aula - clima. mundo e brasil

5
GEOGRAFIA Prof. Renato Martins AULA – CLIMA E TIPOS CLIMÁTICOS A primeira questão relevante de se entender no Estudos sobre Clima é saber a diferença entre os conceitos de Clima e de Tempo Atmosférico . CLIMA x TEMPO (Atmosférico) O Clima trata do comportamento da atmosfera sobre um determinada região durante um tempo longo (algumas décadas). Em outras palavras, é uma sucessão média de diferentes tempos atmosféricos. Tempo Atmosférico se refere ao estado momentâneo da atmosfera sobre uma determinada região, com relação a uma combinação de certos fenômenos físicos (temperatura, umidade, precipitação, nebulosidade, pressão atmosférica). Há vários tipos de Clima no nosso planeta. Cada um deles é determinado por diversos Fatores Climáticos combinados: (a) Latitude; (b) Altitude; (c) Continentalidade e Maritimidade; Correntes Marítimas; (d) Relevo; (e) Correntes Marítimas, (f) Vegetação; e (g) Massas de Ar. FATORES CLIMÁTICOS (1) LATITUDE – A variação da Latitude é principal fator de determinação dos tipos climáticos, porém não é o único. Sabe-se que existe a seguinte tendência: quanto maior a Latitude (mais próximo aos polos), as temperaturas tendem a ser mais baixas ; quanto menor a Latitude (mais próximo à linha do Equador), as temperaturas tendem a ser mais elevadas . Esse fato acontece em função da inclinação do eixo de rotação do Planeta em relação ao Sol. (2) ALTITUDE – A Altitude é a altura da localidade em relação ao nível do mar. Esse fator também influencia no Clima. As localidades situadas em Altitudes mais elevadas, em geral, apresentam temperaturas mais baixas. As temperaturas são mais baixas nas nas localidades de altas altitudes em razão do ar ser mais rarefeito (menos denso) e, portanto, tem menor capacidade de reter calor. (3) CONTINENTALIDADE E MARITIMIDADE – A proximidade e a distância em relação a grandes massas de água (mares, grandes lagos e rios) influenciam o Clima, assim como a temperatura e a umidade de um local. As locais situados próximo ao litoral possuem uma menor Amplitude Térmica Diária , isto é, a variação da temperatura ao longo do dia. Enquanto localidade no interior , apresentam maior Amplitude Térmica Diária. Exemplo:

Upload: renato-fialho-martins

Post on 18-Jan-2016

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULA - Clima. Mundo e Brasil

GEOGRAFIAProf. Renato Martins

AULA – CLIMA E TIPOS CLIMÁTICOS

A primeira questão relevante de se entender no Estudos sobre Clima é saber a diferença entre os conceitos de Clima e de Tempo Atmosférico.

CLIMA x TEMPO (Atmosférico)

O Clima trata do comportamento da atmosfera sobre um determinada região durante um tempo longo (algumas décadas). Em outras palavras, é uma sucessão média de diferentes tempos atmosféricos.

Tempo Atmosférico se refere ao estado momentâneo da atmosfera sobre uma determinada região, com relação a uma combinação de certos fenômenos físicos (temperatura, umidade, precipitação, nebulosidade, pressão atmosférica).

Há vários tipos de Clima no nosso planeta. Cada um deles é determinado por diversos Fatores Climáticos combinados: (a) Latitude; (b) Altitude; (c) Continentalidade e Maritimidade; Correntes Marítimas; (d) Relevo; (e) Correntes Marítimas, (f) Vegetação; e (g) Massas de Ar.

FATORES CLIMÁTICOS

(1) LATITUDE – A variação da Latitude é principal fator de determinação dos tipos climáticos, porém não é o único.

Sabe-se que existe a seguinte tendência: quanto maior a Latitude (mais próximo aos polos), as temperaturas tendem a ser mais baixas; quanto menor a Latitude (mais próximo à linha do Equador), as temperaturas tendem a ser mais elevadas.Esse fato acontece em função da inclinação do eixo de rotação do Planeta em relação ao Sol.

(2) ALTITUDE – A Altitude é a altura da localidade em relação ao nível do mar. Esse fator também influencia no Clima. As localidades situadas em Altitudes mais elevadas, em geral, apresentam temperaturas mais baixas.

As temperaturas são mais baixas nas nas localidades de altas altitudes em razão do ar ser mais rarefeito (menos denso) e, portanto, tem menor capacidade de reter calor.

(3) CONTINENTALIDADE E MARITIMIDADE – A proximidade e a distância em relação a grandes massas de água (mares, grandes lagos e rios) influenciam o Clima, assim como a temperatura e a umidade de um local.

As locais situados próximo ao litoral possuem uma menor Amplitude Térmica Diária, isto é, a variação da temperatura ao longo do dia. Enquanto localidade no interior, apresentam maior Amplitude Térmica Diária.

Exemplo:Temperatura mais quente e mais fria em um dia qualquer

mais quente mais fria amplitudeGoiânia (GO) 29º C 13º C 16º CSalvador (BA) 33º C 27º C 06º C

O fenômeno da maritimidade/ continentalidade acontece em função do calor específico da água ser maior que o da terra. Assim, a água se aquece e se esfria mais lentamente do que a terra.

(4) CORRENTES MARÍTIMAS – São como “rios” dentro dos oceanos. Porções de água no mar são deslocadas, sempre na mesma direção e pelo mesmo caminho. As correntes marítimas possuem características internas homogêneas (temperatura, salinidade, densidade). Os ventos e o movimento de rotação do Planeta são as forças responsáveis por mover as Correntes.

Exemplo de Correntes Marítimas conhecidas:

a. Corrente de Humboldt – nasce na Antártida e percorre a costa do Oceano Pacífico da América do Sul, passando pelo Chile e Peru. É a corrente mais fria e, por causa disso, costuma atrair muitos peixes. A baixa temperatura reduz a evaporação e ajuda a formar o clima seco do Deserto do Atacama.b. Corrente do Golfo – tem origem no Golfo do México, segue pela costa atlântica dos EUA e termina no Norte da Europa. É uma corrente quente e bastante potente que ameniza o frio em países como a Noruega.c. Corrente do Brasil – origina-se no Oceano Atlântico, próximo a linha do Equador. Banha a costa brasileira, aquecendo-a, em especial, o litoral do nordeste brasileiro.

Page 2: AULA - Clima. Mundo e Brasil

(5) MASSAS DE AR – São grandes porções da atmosfera que possuem características internas homogêneas (temperatura, pressão e umidade). As Massas de Ar possuem as características da localidade onde foram originadas. Seu deslocamento é decorrente da diferença de Pressão existente da Atmosfera.

As Massas de Ar que atuam no Brasil são as seguintes:MEC - Massa Equatorial ContinentalMEA - Massa Equatorial AtlânticaMTC – Massa Tropical ContinentalMTA – Massa Tropical AtlânticaMPA – Massa Polar Atlântica

Massa Temperatura Umidade MEA Quente ÚmidaMTA Quente ÚmidaMTC Quente SecaMEC Quente ÚmidaMPA Fria Úmida

No Brasil, as Massas Polares estão associadas às Frentes Frias que provocam chuvas no Sul e Sudeste do País.

TIPOS DE CLIMA NO MUNDO(1) POLAR (ou Glacial)

- baixíssimas temperaturas o ano inteiro; - localizado nas maiores Latitudes, próximo aos Pólo Sul e Pólo Norte. (Norte do Canadá, da Rússia e dos países escandinavos; Groenlândia; e Antártida).

(2) TEMPERADO

- as estações do ano são bem marcadas, o inverno é bem frio e o verão ameno. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. - localizado em latitudes médias. (Na maior parte da Europa, da Rússia, dos EUA e Canadá, e também no sul da América do Sul).

Page 3: AULA - Clima. Mundo e Brasil

(3) MEDITERRÂNEO

- Verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. - localizado principalmente próximo ao Mar Mediterrâneo, no sul da Europa (Grécia, Itália e sul da Espanha), norte da África. Também no sul da Austrália.

(4) SUBTROPICAL - As chuvas são moderadas e bem distribuídas ao longo do ano, os verões são curtos e quentes e os invernos são frios. As estações do ano são bem definidas.

- Pode ser encontrado ao Sul do Trópico de Capricórnio e ao Norte do Trópico de Câncer (Sul do Brasil, parte da Argentina, Chile; Sul dos EUA; Sul da África e da Austrália, Sul do Japão, Sudeste da China, Norte da Índia, Sul da Europa)

(5) EQUATORIAL

- As temperaturas são bem elevadas o ano inteiro, apresenta uma baixa amplitude térmica anual. Clima bastante úmido, pois chove muito o ano inteiro (alto índice de precipitação anual). - Localizado nas localidades próximo à Linha do Equador.

(6) TROPICAL

- Possui duas estações definidas: (a) estação quente e úmida; (b) estação com temperaturas amenas e clima seco. - O clima apresenta algumas variações: Tropical de Altitude (temperatura menos quente), Tropical Úmido (mais chuvas) e Tropical Semiúmido (menos chuvas). - Localizado próximo aos trópicos (maior parte do Brasil, América Central e Caribe, parte da África Central, parte da Índia e Sul e Sudeste da Ásia).

Page 4: AULA - Clima. Mundo e Brasil

(7) DESÉRTICO

- Temperaturas elevadíssimas, porém com amplitudes térmicas diárias também elevadas. Baixíssimos pindices de precipitação. - Situado em boa parte do Norte da África (Saara), costa do Atlântico Sul da África (Kalahari), grande parte da Austrália, Oriente Médio, pequenas áreas na Califórnia e noroeste do México).

(8) SEMI-ÁRIDO

- Apresenta condições climáticas nem tão quentes quanto o clima desértico. Altas temperaturas e baixa pluviosidade.

- Localizado nas fronteiras climáticas do clima desértico.

TIPOS CLIMÁTICOS BRASILEIROS

O BRASIL apresenta os seguintes Tipos Climáticos: