barroco brasileiro "que, por mais que pequei, neste conflito espero em vosso amor de me...

17
BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

105 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

BARROCO BRASILEIRO

                 "Que, por mais que pequei, neste conflito                      Espero em vosso amor de me salvar."                                            (Gregório de Matos Guerra)

Page 2: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.

Page 3: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

• Os escritores que mais se destacaram foram:

Na poesia:

- Gregório de Matos - Bento Teixeira - Botelho de Oliveira - Frei Itaparica

Na prosa:

- Pe. Antônio Vieira - Sebastião da Rocha Pita - Nuno Marques Pereira.

Page 4: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Gregório de Matos

• Na oração que desaterra........................... aterra,• Quer Deus que a quem está o cuidado....... dado• Pregue que a vida é emprestado............... estado,• Mistérios mil que desenterra.................... enterra.•  • Quem não cuida de si que é terra.............. erra,• Que o alto Rei por afamado..................... amado• E quem lhe assiste ao desvelado............... lado• Da morte ao ar não desaferra.................. aferra.•  • Quem do mundo a mortal loucura............ cura,• À vontade de Deus sagrada...................... agrada• Firmar-lhe a vida em atadura................... dura.•  • Ó voz zelosa que dobrada......................... brada,• Já sei que a flor da formosura................... usura• Será no fim desta jornada........................ nada.

Page 5: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Arquitetura

Igreja de São Francisco em Ouro Preto

Page 6: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

O Centro Histórico abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar, Patrimônio Mundial (1985).

Page 7: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Típica residência popular colonial das vilas e áreas rurais

Page 8: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Pintura

• O Mestre Ataíde pintou várias igrejas de Minas Gerais com um estilo próprio e bem brasileiro. Usava cores vivas e alegres e gostava muito do azul. Ataíde utilizava tanto a tinta a óleo (que era importada da Europa) como a têmpera. Os pintores da época nem sempre podiam importar suas tintas. Faziam então suas próprias cores com pigmentos e solventes naturais aqui da terra. Entre outros, usavam terra queimada, leite e óleo de baleia, clara de ovo, além de extratos de plantas e flores. E é claro criavam suas próprias receitas que eram mantidas em segredo. Talvez por isso é que se diz que não existe, no mundo inteiro, um colorido como o das cidades mineiras da época do barroco

Page 9: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Igre

ja d

e S

ão F

ran

cisc

o d

e A

ssis

, em

Ou

ro P

reto

.

Page 10: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Santa Ceia, a única obra de cavalete de Mestre Ataíde.

Page 11: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Escultura

• Antônio Francisco Lisboa,(Vila Rica, 29/08/1730 — Vila Rica, 18/11/1814) foi escultor, entalhador, desenhista e arquiteto.

Page 12: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)
Page 13: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)
Page 14: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)
Page 15: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)
Page 16: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Última Ceia de Aleijadinho "Em verdade vos digo, um de vós me há de entregar" figuras entalhadas em madeira policromática, Congonhas, Minas Gerais

Page 17: BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Pedra Sabão

• Esteatito (também pedra de talco ou pedra-sabão) é o nome dado a uma rocha metamórficatalco, compacta, composta sobretudo de talco (também chamado de esteatite ou esteatita) mas contendo muitos outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo, por exemplo. É uma rocha muito branda e de baixa dureza, por conter grandes quantidades de talco na sua constituição. A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão. Existem grandes depósitos, de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais.