b1 fl. tr. ementa fevereiro 2004

3
CEP-EMB Centro de Educação Profissional-Escola de Música de Brasília Gerência Pedagógica Coordenação de Cursos Básicos e Técnicos Disciplina/IE Flauta Transversal Carga Horária 36 horas Nível B 1 (Básico 1) Professor EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA Orientar o aluno, por meio das competências e habilidades, a alcançar o objetivo de execução do instrumento proposto no nível. 1. COMPETÊNCIAS a) Ter cursado o G.O. ou dominar o conteúdo do mesmo. b) Dominar o conteúdo do nível. c) Compreender o estudo das escalas maiores e menores. d) Relacionar, analisar e utilizar, os elementos básicos de postura, leitura e memória. e) Dominar a leitura de notas em linhas suplementares superiores. f) Contextualizar a leitura de dinâmicas, tonalidades e armadura de clave. g) Otimizar a respiração. 2. HABILIDADES a) Ler e interpretar os signos gráficos musicais. b) Utilizar os elementos de sincronicidade de pulsações internas. c) Executar o conteúdo do nível. BASE TECNOLÓGICA/ CONTEÚDOS a) Normas e padrões de utilização dos elementos básicos de postura, leitura, memória e sincronicidade. b) Conhecimentos básicos para a execução correta da Flauta Transversal. c) Percepção e organização da leitura ritmica e melódica. 1. EXERCÍCIOS TÉCNICOS: a) Escalas e arpejos: FáM, SibM (1 ª oitava) ; SolM (1 ª oitava) e relativas menores. b) Articulações : 14 de fevereiro de 2004

Upload: didiflautamagica

Post on 06-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

pdf

TRANSCRIPT

Page 1: B1 Fl. Tr. Ementa Fevereiro 2004

CEP-EMB Centro de Educação Profissional-Escola de Música de BrasíliaGerência PedagógicaCoordenação de Cursos Básicos e Técnicos

Disciplina/IE Flauta TransversalCarga Horária 36 horasNível B 1 (Básico 1)Professor

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Orientar o aluno, por meio das competências e habilidades, a alcançar o objetivo de execução do instrumento proposto no nível.

1. COMPETÊNCIAS

a) Ter cursado o G.O. ou dominar o conteúdo do mesmo.b) Dominar o conteúdo do nível.c) Compreender o estudo das escalas maiores e menores.d) Relacionar, analisar e utilizar, os elementos básicos de postura, leitura e memória.e) Dominar a leitura de notas em linhas suplementares superiores.f) Contextualizar a leitura de dinâmicas, tonalidades e armadura de clave.g) Otimizar a respiração.

2. HABILIDADES

a) Ler e interpretar os signos gráficos musicais.b) Utilizar os elementos de sincronicidade de pulsações internas.c) Executar o conteúdo do nível.

BASE TECNOLÓGICA/ CONTEÚDOS

a) Normas e padrões de uti l ização dos elementos básicos de postura, lei tura, memória e sincronicidade.

b) Conhecimentos básicos para a execução correta da Flauta Transversal .

c) Percepção e organização da lei tura ri tmica e melódica.

1. EXERCÍCIOS TÉCNICOS:

a) Escalas e arpejos: FáM, SibM (1ª oitava) ; SolM (1ª oitava) e relativas menores.b) Articulações :

c) Cap. XII n º 11 ao 14 (Método Ilustrado de Flauta – Celso Woltzenlogel).d) Cap. "Du son" : n º 18 ao 24 e do 29 ao 36 (Méthode Complète de Flute – Taffanel e Gaubert).e) Exercício n º 03 ao 10 (Etudy Pro-Fletnu I op. 280 - Wilhelm Popp)

2. EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES:

a) Escala cromática 1ª e 2ª oitavas (Méthode Complète de Flute – Taffanel e Gaubert).b) Leccion I -1ª parte - Estudo Tema (pág. 12) - Variation (pág. 13) (Método de Flauta - Henry

Altes) pág. 20 à 22 .c) Leccion III -1ª parte - Allegro e variações (Método de Flauta - Henry Altes) pág. 20 à 22.

3. RECURSOS:

14 de fevereiro de 2004

Page 2: B1 Fl. Tr. Ementa Fevereiro 2004

B 1 Flauta Transversal

a) O aluno precisa ter uma Flauta Transversal e Metrônomo.b) Sala de aula com espelho e estante de música.

INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

O aluno deverá possuir a Apostila elaborada com material compilado de Métodos e Estudos para Flauta Transversal.

PRIMEIRO BIMESTRE:

a) Freqüência e participação nas atividades oferecidas no semestre.b) Cumprimento do programa do B1.c) Observação do desenvolvimento do aluno.d) Provas bimestrais com banca examinadora.

SEGUNDO BIMESTRE:

a) Freqüência e participação nas atividades oferecidas no semestre.b) Cumprimento do programa do B1. c) Observação do desenvolvimento do aluno.d) Provas bimestrais com banca examinadora.

REGISTRO DOS RESULTADOS

SS SuperiorMS Média SuperiorMM Média MínimaMI Média InferiorII Índice InferiorSF Sem Frequência

Os três primeiros conceitos (Menções) garantem a promoção, enquanto os três últimos caracterizam insucesso ou reprovação pelo não cumprimento das trajetórias curriculares previstas.

É importante ressaltar que a Educação Profissional é freqüencial e o mínimo exigido pelo CEP/EMB, neste aspecto, é de 75% (setenta e cinco por cento) de presença, para o semestre.

CRONOGRAMA

1. Primeiro Bimestre: 12/02 a 30/04/2004Período de Avaliação: 19 a 30/04Conselho de Classe: 30/04

2. Segundo Bimestre: 03/05 a 09/07/2004Período de Avaliação: 21/06 a 02/07Conselho de Classe: 02/07

MATERIAL DIDÁTICO

BÁSICO:

a) Méthode Complète de Flute – Taffanel e Gaubert : Cap. "Du son" : n º 18 ao 24 e do 29 ao 36.

b) Exercícios de Escalas e Arpejos elaborados por Professores de Flauta Transversal do CEP/EMB : FáM, SibM (1ª oitava) ; SolM (1ª oitava) e relativas menores.

c) Método Ilustrado de Flauta – Celso Woltzenlogel: Cap. XII n º 11 ao 14.d) Etudy Pro-Fletnu I op. 280 - Wilhelm Popp: Exercício n º 03 ao 10.

COMPLEMENTAR:

a) Méthode Complète de Flute – Taffanel e Gaubert : Escala cromática 1ª e 2ª oitavas.b) Método de Flauta - Henry Altès : Leccion I -1ª parte - Estudo Tema (pág. 12) – Variation (pág. 13).Leccion III -1ª parte - Allegro e variações. pág. 20 à 22.

14 de fevereiro de 2004

2

Page 3: B1 Fl. Tr. Ementa Fevereiro 2004

B 1 Flauta Transversal

Repertório:

1. CANTIGAS DE RODA e MELODIAS SIMPLES POPULARES, no máximo com divisão de meio tempo, dentro das tonalidades e extensão estudadas.

14 de fevereiro de 2004

3