aula - sensação e percepção

12
Sensação e Percepção Professora: Karem Kolarik

Upload: irisleneh

Post on 15-Feb-2015

341 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula - Sensação e percepção

Sensação e Percepção

Professora: Karem Kolarik

Page 3: Aula - Sensação e percepção

Sensação

• Operação por meio da qual as informa relativas a fenômenos no mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas (FIORELLI e MANGINI, 2011, p. 11)

A sensação depende do estímulo e da capacidade do indivíduo de captá-lo.

Page 4: Aula - Sensação e percepção

Características da sensação • Limiar inferior: um estímulo mínimo que é captado pelo

indivíduo que varia de pessoa para pessoa. • Limiar superior: bloqueio da sensação decorrente de

danos no mecanismo de recepção dos estímulos normalmente provocados pela dor.

• Excesso: o cérebro não consegue administrar o excesso de informações e descarta alguma delas.

• Emoção: influencia do estado emocional aos limiares da sensação.

• Álcool e drogas(substâncias psicoativas): alteram a interpretação dos estímulos e provocam reação inadequada do indivíduo.

• Estresse: altera as descrições dos eventos e compromete a observação.

Page 5: Aula - Sensação e percepção

Percepção

• Função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir do histórico de vivencias passadas. É através dela que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

• Para perceber faz-se necessários a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

• Envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influencias na interpretação dos dados percebidos.

Page 6: Aula - Sensação e percepção

Fatores que influenciam a percepção

• Captura visual: ocorrendo conflito entre a visão e os demais sentidos, predomina a percepção provocada pelo estímulo visual.

• Características particulares do estímulo = intensidade, dimensões, mobilidade, cor, frequência, enfim tudo o que permita estabelecer diferenças contribui para melhorar a percepção.

• Experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhantes = a prática melhora o reconhecimento de detalhes; quem trabalha com cores (pintor, decorador) distingue nuances que passariam desapercebidas por pessoas que não lidam rotineiramente com isso.

Page 7: Aula - Sensação e percepção

• Conhecimentos do indivíduo = um médico percebe facilmente detalhes relacionado com o estado do organismo, por exemplo; um costureiro relata com precisão características de indumentária etc.

• Crenças e valores = acreditar que todo político é desonesto faz com que se perceba sinais de desonestidade nas propostas ou atos de qualquer político – a percepção atua para confirmar a crença.

• Emoções e expectativas envolvendo o estímulo ou as circunstâncias que o geram = o indivíduo percebe de acordo com suas expectativas ( Ex: não se percebe a traição do cônjuge, “ignora” os indícios dessa realidade).

• A situação em que a percepção acontece = Percepção se aprende ao longo da vida entretanto a capacidade perceptiva, se não exercitada pode regredir. Ex: na adolescência em decorrência do desenvolvimento físico e psicológico o jovens dar maior atenção em um evento e menor a outro, faz parte do processo de aprendizagem.

Page 8: Aula - Sensação e percepção

Fenômenos da percepção importantes para psicologia jurídica

• Organização perceptiva de figura e fundo: seria a tendência de organizar as percepções do objeto sendo visto e do fundo sobre o qual ele aparece. A figura seria aquilo que procuramos ou voltamos a atenção e fundo seria o contexto no qual a figura está inserida.

Page 9: Aula - Sensação e percepção

• Ilusões perceptiva: ou interpretação errônea de estímulos sensoriais reais.– O estado emocional impede que os estímulos (visual,

auditivo, táteis, gustativos, e olfativos) recebam adequada interpretação.

– Existe indícios que componentes culturais interferem na percepção de ilusões.

– A influencia da emoção sobre a percepção, produzindo ilusões é reconhecida. Ex: torcedores que percebem com precisão os erros do juiz que favorecem a equipe adversária.

– Encontramos com freqüência ilusões perceptivas nos depoimentos de testemunhas de cenas de impacto emocional, por que a emoção do momento desencadeia processos mentais que favorecem o seu surgimento e uma forma de se aproximar da verdade é através do confronto das declarações.

Page 10: Aula - Sensação e percepção
Page 11: Aula - Sensação e percepção

As Desordens Da Percepção

• As desordens da percepção são chamadas agnosias, termo derivado do grego gnosis, que significa conhecimento. Este termo foi cunhado pela Psicanálise por Sigmund Freud.

• As agnosias, geralmente, são causadas por lesões no córtex cerebral e dependem da região lesionada. São exemplos de Agnosias:– Prosopagnosia – agnosia visual, incapacidade de reconhecer faces.– Amusia – agnosia auditiva, incapacidade de reconhecer sons

musicais.– Afasia receptiva – ou agnosia verbal, cujo portador deixa de

compreender a fala emitida por seus interlocutores.– Assomatognosia ou Síndrome da indiferença– agnosia

somestésica, incapacidade de reconhecer partes do seu corpo ou mesmo regiões inteiras do espaço extracorporal.

– Acinetópsia – perda da percepção de movimento. O movimento das coisas e pessoas parece fragmentado, como num filme com defeito.

– Acromatópsia – incapacidade de perceber cores.

Page 12: Aula - Sensação e percepção

Referências

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. 14.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

FIORELLI, José Osmir; MANGINI, Rosana Cathya Ragazzoni. Psicologia jurídica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.