bioeletrognese resumo meu

3
BIOELETROGÊNESE: Quando a membrana é permeável a vários íons diferentes, o potencial de difusão depende de três fatores: polaridade das cargas elétricas de cada íon, permeabilidade da membrana para cada íon e as concentrações de cada íon no lado externo e interno da membrana. A permeabilidade dos canais de sódio e potássio passa por rápidas alterações durante a transmissão dos impulsos nervosos, enquanto a permeabilidade dos canais de cloreto não tem grandes alterações. POTENCIAL DE REPOUSO DAS MEMBRANAS DOS NERVOS: É cerca de -90 milivolts. A bomba de sódio e potássio transporta continuamente sódio para fora e potássio para dentro. É uma bomba eletrogênica, mais cargas positivas são liberadas para fora que para dentro, deixando um déficit real de íons positivos na parte de dentro, o que gera um potencial negativo do lado de dentro. Canal de extravasamento de potássio-sódio; a ênfase é no extravasamento de potássio, os canais são muito mais permeáveis aos íons potássio, o que é muito importante para determinação do nível do potencial de repouso da membrana. A contribuição da bomba é no potencial de repouso. POTENCIAL DE AÇÃO DOS NERVOS: Os sinais nervosos são transmitidos por potenciais de ação, que são rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com alta velocidade por toda a membrana da fibra nervosa. Cada potencial de ação começa por uma alteração súbita do potencial de membrana normal negativo para um potencial positivo, terminando com um retorno tão rápido para o potencial negativo. Estágio de repouso: membrana polarizada, potencial negativo (-90milivolts). Estágio de despolarização: membrana muito permeável aos íons sódio, permitindo que esse se difunda para o interior do axônio (positivamente carregados), o potencial aumenta para um valor positivo. Estágio de repolarização: Os canais de sódio começam a se fecha e os canais de potássio se abrem mais que o normal

Upload: ana-carolina-carvalho

Post on 03-Jul-2015

174 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOELETROGNESE RESUMO MEU

BIOELETROGÊNESE:

Quando a membrana é permeável a vários íons diferentes, o potencial de difusão depende de três fatores: polaridade das cargas elétricas de cada íon, permeabilidade da membrana para cada íon e as concentrações de cada íon no lado externo e interno da membrana. A permeabilidade dos canais de sódio e potássio passa por rápidas alterações durante a transmissão dos impulsos nervosos, enquanto a permeabilidade dos canais de cloreto não tem grandes alterações.

POTENCIAL DE REPOUSO DAS MEMBRANAS DOS NERVOS:É cerca de -90 milivolts. A bomba de sódio e potássio transporta continuamente sódio para fora e potássio para dentro. É uma bomba eletrogênica, mais cargas positivas são liberadas para fora que para dentro, deixando um déficit real de íons positivos na parte de dentro, o que gera um potencial negativo do lado de dentro.Canal de extravasamento de potássio-sódio; a ênfase é no extravasamento de potássio, os canais são muito mais permeáveis aos íons potássio, o que é muito importante para determinação do nível do potencial de repouso da membrana.A contribuição da bomba é no potencial de repouso.

POTENCIAL DE AÇÃO DOS NERVOS:Os sinais nervosos são transmitidos por potenciais de ação, que são rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com alta velocidade por toda a membrana da fibra nervosa. Cada potencial de ação começa por uma alteração súbita do potencial de membrana normal negativo para um potencial positivo, terminando com um retorno tão rápido para o potencial negativo.Estágio de repouso: membrana polarizada, potencial negativo (-90milivolts).Estágio de despolarização: membrana muito permeável aos íons sódio, permitindo que esse se difunda para o interior do axônio (positivamente carregados), o potencial aumenta para um valor positivo. Estágio de repolarização: Os canais de sódio começam a se fecha e os canais de potássio se abrem mais que o normal proporcionando rápida difusão de íons potássio para o exterior restabelece o potencial de repouso negativo da membrana.

- O canal de sódio regulado pela voltagem: No potencial de repouso a comporta de ativação está fechada, impedindo a entrada de íons sódio para o interior da fibra. A ativação do canal de sódio começa quando o potencial se torna menos negativo, provoca alteração na comporta de ativação e o canal fica totalmente aberto (estado ativado) – aumenta a permeabilidade da membrana ao sódio. A inativação do canal de sódio; a comporta é desativada logo após ter sido ativada, o canal se fecha e os íons sódio não mais podem atravessar a membrana. Nesse momento o potencial começa a retornar ao seu estado normal.Outra característica importante é que a comporta inativada só vai reabrir quando o potencial da membrana retornar ao seu potencial de repouso. O canal de sódio não reabre antes que a fibra nervosa seja repolarizada.

- O canal de potássio regulado pela voltagem: Durante o estado de repouso a comporta do canal de potássio está fechada. Quando o potencial aumenta a comporta se abre, permitindo um aumento da difusão de potássio para fora. Entretanto devido ao

Page 2: BIOELETROGNESE RESUMO MEU

pequeno retardo na abertura dos canais de potássio, eles abrem no mesmo momento em que os canais de sódio começam a se fechar. Assim, a redução de entrada de sódio e o aumento simultâneo da saída de potássio fazem com que o processo de repolarização seja acelerado, recuperando o potencial de repouso.

Íons cálcio: A bomba de cálcio transfere íons cálcio do interior para o exterior. Os canais de cálcio são ligeiramente permeáveis ao sódio, são conhecidos como canais de Ca(canais lentos)- Na(canais rápidos). Os canais de cálcio são muito numerosos no músculo liso e cardíaco.Quando existe déficit de íons cálcio, os canais de sódio são ativados por pequeno aumento do potencial de membrana, nível ainda muito negativo. Por conseqüência a fibra nervosa fica muito excitável, descarregando sem qualquer estímulo. Isso ocorre pois os íons cálcio parecem se ligar a superfície externa dos canais de sódio das moléculas de proteína; a carga positiva dos íons cálcio altera o estado elétrico do próprio canal, alterando o nível da voltagem necessário para abrir o canal de sódio.

INICIO DO POTENCIAL DE AÇAO:Feedback positivo abre os canais de sódio; a própria voltagem crescente causa a abertura de vários canais de sódio, resultando em maior aumento de potencial e consequentemente maior abertura de canais de sódio, o que vai ocorrendo até todos os canais de sódio serem abertos. Então, o aumento do potencial de membrana causa o fechamento dos canais de sódio e a abertura dos canais de potássio, e o potencial de ação termina.O limiar para o inicio do potencial de ação: O potencial de ação só vai ocorrer se o aumento inicial do potencial de membrana for suficientemente intenso; Isso ocorre quando o numero de íons sódio que entram fica maior que o úmero de íons potássio que saem da fibra. Propagação do potencial de ação: um potencial de ação provocado em qualquer parte de uma membrana excitável em geral excita as porções adjacentes, resultando na propagação do potencial por toda a membrana. Essa transmissão do processo de despolarização é chamado de impulso nervoso ou muscular.Direção de propagação: O potencial de ação trafega por todas as direções para longe do estimulo, até que toda a membrana seja despolarizada.Princípio do tudo ou nada: uma vez que o potencial de ação foi gerado, o processo de despolarização trafega por toda a membrana, se as condições forem adequadas, ou não se propaga de nenhum modo. * Uma característica especial da bomba NA-K é que o grau de sua atividade é intensamente estimulado quando ocorre acumulo excessivo de íons sódio no interior da membrana celular.