avaliação psicológica - sinopsyseditora.com.br

17
Avaliação Psicológica

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

15 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Avaliação Psicológica

Page 2: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

945a Avaliação psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer / organizado por Sabrina Martins Barroso, Fabio Scorsolini- Comin e Elizabeth do Nascimento. – Novo Hamburgo : Sinopsys, 2019.

16x23 ; 320p.

ISBN 978-85-9501-117-5

1. Avaliação psicológica. I. Barroso, Sabrina Martins. II. Scorsolini-Comin, Fabio. III. Nascimento, Elizabeth do. IV. Título.

CDU 159.9

Catalogação na publicação: Mônica Ballejo Canto – CRB 10/1023

Page 3: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Sabrina Martins BarrosoFabio Scorsolini-Comin

Elizabeth do NascimentoOrganizadores

Avaliação Psicológica contextos de atuação, teoria

e modos de fazer

2019

Page 4: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

© Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2019Avaliação psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazerSabrina Martins Barroso, Fabio Scorsolini-Comin e Elizabeth do Nascimento (Organizadores)

Capa: Fabiana Franck

Imagem da capa: Shutterstock

Assistente editorial: Jade Arbo

Supervisão editorial: Mônica Ballejo Canto

Editoração: Formato Artes Gráficas

Todos os direitos reservados àSinopsys EditoraFone: (51) 3066-3690E-mail: [email protected]: www.sinopsyseditora.com.br

Page 5: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Autores

Sabrina Martins Barroso (Org.) – Psicóloga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Saúde Pública (UFMG). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Coordenadora/Líder do grupo de Pesquisa Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde (NAPIS-CNPq).

Fabio Scorsolini-Comin (Org.) – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Tratamento e Prevenção Psicológica pela mesma instituição. Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenador do ORÍ USP - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade. Coordenador do Centro de Psicologia da Saúde da EERP-USP.

Elizabeth do Nascimento (Org.) – Psicóloga pela Universidade Federal de Mi-nas Gerais (UFMG), mestrado em Psicologia pela UFMG, doutorado em Psi-cologia pela Universidade de Brasília (2000). Professora associada da UFMG.Integrante do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Saúde (LAVIS).

Page 6: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

vi Autores

Alexsandro de Andrade – Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pós-doutorado pela University of Hawaii. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ana Carolina Braz – Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, com doutorado sanduíche e pós-doutorado pela Universidade do Porto. Colaboradora do Programa de Mestrado em Psicologia Forense da Uni-versidade Tuiuti do Paraná.

Andrea Kotzian Pereira – Psicóloga e mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pelo CEAPIA. Codiretora administrativa, professora e coordenadora do Setor de Adoção do CEAPIA.

Cláudia Sampaio Correa da Silva – Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa. Psicóloga do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS e do Serviço de Orientação Profissional da UFRGS.

Érika Arantes de Oliveira-Cardoso – Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Psicóloga do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.

Fábio Camilo da Silva – Psicólogo pela Universidade Guarulhos, mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco e doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista. Professor em cursos de especialização em Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica. Autor do Teste de Atenção Seletiva (TAS), da Escala de Avaliação do Bullying Escolar (EAB-E) e coautor do Teste de Inteligência Verbal (TIV). Gerente de Educação da Vetor Editora.

Fernanda Kimie Tavares Mishima-Gomes – Psicóloga, Mestre e Doutora em Psico-logia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Psicóloga do Departamento de Psicologia da FFCLRP--USP. Coordenadora do Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar do Centro de Psicologia Aplicada da FFCLRP-USP.

Page 7: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Autores vii

João Carlos Alchieri – Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretor Institucional da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (ABRAPSIT) e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ 2017-2019).

Juliane Callegaro Borsa – Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência de estágio de doutorado no Grupo di Ricerca P.A.T. Psicometria Assessment e Testistica (Università di Bologna, Itália). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica APlab – Pessoas & Contextos. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad).

Manoel Antônio dos Santos – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Membro da Comissão de Assessoramento do CNPq, Membro da Comissão de Avaliação Quadrienal da CAPES. Coordenador da equipe de Psicologia/Psico- -Oncologia do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Reabilitação de Mastectomizadas (REMA-EERP-USP) e do Serviço de Psicologia do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA-FMRP-USP). Coordenador do Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero – VIDEVERSO, da FFCLRP-USP.

Manuela Ramos Caldas Lins – Psicóloga pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAPsi).

Marcelo Augusto Resende – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e coordenador do curso de pós-graduação em Avaliação e Diagnóstico Psicológico (PUC-MG).

Marco Antônio Pereira Teixeira – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pe-la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o Núcleo de Apoio ao Estudante e o Serviço de Orientação Profissional.

Page 8: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Maria Lucia Tiellet Nunes (in memorian) – Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Psicologia Tratamento e Prevenção pela Freie Universität Berlin. Professora da PUC-RS. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos.

Mariana Silva Cecílio – Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do GIPA – Grupo Interinstitucional Pró- -Adoção – e coordenadora nas Oficinas Preparatórias para Pretendentes à Adoção do município de Uberaba-MG. Professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Marianna Carla Maia Dantas de Lucena – Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Psicologia pela UFRN, doutoranda em Ciências da Saúde pela UFRN.

Priscilla de Oliveira Martins-Silva – Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Departamento de Administração e dos Programas de Pós-graduação em Administração e Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Sérgio Eduardo Silva de Oliveira – Psicólogo pela UNILAVRAS, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na University of Minnesota. Professor do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília e pesquisador do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS).

Sonia Regina Pasian – Psicóloga pela Universidade de São Paulo, mestre em Filosofia (Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise) pela Universidade Federal de São Carlos, doutora em Ciências (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo e Livre--Docência pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade de São Paulo no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, campus Ribeirão Preto. Coordenadora do Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico.

Valeria Barbieri – Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestre e doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Diderot – Paris 7. Livre Docente em Psicodiagnóstico pela USP. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.

viii Autores

Page 9: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Autores ix

Vanessa Barbosa Romera Leme – Psicóloga e mestra em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos e estágio na Universidade do Porto. Professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais (NuDERI).

Vivian de Medeiros Lago – Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e psicóloga pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Portsmouth, Reino Unido. Coordenador do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pesquisadora do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica da UFRGS (GEAPAP).

Page 10: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br
Page 11: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Prefácio ............................................................................................. 13Sonia Regina Pasian

1 Técnicas de entrevista e suas aplicações em avaliação psicológica clínica ................................................. 19 Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

2 Utilização de métodos projetivos na avaliação psicológica ....... 41 Fernanda Kimie Tavares Mishima-Gomes Valeria Barbieri

3 Técnicas de observação em avaliação psicológica clínica .......... 69 Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

4 Avaliação da agressividade na infância ...................................... 91 Juliane Callegaro Borsa Manuela Ramos Caldas Lins

5 Avaliação psicológica aplicada ao contexto da adoção ............. 119 Andrea Kotzian Pereira Maria Lucia Tiellet Nunes Mariana Silva Cecílio Fabio Scorsolini-Comin

Sumário

Page 12: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

6 Avaliação psicológica no contexto judiciário cível ..................... 141 Vivian de Medeiros Lago

7 Avaliação psicológica no contexto dos transtornos alimentares ... 165 Érika Arantes de Oliveira-Cardoso Manoel Antônio dos Santos

8 Avaliação psicológica em cirurgia bariátrica .............................. 187 Marianna Carla Maia Dantas de Lucena João Carlos Alchieri

9 Avaliação psicológica para concessão do porte de arma de fogo .......................................................................... 209 Marcelo Augusto Resende Elizabeth do Nascimento

10 Avaliação psicológica no contexto do aconselhamento de carreira ....................................................... 225 Marco Antônio Pereira Teixeira Cláudia Sampaio Correa da Silva

11 Avaliação psicológica aplicada à seleção de pessoas ................ 249 Alexsandro de Andrade PriscilladeOliveiraMartins-Silva Fábio Camilo da Silva

12 Avaliação em habilidades sociais ............................................... 273 Vanessa Barbosa Romera Leme Ana Carolina Braz

13 Laudo: a formalização do processo de avaliação psicológica .... 293 SabrinaMartinsBarroso Elizabeth do Nascimento

Anexos disponíveis em www.sinopsyseditora.com.br/formavps

xii Sumário

Page 13: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

A alegria proporcionada pelo convite para elaborar o prefácio deste livro soma-se a responsabilidade de apresentá-lo de forma com-patível à qualidade de seu conteúdo. A iniciativa dos organizadores vem em bom tempo, para tratar de questões teóricas e práticas da ava-liação psicológica em diferentes contextos, como aponta o próprio tí-tulo da obra, a qual é recheada de dilemas do cotidiano profissional.

Há que se valorizar muito positivamente a organização desse conhecimento no campo da avaliação psicológica, pois, aos olhos de muitos, trata-se da área a qual todo titulado em psicologia pode exercer. Mas, aos que labutam no cotidiano, onde a psicologia é so-licitada a responder questões complexas e, no geral, envoltas em di-lemas, vem a preocupação e clara percepção de que nem todo profis-sional de psicologia possui segurança e adequada competência técni-ca nos processos de avaliação psicológica. O livro busca preencher essa lacuna, vem auxiliar alunos e profissionais a se atualizarem e a se fundamentarem em práticas de avaliação psicológica consistentes e cientificamente embasadas, que darão o devido suporte para en-frentar a complexidade dos contextos onde a psicologia é solicitada. Assim, nossas ações profissionais poderão ter a positiva consequên-cia social por todos tão almejada.

PrefácioSonia Regina Pasian

Page 14: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

14 Prefácio

Postos esses princípios, o livro nos convida, no Capítulo 1, a caminhar por diferentes terrenos com os quais a avaliação psicológica tem a contribuir. Inicia-se nas questões relativas aos procedimentos de entrevista, abordando questões clássicas e embasando possibilidades de uso desse instrumento na prática profissional, altamente relevante para os mais variados contextos de trabalho do psicólogo, com o devi-do destaque para a atuação clínica. Definições operacionais para fun-ções psicológicas a serem examinadas durante entrevista, bem como os processos psicológicos nela envolvidos, são descritos de forma didá-tica e clara, ofertando recursos técnicos para o iniciante e para o pro-fissional de psicologia em seu contexto de estudo/trabalho.

O Capítulo 2 envolve-nos nas possibilidades de contribuição científica dos métodos projetivos de avaliação psicológica. Há um convite a rememorar a história dos instrumentos de exame da psicolo-gia, reconstruindo a definição de metodologia projetiva e a exemplifi-cando em sua diversidade técnica. Esse capítulo ainda nos oferece de-talhada ilustração clínica de caso de avaliação psicológica infantil, onde é minuciosamente explorada a riqueza advinda da entrevista, do Desenho da Figura Humana (DFH) e do Teste de Apercepção Infan-til/Figuras de Animais (CAT-A).

No contexto da avaliação clínica, o Capítulo 3 é primoroso em abordar as técnicas de observação como recursos para a prática no campo da avaliação psicológica. Muitos profissionais ou estudantes deixam de trei-nar nos procedimentos observacionais, incorrendo em falhas técnicas des-necessárias, muitas vezes ingênuas. Observar exige treinamento e formação qualificada para ser recurso profissional. Não é pura intuição ou olhadela sobre a realidade. O capítulo aborda exatamente esse conteúdo e ilustra as implicações práticas possíveis de serem obtidas com adequada observação clínica, oferecendo-nos, inclusive, quadros ilustrativos de variáveis a serem focalizadas e sistematizadas nos processos observacionais, convidando-nos a fundamentar nossas práticas profissionais em psicologia. Favorece a cien-tificidade de nossas ações no campo do psicodiagnóstico.

O Capítulo 4 aborda a temática da agressividade no contexto do desenvolvimento infantil. Define o construto no campo da psico-

Page 15: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Avaliação Psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer 15

logia e nos convida a pensar nos procedimentos técnicos disponíveis para sua avaliação em crianças. São listados vários instrumentos psico-lógicos, expondo suas principais características técnicas, além de apre-sentar reflexões sobre o uso das técnicas gráficas (em especial o Dese-nho de Figura Humana) para essa finalidade, atrelada a entrevista de anamnese e entrevista lúdica. O capítulo encerra-se com caso ilustrati-vo dessas questões, deixando vir à tona não só as bases teóricas, mas a forma como se processa no cotidiano essa avaliação da agressividade na história de uma criança.

No campo da adoção, a avaliação psicológica tem suscitado vá-rios questionamentos. Essa realidade é abordada no Capítulo 5. Os autores apresentam elementos históricos e técnicos para embasar a prática do psicólogo nesse campo, ilustrando as diferentes perspectivas pelas quais um profissional pode ser chamado para atuar com crianças e suas famílias, caracterizando a diversificada demanda existente. Apresentam, por fim, exemplo clínico de processo psicodiagnóstico de uma criança cujos pais buscaram o profissional para “conhecer o fi-lho”. A riqueza das informações clínicas e reflexões derivadas desse processo psicodiagnóstico certifica a complexidade do campo e nos convida ao aprimoramento e responsabilidade profissional, compatí-vel com os avanços técnico-científicos da psicologia.

No capítulo seguinte, o livro volta-se aos processos de avaliação psicológica realizados no contexto judiciário. A autora aponta a diversi-dade de demandas nele embutidas, utilizando o termo “avaliação foren-se”, explanando seus objetivos, possíveis estratégias técnicas e derivações profissionais aí implicadas, chamando-nos a refletir sobre a seriedade dos posicionamentos do psicólogo nesse campo, seja como perito ou como assistente técnico. Há riqueza de detalhamentos técnicos para a boa condução dos processos de avaliação psicológica nesse contexto, in-cluindo orientações relativas aos documentos produzidos, apaziguando dúvidas frequentes no contexto forense. Esse capítulo traz a exemplifi-cação de perícia psicológica judicial (disputa de guarda).

O Capítulo 7 aborda a avaliação psicológica no contexto dos transtornos alimentares, caracterizando-os teoricamente e oferecendo

Page 16: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

16 Prefácio

recursos para a compreensão dos mesmos, em especial da anorexia e bulimia nervosas. Em acréscimo apresentam dados empíricos obtidos com 27 avaliações psicodiagnósticas realizadas com casos de transtor-nos alimentares em tratamento, examinados por meio do método de Rorschach e pelo teste de Pfister, abordando seu funcionamento lógi-co e afetivo, além da adaptação social.

O tema da avaliação psicológica em casos de cirurgia bariátrica é assunto do Capítulo 8. Os autores contextualizam o tema da obesi-dade e seus possíveis tratamentos, chegando ao processo de avaliação psicológica nos casos em que a cirurgia bariátrica constitua a indica-ção terapêutica da equipe multidisciplinar. Elementos teóricos e técni-cos dessa avaliação são tratados de forma clara, de modo a embasar o psicólogo em sua atuação nesse campo, chegando a apresentar uma listagem dos instrumentos mais recorrentes e seus principais achados, apontando a contribuição dos métodos projetivos, inclusive para in-tervenções futuras com os casos.

Na sequência, o Capítulo 9 focaliza os processos de avaliação psicológica para concessão de porte de arma de fogo, de natureza obrigatória (avaliação compulsória). Os autores apontam os cuidados técnicos necessários para o trabalho nessa área, fortemente regulamen-tada, bem como ilustram caminhos possíveis para o profissional de psicologia. Sabiamente o capítulo ainda nos convida a pensar sobre os desafios inerentes nesse campo. Ilustra o processo com um estudo de caso, enriquecedor para embasar as ações nessa área.

Já no Capítulo 10 tem-se o tema do aconselhamento de carreira e seu vínculo com a avaliação psicológica. Há um importante históri-co da área logo no início do texto, apontando os paradigmas envolvi-dos nesse contexto e seus derivados nos processos de avaliação psico-lógica. Chegam a oferecer instrumentos úteis para esses processos na tentativa de facilitar a atuação do psicólogo, concluindo o capítulo com detalhado estudo de caso.

Dimensões históricas e conceitos técnicos da avaliação psicoló-gica no campo da seleção de pessoas constituem o tema do Capítulo 11. Os autores caminham de modo a oferecer condições para o profis-

Page 17: Avaliação Psicológica - sinopsyseditora.com.br

Avaliação Psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer 17

sional se inserir nessa área de forma competente e cuidadosa, respei-tando princípios éticos. Ao final são apresentados exemplos práticos, bastante úteis ao psicólogo que atuar nesse contexto.

O penúltimo capítulo aborda a avaliação psicológica de habili-dades sociais, apresentando o histórico do campo, seus principais con-ceitos e sua interlocução com a perspectiva bioecológica do desenvol-vimento. Por fim, exemplificam os princípios abordados num proces-so de treinamento de habilidades sociais com idosos, permitindo-nos acompanhar a avaliação psicológica realizada a partir dessa perspectiva teórico-metodológica da psicologia, envolvendo necessidades dos ido-sos e treinamento da equipe de trabalho.

Para encerrar, tem-se o Capítulo 13, voltado ao laudo enquanto formalização final do processo de avaliação psicológica. Esse texto vem preencher séria lacuna no Brasil, pois oferece informações preciosas so-bre os princípios, as diretrizes e os passos necessários para elaboração do laudo, resultado da avaliação psicológica. As autoras partem de casos re-ais, ilustrando erros e acertos desses processos, de modo a nos ofertar ri-quíssimo material para estudo e reflexão profissional, estimulando nosso aprimoramento técnico-científico no campo.

A análise cuidadosa do conjunto dos capítulos organizados nes-te volume nos leva a testemunhar sua atualidade e importância para o campo da avaliação psicológica no Brasil, ofertando relevante conhe-cimento para o aprimoramento da área. Por ter percorrido esse cami-nho de leitura atenta do material, encontro-me fortalecida em princí-pios teóricos, exemplos práticos e didáticos nos variados contextos de aplicação da avaliação psicológica. Resta-me, portanto, concluir este prefácio convidando-os, enfaticamente, para também realizarem a mes-ma cuidadosa análise deste conjunto de capítulos, compondo um todo superior à somatória de suas unidades, como classicamente apren-demos na psicologia. Parabenizo os organizadores pela obra e desejo a todos uma profícua leitura!