aula 2 - introdução a economia

38
INTRODUÇÃO A ECONOMIA INTRODUÇÃO A ECONOMIA UNIRB UNIRB ALAGOINHAS - BA ALAGOINHAS - BA

Upload: daniel-barroso

Post on 05-Jan-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Introdução a Economia

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 2 - Introdução a Economia

INTRODUÇÃO A INTRODUÇÃO A ECONOMIAECONOMIA

UNIRBUNIRB

ALAGOINHAS - BAALAGOINHAS - BA

Page 2: Aula 2 - Introdução a Economia

ConceitoConceito

““Economia é a ciência social que Economia é a ciência social que estuda a maneira pela qual as estuda a maneira pela qual as pessoas decidem empregar recursos pessoas decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de produtivos escassos na produção de bens e serviços, afim de satisfazer bens e serviços, afim de satisfazer as necessidades de consumo as necessidades de consumo ilimitadas.”ilimitadas.”

Page 3: Aula 2 - Introdução a Economia

NECESSIDADES HUMANASNECESSIDADES HUMANAS

Necessidade Humana:Necessidade Humana: É a É a sensação de carência de alguma sensação de carência de alguma coisa, unida ao desejo de satisfazê-coisa, unida ao desejo de satisfazê-la. la.

DesejoDesejo: vontade de possuir ou : vontade de possuir ou usufruir; anseio, aspiração. usufruir; anseio, aspiração.

Page 4: Aula 2 - Introdução a Economia

TEORIA DA HIERARQUIA DAS TEORIA DA HIERARQUIA DAS

NECESSIDADESNECESSIDADES Segundo a teoria de Maslow, existe Segundo a teoria de Maslow, existe

uma hierarquia entre as uma hierarquia entre as necessidades humanas. necessidades humanas.

Esta hierarquia influencia o Esta hierarquia influencia o comportamento das pessoas. comportamento das pessoas.

Page 5: Aula 2 - Introdução a Economia

Maslow prega que conforme Maslow prega que conforme satisfazemos nossas necessidades satisfazemos nossas necessidades básicas, criamos outras (superiores), básicas, criamos outras (superiores), que passam a determinar nosso que passam a determinar nosso comportamento.comportamento.

Page 6: Aula 2 - Introdução a Economia

À medida que o indivíduo (macro – À medida que o indivíduo (macro – sociedade) vai se desenvolvendo, as sociedade) vai se desenvolvendo, as necessidades primárias (fisiológicas necessidades primárias (fisiológicas e de segurança) passam a ser e de segurança) passam a ser controladas e alcançadas controladas e alcançadas (satisfeitas), de forma gradativa e (satisfeitas), de forma gradativa e hierarquizada, as necessidades hierarquizada, as necessidades secundárias ganham preferência.secundárias ganham preferência.

Page 7: Aula 2 - Introdução a Economia

Pirâmide de MaslowPirâmide de Maslow

Page 8: Aula 2 - Introdução a Economia

ObservaçãoObservação

Independente da hierarquia, de serem Independente da hierarquia, de serem materiais (roupas, alimentos, materiais (roupas, alimentos, habitação...) e não-materiais habitação...) e não-materiais (educação, lazer...), a busca pela (educação, lazer...), a busca pela satisfação de suas necessidades, obriga satisfação de suas necessidades, obriga os membros de uma sociedade a se os membros de uma sociedade a se ocuparem de diversas atividades ocuparem de diversas atividades produtivas, produzindo bens e serviços produtivas, produzindo bens e serviços de que necessitam. de que necessitam.

Page 9: Aula 2 - Introdução a Economia

BENS ECONÔMICOS BENS ECONÔMICOS

BEMBEM é tudo que satisfaz, direta ou é tudo que satisfaz, direta ou indiretamente, os desejos e as indiretamente, os desejos e as necessidades dos seres humanos. necessidades dos seres humanos.

Page 10: Aula 2 - Introdução a Economia

Tipos de BensTipos de Bens

SEGUNDO SEU CARÁTERSEGUNDO SEU CARÁTER::

LIVRESLIVRES: São ilimitados em quantidade, ou : São ilimitados em quantidade, ou muito abundantes e NÃO SÃO muito abundantes e NÃO SÃO APROPRIÁVEIS;APROPRIÁVEIS;

ENONÔMICOSENONÔMICOS: São escassos em quantidade, : São escassos em quantidade, dada sua procura; SÃO APROPRIÁVEIS. dada sua procura; SÃO APROPRIÁVEIS.

Obs. São o objeto de estudo da Economia. Obs. São o objeto de estudo da Economia.

Page 11: Aula 2 - Introdução a Economia

SEGUNDO SUA NATUREZASEGUNDO SUA NATUREZA::

DE CAPITALDE CAPITAL: Não atendem diretamente às : Não atendem diretamente às necessidades.necessidades.

DE CONSUMODE CONSUMO: destinam-se à satisfação direta das : destinam-se à satisfação direta das necessidades. necessidades.

Dividem-se em: Dividem-se em:

DURÁVEIS: Permitem um uso prolongado (ex. DURÁVEIS: Permitem um uso prolongado (ex. eletrodomésticos); eletrodomésticos);

NÃO-DURÁVEIS: Acabam com o tempo (ex. NÃO-DURÁVEIS: Acabam com o tempo (ex. alimentos)alimentos)

Page 12: Aula 2 - Introdução a Economia

SEGUNDO SUA FUNÇÃOSEGUNDO SUA FUNÇÃO::

INTERMEDIÁRIOS:INTERMEDIÁRIOS: Devem sofrer Devem sofrer novas transformações antes de se novas transformações antes de se converterem em bens de consumo converterem em bens de consumo ou de capital (ex. cimento);ou de capital (ex. cimento);

FINAISFINAIS: Já sofreram as : Já sofreram as transformações necessárias para seu transformações necessárias para seu uso ou consumo. (ex. automóvel). uso ou consumo. (ex. automóvel).

Page 13: Aula 2 - Introdução a Economia

Os bens podem ainda se Os bens podem ainda se classificar em PRIVADOS e classificar em PRIVADOS e

PÚBLICOSPÚBLICOS BENS PRIVADOSBENS PRIVADOS: são os produzidos e : são os produzidos e

possuídos privadamente.possuídos privadamente.

BENS PÚBLICOSBENS PÚBLICOS (ou coletivos): são (ou coletivos): são aqueles cujo consumo (ou utilização) aqueles cujo consumo (ou utilização) é feito simultaneamente por vários é feito simultaneamente por vários sujeitos (praças, parques e jardins). sujeitos (praças, parques e jardins).

Page 14: Aula 2 - Introdução a Economia

SERVIÇOSSERVIÇOS

São aquelas atividades que, sem São aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam, criar objetos materiais, se destinam, direta ou indiretamente, a satisfazer direta ou indiretamente, a satisfazer necessidades humanas (serviços necessidades humanas (serviços bancários, contabilidade, advocacia, bancários, contabilidade, advocacia, etc...).etc...).

Page 15: Aula 2 - Introdução a Economia

RECURSOS OU FATORES DE RECURSOS OU FATORES DE PRODUÇÃOPRODUÇÃO

Para satisfação das necessidades Para satisfação das necessidades humanas, é necessário produzir bens humanas, é necessário produzir bens e serviços. e serviços.

Para isso, exige-se o emprego de Para isso, exige-se o emprego de recursos produtivos e de bens recursos produtivos e de bens elaborados. elaborados.

Page 16: Aula 2 - Introdução a Economia

RECURSOSRECURSOS são os fatores ou são os fatores ou elementos básicos utilizados na elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. produção de bens e serviços.

São caracterizados como São caracterizados como FATORES FATORES DE PRODUÇÃO.DE PRODUÇÃO.

Page 17: Aula 2 - Introdução a Economia

Tradicionalmente, esses fatores de produção se Tradicionalmente, esses fatores de produção se dividem em três grandes grupos ou categorias: dividem em três grandes grupos ou categorias:

TERRA (Recursos Naturais):TERRA (Recursos Naturais):

São os recursos naturais, tanto os “não-São os recursos naturais, tanto os “não-renováveis” (riquezas minerais e solo), renováveis” (riquezas minerais e solo), como os “renováveis” (de natureza como os “renováveis” (de natureza biológica, que compreendem os vegetais biológica, que compreendem os vegetais e animais), que poderão proporcionar a e animais), que poderão proporcionar a obtenção dos bens destinados à satisfação obtenção dos bens destinados à satisfação das necessidades dos seres humanos, das necessidades dos seres humanos, transformados e/ou in-natura. transformados e/ou in-natura.

Page 18: Aula 2 - Introdução a Economia

CAPITAL: CAPITAL:

É todo o bem destinado à produção É todo o bem destinado à produção de outro bem. Entende-se por capital de outro bem. Entende-se por capital a infra-estrutura produtiva (prédios, a infra-estrutura produtiva (prédios, máquinas, ferramentas...)máquinas, ferramentas...)

Page 19: Aula 2 - Introdução a Economia

TRABALHO:TRABALHO:

Atividades coordenadas, de caráter Atividades coordenadas, de caráter físico e/ou intelectual, necessárias à físico e/ou intelectual, necessárias à realização de quaisquer tarefas, realização de quaisquer tarefas, serviços ou empreendimentos.serviços ou empreendimentos.

Page 20: Aula 2 - Introdução a Economia

ObservaçãoObservação

Atualmente, é preciso acrescentar a Atualmente, é preciso acrescentar a TECNOLOGIA TECNOLOGIA (CONHECIMENTO/INFORMAÇÃO) e a (CONHECIMENTO/INFORMAÇÃO) e a CAPACIDADE EMPRESARIAL, no rol das CAPACIDADE EMPRESARIAL, no rol das categorias dos Fatores de Produção.categorias dos Fatores de Produção.

Page 21: Aula 2 - Introdução a Economia

TECNOLOGIA:TECNOLOGIA:

A tecnologia pode ser definida como A tecnologia pode ser definida como o conhecimento humano aplicado a o conhecimento humano aplicado a produção: “SABER COMO”. produção: “SABER COMO”.

Neste sentido, a tecnologia é uma Neste sentido, a tecnologia é uma mercadoria, com todas as suas mercadoria, com todas as suas características: tem preço, pode ser características: tem preço, pode ser adquirida e também se torna adquirida e também se torna obsoleta. obsoleta.

Page 22: Aula 2 - Introdução a Economia

CAPACIDADE EMPRESARIAL:CAPACIDADE EMPRESARIAL:

Nas economias onde a livre iniciativa Nas economias onde a livre iniciativa impera, compete às empresas explorar impera, compete às empresas explorar uma invenção ou introduzir uma uma invenção ou introduzir uma invenção de produtos ou processos, invenção de produtos ou processos, abrir novas frentes de oferta de bens e abrir novas frentes de oferta de bens e serviços, novas utilizações para serviços, novas utilizações para produtos conhecidos, reativação e produtos conhecidos, reativação e reorganização de indústrias: reorganização de indústrias: CONSEGUIR QUE AS COISAS SEJAM CONSEGUIR QUE AS COISAS SEJAM FEITAS.FEITAS.

Page 23: Aula 2 - Introdução a Economia

DIVISÃO DA ECONOMIADIVISÃO DA ECONOMIA

A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decide empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.

Page 24: Aula 2 - Introdução a Economia

Divisões de Economia

A Economia divide-se em:

Economia descritiva; Teoria econômica; Economia Aplicada; economia Positiva; e Economia Normativa;

Page 25: Aula 2 - Introdução a Economia

Economia Descritiva

Estuda fatos particularizados, sem lançar mão da análise teórica.

Ela utiliza, basicamente, dados empíricos e análise comparativa.

Page 26: Aula 2 - Introdução a Economia

Teoria Econômica

Analisa, de forma, simplificada, o funcionamento de um sistema econômico, utilizando um conjunto de suposições e hipóteses acerca do mundo real, procurando obter as leis que o regulam.

Ela divide-se em microeconomia e macroeconomia

Page 27: Aula 2 - Introdução a Economia

a) Macroeconomia: analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos.

Faz parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.

Page 28: Aula 2 - Introdução a Economia

Tem como objeto de estudo as relações Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: entre os grandes agregados estatísticos: a a renda nacional, o nível de emprego e dos renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o preços, o consumo, a poupança e o investimento totaisinvestimento totais. .

Esse direcionamento fundamenta-se na Esse direcionamento fundamenta-se na idéia de que é possível explicar a idéia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja operação da economia sem que haja necessidade de compreender o necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam. empresa que dela participam.

Page 29: Aula 2 - Introdução a Economia

b) Microeconomia: estuda o comportamento de cada “econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas.

Para molécula exemplificar, pode-se citar a análise do funcionamento de empresas.

Page 30: Aula 2 - Introdução a Economia

Ramo da ciência econômica que Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das estuda o comportamento das unidades de consumo representadas unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. bens, serviços e fatores produtivos.

Page 31: Aula 2 - Introdução a Economia

Em outras palavras, a Em outras palavras, a microeconomia ocupa-se da forma microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que como as unidades individuais que compõem a economia - compõem a economia - consumidores privados, empresas consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares etc. - agem e serviços particulares etc. - agem e reagem umas sobre as outras.reagem umas sobre as outras.

Page 32: Aula 2 - Introdução a Economia

Economia Aplicada

Utiliza a estrutura geral de análise fornecida pela Teoria Econômica, para explicar as causas e o sentido das ocorrências relatadas pela Economia Descritiva.

Page 33: Aula 2 - Introdução a Economia

Economia Positiva

Ocupa-se da descrição de fatos, circunstâncias e relações econômicas. (argumentos positivos: “ao que é” (descrição da realidade).

Ex.: maior renda gera maior consumo; maior oferta, menor preço.

Page 34: Aula 2 - Introdução a Economia

Economia Normativa

Expressa julgamentos éticos e valorativos. As grandes divergências entre os economistas aparecem nas discussões de caráter normativo, como por exemplo o da dimensão do Estado e o poder dos sindicatos.

Sofismas econômicos. (argumentos normativos: “ao que deve ser” (política econômica)- juízo de valor).

Ex.: mais desemprego, menos inflação; o preço da gasolina não deve subir.

Page 35: Aula 2 - Introdução a Economia

A Economia se relaciona com diferentes ramos das ciências

Biologia - idéias de crescimento e mudança, fluxo de renda e riqueza;

Física: noções de estática e dinâmica (equilíbrio geral e parcial);

Psicologia: comportamento racional dos agentes econômicos;

Page 36: Aula 2 - Introdução a Economia

História: fatos passados, reflexos no futuro;

Estatística: amostragem, séries temporais;

Matemática: formulação de teorias e modelos econômicos;

Page 37: Aula 2 - Introdução a Economia

Geografia: as relações econômicas ocorrem num espaço; mobilidade das pessoas, dos fatores de produção, dos bens e serviços;

Sociologia: participação das classes sociais no produto global;

Page 38: Aula 2 - Introdução a Economia

Direito: aspectos jurídicos das políticas econômicas; contratos de trabalho, leis de salário mínimo, taxa de câmbio, etc.

Ciência Política: considera variáveis econômicas, sociais, jurídicas e políticas (regime democrático, ações do governo, estrutura partidária).