguagem e respectivo exemplo:

• ausência de pontuação:

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

• frases nominais:

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

• linguagem coloquial:

que nem 6

Um dos traços relacionados à forma do poema e respectivo exemplo:

• versos livres / versos sem métrica regular:

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

• aproximação entre a poesia e a prosa:

No meio dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Longes: substantivo comum

Longe: advérbio de lugar

Longes: tempos distantes 7

Longe: espacialmente distante, longínquo, afastado

Repetição de fatos habituais. 8

A história de Robinson Crusoé não termina nunca.

1ª ocorrência: surpresa, perplexidade 9

2ª ocorrência: lástima, pesar

Page 76: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

LP - LB

Dois dos aspectos:

• emprego da rima

• emprego do soneto

• emprego de versos metrificados

10 Uma das características e respectivo exemplo:

• Uso da linguagem coloquial

– pára-sol, fumo, pra

• Uso na linguagem escrita da linguagem oral

– Mi-nu-ci-o-sa-men-te

Page 77: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com vinte e quatro páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de cada uma das seguintes Línguas Estrangeiras: Espanhol, da página 2 à página 8;

Francês, da página 9 à página 15;

Inglês, da página 16 à página 22.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Neste caderno, faça apenas a prova de Língua Estrangeira que corresponde à opção feita no momento da inscrição (Espanhol, Francês ou Inglês).

6. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Língua Estrangeira (Espanhol / Francês / Inglês)

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 78: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

2

Espanhol

El milagro de P. Ibáñez

AS QUESTÕES DEVERÃO SER RESPONDIDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA. A LÍNGUA ESTRANGEIRA SÓ DEVERÁ SER UTILIZADA QUANDO O ENUNCIADO O EXIGIR.

JOSÉ LUIS HURTADO

Adaptado de www.miradas.net

Nota:1Francisco Quevedo y Mariano Larra: dos de los más importantes escritores en la historia de la literatura española.

Puede parecer una exageración, que para mí no lo es, decir que Francisco Ibáñez en los últimos años del siglo XX y primeros del presente, a través de una obra extensa y simplemente no lo suficientemente valorada (al menos en lo que debería), se ha convertido en el gran cronista de la casposa realidad española, siguiendo la estela de personajes tan ilustres en el tiempo como Quevedo o Larra1. Y quizás ese no lo suficiente reconocido prestigio se deba a la dificultad de que, en Europa, el cómic (que no en los USA) se siga considerando como algo menor, sin importancia, o ya saben... “para críos”.

Ibáñez ha elegido la viñeta, no la pluma, para situarse a la altura de los grandes narradores de la exageración humana y ha creado dos de los personajes más famosos del cómic internacional, (que a veces hay que salir fuera para darse cuenta de ello).

Cuando se retrata la exageración, cuando se habla o se narra, para dotar de comicidad una aventura, uno corre el riesgo de ser superado por la realidad, y a resultas de todo, eso es lo que le ha pasado a Ibáñez, que, de retratar la exageración para regalar sonrisas, se ha acabado convirtiendo en un espejo social, impoluto e incorruptible. “Mortadelo y Filemón”, dos encantadores inútiles con un alma más que infantil, fundadores de una agencia de información de inclasificable cometido y más bien nula actividad, acabaron convertidos en agentes de un gobierno, de castañuelas y pandereta, que, año tras año, se ha ido pareciendo más y más al de nuestra nación o viceversa.

Así sucedió en el que para mí es el mejor y más preciado

5

10

15

20

25

35

40

45

50

documento escrito sobre un año (1982) y un evento, “En marcha el mundial 82”, en donde se contaba con algo de exageración, pero fidelidad en lo esencial: las inauguraciones, proyectos y grasas varias que surgieron en nuestro país, ante tal acontecimiento.

Ahí ha estado toda la mala leche de Ibáñez. Una de sus constantes siempre ha sido la completa irreverencia hacia todo tipo de instituciones y personajes y la continua presentación de los dirigentes y gobiernos como entes ridículos, incompetentes y atolondradamente avariciosos.

Pero no sólo a los poderosos, o a los jefes como “El Súper”, presentado como el típico burócrata franquista, apoltronado en su cargo; sino a los científicos, siempre terriblemente peligrosos, descontrolados y obsesionados por el progreso del hombre, incluso a costa del hombre, como el Profesor Bacterio. Los álbumes de “Mortadelo y Filemón”, sin nada que envidiar a los de “Astérix y Obélix”, parten de un universo propio (en el caso de Astérix veintitantos siglos antes de la época actual), para demostrar que la realidad que nos rodea en nuestras vidas y en el día a día ciertamente parece sacada de un tebeo, porque así estamos todos de locos, y así es la locura del ser humano. En este sentido, quizás Ibáñez sea de los pocos que pueden pararse y mirar alrededor y darse cuenta de que nuestras cosas, nuestros mundiales, olimpiadas, grandes eventos, pequeñas miserias, ambiciones, sobornos, trapicheos y demás miserias son del todo ridículas y dignas del mejor de los chistes.

30

55

60

TEXTO I

Page 79: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Espanhol

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Hurtado estabelece um vínculo entre Ibáñez e os escritores espanhóis Quevedo e Larra, mas também os distingue quanto à forma de elaborar suas produções.

Explicite a finalidade de se estabelecer essa aproximação e aponte a diferença entre os trabalhos de Ibáñez e dos escritores citados.

01Questão

O autor do texto procura ser cauteloso em algumas de suas afirmações. Esse cuidado se percebe no emprego de termos e expressões presentes no primeiro parágrafo.

Retire, em espanhol, quatro desses elementos que tornam o texto menos categórico. 02Questão

Page 80: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Espanhol

4

Em El milagro de P. Ibáñez, determinados termos fazem referência a elementos internos e externos ao texto.

Observe os fragmentos abaixo:

para mí no lo es, (l. 1)

(que a veces hay que salir fuera para darse cuenta de ello). (l. 16-17)

se ha ido pareciendo más y más al de nuestra nación o viceversa. (l. 29-30)

Identifique a que se referem os termos sublinhados.

03Questão

Ibáñez usa o exagero como recurso para criar seus personagens e situações.

Indique dois efeitos desse uso e retire, em espanhol, o fragmento que comprova que um desses efeitos não foi intencional.04

Questão

Page 81: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Espanhol

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Hurtado deixa clara sua preferência por uma das histórias de Mortadelo y Filemón.

Identifique essa história e explique a razão da preferência. 05Questão

06Questão O autor discorda do que se diz a respeito das histórias em quadrinhos e expõe seu ponto de vista

acerca da obra de Paco Ibáñez.

Formule uma frase que resuma a opinião de Hurtado sobre as histórias em quadrinhos e retire, em espanhol, um fragmento que contenha a visão do autor sobre Ibáñez.

Page 82: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Espanhol

6

IBAÑEZ

Adaptado de Ediciones B. SA, 1990.

TEXTO II

O autor do texto estabelece diferenças entre os quadrinhos de Ibáñez e outros produzidos em diferentes países.

Explicite a diferença apresentada pelo autor entre os quadrinhos na Europa e nos EUA e entre as histórias de Mortadelo y Filemón e de Astérix y Obélix.

07Questão

Page 83: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Espanhol

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A história em quadrinhos Rue del Percebe, 13, de P. Ibáñez, retrata o cotidiano de vários moradores e profissionais que vivem e trabalham em um mesmo edifício.

Em relação ao quadro número 3, explique por que o profissional não pode curar a paciente. Em seguida, deduza a profissão desse senhor.

08Questão

A zeladora, no quadro número 6, relata uma mudança de atitude dos condôminos do prédio.

Indique essa mudança de atitude e explique o fato que a motivou. 09Questão

Page 84: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Espanhol

8

Neste fragmento, ainda que a senhora trate de modo formal e cordial o seu interlocutor, percebe-se que sua fala expressa uma preocupação.

Explicite a causa da preocupação da senhora. Em seguida, retire, em espanhol, as duas formas que indicam formalidade e cortesia, respectivamente.

10Questão

Page 85: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

ÉditeursDeBD.com

AS QUESTÕES DEVERÃO SER RESPONDIDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA. A LÍNGUA ESTRANGEIRA SÓ DEVERÁ SER UTILIZADA QUANDO O ENUNCIADO O EXIGIR.

YANNICK LEJEUNE

www.zoolemag.com

Dans Réinventer la bande dessinée, Scott McCloud, grand théoricien du 9e art, prédisait l’avènement de la BD en ligne en observant l’évolution des jeux vidéos. À l’époque, les idées de ce visionnaire avaient fortement été contestées par la communauté bédéphile, très attachée au papier. Huit ans plus tard, force est de constater que l’auteur était dans le vrai. Haut débit et écrans larges, tout concourt à ce que les jeunes passent plus de temps connectés sur le web qu’à lire ou regarder la télé. Pour les éditeurs qui souhaitent faire découvrir leur offre à cette “génération Internet”, le Net est donc devenu le nouvel eldorado…

Aux États-Unis, le comics doit trouver de nouvelles manières d’aller à la rencontre des jeunes. En novembre 2007, la maison d’édition Marvel a lancé une opération d’envergure. En proposant plus de 2500 albums en ligne moyennant un abonnement mensuel de 9,99 $ (ou 59,88 $ par an), les propriétaires de Wolverine et des 4 Fantastiques ont rendu leurs héros accessibles d’un simple clic.

Les BD, proposées en haute-définition, sont diffusées à l’aide d’une visionneuse qui permet de tourner les pages, de zoomer sur les dessins et de faire défiler les planches case par case. Le but: aller à la rencontre des jeunes là où ils sont, comme cherche à le faire l’industrie du disque. Afin d’amener les lecteurs à essayer, plus de 200 numéros ont d’ailleurs été mis en ligne gratuitement. Cette publication en ligne ne vise d’ailleurs pas qu’au développement des ventes, elle cherche également à les maintenir en combattant

5

10

15

20

25

35

40

45

50

le piratage. Aux États-Unis, les meilleurs comics sont scannés et publiés sur les réseaux peer-to-peer dans les 48 heures qui suivent leur sortie. Le seul moyen de contrer ce circuit parallèle est de proposer aux fans une offre légale, disponible 24 heures sur 24, et surtout de bien meilleure qualité puisque numérisée depuis les planches originales. Afin de préserver la distribution des versions papier, la mise en ligne des séries est prévue pour être décalée de six mois par rapport à la publication en librairie. On peut se demander si les pirates attendront...

Et la France dans tout cela?

Les Humanoïdes Associés ont lancé le format VidéoBD qui repropose, par exemple, le premier tome de la série Megalex de Jodorowski et Beltran sous forme de film, avec voix et bruitages, lisible sur ordinateur, iPod ou encore sur téléphones portables.

Plus intéressant et plus ambitieux, Foolstrip vise à devenir la première grande maison d’édition en ligne. Avec ses quatre premières séries, L’Esprit d’aventure, d’Hervé Créach, Mademoiselle Blok, d’Evangelista Cordeiro, Mon Chat et moi, de Kek, et Le Blog, de Franquin de Turalo et Piak, cette jeune structure souhaite montrer qu’une nouvelle forme de BD est possible sur le web. Tout comme dans la bande dessinée papier, les auteurs sont rémunérés par une avance sur droits, celle-ci étant tout à fait comparable à celle d’autres éditeurs indépendants. Ce qui change c’est le modèle financier de Foolstrip: l’argent vient d’un système de produits dérivés et de publicités.

30

55

TEXTO I

Francês

Page 86: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Francês

10

01Questão

Pour les éditeurs qui souhaitent faire découvrir leur offre à cette “génération Internet”, le Net est donc devenu le nouvel eldorado... (l. 10-12)

Explique a metáfora le nouvel eldorado utilizada pelo autor.02Questão

Além de chamar Scott McCloud de grande teórico dos quadrinhos, o autor emprega um outro termo para defini-lo.

Cite esse outro termo e justifique seu emprego.

Page 87: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Francês

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

A editora Marvel criou uma nova opção de acesso às histórias em quadrinhos.

Descreva essa novidade e aponte a estratégia usada pela editora com o objetivo de atrair os leitores para seu novo produto.03

Questão

O autor apresenta uma sugestão que, além de permitir o combate à pirataria, oferece uma outra vantagem.

Indique essa sugestão e a vantagem decorrente de sua aplicação.04Questão

Page 88: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Francês

12

On peut se demander si les pirates attendront… (l. 40-41)

Nesse trecho, o autor utiliza a ironia para destacar o aspecto improdutivo de um procedimento editorial.

Indique esse procedimento e explique em que consiste a ironia.

05Questão

As editoras Marvel e Humanoïdes Associés propõem novos formatos de histórias em quadrinhos para o computador.

Estabeleça a diferença existente entre esses formatos. 06Questão

Page 89: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Francês

13Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O texto menciona o modelo de remuneração autoral e a forma de captação de recursos da editora Foolstrip.

Identifique a semelhança e a diferença desses aspectos em relação às edições impressas.07Questão

http://multimedia.fnac.com

TEXTO II

Page 90: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Francês

14

O personagem adulto fala de um momento passado que as crianças não viveram.

Aponte o tempo verbal empregado para se referir a esse momento e três elementos que caracterizam as condições da natureza dessa época.08

Questão

09Questão Nos cinco primeiros quadrinhos, as crianças têm diferentes reações diante do que lhes conta o

adulto.

Cite, em francês, uma resposta que expressa a total incompreensão do que lhes é dito e duas outras em que as crianças fazem uma associação entre o que ouvem e a própria realidade.

Page 91: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Francês

15Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Os personagens infantis são representados parcialmente e de costas, aparecendo de corpo inteiro e de frente apenas ao final.

Explique o impacto provocado pela última imagem.10Questão

Page 92: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

16

Comics as an American art form

www.askart.com

Whether in the Sunday paper or in a critically acclaimed graphic novel, comics have become a distinctive American art form. Comic strips, comic books, and the characters that people them, are reflections of the country’s culture from the end of the 19th century to the present.

In the late 1800s, many conditions seemed ripe for the arrival of a new form of communication that was neither merely literature nor merely graphic art. New and more advanced printing presses were allowing newspapers to print more copies, better and faster, making it possible to easily reach an ever-increasing public. Also at that time, the enormous influx of new immigrants from eastern and southern Europe, with little or no knowledge of the English language, gave the medium of visual communication a steady audience.

The new cultural form was characterized by narrative told in a sequence of pictures, with continuing casts of characters, and dialogue or text within the picture frame. At this point, a new distinction was created that separates most comic strips from the pictorial narratives of previous centuries. Comic strips were designed to compel the eye to travel forward from panel to panel, whereas earlier drawings were static and mainly served as illustrations for text. This new, kinetic, dimension of American comic art was a major departure from the cartoons created at that time in other parts of the world. Many experts designate the “birthdate” of American comics as 1895, when the Yellow Kid first appeared.

Among the many comics artists, one of the earliest was Richard Outcault (1863-1928), who created

5

10

15

20

25

35

40

45

50

two of the field’s important characters, the Yellow Kid (1895) and Buster Brown (1902), and pioneered the development of the Sunday funnies and the merchandising of comics’ characters. Using his childhood insecurities and failures as material, Charles Schulz (1922-2000) was the writer and artist of the incomparable Peanuts, which became the most widely read comic strip in the world, inspiring animated cartoons, toys, and reprint books.

Gary Trudeau’s (1948- ) Doonesbury made him the most prominent cartoonist-commentator on the political scene during the 1970s, bringing him the 1975 Pulitzer Prize, the first ever awarded for a comic strip. Calvin and Hobbes is written and drawn by former political cartoonist Bill Watterson (1958- ), who is known for having his characters, a manic six-year-old and a level-headed tiger, make abrupt mid-strip shifts from fantasy to reality, and from one character’s viewpoint to another.

In the approximately 110 year-long-life of comics, they have encompassed every aspect of American life, from the down-to-earth to the esoteric. Today, due to cutbacks on space for continuity strips in newspapers, artists no longer have as much size available to include extensive detail in their work and comics have become less popular with newspaper readers. The impact that the arrival of the computer age will have on comic artistry remains to be seen. Clearly, animation of cartoon characters is making a comeback in movies and on digital entertainment websites. Fans of “the funnies” will be waiting to see.

30

55

60

www.bpib.com

AS QUESTÕES DEVERÃO SER RESPONDIDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA. A LÍNGUA ESTRANGEIRA SÓ DEVERÁ SER UTILIZADA QUANDO O ENUNCIADO O EXIGIR.

TEXTO I

Inglês

Page 93: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Inglês

17Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

01Questão Ao longo do texto, faz-se referência tanto a momentos do passado quanto ao futuro.

Para cada uma dessas referências temporais, indique o propósito do autor.

02Questão Segundo o autor, duas situações foram fundamentais para o reconhecimento dos quadrinhos como

manifestação artística.

Explicite cada uma dessas situações e o seu respectivo efeito.

Page 94: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Inglês

18

03Questão No terceiro parágrafo, apresenta-se uma distinção entre dois tipos de arte visual.

Identifique-os e explique a diferença existente entre eles.

04Questão Observe os fragmentos:

In the late 1800s, many conditions seemed ripe for the arrival of a new form of communication that was neither merely literature nor merely graphic art. (l. 7-9)

Many experts designate the “birthdate” of American comics as 1895, when the Yellow Kid first appeared. (l. 29-31)

one of the earliest was Richard Outcault (1863-1928), who created two of the field’s important characters, the Yellow Kid (1895) and Buster Brown (1902), (l. 32-35)

bringing him the 1975 Pulitzer Prize, the first ever awarded for a comic strip. (l. 45-47)

Aponte os fatos que ocorreram nos anos sublinhados.

Page 95: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Inglês

19Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

05 Questão De acordo com o texto, Bill Watterson desenvolve temas em comum com outros dois cartunistas.

Indique os dois temas abordados por Bill Watterson e relacione-os com os autores que também os exploram.

06 Questão Observe os fragmentos:

Charles Schulz (1922-2000) was the writer and artist of the incomparable Peanuts, (l. 39-40)

In the approximately 110 year-long-life of comics, they have encompassed every aspect of American life, (l. 53-55)

Justifique o emprego das formas verbais sublinhadas. A seguir, retire do texto, em inglês, outro exemplo para cada uma das noções temporais expressas por essas formas.

Page 96: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Inglês

20

07Questão Segundo o ponto de vista do autor, os quadrinhos não são mais tão populares entre leitores de jornais.

Explique como vem sendo renovado o interesse pelos quadrinhos, citando seus recentes meios de veiculação.

http://images.google.com.br

TEXTO I I

Page 97: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Inglês

21Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

08Questão

Identifique os recursos gráficos que expressam a indignação na fala de Calvin no quadrinho acima. Em seguida, explique o motivo dessa indignação.

09Questão Após a leitura do último quadrinho, percebe-se que há uma discrepância entre a lição aprendida

por Calvin e aquela desejada por sua mãe.

Explicite as duas lições.

Page 98: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Inglês

22

Além dos elementos visuais e verbais no texto II, considere o fragmento abaixo, retirado do texto I:

Calvin and Hobbes is written and drawn by former political cartoonist Bill Watterson (1958- ), who is known for having his characters, a manic six-year-old and a level-headed tiger, make abrupt mid-strip shifts from fantasy to reality, and from one character’s viewpoint to another. (l. 47-52)

Cite as duas características do trabalho de Bill Watterson e explique como elas estão representadas nos quadros 8 e 9 do texto II.

10Questão

Page 99: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Espanhol PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

1

Valorizar a obra de Ibáñez.

Quevedo e Larra utilizavam apenas o texto verbal (a caneta), enquanto Ibáñez utiliza o texto verbal e

o não verbal (o quadrinho).

2

puede parecer

debería

quizás

se deba

parecer um exagero

sair da Espanha

Ibáñez criou dois dos personagens mais famosos no mundo dos quadrinhos 3

Hurtado e os demais espanhóis

Efeitos: ridicularização da sociedade espanhola e crítica da sociedade espanhola. 4

se ha acabado convirtiendo en un espejo social, impoluto e incorruptible.

5

En marcha el mundial 82

Para Hurtado, Ibáñez representa com fidelidade os diversos acontecimentos do evento ocorrido em

1982.

As histórias em quadrinhos não são algo menor e sem importância nem são feitas

exclusivamente para crianças. 6

se ha convertido en el gran cronista de la casposa realidad española,

Na Europa as histórias em quadrinhos não são valorizadas, enquanto nos EUA elas são prestigiadas.

7 As histórias de Mortadelo y Filemón partem de uma época atual, enquanto as de Astérix y Obélix, de

uma sociedade antiga.

8 Ele não pode curar a paciente porque sua dor se localiza na parte humana.

Profissão: veterinário.

Uma das indicações:

• deixar de usar o elevador

• passar a subir a pé 9

O elevador pintado de preto com o desenho da caveira com ossos que simboliza a morte.

10 O homem tem a aparência de alguém que não tem dinheiro suficiente para pagar o aluguel.

Formas: usted e podría.

Page 100: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Francês

PADRÃO DE RESPOSTAS (VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

visionário

1 Aquele que antecipa o futuro, prevendo que a história em quadrinhos se desenvolveria na

internet.

2 O eldorado remete à idéia de riqueza, de abundância e, no texto, trata-se da possibilidade de

lucros para os editores, com as histórias em quadrinhos na internet.

Criação de um sistema de assinatura mensal ou anual a baixo custo que permite a leitura de

2.500 álbuns de histórias em quadrinhos. 3

Disponibilizar gratuitamente a leitura de mais de 200 álbuns.

4 Digitalizar e disponibilizar legalmente on line as histórias em quadrinhos.

Melhor qualidade da reprodução das histórias em quadrinhos.

Disponibilização on line das histórias em quadrinhos seis meses após a versão impressa.

5 Como, em geral, as histórias em quadrinhos são escaneadas e colocadas on line ilegalmente

logo após a publicação, o autor destaca o aspecto improdutivo desse procedimento: é provável

que os piratas não esperem todo esse tempo.

O modelo da Marvel disponibiliza os recursos de zoom e de leitura quadrinho a quadrinho.

6 O formato VidéoBD, dos Humanoïdes Associés, apresenta a história em quadrinhos em filme

com vozes e ruídos.

Os autores das histórias em quadrinhos on line também recebem um adiantamento dos direitos

autorais. 7

O financiamento desse pagamento vem dos produtos derivados das histórias em quadrinhos e

das publicidades.

imperfeito

8

Três dos elementos:

• água e peixes no mar

• transparência da água dos rios

• céu azul

• folhas nas árvores

• crianças com dois braços

Des quoi?

9 Duas das respostas:

• À la place du mazout? • Et on voyait à travers, alors? • Le ciel, c’est brun.

10 Não se espera uma mudança tão radical da natureza, ou seja, crianças com quatro braços e três

olhos.

Page 101: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Inglês

PADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR DE CADA QUESTÃO = 2 PONTOS)

Questão Resposta

Passado: descrever o histórico dos quadrinhos para demonstrar sua evolução através dos anos. 1

Futuro: questionar o futuro dos quadrinhos com a chegada da internet.

Situação: melhor qualidade e maior rapidez no processo de impressão dos jornais.

Efeito: jornais passam a atingir um número de leitores cada vez maior. 2

Situação: entrada nos EUA de imigrantes europeus, que não falavam bem o inglês.

Efeito: nova forma de comunicação visual ganha um público cativo.

3 Tipos: tirinhas e desenhos.

As tirinhas eram produzidas de modo que os olhos do leitor se movimentassem de um quadro para o

seguinte; já os desenhos eram estáticos e serviam como ilustrações de textos.

4

Final dos anos 1800: surgimento de uma nova forma de comunicação.

1895: nascimento dos quadrinhos americanos ou primeira edição de Yellow Kid.

1902: criação do personagem Buster Brown por Richard Outcault.

1975: premiação de Garry Trudeau ou concessão do Prêmio Pulitzer a um quadrinho pela primeira vez.

5

Tema e autor:

• Infância: Charles Schulz.

• Política: Gary Trudeau.

6

Justificativas e um dos respectivos exemplos:

• A forma was (passado simples) é empregada para indicar uma ação no passado.

– In the late 1800s, many conditions seemed ripe

– The new cultural form was characterized by narrative

– which became the most widely read comic strip in the world

• A forma have encompassed (presente perfeito) é empregada para indicar uma ação que se estende do

passado ao presente.

– comics have become a distinctive American art form

– comics have become less popular with newspaper readers

7 Com o surgimento de novas tecnologias, os quadrinhos passaram a ser apresentados em forma de animação

e são veiculados em filmes e websites de entretenimento.

8

Recursos: negrito na palavra eighteen e sinais de pontuação, como pontos de exclamação e de interrogação.

Para Calvin, não faz sentido ter de esperar até completar 18 anos para poder comprar cigarros porque com

essa idade ele já vai ter aprendido que fumar não faz bem.

9 Lição aprendida por Calvin: confiar nos pais pode fazer mal à saúde.

Lição desejada pela mãe: fumar faz mal à saúde.

10

Características e respectivas explicações:

• transição da fantasia para a realidade – a realidade está representada pelo tigre desenhado, no quadro 9,

como um bicho de pelúcia;

• mudança de ponto de vista de um personagem para outro – a fala do tigre, do quadro 8, reflete um ponto

de vista diferente daquele de Calvin acerca do ato de fumar.

Page 102: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Matemática.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Matemática

Exame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 103: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Admita dois números inteiros positivos, representados por a e b. Os restos das divisões de a e b por 8 são, respectivamente, 7 e 5.

Determine o resto da divisão do produto a.b por 8.01Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 104: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

4

Maurren Maggi foi a primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica de ouro na modalidade salto em distância. Em um treino, no qual saltou n vezes, a atleta obteve o seguinte desempenho:

– todos os saltos de ordem ímpar foram válidos e os de ordem par inválidos;

– o primeiro salto atingiu a marca de 7,04 m, o terceiro a marca de 7,07 m, e assim sucessivamente cada salto válido aumentou sua medida em 3 cm;

– o último salto foi de ordem ímpar e atingiu a marca de 7,22 m.

Calcule o valor de n.

02Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 105: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

03Considere a situação abaixo:

Em um salão há apenas 6 mulheres e 6 homens que sabem dançar. Calcule o número total de pares de pessoas de sexos opostos que podem ser formados para dançar.

Um estudante resolveu esse problema do seguinte modo:

A primeira pessoa do casal pode ser escolhida de 12 modos, pois ela pode ser homem ou mulher. Escolhida a primeira, a segunda pessoa só poderá ser escolhida de 6 modos, pois deve ser de sexo diferente da primeira. Há, portanto, 12 × 6 = 72 modos de formar um casal.

Essa solução está errada. Apresente a solução correta.

Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 106: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

6

A figura abaixo representa uma caixa, com a forma de um prisma triangular regular, contendo uma bola perfeitamente esférica que tangencia internamente as cinco faces do prisma.

Admitindo p = 3, determine o valor aproximado da porcentagem ocupada pelo volume da bola em relação ao volume da caixa.

04Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 107: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Observe a parábola de vértice V, gráfico da função quadrática definida por y = ax2 + bx + c, que corta o eixo das abscissas nos pontos A e B.

Calcule o valor numérico de D = b2 _ 4ac, sabendo que o triângulo ABV é equilátero.

05Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 108: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

8

Em uma folha de fórmica retangular ABCD, com 15 dm de comprimento AB por 10 dm de largura AD, um marceneiro traça dois segmentos de reta, AE e BD. No ponto F, onde o marceneiro pretende fixar um prego, ocorre a interseção desses segmentos.

A figura abaixo representa a folha de fórmica no primeiro quadrante de um sistema de eixos coordenados.

Considerando a medida do segmento EC igual a 5 dm, determine as coordenadas do ponto F.

06Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 109: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

( )Uma seqüência de três números não nulos (a, b, c) está em progressão harmônica se seus inversos , , , nesta ordem, formam uma progressão aritmética.

As raízes da equação a seguir, de incógnita x, estão em progressão harmônica.

x3 + mx2 + 15x _ 25 = 0

Considerando o conjunto dos números complexos, apresente todas as raízes dessa equação.

07Questão

desenvolvimento e resposta:

1

a

1

b

1

c

Page 110: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

10

Observe a curva AEFB desenhada abaixo.

Analise os passos seguidos em sua construção:

1º) traçar um semicírculo de diâmetro AB com centro C e raio 2 cm;

2º) traçar o segmento CD, perpendicular a AB, partindo do ponto C e encontrando o ponto D, pertencente ao arco AB;

3º) construir o arco circular AE, de raio AB e centro B, sendo E a interseção com o prolongamento do segmento BD, no sentido B para D;

4º) construir o arco circular BF, de raio AB e centro A, sendo F a interseção com o prolongamento do segmento AD, no sentido A para D;

5º) desenhar o arco circular EF com centro D e raio DE.

Determine o comprimento, em centímetros, da curva AEFB.

08Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 111: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Os baralhos comuns são compostos de 52 cartas divididas em quatro naipes, denominados copas, espadas, paus e ouros, com treze cartas distintas de cada um deles.

Observe a figura que mostra um desses baralhos, no qual as cartas representadas pelas letras A, J, Q e K são denominadas, respectivamente, ás, valete, dama e rei.

Uma criança rasgou algumas cartas desse baralho, e as n cartas restantes, não rasgadas, foram guardadas em uma caixa.

A tabela abaixo apresenta as probabilidades de retirar-se dessa caixa, ao acaso, as seguintes cartas:

Calcule o valor de n.

09Questão

desenvolvimento e resposta:

um rei

uma carta de copas

uma carta de copas ou rei

0,075

0,25

0,3

carta probabilidade

Page 112: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Matemática

12

CONSIDERE O TEOREMA E OS DADOS A SEGUIR PARA A SOLUÇÃO DESTA QUESTÃO.

10Questão

desenvolvimento e resposta:

a, b e c são três ângulos agudos, sendo tgb = 2 e tg(a + b + c) = .4

5

Calcule tg(a _ b + c).

p2

Se a, b e a + b são três ângulos diferentes de + kp, k∈, então

tg(a + b) = .tga + tgb

1 _ (tga)(tgb)

Page 113: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Matemática

PADRÃO DE RESPOSTAS

((((VALOR DE CADA QUESTÃVALOR DE CADA QUESTÃVALOR DE CADA QUESTÃVALOR DE CADA QUESTÃO O O O = 2 = 2 = 2 = 2 PONTOSPONTOSPONTOSPONTOS))))

Questão Resposta

1

Resto: 3

Em centímetros → 704, 707, 710, ..., 722

722 – 704 = 18 ⇒

18 ÷ 3 = 6 aumentos de 3 cm ⇒ 2

7 saltos de ordem ímpar com 6 de ordem par ⇒ n = 13 saltos

Há 6 possibilidades de se escolher uma mulher e, para cada uma dessas escolhas, existem

6 possibilidades de se escolher um homem. 3

Portanto, o número de maneiras distintas de se formar um casal é dado por 6 + 6 + 6 + 6 +

6 + 6 = 6 × 6 = 36.

Volume da bola: 3 34

43

BV r rπ= =

Volume interno da caixa:

2 23 32

4 2C

L L rV r= ⋅ =

22

2

8 8

3 3

B

C

V r r

V L L

= ⋅ = ⋅

∆ BCH → 3

60ºr

senL

= ⇒ 3

6

r

L=

4

2

8 3 2 338%

6 93

= ⋅ = ≅

B

C

V

V

8(8 5 7 4) 3⋅ = + + + +a b kn k n

8 7

8 5

= +

= +

a k

b n

64 40 56 35⋅ = + + +a b kn k n

Page 114: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Matemática

AB2 2

− + ∆ − − ∆ ∆= − =

b b

a a a

A altura do triângulo relativa ao vértice V é:

AB 3

2 4

−∆=

a ⇒

3

2 4a a

∆ −∆⋅ = 5

Elevando ao quadrado:

2

2 2

3

4 16a a

∆ ∆= ⇒ 12∆ =

Equação da reta AE : y x=

Equação da reta BD : 2 3 30x y+ =

6

Interseção das retas:

2 3 30x x+ = ⇒ 6x = e 6y =

F = (6,6)

Se a , b e c são as raízes, então 2 1 1

b a c= + ⇒ 2ac bc ab= + .

15+ + =

ac ab bc ⇒ 2 15ac ac+ = ⇒ 5ac = e 10ab bc+ =

25abc = ⇒ 5b = ⇒ 2a c+ =

7

A equação 2 2 5 0x x− + = possui raízes a e c ; portanto, 1 2x i= ± .

Assim, as raízes são 5 ; 1 2 ; 1 2+ −i i .

∆ ABD é retângulo isósceles.

AD BD 4 45º 2 2= = =sen

Os arcos AE e BF têm comprimentos iguais a

1 2 4

8π π=

O arco EF tem 90º e seu raio é

DE = 4 – 2 2 . Então:

comprimento (EF) =

1 2 (4 2 2) (2 2)

4π π− = −

8

comprimento (AEFB) =

2 (2 2) (4 2)π π π+ − = − cm

Page 115: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Matemática

Número de cartas guardadas na caixa: n

Probabilidade de retirada de:

- um rei → P(R) = 0,075

- uma carta de copas → P(C) = 0,25

- um carta de copas ou um rei → P(C ∪ R) = 0,3

- o rei de copas → P(R ∩ C) = P(R) + P(C) – P(R ∪ C)

P(R ∩ C) = 0,075 + 0,25 − 0,3 = 0,025 = 1

n ⇒

9

1

40 =

1

n ⇒ 40=n

( )+ =tg a c t ⇒ 4

[( ) ]5

+ + =tg a c b ⇒ 2 4

1 2 5

t

t

+=

− ⇒

6

13t = −

10 62

13[( ) ] 3212

113

− −

+ − = = −

tg a c b

Page 116: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Química. A tabela periódica está na página 13.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

QuímicaExame Discursivo 07 / 12 / 2008

2ª Fase

Page 117: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

3Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

O ácido nítrico é um composto muito empregado em indústrias químicas, principalmente para a produção de corantes, fertilizantes, explosivos e nylon. Um processo industrial de obtenção do ácido nítrico consiste na seguinte reação:

NaNO3 (s) + H2SO4 (aq) HNO3 (aq) + NaHSO4 (aq)

Escreva os nomes dos reagentes empregados nesse processo e apresente a fórmula estrutural plana do ácido nítrico.

01Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 118: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

4

Para suturar cortes cirúrgicos são empregados fios constituídos por um polímero biodegradável denominado poliacrilamida.

O monômero desse polímero pode ser obtido através da reação do ácido propenóico, também denominado ácido acrílico, com a amônia, por meio de um processo de aquecimento.

Escreva as equações químicas completas correspondentes à obtenção do monômero e do polímero.

02Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 119: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

5Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Em 1860, Louis Pasteur, ao estudar o crescimento do fungo Penicillium glaucum, constatou que esse microrganismo era capaz de metabolizar seletivamente uma mistura dos isômeros ópticos do tartarato de amônio, consumindo o isômero dextrogiro e deixando intacto o isômero levogiro. O tartarato é o ânion divalente do ácido 2,3-diidroxi-butanodióico, ou ácido tartárico.

Um químico, ao reproduzir o experimento de Pasteur, utilizou, inicialmente, 150 g de uma mistura racêmica de tartarato de amônio. O gráfico a seguir apresenta a variação da massa dessa mistura em função do tempo de duração do experimento.

Calcule a massa de d-tartarato remanescente após dez horas do início do experimento. Em seguida, apresente, em linha de ligação ou bastão, a fórmula estrutural do tartarato de amônio.

03Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 120: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

6

A milerita é um minério cujo principal componente é o sulfeto de níquel II. Em uma das etapas do processamento desse minério, ocorre a formação do gás dióxido de enxofre, como apresentado na equação química a seguir:

2 NiS(s) + 3 O2 (g) 2 NiO(s) + 2 SO2 (g)

Esse gás, com alto impacto poluidor, pode ser eliminado mediante a seguinte reação com o hidróxido de sódio:

SO2 (g) + 2 NaOH (aq) Na2SO3 (aq) + H2O(l)

Uma empresa mineradora, ao processar 385 kg de milerita, bombeou todo o dióxido de enxofre formado para um tanque contendo uma solução de hidróxido de sódio com concentração de 0,01 mol.L–1, a 25 °C. Nesse tanque, onde o dióxido de enxofre foi totalmente consumido, foram produzidos 504 kg de sulfito de sódio.

Calcule a porcentagem da massa do sulfeto de níquel II no minério processado e o pH da solução de hidróxido de sódio utilizada.

04Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 121: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

7Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

No metabolismo das proteínas dos mamíferos, a uréia, representada pela fórmula (NH2)

2CO, é o

principal produto nitrogenado excretado pela urina. O teor de uréia na urina pode ser determinado por um método baseado na hidrólise da uréia, que forma amônia e dióxido de carbono.

Na tabela abaixo são apresentadas as energias das ligações envolvidas nessa reação de hidrólise.

A partir da fórmula estrutural da uréia, determine o número de oxidação do seu átomo de carbono e a variação de entalpia correspondente a sua hidrólise, em kJ.mol–1.

05Questão

desenvolvimento e resposta:

ligação energia de ligação (kJ.mol–1)

N–H

N–C

C=O

O–H

390

305

800

460

Page 122: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

8

Atualmente, o óleo diesel utilizado em veículos automotores pode apresentar duas concentrações de enxofre, como mostra a tabela abaixo:

A partir de janeiro de 2009, terá início a comercialização do óleo diesel S-50, com concentração de enxofre de 50 mg.L–1, mais indicado para reduzir a poluição atmosférica causada pelo uso desse combustível.

Um veículo foi abastecido com uma mistura contendo 20 L de óleo diesel S-500 e 55 L de óleo diesel S-2000.

Admitindo a aditividade de volumes, calcule a concentração de enxofre, em mol.L–1, dessa mistura. Em seguida, determine o volume de óleo diesel S-50 que apresentará a mesma massa de enxofre contida em 1 L de óleo diesel S-2000.

06Questão

desenvolvimento e resposta:

área geográfica concentração de enxofre (mg.L–1)

urbana

rural

500

2000

código

S-500

S-2000

Page 123: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

9Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Em relação a um hidrocarboneto X, de fórmula molecular C9H

8 , considere as seguintes informações:

07Questão

desenvolvimento e resposta:

- apresenta ressonância;

- é para-dissubstituído;

- a hidrogenação catalítica em um dos seus grupos substituintes consome 44,8 L de hidrogênio molecular nas CNTP, produzindo um hidrocarboneto Y;

- a hidratação catalítica, no mesmo grupo substituinte, forma, em maior quantidade, um composto estável de fórmula C

9H

10O.

Utilizando fórmulas estruturais planas, apresente a equação química correspondente à hidratação descrita e escreva o nome oficial de um isômero de posição do hidrocarboneto Y.

Page 124: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

10

O isótopo rádio-226, utilizado em tratamentos medicinais, é um alfa-emissor com tempo de meia-vida de 3,8 dias.

Para estudar a decomposição do rádio-226, realizou-se um experimento em que uma amostra sólida de 1 mol dessa substância foi introduzida em uma ampola com capacidade de 8,2 L. Nessa ampola, a pressão interna inicial era igual a 1,5 atm e a temperatura, constante em todo o experimento, igual a 27 °C.

Considere as informações abaixo:

08Questão

desenvolvimento e resposta:

- o decaimento do rádio-226 produz radônio-222 e hélio-4;

- os gases hélio e radônio têm comportamento ideal;

- não há reação entre os gases no interior da ampola.

Calcule a pressão, em atm, no interior da ampola, 7,6 dias após o início do experimento.

Page 125: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

11Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Ao realizar uma análise orgânica, um laboratório produziu uma mistura X, composta de propanal e propanona. Uma parte dessa mistura, com massa de 0,40 g, foi aquecida com solução ácida de dicromato de potássio. O produto orgânico Y obtido nessa reação foi totalmente separado por destilação e apresentou massa de 0,37 g.

Determine a porcentagem da massa de cada um dos componentes da mistura X. Em seguida, apresente duas características que justifiquem o ponto de ebulição de Y ser maior que os pontos de ebulição do propanal e da propanona.

09Questão

desenvolvimento e resposta:

Page 126: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

12

As baterias utilizadas em automóveis são formadas, em geral, por placas de chumbo imersas em solução aquosa de ácido sulfúrico. Durante seu processo de descarga, ocorrem as seguintes reações de oxirredução:

Pb(s) + SO42–

(aq) PbSO4 (s) + 2 e–

PbO2(s) + 4 H+(aq) + SO4

2–(aq) + 2 e– PbSO4 (s) + 2 H2O(l)

Com o objetivo de determinar a carga fornecida por uma dessas baterias, foram realizadas algumas medidas, cujos resultados estão apresentados na tabela abaixo.

Determine a carga, em Coulombs, fornecida pela bateria durante o processo de descarga.

10Questão

estado da

bateria concentração

(% m/m)

carregada

descarregada

40

27

densidade

(g.cm–3)

1,3

1,2

volume

(L)

2,0

2,0

Solução de H2SO4

desenvolvimento e resposta:

Page 127: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

Química

13Vestibular Estadual 2009 Exame Discursivo

Ordem crescente de energia dos subníveis: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d 7p

Volume molar dos gases ideais nas CNTP = 22,4 L . mol–1

Constante universal dos gases ideais = 0,082 atm . L . mol–1 . K–1

Constante de Faraday = 96500 C . mol–1

Page 128: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Química

PADRÃO DE RESPOSTAS

Questão Resposta

• nitrato de sódio

• ácido sulfúrico

1

Uma das fórmulas:

NO

O

OH

2

Obtenção do monômero:

Obtenção do polímero:

3

Mistura inicial: 150 g = 75 g do isômero (d) + 75 g do isômero (ℓ)

Após dez horas foram consumidos 60 g do isômero (d), restando 15 g desse isômero.

4

2 390,5 kg NiS 126 kg Na SO

x 504 kg

→ x = 362 kg NiS

385 kg milerita 100%

362 kg y

→ y ≅ 94%

pOH = – log [OH–] = – log (10

–2) = 2

pH = 14 – pOH → pH = 12

5

Nº de oxidação do carbono = +4

Hidrólise da uréia

(NH2) 2CO + H2O → 2 NH3 + CO2

∆H = (4 × 390) + (2 × 305) + (800 × 1) + (2 × 460) – (6 × 390) – (2 × 800) = – 50 kJ.mol–1

Page 129: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Química

6

20 × 500 + 55 × 2000 = C × 75 → C = 1600 mg.L–1

M = 1,6/32 = 0,05 mol.L–1

1 L de óleo S 2000 2000 mg de S

1 L de óleo S 50 50 mg de S

− →

− →

50 mg 1 L

2.000 mg x x = 40 L

7

Um dos nomes:

• orto-etil-metil-benzeno

• meta-etil-metil-benzeno

8

88Ra226

→ 86Rn222

+ 2He4

início: 1 0 0

decomposição: – 0,75 + 0,75 + 0,75

final: 0,25 0,75 0,75

n = 0,75 + 0,75 = 1,5 mols

PV = nRT → P × 8,2 = 1,5 × 0,082 × 300 → P = 4,5 atm

Ptotal = 1,5 + 4,5 = 6,0 atm

9

1 mol propanal → 1 mol ácido propanóico

58 g 74 g

x 0,37 g x = 0,29 g

Na mistura:

0, 40 g 100%

0, 29 g y y = 72,5%

propanal = 72,5% propanona = 27,5%

Duas das características: • maior massa molecular

• maior polaridade

• presença de ligações de hidrogênio

Page 130: Biologia - baluta.com.br 2009 - disc... · 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos

7/12/2008

Química

10

Massa de H2SO4

carregada: 40

100 × 1,3 g/cm

3 × 2000 cm

3 = 1.040 g

descarregada: 27

100 × 1,2 g/cm

3 × 2000 cm

3 = 648 g

consumida: 1040 – 648 = 392 g

2 mols H2SO4 → 2 mols de e–

2 × 98 g → 2 × 96500 C

392 g → x x = 3,86 × 105 C