aula tema 1

21
Aula 1 Nota s 6/6 Nota 1 de um máximo de 1(100%) Question 1 Notas: 1 Para que uma lei seja aplicada e produza efeitos jurídicos há três características essenciais, as quais se encontram apresentadas a seguir, com seus respectivos conceitos: I. Validade. II. Vigência. III. Eficácia. A. Força de uma norma jurídica no espaço e no tempo. B. Quando uma norma jurídica está de acordo com o sistema a que pertence. C. Efetiva produção de efeitos da norma jurídica. Assinale a alternativa que faz a correta correlação entre os Poderes I a III e as respectivas funções A a C: Escolher uma resposta. a. I-A, II-B, III-C. b. I-C, II-A, III-B. c. I-B, II-A, III-C. d. I-C, II-B, III-A. e. I-B, II-C, III-A. Resposta correta: I-B, II-A, III-C. Comentário sobre a resposta correta: vigência é a força de uma norma jurídica para regular condutas dentro de limites

Upload: alexandrealexandresilveira

Post on 10-Feb-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

AVA

TRANSCRIPT

Page 1: aula tema 1

Aula 1

Notas 6/6Nota 1 de um máximo de 1(100%)

Question 1 Notas: 1

Para que uma lei seja aplicada e produza efeitos jurídicos há três características essenciais, as quais se encontram apresentadas a seguir, com seus respectivos conceitos:

I. Validade.II. Vigência.III. Eficácia.

A. Força de uma norma jurídica no espaço e no tempo.B. Quando uma norma jurídica está de acordo com o sistema a que pertence.C. Efetiva produção de efeitos da norma jurídica.

Assinale a alternativa que faz a correta correlação entre os Poderes I a III e as respectivas funções A a C:

Escolher uma resposta. a. I-A, II-B, III-C.

b. I-C, II-A, III-B.

c. I-B, II-A, III-C. d. I-C, II-B, III-A.

e. I-B, II-C, III-A.

Resposta correta: I-B, II-A, III-C.

Comentário sobre a resposta correta: vigência é a força de uma norma jurídica para regular condutas dentro de limites de tempo e espaço estabelecidos na ordem de direito positivo. É propriedade das regras jurídicas que estão prontas para propagar efeitos tão logo aconteçam no mundo fático os eventos que elas descrevem. Validade é a relação de pertinência de uma norma jurídica com o sistema de direito positivo em que foi introduzida, isto é, estar de acordo com o sistema a que pertence a norma. Eficácia, ou seja, a efetiva produção de efeitos pela norma jurídica.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 2 Notas: 1

Entre as características a seguir, assinale aquela que melhor se adequa ao Direito Público:

Page 2: aula tema 1

Escolher uma resposta. a. Sujeitos de direito são particulares.

b. Tutela de relações e interesses de caráter privado.

c. Supremacia do Estado nas relações jurídicas. d. Admissão de tudo o que a lei não proíbe.

e. Aceitação de pactos de vontade entre particulares.

Resposta correta: supremacia do Estado nas relações jurídicas.

Comentário sobre a resposta correta: tutela de relações e interesses de carácter privado, admissão de tudo o que a lei não proíbe, aceitação de pactos de vontade entre particulares e sujeitos de direito particulares são características pertinentes ao Direito Privado. A supremacia do Estado nas relações jurídicas sim é uma característica do Direito Público.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 3 Notas: 1

Quando uma norma jurídica não está de acordo com a Constituição, diz-se que se trata de uma norma inconstitucional. Diante disso, pode-se dizer que a inconstitucionalidade constituiu um vício de:

Escolher uma resposta. a. Eficácia.

b. Eficiência.

c. Vigência.

d. Validade. e. Competência.

Resposta correta: validade.

Comentário sobre a resposta correta: consiste na relação de pertinência de uma norma jurídica com o sistema de direito positivo em que foi introduzida. Uma lei deve estar de acordo com a Constituição para ser considerada válida. Se uma lei está em desacordo com a Constituição, essa lei será inconstitucional, ou seja, não será válida perante o sistema de direito positivo, por contrariar norma de hierarquia superior.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 4 Notas: 1

Page 3: aula tema 1

Na relação jurídica entre um vendedor e um comprador, pela obrigação de pagar o preço em dinheiro em razão da aquisição do domínio de um bem, o comprador ocupa a posição de:

Escolher uma resposta. a. Credor.

b. Sujeito passivo. c. Objeto da relação jurídica.

d. Contribuinte.

e. Responsável.

Resposta correta: sujeito passivo

Comentário sobre a resposta correta: na relação jurídica de uma compra e venda, de um lado, o vendedor é sujeito ativo (credor) e o adquirente, sujeito passivo (devedor) da obrigação de pagar o preço em dinheiro. E, do outro lado, os papéis se invertem, sendo o adquirente sujeito ativo (credor) da obrigação que o vendedor possui (na condição de sujeito passivo) de transferir o domínio da coisa.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 5 Notas: 1

Com o objetivo de propiciar o convívio do ser humano em sociedade, o Direito exerce o papel de reger os fatos sociais, por meio de normas estabelecidas segundo valores emanados da própria sociedade. Essa caracterização do fenômeno jurídico evidencia o pensamento típico:

Escolher uma resposta. a. Do juspositivismo de Norberto Bobbio.

b. Do juspositivismo de Miguel Reale.

c. Da teoria tridimensional de Miguel Reale. d. Do juspositivismo de Hans Kelsen.

e. Da teoria tridimensional de Hans Kelsen.

Resposta correta: da teoria tridimensional de Miguel Reale.

Comentário sobre a resposta correta: Com o objetivo de propiciar o convívio do ser humano em sociedade, o Direito exerce o papel de reger os fatos sociais, por meio de normas estabelecidas segundo valores emanados da própria sociedade. Esse tríplice aspecto do fenômeno jurídico foi muito bem apreendido pela chamada Teoria Tridimensional do Direito, cujo desenvolvimento no Brasil se deveu aos estudos do jurista Miguel Reale. Para Reale, diferente do que pensam os juspositivistas, com destaque para o alemão Hans Kelsen, o Direito não é só norma, mas é sim fato, norma e valor.

Page 4: aula tema 1

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 6 Notas: 1

O estudo, sistematização e definição das normas e conceitos jurídicos, desenvolvido pelos juristas, denomina-se:

Escolher uma resposta. a. Doutrina. b. Eficácia.

c. Jurisprudência.

d. Costume.

e. Vigência.

Resposta correta: doutrina.

Comentário sobre a resposta correta: denomina-se doutrina o estudo, sistematização e definição das normas e conceitos jurídicos desenvolvido pelos juristas. Um livro de Direito Civil é um livro de doutrina.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.

AULA 2

Notas 6/6Nota 1 de um máximo de 1(100%)

Question 1 Notas: 1

O nascimento humano de uma criança constitui fato que marca o início:

Escolher uma resposta. a. Do domicílio civil.

b. Da personalidade civil. c. Da capacidade civil de fato.

d. Da capacidade de exercício.

e. Da pessoa jurídica.

Resposta correta: da personalidade civil.

Page 5: aula tema 1

Comentário sobre a resposta correta: a personalidade civil da pessoa começa no nascimento com vida (Código Civil, art. 2º). Isso significa que é a partir desse momento que tem início a existência da pessoa natural.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 2 Notas: 1

Analise os itens a seguir:I. Os menores de dezesseis anos.II. Os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.III. Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.IV. Os pródigos.

São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil as pessoas elencadas nos itens:

Escolher uma resposta. a. I e II. b. II, III e IV.

c. I, II e III.

d. I, II e IV.

e. II e III.

Resposta correta: I e II.

Comentário sobre a resposta correta: são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 3 Notas: 1

Em um anúncio publicitário uma empresa oferece suas produções de açúcar cristal e açúcar refinado. No caso, o bem anunciado pode ser considerado:

Escolher uma resposta. a. Público e infungível.

b. Privado e fungível. c. Singular e fungível.

Page 6: aula tema 1

d. Público e fungível.

e. Privado e infungível.

Resposta correta: privado e fungível.

Comentário sobre a resposta correta: o açúcar cristal e o refinado produzidos pela empresa constituem bens privados, pois são fabricados e comercializados por pessoas privadas, e fungíveis, uma vez que ambos os produtos podem ser substituídos por outros da mesma espécie, sem alteração da respectiva essência.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 4 Notas: 1

Uma pessoa assina documento de confissão de dívida sob ameaça de morte. Nesse caso, o ato jurídico será anulável em razão de ter havido o seguinte vício do negócio jurídico:

Escolher uma resposta. a. Erro

b. Dolo.

c. Fraude.

d. Estado de perigo.

e. Coação.

Resposta correta: coação.

Comentário sobre a resposta correta: ocorre quando um indivíduo, sob pressão ou ameaça injusta e grave, se vê obrigado a concordar com a prática de determinado ato, sob pena de sofrer prejuízo a própria pessoa, os bens ou pessoa da família.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 5 Notas: 1

Os negócios jurídicos não podem violar o que é proibido por lei, por exemplo, constituírem crimes ou fraudes. Significa dizer que constitui pressuposto de validade dos negócios jurídicos:

Escolher uma resposta. a. O agente capaz.

b. O objeto lícito. c. O objeto ilícito.

d. A forma prescrita em lei.

Page 7: aula tema 1

e. O agente incapaz

Resposta correta: o objeto lícito.

Comentário sobre a resposta correta: sobre os negócios jurídicos, dispõe o Código Civil sobre os seus pressupostos de validade, ou seja, as condições que devem estar presentes para que sejam válidos, quais sejam: Capacidade agente: as partes em um negócio jurídico devem ser capazes ou estarem devidamente representadas no caso dos incapazes. Objeto lícito: os negócios jurídicos não podem violar o que é proibido por lei, por exemplo, constituírem crimes ou fraudes. Forma prescrita em lei: devem respeitar as formalidades legalmente previstas. Por exemplo: a compra e venda de imóveis deve ser por escritura pública.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 6 Notas: 1

Poderá constituir domicílio da pessoa jurídica:

Escolher uma resposta. a. O lugar de residência do gerente.

b. Qualquer lugar se tiver várias residências.

c. O lugar de residência do diretor.

d. O local onde estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

e. O lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações.

Resposta correta: o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações.

Comentário sobre a resposta correta: o domicílio das pessoas jurídicas, de modo geral, será o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos (Código Civil, art. 75, IV).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.

Aula tema 3

Notas 6/6Nota 1 de um máximo de 1(100%)

Page 8: aula tema 1

Question 1 Notas: 1

Um dos elementos do Estado constitui o poder de governo ou comando que o Estado possui sobre seu povo e seu território e que deve ser respeitado pelos demais Estados na ordem internacional. Envolve o poder de estabelecer e alterar a lei fundamental do Estado, que é a Constituição. Esse elemento do Estado é:

Escolher uma resposta. a. O direito.

b. A população.

c. O território.

d. A soberania. e. O povo.

Resposta correta: a soberania.

Comentário sobre a resposta correta: constitui o poder de governo ou comando que o Estado possui sobre seu povo e seu território e que deve ser respeitado pelos demais Estados na ordem internacional. A soberania envolve o poder de estabelecer e alterar a lei fundamental do Estado, que é a Constituição. Aliás, a Constituição brasileira de 1988, ao prever, em seu artigo 1º, parágrafo único, que todo o poder emana do povo, declara também de onde provém a soberania.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 2 Notas: 1

Em relação ao Poder Executivo, considere as seguintes assertivas:

I. Na União, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.II. De maneira geral, a principal atribuição do Executivo é a Administração Pública, isto é, a execução das políticas de governo e dos deveres do Estado perante os cidadãos.III. Uma atribuição fundamental do Poder Executivo é a prestação de serviços públicos, tais como serviços de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública. IV. O exercício regular do poder de polícia não constitui uma atividade do Poder Executivo.

Estão corretas somente as afirmativas:

Escolher uma resposta. a. II, III e IV.

b. I, II e IV.

c. I, II e III.

Page 9: aula tema 1

d. II e III. e. I e IV.

Resposta correta: II e III.

Comentário sobre a resposta correta: na União, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado (CF, art. 76). Assim como nos Estados e Municípios, é exercido, respectivamente, por Governadores e Prefeitos, auxiliados por seus Secretários de Estado e Municipais. De maneira geral, a principal atribuição do Executivo é a Administração Pública, isto é, a execução das políticas de governo e dos deveres do Estado perante os cidadãos. Seu principal órgão municipal é a Prefeitura Municipal; estadual, o Governo do Estado; e federal, a Presidência da República. Uma atribuição fundamental do Poder Executivo é a prestação de serviços públicos, tais como serviços de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública. Constitui prerrogativa do Executivo o exercício regular do poder de polícia.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 3 Notas: 1

A exigência de alvará de funcionamento junto ao Poder Público Municipal como condição para a abertura de um estabelecimento comercial constitui prerrogativa do Poder:

Escolher uma resposta. a. Executivo e um serviço público.

b. Judiciário e um serviço público.

c. Legislativo e um serviço público.

d. Legislativo e exercício regular do poder de polícia.

e. Executivo e exercício regular do poder de polícia.

Resposta correta: Executivo e exercício regular do poder de polícia.

Comentário sobre a resposta correta: constitui prerrogativa do Executivo o exercício regular do poder de polícia. Os conceitos de poder de polícia, bem como de seu exercício regular, são estabelecidos pelo artigo 78 do Código Tributário Nacional, caput e parágrafo único, segundo os quais: “Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.”.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.

Page 10: aula tema 1

Question 4 Notas: 1

Além da estrutura federativa e da divisão dos poderes do Estado em Legislativo, Executivo e Judiciário, a Constituição também veicula os direitos humanos fundamentais. Entre esses direitos fundamentais estão os direitos sociais, a exemplo do direito:

Escolher uma resposta. a. À igualdade entre os sexos.

b. Ao meio ambiente saudável.

c. À vida.

d. À liberdade de expressão.

e. À saúde.

Resposta correta: à saúde.

Comentário sobre a resposta correta: os direitos humanos fundamentais estão enunciados na Constituição e não se restringem aos direitos e garantias individuais (liberdades públicas), compreendendo também os direitos sociais e os direitos da solidariedade. Entre os direitos fundamentais, são considerados sociais os seguintes: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados (art. 6º); trabalho (art. 7º); seguridade social (art. 195); saúde (art. 196); educação (art. 205); cultura (art. 215); lazer pelo desporto (art. 217); família (art. 226).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 5 Notas: 1

Sobre os direitos e garantias individuais reconhecidos no artigo 5º da Constituição Federal não é correto afirmar que:

Escolher uma resposta. a. A proibição da pena de morte constitui uma garantia do direito à vida.

b. A igualdade entre os sexos constitui uma garantia do direito à igualdade.

c. A liberdade de locomoção constitui uma garantia do direito à liberdade. d. Excluem quaisquer outros espalhados por outros dispositivos da Constituição.

e. Não podem ser abolidos por meio de emendas à constituição.

Resposta correta: excluem quaisquer outros espalhados por outros dispositivos da Constituição.

Page 11: aula tema 1

Comentário sobre a resposta correta: os direitos e garantias individuais encontram previsão, principalmente, no artigo 5º, mas estão espalhados por todo o texto constitucional. Correspondem às chamadas Liberdades Públicas, tais como os direitos à vida, à liberdade e à igualdade e suas respectivas garantias, a exemplo das seguintes: vedação à pena de morte como garantia do direito à vida, liberdade de locomoção como garantia da liberdade, e igualdade entre os sexos como garantia da igualdade.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 6 Notas: 1

No plano da União, a aprovação da lei segue um processo bicameral, sendo discutida e votada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar (CF, art. 65). Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora (art. 65, parágrafo único). A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará (CF, art. 65) expressa ou tacitamente (no prazo de 15 dias, se ficar em silêncio). Todavia, se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, deverá vetá-lo total ou parcialmente (CF, art. 66). Só que o veto pode ser rejeitado pelo Congresso Nacional por maioria absoluta dos Deputados e Senadores, mediante apreciação em sessão conjunta (art. 66, § 3º). No âmbito desse processo legislativo, é possível identificar as seguintes etapas, exceto:

Escolher uma resposta. a. Discussão.

b. Votação.

c. Sanção presidencial.

d. Veto judicial. e. Iniciativa.

Resposta correta: veto judicial.

Comentário sobre a resposta correta: no processo legislativo, não existe participação do poder judicial. A sanção ou veto são prerrogativas do Poder Executivo.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.

Aula tema 4

Page 12: aula tema 1

Notas 6/6Nota 1 de um máximo de 1(100%)

Question 1 Notas: 1

Uma taxa de conservação de estradas, cobrada de todos os proprietários de imóveis rurais em um município, deve ser declarada inconstitucional, pois:

Escolher uma resposta. a. A conservação de estradas não é um serviço público.

b. As taxas não são tributos vinculados a uma prestação estatal.

c. Impostos não podem ter base de cálculo própria de taxas.

d. A conservação de estradas não é um serviço específico e divisível. e. As taxas só podem ser cobradas em razão do exercício regular do poder de polícia.

Resposta correta: a conservação de estradas não é um serviço específico e divisível.

Comentário sobre a resposta correta: a conservação de estradas não é um serviço público específico e divisível, na medida em que: 1º) não pode ser destacado em unidades autônomas de intervenção, de utilidade, ou de necessidades públicas (CTN, art. 79, II), pois se trata de serviço de carácter geral, utilizado por todos que transitam pelas estradas, sem possibilidade de especificar as unidades autônomas de intervenção; 2º) não é suscetível de utilização, separadamente, por parte de cada um dos seus usuários (CTN, art. 79, III), pois em se tratando de serviços gerais, são utilizados por todos que transitam pelas estradas, sem possibilidade de dividir pelos usuários a quantidade de utilização.

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 2 Notas: 1

Analise os itens a seguir:I. Prestação pecuniária compulsória.II. Constituição de sanção de ato ilícito.III. Cobrança facultativa pela autoridade competente.IV. Prevista em lei.São elementos pertencentes ao conceito legal de tributo, estabelecido no artigo 3º do Código Tributário Nacional, os itens:

Escolher uma resposta. a. I, II e III.

b. I, II e IV.

c. II e III.

d. II, III e IV.

Page 13: aula tema 1

e. I e IV.

Resposta correta: I e IV.

Comentário sobre a resposta correta: tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada (CTN, art. 3º).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 3 Notas: 1

O Prefeito de um município cria uma nova taxa por meio de um decreto, sem submeter o novo tributo, mediante projeto de lei, à aprovação da Câmara Municipal. A situação exposta representa uma violação ao princípio constitucional:

Escolher uma resposta. a. Da legalidade. b. Da irretroatividade.

c. Do não confisco.

d. Da anterioridade.

e. Da capacidade contributiva.

Resposta correta: da legalidade.

Comentário sobre a resposta correta: pelo princípio da legalidade, é vedado às pessoas políticas (União, Estados, Distrito Federal) criar ou aumentar tributos sem que uma lei o estabeleça (CF, art. 150, I).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 4 Notas: 1

São impostos federais, isto é, de competência da União:

Escolher uma resposta. a. IR, ITR e ITBI.

b. IPI, ITR e IR. c. IPTU, IPI e IR.

d. IPTU, IPI e ITBI.

e. IPTU, IPI e ITR.

Page 14: aula tema 1

Resposta correta: IPI, ITR e IR.

Comentário sobre a resposta correta: os impostos federais são aqueles de competência da União, previstos no artigo 153 da CF, a saber: II – imposto de importação; IE – imposto de exportação; IR – imposto de renda e proventos de qualquer natureza; IPI – imposto sobre produtos industrializados; IOF – imposto sobre operações financeiras (crédito, câmbio, seguro e títulos e valores mobiliários); ITR – imposto territorial rural; IGF – imposto sobre grandes fortunas (até hoje não instituído e dependente de lei complementar).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 5 Notas: 1

No capítulo do Sistema Tributário Nacional, a Constituição estabelece as chamadas Competências Tributárias, que são os poderes de tributar, isto é, de criar e cobrar tributos previstos na Constituição. Essas competências tributárias são conferidas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, mas, é claro, não se trata de um poder absoluto. Caso contrário, poderia haver abusos por parte das autoridades administrativas tributárias. Para evitar esses abusos, o Sistema Tributário Nacional também compreende alguns limites, que são as chamadas limitações constitucionais ao poder de tributar, nelas compreendidos os princípios constitucionais tributários e as imunidades tributárias. No que se refere às imunidades, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta. a. Os templos de qualquer culto não podem sofrer tributação. b. A lei tributária não pode retroagir para atingir fatos geradores passados.

c. Somente a lei pode instituir um tributo.

d. Os impostos devem ser graduados segundo a capacidade econômica.

e. É devido imposto de renda em relação a proventos de qualquer natureza.

Resposta correta: os templos de qualquer culto não podem sofrer tributação

Comentário sobre a resposta correta: são limitações ao poder de tributar as imunidades tributárias, cujas principais estão previstas no artigo 150, inciso VI, da Constituição, entre elas as que beneficiam os templos de qualquer culto, isto é, as entidades religiosas de qualquer crença (CF, art. 150, VI, “b”).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.Question 6 Notas: 1

Os tributos destinados especificamente ao custeio da seguridade social são espécies de:

Escolher uma resposta. a. Contribuições sociais.

Page 15: aula tema 1

b. Empréstimo compulsório.

c. Tarifas.

d. Impostos.

e. Taxas.

Resposta correta: contribuições sociais.

Comentário sobre a resposta correta: entre as contribuições sociais estão as contribuições destinadas ao custeio da seguridade social (CF, art. 195).

CorretoNotas relativas a este envio: 1/1.