ficha de trabalho clima portugal e mundo 1231547986874840 2

2
| D E S I G N A Ç Ã O ( S ) : O Quadro Natural de Portugal – O 1. Observa o Gráfico Termopluviométrico (figura 1). Gráfico Termopluviométrico de Évora 1.1. Analisa o gráfico Termopluviométrico de Évora (figura 1), referindo os 2 meses onde se registam as temperaturas mais altas e as mais baixas respectivamente. 1.2. Refere os meses nos quais se registam os valores mais elevados da precipitação. 1.3. Indica o número de meses secos que se pode encontrar no gráfico da figura 1. 1.4. O gráfico termopluviométrico de Évora está associado a que tipo de clima? 3- Observa esquema que se segue. Figur C L IM AS F rios Q uentes Tem perados A ltitu d e E quato rial Tropical:H úm ido e seco D e sé rtic o M e d ite rrân e o M arítm o o u o ceânico C o ntinental S ubpo lar o u co n tin e n tal P olar _________________ _ _________________ _ _________________ _ _________________ _ _________________ _ _________________ _ _________ __ _________ __ _________ __

Upload: palma-da-mao

Post on 12-Jul-2016

14 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

geografia

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de Trabalho Clima Portugal e Mundo 1231547986874840 2

| D E S I G N A Ç Ã O ( S ) : O Quadro Natural de Portugal – O Clima

1. Observa o Gráfico Termopluviométrico (figura 1).

Gráfico Termopluviométrico de Évora

1.1. Analisa o gráfico Termopluviométrico de Évora (figura 1), referindo os 2 meses onde se registam as temperaturas mais altas e as mais baixas respectivamente.

1.2. Refere os meses nos quais se registam os valores mais elevados da precipitação.

1.3. Indica o número de meses secos que se pode encontrar no gráfico da figura 1.

1.4. O gráfico termopluviométrico de Évora está associado a que tipo de clima?

3- Observa esquema que se segue.

Fig. 7- Os principais conjuntos climáticos e tipos de clima

3.1- Completa o esquema da figura 7.3.2- Indica o tipo de clima associado a cada um dos conjuntos de características que se seguem.

A Temperaturas elevadas e praticamente constantes ao longo do ano. (Temperaturas Médias Mensais superiores a 20º C); Amplitude térmica anual muito baixa, normalmente inferior a 3º C;

Figura 1

CL IMAS

F r i o sQ uente s Tem pe r ado s Al t i tude

E quato r ial

Tro pic al : H úm ido e s e c o

D e s é r t ic o

M e di te r r âne o

M ar ítm o o u o c e ânic o

C o nt ine ntal

Subpo lar o u c o ntine ntalP o lar

____________________________________ __________________

__________________

_______________________________________________

___________

___________

Page 2: Ficha de Trabalho Clima Portugal e Mundo 1231547986874840 2

Precipitação abundante ao longo de todo o ano, não existindo meses secos; Localiza-se numa faixa, junto ao equador compreendida entre os 5º N e os 5º S, podendo em circunstâncias específicas alcançar o trópico de Capricórnio nas margens dos continentes.

B

Verões quentes, longos e secos (Temperatura média do mês mais quente compreendida entre os 21º C e os 27º C e temperaturas máximas que podem atingir os 40º C); Invernos amenos e curtos (temperatura média do mês mais frio entre 6º e 10º C); Amplitude térmica anual moderada, entre 6º e 17º C; Precipitação relativamente escassa e distribuída de forma irregular (o total anual pode variar de 400 a 900 mm). Chove, sobretudo no Outono e Inverno; O número de meses secos pode variar entre 4 e 7 meses.

3.3- Observa, com atenção, os gráficos termopluviométricos da figura 8.

3.3.1 – Identifica os tipos de climas representados nos gráficos termopluviométricos da figura 8.

Figura 8

A

24º 05’ N

B