aula 6 º ano capítulo 6 clima 2015

23
6º capítulo 6º ano/2015 Professora – Tania Regina

Upload: renato-cosme-fulgoni

Post on 16-Aug-2015

71 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

6º capítulo6º ano/2015

Professora – Tania Regina

Conferências mundiaisMeio Ambiente em 1972. O local escolhido

para o encontro foi Estocolmo, na Suécia. O encontro marca a primeira vez em que se debateu, em âmbito global, questões como o tamanho da população do mundo, a poluição atmosférica e o uso de recursos naturais. Nela, 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não governamentais abordaram temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar.

ECO-92Foram necessários mais 20 anos até que

ocorresse a segunda conferência sobre o tema em 1992: a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como ECO-92, no Rio de Janeiro. O encontro buscava conciliar desenvolvimento social e econômico com a conservação e proteção do ambiente. O tema, naquele momento, havia entrado na agenda dos principais chefes de Estado do mundo, e a conferência contou com a presença maciça deles. 

Rio+10 / África do SulEm 2002, dez anos após a ECO-92, a ONU

realizou a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Joannesburgo, na África do Sul. Conhecida como Rio+10, o encontro tinha como objetivo rever as metas propostas pela Agenda 21 e trabalhar para implementar o que já estava em andamento. A expectativa era de que houvesse a definição de uma ação global que conciliasse o desenvolvimento econômico e social com a preservação do ambiente. 

Rio+20/ 2012 O quarto encontro mundial da ONU sobre

meio ambiente, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20, tem a missão de definir os rumos do desenvolvimento sustentável nas próximas décadas em temas como segurança alimentar, economia verde, acesso à água, uso de energia, além de dar continuidade à agenda ambiental iniciada na Eco-92 há exatos 20 anos. A expectativa é grande.

Protocolo de Kyoto/ 1997O Protocolo de Kyoto é um tratado

internacional que tem como objetivo fazer com que os países desenvolvidos assumissem o compromisso de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, para aliviar os impactos causados pelo aquecimento global. Além disso, são realizadas discussões para estabelecer metas e criar formas de desenvolvimento que não sejam prejudiciais ao Planeta.

Elementos climáticosPressão atmosféricaUmidade do arTemperatura

Tempo / climaTempo condição momentânea da atmosfera.Clima sucessão habitual das variações de

tempo.

Fatores climáticosAltitude 1Massas de ar 2Latitude 3Cobertura vegetal 4Maritimidade 5Continentalidade 6Correntes marinhas 7

Tipos de climas1. Equatorial2. Tropical3. Subtropical4. Desértico5. Semiárido6. Mediterrâneo7. Temperado8. Frio9. Frio de montanha10.Polar

Clima polarLocaliza-se nas latitudes elevadas.Apresenta invernos longos e rigorosos.O verão é muito curto com temperaturas de

zero graus.

Clima temperadoApresenta subdivisões:Oceânico – próximo ao marContinental – distantes do marMediterrâneo – marcado por verões quente e secos e invernos chuvosos.

Equatorial Apresenta elevadas médias anuais de chuva e

de temperatura. Ocorre ao longo da linha equatorial.

Tropical Também é um clima com elevadas médias de

temperaturas e baixa amplitude térmica;É subdividido em:Tropical Continental ou tropical típico. Verão

chuvoso inverno seco;Tropical de altitude. Temperaturas menos

elevadas devido a altitude;Tropical de monções. Ocorre com na Ásia-

subcontinente indiano- e sudeste asiático.

Subtropical Apresenta grande amplitude térmica;Verões quentes e invernos rigorosos;Índices médios de chuvas ao longo do ano.

Semiárido Apresenta pequeno índice de chuvas ao longo

do ano sem regularidade.

Árido ou desértico Apresenta escassez de chuvas e grande

variação na amplitude térmica.

A vegetaçãoFormação florestal:Floresta tropical; floresta equatorial;floresta de taiga também conhecida como boreal; floresta temperada e subtropical( mata de araucária ). Formação herbácea :Tundra; estepes e pradarias; savanas ou cerrado; vegetação mediterrânea; vegetação de deserto e semi-deserto; vegetação de altitude.

Solos Camadas dos solos: RochaSolos jovensSolos maduros

Tipos de solosMassapê- nordesteTerra roxa – região sulTchernozion – Europa Loess – China

Correção de exercíciosAtividades 37 e 38Página 22201- A probabilidade de chuva é pequena porque a umidade relativa do ar está em 35%.02- O tempo é um fenômeno atmosférico momentâneo. O clima é uma sucessão habitual de um determinado tipo de tempo.

Página 22303- O primeiro texto fala sobre uma

retratação e o autor se diz alarmista.O segundo mostra dados que preocupam os

cientistas sobre o aumento da temperatura.04 – Nossa região esta localizada próximo ao

mar, tem muito vento, as temperaturas no verão são elevadas com temperaturas médias entre 25 à 35°C .

05- a previsão para o dia 29/05 não se confirmou pois diz que teria céu limpo.

Atividade 39 – as zonas térmicas01- Nas áreas equatoriais os raios incidem

sobre a Terra mais diretamente, portanto temos temperaturas mais elevadas nesta região.

Nos pólos a inclinação e curvatura da Terra não permite que o sol incida diretamente, sendo a intensidade menor do sol nesta região.