barbacena/ mg - 16 de novembro de 2005 - ano xiii - nº 265...

12
Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005 - Distribuição Gratuita

Upload: trinhdat

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20051

Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005 - Distribuição Gratuita

Page 2: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20052

Será no dia 22, terça-feira,o lançamento do livro “Correiade Almeida”, publicado pelaFundação Municipal de Culturade Barbacena em comemo-ração ao centenário de fale-cimento de um dos poetassatíricos mais importantes daliteratura brasileira, o barba-cenense Padre-Mestre JoséJoaquim Correia de Almeida(1820-1905). O evento serárealizado no Centro Ferroviáriode Cultura – Cefec, com inícioprogramado para às 19h30. Aorganizadora da obra é aprofessora Zenaide Vieira Maia,presidente da Fundac.

Segundo Zenaide Maia, aseleção dos autores dacoletânea aconteceu esponta-neamente. “Espera-se que estaseleção de estudos almeidianossuscite novas pesquisas acercada poesia satírica de Padre-Mestre Correia de Almeida e dahistória de Barbacena, noséculo XIX, para enriquecer acultura mineira”, disse a pre-sidente da Fundac. Para MárioCelso Rios, presidente daAcademia Barbacenense deLetras, Correia de Almeida“teve atuação marcante comoescritor, polemista, professor,músico, entre outras atividades.Ele deixou mais de 20 obras emversos. É uma das figuras maisinteressantes para se entenderos valores e costumes da vidabrasileira sob a ótica daprovíncia, mas sem se prendera ela, principalmente”, disse ele.

Os autores que participamda coletânea são Luiz MauroFonseca, Áurea Luiz de Vas-concellos Grossi, GeraldoBarroso de Carvalho, MárioCelso Rios, Maria EugêniaTollendal, Paulo Maia Lopes,Ricardo Tollendal, Rita FélixFortes, Zenaide Vieira Maia eZilda de Castro.

Fundac lança livro sobre Correia de AlmeidaObra reúne textos de vários autores sobre o poeta satírico que retratou Barbacena no século XIX

SÉRGIO AYRES

Trocadilho Uma rua na alegre BarbacenaChama-se Pau de Barbas,E a origem deste nomeÉ secular, gigante, excelso troncoDe uma árvore crínita,Que tem pendente a barba veneranda,Qual ancião maduroCurvado ao peso dos anos que passaram. Resiste ao tempoTão firme e quedoComo se foraDuro rochedo. Mas quando sopraA brisa amena,Move-se a barba,A barba acena.

Leia poema de Correia de Almeida

Acima, busto reformado doPadre Mestre Correia de AlmeidaAo lado, Zenaide Maia, presidente da Fundace organizadora do livro sobre Correia de Almeida

Fotos: Divulgação

Page 3: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20053

A Patrulha Mecanizada, que jáé uma realidade e também umanovidade em Barbacena, realizousua primeira ação preparandoquase um alqueire de terra para oplantio de milho e feijão na pro-priedade do agricultor CarlosAlberto Rodrigues, no distrito dePinheiro Grosso. Ele, que estácomeçando sua vida na região, disseque já se sente uma pessoa de sortepor iniciar com esta facilidade.

O Sindicado dos ProdutoresRurais vê esta iniciativa como aconcretização de um sonho antigoe destaca que o prefeito MartimAndrada está realmente olhandopara o homem do campo. “Para acategoria, este implemento agrícolaé de grande vantagem porque estácom um preço mais viável e vaifacilitar os trabalhos, princi-palmente dos pequenos produ-tores”, comentou Renato JoséLaguardia de Oliveira, presidenteda instituição.

Para o vereador João Bosco deAbreu, este passo positivo que omunicípio deu era o que faltavapara o homem do campo uma vezque o mesmo vinha atuando deforma bastante precária e, emmuitos casos, preferindo abandonaro setor.

Economia e agilidade nos trabalhos no campoPatrulha Mecanizada prepara terra para plantio com custo baixo para o agricultor

Um incentivo para a agriculturafamiliar continuar no campo, produzindoe crescendo a cada dia. É assim que oSindicado dos Trabalhadores Ruraisavalia este apoio que os produtorescomeçaram a ter. Segundo o presidenteda entidade, Márcio José da Silva, estaera a assistência técnica que faltava. “Ocusto para a produção estava ficando

MÁRCIO CLEBER

muito pesado, o que contribuiu para quemuitas pessoas mudassem para a áreaurbana em busca de uma outra opor-tunidade”, disse.

Márcio ressaltou que o valorestipulado por hora, para poder atendera categoria, está dentro da médiacobrada na região porque o própriosindicato chegou a fazer uma pesquisa

em onze cidades. Ele acredita quepara o próximo ano o sucesso dapatrulha vai ser ainda melhorporque os produtores estarão maisorganizados, já que o sindicato édividido em várias associações.

O vereador João Evandro daSilva, mais conhecido como Joãoda Semente, que conhece de pertoas dificuldades dos trabalhos dazona rural, pois há mais de 20 anosque atua no campo, acha umabrilhante idéia a criação da PatrulhaMecanizada. “Esse serviço vaibeneficiar muito todo o povo dazona rural porque resolverá muitosproblemas que vem afetando eimpedindo o crescimento no setor”,comentou dizendo que quando ocampo não vai bem a cidadetambém não caminha bem.

Para ter acesso à patrulha épreciso que os agricultores façamsua inscrição na Secretaria deAgricultura, Pecuária e Abaste-cimento ou no Sindicato dosProdutores Rurais. A PatrulhaMecanizada é composta por quatrotratores equipados com ardo, grade,espalhadeira de calcário, batedeirade feijão, carreta ensiladeira eplantadeira. Para usufruir doserviço é cobrado apenas R$ 25,00por hora, para os gastos do óleoconsumido pela máquina.

Secretaria de Governo / César Carneiro

A baixa do preço do leite que vem afetando os produtores nos últimos mesesem Barbacena e região, levou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacenaa realizar um encontro com os envolvidos no setor para, juntos, tentarem acharuma solução para o problema. Também foram convidados para esta reuniãotodos os laticínios, mas somente um deles participou.

Segundo o presidente do sindicato, Renato Laguardia de Oliveira, em outrospontos do Estado, como no Triângulo Mineiro e no Noroeste do Estado, o litro doleite vem sendo comercializado a R$ 0,50. “Em três meses o preço do nossoproduto caiu 70% e a cada mês comercializamos o leite sem saber qual é opreço”, disse.

Para o sindicato, esta situação vai refletir no futuro porque o produtordesestimulado e por falta de recursos deixa de investir mais na sua produção,como na alimentação do gado, o que proporciona um resultado melhor em todosos sentidos.

O que vem deixando os produtores inconformados é que enquanto o preço doleite cai, os seus derivados continuam aumentando ou ficando estáveis. O veterinárioe também produtor Luiz Paulo de Novaes Miranda, que também conversou comos produtores, ressaltou que se não tiver uma união para a valorização do leite“nós não vamos chegar a lugar nenhum”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Richard Rebouças, queparticipou do encontro, comentou que é fundamental que a classe procure novas

Em busca de melhorias no setor leiteiro

atividades para que se obtenha uma importância maior para o setor. Ele aproveitouo momento e falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que já estásendo implantado no município com a finalidade de ajudar o produtor.

Além dos componentes da classe, estiveram presentes ao encontro o presidentedo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Márcio José da Silva e representantes daEmater.

Secretaria de Governo / César Carneiro

Page 4: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20054

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato dos ProdutoresRurais e a Associação dos Municípios da Micorregião da Mantiqueira(AMMA) realizam no dia 25, o seminário “Pacto territorial para odesenvolvimento rural sustentável”,

O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais.A abertura oficial será às 17h00. Em seguida, o diretor do Departamentode Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do DesenvolvimentoAgrário, Argileu Martins da Silva, ministrará a primeira palestra. Ele vaifalar sobre “Institucionalidades territoriais de desenvolvimento sustentável- Resolução nº 52 do Condraf”.

O segundo assunto em debate será a “Formação de territórios rurais esoluções mais amplas e permanentes para as questões agrárias através daintegração regional”. Igino Marcus da Mata Oliveira, delegado doMinistério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, é quem vaidiscorrer sobre o tema.

Já Jorge da Costa Vicente, secretário-executivo do Conselho Estadualde Desenvolvimento Rural Sustentável, trabalhará com o tema “Conselhosde desenvolvimento rural sustentável”. Às 19h20min será realizado odebate, quando os participantes terão oportunidade para esclarecer suasdúvidas.

Sindicatos e AMMApromovem seminário

MÁRCIO CLEBER

Prefeito Municipal:Martim Francisco Borges de Andrada

Secretário de Governo, Coordenação Política e Gestão Estratégica:José Augusto de Oliveira Penna Naves

Rua Silva Jardim, 340 - Boa Morte - Barbacena - MGTel.: (32) 3339-2035 www.barbacena.mg.gov.br

Fundado pelo prefeito Antônio Carlos Andrada através do Decreto nº 3.173, de 06/01/1993

ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE BARBACENA

Limpeza urbana Os trabalhos de capina, limpeza e pintura foram realizados em torno

das Igrejas João Paulo II e Santa Cecília. No bairro Água Santa, aindacontinua os serviços de capina. O grupo atuou também no Parque deExposição.

Água e esgotoUma das bombas que fazem a captação de água na BR 040, teve

um eixo substituído. Para dar mais segurança à casa de bomba dobairro Água Santa, que abastece a Eta1, foi instalado um rotor.

Quem recebeu serviço de manutenção foi a estação de tratamentode esgoto que fica localizada no bairro Galego.

Acesso revitalizadoO trevo na entrada da cidade desde vem recebendo trabalhos de

limpeza. É o início das atividades que trarão para o local uma novaimagem com a plantação de grama e flores. É uma parceria do GovernoMunicipal, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente eSaneamento (Demasa), Secretaria de Agricultura, Pecuária eAbastecimento com a Egesa e o DNIT.

Meio AmbienteO município de Barbacena, através da assessora de meio ambiente,

Flora Lúcia de Mora e Silva Toledo e Sérgio Grossi, do Demasa,estiveram participando, no dia 5, em Juiz de Fora, da Pré-ConferênciaRegional de Juiz de Fora. Ambos foram eleitos delegados pararepresentar a cidade na Conferência Estadual de Meio Ambiente, queserá no final do mês. A finalidade foi preparar para a II ConferênciaNacional de Meio Ambiente.

“Educação ambiental infantil,“Animais em extinção/FaunaBrasileira”, “Lixo e cidadania como forma de reciclagem para amenizara vida útil dos aterros e melhorar a qualidade de vida das futurasgerações”, foram os assuntos apresentados por Flora Lúcia e SérgioGrossi, para mais de 170 crianças durante uma palestra na Rede SESIMinas de Educação.

O Superintendente de Meio Ambiente do Demasa, Nelson RobertoLoureiro Fontes, ministrou no dia 9, a palestra “Gestão Ambiental emBarbacena”, durante o I Seminário Ambiental “Estratégias pararecuperação de áreas degradadas” realizado na Unipac. Já no dia 10,foi a vez de Sérgio Grossi, que falou sobre “Recursos Hídricos: Riodas Mortes. O mesmo assunto foi apresentado por Sérgio na EscolaEstadual Professor Soares Ferreira.

Mais umaQuem começou a receber alguns serviços de reparos foi a Escola

Municipal Sebastião Francisco do Vale, do bairro Ipanema. No localestá sendo realizada drenagem da quadra poliesportiva eimpermeabilização. Também acontecerá a concretagem de um piso ea construção de uma rede pluvial.

IluminaçãoO Governo Municipal, em pareceria com a Cemig, melhorou o

sistema de iluminação de várias ruas do bairro Valentim Prenassi,bairro João Paulo II e bairro dos Funcionários. Foram colocadaslâmpadas com vapor de sódio e, também, instalados braços maiores,o que deu uma claridade maior nos locais, facilitando a circulação depedestres. (Márcio Cleber)

GOVERNO em AÇÃO

Page 5: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20055

Durante a última semana, o prefeito Martim Andradarecebeu em seu gabinete os vereadores do município.Durante a reunião, foi destacado pelo vereador JoséHigino, o trabalho harmônico que vem sendodesenvolvido entre os poderes Executivo e Legislativo naatual legislatura. Programas do Governo Estadual e doFederal, como a instalação dos postes da Cemig, visandolevar energia elétrica e mais segurança aos bairros dacidade e o programa nacional de instalação de FarmáciaPopular, do Ministério da Saúde, que visa venderremédios mais baratos à população, também foramabordados.

Participaram do encontro, os vereadores AmarílioAugusto de Andrade, Flávio Barbosa da Silva, FlávioMaluf Caldas, Jair da Fonseca Pinto, João Bosco deAbreu, João Evandro da Silva, João Filardi Pinto,Johnson Oliveira Marçal, José Higino Ferreira, PedroFrancisco do Vale e Sebastião Alvim da Silva.

Prefeito reuniu-se com VereadoresDivulgação

Page 6: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20056

Mountain BikeMais de 70 ciclistas participaram da última etapa doI Circuito Mountain Bike, na modalidade CrossCountry, no último domingo, dia 13, na SedeCampestre da Fhemig, que fica às margens da BR265, em frente ao Parque de Exposições. A largadafoi dada às 9h30min. Ao todo foram 10 modalidades.Logo após a corrida, a animação ficou por conta daBanda DLA-4.

Oportunidade O Conservatório Municipal “Heitor Villa-Lobos”convida a todos que queiram aprender a cantarcanções natalinas, que os ensaios estão acontecendoàs terças e quartas-feiras às 18h30min na sede doconservatório, que fica na Rua Comendador JoãoFernandes, 96.

Por mais 3 anosRenato José Laguardia de Oliveira, foi reeleitopresidente do Sindicato dos Produtores Rurais de

Oito décadasParabéns para Euclides Albuquerque, que completa 80anos no próximo dia 26. Ele foi funcionário da prefeiturade Barbacena por 35 anos, sendo aposentado pelamesma. Prestou serviços na Secretaria de Educação eEsporte, Imprensa Oficial e Secretaria deDesenvolvimento Social.

VisitaUm grupo de alunos da 2ª série do EnsinoFundamental do Centro Educacional Brasileiro (CEB)visitou a redação do Jornal Oficial na última quinta-feira, 10. Acompanhados pela professora RosanaMagalhães, os alunos fizeram perguntas aosprofissionais responsáveis pelo jornal e elaboraramum relatório sobre a visita.

NOTAS

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que tem àfrente o secretário geral do Gabinete da Governadoria, DimasTeixeira, em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura ePolítica Urbana, retiraram um barranco localizado nos fundosde uma casa no bairro Nossa Senhora Aparecida que estavacolocando em risco a casa e seus moradores.

O problema surgiu devido às fortes chuvas que vêm caindosobre a cidade. Primeiro, a família foi retirada do localquando a Secretaria de Desenvolvimento Social ofereceu umabrigo. A mesma preferiu ir para a casa de um parente atéque tudo se normalizasse.

Uma outra atuação do grupo foi na Rua “D”, no bairroNova Cidade, quando uma residência teve parte do seutelhado arrancado. Quem também vem trabalhando emconjunto com a Defesa Civil é o Demasa. Ao necessitar dos

Coordenadoria de Defesa Civil atendechamados da população

trabalhos desse grupo, o cidadão pode ligar para o telefone3339-2066 ou 190.

DEFESA CIVIL ALERTA

Junte o lixo e leve para área sem risco de alagamento; Limpe as calhas e evite goteiras. Chão e paredes com

trincas indicam perigo de desabamento; Procure abrigo em locais altos e secos; Desligue aparelhos elétricos e eletrônicos, chave geral,

válvulas do botijão de gás e registro da entrada de água(cavalete)

Procure conhecer os abrigos e os meios de evacuaçãoque serão utilizados em caso de calamidade.

Barbacena. Somente uma chapa concorreu ao pleito.Mais de 700 associados participaram da votação. Dozepessoas votaram em branco e oito anularam.

Representando a regiãoO município de Barbacena e todo o Campo das Vertentesestão sendo representados na Federação da Agriculturae Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemig) atravésde Renato Laguardia de Oliveira. A chapa pela qual secandidatou a vice-presidente foi eleita, tendo napresidência Roberto Simões, da cidade de Paraopeba.“Para a nossa cidade esta participação é de grandeimportância”, declarou Renato.

Viagem literária e musicalOs alunos do Ensino Fundamental do Centro deEducação Angher realizaram no final de outubro, doisprojetos em que elaboraram produções literárias eum estudo sobre a música no País. As quatroprimeiras séries ficaram responsáveis pelo projeto queteve como tema Leitura, uma viagem divertida. Osalunos lançaram um livro que tem o mesmo nomedo projeto e dramatizaram a peça teatralConfabulações. Já os alunos da 5ª a 8ª séries, atravésde oficinas interativas, fizeram um levantamento damúsica feita no Brasil, desde sua origem até os diasatuais. Eles apresentaram a peça Som e emoção,levando para o palco todos os ritmos marcantes damúsica brasileira.

Page 7: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20057Governo Municipal e Copasa firmam parceria

Fotos: Divulgação

O prefeito Martim Andradaassinou nesta quinta-feira, emBelo Horizonte, o convênio decooperação técnica quegarante a parceria entre oDemasa (Departamento Muni-cipal de Meio Ambiente eSaneamento) e a Copasa(Companhia de Saneamentode Minas Gerais). O objetivodo convênio é trazer paraBarbacena toda a experiênciae capacitação técnica daCopasa, que é considerada amelhor empresa do setor desaneamento básico e abas-tecimento de água do Brasil.

Na solenidade de assinaturado convênio, realizada na sededa Copasa, em Belo Horizonte,o presidente da empresa,Márcio Nunes, agradeceu aoportunidade de trabalhar emparceria com Barbacena eressaltou que esta experiênciajá se mostrou vitoriosa emdiferentes lugares, como é ocaso de Juiz de Fora, de cida-des do Espírito Santo, Pará,Bahia e até Luanda, capital deAngola.

Ele disse que o convênio criauma via de mão dupla, na qualos técnicos da Copasa aomesmo tempo em que vãorepassar conhecimentos etecnologias nas áreas deprodução, tratamento, preser-vação e controle de qualidadede água e, também, nosserviços prestados na área deesgotamento sanitário, tambémterão a oportunidade de apren-der com a equipe do Demasa,que conhece de perto asparticularidades não apenas deBarbacena, mas de toda aregião. “O interesse da empresaé ser parceira e contribuir comtodos os órgãos ligados aosaneamento, com o objetivo delevar mais saúde e qualidade devida para a população.A uniãode esforços entre a Copasa e osmunicípios é uma tendêncianatural, porque garante apadronização da qualidade daágua e do saneamento básicooferecidos a todos os cidadãos

mineiros”, disse.Já o diretor Técnico e de Meio

Ambiente da Copasa, CarlosGonçalves de Oliveira Sobrinho,disse que sua equipe sente-sehonrada em trabalhar com ostécnicos de Barbacena e felicitou adecisão do prefeito de firmar aparceria. “Trata-se de umatendência de unificar procedi-mentos, para garantir a todos oscidadãos mineiros o mesmo padrãode qualidade de atendimento”,disse. Ele lembrou, ainda, que aCopasa é sinônimo de competência,tendo recebido, apenas neste ano,prêmios das revistas Isto É Dinheiro,Gazeta Mercantil, SaneamentoAmbiental, Associação Brasileira

das Empresas de Saneamento emreconhecimento ao seu bomtrabalho

O prefeito Martim Andradaregistrou que mais uma vez oGoverno de Minas se mostra umimportante parceiro dos cidadãosbarbacenenses. “O governadorAécio Neves tem recebido de braçosabertos as reivindicações de nossomunicípio e temos conseguidorealizações importantes graças àsmuitas parcerias firmadas com osdiversos órgãos, secretarias eempresas do governo mineiro, taiscomo o DER, Fhemig, BDMG,Deop, Ruralminas, dentre outras”,disse. O prefeito também destacouque o objetivo do convênio é criar

no Demasa as condições paraque se atinja a excelência naprestação de serviços deabastecimento de água, sane-amento básico e meio ambi-ente.

Martim Andrada tambémexplicou que através doconvênio será possível moder-nizar procedimentos e tecno-logias e garantir mais eficiênciana gestão do Demasa, a quemcaberá determinar onde equando a ajuda da Copasaserá necessária.

O diretor do Demasa, JoséCarlos de Menezes Pinheiro,disse que a prioridade será arealização de um diagnósticodo sistema de água e esgoto dacidade, que servirá de basepara a elaboração de um PlanoDiretor de Gestão de RecursosHídricos, através do qual sepretende garantir a qualidadedo abastecimento não só ago-ra, mas também no futuro.

Entre as áreas onde acooperação deve ser bastanteproveitosa, diz o diretor doDemasa, estão o controle demananciais, programas deredução de desperdício, proce-dimentos relativos à compo-sição de custos operacionais e,especialmente, programas demelhoria da qualidade do aten-dimento ao público.

Além do prefeito e do presi-dente da Copasa, MárcioNunes, participaram da sole-nidade o diretor do Demasa,José Carlos de Menezes Pi-nheiro, o Assessor Especial deFomento Econômico da Pre-feitura, Flávio Dani Franco, odiretor de Operações daCopasa, Cássio Drummond, odiretor técnico de Meio Ambi-ente da Copasa, CarlosGonçalves de Oliveira Sobri-nho, e os servidores doDemasa, Edmilson OliveiraGomes, Luiz Álvaro Campos,Maria Aparecida Machado,Carlos Bertoni, Antonio CarlosGomes e José FranciscoVidigal Silveira.

Page 8: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20058

O desembargador ReynaldoXimenes Carneiro, vice-corregedordo Tribunal de Justiça do Estadode Minas Gerais (TJMG), foihomenageado na última sexta-feira,11, em Barbacena. Acompanhadopor familiares, ele descerrou a placaque dá o seu nome ao salão do júrido Fórum Mendes Pimentel, do qualfoi juiz diretor na década de 80. Asolenidade foi presidida pelotambém desembargador OrlandoAdão de Carvalho, 1º vice-presidente do TJMG. Compuseramainda a mesa de honra, o prefeitoMartim Andrada, a juíza diretorado fórum, Liliane Rossi dos SantosOliveira e o presidente da CâmaraMunicipal de Barbacena, vereadorAmarílio Andrade.

A iniciativa de homenagearReynaldo Ximenes partiu da 3ªsubseção da OAB-MG e contoucom o apoio de toda a comunidadeforense de Barbacena, sendosolidificada pela portaria 065/2005.Para ele, um momento marcante ehistórico. “É uma honra que meumodesto nome possa estar inseridodentro da história desta comu-nidade”, disse, lembrando dostempos em que aqui atuou e da

Barbacena homenageia Reynaldo XimenesDesembargador descerra placa que dá o seu nome ao salão do júri do Fórum Mendes Pimentel

importância da cidade no cenárionacional. “Sou um eterno admiradordesta gente. Os filhos mais notáveis deBarbacena plantaram descendência naestrutura dos poderes públicos da nação”.

Nascido em Elói Mendes, onde foiprefeito entre 1973 e 77, ReynaldoXimenes veio para Barbacena em 1980,como juiz de Direito da comarca. Aqui,ele atuou ainda como professor daFaculdade de Direito e teve oreconhecimento pelos serviços prestados

SÉRGIO MONTEIRO

na cidade ao receber o título de cidadãohonorário do município. Seu retorno,duas décadas depois, foi lembrado peloprefeito Martim Andrada. “Barbacena sesente muito engrandecida e nós, cida-dãos, orgulhosos com a volta deReynaldo Ximenes Carneiro à cidade,para receber esta justa homenagem”. Oprefeito lembrou ainda o fato de ohomenageado se juntar a outrosbrilhantes nomes da história domunicípio. “Ele se une aos grandes nomes

que distinguem nossa comunidadee nossa comarca: Mendes Pimentel(que dá nome ao fórum) e AntônioCarlos Lafayette Andrada (que dánome ao prédio onde funciona ofórum)”.

Para Orlando de Carvalho,representar o presidente do TJMG,Hugo Bengtsson Júnior, é motivode muito orgulho. “Me sintoenvaidecido e alegre por trazer aohomenageado não apenas o meuabraço, mas o abraço de todos dotribunal”, disse. Já o membro-natodo Conselho Deliberativo daAssociação dos MagistradosMineiros (Amagis), juiz DoorgalGustavo Borges de Andrada,definiu o homenageado como “umdos desembargadores maisrespeitados e que tem mais ligaçãocom Barbacena”. Estiveram pre-sentes ainda o deputado estadualAntônio Carlos Andrada; o arce-bispo de Mariana, Dom LucianoMendes de Almeida; o presidenteda 3ª subseção da OAB-MG, JoséMaria Fortes de Carvalho; orepresentante do Ministério Públicoem Barbacena, Luiz Carlos Neto,representando o procurador geral deJustiça, Jarbas Soares Júnior, den-tre outras autoridades.

Antônio Carlos Andrada, Dom Luciano Mendes de Almeida, Reynaldo Ximenes, Wagner Portugal, MartimAndrada e Amarílio de Andrade

Durante a última semana do mês de outubro e até o dia 3 de novembro, umgrande número de professores movimentou o pátio da Prefeitura em busca defazer sua inscrição para uma possível contratação em uma das escolas da redemunicipal de ensino.

Para o cargo de P1A (1ª à 4ª série), foram inscritos 884 professores; para asvagas de P5 (5ª à 8ª série) foram 204 professores para a Língua Portuguesa, 96para Inglês, 135 para Matemática, 100 para Geografia, 143 para História, 54para Ciências, 65 para Educação Física e 82 profissionais para Educação Religiosa.Ao todo foram 1763 professores de Barbacena e região.

Em alguns dias até ônibus de outras localidades trouxeram professores para ainscrição. No último dia, foram atendidas 621 pessoas, com a última inscriçãoocorrendo às 21h30min. Agora, uma comissão da Secretaria de Educação e Esporteestá realizando a segunda etapa do processo, que consiste na avaliação eclassificação dos candidatos, seguindo as regras estabelecidas no edital.

A novidade é que o Governo Municipal abriu espaço também para osprofissionais da rede estadual e particular. O último trabalho de classificaçãoaconteceu em 2003. O candidato será convocado já para o próximo ano deacordo com a classificação e as vagas existentes.

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Guaraci Gonçalves, a procurasuperou as expectativas. Ele atribui a grande procura ao ótimo salário pago pelarede municipal e, também, porque o Governo Municipal mantém o pagamento

em dia. “O desemprego também foi uma das causas que levou a este elevadonúmero de inscrições”, concluiu. (Márcio Cleber)

Mais de 1700 professores se inscrevem para tentar vaga nas escolas municipais

Secretaria de Governo / César Carneiro

Secretaria de Governo / César Carneiro

Page 9: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/20059

Inaugurada no dia 27 de outubro, a Sala Verde “Loucos pelo meioambiente”, que está instalada no prédio da Estação Ferroviária, vai realizarsua primeira atividade nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. Será um curso decapacitação para professores da rede municipal de educação.

“A interdisciplinaridade na educação ambiental e sua aplicação nasescolas da área rural”, será o assunto em debate. O curso será ministradopor Vânia Lúcia dos Santos, que é licenciada em geografia pelaUniversidade Estadual de Montes Claros.

Além dessa atividade, a Sala Verde já está aberta a visitações de segundaa sexta-feira, das 12h00 às 18h00. Segundo a coordenadora de da Divisãode Educação Ambiental, Melissa Tortoriello, em caso de grupos, a visitapode ser agendada durante todo o dia, no próprio local ou pelo telefone3333-0033 - ramal 362.

A sala também dispõe de materiais para pesquisa como livros, revistase fitas de vídeo. (Márcio Cleber)

Sala Verde realizasua primeira ação

Secretaria de Governo / César Carneiro

No próximo sábado, 19, serácelebrado, em todo o País, o Dia D deMobilização Contra a Dengue,instituído pelo Ministério da Saúde. Oprincipal objetivo é chamar apopulação para participar ativamenteda luta contra a dengue e o mosquitoAedes aegypti, transmissor da doença.O Governo Municipal de Barbacena,através do Departamento Municipal deSaúde Pública (Demasp), promoverá,na Praça dos Andradas, uma série deatividades para conscientizar apopulação da importância de suaparticipação.

Uma equipe do Demasp estará napraça entre 9 e 13 horas, onde serãodistribuídos panfletos, esclarecidaseventuais dúvidas e questionamentose realizadas atividades como palestras,brincadeiras e teatro.

O Aedes aegypti é um mosquitoescuro com manchas brancas queataca normalmente de dia e se

Sábado de combateà dengue

multiplica em água parada. Apopulação pode e deve ajudar,acabando com estes locais onde omosquito se multiplica, como lixos,latas, pneus, garrafas e plásticos. Ascaixas d’água e reservatórios devemser bem tapados e deve também sercolocada areia grossa nos pratinhosdos vasos de planta.

Os sintomas da doença são febrealta, dor de cabeça, atrás dos olhos,nos músculos, nas articulações(juntas), fraqueza, falta de apetite,sangramento no nariz e na gengiva emanchas que podem aparecer nocorpo. O tratamento deve ser feitoatravés de repouso e ingestão delíquidos. Em caso de persistência dossintomas, deve-se buscar atendimentomédico. A campanha de combate àdengue será aberta, em BeloHorizonte, pelo Ministro da Saúde,Saraiva Felipe.

SÉRGIO MONTEIRO

No dia 1º de dezembro, às 16horas, numa iniciativa do GovernoMunicipal, através da Fundac,acontecerá na Prefeitura Municipal asolenidade de inauguração da foto-grafia do ex-prefeito e atual deputadoestadual Toninho Andrada, na galeriade fotos dos ex-prefeitos. ToninhoAndrada governou Barbacena de1993 a 1996. Foi durante sua gestão,em 1995, que foi inaugurada a galeriados ex-prefeitos, que além de home-nagear inúmeros políticos, preserva ahistória política de Barbacena.

Galeria de Ex-Prefeitos

Page 10: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/200510

P O D E R E X E C U T I V OPrefeito: Martim Francisco Borges de Andrada

L E I S M U N I C I P A I SL E I N º 3. 8 9 1

“Dispõe sobre o controle de vetores e pragas urbanas nos estabelecimentos que especifica e determina providênciascorrelatas.”O POVO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, por seus representantes decretou, e eu, em seu nome, sanciono aseguinte Lei:Art. 1º Ficam obrigados os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, residenciais, industriais e serviços arealizarem o controle da infestação de pragas urbanas e vetores de doenças.Art. 2º Os estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços de gêneros alimentícios devem:I - manter todas as dependências à prova de roedores e de insetos transmissíveis de doenças;II - dispor de dispositivo que impeça a entrada de insetos, roedores e de impurezas evitáveis, nas aberturas dos locaisonde se elaborem, fracionem, acondicionem, depositem ou armazenem alimentos;III - os responsáveis por peças, máquinas, utensílios, recipientes, equipamentos e outras embalagens que venhama entrar em contato com alimentos nas diversas fases de fabricação, produção, manipulação, beneficiamento,acondicionamento, conservação, transporte, armazenamento, depósito, distribuição, venda de quaisquer outrassituações, deve providenciar para que tais elementos não interfiram nocivamente nos alimentos ou alterem o seu valornutritivo ou as suas características organolépticas, devendo ser mantidos limpos e livre de sujeiras, poeiras, insetose outras contaminações;IV - pessoa proprietária ou responsável por estabelecimentos industriais, comerciais e serviços que manipula gênerosalimentícios devem manter suas dependências em bom estado de conservação e em perfeitas condições de higiene,antes, durante e após a realização dos trabalhos ou atividades.Art. 3º Aos proprietários ou responsáveis pelos locais ou ambientes caberá:I - a desobstrução, limpeza e retificação de cursos de água, desde que não agridam seu estado natural;II - a abertura de valas para facilitar o escoamento das águas e outros recursos de drenagem, desde que não agridamo meio ambiente em seu estado natural;III - destruição de plantas em que se possa verificar depósitos de água que permitam o desenvolvimento de insetos,preservadas as espécies naturais;IV - limpeza de terrenos baldios, prédios e construções abandonadas;V - contratar empresas especializadas e credenciadas pelos órgãos fiscalizadores da atividade para aplicação deprodutos químicos ou orgânicos que impeçam a procriação de insetos e roedores nocivos à saúde;Parágrafo único. Aos proprietários ou responsáveis pelos locais onde forem executadas as medidas constantes desteartigo, caberá a manutenção periódica dos trabalhos.Art. 4º Os responsáveis pelas construções e reparos de obras privadas e públicas tomarão as providências técnicasnecessárias para evitar a infestação de cupins, evitando aterros composto de material celulótico, removendo asformas de concreto.Parágrafo único. É obrigatório, por força de Lei, a realização dos serviços de controle de pragas e vetores urbanos(desinsetização e desratização) nos seguintes estabelecimentos:I - estabelecimentos que manipulam gêneros alimentícios tais como: bares, restaurantes, hotéis, hospitais, churrascarias,açougues, frigoríficos, pizzarias, refeitórios, cozinhas industriais, supermercados, indústrias de alimentos e cosméticos,padarias, cantinas localizadas em creches, escolas, centros de formação e universidades e demais estabelecimentos;o controle será realizado, no mínimo, uma vez por semestre;II - demais estabelecimentos, tais como: industrias, prestadores de serviços, comércio, condomínios, farmácias,instituições educacionais e financeiras e demais estabelecimentos que não manipulem alimentos, o controle serárealizado anualmente.Art. 5º Caberá à Vigilância Sanitária e Epidemiológica, fiscalizar o disposto nesta Lei, podendo, no exercício dessafiscalização, intimar o responsável a proceder àsmedidas preventivas e corretivas necessárias, através de empresas especializadas e credenciadas pelos órgãoscompetentes.Art. 6º Os infratores das disposições desta lei ficarão sujeitos às seguintes penalidades:I - advertência;II - multa;III - interdição temporária ou definitiva do estabelecimento;IV - embargo da obra;V - cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento.Parágrafo único. As penalidades previstas neste artigo serão aplicadas sem prejuízo de outras sanções cíveis oupenais cabíveis.Art. 7º A penalidade de advertência será aplicada com fixação de prazo para a regularização da situação, emconformidade com as determinações e exigências impostas pela autoridade competente, sob pena de multa diária,cujo valor será fixado dentro dos limites previstos no artigo 11 desta Lei.Parágrafo único. O prazo fixado poderá ser prorrogado, a critério da autoridade competente, mediante solicitação dointeressado, devidamente justificada.Art. 8º No auto de lavratura e imposição de multa diária, a autoridade fixará novo prazo para regularização da situação,sob pena de interdição, temporária ou definitiva da atividade ou embargo da obra.Art. 9º Sem prejuízo de outros procedimentos será aplicado desde logo, multa específica, sempre que da infraçãoresultar situação que não comporte medidas de regularização executáveis pelo infrator.Art. 10 As infrações previstas nesta Lei classificam-se em:I - Leves: aquelas que o infrator seja beneficiado por circunstâncias atenuantes;II - Graves: aquelas em que se verificar algumas circunstâncias agravantes;III - Gravíssimas: aquelas em que se acumularem duas ou mais circunstâncias agravantes.Art. 11 O valor da pena de multa será fixado em MRP (Modelo Remuneratório de Pessoal), (Lei nº 2.829 de 20.01.1993,§ 1º do art. 47, corrigido pela Lei Delegada nº 2 – art. 69), até que se estabeleça a UFM (Unidade Fiscal do Município),considerando a infração ser classificada em:I - Leves: multa de 03 MRP a 09 MRP;II - Graves: multa de 10 MRP a 20 MRP;III - Gravíssima: multa de 21 MRP a 50MRP.Parágrafo único. Após vencimento os valores serão atualizados de acordo com o coeficiente de correção monetáriavigente.Art. 12 São circunstâncias atenuantes:I - não ter o infrator contribuído diretamente para o cometimento da infração;II - haver entendimentos errados desta Lei, escusável apenas quando for notória a incapacidade do infrator deperceber o caráter ilícito do fato ocorrido ou do ato que praticou;III - ter o infrator sofrido coação irresistível para a prática do ato lesivo;IV - ser primário o infrator e leve a falta cometida.Art. 13 São circunstâncias agravantes:I - ser reincidente o infrator;II - coagir o infrator a outrem para a prática de infração;III - ter a infração conseqüências calamitosas para a saúde pública;IV - deixar o infrator, tendo conhecimento de ato lesivo à saúde pública de tomar providências de sua competênciapara evitá-lo;V - ter o infrator agido com dolo, ainda que eventual fraude ou má fé.Parágrafo único. A reincidência específica por si só classifica a infração como gravíssima.Art. 14 Havendo concorrência de circunstâncias atenuantes e agravantes, a pena será aplicada considerando acircunstância predominante.Art. 15 A interdição temporária ou definitiva em caso de estabelecimentos será sempre aplicada nos casos em quese verificar perigo iminente para a vida humana ou à saúde pública.Art. 16 A interdição temporária e o embargo da obra acarretarão na suspensão da licença concedida, enquanto

perdurar a penalidade.Art. 17 A interdição definitiva acarretará a cassação da licença concedida.Art. 18 Responderá pela infração que de qualquer modo cometê-la ou concorrer para seu cometimento.Art. 19 Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias após a data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 27 de outubro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

(Projeto de Lei nº 029/2005 – Autoria do Vereador João Bosco de Abreu). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

D E C R E T O S M U N I C I P A I SD E C R E T O M U N I C I P A L N º 5. 5 9 2

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Leinº 3.834, de 29.12.2004, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

D E C R E T A:Art. 1º Fica aberto Crédito Suplementar da ordem de R$114.400,00 (cento e quatorze mil e quatrocentos reais),às dotações do Orçamento Programa do Exercício fluente, conforme discriminações:010310101.2.001 – Câmara Municipal de Barbacena; Manutenção das Atividades da Câmara Municipal3390.39 – Outros Serviços Terceiros.........................................................................................7.000,00010310101.2.004 – Câmara Municipal de Barbacena; Pagamento de Folha de Servidores3190.04 – Contratação por Tempo Determinado...........................................................................1.400,00010310101.2.004 – Câmara Municipal de Barbacena; Pagamento de Folha de Servidores3190.11 – Vencimentos e Vantagens Fixas................................................................................90.000,00010310101.2.006 – Câmara Municipal de Barbacena; Manutenção Assessoria Cons. Técnica Especializada3390.35 – Serviços de Consultoria...........................................................................................8.000,00010310101.2.013 – Câmara Municipal de Barbacena; Homenagens, Recepções e Festividades3390.31 – Premiações Culturais, Artísticas...............................................................................8.000,00Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .114.400,00Art. 2º Para cobertura do Crédito Suplementar ora aberto, serão utilizados os recursos provenientes das anulaçõesdas dotações do Orçamento Programa vigente, conforme as seguintes discriminações:010310102.2.007 – Corpo Legislativo; Manutenção do Corpo Legislativo3390.36 – Serviços de Pessoa Física.......................................................................................4.000,00010310102.2.007 – Corpo Legislativo; Manutenção do Corpo Legislativo3390.93 – Indenizações e Restituições.......................................................................................7.000,00010310102.2.012 – Corpo Legislativo; Pagamento de Folha do Corpo Legislativo3190.11 – Vencimentos e Vantagens Fixas...............................................................................90.000,00010310102.2.014 – Corpo Legislativo; Pagamento ao INSS - Corpo Legislativo3190.13 – Obrigações Patronais.............................................................................................13.400,00Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .114.400,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor a partir desta data.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 14 de setembro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .D E C R E T O M U N I C I P A L N º 5. 5 9 3

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a alínea“b”, do art. 2º, Lei Orçamentária nº 3.834, de 29.12.2004, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

D E C R E T A:Art. 1º Fica aberto Crédito Suplementar da ordem de R$128.000,00 (cento e vinte e oito mil reais), às dotaçõesdo Orçamento Programa do exercício fluente, do Departamento Municipal de Saúde Pública – DEMASP, conformeas seguintes discriminações:101221001.2.003 – Superintendência Administrativa; Manutenção Atividades Superintendência Administrativa3390.30 – Material de Consumo..................................................................................................18.000,00101221001.2.003 – Superintendência Administrativa; Manutenção Atividades da Superintendência Administrativa3390.39 – Outros Serviços de Terceiros...................................................................................50.000,00101231001.2.007 – Superintendência de Finanças; Manutenção Atividades da Superintendência de Finanças3390.91 – Sentenças Judiciais...............................................................................................10.000,00103021008.2.049 – Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Prestadores de Serviços - FAEC3390.39 – Outros Serviços Terceiros......................................................................................50.000,00Total. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .128.000,00Art. 2º Para cobertura do Crédito Suplementar ora aberto, serão utilizados os recursos provenientes das anulaçõesdas dotações do Orçamento Programa vigente, conforme as seguintes discriminações:101231001.2.007 – Superintendência de Finanças; Manutenção Atividades Superintendência de Finanças3390.93 – Indenizações e Restituições......................................................................................10.000,00103011019.2.035 – Fundo Municipal de Saúde; Manutenção do Programa Saúde da Família – Recurso Ministério daSaúde3390.35 – Serviços de Consultoria...........................................................................................20.000,00103021001.1.035 – Fundo Municipal de Saúde; Construção Módulo Hospital Regional Câncer – Recurso Ministério daSaúde4490.51 – Obras e Instalações.................................................................................................50.000,00103021001.1.038 – Fundo Municipal de Saúde; Construção Módulo Hospital Regional Câncer – Recurso Próprio4490.51 – Obras e Instalações.................................................................................................18.000,00103021008.2.042 – Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Unidade Resgate – Corpo de Bombeiros3390.30 – Material de Consumo................................................................................................21.000,00103021008.2.042 – Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Unidade Resgate – Corpo de Bombeiros3390.39 – Outros Serviços de Terceiros......................................................................................9.000,00Total. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .128.000,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor a partir desta data.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 19 de setembro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .D E C R E T O M U N I C I P A L N º 5. 5 9 6

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a alíneab do artigo 2º da Lei Municipal nº 3.834, de 29.12.2004, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

D E C R E T A:Art. 1º Fica aberto Crédito Suplementar da ordem de R$203.160,00 (duzentos e três mil cento e sessenta reais),às dotações do Orçamento Programa do exercício fluente, conforme as seguintes discriminações:103021001.1.016 - Superintendência Técnica; Equipamentos da Policlínica de Referência4490.52 - Equipamentos e Material Permanente............................................................................5.000,00103011008.2.016 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Postos e Unidades de Saúde3390.30 - Material de Consumo...............................................................................................35.000,00103021008.2.021 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades com Prestadores Serviços - MAC3390.36 - Serviços de Pessoa Física......................................................................................123.000,00103021008.2.025 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Executadas pelo DEMASP

3390.39 - Outros serviços Terceiros.........................................................................................10.000,00103031002.2.028 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Agencia Transfusional - Unidade Hematológica3390.30 - Material de Consumo..............................................................................................15.000,00103051003.2.034 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica - Recurso Ministérioda Saúde3390.30 - Material de Consumo............................................................................................160.000,00103151003.2.034 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica -Recurso Ministérioda Saúde3390.30 - Material de Consumo..............................................................................................15.000,00Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .203.160,00Art. 2º Para cobertura do Crédito Suplementar ora aberto, serão utilizados os recursos provenientes das anulaçõesdas dotações do Orçamento Programa vigente, conforme as seguintes discriminações:101231001.2.007 - Superintendência de Finanças; Manutenção Atividades Superintendência Finanças3390.93 - Indenizações e Restituições.........................................................................................7.000,00101251001.2.011 - Superintendência Técnica; Manutenção Atividades Controle e Avaliação3390.14 - Diárias... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .500,00101251001.2.011 - Superintendência Técnica; Manutenção Atividades Controle e Avaliação3390.30 - Material de Consumo.................................................................................................500,00101251008.2.051 - Superintendência Técnica; Manutenção das Atividades do Serviço de Auditoria3390.14 - Diárias.... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2.000,00102421017.2.037 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Otorrinolaringológico3390.39 - Outros Serviços Terceiros.........................................................................................5.000,00103011019.2.035 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Programa Saúde da Família - RecursoMinistério da Saúde3390.35 - Serviços de Consultoria................................................................................................9.000,00103021001.1.035 - Fundo Municipal de Saúde; Construção Modulo Hospital Regional do Câncer - Recurso Ministérioda Saúde4490.51 - Obras e Instalações..............................................................................................27.000,00103021008.2.046 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Central de Regulação -Recurso Ministérioda Saúde3390.14 - Diárias.... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2.160,00103021008.2.046 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Central de Regulação - Recurso Ministérioda Saúde3390.39 - Outros Serviços Terceiros.......................................................................................46.000,00103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Central Regulação - Recurso SES3390.36 - Serviços de Pessoa Física......................................................................................15.000,00103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação - Recurso SES3390.36 - Serviços de Pessoa Física........................................................................................13.000,00103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação - Recurso SES3390.39 - Outros Serviços Terceiros........................................................................................50.000,00103021008.2.055 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação - Recurso Próprio3390.39 - Outros serviços Terceiros........................................................................................26.000,00Total. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .203.160,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor a partir desta data.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 23 de setembro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .D E C R E T O M U N I C I P A L N º 5. 5 9 7

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a alíneab do artigo 2º da Lei Municipal nº 3.834, de 29.12.2004, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

D E C R E T A:Art. 1º Fica aberto Crédito Suplementar da ordem de R$219.300,00 (duzentos e dezenove mil e trezentos reais),às dotações do Orçamento Programa do exercício fluente, conforme as seguintes discriminações:101221001.2.003 - Superintendência Administrativa; Manutenção Atividades Superintendência Administrativa3390.14 - Diárias... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1.500,00101221001.2.003 - Superintendência Administrativa; Manutenção Atividades Superintendência Administrativa3390.39 - Outros Serviços Terceiros.............................................................................................20.000,00103021008.2.020 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades do Serviço de Transporte3190.34 - Outras Despesas Pessoal Terceirizados......................................................................50.000,00103021008.2.026 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades do Pronto Atendimento3390.39 - Outros Serviços Terceiros.......................................................................................40.000,00103051003.2.034 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica - Recurso Ministérioda Saúde319004 - Contratação Tempo Determinado.................................................................................50.000,00103051003.2.040 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica -Recurso Próprio3190.04 - Contratação Tempo Determinado.............................................................................50.000,00103051003.2.040 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica -Recurso Próprio3390.30 - Material de Consumo...............................................................................................7.800,00Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .219.300,00Art. 2º Para cobertura do Crédito Suplementar ora aberto, serão utilizados os recursos provenientes das anulaçõesdas dotações do Orçamento Programa vigente, conforme as seguintes discriminações:101221001.2.002 - Vice-Diretoria; Manutenção Atividades da Vice-Diretoria3390.14 - Diárias... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . .700,00101221001.2.002 - Vice-Diretoria; Manutenção Atividades da Vice-Diretoria3390.30 - Material de Consumo.................................................................................................400,00101221001.2.002 - Vice-Diretoria; Manutenção Atividades da Vice-Diretoria3390.39 - Outros Serviços Terceiros.............................................................................................400,00103021008.2.046 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central de Regulação - Recurso Ministérioda Saúde3190.04 - Contratação Tempo Determinado.............................................................................50.000,00103021008.2.046 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central de Regulação - Recurso Ministério daSaúde3390.30 - Material de Consumo.............................................................................................25.000,00103021008.2.046 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central de Regulação - Recurso Ministério daSaúde3390.36 - Serviços de Pessoa Física.......................................................................................15.000,00103021008.2.046 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central de Regulação - Recurso Ministério daSaúde3390.39 - Outros Serviços Terceiros..........................................................................................20.000,00103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Central de Regulação -Recurso - SES.3190.04 - Contratação Tempo Determinado...............................................................................50.000,001030210082.055 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Central Regulação - Recurso Próprio3190.04 - Contratação Tempo Determinado................................................................................50.000,00103021008.2.055 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção das Atividades Central Regulação - Recurso Próprio3390.14 - Diárias..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7.800,00Total.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .219.300,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor a partir desta data.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 26 de setembro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Page 11: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/200511D E C R E T O M U N I C I P A L N º 5. 6 0 7

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a alíneab do artigo 2º da Lei Municipal nº 3.834, de 29.12.2004, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

D E C R E T A:Art. 1º Fica aberto Crédito Suplementar da ordem de R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), às dotações doOrçamento Programa do exercício fluente, conforme as seguintes discriminações:103051003.1.021 - Fundo Municipal de Saúde; Equipamentos da Vigilância Epidemiológica Recurso Ministério daSaúde4490.52 - Equipamentos e Material Permanente............................................................................15.000,00103051003.1.029 - Fundo Municipal de Saúde; Equipamentos Vigilância Epidemiológica Rec. Próprio4490.52 - Equipamentos e Material Permanente.........................................................................30.000,00Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .45.000,00Art. 2º Para cobertura do Crédito Suplementar ora aberto, serão utilizados os recursos provenientes das anulaçõesdas dotações do Orçamento Programa vigente, conforme as seguintes discriminações:103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação - Rec. SES3390.14 - Diárias.....................................................................................................................4.000,00103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação - Rec. SES3390.30 - Material de Consumo...............................................................................................10.000,00103021008.2.048 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação - Rec. SES3390.39 - Outros Serviços Terceiros..........................................................................................1.000,00103021008.2.055 - Fundo Municipal de Saúde; Manutenção Atividades Central Regulação -Rec. Próprio3390.39 - Outros Serviços Terceiros.........................................................................................30.000,00Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .45.000,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor a partir desta data.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 30 de setembro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .D E C R E T O Nº 5. 610

“Cria a patrulha agrícola do Município de Barbacena, aprova regulamento e dá outras providências”.O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com asleis em vigor e na forma do inciso I do art. 26 da Constituição do Município de Barbacena;Art. 1º Fica criada a patrulha agrícola do Município de Barbacena, com o objetivo de auxiliar na mecanização agrícoladas propriedades rurais do Município.Parágrafo único. A patrulha agrícola será composta por máquinas e implementos patrimonializados na SecretariaMunicipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Art. 2º O uso da patrulha agrícola será de acordo com o regulamento constante do Anexo I deste Decreto.Art. 3º Fica criada a Comissão Municipal de Mecanização Agrícola, com responsabilidade de promover a fiscalizaçãodo uso da patrulha mecanizada, a ser nomeada pelo Chefe do Executivo, dentre os servidores da Secretaria Municipalde Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Art. 4º A utilização das máquinas ou implementos será feita mediante prévio recolhimento do preço público aos cofresmunicipais, de acordo com as condições especificadas no Regulamento de que trata o artigo anterior.Parágrafo único. Os valores correspondem ao custo e depreciação do equipamento e são os estabelecidos no AnexoII deste Decreto.Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 6º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 10 de outubro de 2005;163º ano da Revolução Liberal, 75º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

ANEXO IREGULAMENTO DA PATRULHA MECANIZADA

Capítulo IDa finalidade

Art.1º A patrulha agrícola configura serviço de natureza pública a ser prestado exclusivamente a agricultoresfamiliares do município de Barbacena, de execução de trabalhos de preparo, correção, e conservação do solo,transformação, beneficiamento e transporte agrícolas, tendo seu funcionamento regulado por esta norma.

Capítulo IIDos usuários

Art. 2º São usuários da Patrulha mecanizada os agricultores que atendam simultaneamente aos seguintes requisitos:I - Explorar parcela de terra na condição de proprietários, meeiros, posseiros e arrendatários;II - Manter até dois empregados permanentes, sendo admitido a ajuda eventual de terceiros, quando a natureza

sazonal da atividade agropecuária o exigir;III - Não deter, a qualquer título, área superior a 04 (quatro) módulos fiscais quantificados na legislação em vigor;IV – Perceber, no mínimo, 80% (oitenta por cento) de sua renda bruta anual proveniente de exploração agropecuáriae/ou extrativa;V - Residir na propriedade ou em aglomerado rural urbano próximo.VI – Não possuir máquinas agrícolas e implementos afins.Parágrafo único. Nos casos em que se apurar a ociosidade dos equipamentos, os requisitos acima enumeradospoderão ser dispensados, à critério da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Capítulo IIDos serviçosArt. 3º Os serviços a serem executados pela patrulha agrícola deverá observar as seguintes diretrizes:I - Executar trabalhos exclusivamente ligados à aração, gradagem, calagem, ensilagem, plantadeira, roçadeira,lâminas e beneficiamento de produtos agrícolas.II - Executar trabalhos tendo em vista a conservação do solo e fontes de água, evitando práticas que possam agredirestes recursos naturais, observando as exigências dos órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao meioambiente, em especial abstendo-se de arar em Áreas qualificadas como de Preservação Permanente.III – Abster-se da prestação de serviços a produtores inadimplentes com o Programa.IV - Prestar serviços exclusivamente aos produtores familiares, que exploram suas atividades no sistema proprietários,meeiros e arrendatários.V – Abster-se de utilizar implementos da patrulha em tratores de terceiros e vice e versa.Parágrafo único. Fica vedada a execução de serviços em áreas que ofereçam riscos ao operador, á máquina e aosimplementos, decorrentes da situação topográfica do terreno, tipo de solo e vegetação, respeitando o que determinaos órgãos municipais, estaduais e federais ligados às questões ambientais.Art. 4º Compete a Comissão Municipal de Mecanização Agrícola:I - Proceder às inscrições dos usuários interessados nos serviços da patrulha.II – Orientar ao tomador dos serviços ao recolhimento, em favor da Fazenda Pública municipal, do preço público,com antecedência de, no mínimo, cinco dias antes do início da prestação de serviços, em conta bancária correnteda Prefeitura Municipal de Barbacena.III – Apresentar mensalmente, ao Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, o balanço das horastrabalhadas e os valores recebidos com os serviços da patrulha.IV - Supervisionar e fiscalizar as atividades da patrulha em geral.V - Verificar as áreas a serem trabalhadas, orientando os beneficiários quanto ao preparo das mesmas pararecebimento das máquinas.VI – Fiscalizar e orientar os tratoristas no manuseio das máquinas e equipamentos, proibindo-lhes o excesso.VII – Proceder, diretamente ou por intermédio de terceiros, na forma da lei, a manutenção dos tratores e maquinários;VIII – Proceder à fiscalização da transcrição exata dos serviços realizados para fichas (mapa diário), solicitando aassinatura do produtor atendido;IX - Levar ao conhecimento da Comissão Municipal de Mecanização Agrícola todas as ocorrências que por venturatenham ciência, referente aos serviços;Art. 5º Compete aos operadores das máquinas:I - Zelar pelas máquinas, implementos e ferramentas postos sob sua responsabilidade, mantendo-os limpos e emperfeito funcionamento.II - Seguir as normas desse regulamento, atendendo somente os produtores indicados pela Comissão Municipal deMecanização Agrícola.III – Proceder a transcrição exata dos serviços realizados para fichas (mapa diário), solicitando a assinatura doprodutor atendido;IV - Levar ao conhecimento da Comissão Municipal de Mecanização Agrícola todas as ocorrências que por venturatenham ciência, referente aos serviços;§1º. O tratorista não poderá realizar serviços excedente a 20% (vinte por cento) do que foi solicitado e pago peloprodutor.§2º. Os tratoristas serão responsabilizados pelos danos que porventura causarem a terceiros ou ao Município, noexercício de suas funções.Art. 6º Compete aos usuários:I – Proceder a sua inscrição junto à Comissão Municipal de Mecanização Agrícola;II – Abster-se de exigir do tratorista a execução de serviços em áreas que possam oferecer qualquer risco ao operadore maquinários.III – Proceder ao pagamento antecipado dos serviços diretamente em conta bancária de titularidade do Município,cinco dias antes do início da prestação dos serviços;§1º. As inscrições dos produtores aos diversos serviços, serão realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura,Pecuária e Abastecimento, diretamente ou por intermédio do Sindicato Rural de Barbacena ou do Sindicato dosTrabalhadores Rurais de Barbacena.§2º. A desistência dos serviços por parte do produtor no período compreendido entre o depósito do preço público eo início das atividades, implicará em crédito à favor do usuário, a ser utilizado em oportunidade futura, obedecidoo cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Capítulo IVDa ordem da execução dos serviçosArt. 7º Para fins da prestação de serviços de que trata este regulamento, fica o Município de Barbacena dividido em10 (dez) regiões, numeradas e compostas pelos seguintes Distritos e localidades:

LegendaRegião I Costas / Senhora das DoresRegião II Aroeira/Ponto Chic/Fazenda das CabrasRegião III Padre Brito e adjacênciasRegião IV Conquista e adjacênciasRegião V Correia de Almeida/Campestre/Pedra/José Luiz/Barbosa/Torres/Palmital/União Industria e adjacênciasRegião VI Pombal/Campestre I/Pinheiro Grosso/ Vargem Grande/Galego/Estiva/Nova CidadeRegião VII São João Batista/ Bananal/Caieiro/Serrão/ JacobRegião VIII Faria/Patrimônio/Chapada/Severiano RezendeRegião IX Colônia Rodrigo Silva/Ponte do Cosme/ Brejão e LavrinhaRegião X Caetés/ Margaridas/Cabeça Branca/CaráArt. 8º Competirá à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a definição da ordem de atendimentodas regiões e usuários, na conformidade com as inscrições.§1º. O critério de inserção na região será o da localização do imóvel, independentemente do domicílio do proprietárioou possuidor.§2º. A não utilização dos serviços no dia ou período decorrente do sorteio implicará renúncia tácita sobre o mesmo.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

ANEXO IIPREÇOS PÚBLICOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS

SERVIÇO A SER EXECUTADO PREÇO PÚBLICO POR HORA DE SERVIÇO(Unidade Padrão Fiscal do Município de Barbacena - UFMB)

ARAÇÃO 0,916GRADAGEM 0,732BATEDEIRA DE CEREAIS 0,916DISTRIBUIDORA DE CALCÁRIO 0,732TRANSPORTE DE CARRETA 0,732ROÇADEIRA 0,916PLANTADEIRA 0,916ENSILADEIRA 0,732

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Portarias Assinadas pelo Sr. Prefeito MunicipalPORTARIA Nº 10.976 - O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, emconformidade com as leis em vigor, e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena;R E S O L V E: DESIGNAR Comissão Especial composta por Paulo Duarte Gonçalves, Ricardo Augusto de MoraesDrumond e Rômulo Stéfani Filho para, sob a presidência do primeiro, proceder à fiscalização da execução do Contratonº 143/05, firmado em 03 de agosto de 2005, com a empresa Técnicos em Transporte Ltda. – TECTRAN, comemissão dos Laudos de Medição, na forma do Cronograma Físico-Financeiro, a partir desta data. Barbacena, 20de outubro de 2005. Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

PORTARIA Nº 10.977-O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, emconformidade com as leis em vigor, especialmente com o disposto no art. 31, e no inciso II, do art. 34, da Lei Municipalnº 3.740/03, e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: NOMEARREJANE APARECIDA GOMES, para função de Conselheira Tutelar, em substituição a Conselheira Titular Patríciade Fátima Espírito Santo, pelo período de 120 (cento e vinte) dias, a contar de 05 de outubro de 2005. Barbacena,25 de outubro de 2005. Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

PORTARIA Nº 10.980 – O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, emconformidade com as leis em vigor, em especial a Lei Municipal nº 3.711, de 11 de junho de 2002, e na forma do art.26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: DESIGNAR novos representantes da ASDEF,abaixo relacionados, para compor o Conselho Municipal de Promoção da Pessoa com Deficiência, constituído atravésda Portaria nº 10.937, de 25 de agosto de 2005: - Alex Luciani Vieira Furtado – Titular - Célio de Medeiros – Suplente.Barbacena, 04 de novembro de 2005. Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

PORTARIA Nº 10.981 - O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, emconformidade com as leis em vigor, em especial a Lei Municipal nº 3.595, de 23.02.2000, com as alteraçõesdecorrentes da Lei Municipal nº 3.775, de 21.10.2003, e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Municípiode Barbacena; R E S O L V E: DESIGNAR Célio de Medeiros, em substituição a Jairo Vinícius de Souza Fortes,como representante da ASDEF na área não governamental do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS,constituída através da Portaria nº 10.621, de 29 de março de 2005. Barbacena, 04 de novembro de 2005. MartimFrancisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Page 12: Barbacena/ MG - 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 ...barbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j265.pdf · 5 16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/2005

16 de Novembro de 2005 - Ano XIII - Nº 265 - 038/200512

A noite do último dia 8 foiespecial para mais de 200crianças e adolescentes barba-cenenses e seus familiares.Alunos das oficinas doPrograma Tim ArtEducAção,eles fizeram uma apresentaçãono auditório da EscolaEstadual Professor SoaresFerreira, podendo colocar emprática tudo o que aprenderamdurante o ano. Em Barbacena,são oferecidas oficinas dereciclagem de papel, de cantocoral, de balé e de capoeira.

A apresentação começoucom o pronunciamento derepresentantes da Tim e doGoverno Municipal, que éparceiro da empresa privada narealização destas oficinas. Agerente de assuntos corpo-rativos da Tim, Elaine Álvares,disse ser “um privilégio com-partilhar com vocês mais umano de trabalho do projeto”. Jáo vice-presidente da Fundação

Mostra artística encanta BarbacenaMais de 200 crianças participantes das oficinas oferecidas pelo

Programa Tim ArtEducAção em Barbacena se apresentaram no Colégio Estadual

Municipal de Cultura ProfessorAgenor Soares de Moura(Fundac), Fabrício Avelino,destacou a importância de“promover uma ação socialatravés da cultura”.

Em seguida, foram feitas asapresentações dos alunos,muito aplaudidas pela enormeplatéia. Os professores JoãoCarvalho, Jonas Artur Silva,Alexandre Bernini do Vale eMário Carvalho foram os res-ponsáveis pelas oficinas e,conseqüentemente, pelo espe-táculo. As escolas envolvidas noprojeto são E. M. ProfessoraYayá Moreira; E. M. SebastiãoFrancisco do Vale; E. M. TonyMarcos de Andrade; E. M.Embaixador Martim Francisco(Caic) e E. M. Padre Sinfrôniode Castro, além da comunidadedo São Vicente, com o coralCanção do Amor.

O programa nasceu emViçosa, há cinco anos, e hojeestá implantado em 27 cidadesbrasileiras, abrangendo osestados de Minas Gerais, daBahia e de Sergipe. Ao todo,são quase dez mil crianças eadolescentes, entre 7 e 17 anos,atendidas pelas oficinas. Esti-veram presentes ao evento,entre outros, a presidente daFundac, Zenaide Vieira Maia; ocoordenador dos projetossociais da Tim, Marcelo Soaresde Andrade e a coordenadoraestadual do programa TimArtEducAção, Virgínia Bitten-court Moura.

Alunos do Caic apresentaram os trabalhos aprendidos nas oficinas de reciclagem de papel

O auditório doColégio Estadual

ficou lotadodurante as

apresentações

Fotos: Secretaria de Governo / César CarneiroSÉRGIO MONTEIRO