aula pratica 5

2
4.2 Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamentos (titulação de um ácido fraco com uma base forte): 4.2.1-Planejamento: a)Amostra O ácido acetilsalicílico (AAS), de massa molar igual a 180,13 g.mol -1 , é um analgésico usado no tratamento de cefaléias, nevralgias e outras dores. Analgésicos são depressores do sistema nervoso central empregados para aliviar a dor sem causar a perda da consciência. A concentração média de AAS em comprimidos é de aproximadamente 500 mg. Deseja-se, nesta prática, determinar analiticamente a quantidade de ácido acetilsalicílico presente na Aspirina® mediante titulação direta da amostra contra uma solução padrão de hidróxido de sódio (Figura 3) utilizando-se o indicador fenolftaleína para identificar o ponto final da titulação. Figura 3 Reação da titulação direta do ácido acetilsalicílico contra solução de hidróxido de sódio padrão. b)Titulante O ácido acetilsalicílico, bem como a maioria dos ácidos orgânicos, é um ácido fraco e deve ser determinado por reação com uma base forte com a qual reage rápida e completamente sendo, portanto, compatível com o método volumétrico. O titulante usado será a solução padronizada de hidróxido de sódio com concentração em torno de 0,10 mol/L, colocado em uma bureta de 10,00 mL. c)Preparo da amostra A amostra já está na forma de comprimidos, porém não será necessária a etapa de abertura da mesma uma vez que o AAS encontra-se nos mesmos de forma acessível. d)Indicador O produto da reação é uma base conjugada, portanto, o pH do ponto final é maior do que 7. Assim, o indicador usado deve ter uma zona de transição na região alcalina. Portanto, a fenolftaleína, com zona de viragem entre 8,0 e 10,0, passando de incolor para rosa, é considerado um bom indicador. 4.2.2-Procedimento: 1)Pesar 3 comprimidos de Aspirina ® e anotar os valores das massas pesadas. 2)Triturar (macerar) os comprimidos em um almofariz com pistilo. 3)Pesar com a maior precisão possível 0,1000g, em triplicata, dos comprimidos macerados. 4)Transferir, quantitativamente, cada amostra para um erlenmeyer de 125 mL. 5)Adicionar, usando proveta, 20 mL de álcool comercial e 20 mL de água destilada. OBS: Adicione primeiro o álcool comercial e depois a água destilada. 6)Agitar a suspensão e adicionar 2 gotas de fenolftaleína 0,1%. (Obs: Agitar por aproximadamente 3 minutos o erlenmeyer para completa solubilização do ASS no meio de titulação)

Upload: elayne-cristina-da-silva

Post on 09-Dec-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamentos

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Pratica 5

4.2 – Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamentos (titulação de um ácido fraco com uma base forte): 4.2.1-Planejamento: a)Amostra

O ácido acetilsalicílico (AAS), de massa molar igual a 180,13 g.mol-1

, é um analgésico usado no tratamento de cefaléias, nevralgias e outras dores. Analgésicos são depressores do sistema nervoso central empregados para aliviar a dor sem causar a perda da consciência. A concentração média de AAS em comprimidos é de aproximadamente 500 mg. Deseja-se, nesta prática, determinar analiticamente a quantidade de ácido acetilsalicílico presente na Aspirina® mediante titulação direta da amostra contra uma solução padrão de hidróxido de sódio (Figura 3) utilizando-se o indicador fenolftaleína para identificar o ponto final da titulação.

Figura 3 – Reação da titulação direta do ácido acetilsalicílico contra solução de hidróxido de sódio padrão. b)Titulante

O ácido acetilsalicílico, bem como a maioria dos ácidos orgânicos, é um ácido fraco e deve ser determinado por reação com uma base forte com a qual reage rápida e completamente sendo, portanto, compatível com o método volumétrico. O titulante usado será a solução padronizada de hidróxido de sódio com concentração em torno de 0,10 mol/L, colocado em uma bureta de 10,00 mL.

c)Preparo da amostra

A amostra já está na forma de comprimidos, porém não será necessária a etapa de abertura da mesma uma vez que o AAS encontra-se nos mesmos de forma acessível.

d)Indicador

O produto da reação é uma base conjugada, portanto, o pH do ponto final é maior do que 7. Assim, o indicador usado deve ter uma zona de transição na região alcalina. Portanto, a fenolftaleína, com zona de viragem entre 8,0 e 10,0, passando de incolor para rosa, é considerado um bom indicador.

4.2.2-Procedimento: 1)Pesar 3 comprimidos de Aspirina ® e anotar os valores das massas pesadas. 2)Triturar (macerar) os comprimidos em um almofariz com pistilo. 3)Pesar com a maior precisão possível 0,1000g, em triplicata, dos comprimidos macerados. 4)Transferir, quantitativamente, cada amostra para um erlenmeyer de 125 mL. 5)Adicionar, usando proveta, 20 mL de álcool comercial e 20 mL de água destilada. OBS: Adicione primeiro o álcool comercial e depois a água destilada. 6)Agitar a suspensão e adicionar 2 gotas de fenolftaleína 0,1%. (Obs: Agitar por aproximadamente 3 minutos o erlenmeyer para completa solubilização do ASS no meio de titulação)

Page 2: Aula Pratica 5

7)Titular a amostra contra solução padrão de NaOH aproximadamente 0,1000 molL-1

(anotar a concentração em molL

-1 exata da base com 4 algarismos significativos) até a solução tornar-

se rósea. 8)Anote o volume gasto de NaOH. 9)Repetir o procedimento mais duas vezes. 10)Calcular a quantidade de ácido acetilsalicílico em miligramas presente nas amostras analisadas. 11)Calcular o erro relativo entre os resultados obtidos. O valor teórico da quantidade de ácido acetilsalicílico presente em um comprimido de Aspirina® é de 500 mg.

4.2.3 - Questões a serem respondidas durante a elaboração do relatório

1. Escreva as equações químicas envolvidas na titulação.

2. Calcular a massa (mg) de ácido acetilsalicílico no medicamento e o limite de confiança na

determinação dessa massa.

TRATAMENTO DOS RESÍDUOS GERADOS DURANTE A AULA PRÁTICA

Uma vez que a aula prática de hoje trata-se de uma reação de neutralização ácido-base, deve-se proceder da seguinte maneira antes do descarte dos efluentes gerados nessa aula prática:

Ação: Misturar ácido ou base ao resíduo resultante de cada titulação até pH próximo ao neutro.