biblioteca municipal da lourinhã - município da lourinhã · introdução sobre a lenda algo...

12
newsletter 4 Biblioteca Municipal da Lourinhã Abril 2012 HORÁRIO DE INVERNO Manhã: 09h30 - 13h00 | Tarde: 14h00 - 19h00 CONTACTOS E-mail: [email protected] Telf.: 261 410 128 ÍNDICE 2 Acvidades 3 Novidades 5 Documentos do Mês 6 Autor do Mês 7 SABE - Avidades do Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Upload: dangtram

Post on 11-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

newsletter 4

Biblioteca Municipal

da Lourinhã

Abril 2012

HORÁRIO DE INVERNOManhã: 09h30 - 13h00 | Tarde: 14h00 - 19h00

CONTACTOSE-mail: [email protected].: 261 410 128

ÍNDICE

2 Actividades

3 Novidades

5 Documentos do Mês

6 Autor do Mês

7 SABE - Atividades do Agrupamento

de Escolas da Lourinhã

Sinopse: Era uma vez, uma

raposa manhosa e uma ce-

gonha que embora menos

manhosa não gostava de ser

enganada…

Público-Alvo: Crianças dos

Jardins-de-Infância e do 1º

Ciclo, Público em Geral, me-

diante Marcação.

Duração: 40 minutos

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

“A RAPOSA E A CEGONHA”Adaptação e teatralização da fábula de La Fontaine

ACT

IVID

AD

ES

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter | 2

HISTÓRIAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS

Atelier

Sinopse: Através da utilização

das novas tecnologias, construí-

mos Histórias Tradicionais Por-

tuguesas em trabalho coletivo,

faremos uma viagem às nossas

raízes e recordaremos ambi-

entes e personagens de outros

tempos…

Público-Alvo: Dos 4 aos 80 anos,

mediante marcação.

Duração: aprox. 50 minutos

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter | 3

NO

VID

AD

ES

Sinopse: O conto tradicional recontado para os leitores mais pequenos, prontos a abordar histórias com estruturas frási-cas um pouco mais complicadas.

O rei tem um segredo. Ele tem orelhas de burro! Mas quando ele diz ao barbei-ro seu segredo, certamente não pode continuar a ser um segredo por muito mais tempo...

”Fonte: Borders”

O REI COM ORELHAS DE BURRO

Sinopse: A partir de uma breve introdução sobre a lenda algo fantasiada do galo de Barcelos, representativo de Portugal (e até da Galiza, pelo milagre de Santiago de Compostela que se descreve), Helena Osório parte para os contos da fada dos dentes que se preo-cupa com a higiene oral dos mais novos. O galo acompanha a fada em todas as aventuras e ganha mesmo dentes para sentir a importância de os bem tratar e para poder ensinar às crianças e jovens o que fazer para prevenir cáries e outros problemas. Entretanto, algures em África, uma menina perde dentes de leite e chama pela fada para os trocar por ouro. Os três viajam até à terra do galo onde a menina entra pela primeira vez no consultório de um estoma-tologista e fica fascinada com um menino que tem cócegas nos dentes e se ri muito enquanto está a ser tratado.

”Fonte: Wook”

QUEM CHAMA PELA FADA DO GALO PRETO?Autor: Helena OsórioEditora: AnimediçõesAno: 2011Tipo: ContoFaixa Etária: InfantilCota: 087.5 OSO - C21868

Autor: Lesley SimsEditora: Circulo de LeitoreslAno: 2011Tipo: ContoFaixa Etária: InfantilCota: 087.5 SIM - C21870

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter | 4

NO

VID

AD

ESAutor: João NegreirosEditora: Saída de EmergênciaAno: imp. 2012Tipo: PoesiaFaixa Etária: Jovem / AdultoCota: 821.134.3-1 NEG - 21871

Sinopse: 0 amor é intemporal. Imagina um livro que celebra isso mesmo: a união, a beleza do encontro e a mágoa do desencontro que não é mais do que adiar a felicidade. Este livro reúne os poemas feitos à medida de todos nós. Nós que somos fortes por amor, fracos por amor, be-los por amor, rudes por amor, loucos por amor e, quem sabe até, sábios por amor. Este livro ex-alta o amor. Se o acharem piegas é de propósito, se o acharem desgovernado é de propósito, se o acharem ridículo é de propósito, se o acharem genial é de propósito, se o acharem perfeito é sem querer. É a prenda justa para quem gostamos, é a prenda certa para quem gostaríamos de gostar, é a prenda exata para quem ainda não conhecemos. É o livro do carinho dos corpos e da alma que todos temos à flor da pele. É um livro de poemas de amor. Só isso já bas-taria, mas talvez seja muito mais.

”Fonte: Wook”

O AMOR ÉS TU

Sinopse: Em Fevereiro de 2008, o jornalista Nuno Ferreira (ex - Ex-presso e ex-Público) inicia a pé um longo e demorado périplo pelo que é habitualmente designado “Portugal profundo”. Ao longo da viagem, enquanto passa por vaga-bundo, contrabandista ou peregri-no a Fátima, redescobre um país esquecido, muitas vezes entregue a si próprio, que luta desesper-adamente contra a desertificação. A caminhar do Algarve ao Minho pôde ir observando Portugal com a cadên-cia de uma câmara lenta e atenta aos pormenores: uma partida de futebol num campo pelado, um funeral, a partida para a pesca de uma traineira so-brevoada por gaivotas, a azáfama de um restaurante de estrada repleto de camionistas, um idoso lavrando com a ajuda do burro a última das courelas transmontanas. Portugal pela lupa nostálgica de Nuno Ferreira é assim: mal gerido mas definitivamente muito bonito.

”Fonte: Wook”

PORTUGAL A PÉRealizador: Nuno FerreiraEditora: VertimagAno: imp. 2011Tipo: CrónicasFaixa Etária: Jovem / AdultoCota: 821.134.3-92 FER - 21871

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter | 5

DO

CUM

ENTO

DO

MÊS

Autor: Claude-Marc AubryEditora: Sinais de FogoAno: cop. 2012Tipo: Auto ajuda - depressãoFaixa Etária: Jovem, AdultosCota: 159.9 AUB – 21872

Sinopse: É praticamente impossível datar o início de uma depressão. O aconteci-mento que aparentemente a provoca - uma rutura amorosa, uma morte ou um despedimento, por exemplo - pode mais não ser do que a gota de água que faz transbordar o copo. Frequentemente, o desânimo já se instalou e a depressão está latente há anos. Há que compreender, portanto, o seu processo e, sobretu-do, o método para dela sair. Para o conseguirmos, o autor convida-nos a refletir sobre as nossas verdadeiras necessidades, com a ajuda de grandes pensadores e filósofos, como Platão, Eurípedes, Epíteto ou Jean-Paul Sartre, entre muitos outros. Revela-nos como é importante compreender o nosso funcionamento comportamental, tanto no plano emocional quanto no sentimental. Leva-nos a repensar a definição da palavra «amor», meditando sobre os poemas de Kahlil Gibran, ou fazendo sua a tese de Espinosa, que defende que o amor verdadeiro nos dá alegria, ao contrário de uma falsa história de amor, que prepara o terreno para o desânimo ou, pior ainda, para a depressão.

Através de um trabalho de desenvolvimento pessoal ou de análise racional é possível curar a dor, a tristeza ou o medo e reencontrar a alegria de viver. Um método em sete passos, original e fácil de por em prática, que tem provado a sua eficácia. Porque esperamos para redescobrir a alegria e desfrutar da vida?

”Fonte: Wook”

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter | 6

AU

TOR

DO

MÊS

Biografia: Escritor e romancista italiano, nasce em Vecchiano provín-cia de Pisa. Torna-se professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Siena e mais tarde diretor do Istituto Italiano di Cultura em Lisboa.

Apaixonado por Portugal foi um dos melhores conhecedores, crítico e tradutor do poeta Fernando Pes-soa, tendo ainda traduzido alguns poemas do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Tabucchi foi autor duma vasta obra literária e de expressivo valor estéti-co, destacando-se as suas narrativas, de grande originalidade, esbatendo-se as fronteiras entre romance e o conto.

Galardoado com o Prémio de Liber-dade de Expressão Josep Maria Lla-do, na Catalunha, o autor vê, assim, premiado o seu artigo, publicado em

2001, no jornal francês “Le Monde” e traduzido pelo jornal espanhol “El País” precisamente sobre a liberdade de expressão.

Morre no dia 25 de Março em Lisboa, onde vivia, na Rua do Monte Olivete.

ANTONIO TABUCCHI (1943-2012)

OBRAS DO AUTOR NA BIBLIOTECA: Pessoana mínima; António Dacosta ; Pequenos equívo-cos sem importância; O anjo negro; Nocturno indiano; A mulher de Porto Pim.

SAB

E –

Ati

vida

des

Agr

upam

ento

de

Esco

las

D. L

oure

nço

Vic

ente

As BECRE’s do Agrupamento de Escolas D. Lourenço VicenteEscola E.B. 2,3 Dr. João das RegrasEscola Básica com Jardim de Infância de RibamarEscola Básica com Jardim de Infância da Lourinhã

Com o objetivo de continuar a divulgar a BECRE como local de trabalho, estudo e aprendizagem, recordou-se no 2º Período algumas datas específicas e promove-ram-se algumas atividades dinamizadas com diferentes parcerias.

Em parceria com a Unidade de Multidificiência da escola recordou-se a morte de Inês de Castro. Foi organizado um placard com a história de Pedro e Inês e cha-mou-se a atenção para lugares relacionados com esta figura histórica do nosso país.

Antes, a nossa BECRE colaborou também, em parceria com a mesma Unidade na celebração do Dia dos Reis e na divulgação de um trabalho realizado por esses alunos relacionado com a obra de Shel Silverstein, “A ár-

vore generosa”. No final do Período recordou-se o Dia do Pai e celebrou-se o Dia da Árvore/ Páscoa.

Entre os dias 6 a 8 de Fevereiro decorreu a exposição sobre Rosas dos Ventos, Bússolas e Objetos de Marear. Esta exposição foi realiza-da em parceria com a disciplina de Geografia e contou com a colabo-ração do Senhor Estêvão Marques que se disponibilizou a trazer da sua coleção particular algumas bússulas, objetos de marear e uma réplica à escala de um barco de pesca.

No dia 14 de Fevereiro celebrou-se o Dia de S.Valentim. A BECRE dinamizou uma troca de postais entre alunos. Para o efeito estes tinham à sua dis-posição uma “caixa de correio” onde podiam de-positar o seu postal. Posteriormente estes postais foram entregues aos respetivos destinatários.

A professora Ana Caetano trabalhou também em parceria com a BECRE nesta celebração, com tra-balhos realizados pelos seus alunos, com o tema “O

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter |8

SAB

E –

Ati

vida

des

Agr

upam

ento

de

Esco

las

da L

ouri

nhã Amor”.

Nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro realizou-se a Feira da Gastronomia da nossa escola. Como habitualmente o sucesso desta iniciativa contou com a colaboração dos funcionários e professores da nossa escola, que contribuíram com os seus dotes culinários. Alguns alunos estrangeiros foram também convidados a mostrar alguma da sua cultura gastronómica. Apenas alunos do Brasil fizeram-se repre-sentar. Mas também pudemos provar receitas da Alemanha, França e Itália assim como pratos tipicamente africanos e americanos.

Este ano, sendo o ano de parcerias para a Biblioteca, foi convidada a Unidade da Multidificiência a fazer-se representar com algo novo – sopa – que pôde ser consumida num espaço especialmente reservado para o efeito. Esta iniciativa teve tanto sucesso na feira que se prevê, semanalmente, a sua disponibilidade na própria Unidade.

Para além da sopa, toda a comunidade teve também a oportunidade de provar uma variedade de salgados, sandes. quiches, pizzas, doces, bolos, biscoitos, várias sobremesas e compotas.

Foi também realizada uma parceria com o Curso de Educação e Formação de Acompanhamento de Crianças e o Clube de Francês que colaboraram com bancas próprias.

Por fim, é importante recordar que a organização desta atividade teve como objetivo número um, não só a divulgação de vários pratos, mas também o con-vívio entre todos, a promoção da nossa escola e, da BECRE em particular, entre a comunidade local e, essencialmente, ajudar a Biblioteca a angariar mais fundos para a aquisição de recursos materiais.

As Bibliotecas do Agrupamento continuaram, como em anos anteriores, a imple-mentar a Biblioteca Itinerante, com a atividade “Livrinhos Andantes”. O objetivo principal é promover o gosto pela leitura e pelo livro. Consiste num empréstimo interbibliotecário, em que livros das três bibliotecas do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente percorrem as salas do Jardim de Infância e 1ºciclo. É organi-zado um conjunto de livros que, por sugestão dos professores, permanecem du-rante todo o período, nas salas. Estes diversos conjuntos de livros são agrupados tendo em atenção os seguintes níveis: Jardim de Infância, 1º/2ºano e 3º/4ºano.

Em todo o país a Semana da Leitura é caracterizada por uma série de iniciativas que mobilizam, sobretudo, toda a comunidade educativa. É uma oportunidade para dedicar à leitura e à escrita o grato reconhecimento por um dom único ao saber humano.

No nosso Agrupamento a Semana da Leitura realizou-se na semana de 5 a 9 de

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter |9

SAB

E –

Ati

vida

des

Agr

upam

ento

de

Esco

las

da L

ouri

nhã Março. Várias foram as atividades nas escolas e Bibliotecas Escolares.

A Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Dr. João das Regras elaborou um folheto in-formativo com todas as atividades que foram desenvolvidas nessa semana, sendo de destacar as seguintes:As turmas 6ºA,B, D, E e F apresentaram trabalhos realizados pelos alunos no âmbi-to das atividades “Leituras Sentidas”, “Rei Rique” e “Autobiografias” dinamizadas na sala de aula ou na Biblioteca da Escola.

A “Esplanada da Leitura” pôs os alunos das turmas 5ºC, 6ºC e 6ºE a ler de forma descontraída e relaxada, numa esplanada com acesso à Biblioteca.

As turmas 5ºA e 5ºE participaram na atividade “Con-tos Noutras Línguas” Os primeiros assistiram ao filme “The Button Soup”. A turma do 9ºB apresentou às tur-mas 6ºA e 6ºB o filme “La Bruja” de Pedro Solis (que ganhou o Prémio Goya de 2011 de melhor filme de curta metragem de animação). Os alunos do 9º ano acompanharam a projeção do filme com textos / diá-logos em Espanhol. Ambas as atividades tiveram uma resposta bastante positiva dos alunos que assistiram às projeções.

O workshop de escrita “Caixa dos Sonhos” foi outra atividade que foi dinamizada com algumas turmas do 5ºano.

Na “Hora do Conto” foram trabalhados os livros “O que é o amor?” e “A Casa Grande”.

Durante a semana da leitura, várias sala de aula, na es-cola Dr. João das Regras, foram também assaltadas com palavras por um grupo de alunas do 8º B que entravam, liam expressivamente um poema de Alberto Caeiro (“Es-queço do quanto me ensinaram”) e saíam. Os colegas ficavam admirados, mas reagiam de forma agradada e satisfeita. Nalguns casos bateram palmas. Participaram na atividade a Inês Cordeiro, Margarida Almeida, Mar-garida Pinheiro, Fátima Joaquim e Vanessa Brito. A ativi-dade teve a coordenação pedagógica da professora Ro-salina Simão Nunes. Durante a semana da leitura, várias salas de aula, na escola Dr. João das Regras, foram assaltadas com palavras por um grupo de alunas do 8º B que entra-vam, liam expressivamente um poema de Alberto Caei-ro (“Esqueço do quanto me ensinaram”) e saíam. Os colegas ficavam admirados, mas reagiam de forma agradada e satisfeita. Nalguns casos bateram palmas. Par-

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter |10

SAB

E –

Ati

vida

des

Agr

upam

ento

de

Esco

las

da L

ouri

nhã

ticiparam na atividade a Inês Cordeiro, Margarida Almeida, Margarida Pinheiro, Fátima Joaquim e Vanessa Brito. A atividade teve a coordenação pedagógica da professora Rosalina Simão Nunes.

A Academia Sénior da Lourinhã participou com momentos de poesia na atividade “Festa da Poesia” e o seu Grupo de Música proporcionou igualmente um momen-to musical bastante apreciado.

A música foi aliás algo que esteve bastante presente na Se-mana da Leitura através das parcerias com o campeão na-cional de “break-dance” Miguel Ângelo que realizou várias apresentações deste tipo de música e “hip-hop”.

A Tuna da escola também colaborou com uma sessão musical apresentada ao 6ºF e 5ºE.

Quatro alunos da Escola Secundária da Lourinhã apresentaram uma dramatização musical, “Ce-nas da vida quotidiana”, que mostrava alguns sketches da vida quotidiana de uma pequena po-voação.

A atividade “A Magia das Palavras”divulgou o tra-balho da poetisa Raquel Murgeira, de 18 anos, que realizou algumas palestras. Esta jovem dia-logou com os alunos, falando da sua experiência como escritora. Contou como começou o seu percurso, terminando as sessões com a leitura de alguns dos seus poemas.

Foi também dinamizado um “Laboratório de Leitura” pela socióloga da Câmara Municipal da Lourinhã Drª Mafalda Teixeira baseado no livro “Uma mesa é uma mesa. Será?”.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter |11

SAB

E –

Ati

vida

des

Agr

upam

ento

de

Esco

las

da L

ouri

nhã A professora Susana Castro realizou uma sessão de “Língua Gestual” para a Uni-

dade de Multidificiência do 1º/2º ciclo.

Estes, de seguida, apresentaram aos alunos do 6ºF uma história da Unidade do 1º/2ºCiclo, intitulada “Onde vivem os macacos”. Foi explicado como este grupo trabalha com os seus alunos e como se pode comunicar com alunos com estas multidificiências.

Foram também realizadas algumas sessões de cinema, com entrada livre na Biblioteca da Escola.

Durante toda a semana toda a comunidade escolar teve também a oportunidade de adquirir livros em segunda mão na Feira do Livro Usado.

A Escola Básica de Ribamar comemorou a Semana da Leitura com afinco e entusiasmo, dentro e fora da sala de aula e, também, na biblioteca escolar.

Foi dinamizado o workshop “Oficina dos sonhos-arte de ler e contar histórias” pela animadora sócio-cultural da Câmara Municipal da Lourinhã Cristiana Dias, dirigida aos alunos do Pré-escolar e 1º ciclo.

As atividades “A árvore do livro”, o concurso literário “Pa-lavras ao leme” e a exposição “Fernando Pessoa”, foram dinamizadas pela Biblioteca Escolar.

Os alunos dos 5º e 6º anos, sob a orientação das professoras Lurdes Neto e Judite Catarino realizaram trabalhos que foram expostos, a partir de leituras de livros do P.N.L, recomendadas para estes níveis: “As ilhas encantadas” e “As aventuras de Ulisses”. Além destas actividades realizaram-se também a “Hora do Conto” bem como diversas dramatizações e a Feira do Livro Usado. As fotos são bem repre-sentativas dessa semana, que terminou no dia 9 de março mas que, por certo, dará continuidade a muitas outras iniciativas.

SAB

E –

Ati

vida

des

Agr

upam

ento

de

Esco

las

da L

ouri

nhã Quanto à Escola Básica com Jardim de Infância do 1º Ciclo da Lourinhã foram di-

namizadas as seguintes actividades: o teatro de sombras “A carochinha”, história adaptada e dinamizada pelas alunas da turma CEF – Acompanhamento de Cri-anças; “ O sapo apaixonado” de Max Veithuijs, apresentadas às turmas LNH-2ºC e LNH 4B; o visionamento de PPT da história “Princesa da neve”, pela profes-sora Alexandrina Camilo às turmas LNH1ºA e LNH 1ºB; a dramatização da história “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguiar, pelo grupo-turma 2 do JI; animação da história “No sitio das coisas selvagens”, de Maurice Sendak, com obje-tos, imagem e som, pela educadora Isabel Almeida para todas as turmas inscritas.

Inserido nesta Semana da Leitura, a EB da Lourinhã contou ainda com a presença de Evaldo Barros, ator e contador de historias que dinamizou “ As infin-dáveis histórias do Capuchinho Vermelho e do Lobo mau”.

As avós e outros familiares também participaram neste evento contando histórias, na biblioteca e nas salas.

Agradecemos a todos os que colaboraram com as Bibliotecas do nosso Agrupa-mento e que con-tribuíram para a promoção da leitura e do livro, construindo va-lores, saberes e uma identidade escolar.

Realizou-se ainda na última semana do 2º Período uma exposição “A caminhada da Vida” abordando a época dos dinossauros e Pré História, em colaboração com as disciplinas de Ciências Naturais e História do 7º ano, da Escola E.B. Dr. João das Regras.

As Equipas das BE/CRE’s do Agrupamento

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÃ newsletter |12