aula 00 - adm icms rj - gestão do conhecimento-v1 · modelos organizacionais 03 desenvolvimento de...

35
Aula 00 Aula Demonstrativa Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Professor: Arthur Macedo

Upload: phamhuong

Post on 08-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Aula 00 – Aula Demonstrativa

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ

Professor: Arthur Macedo

Page 2: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 2 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Olá, futuros auditores e auditoras!

Sejam bem-vindos!

É com muita alegria que inicio os trabalhos aqui no Exponencial Concursos, com o afinco e dedicação que vocês, alunos, merecem. Estou muito feliz em estar com vocês nesta jornada. Saibam que o tempo que dedicamos a cada um de vocês é uma forma de renovar nossas conquistas pessoais, e nos gratifica muito fazer parte, humildemente, das lutas e conquistas de vocês. Isso demonstra que valorizamos muito o esforço de vocês.

Meu nome é Arthur Macedo, sou formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - UPE e hoje ocupo o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Deixem eu contar um pouco da minha história: pouco antes de saírem os editais para Analista Tributário e Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em 2009, despertei para o mundo dos concurseiros. Minha decisão não foi fácil, e acredito que também não seja para muitos de vocês. Estudando apenas 6 meses, consegui ser aprovado para Analista Tributário em 2010, iniciando minha carreira na Receita Federal. Neste mesmo ano, também fui aprovado para Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão da SEPLAG-PE.

Sabendo que sempre podemos voar mais alto, reiniciei, no início de 2012, os estudos com afinco. Mesmo diante das dificuldades de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, consegui ser aprovado no mesmo ano para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil! Um bom planejamento dos estudos, aproveitando cada horinha do dia, foi o fator determinante para alcançar o meu sonho profissional. A palavra "impossível" não consta no dicionário dos concurseiros. Podem ter certeza disso!

Bom, vamos ao que mais interessa. Seguindo a didática do Exponencial Concursos, temos a missão de oferecer para vocês este curso de Administração para o ICMS-RJ. Nas últimas provas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro, a matéria de Administração vem ganhando destaque no conjunto de matérias da prova, principalmente por conta do nível elevado das questões. Por ser uma matéria que não faz parte das ditas "específicas", muitos alunos deixam a Administração de lado, por conta do tempo escasso, e decidem priorizar outras matérias.

Aí é que entra o nosso curso! Temos a exata noção da dificuldade que é organizar um cronograma de estudos e encontrar o tempo necessário para cada matéria. Nossa missão é facilitar o seu estudo e trazer os tópicos cobrados na prova de maneira direta, objetiva, sem enrolação.

APRESENTAÇÃO

Page 3: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 3 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

O curso será de Teoria e Questões comentadas. Vale repetir: serei o mais objetivo possível, trarei os assuntos devidamente esquematizados, direto ao ponto. Não deixaremos de tocar em nenhum assunto importante de nossa matéria, porém vamos focar no que consideramos mais relevante, levando em consideração a característica da banca examinadora e a ocorrência temática das questões nos últimos certames.

Vamos lá, estou com vocês! Qualquer dúvida, estarei à disposição no Fórum e no e-mail [email protected]

Levando em conta o programa de nossa disciplina no mais recente certame para AFRE-RJ, cujas provas foram elaboradas pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em janeiro de 2014, contamos com temas relacionados à Administração Geral, Administração Pública e Administração Financeira e Orçamentária. Portanto, temos um vasto programa para estudar. Mas não se preocupem: as disciplinas se correlacionam na medida em que vocês forem avançando no estudo. Afirmo com total certeza que vocês vão adquirir uma certa tranquilidade ao estudar a nossa disciplina. Este é o melhor caminho.

Fizemos dois levantamentos temáticos para mostrar para vocês a incidência das questões nas provas. Primeiro, vamos observar um RAIO-X das provas de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011. Estas provas foram elaboradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV):

Provas ICMS-RJ - 2007, 2008, 2009, 2010 E 2011 (FGV)

ASSUNTO QUANTIDADE DE

QUESTÕES

Planejamento das Organizações 08

Gestão de Pessoas e Competências 07

Despesa Orçamentária e Extraorçamentária / Classificação das Despesas

07

Receita Orçamentária e Extraorçamentária / Classificação das Receitas

06

Controle Interno e Externo 06

Estrutura e Funcionamento da Administração Pública 06

Gestão do Conhecimento 04

Gestão de Conflitos 04

Histórico e análise das provas Administração

Page 4: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 4 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Evolução e Natureza do Conhecimento Administrativo 04

Estrutura das Decisões 03

Uso de Controles e Indicadores de Produtividade 03

Administração Orçamentária 03

Modelos Organizacionais 03

Desenvolvimento de Equipes 02

Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico e Econômico

02

Período Administrativo e Exercício Financeiro, Gestão Financeira

02

Eficiência, Eficácia e Efetividade 02

Cultura Organizacional 01

Aspectos Sociais, Econômicos e Políticos da Administração Pública

01

Papel dos Gestores Públicos 01

Gestão por Processos 01

Criatividade e Inovação Organizacional 01

Gestão de Mudanças Organizacionais 01

O segundo RAIO-X se refere à última prova para AFRE-RJ, elaborada pela banca FCC. Nesta prova, foram 13 questões da nossa disciplina, precisando obedecer um mínimo de 50% desta prova (junto com Informática, num total de 26 questões) e 65% do conjunto de provas da P1. Antes da prova, muitos candidatos estavam receosos quanto à matéria de Administração, e ficou provado que quem não se preparou bem, perdeu pontos importantíssimos para a sua aprovação.

Prova ICMS-RJ 2014 (FCC)

ASSUNTO QUANTIDADE DE

QUESTÕES

Gestão do Conhecimento 02

Despesa Orçamentária e Extraorçamentária / Classificação das Despesas

02

Page 5: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 5 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Receita Orçamentária e Extraorçamentária / Classificação das Receitas

02

Controle Interno e Externo 02

Gestão de Pessoas e Competências 02

Uso de Controles e Indicadores de Produtividade 01

Administração Participativa 01

Período Administrativo e Exercício Financeiro, Gestão Financeira

01

Portanto, existe um certo equilíbrio dos temas explorados desde 2007. A abordagem dos assuntos pelas duas bancas foi, de certa forma, similar. Considero as questões da FCC "mais ricas" (perdoem minha leve ironia...). Portanto tenham bastante atenção na leitura dos enunciados e das assertivas. Pela característica da banca, teremos que citar nominalmente alguns autores e estudiosos da administração. No entanto, faremos da melhor forma, a fim de que o estudo não se torne cansativo.

Não considero prudente deixar de lado nenhum assunto. Aproveitem o máximo desse nosso material, revisem bastante e treinem ainda mais. Façam, refaçam e façam novamente os exercícios!

No quadro abaixo segue o programa do nosso curso. Os temas são apresentados conforme o edital do último concurso, mas em ordem diferente, com objetivos didáticos.

Aula Conteúdo Data

00 Gestão do Conhecimento. disponível

01 Natureza e evolução do conhecimento administrativo. Processos gerenciais e as relações com os fatores humanos, tecnológico e econômico.

13/12/2014

02 Gestão por processo. 20/12/2014

03 Planejamento das Organizações. Estrutura das decisões empresariais.

27/12/2014

Page 6: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 6 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

04 Modelos organizacionais. Eficiência, eficácia e efetividade.

03/01/2015

05 Gestão de pessoas e competências. Administração participativa. Desenvolvimento de Equipes.

10/01/2015

06 Comunicação corporativa. Criatividade e inovação organizacional. Responsabilidade corporativa.

17/01/2015

07 Gestão de conflitos. Gestão de mudanças organizacionais.

24/01/2015

08 Estrutura e funcionamento da administração pública. 31/01/2015

09 Aspectos sociais, econômicos e políticos que condicionam a administração pública. Papel dos gestores públicos no tratamento dos recursos financeiros, humanos e físicos.

07/02/2015

10 Controle interno e externo na administração pública: importância, finalidade, características. Papel da controladoria governamental (Controladoria Geral da União, Controladorias estaduais e Tribunais de Contas). Outras esferas de controle: Ministério Público, conceito, atuação, limites. Uso de controles e indicadores de produtividade.

14/02/2015

11 Administração orçamentária. Período administrativo e exercício financeiro, gestão financeira. Fases administrativas da receita e da despesa orçamentária.

21/02/2015

12 Receita orçamentária e extraorçamentária. Classificação das receitas.

28/02/2015

13 Despesa orçamentária e extraorçamentária. Classificação das despesas.

07/03/2015

Estão prontos? Simbora!!!

Abraços,

Arthur Macedo

Page 7: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 7 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Assunto Página

1- Introdução: Dados x Informação x Conhecimento 07

2- Conhecimento Tácito x Conhecimento Explícito 10

3- Gestão do Conhecimento 12

4- Aprendizagem e "Criação do Conhecimento" 14

5- Questões comentadas 20

6- Lista de exercícios 30

7- Gabarito 35

1.1. Introdução

Amigos, hora de colocar a mão na massa. Nosso tema desta aula - Gestão do Conhecimento - consta no último programa do ICMS-RJ e foi objeto de 2 questões na prova realizada em janeiro de 2014, ou seja, pouco mais de 15% do conjunto de questões da matéria. Além da última prova, este tema vem sendo cobrado com certa frequência pela FCC nos certames em que nossa disciplina se faz presente.

Portanto, meus caros, peço muita atenção aos conceitos que serão apresentados a partir de agora. Eles serão vitais para entender as demais definições e desdobramentos no decorrer de nosso curso.

1.2. Dados x Informação x Conhecimento

Estes são os primeiros conceitos que queremos deixar bem fixos na sua mente. Em nossas vidas, nas organizações privadas e nos vários níveis de governo, nos deparamos com uma chuva de palavras e números. Isoladamente, não parecem ter uso e sentido. Podemos dizer que são exemplos de dados.

A partir do momento que tratamos estes dados, que processamos estes dados, podemos obter as informações. Ao contrário dos dados isolados, as informações possuem significado, e já podem ser usadas para tomada de decisões, por exemplo. Vale ressaltar que é fundamental que o receptor consiga captar a mensagem. Estes conceitos de receptor, emissor, mensagem, etc., nós veremos em aula futura, quando fomos tratar de comunicação corporativa.

Concluindo nosso breve raciocínio associativo, chegamos ao conhecimento, que se caracteriza como a internalização das informações,

Aula 00 – Gestão do Conhecimento

1- INTRODUÇÃO: DADOS X INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO

Page 8: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 8 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

transformando-se em um saber. Surge a partir da capacidade que cada um possui de interpretar e agir sobre um conjunto de informações, utilizando-se da experiência, valores, crenças e de outros conhecimentos anteriormente adquiridos, estabelecendo relações entre eles. Conhecimento é dinâmico, não esqueçam disso!

Vamos fixar o que acabamos de ler com os conceitos de alguns autores importantes e que podem ser cobrados de maneira literal na nossa prova:

• Dados: Segundo Espartaco Coelho (2004), "dados nada dizem sobre a própria importância ou relevância. Porém, os dados são importantes para as organizações - em grande medida, porque são matéria-prima essencial para a criação da informação". Barbieri (1994), define dados como "expressão em estado bruto de um fato ou evento".

• Informação: Para Peter Drucker (1993), "as informações são dados dotados de relevância e propósito, capazes de exercer algum impacto sobre o julgamento ou comportamento de quem as recebe". Segundo Davenport e Prusak (1999), "dados tornam-se informação quando o seu criador lhes acrescenta significado".

• Conhecimento: Segundo Peter Drucker (1993), "hoje o recurso realmente controlador, o fator de produção absolutamente decisivo, não é o capital, a terra ou a mão de obra: é o conhecimento". Segundo Davenport e Prusak (1998), o conhecimento "é uma mistura fina de experiência condensada, valores, informação contextual e insight

experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações".

Dados

Distintos Isolados Elementos em estado bruto

Informação

Dados organizados, processados e com

significadoEstruturada Relevância e propósito

Page 9: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 9 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Para fechar o entendimento, podemos afirmar que os conceitos de dados, informação e conhecimento estão em uma escala: o dado seria o elemento simples e único; a informação é um dado com relevância e propósito; e o conhecimento é um juízo de valor formado em conjunto pela informação e pela experiência do indivíduo.

(FCC – Analista - BACEN – 2006) Considere as assertivas:

I. Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor.

II. Dados que foram organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de análise e compreensão.

III. Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos.

IV. Mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações contextutais e discernimento técnico que proporciona uma referência para avaliar e incorporar novas experiências e informações.

Referem-se, respectivamente, a:

a) I e II: capital intelectual e conhecimento.

b) I e III: conhecimento e ativos intangíveis.

c) I e IV: capital intelectual e conhecimento.

d) II e III: dados e capital intelectual.

Conhecimento

DinâmicoInformaçao útil,

contextualizada e valorada

Orientado e em constante mutação

Dados

Informação

Conhecimento

Page 10: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 10 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

e) II e IV: informações e comunicações.

Resolução: Vamos analisar cada assertiva da questão:

Na assertiva I, o conceito apresentado se refere ao capital intelectual, segundo Stewart (1998).

Na assertiva II, a questão apresenta o conceito de Lacombe e Heilborn (2006) para a informação.

Já na assertiva III, também surge mais um conceito de Lacombe e Heilborn (2006), desta vez para definir ativos intangíveis.

Finalizando, a assertiva IV traz o conceito de Davenport e Prusak (1998) para conhecimento.

Portanto, temos como resposta da questão a alternativa C. Aliás, questão muito boa para estudar e revisar os conceitos apresentados e entender como a FCC cobra esse assunto.

A partir dos estudos de Nonaka e Takeuchi (1997), podemos dividir o conceito de conhecimento em duas importantes e esclarecedoras classes: o conhecimento tácito e o explícito. A partir da interação contínua entre os dois tipos de conhecimentos é que se faz aparente a necessidade de gerenciar o conhecimento.

Vamos dissecar os conceitos supracitados:

2.1. Conhecimento Tácito

O conhecimento tácito pode ser caracterizado como pessoal, subjetivo, obtido através das práticas, atividades e vivências do dia-a-dia. É o que podemos nominar como o "saber fazer", adquirido através dos tempos. Para Nonaka e Takeuchi (1997), conhecimento tácito é “Altamente pessoal, difícil de ser formalizado, dificilmente visível, comunicado ou compartilhado com outros; constitui-se de compreensões subjetivas, de intuições; está fortemente associado às ações e às experiências dos indivíduos, assim como aos seus valores, ideias e emoções”.

Como exemplo, temos uma aula de culinária. Podemos anotar os ingredientes da receita e os tempos de cozimento de cada item. No entanto, por muitas vezes, o resultado final não fica igual ao menu realizado pelo chef e professor. O "toque especial" que falta é justamente o conhecimento tácito que o cozinheiro possui, a partir da experiência de anos e anos de atuação.

2- CONHECIMENTO TÁCITO X CONHECIMENTO EXPLÍCITO

Page 11: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 11 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

2.2. Conhecimento explícito

O conhecimento explícito pode ser caracterizado como formal, objetivo, codificado, obtido através de tabelas, documentos, etc. É um conhecimento de fácil compartilhamento. Citando novamente Nonaka e Takeuchi (1997), conhecimento explícito “pode ser expresso em palavras e números e compartilhado em forma de dados, fórmulas científicas, especificações e manuais; pode ser prontamente transmitido entre indivíduos formal e sistematicamente”.

Temos como exemplo de conhecimento explícito os livros e manuais, que nada mais são do que conhecimentos codificados e disponibilizados para um determinado público-alvo.

CONHECIMENTO TÁCITO

CONHECIMENTO EXPLÍCITO

Pessoal Formal

Subjetivo Objetivo

Não codificado Codificado

Difícil compartilhamento Fácil compartilhamento

know-how Livros, manuais, documentos

(FCC - Analista Judiciário - TRF4 - 2012) A gestão das instituições complexas supõe, ao lado de outros requisitos, a utilização de elementos subjetivos, intuitivos e informais, lastreados na experiência acumulada por seus agentes ao longo do tempo. Tais elementos são identificados como:

a) inteligência competitiva.

b) valor agregado.

c) conhecimento tácito.

d) estoque informacional.

e) capital intelectual.

Resolução: Coloquei esta questão para que possamos aprender mais alguns conhecimentos importantes no nosso estudo sobre gestão do conhecimento. Vamos analisar cada assertiva:

Na letra A, podemos definir inteligência competitiva como a atividade de coleta, análise e aplicação, de forma legal e ética, das informações relativas às capacidades, vulnerabilidades, e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.

Page 12: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 12 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Na letra B, valor agregado significa o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.

A letra C é justamente o gabarito da nossa questão! O enunciado da questão traz um dos conceitos atribuídos para o conhecimento tácito.

Na letra D, estoque informacional é o conjunto de itens de informação de uma organização, com critérios definidos e conteúdo gerenciado.

Na letra E, já vimos anteriormente o conceito de capital intelectual, que é o "material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor".

Portanto, o gabarito da questão é a alternativa C.

A partir da consciência da importância de administrar as informações e o conhecimento produzido e adquirido pelas organizações, surge um sentimento estratégico-corporativo para modificar os modelos gerenciais do século XX. O conhecimento é o principal insumo das organizações nos tempos atuais. Mais do que isso: tornou-se uma vantagem competitiva, um diferencial. Portanto, nada mais normal do que voltar as atenções para gerenciar este conhecimento.

Muitos autores classificam a contemporaneidade como a "sociedade do conhecimento", por conta da importância da inovação tecnológica para o crescimento econômico e a competitividade empresarial, evolução dos setores de informática e telecomunicações, etc. Porém, isoladamente, a presença da tecnologia nas organizações deixou de ser vantagem competitiva. A partir dessa conclusão, viu-se a importância de gerenciar o conhecimento, algo muito mais abrangente.

A gestão do conhecimento (Knowledge Management - KM) pode ser definido como um novo modelo gerencial, administrando o conjunto de procedimentos, práticas e ferramentas que visam capturar, armazenar e disseminar o conhecimento dentre os funcionários da organização, aproveitando os recursos tecnológicos existentes.

CAPTURAR O CONHECIMENTO

DISSEMINAR O CONHECIMENTO

ARMAZENAR O CONHECIMENTO

3- GESTÃO DO CONHECIMENTO

Page 13: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 13 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Autores importantes também destacam a importância da gestão do conhecimento. Para Sveiby (2000), é a "arte de criar valor a partir da alavancagem dos ativos intangíveis de uma organização".

Vale conceituar de forma breve: ativos intangíveis, segundo Lacombe e Heilborn (2003), são "ativos que não tem substância física, mas proporcionam benefícios econômicos" (aí está a importância de ler algumas definições de

autores renomados, pois podem ser cobrados de maneira literal na prova, como

vimos na primeira questão resolvida nesta aula).

Outra definição importante é a de Davenport e Prusak (1999). Para eles, a gestão do conhecimento compõe-se de, pelo menos, três etapas, não necessariamente consecutivas ou ordenadas: a "geração do conhecimento", a "codificação e coordenação do conhecimento" e a "transferência do conhecimento".

Um conceito muito relacionado com a gestão do conhecimento é o de capital intelectual, que observamos estar presente nas questões já analisadas nesta aula. Segundo Stewart (1998), “o capital intelectual constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza. É a capacidade mental coletiva".

(FCC – Analista Judiciário - TRE-RS – 2010) Considere as afirmações abaixo:

I. A gestão do conhecimento persegue o claro objetivo de implementar programas com os quais, mediante o correto fomento e administração do conhecimento, as empresas possam conseguir esse valor agregado que as distinga frente a seus competidores e que lhes permita sobreviver no meio ambiente.

II. A gestão do conhecimento se caracteriza por apresentar, entre outros, dois aspectos fortemente definitórios: sua importante dimensão documental e sua profunda dependência do fator tecnológico.

a) Ambas estão incorretas.

Gestão do Conhecimento

Geração do Conhecimento

Processos de aquisição, aluguel, recursos dirigidos, fusão, adaptação e redes.

Codificação e Coordenação do

Conhecimento

Apresentar o conhecimento numa forma que o torne

acessível àqueles que precisam dele.

Transferência do Conhecimento

Repasse do conhecimento, principalmente sob a forma

de conversa direta, "face-to-face".

Page 14: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 14 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

b) Ambas estão corretas.

c) A alternativa II está incorreta porque supervaloriza o papel da tecnologia na gestão do conhecimento.

d) A alternativa II está incorreta porque se refere, na realidade, à gestão de conteúdos.

e) A alternativa I está incorreta porque se equivoca ao afirmar que a gestão do conhecimento permite a obtenção de valor agregado que distinga as empresas de seus competidores.

Resolução: Questão muito boa para fechar o nosso entendimento e expulsar qualquer tipo de dúvida que ainda possa existir sobre gestão do conhecimento. Tanto a assertiva I, quanto a assertiva II estão corretas.

A gestão do conhecimento é, sim, um fator de diferenciação e destaque num mercado tão competitivo como esse de hoje. Outrossim, ao utilizar fortemente as ferramentas que a tecnologia proporciona, torna-se refém (ou dependente, como diz a questão) dessas ferramentas.

Portanto, gabarito da questão é a alternativa B.

4.1. Inovação e Aprendizagem Organizacional

O processo de gerir o conhecimento das organizações depende, também, de uma premissa importante (além do que já estudamos acima): implantar uma cultura de inovação e aprendizagem organizacional. Não é permitido "parar no tempo". Como já foi dito, o conhecimento é dinâmico, e as organizações não podem perder o timing.

Inovar não significa inventar. Invenção é a criação de uma nova ideia. Já a inovação é uma nova maneira de aplicar uma ideia. É criar a partir do que já tem, reduzir custos e processos de trabalho desnecessários, etc. É uma importante saída para superar dificuldades. Inovar é necessário para sobreviver. Veremos, em aula futura, um desdobramento maior e mais abrangente sobre inovação organizacional. Por enquanto, vamos ver os tipos de inovação que interessam para a gestão do conhecimento:

4- APRENDIZAGEM E "CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO"

Page 15: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 15 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

No campo da aprendizagem organizacional, o objetivo principal é desenvolver os indivíduos para o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas. É a junção de conhecimentos formais (codificados, manualizados, etc.) e informais (experiências, etc.).

Nas organizações que buscam a aprendizagem, os indivíduos devem desenvolver as seguintes habilidades e práticas, segundo o estudo de Peter Senge (2004), com as cinco disciplinas da aprendizagem:

• Domínio pessoal - consiste no aprofundamento da visão pessoal;

• Modelos mentais - modelos que nos ajudam a interpretar o mundo e a forma de agir;

• Visão compartilhada - compartilhar o conhecimento para que todos cheguem num objetivo comum; e

• Aprendizado em grupo - processo que auxilia um grupo ou equipe a desenvolverem um pensamento único, de conjunto.

• Pensamento sistêmico - pensar na organização, na sociedade e nos impactos das ações realizadas sobre ela;

A aprendizagem organizacional se dá a partir das seguintes ações:

Tipos de Inovação

Inovação de Produtos

Introduzir bem ou serviço novo ou melhorado.

Inovação de Processos

Implementar novos métodos de produção e distribuição, ou

significativamente melhorados.

Inovação Organizacional

Implementar novo método organizacional, ou melhorar as

práticas atuais.

Page 16: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 16 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

(FCC – AFRE-RJ – 2014) Sobre Gestão do Conhecimento nas organizações, considere:

I. As fórmulas de ensino-aprendizagem oriundas do treinamento tradicional vêm se esgotando face aos múltiplos desafios que se apresentam no mercado de trabalho competitivo e globalizado.

II. O processo de transformação do conhecimento tácito em explícito não vem apresentando resultados satisfatórios, principalmente pelas organizações.

III. Empresas que adotam a learning organization não envolvem no seu ciclo de aprendizagem a cadeia de valor empresarial (acionistas, clientes, fornecedores, empregados, família e comunidade).

IV. Um fato relevante para a alavancagem da gestão do conhecimento, no Brasil, foi a extinção, em 1990, da Lei de Incentivo ao Treinamento e Desenvolvimento (Lei no 6.297/1975).

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e IV.

b) I e IV.

c) I e III.

d) II e III.

Ap

ren

diz

ag

em

Org

an

izaci

on

al

Experiências do Profissional

Analisar suas experiências positivas e negativas e criar estratégias de melhoramento.

Aprendizagem Cultural

Aprendida através da cultura organizacional, da missão e dos valores seguidos pela empresa.

Aprendizagem com o Líder

Realizada através das lideranças, de seus exemplos e conhecimentos compartilhados com os

seus liderados.

Aprendizagem Prática

Aquisição de conhecimentos através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento

contínuo.

Aprendizagem Sistêmica

Entendimento ampliado de toda empresa e seus processos para oferecer soluções não apenas para

o departamento envolvido, mas para a organização como um todo.

Compartilhamentode Informações

Quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os

processos internos da empresa o que tornará mais assertiva as ações.

BenchmarkingObservar outras empresas e buscar suas boas

práticas aplicadas para aplicar em sua organização.

Page 17: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 17 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

e) II e IV.

Resolução: Questão do último concurso para AFRE-RJ, com requintes de crueldade, por conta da assertiva IV. Porém, com uma leitura atenta das demais assertivas, o candidato conseguiria acertar a questão. Vamos lá:

Na assertiva I, temos o confronto entre o modelo anterior e tradicional de ensino-aprendizagem e o modelo atual, com base na gestão do conhecimento. O primeiro modelo tratava a aprendizagem como um simples repasse de informações, e o aluno-funcionário apenas captava a informação, com passividade e sem agregar valor. Já o segundo modelo, imprime um papel ativo ao aluno, buscando interação com o facilitador e com abertura para transformar o conhecimento adquirido. Portanto, assertiva correta.

A assertiva II apresenta erro ao afirmar que a transformação do conhecimento tácito em explícito não vem apresentando resultados satisfatórios para a organização. Ao contrário, essa transformação, também chamada de externalização (veremos no próximo tópico) é um dos segredos para por em prática uma virtuosa gestão do conhecimento. Portanto, assertiva incorreta.

Na assertiva III, o erro é similar ao da assertiva anterior, com o emprego de um "não" que acaba por dar valor incorreto à questão. A aprendizagem organizacional (ou learning organization, como trouxe a questão) tem como sua premissa o envolvimento de toda a organização, com um pensamento sistêmico, e não só o departamento do funcionário. Pelo emprego incorreto do "não", a assertiva está incorreta. Leiam com calma, para que uma única palavrinha não faça você perder pontos preciosos!

Fechando a análise da questão, temos a pegadinha da FCC. Já poderíamos acertar a questão com a análise das três primeiras assertivas, por eliminação. Mas, para não ficar nada em aberto, eis a assertiva IV, que traz a extinção da chamada Lei de Incentivo ao Treinamento e Desenvolvimento (Lei no 6.297/1975), promovida pelo governo Collor, em 1990. Essa medida causou um estancamento na promoção de treinamentos e criou, de certa forma, uma barreira ao crescimento da gestão do conhecimento. Portanto, a assertiva está correta.

Enfim, temos como corretas as assertivas I e IV, e o gabarito da questão é a alternativa B.

4.2. "Criação do Conhecimento"

Criada por Nonaka e Takeuchi, a Teoria da Criação do Conhecimento é a mais famosa teoria a respeito da aprendizagem organizacional. Também chamada de "Espiral do Conhecimento", o modelo se utiliza da interação entre os conhecimentos tácito e explícito. A forma da interação é chamada de conversão do conhecimento, e pode se dar de quatro modos diferentes:

Page 18: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 18 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

• Socialização = tácito em tácito. Compartilhamento das experiências pessoais através da interação entre as pessoas, da observação, da imitação e da prática.

• Externalização = tácito em explícito. Codificação do conhecimento pessoal, manualização de procedimentos. O conhecimento torna-se formal, registrado através de palavras e/ou números, sendo, agora, facilmente transmissível.

• Combinação = explícito em explícito. Utilizar-se de documentos, livros e manuais para a produção de novos documentos. Não deixa de ser formal e codificado, porém como nova ou remodelada abordagem.

• Internalização = explícito em tácito. É o que você, aluno, está fazendo neste momento. Ao ler essa aula, escrita e codificada, você está aprendendo, introduzindo conhecimento, agregando valor para o seu estudo.

Vamos ver como pode ser representado graficamente o Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi:

EM CONHECIMENTO...

...tácito ...explícito

DE C

ON

HECIM

EN

TO

...

...t

ácito..

.

Socialização

Externalização

...e

xplíc

ito..

Internalização

Combinação

(FCC – Agente Técnico Legislativo - AL-SP – 2010) Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito em explícito denominado:

Page 19: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 19 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

a) socialização.

b) externalização.

c) combinação.

d) internalização.

e) rede social.

Resolução: Questão direta, boa para fixar o que aprendemos.

Na alternativa A, temos a socialização, que é a conversão do conhecimento tácito em tácito.

Já na alternativa B, temos o gabarito da questão! Externalização é o modo de interação e conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

A alternativa C traz a combinação, que é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito.

Na alternativa D, temos a internalização, que é a conversão do conhecimento explícito em tácito. A alternativa E não trata do tema da questão.

Portanto, gabarito da questão é a alternativa B.

Page 20: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 20 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

01. (FCC – AFRE-RJ – 2014) Na busca de construir uma Gestão do Conhecimento, uma empresa pratica Brainstorming aberto para resolver problemas de elevada complexidade. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), essa prática é um exemplo de:

a) internalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.

b) externalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento explícito.

c) socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

d) combinação, que é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.

e) conceituação, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.

Resolução: Questão do último concurso para o ICMS-RJ. Tenha muita atenção para resolvê-la, pois as alternativas A e C apresentam os conceitos corretos de internalização (explícito em tácito) e socialização (tácito em explícito). No entanto, é preciso relacionar a alternativa com o que se pede no enunciado!

O brainstorming, podendo ser livremente traduzido como "tempestade de ideias", é uma técnica utilizada em dinâmicas de grupo para estimular a produção criativa das pessoas. Portanto, assim como as outras atividades em grupo, interação entre os indivíduos, observação, imitação e prática, o brainstorming é um exemplo de socialização.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA C.

02. (FCC – Analista Judiciário - TRT-CE – 2009) NÃO se trata de um tipo de capital que deve ser focado como um dos objetos da gestão do conhecimento para se alcançar algum objetivo organizacional:

a) Capital ambiental.

b) Capital estrutural.

c) Capital de relacionamento.

d) Capital financeiro.

e) Capital humano.

Resolução: A gestão do conhecimento não foca diretamente no capital financeiro para alcançar algum objetivo organizacional. A GC se preocupa mais com as relações interpessoais, a cultura, o ambiente e o melhor aproveitamento das práticas e informações de uma organização. Portanto, se enquadram como

5- QUESTÕES COMENTADAS

Page 21: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 21 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

objetos da gestão do conhecimento o capital ambiental, o capital estrutural, o capital de relacionamento e o capital humano.

São os chamados "capitais do conhecimento", termo criado pelo CRIE - Centro de Referência em Inteligência Empresarial, da COPPE/UFRJ, a partir dos estudos de Sveiby, na década de 80.

Portanto, o capital financeiro não se inclui no rol dos capitais do conhecimento.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA D.

03. (FCC – Auxiliar de Fiscalização - TCE-SP – 2010) Considere:

Uma das vantagens do KM é o bom time-to-market que pode ser conferido ao corpo executivo das empresas, cuja capacidade de tomada de decisão com rapidez e eficiência é maximizada. Tal resultado pode ser ainda mais positivo quando as organizações combinam gestão do conhecimento com o processo de monitoramento dos ambientes competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisório e o alcance das metas estratégicas de uma empresa.

O trecho grifado no texto pode ser resumido como:

a) controle de concorrência ao acesso dos dados.

b) gerenciamento dos recursos humanos do projeto.

c) processos de monitoramento e controle dos projetos.

d) processo de inteligência competitiva.

e) gerenciamento do escopo do projeto.

Resolução: Antes de partir pro que pede exatamente a questão, vamos esclarecer alguns termos usados no enunciado:

KM nada mais é do que a sigla em inglês para gestão do conhecimento.

Time-to-market é um indicador estratégico que equivale ao tempo entre a concepção de um produto/serviço e a sua disponibilização para comercialização.

Bom, as alternativas B, C e E tratam do tema Gestão de Projetos, que não tem conexão direta com o tema do enunciado (estudaremos projetos em aula futura, e é um assunto que está na moda). Já na alternativa A, controle ao acesso de dados, trata-se de um assunto ligado à segurança da informação, portanto, não define o trecho grifado do enunciado.

Sobrou a alternativa D, nosso gabarito. Como já estudamos, o trecho grifado do enunciado define bem o processo de inteligência competitiva. É a atividade de coleta, análise e aplicação, de forma legal e ética, das informações

Page 22: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 22 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

relativas às capacidades, vulnerabilidades, e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA D.

04. (FCC – Analista - BACEN – 2006) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam organizações:

a) que aprendem.

b) dedicadas à matricialidade.

c) do conhecimento.

d) de alto downsizing.

e) em processo de reengenharia.

Resolução: Questão que mostra como a Fundação Carlos Chagas gosta de colocar nas suas provas alguns conceitos de forma literal. Neste caso, traz o conceito das cinco disciplinas da aprendizagem, segundo Peter Senge.

Vimos no nosso estudo teórico que a aprendizagem organizacional pretende difundir nos indivíduos de uma organização cinco características fundamentais: o domínio pessoal, os modelos mentais, a visão compartilhada, a aprendizagem em equipe e o pensamento sistêmico. São, portanto, características das organizações que aprendem.

Podia existir uma certa dúvida com a alternativa C, por falar em organizações do conhecimento, uma vez que o tema "aprendizagem organizacional" faz parte do estudo da gestão do conhecimento. Neste caso, a banca quis ser mais específica do que genérica, razão pela qual detalhamos este assunto no nosso estudo.

As outras alternativas misturam conceitos de modelos organizacionais, estratégica organizacional e desenvolvimento de pessoas. Iremos aprender estes assuntos nas aulas futuras.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A.

05. (FCC – Auxiliar de Fiscalização - TCE-SP – 2010) Considere:

I. Capital intelectual.

II. Ativos intangíveis.

III. Capital humano.

Quanto ao “rol” de termos aplicáveis à Gestão do Conhecimento, é correto o que consta em:

a) I e II, apenas .

Page 23: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 23 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

b) II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

e) I e III, apenas.

Resolução: Questão direta, com nível de dificuldade baixo para quem domina o assunto. É o tipo de questão que você não pode perder, pois a concorrência certamente não perderá esse precioso ponto.

Todos termos apresentados nas assertivas I, II e III se relacionam com a gestão do conhecimento. Como já vimos, capital intelectual, segundo Stewart (1998), “constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza. É a capacidade mental coletiva".

Já ativos intangíveis são ativos que não possuem substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como por exemplo, as marcas, patentes e, porque não, o conhecimento!

Por fim, capital humano corresponde ao conhecimento, habilidades e experiências das pessoas na organização.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA D.

06. (FCC – AFR - SEFAZ-SP – 2006) Thomas Stewart, Leif Edvinsson e Karl Erik Sveiby, pioneiros em estudos sobre a gestão do conhecimento, consideram que o valor de empresas intensivas em conhecimento deixou de estar relacionado aos bens tangíveis, passando a ser cotado, a partir dos ativos intangíveis. Sobre esses estudos, é correto afirmar:

I. Sveiby propõe um modelo de gestão de conhecimento formado de 3 componentes: estrutura interna, estrutura externa e competência.

II. Stewart apresenta um modelo realçando a importância do capital intelectual da empresa.

III. A noção de capital estrutural e de capital humano de Stewart é bastante semelhante à de estrutura interna e competência do modelo de Sveiby.

IV. Edvinsson divide o capital intelectual da empresa em 3 componentes: capital organizacional, capital de clientes e capital humano.

V. O capital organizacional para Edvinsson tem significado semelhante ao do capital interno de Sveiby e do capital estrutural de Stewart.

Está correto o que se afirma em:

a) I,II,III,IV e V.

b) I, II e III, apenas.

c) I e II, apenas.

Page 24: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 24 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

d) II, apenas.

e) III, apenas.

Resolução: Toda questão que cita nominalmente os autores e estudiosos da administração pode causar um certo desconforto no candidato ao tentar respondê-la. Por isso que batemos na tecla de familiarizar você com esses estudiosos, para não ser pego de surpresa na prova! Não se preocupem em decorar... a intenção, como disse, é que esses nomes citados sejam familiares, conhecidos para vocês.

As assertivas estão todas corretas! Vamos ler com atenção: na assertiva I, é citado Sveiby, que propõe que os ativos intangíveis da organização se dividam em estrutura interna, estrutura externa e competência.

A assertiva II, a questão traz Stewart, que formulou estudos sobre a importância da gestão do capital intelectual nas organizações, no modelo que ele chama de "navegador do capital intelectual", dividindo em quatro grupos: medidas do capital humano, medidas do capital estrutural, medidas do todo e medidas do capital de clientes.

Já a assertiva III faz uma correlação conceitual dos dois autores citados nas duas assertivas anteriores, e está corretíssima.

A assertiva IV traz o estudioso Edvinsson, que subdivide o capital intelectual em capital humano e capital estrutural, e este também é subdividido em capital de clientes e capital organizacional. Portanto, mesmo um pouco confusa, a assertiva está correta.

Finalizando (ufa!), a assertiva V faz a correlação entre os conceitos dos três autores citados na questão, e está correta!

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A.

07. (FCC – AFR - SEFAZ-SP – 2006) O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as ideias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão:

a) comportamental e da habilidade de ação.

b) cognitiva e da analítica.

c) cognitiva.

d) habilidade de ação.

e) analítica.

Page 25: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 25 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Resolução: Resolvi deixar o tema aprendizagem gerencial para comentar nesta questão, uma vez que não é muito cobrado. Porém, como já apareceu numa questão do ICMS-SP, pode aparecer na nossa prova também.

A aprendizagem gerencial é o estudo dos processos de aprendizagem. Segundo Motta (1991), "é o processo pelo qual uma pessoa adquire novos

conhecimentos, atitudes e valores em relação ao trabalho administrativo;

fortalece sua capacidade de análise de problemas; toma consciência de

alternativas comportamentais; conhece melhor seus próprios estilos gerenciais

e obtém habilidades para uma ação mais eficiente e eficaz."

A questão se baseou inteira nos conceitos do estudioso já citado. Ele subdividiu o processo de aprendizagem em quatro dimensões:

• Cognitiva: tem por objetivo "aprender sobre administração a partir do

estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e

formulação de políticas e as ideias sistematizadas sobre estruturas,

processos, técnicas e comportamentos organizacionais" (igual ao nosso enunciado...já matamos a questão!)

• Analítica: tem por objetivo "aprender a decompor problemas

administrativos, identificar variáveis fundamentais, estabelecer relações

de causa e efeito na busca de novas soluções, objetivos, prioridades e

alternativas de ação".

• Comportamental: tem por objetivo "aprender novas maneiras de

interação humana dentre padrões alternativos conhecidos e validados

socialmente, como novas formas de comunicação de interação grupal ou

de exercer ou lidar com poder e autoridade".

• Habilidade de ação: tem por objetivo "aprender sobre si próprio, sobre

sua função e sobre os objetivos e condições operacionais de sua

organização. Desenvolver comprometimento com a missão

socioeconômica da instituição em que trabalha".

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA C.

08. (FCC – Técnico - BACEN – 2006) O processo de inteligência competitiva se tornou importante porque foi adaptado à realidade empresarial e à nova ordem mundial. Foram incorporadas a tal processo técnicas utilizadas:

a) pela tecnologia da informação e de gerenciamento de redes.

b) pelo estatuto do programa de informações governamentais.

c) pela Organização Mundial dos Direitos Humanos e pela administração pública.

d) pelo estatuto dos oficiais militares e civis.

e) pela ciência da Comunicação Social e pela defesa civil.

Page 26: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 26 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

Resolução: A gestão do informação surgiu com muita força a partir da entrada maciça da tecnologia nas organizações, através dos sistemas, redes internas e, principalmente, com o advento da rede mundial de computadores, a internet.

Podemos dizer que a gestão do conhecimento englobou os preceitos da gestão da informação, uma vez que aquela é mais ampla do que esta. O processo de inteligência competitiva está inserido no contexto da gestão do conhecimento. Segundo definição da própria banca, trata-se do "processo de monitoramento dos ambientes competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisório e o alcance das metas estratégicas de uma empresa". Feita essa construção do raciocínio, chegamos ao nosso gabarito, alternativa A.

As outras alternativas deixam até a questão não tão difícil, uma vez que mistura uma porção de termos sem muito nexo com o enunciado.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A.

09. (FCC – Analista de Controle - TCE-PR – 2011) Para Peter Senge, há cinco disciplinas para a organização de aprendizagem. A visão compartilhada é uma disciplina:

a) individual.

b) coletiva.

c) de interação grupal.

d) de reflexão.

e) de aspiração.

Resolução: Mais uma questão que a FCC traz o estudo das cinco disciplinas da aprendizagem de Peter Senge. Vamos recordar o que já aprendemos:

• Domínio pessoal - consiste no aprofundamento da visão pessoal;

• Modelos mentais - modelos que nos ajudam a interpretar o mundo e a forma de agir;

• Visão compartilhada - compartilhar o conhecimento para que todos cheguem num objetivo comum; e

• Aprendizado em grupo - processo que auxilia um grupo ou equipe a desenvolverem um pensamento único, de conjunto.

• Pensamento sistêmico - pensar na organização, na sociedade e nos impactos das ações realizadas sobre ela;

Agora ficou tranquilo para responder nossa questão. A visão compartilhada, a terceira disciplina, traz o sentido de coletividade, pensamento compartilhado por todos, para se chegar um bem comum.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA B.

Page 27: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 27 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

10. (FCC – Auditor - TCE-SP – 2008) Segundo os novos modelos das organizações na chamada Sociedade do Conhecimento, constituem as principais características das empresas:

a) elevada especialização de funções, hierarquias reduzidas e foco nos resultados, visando à crescente produtividade.

b) capacidade de adquirir e integrar novos conhecimentos, visando ao equilíbrio entre produtividade, qualidade, inovação e responsabilidade social.

c) aumento da qualificação formal, melhorias salariais e maior autonomia para os funcionários, visando à realização mais eficiente de suas metas estratégicas.

d) aumento e implementação da participação social em suas definições estratégicas, visando à melhoria da imagem e à satisfação dos clientes.

e) profissionalização da gestão e foco na inovação tecnológica associada à produção massificada, visando ao acesso universal da população aos bens de consumo duráveis.

Resolução: Boa questão para fixar os conceitos sobre a sociedade do conhecimento e sua inserção estrutural nas organizações. De cara, vamos para a alternativa correta da questão, que é a letra B. É isso mesmo que preceitua a gestão do conhecimento: utilização da inovação tecnológica, buscando adquirir e integrar novos conhecimentos, equilíbrio entre produtividade, qualidade, inovação e responsabilidade social.

O erro da alternativa A consiste em citar a elevada especialização de funções, uma vez que a gestão do conhecimento busca atividades multisetoriais.

Já a alternativa C está errada ao citar que a gestão do conhecimento busca o aumento da qualificação formal (codificada, manualizada).

A alternativa D pode levantar dúvidas ao candidato, uma vez que a gestão do conhecimento busca, também, a melhoria da imagem e à satisfação dos clientes. Mas erra ao falar em participação social na definição das estratégias.

Por fim, a alternativa E se equivoca, pois o acesso universal da população aos bens de consumo duráveis e a produção em massa não são características das organizações na chamada sociedade do conhecimento.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA B.

11. (FCC - Analista Judiciário - TRF4 - 2010) Em relação à Gestão do Conhecimento, considere:

I. A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.

Page 28: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 28 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

II. Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os dos demais campos envolvidos com a Gestão do Conhecimento.

III. A implantação do processo de Gestão do Conhecimento em uma organização pode desencadear conflitos de interesse e disputas de territórios.

Ocorre que:

a) o item III está incorreto; não se tem notícia de disputas de territórios em organizações quando da implantação de processos de Gestão do Conhecimento.

b) todos os itens apresentam incorreções; no I, a história da Gestão do Conhecimento é definida como recente; no II, o conceito de informação é incluído como parte da Gestão do Conhecimento; e, no III, há uma supervalorização do impacto da Gestão do Conhecimento nas organizações.

c) o item I está incorreto; na verdade, a Gestão do Conhecimento, em seu início, não teve qualquer relação com a Ciência da Informação.

d) o item II está incorreto; não há coincidência entre os conceitos citados e os demais campos envolvidos com a Gestão do Conhecimento.

e) todos os itens estão corretos; essas afirmações contextualizam adequadamente a Gestão do Conhecimento.

Resolução: Vamos analisar cada item: o item I está correto, uma vez que a gestão do conhecimento advém da gestão da informação e dos estudos da informação no âmbito da ciência da computação.

O item II também está correto, uma vez que os conceitos de dados, informação e conhecimento possuem abordagem um pouco mais ampla na ciência da computação, devido às particularidades do estudo desta disciplina. Por isso, coincidem apenas em parte com os conceitos na gestão do conhecimento.

Por fim, o item III está correto. Conhecimento traz poder e diferenciação. Caso essa gestão do conhecimento não leve em conta a diferença entre os indivíduos e a forma como cada um trata a aquisição e o controle do conhecimento, pode desencadear problemas internos e conflitos de interesse.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA E.

12. (FCC - Analista Judiciário - TRF3 - 2014) Em gestão do conhecimento, a busca sistemática das melhores referências, em processo contínuo de comparação entre produtos, serviços e procedimentos, é conhecida como:

a) benchmarking.

b) coaching.

c) data mining.

Page 29: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 29 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

d) expert system.

e) business inteligence.

Resolução: O enunciado da questão traz uma boa definição para o Benchmarking, uma das mais importantes e mais usadas ferramentas gerenciais dos tempos atuais. Portanto, já chegamos ao gabarito de nossa questão, letra A.

Vamos brevemente explicar o significado dos outros termos das alternativas restantes. Ressalto que estes temas serão estudados em momentos oportunos e distintos, mas vale uma rápida conceituação.

Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees).

Data Mining, ou "prospecção de dados", ou ainda "mineração de dados", é o processo de explorar grande quantidade de dados à procura de padrões consistentes e tendências-chave para a tomada de decisões.

Expert System, ou "sistema especialista", são programas que têm por objetivo simular o raciocínio de um profissional expert em alguma área de conhecimento.

Por fim, Business Inteligence, ou "inteligência de negócios", refere-se ao processo de coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.

GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A.

Page 30: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 30 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

01. (FCC – AFRE-RJ – 2014) Na busca de construir uma Gestão do Conhecimento, uma empresa pratica Brainstorming aberto para resolver problemas de elevada complexidade. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), essa prática é um exemplo de

a) internalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.

b) externalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento explícito.

c) socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

d) combinação, que é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.

e) conceituação, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.

02. (FCC – Analista Judiciário - TRT-CE – 2009) NÃO se trata de um tipo de capital que deve ser focado como um dos objetos da gestão do conhecimento para se alcançar algum objetivo organizacional:

a) Capital ambiental.

b) Capital estrutural.

c) Capital de relacionamento.

d) Capital financeiro.

e) Capital humano.

03. (FCC – Auxiliar de Fiscalização - TCE-SP – 2010) Considere:

Uma das vantagens do KM é o bom time-to-market que pode ser conferido ao corpo executivo das empresas, cuja capacidade de tomada de decisão com rapidez e eficiência é maximizada. Tal resultado pode ser ainda mais positivo quando as organizações combinam gestão do conhecimento com o processo de monitoramento dos ambientes competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisório e o alcance das metas estratégicas de uma empresa.

O trecho grifado no texto pode ser resumido como:

a) controle de concorrência ao acesso dos dados.

b) gerenciamento dos recursos humanos do projeto.

c) processos de monitoramento e controle dos projetos.

6- LISTA DE EXERCÍCIOS

Page 31: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 31 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

d) processo de inteligência competitiva.

e) gerenciamento do escopo do projeto.

04. (FCC – Analista - BACEN – 2006) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam organizações:

a) que aprendem.

b) dedicadas à matricialidade.

c) do conhecimento.

d) de alto downsizing.

e) em processo de reengenharia.

05. (FCC – Auxiliar de Fiscalização - TCE-SP – 2010) Considere:

I. Capital intelectual.

II. Ativos intangíveis.

III. Capital humano.

Quanto ao “rol” de termos aplicáveis à Gestão do Conhecimento, é correto o que consta em:

a) I e II, apenas .

b) II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

e) I e III, apenas.

06. (FCC – AFR - SEFAZ-SP – 2006) Thomas Stewart, Leif Edvinsson e Karl Erik Sveiby, pioneiros em estudos sobre a gestão do conhecimento, consideram que o valor de empresas intensivas em conhecimento deixou de estar relacionado aos bens tangíveis, passando a ser cotado, a partir dos ativos intangíveis. Sobre esses estudos, é correto afirmar:

I. Sveiby propõe um modelo de gestão de conhecimento formado de 3 componentes: estrutura interna, estrutura externa e competência.

II. Stewart apresenta um modelo realçando a importância do capital intelectual da empresa.

III. A noção de capital estrutural e de capital humano de Stewart é bastante semelhante à de estrutura interna e competência do modelo de Sveiby.

Page 32: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 32 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

IV. Edvinsson divide o capital intelectual da empresa em 3 componentes: capital organizacional, capital de clientes e capital humano.

V. O capital organizacional para Edvinsson tem significado semelhante ao do capital interno de Sveiby e do capital estrutural de Stewart.

Está correto o que se afirma em:

a) I,II,III,IVeV.

b) I, II e III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II, apenas.

e) III, apenas.

07. (FCC – AFR - SEFAZ-SP – 2006) O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as ideias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão:

a) comportamental e da habilidade de ação.

b) cognitiva e da analítica.

c) cognitiva.

d) habilidade de ação.

e) analítica.

08. (FCC – Técnico - BACEN – 2006) O processo de inteligência competitiva se tornou importante porque foi adaptado à realidade empresarial e à nova ordem mundial. Foram incorporadas a tal processo técnicas utilizadas:

a) pela tecnologia da informação e de gerenciamento de redes.

b) pelo estatuto do programa de informações governamentais.

c) pela Organização Mundial dos Direitos Humanos e pela administração pública.

d) pelo estatuto dos oficiais militares e civis.

e) pela ciência da Comunicação Social e pela defesa civil.

09. (FCC – Analista de Controle - TCE-PR – 2011) Para Peter Senge, há cinco disciplinas para a organização de aprendizagem. A visão compartilhada é uma disciplina:

a) individual.

Page 33: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 33 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

b) coletiva.

c) de interação grupal.

d) de reflexão.

e) de aspiração.

10. (FCC – Auditor - TCE-SP – 2008) Segundo os novos modelos das organizações na chamada Sociedade do Conhecimento, constituem as principais características das empresas:

a) elevada especialização de funções, hierarquias reduzidas e foco nos resultados, visando à crescente produtividade.

b) capacidade de adquirir e integrar novos conhecimentos, visando ao equilíbrio entre produtividade, qualidade, inovação e responsabilidade social.

c) aumento da qualificação formal, melhorias salariais e maior autonomia para os funcionários, visando à realização mais eficiente de suas metas estratégicas.

d) aumento e implementação da participação social em suas definições estratégicas, visando à melhoria da imagem e à satisfação dos clientes.

e) profissionalização da gestão e foco na inovação tecnológica associada à produção massificada, visando ao acesso universal da população aos bens de consumo duráveis.

11. (FCC - Analista Judiciário - TRF4 - 2010) Em relação à Gestão do Conhecimento, considere:

I. A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.

II. Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os dos demais campos envolvidos com a Gestão do Conhecimento.

III. A implantação do processo de Gestão do Conhecimento em uma organização pode desencadear conflitos de interesse e disputas de territórios.

Ocorre que:

a) o item III está incorreto; não se tem notícia de disputas de territórios em organizações quando da implantação de processos de Gestão do Conhecimento.

b) todos os itens apresentam incorreções; no I, a história da Gestão do Conhecimento é definida como recente; no II, o conceito de informação é

Page 34: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 34 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

incluído como parte da Gestão do Conhecimento; e, no III, há uma supervalorização do impacto da Gestão do Conhecimento nas organizações.

c) o item I está incorreto; na verdade, a Gestão do Conhecimento, em seu início, não teve qualquer relação com a Ciência da Informação.

d) o item II está incorreto; não há coincidência entre os conceitos citados e os demais campos envolvidos com a Gestão do Conhecimento.

e) todos os itens estão corretos; essas afirmações contextualizam adequadamente a Gestão do Conhecimento.

12. (FCC - Analista Judiciário - TRF3 - 2014) Em gestão do conhecimento, a busca sistemática das melhores referências, em processo contínuo de comparação entre produtos, serviços e procedimentos, é conhecida como:

a) benchmarking.

b) coaching.

c) data mining.

d) expert system.

e) business inteligence.

Page 35: Aula 00 - ADM ICMS RJ - Gestão do Conhecimento-v1 · Modelos Organizacionais 03 Desenvolvimento de Equipes 02 Processos Gerenciais e as Relações com Fatores Humanos, Tecnológico

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ Teoria e Questões comentadas Prof. Arthur Macedo - Aula 00

Prof. Arthur Macedo 35 de 35

www.exponencialconcursos.com.br

1 C 7 C

2 D 8 A

3 D 9 B

4 A 10 B

5 D 11 E

6 A 12 A

7- GABARITO