avaliacao diagnostica - avalia bh 2013 - 1º semestre - lp...

13
Aluno: Série: Turma: Turno: Escola: Avaliação Diagnóstica 1° semestre de 2013 Língua Portuguesa Teste 4EF

Upload: others

Post on 21-Sep-2020

20 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

Aluno:

Série:

Turma: Turno:

Escola:

Avaliação Diagnóstica1° semestre de 2013

Língua PortuguesaTeste 4EF

Page 2: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles
Page 3: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

Senhores Pais ou Responsáveis,Conforme deliberado em assembleia de pais e mestres, todos os alunos deverão frequentar as

aulas UNIFORMIZADOS. Pedimos, portanto, a colaboração de todos! Vantagens do UNIFORME: 1- Identifica o ALUNO em qualquer lugar; 2- É fácil de lavar; 3- Ajuda a promover a igualdade...

À direção.Disponível em: <http://escolairiomanganelli.webnode.com.br>. Acesso em: 13 mar. 2011. (P040005C2_SUP)

01) (P040005C2) Esse texto serve paraA) vender um produto.B) instruir sobre uma tarefa.C) informar sobre uma decisão.D) divulgar uma campanha.

Leia o texto abaixo.

A Chácara do Chico BolachaCecília Meireles

Na chácara do Chico Bolacha,o que se procura nunca se acha!

Quando chove muito,o Chico brinca de barco,porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,Chico trabalha com a enxadae logo se machucae fica de mão inchada.

Por isso, com o Chico Bolacha,o que se procuranunca se acha.

Dizem que a chácara do Chicosó tem mesmo chuchue um cachorrinho coxoque se chama Caxambu.

Outras coisas, ninguém procure,porque não acha.Coitado do Chico Bolacha!

Disponível em: <http://leituraescritaalunos.blogspot.com/2010/09/chacara-do-chico-bolacha.html>. Acesso em: 27 mar. 2011. (P030036C2_SUP)

02) (P030056C2) Por que a mão de Chico Bolacha fica inchada?A) Porque ele brinca de barco.B) Porque ele se machuca com a enxada.C) Porque a chácara vira charco.D) Porque ele não acha o que procura.

Page 4: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://portal.saude.gov.br>. Acesso em: 2 abr. 2010. (P040063B1_SUP)

03) (P040063B1) Esse texto serve paraA) anunciar roupas para jovens.B) ensinar regras de trânsito.C) informar sobre vacinação.D) proibir a pichação de muros.

Page 5: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

A mãe leoa

Ela é valente Enfrenta todo mundo Mesmo seu marido, o leão, até ele, de vez em quando... leva um carão! Ela é caçadora ardilosa Não deixa presa fugir Nem mesmo dos seus olhos sair. Rápida e astuta Ela é mesmo “batuta”! Se os filhotes põem-se a brincar Fica a todo instante a os observar Porque mesmo sendo leoa, E temida por todos os outros bichos... Pode um “espertinho” os pegar...

BELTRÃO, Rosy. Disponível em: <http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pinf/pinf0028.htm>. Acesso em: 24 jun. 2011. (P030301B1_SUP)

04) (P030301B1) A expressão “leva um carão” significaA) esnobar alguém.B) fazer uma pose.C) ficar envergonhado.D) tomar uma bronca.

05) (P030302B1) No verso “Ela é mesmo ‘batuta!’”, o ponto de exclamação indicaA) admiração.B) felicidade.C) espanto.D) satisfação.

Leia o texto abaixo.

Vitaminas e sais minerais

Muita gente pensa que as vitaminas são remédios, porque são vendidas nas farmácias. Na verdade, as vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos naturais e elas são necessárias para o nosso desenvolvimento saudável e para prevenir contra doenças. Por isso, é importante ter uma alimentação variada e rica em nutrientes.

Já os sais minerais, encontrados na água e em vários alimentos, são importantes para o funcionamento das células e para a produção de energia.

Disponível em:< http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/corpohumano/conteudo_260853.shtml>. Acesso em: 9 set. 2010. (P040209B1_SUP)

06) (P040210B1) De acordo com esse texto, por que as vitaminas se parecem com remédio?A) Porque são vendidas em farmácias.B) Porque são encontradas nos alimentos.C) Porque previnem contra doenças.D) Porque produzem energia para o corpo.

Page 6: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

Diário do Nordeste, 8 nov. 2009. (P040187B1_SUP)

07) (P040187B1) O que aconteceu com a personagem no final dessa história?A) Mergulhou no gelo.B) Nadou no lago.C) Pegou um resfriado.D) Quebrou o gelo.

Page 7: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

PlutãoOlavo Bilac

Negro, com os olhos em brasaBom, fiel e brincalhão Era a alegria da casaO corajoso Plutão.

Fortíssimo, ágil no saltoEra o terror dos caminhosE duas vezes mais alto Do que seu dono Carlinhos.

Jamais à casa chegaraNem a sombra de um ladrãoPois fazia medo a caraDo destemido Plutão.

Disponível em: <http://www.secrel.com.br/jpoesia/bilac>. Fragmento. (P030167A8_SUP)

08) (P030167A8) De acordo com esse texto, Plutão é umA) cachorro.B) homem.C) menino.D) planeta.

Leia o texto abaixo.

POLÍCIA SUSPEITA DE GIRAFA EM DEBANDADA DE CIRCO NA HOLANDA

É a revolução dos bichos! A polícia de Amsterdã sofreu para recuperar um grupo de animais que fugiu do circo com a ajuda de uma girafa. A “pescoçuda” abriu, a coices, um buraco na parede da jaula, libertando 15 camelos, duas zebras e um número indeterminado de lhamas e suínos. Arnout Aben, porta-voz da polícia de Amsterdã, afirma que os animais escaparam por volta das 5h30. Em bando, eles caminharam pelas ruas do bairro vizinho ao circo. Com a ajuda de funcionários do circo e cães, os policiais conseguiram capturar os fugitivos apenas no início da noite. De acordo com Aben, alguns moradores chegaram a ter contato com os animais, que foram até alimentados durante o período de “liberdade”.

“Felizmente os animais eram domados, e ninguém ficou ferido”, disse o porta-voz. “Você já imaginou acordar cedo e, ainda meio sonolento, olhar pela janela e pensar: estou delirando ou aquilo ali são 15 camelos passeando no meu jardim”, brincou Aben.

Disponível em: <http://radardanoticia.blogspot.com>. Acesso em: 20 mar. 2010. (P040064B1_SUP)

09) (P040065B1) O assunto desse texto é aA) alimentação dos animais nos circos.B) atuação da polícia contra a violência. C) captura de ladrões no início da noite.D) fuga de vários animais de um circo.

10) (P040064B1) No trecho “Em bando, eles caminharam pelas ruas...”, a palavra “eles” substituiA) animais.B) cães.C) funcionários.D) policiais.

Page 8: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

DURO OU MACIO?

O URSO É BEM PELUDO,MACIO COMO VELUDO.

A TARTARUGA TEM CASCO DUROE ADORA FRUTO MADURO.

DAVIS, Lee.Tamanho real: livro dos contrários. Ática, 1997, p. 10, 2. ed. Adaptado. (P020138A9_SUP)

11) (P020138A9) De acordo com esse texto, a tartaruga adora frutoA) DURO.B) MACIO.C) MADURO.D) PELUDO.

Leia o texto abaixo.

[...] Troco um fusca brancopor um cavalo cor de vento

um cavalo mais veloz que o pensamentoQuero que ele me leve pra bem longe

e que galope ao deus-daráque já me cansei deste engarrafamento[...].

MURRAY, Roseana. Classificados Poéticos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004. (P030030BH_SUP)

12) (P030031BH) No trecho “e que galope ao deus-dará”, a expressão “deus-dará” significa galopar A) até se cansar.B) de forma suave.C) de forma veloz.D) sem destino.

Leia o texto abaixo.

O BATALHÃO DA LIMPEZA!

Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior força para as cáries.

– Socoooorro!!!! Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente pulou em cima da escova e

gritou ainda mais alto: lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando corda, veio a fita dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um “chega para lá” nos restinhos de comida.

Pasta de dente, escova, fio ou fita dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados.

Disponível em: <www.canalkids.com.br>. Acesso em: 12 fev. 2010. (P040023B1_SUP)

13) (P040023B1) Nesse texto, as bactérias apareciam na boca do garoto porqueA) a fita dental entrava entre os dentes.B) a pasta de dente pulava em cima da escova.C) o batalhão de limpeza atacava as bactérias.D) o menino deixava de escovar os dentes.

Page 9: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.Conheci uma minhoca nascida em Piracicaba,que tem um sonho dourado:subir na vida e, um dia, ser um bicho de goiaba.

Ciça. Bichos, bicho. São Paulo: FTD, 1994. Fragmento. (P030090A9_SUP)

14) (P030090A9) Nesse texto, a expressão “subir na vida” significaA) ficar mais alta.B) mudar de forma.C) melhorar de vida.D) ter um sonho dourado.

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <www.http://mauropavani.com/blog/wp-content/uploads/2009/06/arraia-do-banga.jpg>. Acesso em: 27 jun. 2011. (P030305B1_SUP)

15) (P030305B1) Esse texto serve para A) convidar para uma festa.B) dar uma notícia.C) divertir o leitor.D) vender um produto.

Page 10: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

As pérolas

Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evidentemente para Renata, que sempre desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de doceira não dava para isto.

– Agora vou esperar que cheguem as outras pérolas – disse Renata, confiante. E ativou a fabricação de doces, para esvaziar mais pacotes de açúcar.

Os clientes queixavam-se de que os doces de Renata estavam demasiado doces, e muitos devolviam as encomendas. Por que não aparecia outra pérola? Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce. Envelheceu.

A menina que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando um dente, ao mastigar um pedaço encaroçado. O caroço era uma pérola. A mãe não quis devolvê-la a Renata e disse: “Quem sabe se não aparecerão outras, e eu farei com elas um colar de pérolas? Vou encomendar arroz-doce toda semana”.

ANDRADE, Carlos Drumond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: J.Olympio, 1985, p. 44. (P040005B1_SUP)

16) (P040007B1) Essa história aconteceu, porque a doceiraA) começou a fazer doces cada vez mais doces.B) deixou de ser uma doceira qualificada.C) encontrou uma pérola no pacote de açúcar.D) passou a fazer arroz-doce para vender.

Leia o texto abaixo.

BOLA

BOLA DE MEIABOLA GABOLAFORMA MAROLANA AREIA

BOLA DE PANONUMA BOA PELADAFAZ O DONO DO PÉPENSAR QUE É PELÉ

URBIM, Carlos. Saco de pancada. Projeto, 2007. (P020215A9_SUP)

17) (P020215A9) Esse texto éA) um bilhete.B) um poema.C) uma notícia.D) uma piada.

Page 11: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

Bolo de Coco

1 xícara de manteiga1 xícara de coco ralado1 xícara de leite4 ovos2 xícaras de açúcar3 xícaras de farinha de trigo1 pitada de sal1 colher de sopa de fermento em póBater em creme a manteiga e o açúcar. Adicionar as gemas, o coco, o sal, o leite, a farinha e as claras em neve. Juntar o fermento dissolvido em 2 colheres de água. Assar em forno moderado.

Fios de Linguagem para Alfabetização e Letramento. 3 ed. São Paulo: IBED, 2005, p. 113. (P030064B1_SUP)

18) (P030303B1) Nesse texto, qual o primeiro passo para fazer o Bolo de Coco?A) Assar em forno médio. B) Bater a manteiga e o açúcar.C) Colocar as gemas.D) Juntar o fermento dissolvido.

19) (P030064B1) Esse texto éA) um classificado. B) um convite. C) uma notícia. D) uma receita.

Leia o texto abaixo.

O susto do periquito

O Periquito Kito andava pela mata e procurava algo para comer. Encontrou muitas coisas gostosas, comeu muito e sentiu sono. Quando estava dormindo, acordou com uma chuva de coisas caindo em cima dele. Tomou um baita susto, começou a gritar e fugir, achando que era o fantasma da mata.

Disponível em: <www.plenarinho.com.br.saladeleitura>. Acesso em: 14 abr. 2010. (P030107B1_SUP)

20) (P030107B1) O periquito levou um susto quando estavaA) andando.B) dormindo.C) fugindo.D) gritando.

Page 12: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

O astrônomo

Para observar a noite, as estrelas e seus mistérios, um astrônomo fazia seus passeios noturnos. Ficava horas e horas olhando o céu e apreciando a natureza, magnífica em seu conjunto, rica em seus detalhes.

Certa vez, em uma de suas caminhadas noturnas, o homem ia tão distraído que caiu num poço. Começou a gritar desesperado por socorro e chamou a atenção de um senhor que passava.

– Meu amigo! – gritou o senhor. – Você está bem? O que aconteceu?– Olá! Que bom que o senhor esta aí... – respondeu aliviado o astrônomo de dentro do buraco.

– Estava distraído e nem vi o buraco!– Meu bom amigo! Sei que olhar o céu é seu prazer, mas olhar o que tem debaixo dos seus

pés é um dever!ESOPO. In: QUEIROZ, Tânia D.; RIBEIRO, Paula A. (Orgs.). A magia das virtudes. São Paulo: Rideel, 2002, p. 92. (P030054BH_SUP)

21) (P030054BH) Nesse texto, o astrônomo caiu no buraco, porqueA) apreciava a natureza.B) esbarrou em um senhor. C) estava muito distraído. D) fazia passeios noturnos.

Leia o texto abaixo.

Filomena

Fafá, Fefé, Fifi, Fofó, Fufu.E, no fim da fila(se é que fila de formiga tem fim),a minha amiga,a formiga Filomena.Todo dia, o dia todolá estava elacarregando nas costas a comida em fatia(do mesmo jeitinho que sua avó,Sua mãe e sua tia). [...]

NICOLA, José de. Alfabetário. São Paulo: Moderna, 2002, p. 12. (P040135B1_SUP)

22) (P040135B1) No verso “lá estava ela”, a palavra “ela” substituiA) avó.B) formiga.C) mãe.D) tia.

Page 13: Avaliacao diagnostica - Avalia BH 2013 - 1º Semestre - LP ...avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/... · Leia o texto abaixo. A Chácara do Chico Bolacha Cecília Meireles

BL01P04

Avaliação Diagnóstica

Leia o texto abaixo.

O que é, o que é... está na nossa frente e a gente nunca vê?O futuro.

Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/adv357.htm>. Acesso em: 10 fev. 2011. (P030247BH_SUP)

23) (P030247BH) Esse texto é A) um bilhete.B) um convite.C) uma adivinha.D) uma piada.

Leia o texto abaixo.

QUERO APENAS 5 COISAS

Quero apenas cinco coisas... Primeiro é o amor sem fim A segunda é ver o outono A terceira é o grave inverno Em quarto lugar o verão A quinta coisa são teus olhos Não quero dormir sem teus olhos. Não quero ser... sem que me olhes. Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Disponível em: <http://www.pensador.info/poemas_pequenos/>. Acesso em: 9 set. 2010. (P040221B1_SUP)

24) (P040221B1) Nesse texto, a segunda coisa que o poeta quer éA) amor sem fim.B) o outono.C) grave inverno.D) o verão.